Edição 1.386 - 23 a 29 de novembro de 2022 n Será uma semana intensa, a próxima, para a equipe de Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas. Duas das mais importantes premiações do País, organizadas pelos dois veículos serão realizadas em dias consecutivos, na terça (29/11) e na quarta (30), ambas no horário do almoço. u Na terça-feira, serãohomenageados os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, que chega à sexta edição com patrocínio de BTG Pactual, Deloitte, Gerdau, Grupo Nexcom e Vivo, apoio de Latame PressManager eapoio institucional do Ibri. A premiação, que destacará os TOP 50 Brasil e os veículos TOP 5 em oito categorias, será comandada pelos jornalistas Fátima Turci e JoaquimMariaBotelho, repetindo adupladeapresentadoresde2021. Na cerimônia, após a diplomação de todos os vencedores, serão anunciados os TOP 10 Brasil e os veículos campeões, que receberão adicionalmente o Troféu +Admirados. u Confira aqui os vencedores da sexta edição do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. u Na quarta-feira (30/11) será a vez da cerimônia de diplomação e premiação do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar, novamente em formato online, já que com o recrudescimento da pandemia da Covid 19 os organizadores optarampor uma reunião virtual. Oevento homenageará os profissionais TOP 25 Brasil, TOP 3 das cinco regiões do País, TOP 3 colunistas e os veículos TOP 3 em oitocategorias. Os trabalhos serão conduzidos pela dupla Carlos Tramontina e, novamente, Fátima Turci. Ao longo da premiação serão conhecidos os profissionais TOP 5 Brasil, mais os campeões regionais, o colunista campeão e os veículos campeões nas oito categorias. u Confira aqui os vencedores da segunda edição do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar. u Ambas as premiações serão transmitidas pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, nos seguintes links: +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças e +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. u Também na próxima semana, no dia 29, divulgaremos os vencedores do prêmio +Admirados da Imprensa de Tecnologia, com patrocínio de iFood e Hotmart e apoio da Press Manager. O certame vai premiar, além dos tradicionais TOP 25 jornalistas, os veículos em oito categorias. O segundo turno de votação está nosmomentos finais e você ainda pode contribuir com seu voto até esta quinta-feira (24/11). O evento de premiação será em formato virtual no dia 15 de dezembro. u Outras informações com Vinícius Ribeiro, pelo [email protected] ou 11-992446655. Premiação dos +Admirados será destaque na próxima semana Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas iniciam a próxima semana com uma maratona de premiações dos +Admirados da Imprensa, homenageando os colegas de Economia, Negócios e Finanças e Saúde, Ciência e Bem Estar, além da divulgação dos vencedores da Imprensa de Tecnologia n Contratada como CEO da CNN Brasil em maio de 2021, Renata Afonso esteve apenas por um ano e meio no cargo. Ela havia chegado para substituir a Douglas Tavolaro, um dos criadores do projeto brasileiro do veículo. De início, reportava-se diretamente a RubensMenin, sóciomajoritário do canal. Quando este passou para o conselho executivo, deixando o comando geral da empresa, assumiram João Camargo, como executive chairman, e Acácio Luiz Costa, como vice. Camargo acumulará a operação de forma interina, até que a empresa decida sobre a nova conformação u Com a reestruturação, Renata entendeu que seria rebaixada e pediu demissão. A interpretação é de Gabriel Perline, na coluna Gente do iG. Ao voltar de férias, na segunda-feira (21/11), ela anunciou a decisão aos funcionários em uma carta de despedida. u A direção da empresa informou em comunicado: “Renata Afonso reorganizou a governança corporativa da CNN Brasil, restabeleceu o relacionamento com o mercado publicitário, aumentou o número de anunciantes e de parcerias, além de fortalecer a presença institucional. A cobertura das eleições foi um marco da sua gestão, com reconhecimento da CNN Internacional, pela excelência da cobertura e linha editorial, além de recordes de audiência em todas as plataformas”. Renata Afonso deixa a CNN Brasil Renata Afonso
Edição 1.386 página 2 Últimas n Levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) detectou 504 casos de ataques à imprensa entre 1º de janeiro e 17 de novembro de 2022. Os números representam um aumento de 11,3% em relação a todo o ano passado, que registrou 453 casos. u A Abraji chama atenção para o aumento no número de casos graves. A entidade registrou 153 episódios de agressões físicas, intimidações, ameaças e apreensão e/ou destruição de equipamentos, além dos dois casos de assassinato em decorrência do trabalho jornalístico – de Givanildo Oliveira, em fevereiro, e o de DomPhillips, em junho. Esses dados mostram um aumento de 89% no número de casos graves de ataques à imprensa, emcomparação a 2021. u Cerca de 30% dos ataques totais estão relacionados às eleições. Entre os últimos dias de outubro e as primeiras semanas de novembro, foram detectados 50 casos de agressões, intimidações e hostilidade à imprensa, a maioria conectada aos atos antidemocráticos contra a vitória de Lula. Segundo omonitoramento da Abraji, 2022 tornou-se o ano mais violento para a imprensa desde quando o levantamento começou a ser feito. Em 2019, ano da primeira coleta sistemática de dados, foram registrados 130 ataques. Houve umaumento de 287,7% entre aquele período e 2022. Confira mais dados do monitoramento aqui. n O repórter Victor Pereira, da TV Nova Nordeste e O Povo, foi abordado por homens que se identificaram como policiais no Catar, durante a cobertura da Copa do Mundo. O jornalista, acompanhado de voluntários, carregava uma bandeira de Pernambuco, que tem um arco- -íris. Os homens acharam que a bandeira era da comunidade LGBTQIA+. u Victor filmou a abordagem, mas os homens pegaram seu telefone e só devolveram o aparelho depois que o vídeo foi apagado. Em relato nas redes sociais, o jornalista contou que os homens chegaram a jogar a bandeira no chão e pisar nela. As filmagens que mostram os homens pisando na bandeira também foram apagadas. Colegas de imprensa e personalidades da política se solidarizaram com Victor e repudiaram o ocorrido. Abraji: ataques à imprensa batem recorde no Brasil Jornalista é abordado no Catar após homens confundirem bandeira de Pernambuco com símbolo LGBTQIA+ n O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve reunir-se nesta sexta-feira (25/11), em São Paulo, com jornalistas do site WikiLeaks, que revelou milhares de documentos secretos dos Estados Unidos e de outros países, para debater a liberdade de Julian Assange, fundador do site, e a oposição a sua extradição para os Estados Unidos. u As informações são de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Segundo a colunista, Kristinn Hrafnsson e Joseph Farrell, respectivamenteeditor-chefeeeditor do WikiLeaks, virão para o Brasil para conversar commovimentos, lideranças políticas eorganizações. Os dois jornalistas têm compromissos previstos emSãoPaulo, Rio de Janeiro e Brasília. Eles devem encontrar-secomgrupos de trabalhodecomunicaçãoe relações exteriores do governo eleito, e com entidades jornalísticas, advogados, artistas e influenciadores. u A programação dos editores do Wikileaks inclui um encontro com a direção da ABI, na sede da instituição, no Rio. Eles serão recebidos pelo presidente Octavio Costa. Lula debaterá com jornalistas do WikiLeaks o caso Julian Assange Julian Assange Pág.1
Edição 1.386 página 3 n A 20ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip abriu nesta quarta-feira (23/11) e vai até domingo (27/11). Nesta edição, a autora homenageada é a professora e escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que inaugurou a literatura abolicionista no Brasil. Na Mesa 2, para os comentários sobre a escolhida, estará a editora Lilia Schwarcz, da Companhia das Letras. u A curadoria coube a Fernanda Bastos; Milena Britto, crítica literária e professora da UFBA; e Pedro Meira Monteiro, professor brasileiro na Universidade de Princeton. Fernanda é apresentadora da TVE-RS e do podcast Onda Negra, da Plataforma Feminismos Plurais. Fundou a editora Figura de Linguagem, casa negra e independente sediada em Porto Alegre. u Além do Programa Principal, com convidados, há o Programa Educativo – ou Flipinha – e o Flip+. Este último vem com tudo o que não coube nos outros programas: encontros de coletivos e clubes de leitura, políticas de fomento à cultura, sessões de música e exibições de filmes. No Programa Principal n O jornalismo tradicional quase não encontra espaço nessa edição da Flip. Muitos nomes novos, muitos multimídia e bastante representação de minorias. Para as mesas principais, entre os autores convidados, estão o paulistano Allan da Rosa, que, além de professor, é radialista e radiodocumentarista. Criou tambémumselopróprio, para autores alternativos da periferia paulistana que não encontram espaço no mercado editorial. u BernardoCarvalho, hoje nome importante da literatura nacional, temobras traduzidas paramais de dez idiomas. Trabalhou por mais de 15 anos na Folha, em que foi editor do suplemento cultural, alémde correspondente emParis e Nova York. Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio Flip em edição que privilegia alternativos conitnuação - Nacionais u O paraibano Cristhiano Aguiar é crítico literário e professor. Seus ensaios podem ser lidos em diversas publicações. Participou da revista Granta, editou revistas artesanais e foi editor do site Vacatussa. A argentina Cecilia Pavón fundou a editora Belleza Y Felicidad, para a qual ainda colabora, e cujos textos influenciaram a cultura underground argentina na virada do ano 2000. u Fabiane Langona, cartunista e quadrinista, teve seu traço em O Globo, O Estado de S. Paulo, Le Monde Diplomatique Brasil, piauí e desde 2017 publica diariamente a tira Viver dói, na Folha de S.Paulo. u A paulistana FernandaMiranda pertence ao grupo de editoras darevista Firminas – Pensamento Estética e Escrita, inspirada na autora homenageada, Maria Firmina dos Reis. u Nair Benedicto, licenciada em Comunicações pela ECA- -USP, foi uma das fundadoras da Agência F.4 de Documentação e do NaFoto – Núcleo dos Amigos da Fotografia. Nay Jinknss, do Pará, também faz da fotografia um instrumento da luta identitária. Na Flipinha u A Flipinha traz, em sua maioria, ilustradores de livros infanto-juvenis. Entreos autores de textoestão Gabriela Romeu, que na Folha de S.Paulo editouo caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar, vencedor do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2010. E TinoFreitas, cearense que mora em Brasília, temmais de 20 livros publicados e começou no jornalismo. u Entra aí também Zezito Freire, já falecido, que nasceu e trabalhou emParaty, iniciou a carreira na escrita, com crônicas para o Jornal de Paraty, e enfrentou as dificulLilia Schwarcz Renato Parada/Divulgação Fernanda Bastos Gustavo Schossler Allan da Rosa Bernardo Carvalho Fabiane Langona Nay Jinknss Gabriela Romeu HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Pág.1
Edição 1.386 página 4 conitnuação - Nacionais dades de um jornal local de uma cidade pequena. Gabriela Romeu estará na Mesa 2, na quinta-feira (24/11), e Tino Freitas, no sábado (26/11), na Mesa 5. Parcerias n No Centro Histórico, a Casa Folha tem palestras com autores e colunistas do jornal, venda de livros da Publifolha e degustação de café. Mesa especial recebe Annie Ernaux, vencedora do último PrêmioNobel de Literatura, e vista como a maior atração desta Flip. u A Casa Gueto reúne 13 editoras independentes, como Patuá, Reformatório, Kotter e a estreante Aboio, além das mulheres da Firminas, no domingo (27/11), às 12 horas. Na véspera, sábado, tem sarau. u Nas Casas há presenças vindas da Flup – Feira Literária das Periferias, como Geovani Martins. Há sete anos, ele apresentou na Flipa revista Setor X, que publicava textos seus e de outros escritores de favelas do Rio. Convidado a voltar a Paraty em2017, assinou contrato coma Companhia das Letras para lançar seu primeiro livro, O sol na cabeça. u Independentemente dos ingressos vendidos para cada mesa do Programa Principal, vale a pena circular por Paraty e aproveitar o muito que a Feira oferece. Annie Ernaux Geovani Martins EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (*) Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Organizações brasileiras criaram um guia para jornalistas e comunicadores sobre o cenário de injustiça reprodutiva para meninas e mulheres negras no País. O objetivo é facilitar o acesso e o entendimento de jornalistas e comunicadores aos dados sobre o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos com recorte de raça/cor e faixa etária. No material, organizações e pesquisas relevantes para a discussão do tema são recomendadas para serem consultadas como fontes para profissionais que cobrem essa temática em seus veículos. Acesse a reportagem completa. Com o objetivo de fomentar a criatividade e inovação no campo da comunicação com protagonismo e inclusão de narrativas pretas, periféricas, dos povos originários e da população quilombola, a Rede JP realizou na Zona Leste de São Paulo o seu 2° Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana. Com transmissão simultânea online e debates sobre temas como religião, democracia, aumento da agressão a mulheres jornalistas e a importância da atuação dos docentes de comunicação na luta para uma comunicação diversa, umgrupo seleto de convidados pôde se reunir, confraternizar e desenvolver network. O evento ainda disponibilizou gratuitamente 15 vagas para uma oficina de podcast com a facilitadora Bruna Sudário. “A nossa conferência temem sua programação e realização pelo menos 80% demulheres jornalistas e se consolida como um dos principais espaços para se pensar em jornalismo a partir de uma perspectiva contra-hegemônica e inovando ao apresentar pautas que serão discutidas posteriormente por outras iniciativas”, destaca Marcelle Chagas, coordenadora da Rede JP. Conferência internacional reúne comunicadores periféricos no Galpão ZL Deka Carvalho Guia aborda injustiça reprodutiva para meninas e mulheres negras no Brasil Pág.1
Edição 1.386 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Enquanto a COP27 no Egito terminava com acordo criticado e condenação do greenwashing, a Copa do Mundo do Catar iniciava com acusações de sportswashing disputando atenção com o futebol. E vitimando algumas celebridades, como o ex-ícone gay e atual ícone do sportwashing David Beckham. O ex-jogador de futebol virou a ‘Geni’ do universo dos que ganham dinheiro para promover a Copa da Fifa e as maravilhas do país repressor, fazendo vista grossa a denúncias comomaus tratos a operários que construíram os estádios e despertando a ira da comunidade gay. Os dois eventos sofrem do mesmo mal: acontecem em países criticados por violações dos direitos humanos e intolerância com pessoas LGBTQIA+. Mas as críticas não estão dando em nada para as nações. No máximo, alguma publicidade negativa na mídia internacional. No Egito, o ativista Alaa Abdel Fatah endureceu a greve de fome e poderia morrer durante a cúpula, se o governo não o tivesse alimentado à força. Os líderes que disseram “ter levantado o tema” nas conversas com o presidente Sisi durante a COP27 se foram. O site das Nações Unidas exibe um duro manifesto contra a prisão. Mas Abdel Fattah segue preso, assim como os outros opositores ao regime. Na Copa do Mundo, a tendência é de que o Catar tambémnão sofra consequências, exceto pequenas tristezas, como a ausência (por enquanto) do príncipe William. Presidente da Football Association e frequentador de estádios, o herdeiro da coroa não foi a Doha, mas se a seleção inglesa chegar à final, pode ser que a decisão seja revista. O temido boicote de torcedores ou de espectadores igualmente não aconteceu. No Reino Unido, alguns pubs deixaram de transmitir os jogos, em protesto contra o país que proibiu bebidas alcóolicas nos estádios às vésperas da abertura. Mas a quem isso de fato importa, a não ser aos frequentadores do pub, que terão que ver os jogos em casa e não na animação de seu bar preferido? A relação de torcedores com clubes ou seleções não é racional. Um estudo publicado em maio no Journal of Sports Marketing and Sponsorship, de autoria das pesquisadoras Sungkyung Kim e Argyro Elisavet Manoli, da britânica Loughborough UniDo greenwashing no Egito ao sportswashing no Catar − e o gol contra de Beckham versity, demonstrou que, para os torcedores, a forte conexão com um time ou seleção leva a evitar críticas. Elas afirmam que atos socialmente responsáveis − ou a falta deles − não são capazes de impactar a paixão; simplesmente não fazem efeito. Já para indivíduos como David Beckham é outra coisa. No dia da estreia da seleção inglesa na Copa do Mundo, o jogador − que vem sendo massacrado nas redes pelo contrato de £150 milhões − ficou no centro das atenções depois de uma bravata do comediante Joe Lycett. Ele prometeu triturar £10 milhões se até a abertura do torneio Beckhamnão cancelasse o contrato. Se o fizesse, o dinheiro iria para instituições de caridade, No meio do dia, TVs e redes sociais veicularam com alguma reserva as imagens da suposta queima do dinheiro. Mais tarde, Lycett admitiu que o que saiu da máquina não foi dinheiro triturado, e que ele não seria irresponsável queimando recursos que poderiam ajudar outras pessoas. Isso não reduziu o impacto sobre Beckham, que namorte da rainha Elizabeth tinha sido aclamado por ficar 13 horas na fila, supostamente anônimo, para se despedir damonarca que o tinha condecorado. Rumores eramde que ele teria feito isso de olho em um futuro título de Cavaleiro da Ordem Britânica. As condecorações reais são alvo de controvérsia, pois alguns nomes são fortemente questionados. No caso de Beckham, a assessoria do Palácio de Buckingham, se tiver juízo, vai aconselhar o rei a não tornar o atleta um ‘Sir’ por causa das recriminações pela aliança com o Catar. Na véspera da abertura da Copa, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, chocou ao fazer um discurso inflamado chamando de hipócritas as nações que criticavam o Catar. O cantor pop Robbie Williams, contratado para se apresentar no Catar, fez omesmo, dizendo que se não tocasse em países que não respeitam direitos humanos não poderia cantar nem na própria cozinha. Há os que sugerem que eventos globais ajudam a mudar os países. Um argumento frágil depois da proibição de álcool nos estádios dias antes da abertura da Copa. Ou da volta atrás da seleção inglesa, que prometeu usar braçadeiras com o arco-íris e desistiu. A tese também é questionável diante da situação dos prisioneiros do Egito, que não mudou com a COP27. Mesmo que isso fosse verdade, ainda assim empresas e celebridades que se aproximam da fogueira correm risco de se queimar. Clubes e seleções, pela paixão que despertam, parecem estar mais protegidos, como apontou o estudo das pesquisadoras. Já marcas e pessoas podem se arrepender do dinheiro ou da visibilidade advinda de contratos que à primeira vista parecem grande negócio. David Beckham Pág.1
Edição 1.386 página 6 conitnuação - MediaTalks Confira os episódios em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços) Se Trump voltar... − No momento em que o ex-presidente Donald Trump anuncia a decisão de concorrer novamente à Presidência dos EUA, na semana passada a organizaçãoRepórteres sem Fronteiras (RSF) manifestou preocupação com ameaças de violações à liberdade de imprensa caso ele seja reeleito para um novo mandato depois de uma saga de brigas com jornalistas e organizações de mídia. Em um comunicado, a RSF advertiu que as novas ameaças de Trump contra a imprensa americana devem ser levadas a sério. E quer uma lei federal de proteção à imprensa para proteger o sigilo das fontes, que segundo a organização pode entrar em sério risco. Nova rede de jornalistas − Nos últimos anos, as liberdades de expressão e de imprensa na América Latina estão sob ataque, por parte de forças estatais e grupos criminosos, em vários países da região. Diante da recente escalada desses ataques em Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, profissionais de imprensa se juntaram para fundar a Rede Centro-Americana de Jornalistas, uma resposta coletiva a esse cenário de ameaças a comunicadores emeios independentes e críticos de seus respectivos governos. A Rede foi oficialmente apresentada ao público no dia 3 de novembro na cidade de Antígua, na Guatemala, durante o 12º Fórum Centro-Americano de Jornalismo, o Forocap, organizado pelo meio digital investigativo salvadorenho El Faro. Concurso da Smithsonian − O concurso de fotografia da revista Smithsonian, publicação da instituição americana que reúne museus e centros de pesquisa, está com inscrições abertas para fotógrafos profissionais ou amadores maiores de 18 anos, até 30 de novembro. Comparticipação gratuita, a competição vai distribuir US$ 6 mil (R$ 32 mil) em prêmios para os vencedores das seis categorias, um vencedor do Grande Prêmio e um da Escolha do Público. A revista Smithsonian tem por objetivo divulgar os assuntos pesquisados pelo Smithsonian, fundado em 1846, nas áreas de ciência, história, arte, cultura popular e inovação. Curso sobre o clima − Com as mudanças climáticas provocando efeitos cada vezmais frequentes e devastadores, preparar-se bem por meio de cursos e leituras para escrever ou falar sobre o tema é vital para informar corretamente e mobilizar governos e empresas na busca de soluções. Uma ótima oportunidade de se aprimorar em um tema tão complexo é o curso do Knight Center para o Jornalismo nas Américas, aberto a profissionais de mídia e a qualquer pessoa que se interesse por questões ambientais e escreva ou fale sobre elas em aulas, blogs ou nas mídias sociais. Ministrado por John Schwartz, ex-repórter do New York Times e atualmente professor da Universidade do Texas, o curso é online, gratuito e as aulas são pré-gravadas, podendo ser assistidas a qualquer momento. Bolsa para Harvard − Até o próximo dia 1º de dezembro os jornalistas brasileiros podem concorrer às bolsas de estudo de US$ 80 mil (R$ 425 mil) oferecidas pela Fundação Nieman para passar um ano na Universidade de Harvard desenvolvendo suas habilidades profissionais e capacidades de liderança. Os candidatos precisam ter pelo menos cinco anos de experiência profissional em tempo integral em veículos de mídia impressa, radiofusão, digital ou audiovisual. É necessário também falar, ler e escrever fluentemente em inglês. Vários brasileiros já aproveitaram essa oportunidade − a última delas foi Natália Viana, cofundadora e diretora da Agência Pública, selecionada para a classe de 2022. Esta semana em MediaTalks Matjaz Krivic-Concurso de Fotografia Smithsonian 2021 Pág.1
Saiba mais em: revistapiaui.com.br 10h 12h 14h 16h 18h CONVERSA COM O YOUTUBE: ATILA IAMARINO Entrevistadores: Patricia Muratori e Bernardo Esteves FORO DE TERESINA AO VIVO com Thais Bilenky, José Roberto de Toledo e Fernando de Barros e Silva BRANDON FELDMAN YouTube(EUA) Entrevistadores: Pedro Doria (Meio) e Ana Clara Costa (piauí ) JESSIKKA ARO Rádio Yle (Finlândia) Entrevistadoras: PatríciaC.Mello (Folha de S.Paulo) e Flavia Lima (Folha de S.Paulo) ANNA BABINETS Slidstvo(Ucrânia) Entrevistadoras: Dorrit Harazim (O Globo) e Thais Bilenky (piauí ) O JORNALISTA E O DITADOR Entrevistadores: Alana Rizzo (YouTube) e Breno Pires (piauí ) JULIA GAVARRETE El Faro (El Salvador) Entrevistadores: Ricardo Gandour (ESPM) e Consuelo Dieguez (piauí ) NICHOLAS JOHNSTON Axios (EUA) Entrevistadores: Aline Midlej (GloboNews) e José Roberto de Toledo (piauí ) ALEJANDRA INZUNZA Dromómanos(México) Entrevistadores: Bernardo Mello Franco (O Globo) e Fernando de Barros e Silva (piauí ) ADAM ELLICK The New York Times(EUA) Entrevistadores: Natuza Nery (GloboNews) e André Petry (piauí ) DOMINGO – 04/12 SÁBADO – 03/12
Edição 1.386 página 8 Comunicação Corporativa n Margarida Maria Kröhling Kunsch recebeu nessa terça-feira (22/11) o título de Professora Emérita da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A homenagem foi feita logo após o encerramento do seminário A Construção da Área de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas no Brasil, no Auditório Lupe Cotrim, da ECA. u Professora titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA, Margarida Kunsch foi pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão da USP entre 2018 e 2021 e diretora da ECA de 2013 a 2017. Coordenadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) e do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (Sustencom) – ambos da ECA −, é autora de Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Universidade e Comunicação na Edificação da Sociedade e Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional, entre outras obras. É criadora e editora das revistas científicas Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, ligada à ECA, e Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic). Em 2021, recebeu a Insígnia de OurodaUniversidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, por sua trajetória acadêmica e contribuições no campo das ciências da comunicação. (Com informações do Jornal da USP) n Débora Jorge, ex-Veracel Celulose, em Eunápolis (BA), que esteve por quase nove anos e meio na companhia e depois atuou por quase quatro anos como consultora independente, retomou em novembro a carreira corporativa, contratada como coordenadora de comunicação corporativa pela Cenibra – Celulose Nipo Brasileira S/A. Rio de Janeiro nAlexandra Witte deixou a Astrologia Luz e Sombra, onde era gerente de digital e esteve por um ano e novemeses, até outubro, e começou como especialista em soluções sociais no Senac-RJ. Internacional n Manu Butty, que atuou na Europa por nove anos, está de volta à América Latina, onde, sediado em Buenos Aires, assumiu a representação da agência Gopa Com., que tem sede em Bruxelas e é parte da consultoria alemã Gopa Consulting Group. O objetivo é incrementar os negócios na América Latina, lembrando que, em relação ao Brasil, a agência tem participado de projetos de prospecção em parceria com a G&A Comunicação Corporativa, dos sócios Agostinho Gaspar, Heloisa Picos e Lais Guarizzi. Brasília nAna Paula Lisboa, ex-subeditora do Correio Braziliense, onde atuou por mais de sete anos e meio, regressou ao PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em que esteve até julho passado. Regressou em outubro como consultora, para a produção de conteúdo para a plataforma socialprotection.org e para o International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG). Nesse hiato de três meses, esteve em temporada de estudos na Alemanha. Margarida Kunsch recebe título de professora emérita da USP Margarida Kunsch Manu Butty Ana Paula Lisboa Minas Gerais Débora Jorge começa na Cenibra Alexandra Witte Débora Jorge Pág.1
Edição 1.386 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa nFlavio Valsani, um dos mais experientes profissionais de relações públicas do Brasil, deixou a Hill + Knowlton Brasil, após dois anos e nove meses, e começou em novembro na equipe da Brain Comunicação. Fláviotemmaisde50anos de carreira, 36 deles na LVBA, onde foi diretor executivo. Esteve ainda por oito anos e meio na Concept PR e outros sete na Ogilvy PR. E mais... n Duas promoções no time de executivas da Johnson & Johnson Consumer Health: Priscilla Barone passou de gerente de Comunicação, Brand PR & Public Affairs para head deComunicação & Public Affairs Brasil; e Roberta Catani, que ocupava essemesmo cargo regionalmente, assumiu como head global de Comunicação & Public Affairs. São Paulo Flavio Valsani integra-se ao time da Brain Comunicação Flavio Valsani Priscilla Barone Roberta Catani Aline Marques n Aline Marques, que esteve por quase dois anos e meio da UnitedHelath Group, até julho, transferiu-se na sequência para a Ambev, contratada como gerente de marketing para as áreas de Cultura e Capabilities. nAnne Fadul deixou a FSB, onde esteve por pouco mais de três anos, até outubro, por último como head de PR, e cofundou a Pina, agência com foco no mercado de startups e venture capital, ali passando a atuar como COO. Ela também já esteve em Loures, Fiesp e Agência Ideal. nBruna Hakan, gerente de comunicação, despediu-se da Loures Consultoria, onde esteve por pouco mais de dois anos, até agosto, e foi contratada como coordenadora de RP pela Petlove. nDanilo Alves, que esteve por sete meses, até julho, na MSL, como executivo de atendimento da Azul Linhas Aéreas, foi contratado pela empresa para seu time interno, na função de analista sênior. n Guilherme Locci começou em outubro como consultor de marketing digital e de conteúdo na Corteva Agriscience. Em verdade, é um retorno à empresa em que havia atuado por pouco mais de três anos, entre 2018 e 2021. No intervalo, passou por Basf (setemeses) e LabComTotal (dez meses). n Isabelle Andrade deixou a Oliver Press, onde foi estagiária e esteve por 11 meses, e começou em julho na Fato Relevante, como assessora de imprensa. n Juliana Müller começou setembro como coordenadora de eventos e conteúdo na Amcham- -Brasil. Ela coordenou por cinco anos a mesma área na Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul e teve uma passagem temporária pela área de eventos médicos da Johnson & Johnson Vision. Juliana, vale acrescentar, é a atual presidente da ABRP–Associação Brasileira de Relações Públicas, emseu segundomandato. nLívia Lobo (ex-Dfreire Comunicação) começou em outubro na equipe de assessoria de imprensa da Artesp − Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo. Anne Fadul Bruna Hakan Danilo Alves Guilherme Locci Isabelle Andrade Juliana Müller Lívia Lobo Pág.1
Edição 1.386 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Maria Julia Rosa iniciou em outubro como executiva júnior de contas na Zeno Group, após ter cumprido estágio de um ano e quatro meses na Edelman, ambas agências do Grupo DJ Edelman. n Mariana Souza, ex-Ipiranga e Blu, despediu-se da Mosaico e começou como especialista em comunicação interna no Nubank. n Natalia Almeida, que foi estagiária e depois analista de comunicação na Economídia, deixou a agência em agosto, depois de pouco mais de quatro anos e meio de casa. Foi para a OvoCom, na função de jornalista pleno. n Sara Dalsin, que esteve por quase seis anos emeio na GRSA/ Compass, começou emoutubro na Veolia Brasil, no cargo de coordenadora de comunicação. nVictória Baptista está atualmente como executiva sênior na Weber Shandwick, contratada para o atendimento da HBO Max. Antes, foi da Smart PR, no atendimento ao YouTube Brasil. Entrou em licençamaternidade nKelly Conde Mitidiero, superintendente de comunicação e relações externas na Mapfre, em São Paulo, na empresa desde julho de 2012. Ela é também presidente da Comissão de Comunicação, Marketing e Eventos da FenaPrevi. Maria Julia Rosa Mariana Souza Natalia Almeida Sara Dalsin Victória Baptista Kelly Conde Dança das contas n A Textual é a nova agência de PR e monitoramento digital dos Supermercados Guanabara, organização commais de 70 anos de atuação no varejo e que conta com 26 unidades distribuídas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Em PR, o atendimento é de Christiane Alves (christianeal [email protected]), que acaba de chegar à agência, e Beatriz Belangier (beatrizbelangier@), com gerência de Bianca Arman (biancaarman@). Para o monitoramento digital, Letícia Silva (leticiasilva@) é a analista, com gerência de Pâmela Carvalho (pamelacarvalho@). n Bendita Imagem é a nova agência de PR da AG Immigration, escritório de advocacia imigratória fundado em 2018 pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e o advogado Felipe Alexandre, que oferece serviços de vistos e green card para quem deseja morar e trabalhar nos Estados Unidos. Outras informações com Gabriel Forte, pelo [email protected]. Pelas instituições n A Aberje anunciou os Comunicadores do Ano, que serão homenageados no próximo dia 29/11, na entrega do Prêmio Aberje 2022, na Casa Giardini, em São Paulo: Ana Carla Lopes (Grupo Boticário), Carime Kanbour (Klabin), Daniele Salomão (Grupo Energisa), Juliana Calsa (BRK Ambiental), Luís Gustavo Pracchia (ArcelorMittal), Marco Greiffo (Volvo), Pedro Torres (Gerdau), Rafael Oliveira (Unimed-Rio), Raphaela Borba (Neodent) e SimoneWarmbrand Tcherniakovsky (Novo Nordisk) u A entidade também anunciou as homenagens às mídias do ano: Jornal Nacional – Série Brasil em Constituição (categoria TV), O Globo (Jornal) e A Tarde (menção honrosa de Mídia Regional), Hub de Conteúdo Braskem + The Economist (Produção de Conteúdo) e Estadão Mobilidade (Mídia Especializada). Curtas n A FleishmanHillard Brasil anuncia o lançamento do Task Force, serviço exclusivo para ações com foco na gestão de reputação, crise e treinamento, que se insere na proposta de entregar às empresas uma consultoria estratégica integrada. Será liderado pela diretora de Reputação, Crise e Treinamento da agência, Lia Mara Sacon. u O novo serviço, segundo informa a agência, inclui soluções para Gestão de Riscos e Prevenção de Crises, Programas de Conscientização para Compliance e temas da Sociedade, Gestão de Crises e CyberCrisis e Pós-Crise. Dentre os serviços oferecidos estão mapeamento de riscos, manual de crise, testes e simulados, palestras e treinamento para lideranças, campanhas de sensibilização, plano de Pág.1
Edição 1.386 página 11 Comunicação Corporativa resposta para gerenciamento de crises on e offline, monitoramento real-time de mídia social, diagnóstico de reputação e plano 360° para recuperação de imagem. n Claudia Daré, fundadora e diretora da agência LatAm Intersect PR, foi a única brasileira a integrar a lista Innovator 25 Americas 2022 da Provoke Media, organização americana focada na atividade global de Comunicação e PR. Aqui o resultado completo, inclusive com a entrevista que ela deu para a Provoke. n A agência another, uma das últimas marcas internacionais a aportar no Brasil, que é focada em América Latina, anunciou na última semana ter fechado a venda de 70% de suas ações para a SEC Newgate, grupo internacional de comunicação estratégica, advocacy e pesquisa, comsede emMilão. Participaram das negociações o CEO Jaspar Eyears e o sócio-fundador Rodrigo Peñafiel, pela another, e o CEO Fiorenzo Tagliabue, pela SEC Newgate. n A Prospectiva Public Affairs e Negócios está celebrando seus 20 anos com nova assinatura – Prospectiva Public Affairs LAT. AM – e nova identidade visual, reforçando posicionamento internacional, que já conta com equipes próprias nas cidades de São Paulo, Brasília, Bogotá, Buenos Aires, Montevidéu, Cidade do México e Washigton D.C.. A agência é dirigida por Ricardo Camargo Mendes. Outras informações com Ricardo Torreglosa (rtorreglosa@prospectiva. com) e Fernanda Mendes Nogueira (fnogueira@). n A Piquini Comunicação, de Belo Horizonte, dos sócios Marco Piquini e Vânia Coimbra, celebra dez anos com novos site e logomarca e a aposta em inovação de forma e conteúdo, mantendo o foco na comunicação empresarial. Tem clientes hoje emMinas Gerais, São Paulo, Bahia, Piauí e em Miami, nos Estados Unidos. u Piquini foi executivo do Grupo Fiat por quase 20 anos e obteve prêmios como diretor de Comunicação da Iveco. Trabalhou no Estadão e, na Inglaterra, na The Economist. Vânia esteve emprojetos para a agência americana Polk, de informações de mercado, e a revista alemã AutoKatalog. Lia Mara Sacon Claudia Daré Rodrigo (esq.), Fiorenzo e Jaspar, identificados Ricardo Mendes Marco Piquini e Vânia Coimbra 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) O pai da matéria Em tempos de Copa doMundo não temos como falar de rádio sem pensar em um dos grandes gênios do meio no Brasil. Osmar Santos, “O Pai da Matéria” , é uma página especial da história do rádio esportivo do País. Por isso, vamos dividir sua trajetória em dois textos. Esta primeira parte conta uma parte da vida do locutor que poucos conhecem, desde a infância até a chegada à Jovem Pan. Osmar Aparecido Santos nasceu em Osvaldo Cruz, interior de São Paulo, no dia 28 de julho de 1949. O mais velho de cinco irmãos, todos homens, filhos do casal Romeu e Clarisse, lavradores acostumados à lida na roça. Osmar iniciou sua vida como lavrador aos oito anos, quando o pai passou a levá-lo para ajudar nas tarefas do dia a dia da fazenda onde viviam. A mãe se recorda que o filho ia para a escola e de lá para a roça, onde almoçava com o pai e só voltava no fim da tarde, com as mãos sujas de terra, calças curtas e a bota vermelha de poeira. Mesmo faminto, Osmar só se sentava à mesa depois de lavar e pentear o cabelo. Um fato curioso sobre a infância do menino que se tornaria um dos maiores locutores esportivos do País: ele teve problemas para falar. A mãe revela que até os dois anos, o pequenino Osmar não Osmar Santos Pág.1
Edição 1.386 página 12 (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. havia pronunciado uma só palavra, o que preocupava muito os pais. Por isso, decidiram fazer uma simpatia sugerida pela avó materna do garoto. Segundo dona Clarisse, a história rendeu muito trabalho e vários arranhões a seu Romeu, pois a simpatia consistia em capturar um pássaro chamado urutago e fazê-lo piar na boca da criança com problemas. Os pais de Osmar cumpriram à risca a missão e a mãe afirma que no dia seguinte o menino passou a falar... Mas, aos quatro anos, Osmarzinho voltou a ter problemas de fala. De repente ficou gago. A mãe diz não saber se o motivo foi o susto por um coice de um cavalo na barriga do garoto ou em função de uma “tosse comprida” (coqueluche, doença comumna época). Oproblema só foi solucionado com remédio prescrito e manipulado pelo médico e farmacêutico Dr. Funchal, dono da fazenda Santa Efigênia, local onde os pais do menino trabalhavam (MATTIUSSI, 2004, p.18). A grande descoberta de Osmar foi aos nove anos, quando ouviu as transmissões dos jogos da Copa do Mundo da Suécia, em 1958. Ali nascia a paixão pelo rádio e o sonho de ser locutor esportivo. As narrações que tanto impressionaram o menino de Osvaldo Cruz foram feitas por Pedro Luiz e Édson Leite, com comentários de Mário Moraes, transmitidas pela Rádio Bandeirantes, de São Paulo. Pedro era mineiro de São Thomas de Aquino, que migrou para São Paulo no final dos anos 1930, tendo passado pelos principais prefixos da época, como Tupi, Pan-Americana, Bandeirantes, Nacional, Gazeta e Rádio Marconi. O locutor inovou as transmissões ao colocar repórteres atrás dos gols e criando o plantão esportivo para apurar e informar os ouvintes sobre os outros jogos que estavamacontecendo. Édson era paulista de Bauru, e além de locutor, era empreendedor e “marqueteiro”, em ummomento que ainda não existia esse conceito no País. Criou a Cadeia de Rádio Verde-Amarela, interligando a sede da Rádio Bandeirantes com afiladas em todo o Brasil, sem a utilização de satélites, tecnologia que só chegaria nos anos 1980. Foi um dos primeiros profissionais demarketing político, ao desenvolver discursos para Ademar de Barros, na campanha vitoriosa de 1962, ao governo do Estado. Mário Moraes era um comentarista sarcástico, prepotente e polêmico, que tinha grande domínio dos conceitos do futebol e uma análise precisa e técnica. Porém, tinha como marca a teimosia, sendo o principal parceiro de Pedro Luiz, ao longo da carreira de ambos (MATTIUSSI, 2004, p.25). De todos os narradores da época, Osmar elegeu Haroldo Fernandes, advogado, radialista e locutor esportivo, como seu preferido. Para ele, o ídolo era “rápido, tinha uma colocação de voz perfeita, uma dicção clara. Não tinha a impostação de Pedro Luiz, nem era tão sóbrio, suas palavras erammais simples e o vocabulários não tão rebuscado” (apud MATTIUSSI, 2004, p.31). Desde omomento emque se apaixonou pelo rádio, Osmar passou a transmitir tudo o que via em casa. Oscar Ulisses, irmão mais jovem e também locutor esportivo, lembra emdepoimento a documentário da ESPN que tudo era motivo para Osmar narrar uma sequência de ações cotidianas em formato de futebol (ESPN, 2016). Mas o sonho do menino só se realizaria mais tarde, quando, em 1962, entrou pela primeira vez em uma emissora de rádio. Em companhia de Osório, irmão e parceiro de todas as aventuras da infância, Osmar driblou a família e se inscreveu para cantar em um programa de calouros da rádio Clube de Osvaldo Cruz. Embora soubesse que não tinha o “dom” para cantar, o jovem, de 14 anos, foi mais para ver como era uma rádio por dentro... Infelizmente, foi “gongado” antes do final da primeira estrofe da música que havia escolhido. Porém, voltou para casa feliz por ter conhecido a emissora (MATTIUSSI, 2004, p.40). No mesmo ano, Osmar descobre que a rádio estava procurando locutores. Ao comentar com dona Clarisse, a mãe disse que era muito novo para a profissão, sem contar que não acreditava que a carreira poderia lhe render um bom futuro, queria que o filho fosse engenheiro. O futuro narrador foi à emissora e consegui um emprego como locutor noticiarista. Belmiro Borini, então diretor da Rádio Clube de Osvaldo Cruz, dizia que o jovem chegou para a vaga e fez de tudo para impressioná-lo, narrou jogadas, notícias e falou muito até que o executivo o contratou. Mattiussi (2004, p.38), biógrafo de Osmar, conta que embora houvesse uma grande diferença de idade entre o diretor e o jovem locutor a interação entre a dupla era tanta que só podiam fazer o jornal de lado, um para o outro, pois senão era risada na certa, pois um fazia caretas para o outro, um cochichava e todos riam, e o jornal seguia. Umdos grandes amigos e incentivador do jovem locutor foi o radialista Pedro Poveckio, que apresentava o jornal da noite comOsmar, o Rotativas no Ar. Foi ele quem influenciou Borini a permitir que o jovem fizesse entradas ao vivo na programação com o andamento do jogo entre Osvaldo Cruz e Batatais. Porém, o garoto, atrevido que era, não fez apenas flashes, acabou narrando o jogo inteiro, enquanto Poveckio acalmava Borini, que queria tirá-lo do ar. Depois de alguns minutos de bola rolando e do bom desempenho do rapaz de apenas 14 anos o diretor concordou emmantê-lo no ar. Poveckio conta que quando acabou a transmissão Borini sentenciou: “Nós descobrimos um grande narrador, Osmar vai fazer história no rádio, pode escrever...” (MATTIUSSI, 2004, p.45). Na próxima semana você terá a segunda parte dessa história. Lembrando que você pode ler e ouvir esse e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas podemser ouvidas em formato de podcast no link: https://anchor.fm/radiofrequencia. Pág.1
Edição 1.386 página 13 AUTO n Rafael Parente Borges, coordenador de comunicação externa e interna da Toyota, anunciou nesta semana sua saída da empresa após quase oito anos de atuação. Nas próximas semanas ele deve informar sobre seus novos desafios. u Na Toyota, Borges ajudou no trabalho de disseminação de informações sobre temas como eletrificação de veículos, tecnologia híbrida, carbono neutro, entre outros tópicos, explicando para os jornalistas detalhes mais técnicos e complexos para que pudessempublicar para seus respectivos públicos. Os contatos pessoais dele são 11-98684-8619 e [email protected]. n Morreu em 18/11, aos 73 anos, Rosemilton Silva, profissional que atuava no setor automotivo desde 1976. Segundo informações da família, ele estava muito doente e acabou falecendo. O velório foi realizado no Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim (RN), e o enterro em Santa Cruz. u Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rosemilton foi repórter, radialista, fotógrafo, editor de jornais e de programas de TV, e professor universitário. Montou as rádios Ceará Mirim, Santa Cruz e Baixa Verde. É autor dos livros Os Esfomeados e Crônicas da Casa de Maria Gorda. No setor automotivo, a estreia foi como editor de automotor do jornal A República (RN). Em 1980 criou a página Rodas e Motores, na Tribuna do Norte. E em 1986, deu início ao programa Jornal doMotor, na TV Universitária/RN. n A organização do 21º Prêmio Top Car TV e do 7º Prêmio Top Truck TV divulgou os finalistas. O evento de premiação será na próxima terça-feira (29/11), no Espaço Vitta Eventos (Av. Armando Ferrentini, nº 159), em São Paulo. u Os homenageados de 2022 serão Luís Eduardo Ribeiro dos Santos, pelos 50 anos da Matel; Vicente Alessi, Márcio Stefani e Leandro Alves, pelos 30 anos da AutoData; e Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, pelos serviços prestados à Anfavea durante a sua presidência na pandemia. Confira a lista completa. PELO MERCADO Rafael Borges deixa a Toyota após quase oito anos Rafael Borges PELAS REDAÇÕES O adeus a Rosemilton Silva. Prêmios Top Car TV e Top Truck TV anunciam finalistas, e AutoData e Mobilidade divulgam vencedores n A AutoData Editora, que comemora 30 anos de atuação, divulgou os vencedores do 23º Prêmio AutoData, emevento que reuniu mais de duzentos convidados da indústria automotiva no Espaço Armazém, emSão Paulo. Os vencedores foramescolhidos pela equipe de jornalistas da AutoData e por leitores da revista AutoData e da Agência AutoData. Ao todo, foram quase dez mil votos. Destaque para a Stellantis, eleita Empresa do Ano. Confira os vencedores. n O Prêmio Mobilidade 2023, promovido por Jornal do Carro, Estradão, MotoMotor e Mobilidade do Grupo Estado, anuncia os vencedores das quatro categorias especiais da edição deste ano, avaliadas por um time de jornalistas do Estadão e especialistas do mercado. As outras 23 categorias são de votação popular. Confira os vencedores aqui. E mais... n Já está em pré-lançamento a antologia da tira de quadrinhos Fábrica Faglianostra, criada em 1986 por Luiz Humberto Monteiro Pereira, diretor da Agência Automotrix e da revista Roda Rio, e pelo designer Marcello Monteiro. A tira retrata o cotidiano de uma tradicional indústria, dirigida pelo empresário F. Faglianostra, na qual nenhum dos operários sabe exatamente o que é produzido e a rotina dos trabalhadores mistura-se com os conflitos de gerações da família Faglianostra. u A antologia é dividida em dois livros de 216 páginas, reunindo 560 tiras diárias (inclusive algumas inéditas) e 120 dominicais coloridas. Fábrica Faglianostra foi publicada em jornais diários como Zero Hora (RS), Hoje em Dia (MG), Correio (BA), Jornal do Commercio (PE), Diário do Nordeste (CE), Diário Popular (SP), entre muitos outros. A produção foi encerrada em 1991. Mais informações pelo e-mail [email protected] vendas em https://www.catarse. me/fabrica. Rosemilton Silva Pág.1
Edição 1.386 página 14 n Três jornalistas brasileiras estão entre os finalistas do Voice Arts Awards, principal premiação mundial da locução, iniciativa da Society of Voice Arts and Sciences (Sovas). As mais de 100 categorias do prêmio incluem locução comercial, locução institucional, dublagem, audiodescrição, apresentação de podcasts, entre outras. u Entre os brasileiros indicados estão: Helena Fruet, ex-Editora Abril, Terra e Record TV, finalista como Melhor Apresentadora de Podcast Internacional, com Histórias em Inglês no aplicativo Duolingo; Simone Kliass, ex-TV Cultura, finalista em Melhor locução comercial em português, comHonda HRV, Melhor promo para televisão em português, com GNT – Bem Juntinhos, e Melhor locução institucional em português, comumvídeo corporativo da LATAM Airlines; e Renata Lourenço, ex-FSB e TV Globo, finalista em Melhor promo para televisão em português, com JC Decaux – A Magia de Viajar Está de Volta. Confira a lista completa dos finalistas. E mais... n A série de reportagens sobre transições imobiliárias da família Bolsonaro, do UOL, venceu o Prêmio Livre.jor de Jornalismo- -mosca, que valoriza trabalhos jornalísticos feitos com dados públicos quepromovammecanismos de transparência. As reportagens são de autoria dos colunistas Juliana Dal Piva e Thiago Herdy. nThais Herédia, âncora do CNN Money e da CNN Rádio na CNN Brasil, será homenageada no Prêmio Tarsila do Amaral na categoria Imprensa. Iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a premiação tem o objetivo de homenagear mulheres empreendedoras nas áreas da Cultura e da Arte, e incentivar o empreendedorismo entre as mulheres. u Thais receberá o prêmio por seu trabalho na cobertura de diferentes aspectos da economia brasileira e do mundo. Também serão homenageadas mulheres emmais 12 setores: Agronegócio, Cultura, Educação, Empreendedorismo Social, Esporte, Gastronomia, Inovação e Beleza, Políticas Públicas, Recursos Humanos, Saúde e Beleza, Influencer e Marketing. Confira a lista completa de vencedoras e homenageadas aqui. Thais Herédia, da CNN, recebe o Prêmio Tarsila do Amaral na categoria Imprensa Thais Herédia Jornalistas brasileiras são finalistas do Voice Arts Awards, premiação mundial de locução PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO Música e futebol – Brasil rumo ao hexa OMundial de Futebol mais louco, desvairado e polêmico é o que se acha ora em andamento no Catar. OCatar faz parte de ummundo inacreditável, pela violência que reina noOrienteMédio: muito dinheiro no bolso de poucos e nada no bolso de muitos, sem falar da discriminação contra mulher e gay. Um horror! Mas não é exatamente disso que quero aqui falar. Quero falar da bela e imorrível paixão entre o futebol e a música. Em 2010, publiquei A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira. Fui o primeiro a abordar essas duas questões, em livro. No mesmo ano publiquei longo artigo na revista Textos do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores. A primeira música que trata de futebol gravada no Brasil foi intitulada Foot-Ball. Trata-se de uma marcha de autoria desconhecida. Foi lançada por volta de 1912. Os clubes de futebol no País começam a se formar em 1895, no Rio. O primeiro foi o Flamengo. Em São Paulo, os primeiros foram dois: o Savóia, de Votorantim; e a Ponte Preta, de Campinas. Depois do Flamengo surgiu, no Rio, o Fluminense, em 1902. Em São Paulo novos times iam sendo fundados. Em setembro de 1910 gente simples do trabalho dava forma ao Corinthians, inspirados num time inglês de mesmo nome. Quatro anos depois, em agosto de 14, era criado o Palestra Itália. O Palestra, nada mais nada menos, é o verdão Palmeiras. Amultiplicação dos times de futebol passou a inspirar compositores de todos os naipes. Em 1930 é realizado o primeiro mundial de futebol, no Uruguai. Em 1930 é lançado o que se considerou o primeiro hino do Corinthians, de F. Loroza e Ed Dohman. Gravado por Guarany e Pirajá. selo Foot-Ball Pág.1
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