Jornalistas & Cia - Imprensa Automotiva
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Paulo,

Equipes em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Ribeirão Preto
A equipe do informativo Jornalistas&Cia é dirigida por Eduardo Ribeiro, profissional que o idealizou e o lançou em 1995 e que começou no Jornalismo em 1976, antes mesmo de formado. Ao seu lado, em São Paulo, estão o editor-executivo Wilson Baroncelli, o editor Igor Ribeiro, o editor-assistente Fernando Soares, a redatora Mariana Ribeiro, o diretor Comercial Silvio Ribeiro, o diretor de Novos Negócios e Projetos Especiais Oswaldo Braglia e o designer Paulo Sant'Anna. Atuam como correspondentes Cristina Vaz de Carvalho (Rio de Janeiro), Kátia Morais (Brasília), Admilson Resende (Belo Horizonte), Mariana Trindade (Salvador), Ana Cristina Lima (Recife), Lauriberto Braga (Fortaleza), José Emanuel Gomes de Mattos (Porto Alegre) e Thell de Castro (Ribeirão Preto/SP).
Eduardo Ribeiro (eduribeiro@jornalistasecia.com.br) - Graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1977, em São Paulo, começou no Jornalismo em 1976 como repórter estagiário da Editora Abril, ali passando pelas revistas TV Guia (já extinta) e CASA Claudia. Em 1978, transferiu-se para a Editora Pini, onde ficou por dois anos, escrevendo para a revista A Construção São Paulo. Migrou para a área de assessoria de imprensa, em 1980, contratado pelo Grupo Villares, tendo, no período de um ano e meio, atuado paralelamente como revisor no jornal Diário do Comércio & Indústria – DCI, de onde se desligou em 1981. Deixou a Villares em 1986, a convite do então presidente do Sindipeças, Pedro Eberhardt, para assumir a assessoria de imprensa da entidade, ali permanecendo até abril de 1992. Ao final do terceiro mandato de Eberhardt, desligou-se da entidade para assumir a Gerência de Comunicação do Grupo Arteb, por ele presidida, onde permaneceu por três anos. Teve uma rápida passagem pelas agências Casa da Notícia/Casa da Imprensa, quando optou por montar seu próprio negócio, a M&A Editora/Mega Brasil Comunicação. Em 1995, lançou Jornalistas&Cia, então denominado FaxMOAGEM. Entre 1983 e 1989 coordenou a Comissão de Jornalistas em Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, sendo um dos mentores do Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj. É idealizador de inúmeros projetos editoriais e outras iniciativas focadas nos segmentos de Jornalismo e Comunicação Corporativa. Entre eles destacam-se: o livro Colunistas Brasileiros (1995 – Sindicato dos Jornalistas de SP); o Guia Brasileiro de Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa – Produtos & Serviços (1996 – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo); o livro-guia Fontes de Informação (1997 – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo); o guia Imprensa Automotiva (1998 – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea); o livro Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia (2005 – Mega Brasil Comunicação); o Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas (1998 – Mega Brasil Comunicação), desde então realizado anualmente, agora sob a denominação Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa; e o Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público (2000 – Mega Brasil Comunicação). Ganhou os prêmios Abril de Jornalismo e Aberje. Atuou como jurado em vários prêmios de Jornalismo, tendo sido por oito anos seguidos jurado do Prêmio Esso, entre 2001 e 2008. Foi ainda por dois anos jurado do Carnaval paulista. Integrou por duas gestões a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, nos períodos 1983-1985 e 1992-1995. Integra, atualmente, o Conselho Consultivo da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, da qual é fundador e um dos principais idealizadores.
Wilson Baroncelli (baroncelli@jornalistasecia.com.br) – Graduado em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1974, em São Paulo, e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos (lato sensu) pela PUC-Rio, em 1988. Começou no Jornalismo em 1970, como redator da revista Etapas (da colônia árabe em São Paulo). Antes de se formar, criou as bases da área de Comunicação da Samcil, onde por dois anos foi assessor, e manteve por um ano uma empresa própria de produção de audiovisuais, a Imaginesom. A partir de 1974, alternou sua atuação entre o trabalho em redações e em empresas não-jornalísticas No jornalismo impresso/eletrônico, passou por O Estado de S. Paulo (revisor e repórter); Editora Abril (Veja, Placar, TV Guia, revistas femininas e Dedoc – repórter); Rio Gráfica e Editora (Arte Hoje, Tênis Esporte, Vela & Motor – chefe de Redação em SP), Rádio Globo/SP (editor de reportagens); Rádio Transamérica SP (redator); TV Tupi/SP (subeditor); TV Cultura/SP (redator). Em assessoria de imprensa/relações públicas/comunicação empresarial, trabalhou no Metrô de São Paulo (assessor de imprensa); IMK Relações Públicas (chefe de Redação e diretor de contas); Grupo Pão de Açúcar (assessor de imprensa); Souza Cruz (gerente de Comunicação Empresarial). De setembro de 1992 a janeiro de 2004, foi sócio-gerente da Franco, Celano & Baroncelli Comunicação, agência de comunicação empresarial do Rio de Janeiro, em que era responsável pela chefia de Redação, pelo atendimento de parte dos clientes e pela criação/gerenciamento de projetos e campanhas de comunicação. De volta a São Paulo, atuou como free-lancer em trabalhos para a IMK Relações Públicas (Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Instituto Butantan, Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais) e Mega Brasil Comunicação (8º Congresso de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas; Conferência Internacional do Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social; Jornal da Comunicação Corporativa) e, a partir de outubro de 2005, passou a editor-executivo do Jornalistas&Cia. Detentor de dois prêmios Opinião Pública (CONRERP-SP), como integrante das equipes que lançaram o automóvel Monza (General Motors) e a coleção Taba – Histórias e Músicas Brasileiras (Abril Cultural), e de diversos prêmios Aberje, por trabalhos para a Souza Cruz, Petrobras, Vale do Rio Doce e Light, entre outros. Co-autor do Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj.
Fernando Soares Clemente (fernandosoares@jornalistasecia.com.br). Iniciou a carreira em 2001, ainda estudante do primeiro ano de jornalismo, integrando a equipe de redatores da Mega Brasil Comunicação. Um ano mais tarde transferiu-se para este J&Cia, em sua primeira passagem pelo veículo, como assistente de Redação. Em 2005 participou de entrevistas com nomes consagrados da imprensa como Mino Carta e Domingo Alzugaray, para o projeto Protagonistas da Imprensa Brasileira. Ainda estudante do último ano de jornalismo, foi palestrante convidado para o 3º Simpósio Maringaense de Jornalismo, ao lado de convidados como Ricardo Feltrin, Gil Rocha e Caco Barcellos. No final de 2005, após participar ininterruptamente de 159 edições e atuar na organização da festa de 10 anos deste J&Cia, despediu-se da empresa para uma temporada de estudos em Londres, na Inglaterra, onde também atuou como colaborador do informativo. Nesse período fez visitas à BBC, recebido pelo então diretor da BBC Brasil, Américo Martins. Em seu retorno ao Brasil assumiu a coordenação de Comunicação Social e mais tarde a gerência de Comunicação e Marketing da Darka Indústria e Comércio, no ABC Paulista, onde permaneceu até o final de 2010. Retornou à equipe de Jornalistas&Cia no começo de agosto de 2011 como editor-assistente.
Mariana Ribeiro (marianaribeiro@jornalistasecia.com.br). Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará, começou a carreira em Fortaleza. na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social. Cursou pós-graduação em Marketing no Ibmec-RJ. Iniciou no Portal dos Jornalistas logo após sua chegada a São Paulo, em julho de 2011, como redatora de perfis biográficos. Em outubro do mesmo ano passou a assistente de Redação de J&Cia e em fevereiro de 2012 a redatora de J&Cia e do Portal dos Jornalistas.
Silvio Ribeiro (silvio@jornalistasecia.com.br) – Formação profissional voltada para a área de suprimentos/materiais/logística, onde atuou até 1995, com passagens, entre outras, pelas seguintes organizações: Banco Comercial do Brasil (1962); Banco Itaú (1964 a 1968); Camargo Corrêa (1968 a 1970); Cobreq (1971 a 1972; e 1973 a 1980); Abril Cultural (1972 a 1973); Cia Prada, Limeira (1980); Ideal Standard Wabco – Divisão Freios (1981 a 1984); Avibrás Indústria Aeroespacial, São José dos Campos (1984 a 1986); Fábrica de Aço Paulista, Sorocaba (1986 a 1988); Nash do Brasil Bombas, Campinas (1988 a 1993). Em 1997 ingressou no segmento da Comunicação, a convite da Puente Projetos de Comunicação, para cuidar da área comercial da empresa, incluindo publicações produzidas em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, entre elas o jornal Unidade e os guias profissionais, tais como Colunistas Brasileiros, Fontes de Informação e Guia Brasileiro de Comunicação Empresarial e Assessorias de Imprensa – Produtos e Serviços. Desde meados de 2004 está de volta à área, desta vez coordenando as áreas comercial e de circulação dos diversos informativos e produtos que levam a marca Jornalistas&Cia.
Oswaldo Braglia (oswaldo@jornalistasecia.com.br) – Economista pela Universidade Mackenzie, após passagem pelo Dieese, como técnico da instituição, participou como gerente Administrativo e Financeiro do Sindicato dos Jornalistas, durante a década de 90, dentro do projeto de renovação da entidade, momento em que foi relançado o Jornal Unidade, sob direção de José Hamilton Ribeiro. Desde então tem atuado como consultor e executivo de diversos projetos nas áreas de comunicação, cultural e do movimento sindical. Também trabalhou para a Food and Agriculture Organization (FAO/ONU), na gestão dos programas sociais da Prefeitura de São Paulo, na gestão Marta Suplicy. Atualmente, além de diretor do J&Cia, é consultor nas áreas de gestão e desenvolvimento comercial.
 
Cristina Vaz de Carvalho (cvc@criscom.com.br) é Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, fez cursos de extensão na FGV. Antes disso, estudou em Fribourg, na Suíça. Em sua vida profissional, desempenhou funções no Jornalismo, na Publicidade e nas Relações Públicas, às vezes simultaneamente. É editora regional no Rio de Janeiro do Jornalistas&Cia, para o qual colabora desde 1996. Entre as publicações editadas por Eduardo Ribeiro, participou de Colunistas Brasileiros, Guia Brasileiro de Comunicação Empresarial e Quem é quem no Jornalismo de Economia. Na AAB Relações Públicas, supervisionou a conta Cia. Cervejaria Brahma, participou do atendimento a companhias multinacionais e conduziu auditoria de opinião para a IBM Brasil. Foi gerente de Planejamento na divisão de Relações Públicas da Standard Ogilvy Publicidade, com destaque para o atendimento à Presidência da República durante a ECO-92. Na Chris Colombo Propaganda e Promoções, atendeu o setor de Recursos Humanos da TV Globo. Respondeu pela área de projetos da BR Comunicação Marketing Consultoria, elaborando planos de comunicação integrada, propostas e concorrências. Abriu seu próprio escritório em 2001 – Criscom Serviços de Comunicação Social. Desde então, teve clientes permanentes e executou jobs para agências de comunicação que terceirizam partes de grandes contratos, atuando na montagem de eventos e lançamentos, e no relacionamento com a imprensa. Traduz do inglês e do francês para editoras, com vários títulos publicados, e técnico para agências de tradução. Faz reportagem e redação para publicações, como colaboradora.
 
Kátia Morais (katia307@gmail.com) - Graduada pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, em 1990, no Rio de Janeiro. Começou no Jornalismo como assessora de imprensa do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro (IARJ), por três anos, onde redigiu e editou o Jornal Brasileiro de Acupuntura e o Jornal Científico sobre Medicina Chinesa. Atuou, em seguida, na assessoria de imprensa da Associação Brasileira do Livro (ABL), responsável pelas tradicionais feiras do livro realizadas há mais de 30 anos em várias cidades do País. Mais tarde, trabalhou na assessoria da Fundação Logosófica do Rio de Janeiro e na assessoria de imprensa da Editora Objetiva. Ainda no Rio, integrou por seis anos a equipe da SPS Comunicação, onde coordenou o trabalho de clipping e participou da divulgação de eventos empresariais de clientes como Aracruz Celulose, Confederação Nacional das Bolsas de Valores, shoppings Iguatemi e Rio Sul, Pepsi, Unisys do Brasil e White Martins. Desde 1999, atua como frila em Brasília, onde fixou residência, e colabora com o J&Cia desde 2003.
 
Admilson Resende (aresende@zoomcomunicacao.com.br) - Diretor da Zoom Comunicação, começou como correspondente de J&Cia em Minas Gerais em fevereiro de 2010. Com 16 anos de profissão, contabiliza passagens pelas redações de Hoje em Dia e O Tempo e está há dez anos no segmento de assessoria de imprensa, tendo atuado na Link e na Mais Notícia, até montar, em março de 2009, a Zoom, agência que atualmente tem mais de 20 clientes em segmentos como varejo, gastronomia, construção civil e tecnologia.
 
Mariana Trindade (mariana@jornalistasecia.com.br) - Relações Públicas e jornalista, com curso de especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pela Escola de Administração da UFBA. Tem experiência em assessoria de comunicação e de imprensa em diversas áreas, já foi correspondente da revista Quem Acontece na Bahia e é sócia-diretora da Darana Comunicação, agência de comunicação integrada, criada em Salvador em 2002, que oferece soluções para a melhoria do relacionamento da organização com seus diversos públicos – funcionários, parceiros, fornecedores, clientes e imprensa. Colabora com J&Cia desde 2007.
 
Ana Cristina Lima (analima@jornalistasecia.com.br) - Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, tem pós-graduação em Administração em Marketing pela Universidade de Pernambuco e MBA em Marketing e Vendas pelo Cedepe Business School. É diretora Norte-Nordeste da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom e sócia-diretora da Brava Comunicação, agência com sede no Recife e atuação regional. Passou a colaborar com J&Cia em 2008.
 
Lauriberto Carneiro Braga (lauribertobraga@gmail.com), jornalista desde 1988. Começou no jornal O Povo e passou pelas redações de Tribuna do Ceará, Fort News e Diário do Nordeste. Também atuou nas rádios Universitária FM, de Fortaleza, e Metropolitana AM, de Caucaia, e colaborou com as rádios Verdes Mares AM, de Assunção (AM), Dragão do Mar e Iracema. Em assessoria de imprensa, trabalhou na VSM e na Victory. Foi correspondente da Agência Estado e Agência Nordeste de Notícias no Ceará. Atualmente é professor de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará, com especialização pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em Comunicação-Publicidade e Marketing. Tem prêmios de reportagens da Fenaj, Prefeitura de Fortaleza, Ministério da Saúde e Associação Cearense de Imprensa. Colabora com o site Política Real, tem o Blog do Lauriberto e usa a mídia social Twitter como ferramenta de trabalho. É correspondente do J&Cia desde julho de 2009.
 
José Emanuel Gomes de Mattos (eman@globo.com) - Estudou na Faculdade de Meios de Comunicação da PUC, de Porto Alegre. Iniciou como estagiário no jornal Zero Hora, em fevereiro de 1974. Em dois meses, já era repórter da Folha da Manhã. Seis meses mais tarde, redator e editor do vespertino Hoje, do grupo RBS, que fechou em julho de 1975. Voltou para Zero Hora, onde permaneceu até 1979 e participou da cobertura do Mundial da Argentina, em 1978. Contratado pela revista Placar, foi correspondente em Porto Alegre entre 1979 e 1981. De 1982 a 1983 foi repórter, redator e editor da revista em São Paulo, quando cobriu o Mundial de 1982, na Espanha. Entre 1983 e 1985 foi editor de Esportes de Zero Hora. Entre 1985 e 1986, trabalhou na contratação, formação e treinamento da primeira redação informatizada do país, que lançou o Diário Catarinense, em maio de 1986. Em 1987, retornou a Zero Hora como secretário de Redação, onde permaneceu até 1990. Entre 1990 e 1992, foi editor de Política do Correio do Povo, também de Porto Alegre. Em 1992 e 1993, diretor de Redação do jornal NH, de Novo Hamburgo. Foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos, entre 1980 e 1981. Três vezes vencedor do Prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) em categorias diferentes (reportagem geral, esporte e crônica). Trabalhou em cerca de dez campanhas eleitorais, entre 1994 e 2010. Atualmente é assessor de comunicação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS). É correspondente do J&Cia desde novembro de 2011.
 
Thell de Castro (thelldecastro@telehistoria.com.br) - Jornalista formado pela Universidade de Ribeirão Preto, trabalhou na assessoria de comunicação da Associação Comercial e Industrial da cidade, Gnatus, Associação Sertanezina de Atletismo e rádio CMN AM, onde foi apresentador e repórter. Criador e diretor do portal Tele História (www.telehistoria.com.br), sobre história da televisão brasileira, é especialista no assunto e diretor-executivo da swTH Scuzinet Comunicação & Web, especializada em assessoria de comunicação e internet. Passou a integrar o time de correspondentes de J&Cia em janeiro de 2008.
 
Publicidade


Copyright© 2004 - Jornalistas & Cia | Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved