Jornalistas&Cia 1390

Edição 1.390 - 21/12/2022 a 3/1/2023 Com esta edição encerramos as atividades de 2022. A próxima circulará em 4 de janeiro. Desejamos boas festas a todos n O Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, que pela primeira vez será publicado de maneira unificada em uma edição especial, já temdata definida para veiculação. A edição 2022 do levantamento, que destacará os jornalistas, veículos e grupos de comunicação brasileiros mais premiados do ano e da história, será publicada em 23 de janeiro. u Serão analisados neste ano quase 200 prêmios de jornalismo nacionais e internacionais, cerca de 30% dos quais estão ainda em atividade. “A mudança tem como objetivo criar um espaço único, exclusivo e ampliado para análise dos resultados do levantamento”, explica Fernando Soares ([email protected]), editor deste Jornalistas&Cia e coordenador da pesquisa. “Com isso, teremos uma edição ampliada e dedicada exclusivamente ao ranking. Será um documento histórico, que poderá servir de consulta e análise indefinidamente, de maneira simples e rápida. Para os premiados, certamente será uma edição com um valor especial, para ser guardada para sempre”. Estreias – n A previsão é que o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira analise nesta edição os resultados de 182 premiações jornalísticas. Até o momento, está confirmada a inclusão de quatro novas iniciativas: as estaduais MP-PI, Corecon-RS e Hamilton Pinheiro (PA), e o Prêmio IREE de Jornalismo (Nacional). Confira no Portal dos Jornalistas a relação dos prêmios considerados na última edição do Ranking. Anúncios – n Empresas e agências de comunicação interessadas em garantir espaço e apoio à edição especial do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2022 podem obter mais detalhes e informações sobre ações disponíveis com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br e 11-99244-6655) ou SilvioRibeiro (silvio@jornalistasecia. com.br e 19-97120-6693). n O Ministério das Relações Exteriores (MRE) abriu uma sindicância para investigar a relação de diplomatas com o jornalista Jamil Chade, do UOL, após a publicação de uma reportagem em 2020 sobre o alinhamento do Brasil a países islâmicos e pelo País ter ignorado projeto da ONU sobre proteção às mulheres. A informação foi revelada pelo próprio Jamil na semana passada. u A sindicância do Itamaraty teria o objetivo de investigar suposto vazamento de informações e os contatos entre embaixadores e diplomatas com o colunista. Entre as questões enviadas por telegrama aos funcionários estão se conhecem pessoalmente Jamil Chade, se têm contato particular comele e se sabemde outros diplomatas que tenham contato com o jornalista. u À época da investigação, o MRE era comandado por Ernesto Araújo, “umdos principais pilares da alamais radical do bolsonarismo”, descreveu Chade em sua coluna. Segundo o jornalista, ele só terá acesso ao telegrama e ao questionário em 2035, pois foi imposto um sigilo de 15 anos sobre os documentos. Além disso, segundo fontes de dentro da Chancelaria ouvidas pela coluna de Chade, a sindicância ampliou o clima de medo e perseguição que já existia na instituição desde a chegada do governo Bolsonaro. u Após a revelação da sindicância, entidades de direitos humanos e defensoras do jornalismo e da liberdade de imprensa estão pedindo esclarecimentos do Itamaraty sobre a investigação. A Abraji questionou o MRE sobre o ocorrido, que afirmou que instaurou a sindicância como procedimento previsto na legislação seguida pela Chancelaria. De acordo comoministério, a sindicância foi arquivada por falta de provas. Mais informações aqui. Edição especial com o Ranking dos +Premiados da Imprensa circulará em 23 de janeiro Itamaraty investigou relação entre diplomatas e Jamil Chade após reportagem de 2020 Jamil Chade

Edição 1.390 página 2 Últimas n Segundo informações de Daniel Castro, do Notícias da TV (UOL), as mais de 120 demissões na CNN Brasil no começo de dezembro foram resultado de um rombo de cerca de R$ 330 milhões em três anos de atividade da emissora no Brasil. O canal estreou emmarço de 2020. Nos dois primeiros anos, registrou um déficit de R$ 236 milhões, e deve fechar 2022 com prejuízo adicional de R$ 100 milhões, resultando num rombo de mais de R$ 330 milhões. u O Notícias da TV teve acesso a documentos arquivados em agosto na Junta Comercial do Estado de São Paulo, que mostram que a CNN Brasil recebeu um aporte de R$ 236.100.750 em seus dois primeiros anos. O valor foi integralizado em 27 de dezembro de 2021, e provavelmente entrou nos cofres da emissora aos poucos, para cobrir necessidades da caixa. Para contabilizar a injeção do dinheiro, o empresário RubensMenin, dono do canal, aumentou o capital social da empresa de R$ 500 mil para R$ 236.600.750. u As demissões e cortes deste mês foram feitos para reduzir esse déficit e tornar a CNN lucrativa a partir de 2023. A ideia é expandir para a TV aberta e rádio, e transformar a emissora em um grande conglomerado de mídia. CNN: demissões são fruto de rombo de R$ 330 milhões Rubens Menin n Edney Silvestre deixa a TV Globo após 26 anos na casa. Fez um emocionado vídeo de despedida relembrando os melhores momentos de sua carreira e avisou que vai continuar, não mais na telinha, mas como palestrante, escritor e dramaturgo. u Silvestre começou na Bloch Editores, colaborou com O Pasquim, te ve passagemna publicidade e no cinema. Esteve no jornal OGlobo, assinando uma coluna no caderno Ela, e aí chamou a atenção de Evandro Carlos de Andrade, que o levou para a TV Globo. Em 1996, quando a GloboNews foi inaugurada, Silvestre propôs um programa de entrevistas com personalidades da cultura, Milênio, que veio a apresentar, com PauloFrancis nos Estados Unidos e WilliamWaack na Europa. u Foi correspondente da Globo em Nova York e cobriu o 11 de setembro. De volta ao Brasil em 2002, passou por alguns programas até se fixar no Globo Repórter, nos últimos anos. Como autor de romances, venceu os prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura. Um de seus livros foi transformado emminissérie pelo Grupo Globo. Edney Silvestre despede-se da Globo n A Assessoria de Imprensa do Gabinete de Transição estendeu para esta quinta-feira (22/12), às 12h, o prazo de credenciamento para a cobertura presencial do Festival do Futuro, a alegria vai tomar posse, festa da posse presidencial, no dia 1º de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Cada veículo de TV poderá cadastrar até duas equipes. Rádios, jornais impressos, revistas e sites/portais de notícias poderão cadastrar até quatro profissionais, incluindo imagem e texto. Os veículos interessados devem fazer a solicitação por este link. u Os contatos da assessoria de imprensa são: imprensa. [email protected]; 61-3411-8514 / 8561. Para entrar na lista de transmissão via WhatsApp: 11-99262-8585. n Já o credenciamento para a cobertura da posse presidencial no Congresso Nacional, aberto pelo Senado, foi encerrado, e as credenciais concedidas devem ser retiradas no período de 26 a 30/12, das 9h às 17h, no Setor de Credenciamento de Imprensa, Anexo 2 do Senado Federal − Térreo (portaria da Via N2). A lista de credenciais concedidas poderá ser conferida no Portal da Transparência a partir do dia 26. u OSenado recomenda atenção às diretrizes de trânsito nas áreas próximas ao evento. O acesso deverá ser feito exclusivamente pela via N3, com entrada para o estacionamento do SIS pela guarita localizada em frente à Embaixada da Palestina, mediante apresentação da credencial de imprensa. Haverá vans para o deslocamento entre o estacionamento e o Anexo II. De acordo com a Agência Senado, veículos de empresas de comunicação transportando equipamentos e profissionais credenciados para a posse e que não permanecerão estacionados durante o evento poderão trafegar por dentro do estacionamento do Senado e fazer o desembarque na guarita localizada na Via N2, mais próxima ao Anexo II, se assim preferirem. Prorrogado o credenciamento para a cobertura da posse de Lula Edney Silvestre Agnews

Edição 1.390 página 3 Nacionais n Circulou na segunda-feira (19/12) o especial de J&Cia com detalhes da cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio +Admirados da Imprensa de Tecnologia. Ela incluiu uma homenagem especial a Ethevaldo Siqueira, pioneiro na área de imprensa de tecnologia, falecido no último dia 17 de outubro. u Com patrocínio de Hotmart e iFood, alémdo apoio de divulgação da Press Manager, a premiação elegeu os jornalistas TOP 25 +Admirados, além de Colunista, e veículos nas seguintes categorias: Agência de Notícias, Canal Digital, Newsletter Especializada, Podcast, Site, Veículo Especializado em Consumo (B2C), Veículo Especializado emNegócios (B2B) e Veículo Geral. u Na cerimônia, foram conhecidos os TOP 5 +Admirados Jornalistas além dos campeões nas categorias de veículos e entre os colunistas. A singela homenagem a Ethevaldo mostrou um pouco de sua longeva trajetória no jornalismo, algumas curiosidades sobre sua carreira e uma entrevista com Kito Siqueira, seu filho mais moço, que reside atualmente em Portugal. A família receberá, dos organizadores da premiação, um troféu in memoriam, dedicado àquele que foi pioneiro e decano do jornalismo especializado em tecnologia no Brasil. n A Folha de S.Paulo dispensou nos últimos dias jornalistas e colunistas de sua equipe. Profissionais como Janio de Freitas, Ricardo Balthazar, Sylvia Colombo, Marilene Felinto e Thea Severino, além do ator e apresentador GregorioDuvivier, deixam o jornal. u Aos 90 anos, Janio de Freitas é referência na cobertura política da imprensa brasileira. Era colunista da Folha desde 1980. Escrevia na edição impressa de domingo do jornal. Escreveu em 1987 sobre uma das revelações de maior impacto na história da imprensa, de que construtoras haviam combinado previamente o resultado da licitação para a obra da ferrovia Norte-Sul. É detentor de diversos prêmios, como o Esso e a Medalha Chico Mendes de Resistência. O jornal, pelo que apurou este J&Cia, concedeu a Janio plano de saúde vitalício e uma compensação financeira fora dos parâmetros normais de indenizações, por todo o tempo em que esteve no jornal, inclusive proporcionalmente superior ao que normalmente tem feito a Rede Globo. u Ricardo Balthazar era repórter especial do jornal desde 2010; Sylvia Colombo era correspondente latino-americana da Folha; Marilene Felinto, colunista do jornal desde 2019, é autora dos livros Mulher Feita eOutros Contos e As Mulheres de Tijucopapo; e Thea Severino era editora de Arte. u Pouco antes de efetivadas as demissões, segundo apurou este J&Cia, os editores do jornal sondaramas respectivas equipes sobre se haveria alguém interessado em ser desligado voluntariamente, até porque isso poderia ajudar nos ajustes a serem feitos. Quase umPDV, como lembrou o jornalista Lino Bocchini, em seu Twitter, acentuando terem sido demissões de “só gente antiga, de salário maior”. u Após a demissão de Janio, o colunista e sociólogo Marcelo Coelho decidiu desvincular-se da Folha, onde era colunista. Ele enviou um e-mail, ao qual o Brasil 247 teve acesso, ao diretor de Redação do jornal, SérgioDávila, justificando sua decisão: “Concluí que não me sentiria bem continuando na Folha depois da demissão do Janio. (...) Demitido aos 90 anos de idade, Janio de Freitas sempre será um modelo de inteligência, conhecimento jornalístico e integridade pessoal. Era umdos poucos remanescentes daquele período em que a Folha, com seus altos e baixos, representava um avanço na vida política e intelectual do País”. Folha de S.Paulo demite jornalistas e colunistas Janio de Freitas Especial com os +Admirados da Imprensa de Tecnologia circulou em 19/12 n Em seminário realizado em 15/12 pela Comissão de Direitos Humanos no Senado, entidades de imprensa defenderam a liberdade de Julian Assange, preso na Inglaterra desde 2019, acusado pelo governo dos EUA de violar a legislação norte-americana contra espionagem. Na ocasião, foram ouvidos representantes do Wikileaks e da OEA, segundo os quais o caso de Assange vai muito além da questão pessoal e afeta o trabalho de jornalistas em todo o mundo. Para tratar do direito à informação no Brasil, foramouvidos representantes de associações de jornalistas e de organizações voltadas à defesa dos direitos humanos. u O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da CDH, disse haver tratativas com organizações internacionais que defendem a soltura do jornalista, em nome da liberdade de imprensa. Por sugestão de Octávio Costa, presidente ABI, a CDH enviará ofícios às embaixadas de EUA, Reino Unido e Austrália pedindo a retirada das acusações contra Assange e a sua libertação. Já Kristinn Hrafnsson, atual editor do Wikileaks, declarou que “não existe a menor possibilidade de Assange ter um julgamento justo nos EUA” e por isso organizações do mundo todo lutam contra a extradição. Ele lamentou que o colega “pague um preço tão caro simplesmente por ter feito seu trabalho”. (Saiba+) Entidades defendem liberdade para Assange e exaltam papel da imprensa na democracia freeassange.net conitnuação - Últimas

Edição 1.390 página 4 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Poucas coisas no mundo chegarão a 2023 tão diferentes do que eram há 12 meses como o Twitter. ElonMusk inscreveu seu nome na história da mídia digital como o homem que desmantelou a plataforma até então menos sujeita a críticas em comparação a outras Big Techs. E pensar que há um ano o apedrejado era Mark Zuckerberg, sofrendo os efeitos das revelações da ex-funcionária Frances Haugen, que expôs documentos internos demonstrando conhecimento da Meta sobre danos causados pelo Instagram a jovens. O Twitter não está na chuva sozinho. O TikTok, que fechou 2022 desbancando o Google como domínio mais popular da internet, anda na mira de legisladores por sua propriedade chinesa. Parecia teoria conspiratória, até que em setembro Shou Zi Chew, CEO da plataforma nos EUA, admitiu em carta a uma comissão de senadores americanos o acesso a dados de usuários por integrantes da ByteDance na China, deixando dúvidas sobre se o governo chinês também teria acesso. Na semana passada, o senador Marco Rubio deu entrada emum projeto de lei para banir o TikTok dos EUA. Na Europa, que tem uma nova lei de mídia digital, a rede social chinesa também é objeto de desconfiança. No ReinoUnido, o Parlamento cancelou sua conta duas semanas depois do lançamento. Enquanto isso, a plataforma de vídeos curtos cresce tentando desviar-se de outras sensibilidades, como os desafios que causamdepredação e acidentes. Mas nada se compara ao Twitter, que deixou de ser o queridinho das celebridades e da mídia global quando Musk assumiu prometendo relaxar as regras de moderação emnome da liberdade de expressão. Depois de uma sequência de atos tresloucados − como demitir metade da equipe e forçar muitos a irem embora caso não assinassem um compromisso de trabalhar de forma hardcore −, Musk chegou ao ápice de sua gestão caótica no domingo (18/12). O desmantelamento do Twitter e um alerta sobre o poder dos “patrões das plataformas” Ele deixou o mundo com a respiração suspensa aguardando a decisão sobre o futuro no cargo de CEO após uma pesquisa convocada por ele próprio atestar que 57% dos usuários da plataforma queriam seu afastamento. Antes, criou uma confusão comuma suposta perseguição ao carro onde estaria seu filho, atribuída a uma conta que acompanhava os rumos de seu jatinho. Na sequência, suspendeu da plataforma uma penca de jornalistas de tecnologia importantes e puniu links para concorrentes. No meio dessa confusão, a Mastodon avançou, mas continua distante do poder do Twitter. A rede de Musk é tão influente que não houve uma esperada debandada de usuários. Um dos mais recentes a deixá-la foi Elton John, mas não totalmente. Em 9 de dezembro, ele anunciou que pararia de usar o Twitter − só que não apagou a conta. Mesmo sem êxodo emmassa, o caos abalou a saúde da empresa e de outros negócios de Musk, cujos acionistas andam alarmados com sua dedicação ao brinquedo novo. Anunciantes suspenderam ou reduziram investimentos. A ideia de faturar com a venda do selo azul de autenticidade fracassou depois de uma onda de perfis falsos e pouca gente disposta a pagar por ele. SegundoMusk, o Twitter perde US$ 4 milhões por dia. Não há gente experiente para ajudar o comandante a pilotar a nave. A confiança da imprensa e de parte da opinião pública se foi. Ele estaria à caça de investidores, oferecendo ações pelo mesmo valor que comprou - o que não deve ser atrativo, pois o valor demercado da companhia, caso ainda fosse aberta, provavelmente seria menor do que era antes do caos. Só que os problemas do Twitter são mais do que corporativos, como alertou Christopher Deloire, secretário-geral da Repórteres Sem Fronteiras: “A censura a jornalistas e regras para acomodar os caprichos do patrão não são marcas de um espaço saudável de informação online. Já é tempo de os patrões das grandes plataformas serem trazidos de volta à terra pela lei, e que eles finalmente as coloquem a serviço da informação e da democracia.” Para Deloire, “o tempo está se esgotando para as sociedades democráticas, que devem se organizar em resposta ao que é uma ameaça real”. O Twitter não é a única ameaça. Mas Elon Musk disputa agora com Mark Zuckerberg o posto dos homens que mais contribuíram para esse estado de coisas. Nomomento, comvários corpos de vantagem. Kukuuplays

Edição 1.390 página 5 conitnuação - MediaTalks Finanças climáticas − Para o especialista em finanças climáticas Ben Broché, do Global Innovation Lab for Climate Finance, o limite de 1,5°C para o aquecimento global é umameta que vai exigir não apenas investimentos pesados. Ele explica que para alcançar o objetivo fixado no Acordo de Paris será necessária uma mudança profunda em todo o sistema financeiro global. Broché tem visto um interesse crescente da mídia em finanças climáticas, mas lamenta que o assunto seja tratado de forma limitada. Julgamento adiado −Opesadelo jurídico vivido pelo bilionário magnata damídia de Hong Kong Jimmy Lai foi mais uma vez objeto de reação internacional depois que seu julgamento, marcado para 13/12 foi adiado para setembro de 2023 porque o advogado britânico não foi autorizado a representá-lo, configurando, segundo a Human Rights Watch, mais uma das violações dos direitos humanos no caso. Lai, de 75 anos, fundou e dirigiu o conglomerado de mídia Next, dono do jornal Apple Daily, que fechou as portas em junho de 2021 depois de perseguições do governo do território. Sufocado financeiramente e com vários jornalistas presos, o grupo encerrou as operações. Segundo a Human Rights Watch, o editor foi a primeira pessoa a ser acusada de “conluio com forças estrangeiras” sob a draconiana Lei de Segurança Nacional (NSL), que o governo chinês impôs a Hong Kong em junho de 2020. O empresário está na cadeia desde abril. Pinguim esnobe − Um raio pode não cair no mesmo lugar duas vezes, mas uma fotógrafa atenta às surpresas da natureza pode ser premiada duplamente em um concurso de fotografia, como acaba de acontecer com a americana Jennifer Hardley no prêmio internacional Comedy Wildlife Photography Awards 2022. Sua foto Reflexos não tão felinos, retratando um leãozinho desastrado tentando descer de uma árvore na Tanzânia, foi eleita amelhor pelo júri do concurso. E na votação popular, Hardley foi a campeã com o clique da esnobada de um pinguim em seu companheiro nas Ilhas Malvinas. Recorde de presos − No ano em que as perdas de profissionais de imprensa relacionadas à profissão voltaram a aumentar, com uma mor te a cada cinco dias, segundo a Federação Internacional de Jornalistas, o número de jornal istas presos bateu recorde histórico. Os dados são da própria Federação, que contabiliza 375 presos, e dos censos do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) e da ONGRepórteres SemFronteiras, divulgados esta semana. Os números variam conforme os critérios de cada organização, podendo incluir ou não prisões cuja relação com o trabalho foi confirmada e jornalistas cidadãos ou pessoal de apoio a atividades jornalísticas. Ajudar na conservação − Enquanto as atenções dos ambientalistas estiveram voltadas nas duas últimas semanas para a proteção da biodiversidade, tema da cúpula COP15 em Montreal, uma das mais renomadas fotógrafas de natureza do mundo reuniu imagens feitas por alguns dos melhores profissionais da NatGeo emumprojeto de apoio a programas de conservação e à fotografia ambiental. A iniciativa, liderada por Ami Vitale, premiada fotógrafa da National Geographic, pretende arrecadar US$ 1 milhão com a venda de mais de 100 trabalhos de autoria de fotógrafos da natureza de vários países, a maioria profissionais que trabalhamou já trabalharam para a revista. Esta semana em MediaTalks Jennifer Hardley Es tamos amp l i ando nossa equ i pe de colaboradores. São requisitos essenciais: inglês fluente, vivênciaemjornalismodiárioouonlineem tempo real, uso de SEO em redação jornalística e excelentes conhecimentos de WordPress ou publicadores semelhantes. Experiência em temas acompanhados pelo MediaTalks será valorizadanaseleção. As vagas são remotas, com oportunidades para freelancers ou interessados em fazer parte da equipe em tempo integral. Quer escrever para ? Envie CV e portfólio de trabalhos para mediatalks@ .com.br.

Edição 1.390 página 6 AGRO n Prestes a comemorar 18 anos, oCanal Terraviva está preparando uma série de programas especiais para o fim do ano sobre os principais acontecimentos de 2022, retratados pelas lentes de seus repórteres e apresentadores. u No próximo sábado (24/12), às 20h30, será exibido o programa Estradeiro Estância Bahia 2022, expediçãoque reuniu30pessoas, incluindo a repórter RenataAfonso, que apresenta o programa, em uma viagem de seis dias em cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e São Paulo. u Mais tarde, às 21h30, será a vez de destacar o comércio internacional com o Especial Cdial Halal, comapresentação de Otávio Ceschi Jr. A atração destacará o comércio de produtos brasileiros para o mundo árabe e muçulmano. u No dia de Natal (25/12), às 20h30, LilianMunhoz comandará o programa Missão Mulheres do Agro – EUA, com destaque para uma viagem de quase 20 dias, com 17 mulheres do agronegócio, ocorrida entre julho e agosto. u Em seguida, às 22h, a série Agro Árabe, com apresentação de Márcio Campos, mostrará como a cultura e o trabalho de imigrantes árabes ajudaram a tornar o agronegócio brasileiro a potência que é hoje. u Na semana de Ano Novo, em 31/12, Andréia Fogaça apresenta a partir das 20h30 o programa Expedição Araguaia & Xingu, que destaca as riquezas e o potencial do agronegócio do centro-oeste brasileiro. u Às 21h terá início a retrospectiva do agronegócio e as perspectivas para o próximo ano, com apresentação de Samanta Pineda. u Para abrir a programação de 2023, em 1º de janeiro, às 20h30, será exibido o Sial Paris: mundo de oportunidades para o agro brasileiro, com apresentação de Renata Maron, que realizou, em outubro, a cobertura desta que é considerada a maior feira de alimentos, bebidas e agronegócio da Europa e uma das maiores do mundo. Terraviva prepara programação especial para o fim do ano EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Com o objetivo de valorizar a atuação das mulheres no jornalismo brasileiro, a Rede JP trouxe na última edição de sua conferência pautada em inovações uma mesa sobre as eleições de 2022 e o ataque a mulheres jornalistas, que teve um aumento de 250% (dados da Abraji). Para jornalistas negras, o cenário é aprofundado diante das microagressões já existentes e que ganhamnovos contornos. Para a discussão sobre o tema o evento recebeu as jornalistas Nayara Fernandes (G1), Tatiane de Assis (revista piauí), Jéssica Thamyres dos Santos (Ponte Jornalismo) e Lechette Baron (União Internacional deMulheres Jornalistas). O painel, apresentado por Eliane Almeida (USP), pode ser assistido no link. A Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) anunciou a criação do primeiro consórcio de veículos e empresas de comunicação do País com foco nas populações negras, indígenas, periféricas, quilombolas e ribeirinhas. O consórcio gerido pela Rede JP elaborou um plano com propostas de políticas públicas para organizações demídia voltadas a esses perfis. Com a participação de Cojira RJ, Cojira SP, Escola de Comunicações e Artes da USP, entre outras organizações, a lista tem38 itens comdemandas que são essenciais para a elaboração de uma comunicação plural, mais diversa e justa, proporcionando a participação das populações negras, indígenas, quilombolas e das periferias. Confira no link. Conheça as principais demandas do consórcio de veículos e empresas de comunicação Roda de conversa entre mulheres jornalistas no Segundo Encontro Internacional de Jornalistas Tatiane (esq.), Lechette, Nayara e Jéssica Deka Carvalho

Edição 1.390 página 7 Comunicação Corporativa n O Conselho Deliberativo da Aberje tem, desde 15/12, um novo comando. Nelson Silveira, da GM, que estava na Vice-Presidência da entidade desde a saída de Adriano Stringhini (ex- -Sabesp), foi eleito presidente, sucedendo a Gislaine Rossetti, que deixou suas funções na Aberje e, simultaneamente, na Latam, onde era diretora de corporate affairs (ver a seguir). Malu Weber, da Bayer, que já integrava o Conselho há alguns anos, foi eleita vice-presidente. Ambos cumprirão mandato até dezembro de 2023. u Logo após a eleição e o anúncio oficial da Aberje, Silveira postou em seu LinkedIn: “A partir de hoje, encaro um dos maiores desafios de minha já longeva carreira. Com a chancela de uma elite de comunicadores brasileiros e o apoio dos mestres Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, tenho a honra e a alegria de assumir a Presidência do Conselho Deliberativo da Aberje. Ao meu lado, a querida amiga Malu Weber, assume a Vice-Presidência. Trata-se de um compromisso firmado com a comunicação brasileira. De olho em contribuir para consolidar a Aberje como um ‘Think Tank’ onde asmelhores práticas e as grandes narrativas são engendradas. Onde o devir comunicador vive em sua plenitude”. Novo ciclo – Gislaine Rossetti, na sua dupla despedida, de Aberje e Latam, escreveu em seu LinkedIn: “Vou colocar em prática a realização de um desejo: o ócio, o descanso, a continuidade dos estudos e, depois, concretizar um novo projeto, dentro do seu tempo de maturidade. Foi maravilhoso este período de nove anos na Latam Airlines. Tenho #gratidão e admiração por esta empresa. Saio de cena como profissional da Latam, mas sigo como amiga, parceira e cliente desta gigante, sempre na torcida pelo contínuo #sucesso de uma empresa que se dedica imensamente a acolher o cliente, humana e cheia de desafios...” n A Abracom fecha 2022 com nova estrutura executiva. OConselho Gestor da entidade decidiu extinguir o cargo de presidente executivo, até agora ocupado por Carlos Carvalho, executivo que ali chegou na fundação da entidade, em junho de 2002. No lugar, criou o posto de diretor executivo, para o qual convidou Sheila Magri, profissional que atuou em agências por mais de 25 anos. Ela foi sócia-fundadora e gestora da Macob Comunicação por quase oito anos e meio (até este mês), além de CEO da H+K Strategies (15 anos e meio) e diretora-geral da FTI Consulting (dois anos). Caberá a Sheila liderar as áreas de suporte em comunicação, relacionamento com o mercado, atendimento a associados, eventos, finanças e projetos e parcerias. u Carvalho deixa suas atuais funções executivas e passa a atuar como consultor para projetos especiais da entidade. u A mudança segue os novos parâmetros sugeridos pela consultoria ZRG, contratada pela Abracom para analisar o atual modelo de gestão. O diagnóstico, segundo informa comunicado da entidade, “prepara a associação para os desafios de um mercado em profunda transformação”. Nelson Silveira assume a Presidência do Conselho Deliberativo da Aberje, com Malu Weber como Vice Nelson, Malu, Gislaine e Adriano Abracom reformula estrutura executiva. Carlos Carvalho passa a consultor e Sheila Magri chega como diretora executiva Carlos Carvalho Sheila Magri

Edição 1.390 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa Ceará n Analu Morais, analista de comunicação, que ficou por pouco mais de quatro anos na AD2M, está agora como assessora de imprensa da Approach. Ela atuou anteriormente como produtora de TV na AdvanceComunicação. Minas Gerais n Nathália Moreira, coordenadora de PR, deixou a Buser Brasil, onde esteve por um ano, até novembro, e começou como especialista em comunicação e assuntos institucionais naGerdau, em Belo Horizonte. Ela também já esteve, por oito anos e oito meses, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG. Paraná n Eduardo Correia Pinto, que ficou por quase três anos na FleishmanHillard, em São Paulo, está agora como coordenador de comunicação corporativa na Neodent, em Curitiba. Ele também já passou por InPress Oficina, em Brasília, e Groupe Renault, lá mesmo em Curitiba. Analu Morais Nathália Moreira Eduardo Correia Pinto Rio de Janeiro n A Alter Conteúdo Relevante tem gente nova chegando ao time: Gabriela Anastácia (ex- -Emerj), que ali chegou como consultora digital, assumindo, na sequência, a coordenação demarketing; Letícia Nascimento (ex- Instituto Ventre Coração), designer que atende a clientes como Fundação Toyota, Movimento Circular e GIZ; Christian Costa (ex-Google), especialista em marketing digital de alta performance, que cuida da gestão estratégica de tráfego pago nos canais Google, Meta e Linkedin para os clientes da agência; e Danilo Pessôa (ex-Prefeitura de Sumaré), contratado como produtor de conteúdo para os clientes Habitat Brasil, Instituto Cidades Sustentáveis e I Care. n Christiane Alves deixou a equipe de jornalismo da CBN, onde atuou por pouco mais de 15 anos, inclusive como chefe de Reportagem, e integrou-se ao time da Textual, na função de assessora de comunicação. Também teve passagens por GloboNews e Super Rádio Tupi. n Mariana Wirtzbiki Aoad, ex-Grupo Neonergia, onde esteve por quase dez anos e meio, e que por seis meses, até setembro, atuou como head de inovação na LadyMorais Human Capital, assumiu, na sequência, a Gerência de Comunicação Corporativa da Statkraft. Rio Grande do Sul n Patrícia d’Ávila começou em novembro como consultora de sustentabilidade no Grupo Report. Ela foi anteriormente, por pouco mais de um ano, até agosto, coordenadora na Meals on Wheels, em Adelaide, na Austrália, cidade onde viveu por quase seis anos. Também foi, por mais de sete anos, coordenadora de comunicação e responsabilidade social da Construtora OAS. Danilo Gabriela Anastácia Letícia Christian Christiane Alves Mariana Wirtzbiki Patrícia d’Ávila

Edição 1.390 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Andrea Lie Iwamizu, que esteve por pouco mais de um ano e meio na JBS, até setembro, como gerente de comunicação corporativa, deixou a empresa e assumiu a liderança de comunicação corporativa e marketing institucional do Grupo Eurofarma, no cargo de gerente sênior. Anteriormente, ela passou pelas agências Hill + Knowlton, LLYC, FleishmanHillard e MSL Group. n Eduardo Guedes Soares, que gerenciou o Departamento de Assessoria de Imprensa da Dersa por quase quatro anos, até dias atrás, assumiu este mês a Diretoria de Novos Negócios da Approach. Ele também coordenava a área de imprensa da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e foi por oito anos da assessoria de imprensa do Governo do Estado de São Paulo. n Astrid Vasconcellos, diretora de comunicação e marketing, deixou o Twitter após seis anos e quatro meses de casa. Ela foi anteriormente, por dez anos, da Discovery Communications, cinco deles como di retora. Também atuou por dois anos e meio como executiva da Burson-Marsteller, atual BCW. São Paulo Andrea Lie Iwamizu começa no Grupo Eurofarma e Eduardo Guedes Soares, na Approach. Astrid Vasconcellos deixa o Twitter Andrea Lie Iwamizu Eduardo Guedes Soares Astrid Vasconcellos E mais... n Barbara Honorato, atendimento pleno, despediu-se da Máquina CW, onde esteve por poucomais de dois anos, até dias atrás, e começou na FSB Comunicação como analista pleno. n Bruna Pires, analista de comunicação, que foi da Cruzeiro do Sul Educacional por quase quatro anos, até junho, agora trabalha na Febracis Coaching, como líder de comunicação. Entre 2011 e 2018, estevecomoconsultoranaXCOM. n Daya Lima, ex-Egom e Ibirá Comunicação, que mais recentemente passou também pela Golin, integrou-se já há algumas semanas à FSB Comunicação como gerente de comunicação. n Flávia Pereira Rangel foi efetivada na RPMA Comunicação como consultora júnior, após pouco mais de um ano estagiando na agência. n Helena Chamma, que foi por quase quatro anos da Máquina CW e esteve em licença-maternidade, integrou-se logo após sua saída de lá à equipe da FleishmanHillard Brasil, em que atualmente é diretora de planejamento e estratégia digital. n Júlia Gandin integrou-se em setembro à equipe da Agência Contatto, contratada como analista de marketing. Chegou após um ano e dez meses como assistente na Milvus. Barbara Honorato Bruna Pires Daya Lima Flávia Pereira Rangel Helena Chamma Júlia Gandin

Edição 1.390 página 10 n Letícia Castro, que esteve por oito meses no marketing da Multilaser, começou em novembro como freelancer na CDI, como especialista emRP de News, para o cliente Google. n Mariana Anauate está de volta à InPress Porter Novelli, agência em que iniciou como estagiária em 2011, profissionalizando-se um ano e meio depois. Regressou emnovembro como consultora sênior para o atendimento à área institucional da Unilever. Nesse intervalo, passou por Agência Pub, CDN, FSB e Giusti. n Milene Barros, ex-Máquina CW, que também passou pelo Estadão, está desde outubro no Grupo In Press, contratada para o planejamento estratégico com foco em moda. n Natalia Araujo Iponema, atendimento pleno, deixou a Agência Lema, onde esteve por quatro anos e meio, até novembro, integrou-se, na sequência, à equipe da Race Comunicação, no cargo de executiva de atendimento. n RebecaMoreira, analista pleno, que esteve por quase dois anos na Loures, até agosto, integrou-se ao time de executivos da Edelman. n Tatiana Vieira, ex-Edelman, que foi executiva da Ketchumpor pouco mais de um ano e meio, até agosto, está agora na Adidas. Sua função: Sports MarketingManager − Community & Olympics. Milene Barros Natalia Araujo Iponema Rebeca Moreira Tatiana Vieira Larissa Oseas Raphaela Brumatti Letícia Castro Mariana Anauate Entraram em licençamaternidade n LarissaOseas, gerente na Zeno Group, em São Paulo (para a conta do Grupo Natura & Co), na empresa desde março de 2019. n Raphaela Brumatti, supervisora de contas na JeffreyGroup, em São Paulo, na agência desde maio de 2019. Confira os episódios em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços) conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.390 página 11 n A JeffreyGroup assumiu a conta de assessoria de comunicação da Sodexo Benefícios & Incentivos, passando a responder pelas ações de comunicação externa focadas em reputação da marca junto à imprensa e influenciadores. A conta será tocada pelo grupo de Luís Joly, com direção de Daniela Teixeira, gerência de Simone Sabatini, atendimento de BrunaMartins e BárbaraMiranda Rodrigues e apoio de Gabriella Oltramari Romancini. O e-mail para contato é sodexo@jeffrey group.com. n A Textual celebra a chegada do cliente Fast Shop, rede varejista de eletrodomésticos e eletroeletrônicos com mais de 80 lojas físicas no País emilhões de visitas mensais em seu e-commerce. Pedro Osti chega à agência para assumir o atendimento de PR do cliente, com gerência de Bianca Arman e direção de atendimento de Lina Garrido. E mais... n Outra agência com novidades em carteira é a Arabella, que conquistou a conta da CSL Vifor, indústria de produtos farmacêuticos e terapias para doenças raras. Responderá pela estratégia de branding e comunicação, apoiando as campanhas de saúde lideradas pela marca. No atendimento, Nilza Botteon e Carina Viana (carina@arabella. ag). Arabella é uma empresa do grupo WideAg. n A NR7 | Full Cycle Agency também está com novo cliente. Conquistou a conta da Sonne, empresa que atua com consultoria empresarial. Dança das contas JeffreyGroup conquista a conta da Sodexo. E Textual, da Fast Shop n A Mega Brasil lançou nesta quarta-feira (21/12) o Especial de Natal de seu JCC – Jornal da ComunicaçãoCorporativa, emduas versões: revista digital e vídeo. A versão em vídeo tem a narração do jornalista, produtor e cineasta Ulisses Rocha e a participação de 28 executivos de comunicação na leitura do poema Pedra Filosofal, do poeta português Antonio Gedeão, que nos faz um convite para encarar e compreender a vida com a simplicidade infantil e transpor os desafios do cotidiano com leveza e alegria. Já na versão impressa o projeto reúne mensagens assinadas por esses profissionais sobre os legados e desafios da e para a comunicação. Leia aqui e assista aqui. E mais... n A Eldorado Brasil apresentou na última semana seu novo portal, tendo como principal novidade a apresentação do conteúdo em quatro idiomas –português, inglês, espanhol e mandarim, que é a língua de seu maior cliente externo. u A decisão de incluir mandarim está ligada ao fato de a China ser o principal comprador da celulose produzida pela Eldorado. Segundo a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), em 2021 o Brasil exportou 15,6 milhões de toneladas de celulose. Deste total, 48% foram enviadas para a China. Curtas Especial de Natal da Mega Brasil tem revista digital e vídeo Livro n A Story Baker lançou o livro Tendências 2023: do algoritmo aos humanos, que traz discussões sobre as principais tendências da mídia para 2023, com versões em português e espanhol. São 20 textos sobre diversos temas, mais uma conclusão, de autores de Espanha, Itália, Argentina, México, Colômbia, entre outros países. O Brasil está representado por Eduardo Tessler, Leão Serva e Ernesto Bernardes. u Entre os tópicos discutidos estão métricas para criadores digitais, redescoberta da própria marca, redes sociais, newsletters, lives, metaverso, monetização, branded content, futuro do jornalismo, redações digitais, entre outros. Tendências 2023 é fruto da parceria entre Mauricio Cabrera, fundador e diretor de Story Baker; IvanPérez, editor da obra; Mirsha Rivera, responsável pelo desenho e arte; e Eduardo Tessler, sócio- -diretor de midiamundo.com. A tradução para o português é de Gustavo Monteiro. u É possível solicitar o livro gratuitamente por meio deste formulário, em português ou espanhol. A obra será enviada por e-mail. E mais... n João Borges lança em 19 de janeiroo livro Eles não são loucos: Os bastidores da transição presidencial FHC-Lula, que mostra bastidores da história da transição política e econômica dos dois governos. O autor, que foi assessor de imprensa do Banco Central entre 2000 e 2002, fez diversas entrevistas, teve acesso a reuniões secretas e acompanhou de perto as decisões tomadas pelos mais importantes nomes da área econômica nomandato de FHC. João tambémfoi pormuitos anos daGlobo, períodoemque foi eleito em mais de uma edição entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, e atualmente é diretor de Comunicação e Marketing da Febraban. Adquira o livro em pré-venda aqui. n José Renato Prado lança o e-book O InstintoeoDocede Leite, publicação independente com 20crônicasde temasdiversos, que apresentam como características situações bem-humoradas, desfechos inusitados, ironiae levecrítica social. Adquira aqui. Livro debate tendências da mídia para 2023 conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.390 página 12 AUTO TOME NOTA Especial – n A edição de dezembro da revista AutoData trouxe um especial com os destaques do Prêmio AutoData 2022. Estampam a capa os executivos Luiz Carlos Moraes (Mercedes-Benz) e Carlos Delich (ZF), premiados com os troféus de Liderança Empresarial entre Montadoras e Fornecedores, respectivamente. Confira! n Foram conhecidos em 12/12 os 16 premiados do 8º Prêmio L’Auto Preferita. Além da entrega dos troféus, o evento contou com homenagens a Claudio Carsughi, patrono da iniciativa, que celebrou 90 anos de idade em outubro. Dentre as atrações, o evento contou comum pocket show da cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi e homenagens de diretores do meio automotivo e do piloto Felipe Massa. Confira a relação completa dos premiados. n Rafael Borges (11-98684-8619 e rafael .borges@webmotors. com.br) assumiu no início do mês como coordenador de Comunicação Interna e Imprensa da Webmotors. Ele chega com a responsabilidade de estreitar o relacionamento da marca com jornalistas e demais stakeholders, como entidades do setor emontadoras, e responderá ao gerente de Comunicação Rodrigo Ferreira e ao CMO Cris Rother. u “Estou muito entusiasmado por fazer parte do time Webmotors, que sempre reconheci pelo profissionalismo e competência”, destaca o executivo. “Me senti muito acolhido por todos e pude perceber a paixão e dedicação que todos têm aqui pelo que fazem e pelo setor automotivo. Espero poder contribuir com minha experiência para que a Webmotors siga sendo reconhecida como a parceira de soluções automotivas dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou lojistas”. u Rafael esteve por sete anos e meio dedicado ao atendimento da Toyota, inicialmente pela Printer Press e depois contratado como coordenador de Comunicação Externa e Interna. Antes, passou por Harley-Davidson, Nokia, The Jeffrey Group e Planin. PELO MERCADO Rafael Borges assume a Comunicação da Webmotors E mais... n A fabricante de motos de origem indiana Bajaj, que inicia operações no Brasil, contratou Jaqueline Deneka para a vaga de gerente de Marketing. Nos últimos quatro anos ela ocupou o cargo de gerente de Marketing e Comunicação da Ducati e antes passou por Ford e Red Bull. Enquanto não define a estrutura responsável pelo atendimento à imprensa, ela responde às demandas da área pelo jsouza@ bajajauto.co.in. n CristinaCestari (ex-Itaú e Brasil Warrant) é a nova Chief Information Officer (CIO) da Volkswagen para a Região América do Sul. Chega com a missão de colaborar com a transformação digital que a companhia vem realizando ao longo dos últimos anos. Rafael Borges Jaqueline Deneka Cristina Cestari PELAS REDAÇÕES L’Auto Preferita celebra os 90 anos de Claudio Carsughi Claudia e Claudio Carsughi jornalismoparaquem gostadeouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Umaconfrariade podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Edição 1.390 página 13 PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO Isso é o que diz o Velho Testamento. Você está acompanhando isso, Maria? Sim, Zelatiel. Pois é, no Velho Testamento há coisas do arco da velha. Confesso, Zeca, que nunca li a Bíblia. Mas acho que vou deixar minha preguicite de lado e me ocupar dessa tarefa. Na Bíblia há todas essas putarias a que você se refere? Sim, Maria. A Bíblia é um livro incrível. Nesse livro tem poema, tem romance, temcrônica, tem tudo o que você possa imaginar. Belíssimo. Veja de novo o que o nosso amigo escreveu: Ninguém sabe quando nasceu e morreu Jesus Cristo. Lucas, Mateus e Marcos falam de Jesus nos seus textos. Pra mim, eles são jornalistas do tempo antigo. Dão informações a respeito de Jesus. Incompletas, é verdade. Mas está lá: Jesus tinha uns 30 anos de idade quando foi preso, torturado e morto pregado numa cruz por romanos. Aos 12 ou 13 anos de idade, encantou sábios em Jerusalém. E foi em Jerusalém que ele botou pra quebrar, ao expulsar, na porrada, marreteiros que vendiambugigangas em torno do que a Bíblia chama de templo. Era uma espécie de banco central, o que se chamava de templo. No tal templo trocavam-se moedas de diversas espécies e lugares. Esse templo era dirigido por judeus de alto gabarito. E foram esses que pegaram Jesus e o entregaram a Pilatos que lavou as mãos e deu no que deu. No geral, e a rigor, comparo Jesus a Antônio Conselheiro. Conselheiro, beato, saiu dos cafundós do Ceará para brigar contra os poderosos da sua época. E aí, lascou-se. Resultado: 25 mil mortos em Canudos. Nisso tudo até aqui contado há algo que me encanta: Jesus, a contragosto dos discípulos, recebeu um dia um grupo de crianças no Jardim das Oliveiras. Justificando a sua vontade, teria dito “Vinde a mim, crianças”. Agora, meu amigo, minha amiga, imagine Jesus loiro de olhos azuis na Palestina. Jesus era negro e morreu depois de brigar em Jerusalém Maria, Maria! Veja isso, Maria! − foi dizendo entusiasmado Zelatiel das Flores à mulher que na sala ajeitava umas tranqueiras referentes ao período natalino. E ela: Oi, oi. Endoidou? Zelatiel fez que não ouviu, talvez tenha ouvido, mas entusiasmado, com o celular na mão, disse que acabara de ler uma coisa bonita. Maria, por uns momentos, parou de mexer nas tranqueiras e, encarando o maridão, perguntou: Quem é esse cara a quem você se refere?. Zelatiel fez que não ouviu e começou a ler com voz impostada: Oh! Deus, teu filho é negro E tem de ti a semelhança Dos que nascem em África No rastro da esperança Tu sabes, e muito bem, Que isso dá discussão: Há brancos que se recusam A ver num negro seu irmão Lamentável! Lamentável! Impróprio para cristãos: Se somos todos iguais Por que não somos irmãos? (JESUS É NEGRO) Hummm... Gostei, gostei. Esse é o cara a quem você se refere? Pôxa, muito bom, afirmou, já opinando, Maria de Zelatiel. E ele: Sim, ele é o cara! E a conversa foi seguindo por aí, entre perguntas e exclamações. Zelatiel começou a dizer àmulher que não conhecia pessoalmente o autor do poema, mas o acompanhava na imprensa. Disse que os textos dele, publicados na newsletter Jornalistas&Cia, por exemplo, fogem da obviedade ululante. E é por isso, mulher, que você aparentemente gostou dele e sem o conhecer. E quer ver? Jesus não era branco, não era loiro, era negro. Não existe loiro de olhos azuis no Oriente Médio. Não está na Bíblia, mas Jesus tinha menos de 1,70mde altura. Seus cabelos eram curtos e a barba, aparada. Era pessoa aparentemente normal. Era do campo. Agricultor. Talvez analfabeto, mas um dia achou de brigar com o establishment. E aí lascou-se. Viu Maria, viu Maria? De fato, o mundo todo guarda na memória a figura de Jesus loiro, magro, de olhos azuis e gostoso, penando de braços abertos numa cruz. Olha, Maria, o que o cara ainda escreveu: Na Bíblia há muitas informações a respeito do tempo antigo. Desgraceiras a dar com pau, muitas orgias. Nem anjos escaparam da sede sexual dos tarados de Sodoma e Gomorra. Fausto Bergocce

Edição 1.390 página 14 Naquele tempo, no tempo de Jesus, havia tudo quanto não presta, que nem hoje. Figuras como o rei Salomão eram de grande importância. Temidos. Salomão era negro. O rei Davi, também. Por que não se fala disso? Existem centenas, milhares, de livros, discos, muita coisa que trata de Jesus e seus discípulos. Os discípulos eram uma espécie de segurança de Jesus. Jesus não nasceu em Belém, nasceu em Nazaré. Nazaré era uma vilinha de nada pegado à Palestina. E o Natal, hein? O dezembro daqueles tempos era um mês de festejos pagãos. Ocristianismo foi adotado como religião, digamos assim, no século IV pelo imperador Constantino. O calendário gregoriano... Bom, essa é outra história. Sem falar da violência comumnaqueles tempos. Escravidão, inclusive. Analisando bem, pouco mudou até aqui. Na segunda parte do século 19 o baiano Castro Alves pegou para si a bandeira da abolição e gerou a obra-prima, O Navio Negreiro, cuja quarta parte foi musicada pelo pernambucano Jorge Ribbas. Assim: Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de açoite... Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar… Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães: Outras moças, mas nuas e espantadas, No turbilhão de espectros arrastadas, Em ânsia e mágoa vãs!... (https://www.youtube.com/watch?v=kB2p0Afk8Ac) Foto de Flor Maria Ilustração do cartunista Fausto Bergocce Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Sudeste n Morreu em 17/12 Carlos Ernani Brickmann, aos 78 anos, emSão Paulo. Ele estava internado desde outubro na UTI do Hospital Sírio-Libanês por causa de um quadro infeccioso. Deixa mulher e dois filhos. u Nascido em Franca, interior de São Paulo, Brickmann iniciou a carreira em 1963, aos 18 anos. Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, Diário do Grande ABC, Folha de Pernambuco, Correio Popular, O Dia, Gazeta de Ribeirão Preto e no site Observatório da Imprensa. Atuou como repórter, editor-chefe, diretor, assessor, consultor e colunista. u Ao todo, dedicou 59 anos de sua vida ao jornalismo. Foi o primeiro jornalista a cobrir as manifestações por eleições diretas para presidente da República, pela Folha. No jornal, foi editor de Internacional e de Economia, além de repórter especial. Em 1992, passou a gerenciar a Brickmann & Associados Comunicação. u Marli Gonçalves, amiga há 45 anos e sócia de Brickmann, publicou uma homenagem ao jornalista com quem trabalhava desde 1993. Além da Brickmann & Associados, os dois gerenciavam juntos, desde 2015, o site Chumbo Gordo. Leia o artigo na íntegra. u A propósito, na newsletter do site dessa terça-feira (20/12), Marli informou que “nosso Gordo nos deixou, mas o Chumbo Gordo vai continuar até onde for possível, abrigando, acolhendo, lutando pela democracia, liberdade de expressão, contra a censura, conta as mazelas nacionais, abrindo canais. Precisa, contudo, continuar a ser livre”. n O Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou um recurso de indenização por danos morais da Folha de S.Paulo contra o ex-repórter do jornal Pedro Ivo Tomé, que escreveu o acróstico (frase formada pelas primeiras letras dos parágrafos) “Chupa Folha”, em texto publicado em junho de 2015. u Segundo o TST, não ficou comprovada lesão à imagem e à fama da Folha, e a repercussão do fato deu-se apenas em blogs e sites de pequeno alcance. Além disso, o pedido de desculpas do repórter já foi divulgado no próprio jornal. Sobre a retratação, o TST declarou que a Folha não especificou os termos do texto a ser escrito por Pedro Ivo Tomé: “Como poderia ele fazer isso? Escrevendo outro acróstico dizendo, por exemplo, “NÃO CHUPA FOLHA”? O que está feito, está feito, não tem volta”. O adeus a Carlos Ernani Brickmann Carlos Brickmann TST julga improcedente ação da Folha contra repórter que escreveu “Chupa Folha” São Paulo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==