Edição 1.393 - 18 a 24 de janeiro de 2023 n Circulará na próxima segunda-feira (23/1) a 12ª edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira. Pela primeira vez o tradicional levantamento promovido por Jornalistas&Cia e pelo Portal dos Jornalistas divulgará seus resultados de maneira unificada, em uma edição histórica. Até 2021, os resultados que apontavamos jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados do ano e da história eram divulgados ao longo de cinco semanas, nas edições deste J&Cia. u “A mudança teve como objetivo criar um espaço único, exclusivo e ampliado para análise dos resultados do levantamento”, explica Fernando Soares (fernan [email protected]. br), editor deste Jornalistas&Cia e coordenador da pesquisa. “Com isso teremos uma edição ampliada e dedicada exclusivamente ao ranking. Será um documento histórico, que poderá servir de consulta e análise indefinidamente, de maneira simples e rápida. Para os premiados, certamente será uma edição com um valor especial, para ser guardada para sempre”. Anúncios – n Empresas e agências decomunicação interessadas em garantir seu espaço e apoio à edição especial do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2022, podemobter mais detalhes e informações sobre ações disponíveis com Vinicius Ribeiro ([email protected] e 11-99244-6655) ou Silvio Ribeiro ([email protected] e 19-97120-6693). n Poucas semanas após ser desligado da Folha de S.Paulo, decisão que gerou inclusive muitas críticas à direção da publicação, Janio de Freitas acaba de acertar com o Poder360, onde estreará como articulista nesta sexta-feira (20/1). As contribuições dele serão semanais, com eventuais colaborações extras sobre a conjuntura do poder. u Aos 90 anos, com 69 de carreira, Janio é referência na mídia brasileira e foi responsável por algumas das revelações demaior impacto da história do jornalismo no País, como a piora na saúde do presidente João Figueiredo, em 1983, que uma semana mais tarde viria a tirar licença para cirurgia cardíaca nos EUA. u Em 1987, escreveu que construtoras haviam combinado previamente o resultado da licitação para a obra da Ferrovia Norte-Sul, publicando de forma cifrada as vencedoras dos lotes dias antes da anúncio do resultado da licitação pelo Governo Federal. Por esse trabalho, foi premiado com o Esso de Jornalismo e o Iberoamericano Rei da Espanha, duas das principais iniciativas de reconhecimento ao jornalismo no Brasil e no mundo. u Em entrevista em vídeo ao Poder360 a partir de casa, no Rio, Janio afirmou que o jornalismo passa de forma inexorável pelo meio digital: “Todo mundo está de celular, quase todo o tempo olhando para a tela. Isso é um meio de comunicação fantástico, uma coisa absurda. Não se imaginou nunca que fosse possível uma extensão tão grande, tão absoluta, universal, das comunicações. A informação digital chegou, venceu. E só vai se ampliar”. Assista à íntegra do vídeo. Repercussões n A trajetória de Janio de Freitas e sua contratação como articulista do Poder360 foram saudadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quatro ex-presidentes da República, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sete ministros do Supremo Tribunal Federal, o presidente do TCU, seis governadores, presidentes de partidos, CEOs de empresas, advogados, jornalistas e representantes de vários setores da sociedade civil. u “Digo sempre que a pessoa que tem uma causa nunca envelhece”, disse Lula. “Janio de Freitas, do alto de seus 90 anos, tem uma causa que o torna eternamente jovem: fazer do jornalismo uma ferramenta de defesa da democracia e de construção de um Brasil mais justo, fraterno e soberano”. u Segundo Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, “nós, jornalistas, já conhecemos a qualidade e a excelência de Janio de Freitas. Mas as reações do establishment à sua contratação mostram que ele se transformou em unanimidade nacional quando se trata de jornalismo profissional de qualidade”. u Entre os jornalistas que se manifestaram estão Ancelmo Gois, Caio Túlio Costa, Carlos Eduardo Lins da Silva, Dorrit Harazim, Eugenio Bucci, Fernando Mitre, Juca Kfouri, Leão Serva, Marcelo Beraba, Matinas Suzuki Jr., MiltonNeves, Patrícia Campos Mello, Roberto D’Ávila e Sérgio Augusto. Ranking dos +Premiados da Imprensa 2022 circula na próxima segunda-feira (23/1) em edição especial unificada Janio de Freitas é o novo articulista do Poder360 J&Cia passa a contar a partir desta edição com o honroso apoio da Bayer, que se soma às marcas Gerdau, Samsung, Vivo e XP Inc. no patrocínio da newsletter Janio de Freitas
Edição 1.393 página 2 Últimas n O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino anunciou em 17/1 a criação do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, paramonitorar casos de ataques à categoria. O anúncio aconteceu um dia após Dino reunir-se com a presidente Fenaj Samira de Castro, os diretores do Sindicato dos Jornalistas do DF Silvio Luiz Vasconcellos de Queiroz e Cristiane Silva Sampaio, e a presidente Abraji Katia Brembatti. Nesse encontro, no Palácio da Justiça, em Brasília, Dino solidarizou-se com os jornalistas e colocou a pasta à disposição das entidades de classe que representamos profissionais. A reunião contou com a participação de RicardoCappelli, interventor federal da Segurança Pública no DF, também jornalista e secretário-executivo do MJSP, e do secretário Nacional de Segurança Pública Tadeu Alencar. Ministério da Justiça instalará Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas n Indicada emnovembro, Priscila Yazbek começou esta semana sua jornada como correspondente de economia internacional da CNN Brasil, diretamente de Paris, na França. Ela estreou na cobertura do Fórum Econômico Mundial, que ocorre Davos, na Suíça, até esta sexta-feira (20/1). u Na nova função, Priscila analisará a economia internacional como um todo, o mercado financeiro no exterior e seus impactos no Brasil e na economia brasileira. Emcomunicado sobre a novidade, a CNN Brasil destacou que, “diante de um cenário complexo, com uma guerra que se arrasta na Ucrânia e inflação no maior patamar na Europa em quase meio século, o noticiário econômico internacional ganhou relevância. Os choques de preços lá fora e a desaceleração das maiores economias do mundo − China, EUA e Europa − afetam diretamente a economia brasileira”. u Para Leandro Cipoloni, VP de Jornalismo da CNN Brasil, “a decisão de ter uma correspondente especial izada em economia demonstra o interesse e o investimento da CNN em acompanhar de perto os movimentos dos mercados europeu e asiático e as políticas econômicas nesses continentes. Trata-se de uma necessidade do público da CNN para um mundo globalizado, com economias conectadas”. u Priscila atua na cobertura de economia desde 2012, e está na CNN desde junho de 2021. Venceu diversos prêmios como jornalista de Economia, e esteve entre os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças em 2021 e 2022, em eleição promovida por este J&- Cia e pelo Portal dos Jornalistas. Priscila Yazbek estreia como correspondente de economia internacional da CNN Priscila Yazbek KellyQ n A Folha de S.Paulo distribuiu comunicado interno nesta quarta-feira (18/1) informando que vai reabrir o posto de correspondente na Ásia. A função será exercida a partir de 27/2 por Nelson de Sá, que ficará baseado em Taipei. u Na Folha desde 1985, Nelson foi redator, editorialista, correspondente em Nova York, editor-assistente de Brasi l e Mundo, secretário-assistente de Redação, repórter especial, crítico de teatro e editor da Ilustrada. É autor de Diversidade: um guia para o teatro dos anos 90 (Hucitec). Assina a coluna Toda Mídia, publicada no caderno Mundo às segundas, quartas e sextas-feiras. Folha reativa correspondência na Ásia Nelson de Sá
Edição 1.393 página 3 conitnuação - Últimas n Henrique Caban morreu na madrugada desta quarta-feira (18/1), aos 82 anos, no Rio de Janeiro. Ele apresentava problemas de saúde desde meados do ano passado, mas a causa imediata da morte não foi informada pela família. A cremação do corpo deve ocorrer na quinta-feira (19/1), no Cemitério da Penitência, no Caju. Ele deixa duas filhas e cinco netos. u Caban era carioca, filho de judeus do Leste Europeu refugiados no Brasil durante a Segunda Guerra. Seu pai foi militante comunista e esteve preso durante o Estado Novo. Seguindo o exemplo do pai, participou de movimentos de esquerda na juventude. u Era ainda estudante de Direito quando começou como estagiário no jornal Última Hora, em 1959. Demitido, largou a faculdade e investiu na profissão de jornalista. Foi, como repórter, para a revista Intervalo, da Abril, e também para Máquinas e Motores e Transportes Modernos. Quando a Abril lançou a revista Realidade, em 1966, Caban foi convidado a chefiar a redação na sucursal Rio. Teve breve passagem como chefe de redação da revista Domingo Ilustrado, da Bloch. Em 1968, participou da equipe que fundou a revista Veja. u No final de 1971, foi convidado por Luís Lobo para trabalhar em O Globo, como editor de notícias. No ano seguinte, Evandro Carlos de Andrade assumiu a Diretoria de Redação, dando início a uma das parcerias mais produtivas da imprensa brasileira. Caban esteve emOGlobo por 27 anos, em postos de comando, e foi uma figura marcante na história do jornal. Respondeu pela reformulação da redação, que modernizou e profissionalizou. Também pela criação da Agência O Globo, a reestruturação de sucursais como Brasília, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. Coordenou a cobertura de grandes eventos e fez de O Globo o primeiro jornal do País a circular nos dias de Natal e Ano Novo. Acompanhou o processo de informatização do veículo, a reforma gráfica, o advento do computador e da internet. u Em 1986, deixou O Globo para assumir como diretor de Operações da revista Veja, em São Paulo. Retornou ao jornal no ano seguinte, como superintendente da Redação, cargo que ocupou até 1997. Depois de um breve período, como diretor-executivo do Jornal do Brasil, em 1999, trabalhou na Ediouro como diretor-executivo da divisão de revistas. u Caban testemunhou o fimdos dias de autoritarismo, e liderou com pulso firme as transforman Kariane Costa foi empossada em 16/1 como nova presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nomeada por decreto pelo presidente Lula em 13/1, ela foi duramente perseguida e ameaçada de demissão no ano passado, após denunciar casos de assédio e censura na empresa. À época, foi acusada pela empresa de cometer os crimes de injúria e difamação. A Comissão de Sindicância da EBC chegou a recomendar a demissão dela. Em novembro, a CGU assumiu o caso. u “Responsável pela transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses, Kariane também assume, interinamente, a Diretoria-Geral com o desafio de restaurar o caráter público, democrático e plural da EBC”, diz nota da empresa, reafirmando o papel constitucional da EBC de colaborar para a complementaridade dos sistemas público, privado e estatal de comunicação. u ComKariane assumemoutras quatro mulheres para comandar a empresa pública durante o processo de transição: Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC (cassado após a posse do presidente Michel Temer), Juliana Cézar Nunes, empregada concursada da empresa; e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini. O diretor de Conteúdo e Programação Denilson Morales da Silva foi mantido. u O ministro da Secom, Paulo Pimenta, disse em nota que “a composição do processo de transição, reunindo empregados concursados da empresa, mas também representantes da sociedade e profissionais da área, mostra nosso compromisso com a comunicação pública e com a integridade e o fortalecimento da EBC”. u Graduada em Jornalismo, Kariane Costa Silva Oliveira tem 41 anos e mais de 18 anos de experiência na área. Concursada da EBC desde 2012, atuou na Ouvidoria da empresa, foi repórter do radiojornalismo, atuando como setorista do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Foi finalista em 2018 do Prêmio Vladmir Herzog pela reportagem O Povo Venezuelano e a Crise. Ainda pela EBC, foi colaboradora na produção de matérias em espanhol para a Radioagência Nacional. Trabalhou como colaboradora da Rádio Nacional da Argentina, com entradas sobre a situação política e econômica do Brasil. Foi também correspondente e comentarista política para a Blu-Rádio e atuou no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB. Alémdisso, foi integrante da Comissão de Empregados da EBC em 2016 e representante no Conselho de Administração desde 2021. Kariane Costa toma posse como nova presidente da EBC Ela comandará a equipe que conduzirá o processo de transição da empresa pública Marcelo Camargo/Agência Brasil Kariane e o ministro Paulo Pimenta Morre uma lenda Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro Henrique Caban
Edição 1.393 página 4 n O presidente Lula promoveu em 12/1 um café da manhã com jornalistas para responder a perguntas dos profissionais, no Palácio do Planalto. Em seus dois mandatos anteriores, ele também promoveu encontros do tipo com a imprensa. u Ao todo, estiveram presentes representantes de 38 veículos. Segundo relato do Poder360, os presentes sentaram-se a uma mesa emformatode “U”. Mas Lula, ao ver a disposição dos profissionais, disse que a mesa deveria ser quadrada para que a distância entre os presentes fosse menor. u Durante o encontro, o presidente pediu para os jornalistas se apresentarem. Fez uma declaração inicial e depois respondeu a perguntas dos profissionais. Foi permitido gravar a conversa, e, após o café, a equipe de comunicação do Planalto tirou uma foto com todos reunidos. u Lula respondeu a perguntas de repórteres de CartaCapital, SBT, Rede TV, TV Globo, CNN Brasil e Brasil247. Também participaram jornalistas de Anadolu, Bandnews FM, Bandnews TV, Bloomberg, CBN, CongressoemFoco, Correio Braziliense, EBC, EFE, Estadão, FolhadeS.Paulo, Fórum,GloboNews, Jota, Metrópoles, Poder360, O Globo, OTempo, R7, Rádio Itatiaia, Rádio Jornal do Commercio, Rádio Nacional, RBS, Rede Vida, Reuters, The Guardian, TV Bandeirantes, TV Meio Norte, TV Record, UOL e Valor Econômico. u O presidente publicou a foto tirada com os jornalistas em suas redes sociais e escreveu: “Voltei para consertar o Brasil, e o papel de vocês, jornalistas, éme cobrar”. O perfil oficial da Presidência da República no Twitter também publicou o registro, dizendo que “respeito e transparência com a imprensa não vão faltar no atual governo”. É possível assistir à íntegra da entrevista de Lula no café da manhã com jornalistas no YouTube. Hostilidade do governo Bolsonaro u O tratamento do atual presidente para com os jornalistas é muito diferente do que foi visto nos quatro anos do governo Bolsonaro, marcados pela hostilidade à imprensa, com ataques frequentes. Segundo dados da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o número de ataques a jornalistas bateu recorde em 2022, com 504 casos identificados, um aumento de 11,3% em relação a 2021, que registrou 453 ataques. Vale destacar que 58% dos ataques gerais tiveram a participação direta de atores políticos, forças policiais ououtros servidores públicos. u No ano passado, 122 ataques foram direcionados a mulheres jornalistas, incluindo xingamentos misóginos e que tentavam desqualificar as profissionais. Em diversas ocasiões, o ex-presidente Bolsonaro atacou diretamente mulheres jornalistas que o questionaram. u Emnovembro do ano passado, Lula garantiu que o tratamento commulheres jornalistas e coma imprensa em geral será diferente em seu governo: “Tenho certeza de que, independentemente da pergunta que vão fazer, não vão ser mais ofendidas por um presidente da República. Não vão ser violentadas verbalmente por um presidente da República”, disse Lula, em Brasília, em entrevista a jornalistas. ções que levaram o jornal a se tornar líder no Rio de Janeiro, e um dos veículos brasileiros mais importantes. “Eu acho que toda essa ascensão e essa reforma do Globo forammuito marcantes, e me deixam muito orgulhoso de ter participado delas”, assim ele definiu sua participação nessa história. O folclore em torno do personagem ¿Conoces Cabán? n Foi na Copa do Mundo da Fifa de 1986, noMéxico. O astro com maior brilho era o alemão Franz Beckenbauer, que acrescentava aomitoo fato de não dar entrevistas, sem exceções. Um repórter da sucursal de Recife do jornal O Globo, escaladopara a cobertura, recebeu amissão impossível, que ninguém mais quis aceitar. u Não pediu uma entrevista, por ser uma pretensão inútil. Mas abordou o jogador inesperadamente, com ajuda de algum intérprete, indagando: “¿Conoces Cabán?”. Antes de obter resposta, informou que era o editor dele, o repórter emquestão, e desfiou as qualificações: um homemmuito mau, que poderia fazer coisas horríveis comum repórter se este não conseguisse a entrevista. E assim O Globo publicou uma exclusiva internacionalmente cobiçada. Em cheque? n Mas a fama de mau corria paralelamente à fama de bom. No ano de 1974, em plena ditadura, Caban, então chefe de Redação do jornal, foi citado emuma operação policial por ajudar financeiramente presos políticos. Anotícia chegou até Roberto Marinho, que conhecia seu envolvimento desde cedo na militância política de esquerda, mas não naquele momento, e o chamou para esclarecer o que havia. u A resposta de Caban, em suas próprias palavras para o projeto MemóriaGlobo, foi: “Olha, eu não dou dinheiro. Dou dinheiro para família de preso político; fui sustentado por isso, não vou deixar de dar”. Ao queMarinho retrucou: “Tudo bem, Caban. Mas precisava dar o dinheiro em cheque?”. Nacionais conitnuação - Últimas Lula promove café da manhã com jornalistas e defende liberdade de imprensa
Edição 1.393 página 5 n Os canais da Jovem Pan no YouTube sofreram na semana passada um ataque hacker, que gerou uma perda de mais de 5.200 vídeos. Em comunicado, a emissora explicou que, na madrugada de 10 para 11/1, seus perfis foram alterados para o nome Tesla News e Tesla Event. A maioria dos vídeos já voltou ao ar. u No canal dedicado ao programa 3 em 1 foram mais de 3.600 mil vídeos apagados, e no Jovem Pan News foram 77 vídeos. Boa parte desses conteúdos já foi recuperada, mas pouco mais de 1.500 seguem indisponíveis. Segundo o robô da Novelo, empresa de análise de dados que faz rondas em canais de extrema direita, esses mais de 1.500 foram colocados como “privados” pelo dono do canal, ou seja, não estão mais acessíveis ao público e não aparecem na ferramenta de busca da plataforma. Tratam-se de conteúdos de 2015 até 2022. u O ataque hacker e o sumiço dos vídeos ocorre após o Ministério Público Federal (MPF) instaurar um inquérito para investigar a conduta da JovemPan pelo incentivo aos atos golpistas em Brasília. n O YouTube proibiu em 9/1 o canal bolsonarista Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, de transmitir conteúdo por 15 dias. Segundo comunicado da própria Oeste, o motivo seria “propagação de conteúdo violento”. u Para driblar a suspensão, o programa passou a ser transmitido nas redes sociais da Revista Oeste, no Twitter e nas plataformas de vídeo Vimeo e Rumble. O Oeste Sem Filtro estreou em novembro do ano passado, e tem em seu elenco jornalistas assumidamente bolsonaristas, como Augusto Nunes, Guilherme Fiúza, Paula Leal e a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel. n Morreu em 11/1 Luiz Orlando Carneiro, aos 84 anos, em Brasília. Referência na cobertura do Supremo Tribunal Federal (STF), ele estava internado com um quadro de insuficiência renal. Estava no portal JOTA há oito anos. u Nascido no Rio de Janeiro, Luiz formou-se em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, em 1963. Antes, em 1959, já tinha interesse pelo jornalismo e começou a trabalhar como estagiário no Jornal do Brasil. Cinco anos depois, assumiu a subchefia de reportagem do jornal, além de atuar como editor executivo e chefe de Redação. Em 1979, mudou- -se para Brasília para chefiar a sucursal do jornal na região. A partir de 1992, passou a traduzir para o grande público decisões dos tribunais superiores, tornando-se referência na cobertura do STF e do mundo judiciário. Em 2018, aos 80 anos, recebeu uma homenagem do STF. (Veja também Memórias da Redação, na pág. 26) Luiz Orlando Carneiro Morre Luiz Orlando Carneiro, aos 84 anos Jovem Pan sofre ataque hacker e faz limpa de vídeos no YouTube YouTube suspende por 15 dias transmissões de canal bolsonarista Oeste Sem Filtro EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Os comunicadores da Rede JP receberam para uma troca de experiências a jornalista Sara Lomax Reese, fundadora e presidente da mídia preta independente WURD rádio (EUA) e da Organização URL Media, que participou da primeira edição do Encontro Internacional de Jornalismo, em 2021. Ela comentou que acredita que o cenário atual do Brasil favoreça o fortalecimento das mídias negras e que por mais que seja um caminho árduo é preciso permanecer atuando na luta. Veja como foi o encontro. Rede JP recebe parceiro internacional para troca de experiências Aline Araújo conitnuação - Nacionais
Edição 1.393 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A invasão dos prédios dos Três Poderes em Brasília entrou na pauta de pesquisadores e analistas políticos, que procuram explicar as motivações e os mecanismos demobilização para os atos que novamente retrataram o Brasil de forma negativa na mídia global. Um dos que se debruçou sobre o tema foi o think thank Institute for Strategic Dialogue, baseado em Londres e com forte atuação nos EUA. O centro acompanha movimentos de desinformação e o avanço de teorias conspiratórias, que cresceram significativamente depois da era Trump. Em um estudo analisando os acontecimentos do Brasil, os autores Jiore Craig, Cécile Simmons e Rhea Bhatnagar afirmaram que “imagens de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ocupando o palácio presidencial no Brasil são uma ilustração gritante de como a desinformação eleitoral espalhou-se além dos EUA e ameaça a integridade eleitoral em todo o mundo”. Infelizmente, o Brasil não é o único lugar alémdos EUA a sofrer dessemal. O ISD cita França, Alemanha e Austrália como nações em que o fenômeno repetiu-se recentemente. Ao analisar o conteúdo de redes sociais nos três mercados, os pesquisadores dizem ter encontrado três questões recorrentes associadas a eleições. Uma delas é que os recursos existentes nas plataformas de mídia social favorecem a desinformação eleitoral e são úteis para os que a promovem. Eles apontam que os Shorts do YouTube e os Reels do Instagram, criados para fazer frente a concorrentes focados em vídeo como o TikTok, tornaram mais fácil burlar os sistemas de moderação das plataformas. O segundo é a ligação do que chamam de “negação eleitoral online”, com teorias conspiratórias baseadas em ódio, Desinformação eleitoral, um problema que se espalhou pelo mundo supremacia branca, xenofobia e racismo. O terceiro é que o negacionismo eleitoral sozinho não é suficiente para radicalizar eleitores insatisfeitos. Mas a eficácia aumenta quando o tema se mistura a outros tipos de discurso de ódio. E diminui em nações com autoridades eleitorais centrais fortes e medidas de responsabilização sobre as plataformas digitais. Países com outros idiomas que não o inglês são mais vulneráveis, porque a moderação das redes sociais é deficiente. Esse problema não é novo. Vem sendo apontado há anos. Em 2021, uma coalizão de entidades de defesa dos direitos humanos, justiça racial e responsabilidade na internet, liderada pelo grupo Real Facebook Oversight Board, lançou a campanha #Ya Basta Facebook!, exigindo da rede social ação mais enérgica no controle da desinformação e discurso de ódio na plataforma em língua espanhola. O problema não parece ter melhorado, na avaliação dos pesquisadores do ISD, que destacama concentração de recursos na proteção de usuários das redes que falam inglês. Isso inclui brasileiros, franceses, alemães e a parcela expressiva de norte-americanos que têm o espanhol como idioma principal. Mas até em inglês a desinformação eleitoral sobre o Brasil encontrou terreno fértil para florescer, ajudada por ElonMusk. O estudo menciona uma postagem do dono do Twitter sugerindo que a rede social foi tendenciosa durante as eleições presidenciais, favorecendo a esquerda. O post foi citado em uma reportagem do jornal sensacionalista New York Post, que viralizou sob as hashtags #brazilianspring e #brazilwasstolen. A batalha é complexa, porque não envolve apenas as redes, mas também veículos de mídia tradicionais, como o caso do jornal americano e a Fox News. A emi ssora , que sempre apoiou o ex-presidente Donald Trump e deu espaço às suas ideias, é objeto de um processo movido pela Dominion Voting Systems, empresa que forneceu asmáquinas de votação no pleito de 2020. Ela foi acusada de fraude, como parte de uma conspiração para roubar a eleição presidencial de 2020 deTrump. Aaçãoédedifamação, com um pedido de indenização de US$ 1,6 bilhão. Por coincidência, New York Post e Fox pertencem ao mesmo dono, o magnata da mídia Rupert Murdoch. A Dominion pode ganhar a causa, ser ressarcida dos danos que sofreu e resgatar sua imagem. Mas o dano sofrido pela sociedade coma desinformação eleitoral não tem preço, e ninguém paga por ele. Reprodução/uk.usembassy.gov
Edição 1.393 página 7 conitnuação - MediaTalks Conta macabra − Confirmando a tendência de violência contra jornalistas fora de zonas de guerra ou conflitos, a metade dos profissionais de imprensamortos em2022 foi atingida quando não estava trabalhando – emviagens, em casa e em locais públicos como estacionamentos, ruas e estradas. A conta foi feita pela Unesco, que em seu relatório anual sobre crimes contra a imprensa atestou um crescimento de 50% no número de mortes no ano passado. Segundo a organização, 86 jornalistas e profissionais de mídia da foram mortos em todo o mundo em 2022 – uma cada quatro dias. Os números diferem dos de outras organizações como a Federação Internacional de Jornalistas e a Repórteres Sem Fronteiras, mas emumponto todas concordam: a tendência é de aumento da violência. Atrair leitores − Uma pesquisa feita com base na análise de quase seis mil notícias políticas produzidas por mídias partidárias e não partidárias nos EUA fez três grandes descobertas sobre como elas atingem os leitores. A primeira é que meios de comunicação extremistas – independentemente de terem um viés conservador ou liberal – tendem a usar frases mais curtas e linguagem menos formal do que veículos apartidários. Outro achado que é que as empresas jornalísticas tradicionais escrevem textos apropriados a pessoas comnível de leituramais avançado. A terceira descoberta do estudo é que os veículos de extrema direita e extrema esquerda assumem um tom mais negativo do que os veículos apartidários. Eles geralmente apresentam uma proporção menor de palavras positivas em comparação às negativas. Pra você votar − Flamingos, ursos, sapos e até umcavalo-marinho macho grávido estão entre as 25 imagens selecionadas para o prêmio People’s Choice de fotografia de vida selvagem, organizado pelo Museu de História Natural de Londres. As fotos foram escolhidas pelo júri do concurso entre mais de 39 mil imagens enviadas por fotógrafos de vida selvagem de 93 países, incluindo desde flagrantes de grandes feras como leões e leopardos a uma delicada lebre branca confundindo-se com a neve. Conheça as imagens e vtoe na sua favorita até o dia 2 de fevereiro. As cinco melhores fotografias de vida selvagem serão anunciadas no dia 9. Não é só aqui − Casos de jornalistas vítimas de agressão ao cobrirem manifestações, como os que aconteceram em Brasília no último domingo, têm ocorrido também em outros países da América Latina que vivem ou viveram situações de conflito nas últimas semanas. Em Peru, México e Bolívia eles estão sendo agredidos e até assaltados mesmo ident if icados como profissionais de mídia, como denunciaram organizações de liberdade de imprensa e de expressão internacionais. As agressões no Brasil ganharam dimensão global devido à transmissão de cenas ao vivo da depredação das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, e por envolveremcorrespondentes que cobriam o ataque para veículos internacionais como Washington Post, Reuters e AFP. Esta semana em MediaTalks Confira os episódios em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços)
Edição 1.393 página 8 Comunicação Corporativa n A Mega Brasil está entrando em campo para dar início à produção da edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, a 14ª da série histórica. E começa na próxima segunda- -feira (23/1) coma PesquisaMega Brasil com Agências de Comunicação, de onde são extraídas as informações para o Ranking das Agências de Comunicação e para a composição dos indicadores setoriais da atividade, sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas. A Pesquisa, aberta à participação de todas as agências do mercado brasileiro (cerca de 900 pelo censo oficial de AbracomeMega Brasil), pode ser respondida até 10 de fevereiro. u O lançamento da edição digital está marcado para 16 de maio, e da edição impressa, para 31 de maio. u A edição 2023 vai se debruçar sobre temas como ESG, KPIs, Inteligência Artificial, Influenciadores, Inovações, Carreiras, entre outros, além da tradicional análise do mercado, mostrando o desempenho em 2022 e as tendências em curso. u A equipe é integrada por Marco Rossi (diretor geral), Eduardo Ribeiro (publisher), Célia Radzvilaviez (diretora comercial), Adriana Teixeira (editora executiva), MaurícioBandeira (coordenador da Pesquisa Mega Brasil), Nilson Santos (produtor gráfico e designer), Talles Gusmão (Gestão de Dados) e as assistentes Bruna Valim e Clara Francisco. u Apoiado por Abracom e Aberje, o Anuário da Comunicação Corporativa alcançou recorde de audiência em 2022, tanto em usuários únicos (cerca de 50mil), quanto de page views (quase 300 mil, entre maio e outubro). u Reservas de espaço comCélia Radzvilaviez pelo e-mail celiar@ megabrasil.com.br. Outras informações com Bruna Valim ([email protected] e 11-97852-9239) e Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil. com.br e 11-98843-0304). Internacional n Daniel Nobre, que vive emSurrey, Colúmbia Britânica, Canadá, assumiu em janeiro, em contrato para atuação remota, a função de gerente de mídia social e especialista empodcast na Szymon Zephan Capital (SZC Groupe). Rio de Janeiro n KalebMachado, ex-gerente de diversidade e inclusão, que ficou por quase três anos e meio no Carrefour, atua desde o segundo semestre do ano passado na mesma função no Grupo SBF, do segmento de esportes. n Stéfano Salles, ex-CNN, está atualmente no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), na função de coordenador de Comunicação Social Vem aí a edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa Pesquisa com Agências de Comunicação será iniciada na próxima segunda-feira, 23 de janeiro; o lançamento digital da publicação está programado para 16 de maio Adriana Teixeira está de volta e coordenará novamente a edição Daniel Nobre Kaleb Machado Stéfano Salles n Francisco Carvalho, sócio- -fundador da FC2 – Consultoria em Gestão de Reputação e ex- -presidente para a América Latina da BCW Global, aceitou convite de Adhemar Altieri e passa a integrar o time da MediaLink, como consultor sênior para estratégia e reputação, área que a agência pretende expandir com a chegada dele. u Em mais de 35 anos de carreira, Carvalho dirigiu por 12 anos a operação brasileira da BursonMarsteller, hoje BCW, chegando a CEO para a América Latina e integrante do comitê global da empresa. Foi também diretor de comunicação corporativa e assuntos institucionais do McDonald’s e da GTECH. n Fernando Scheller deu uma guinada na carreira, trocando os quase 13 anos de Estadão, onde era editor de Negócios, para ser sócio da Ovocom Comunicação, agência fundada em 2017 e que tem como sócias Paula Ponzi e Roberta Scrivano. Francisco Carvalho São Paulo Francisco Carvalho será consultor sênior na MediaLink. Fernando Scheller deixa o Estadão para ser sócio na Ovocom Fernando Scheller
Edição 1.393 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa E mais... n Bárbara Monteiro, editora na Audiograma, mudou e já há algumas semanas atua como executiva sênior de comunicação corporativa na Red House International School. n Bárbara Zelante, ex-B4Tcomm, NR-7, First e Motim, está agora como consultora na RPMA Comunicação, contratada para o atendimento de Fast Shop, Dafiti e Squid. n Camila Ginesi, consultora sênior, assumiu nova função na Marco, agência internacional que ela ajudou a instalar no Brasil em 2019, ao lado do head DouglasMeira. Ela assumiu agora em janeiro o cargo de vice-líder da agência para o mercado brasileiro, no qual continua a se reportar a Meira. n Christiane Nociti, ex-assessora de imprensa da Activa Comunicação, atualmente ocupa a mesma função no Grupo Printer. n Gabriel Cordeiro, ex-Amazon Web Services (AWS), em que ficou por um ano, e que estava na BCW Global, começou em outubro como executivo pleno na CDI, para o atendimento do Google Cloud. n Gladys de Paula, que está há três anos e meio na PlayStation, foi promovida neste mês de janeiro de gerente de RP e Eventos para gerente de Comunicação Latam da empresa. n Jaqueline Berto, ex-FleishmanHillard, CDN e Ideal, que esteve por pouco mais de um ano na Edelman como executiva da conta do cliente Mercado Livre, entrou para o time de comunicação doGrupo Boticário, como analista de comunicação, PR e conteúdo, com atuação remota. n Letícia Caetano Damasceno, que foi secretária parlamentar na Câmara dos Deputados por quatro anos, tendo ainda uma passagem de cinco meses pela Tag Comunicação, até setembro, está agora na aboutCOM, contratada como execut iva júnior, atendendo aos clientes SHAREit e VU Brasil. Bárbara Monteiro Bárbara Zelante Camila Ginesi Christiane Nociti Gabriel Cordeiro Gladys de Paula Jaqueline Berto Letícia Caetano Damasceno n Luisa Resende Vieira, após estágio de quase um ano, foi contratada na função de assessora de imprensa na Ortolani Comunicação, que agora ganhou novo nome, Make Buzz Comunicação. n Mariliz Camacho Torres migrou da Ideal H+K Strategies para H+K Brasil, agências do Grupo Ideal. Segue como head de atendimento. n MarinaWestruppAlaconRayis, ex-CBA e Bradesco, que atua na área de sustentabilidade e risco ambiental, assumiu há alguns meses a função de consultora de sustentabilidade na Ultra. Ela é também professora de Práticas de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas para curso de pós-graduação do Bureau Veritas Group. n Nathália Mirassol Azevedo, que foi por seis anos e nove meses da Porto Seguro, por último analista de comunicação interna, seguiu em outubro para a Virgo Inc., na mesma função. Luisa Resende Vieira Mariliz Camacho Torres Marina Alacon Nathália Mirassol Azevedo
Edição 1.393 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n O BS2, banco digital voltado para empresas brasileiras, passa a integrar a carteira de clientes da Textual, que será responsável pela assessoria de imprensa da instituição. Ela oferece soluções financeiras e de tecnologia, além de diversas possibilidades de integrações, para automatizar as rotinas financeiras das empresas brasileiras. u A conta será atendida por Ma riana Giordão Rosa (marianagior [email protected]) e Dalane dos Santos (dalanesantos@), que acaba de chegar à Textual, com gerência de Fabrício Bernardes e direção de Elaine Nishiwaki. E mais... n Boas novas também na Press Services. A agência conquistou a conta da multinacional Vaisala, que atua no segmento de tecnologia, com soluções para os setores industriais e de meio ambiente, e do tradicional festival de música clássica e popular MET – Música em Trancoso, que é realizado no Teatro L’Occitane e esteve interrompido durante a pandemia. Nas duas contas, a equipe é liderada pelo diretor Marco Dabus (marco@pressco munica.com.br) e pela diretora- -geral Célia Romano (celia@). No MET, a equipe reporta-se à gerente de Marketing Sara Bittencourt. n Outra agência com novidades é a Seven PR, do Grupo CDI, que incorporou à sua carteira de clientes a conta da GoDigital Factory, empresa que atua, por meio de workshops, palestras e conteúdos (incluindo podcast), promovendo educação sobreWeb3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias. No atendimento, Alice Vieira, com coordenação de Tatiane Diogenes e direção de Geninha Moraes. n A DFreire celebra a chegada de duas contas de franquia: Instituto Gourmet, rede de cursos profissionalizantes na área da gastronomia com mais de 14 n Pedro H. C. Zago, que foi por quase três anos assessor de imprensa na Vira Comunicação, até agosto, integrou-se há algumas semanas ao time de executivos de atendimento da NR-7 | Full Cycle Agency. Ele também já foi de CDI, LLYC e NB Press. n Thalita Tartarelli, assessora de imprensa, que foi da NB Press até setembro, está agora na mesma função na Brain. Entrou em licençamaternidade n Natália Bottan Vasconcelos, especialista em cadeia de valor na Syngenta, em São Paulo, na empresa desde janeiro de 2015. Pedro Zago Thalita Tartarelli Natália Bottan Vasconcelos Dança das contas Textual conquista conta do BS2 unidades no País; e Peça Rara, rede de brechós que tem como sócios Bruna Vasconi, a atriz Debora Secco e José Carlos Semenzato (do Shark Tank). As franquias unem os conceitos de responsabilidade social e economia circular. As duas marcas fazem parte da holding SMZTO. Para o Instituto Gourmet, o atendimento será de Fabiola França ([email protected]); e para o Peça Rara, de Elisabete Leandro (beteleandro@), com direção de Debora Freire (debora@). n AMáindi conquistou a conta do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). É sua primeira imersão no segmento de agronegócios, no qual pretende se expandir. A conta será liderada por Guilherme Sierra, com coordenação de Alessandra Sabbag e atendimento de Alexandre Ribeiro – recém-chegado e que traz na bagagem passagens por Diário de S.Paulo, Rede Record, Index Conectada e CDI. u Ainda por lá, registro para a chegada de Livia Camillo (ex- -Riot Games, Terra e UOL), para o núcleo de B2C da agência, que atende a marcas como Editora Panini, Umbro Brasil, e-Sports Tropicaos, entre outras. Outras informações com Tercio Silveira [email protected] e 11-99654-2496). Curta n Lilian Natal, head de novos negócios da BossaNova Investimentos, destaque em nossa edição 1.392, aproveita para lembrar que tambémestá assumindoomarketing da empresa e que nos dias 23 e 24/3 estará à frente da comunicação do Bossa Summit, evento de venture capital e startups, que acontecerá no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Livia Camillo
Edição 1.393 página 11 Por dentro da Comunicação Pública Nos dias 5, 6 e 7 de junho deste ano será realizado, em formato híbrido, o X Encontro Brasileiro de Administração Pública. O Grupo de Trabalho Gestão da Comunicação Pública (GT 19) é composto por nomes da ABCPública: Jorge Duarte (vice-presidente de Relações Acadêmicas), Kárita Sena (diretora da regional do Mato Grosso do Sul) e Leandro Heringer (diretor da ABCPública em Minas Gerais). Esse GT tem o objetivo de abordar percepções e práticas de comunicação para a promoção da cidadania e para a legitimação das instituições e dos serviços da Administração Pública. As submissões de trabalhos vão até 10 de março. Saiba mais no site oficial do evento. O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Florianópolis, é uma promoção do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). As inscrições para o evento poderão ser realizadas a partir do dia 23 de janeiro nos sites da Atricon e do TCE-SC. Aline Castro, conselheira consultiva da ABCPública, e Heloísa Lima, diretora da associação no Estado de Goiás, estão entre os palestrantes já confirmados. Confira a programação completa. AProcuradoria Federal dosDireitos do Cidadão (PFDC) – órgão do Ministério Público Federal – lançou este ano o projeto Direitos HumanosTodoDia, quetemoobjetivode discutir assuntos como dignidade humana, solidariedade, respeito, igualdade, não discriminação, tolerância, cultura de paz, cidadania. A iniciativa terá como principal canal o Twitter da PFDC, que será utilizado para disseminar ações, notícias, pessoas, livros, músicas e datas comemorativas que estimulema reflexão sobre o que envolve a temática de direitos humanos. Alémde contribuir comomaior alcance da iniciativa, compartilhando, curtindo e comentando as publicações, qualquer pessoa pode encaminhar sugestão de temas a seremexplorados no âmbito da iniciativa. Para isso, basta encaminhar a contribuição para [email protected]. A campanha foi desenvolvida como parte das celebrações dos 30 anos da PFDC, que serão completados em20 demaio. Em breve, a perspectiva do órgão é produzir vídeos curtos explicando aspectos relevantes sobre a temática. Siga a PFDCnoTwitter clicando aqui. DICAS DE CONTEÚDO Podcast A Rede InovaGovSC lançou o PodSIMPLES, um podcast que aborda a Linguagem Simples e outras formas de melhorar a comunicação pública. Nos dois primeiros episódios, Pablo Ben, servidor do Ministério Público, e Joseane Corrêa, servidora do Tribunal de Contas de Santa Catarina e associada da ABCPública, contam suas experiências com o uso da LinguagemSimples no setor público catarinense. Confira os episódios aqui. Cursos • A Faculdade de Administração e Finanças da Uerj realizará, entre 4 fevereiro a 15 de abril, o curso ComunicaçãoNão-violenta: Teoria ePrática. As aulas aovivosão ministradas através do aplicativo Zoom. As inscrições podem ser feitas até 30 de janeiro aqui. • Estão abertas as inscrições para o curso Gestão em Ouvidoria para o Ministério Público. Esta capacitação busca focar nas necessidades e expectativas dos participantes quanto ao desenvolvimento das atividades em ouvidoria do Ministério Público, contribuindo para a formação de profissionais da área e demais interessados em aprender os fundamentos da Ouvidoria Pública e os aspectos relacionados à sua gestão. Inscreva-se aqui. E-books Desta vez trouxemos duas dicas de matérias de Comunicação Pública para você, leitor(a) • O Guia da Linguagem e do Design Simples, da Fundaçäo João Goulart Município do Rio de Janeiro: O objetivo deste Guia é apresentar as técnicas da Linguagem Simples e de como utilizá-las no dia a dia, tornando as informações mais fáceis de ler e de entender para que todos os cidadãos possamencontrar as informações que estão buscando de forma rápida, compreender com facilidade as informações que encontraram e usar as informações de modo correto. Clique aqui para baixar. • Caminhos da Inovação no Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap): Os artigos examinam os vários caminhos para a inovação no setor público. O material reunido fornece insights sobre o papel do design sistêmico, modelos jurídicos, seleção e gestão de pessoas, experimentação e empreendedorismo, monitoramentoe avaliaçãona promoção de serviços públicos inovadores. Acesse aqui. X Ebap: inscrições abertas para submissão de artigos no grupo temático de Gestão da Comunicação Pública Florianópolis sediará o Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas Direitos Humanos Todo Dia: uma iniciativa da PFDC
Edição 1.393 página 12 AUTO Patrocínio n Depois de quase dois anos na Exame, Gabriel Aguiar (ex-Quatro Rodas, Autoesporte e iCarros) está de saída da Exame. Na publicação, atuava principalmente nas editorias de Negócios e Lifestyle, onde cobria com frequência o setor automotivo, chegando inclusive a participar da realização do especial Os Melhores Carros do Brasil, publicado em novembro do ano passado. u “Eu tive a sorte de trabalhar com dois editores (e gestores) que, com toda a certeza, marcaramminha carreira”, destacou Gabriel. “Enquanto Leo Branco abriu as portas da própria equipe para conversar com alguns dos principais executivos do mundo, Ivan Padilla deu início à segunda fase, em temas que, até então, eu conhecia apenas como leitor. Com a maturidade de quemestá como pé nos 30 anos e cheio de boas experiências, posso dizer com confiança: que venham os novos desafios”. u Os atuais contatos dele são [email protected] e 11-96085-5822. E mais... n A Agência Autoinforme e a Textofinal divulgaramos finalistas da primeira edição do Prêmio Mobilidade Limpa. Baseados em planilhas com todos os detalhes técnicos de 75 modelos disponíveis no mercado brasileiro até outubro de 2022, a banca de jurados, formada por jornalistas automotivos, de meio ambiente e engenheiros do setor, foi responsável pelos modelos selecionados. Confira a lista. n De volta de licença-maternidade, Pamela Paiffer (11-986359304 e ppaif [email protected]), gerente de Comunicação de Produto e Produção de Conteúdo da Ford América do Sul, anunciou as efetivações de Adriano Barbosa (abarbo49@) e Anamaria Rinaldi (aferr139@) emsua equipe de Comunicação. u A equipe é composta ainda pela supervisora de Comunicação de Produto AndressaOrlando (11 98612-6195 e aorland7@), pelos assessores LeandroCarloni (11 95552-9249 e lcarloni@), Daniela Anfimof (danfimof@) e Michael Servulo (mservulo@), pelo redator Pedro Giacomini (pjunior4@) e pela estagiária Daniele Carvalho (dcarva31@). Para assuntos de frota de imprensa os contatos são Fábio Andreoli (fan dreol@), Wilton Motta (wmot ta1@) e Gabriel Silva (gsilv227@). u As áreas de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna e Responsabilidade Social, lideradas por Roberta Mädke (rmadke@), contam com os assessores de comunicação corporativa Marília Tiveron (mti veron@) e Caio Gomes (cgo mes30@), alémda supervisora de Comunicação Interna Fernanda Nepomuceno (fnepomu1@) e dos analistas Marcos Brazão (mbrazao@) e José Filho (jfi lho43@). A área de Responsabilidade Social tem o suporte de Alice Soares (asore41@). u Esse time trabalha em conjunto com a agência Ideal, sob supervisão do head de atendimento Tales Ponce (tales.pon [email protected]) e da gerente de atendimento da conta Ford Vanessa Domingues (vanessa. domingues@), com apoio de Bruno Reis (bruno.reis@), Saulo Kurosaka (saulo.kurosaka@) e Laura Souza (laura.souza@). PELAS REDAÇÕES Gabriel Aguiar deixa a Exame PELO MERCADO Pamela Paiffer retorna de licença-maternidade e reforça equipe da Ford com as efetivações de Adriano Barbosa e Anamaria Rinaldi E mais... n A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresentou seu novo site para a imprensa nacional e produtores de conteúdo. A página, toda reformulada, traz textos, fotos, vídeos e outros conteúdos multimídia, além de informações sobre os temas corporativos da marca relativos aos segmentos de automóveis de luxo e vans premium. “Nosso propósito é oferecer aos jornalistas e produtores de conteúdo um canal mais intuitivo e com mais agilidade no acesso às informações sobre a nossa marca e nossos produtos, melhorando a experiência e digitalização em todos os nossos pontos de contato”, destaca Alessandra Souza, head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais. Pamela Paiffer Anamaria Rinaldi Adriano Barbosa Gabriel Aguiar
Edição 1.393 página 13 PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Aqui a segunda e última parte da entrevista que fiz com José Octávio de Arruda Mello. A primeira parte pode ser conferida aqui. Quarto dentre sete filhos do casal Arnaldo e Otília, Mello nasceu em 18 de março de 1940 e tornou-se um dos mais dinâmicos e expressivos historiadores do Brasil. É paraibano, de João Pessoa. Publicou cerca de 50 títulos, incluindo textos avulsos. É também jornalista, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo. Assis Ângelo − Qual a importância do estudo na formação de um país? JoséOctávio de ArrudaMello – A educação tornou-se fundamental no deslanche de nações como Estados Unidos, Inglaterra, Costa Rica, Austrália, Japão, Alemanha e Coreia do Sul. O Brasil demorou a compreender a questão. Assis − A partir de quando você passou a se interessar pelo estudo da História? Quais os personagens nordestinos que mais lhe despertaram interesse? José Octávio − Creio que aos seis anos, quando um agrônomo colega do meu pai na Estação de Alagoinha me passava estampas das principais cidades do mundo. Depois disso, tive professor de História que me ensinou oito anos, desde o Admissão. Eles me induziram a apreciar, no Nordeste, mais fenômenos sociais − como Urbanização, Cangaço e Partidos Políticos − que os personagens. Assis −Quais os grandes historiadores brasileiros e, dentre eles, qual aquele com o qual você mais se identifica pelo rigor dos estudos? José Octávio − Desde pequeno apreciei os cearenses Capistrano de Abreu (1853-1927) e Barão de Studart (Guilherme Chambly Studart − 1856-1938). Eles lideram sequência continuada por João Ribeiro (1860-1934), Rodolfo Garcia (1873-1949) e principalmente José Honório Rodrigues (1913-1987), em homenagem a quem organizamos grupo de estudos integrados pela esposa, Leda Boechat. Para honra minha, Rodrigues proclamava que eu e o mineiro Francisco Iglésias (1923-1999) pertencíamos a essa constelação. Assis − Dentre todos os seus livros, de qual ou quais você gosta mais? José Octávio − Meu melhor livro é A Revolução Estatizada – Um Estudo Sobre a Formação do Centralismo em 30 (3ª ed., 2014), em José Octávio de Arruda Mello José Octávio de Arruda Mello: o historiador do Brasil cujas 620 páginas busquei novo entendimento da Revolução de 30. O que, porém, mais aprecio é Da Resistência ao Poder – O (P)MDB na Paraíba (1965/1999), de 2010. Assis − Quem são os novos talentos da matéria História? José Octávio − Três mulheres: Mary del Priore, Maria Beatriz Nizza e Miridán Knox Falci. Afinadas com a Nova História, desenvolvem a chamada História do Cotidiano, de raiz antropológica. Assis − Que contribuição tem o jornalismo na história de um país, democrático ou não? José Octávio − Como o conhecimento principia pela informação, o jornalismo revela importante papel na sociedade. Sua função na construção da democracia é indiscutível. Em consonância com isso, alguns dos principais historiadores brasileiros da atualidade são periodistas, como Elio Gaspari, que estudou o ciclo militar 1964/78. Assis − Aparentemente, hoje é mais fácil destrinchar os enigmas e mistérios da história. A internet tem participação nisso? Qual a importância da internet na nossa vida cotidiana? José Octávio − Modernas tecnologias como a internet são fundamentais para o armazenamento da História. Mas é preciso não exagerar. Nada substitui a leitura, com base na documentação e na respectiva interpretação. Assis − Você é um dos poucos brasileiros que não têm e-mail e não usa a internet para nada. Por quê? É melhor escrever à mão do que num teclado de computador? José Octávio − Não utilizo as modernas tecnologias − e disso não me orgulho – porque sou um pouco desajeitado, já que, quando pequeno, sequer aprendi a andar de bicicleta. Fora daí, considero que a escrita manual me assegura melhor ordenação do pensamento. Assis −O jornalista MinoCarta, fundador da revista Veja, não escreve à mão. Ele prefere, como poucos, escrever numa máquina de datilografia. Você só escreve à mão e deixa de lado até mesmo a Olivetti? José Octávio − De uns vinte anos para cá, quando passei a escrever à mão, transferia rigorosamente meus textos para a máquina de datilografia. Quando esta quebrou, dei para recorrer a uma senhora que mimeografa meus trabalhos mediante pagamento. Assis − Fale um pouco a respeito da sua genealogia... JoséOctávio − Como disse Afonso Arinos (1905-1990), genealogia no Brasil termina sempre na senzala ou na sacristia. Eis porque nunca lhe dei bolas. Mas não esqueço meu pai, que me recomendou a leitura de Alberto Torres, e a mãe, que, viúva, formou todos sete filhos. Assis − Como cidadão e historiador, qual o sonho que ainda alimenta para si e para o Brasil? José Octávio − Ver a democracia consolidada no Brasil – “ditadura nunca mais” –, ajudar na formação do filho Victor Raul e contribuir para a redução das gritantes desigualdades sociais de nossos dias.
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