Jornalistas&Cia 1395

Edição 1.395 - 1 a 7 de fevereiro de 2023 Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas publicaram em 30/1 os resultados do Ranking dos +Premiados da Imprensa 2022. A edição especial apontou os jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados em 2022 e na história. Confira mais detalhes na página 2. n Levantamento do Poder 360, com base em dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), apontou uma quedamédia de 16,1% na circulação da versão impressa de 15 dos principais jornais do Brasil em2022. A tiragem média diária dessas publicações somou 394.130 exemplares no final do ano passado. Para efeito de comparação, em 2018 a tiragem total chegou a 843.231. Os números de 2022 equivalem a apenas cerca de 47% do total de quatro anos atrás. u O levantamento analisou dados de circulação e tiragem dos jornais O Globo, Estadão, Super Notícias, Folha de S.Paulo, Zero Hora, Extra, Meia Hora, Valor Econômico, Estado de Minas, Correio Braziliense, O Tempo, A Tarde, Diário do Pará, O Popular e O Povo. u Das 15 publicações analisadas, 14 tiveram queda de circulação da versão impressa em 2022, em comparação a 2021. Os piores resultados foramde Super Notícia (que passou a circular em apenas um dia da semana), com uma queda de 37,5%; Folha de S.Paulo, que caiu 27,4%; e O Popular, que reduziu sua tiragem impressa em 26%. O único jornal que viu a circulaçãode sua versão impressa crescer foi o Meia Hora, com um aumento de quase 15%. Assinaturas digitais crescem u O Poder360 também analisou a situação das assinaturas digitais de 12 veículos em 2022. O número de assinantes digitais avançou quase 3% no ano passado, chegando a um total 1.115.895. Apesar do resultado positivo, esse avanço é o menor registrado desde 2018. u As publicações que tiveram as maiores quedas são Extra (-69,1%), Correio Brazi liense (-12,3%) e O Popular (-10,6%). Confira o levantamento completo aqui. n Hélio Doyle foi o escolhido para comandar a nova gestão da EBC. O anúncio foi feito na em 26/1 pelo ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta. O ministro também anunciou outros profissionais que irão compor a direção da EBC: a mestre em Literatura e Roteirista Antonia Pellegrino, para ser diretora de Conteúdo; e as jornalistas Flávia Filipini, para a Diretoria de Jornalismo, e Nicole Briones, para a Superintendência de Redes Sociais; além do historiador Jean Lima, para assumir a Direção-Geral da EBC. Pelo Twitter, Pimenta agradeceu à presidente interina da empresa, Kariane Costa, e demais integrantes da diretoria, nomeados há pouco, por decreto, pelo presidente Lula. “Começa uma nova etapa no programa de Comunicação Pública no Brasil!”, escreveu Pimenta, afirmando que o intuito do governo federal “é fortalecer uma EBC democrática e de qualidade”. u Aposentado pela UnB, onde atuou por 28 anos como professor da Faculdade de Comunicação, Doyle, 72 anos, é graduado em Jornalismo, também pela UnB, onde cursou mestrado em Comunicação e doutorado em História das Relações Institucionais. Trabalhou como repórter, editor e chefe de Redação nos principais veículos do País: Correio Braziliense, Estadão, Jornal de Brasília, Opinião, Folha de S.Paulo, Rede Globo, Veja, IstoÉ, Brasil Extra, Zero Hora, Jornal do Brasil. Foi ainda chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e presidente da Fenaj. É autor dos livros Assim é a Velha Política e Interregno − o feitiço de Tobago. Hélio Doyle será o novo presidente da EBC Hélio Doyle Circulação de jornais impressos cai 16,1% em 2022, mostra Poder360 Especial divulga resultados do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira

Edição 1.395 página 2 Últimas n Após meses de pesquisas, em que foram apurados, analisados e inseridos os resultados de 183 prêmios de jornalismo, quase 80 deles ainda em atividade, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira consolida-os e chega aos resultados de sua 12ª edição. Pela primeira vez a pesquisa deixou seu tradicional formato, com os resultados sendo divulgados ao longo das primeiras semanas do ano nas páginas de Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, e ganhou uma edição especial, exclusiva e unificada, que já está disponível em formato digital. u Comalgumas surpresas, e outras figurinhas marcadas, a pesquisa apontou Cléber Moletta, da Rádio Cultura de Guarapuava, no interior do Paraná, como o +Premiado Jornalista do Ano. Ele foi o primeiro profissional de fora de um grande centro, e que atua em uma mídia local, a conseguir tal feito. u “O Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira é um documento importante de registro da história do jornalismo brasileiro, e eume sinto honrado emestar nesta edição ao lado de grandes jornalistas, muitos deles minhas referências profissionais”, destacou Moletta. “O ranking revelou a diversidade do jornalismo brasileiro, que mesmo diante de muitos ataques, ameaças e incertezas nos últimos anos, resiste e é feito com muita dedicação por milhares de profissionais brilhantes em atividade no País. Nos meios locais, no interior do Brasil, muitos jornalistas se dedicam diariamente a entregar o melhor para as suas audiências, abordando com rigor na reportagem os acontecimentos de interesse regional. Agradeço e parabenizo a equipe editorial pela pesquisa minuciosa e capricho na edição. Por fim, sou grato aos meus professores, colegas jornalistas com quem convivo e Ranking dos +Premiados da Imprensa Cleber Moletta é o +Premiado Jornalista de 2022 Eliane Brum segue como a +Premiada da História; Metrópoles lidera levantamento anual de veículos pela segunda vez; TV Globo mantém boa vantagem entre os +Premiados Veículos da História; Grupo Globo unifica títulos de +Premiado Grupo do Ano e da História Cléber Moletta convivi, e a empresa que trabalho atualmente, a rádio Cultura de Guarapuava”. u O jornalismo independente ou local também esteve presente nas outras duas posições do pódio, com a pernambucana Alice de Souza, da revista Azmina e do The Intercept Brasil, na segunda posição, e Rone Carvalho, do Diário da Região, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, em terceiro. u Nos recortes regionais, além de Cléber (Sul), Alice (Nordeste) e Rone (Sudeste), lideraram a pesquisa Igo Estrela e Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, no Centro-Oeste, e Eliane Brum, que vem atuando de maneira independente, na Região Norte. u Eliane, a propósito, manteve- -se isolada na liderança entre os +Premiados Jornalistas da História, com Miriam Leitão (Grupo Globo) na segunda posição, e Cid Martins (Rádio Gaúcha), em terceiro. u Já nos recortes regionais, Miriam lidera no Sudeste, uma vez que Eliane tem suas pontuações divididas pelas regiões Sul, onde começou a carreira, Sudeste, onde se consagrou como uma das principais jornal istas do Brasil, e Norte, onde vive desde 2017. Cid Martins é o primeiro no Sul, enquanto as demais regiões são lideradas por Fernando Rodrigues (Centro-Oeste), Demitri Tulio (Nordeste) e Lucio Flavio Pinto (Norte). u Entre as publicações, o portal Metrópoles, de Brasília, repetiu o bom desempenho de 2020 e pela segunda vez em sua história foi o +Premiado Veículo do Ano. Antes dele, apenas a Folha de S.Paulo havia conseguido desbancar a TV Globo, que tradicionalmente lidera essa pesquisa, mas que neste ano terminou na quarta colocação. Completam o pódio o Estadão, na segunda posição, e a Folha de S.Paulo, em terceiro lugar. u Entre os regionais, além de Metrópoles (Centro-Oeste) e Folha (Sudeste), lideraram as pesquisas o jornal O Povo, na Região Nordeste, a TV Liberal, no Norte, e Rádio Gaúcha e Zero Hora, empatados no Sul do País. u Houve poucas mudanças entre os +Premiados Veículos da História, em que a TV Globo mantém grande vantagem na liderança, seguida por Folha de S.Paulo e O Globo. A única mudança nos TOP 10 foi a Record TV, que ultrapassou o Jornal do Brasil, passando a ocupar a nona posição. Nos Regionais, as lideranças mantiveram-se com Correio Braziliense (Centro-Oeste), Jornal do Commercio (Nordeste), A Crítica (Norte), Zero Hora (Sul), além da TV Globo, no Sudeste u Entre os grupos de comunicação, oGrupoGlobounificoumais uma vez os títulos de +Premiado do Ano e da História. Completam o pódio no levantamento anual os grupos RBS eMetrópoles, e no histórico, novamente RBS, porém com os Diários Associados na terceira posição. u Além dos recortes regionais, a pesquisa também trouxe algumas curiosidades, como um ranking por plataforma de atuação dos veículos, e um comparativo com o formato das mídias premiadas em 2022 e ao longo da história.

Edição 1.395 página 3 conitnuação - Últimas n Ana Flávia Magalhães Pinto, jornalista, historiadora e professora da UnB, foi escolhida como a nova diretora-geral do Arquivo Nacional. Também colunista do UOL, é a primeira mulher negra a ocupar a função em 185 anos. Além de mestre pela UnB, a nova diretora-geral é doutora pela Unicamp, licenciada emHistória pela Universidade Paulista e formada em Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Ana Flávia trabalha compesquisas nas áreas de história, comunicação, literatura e educação, comênfase ematividades político-culturais de pensadores negros, imprensa negra e luta racial. Ela entra na vaga ocupada por Leandro Esteves de Freitas, que estava no cargo interinamente e trabalhava no AN desde 2019. u No novo governo, o órgão passou a ter status de secretaria dentro da recém-criada pasta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, sob o comando da ministra Esther Dweck. Criado em 1838, o Arquivo Nacional é responsável pela gestão e proteção do patrimônio documental brasileiro, garantindo à sociedade acesso à informação promovendo o direito à memória e à verdade histórica. Oórgão possui um acervo de milhões de documentos textuais tanto em sua sede, no RJ, quanto em Brasília. n O Brasil 247 (site e TV) passou a contar, a partir de 1º de fevereiro, com uma nova estrutura editorial, trazendo para a equipe permanente, em funções estratégicas e de liderança, parte de seus atuais colaboradores. Florestan Fernandes Jr., por exemplo, que deixou o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, assume a Direção de Redação; Mario Vitor Santos, diretor institucional; Luís Costa Pinto, chefe da sucursal Brasília e diretor de Projetos Especiais. Há novidades tambémna equipe interna, de suporte: Aquiles Lins assume como secretário de Redação do Brasil 247 e a Dayane Santos, como coordenadora da TV 247. Rodrigo Vianna, diretor da TV 247. JoaquimdeCarvalho, repórter especial e documentarista. Hildegard Angel, Regina Zappa e Marcelo Auler, sucursal Rio. Miguel Paiva, Renato Aroeira, Carlos Latuff e NandoMotta, chargistas. u Gisele Federicce, que era diretora de Redação, saiu para comandar a comunicação do Ministério das Mulheres. u Principal projeto editorial contemporâneo de perfil progressista, o Brasil 247 atingiu, em 2022, 364 milhões de pageviews (30 milhões/mês) e sua TV tem hoje cerca de 1,2 milhão de inscritos, que geraram no ano passado 256 milhões de visualizações de vídeos. É uma audiência robusta e que atinge um público altamente politizado, intelectualizado e formador de opinião. u Um dos grandes defensores da retomada democrática pelas forças progressistas, o Brasil 247 vê agora o País voltar a ser gerido por um governo com esse perfil e que tem os compromissos sociais em seu principal vértice, u Para falar das mudanças na estrutura editorial do veículo e analisar as mudanças políticas no País e na imprensa, de um modo geral, o Portal dos Jornalistas ouviu Leonardo Attuch, diretor-presidente e idealizador do Brasil 247. Confira! Por Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia e do Portal dos Jornalistas Brasil 247 terá nova estrutura editorial a partir de fevereiro Leonardo Attuch Pela primeira vez em 185 anos, jornalista negra assume direção do Arquivo Nacional Ana Flávia Magalhães Pinto Webert da Cruz

Edição 1.395 página 4 conitnuação - Últimas n O Consórcio de Veículos de Imprensa – formado por g1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL – para coletar e divulgar dados sobre o coronavírus considerou encerrada sua função. Criado em junho de 2020 para garantir a transparência dos dados, foi motivado pelo fato de o governo Bolsonaro esconder informações da população e atrasar os boletins sobre a pandemia. u Considerado ummarco histórico na imprensa brasileira, deixou a concorrência de lado. Mais de cem jornalistas dos veículos trabalharam diariamente, de forma colaborativa, durante dois anos e meio, para coletar nas secretarias estaduais de Saúde os números de contaminados emortos, além dos vacinados. Em reconhecimento, o consórcio recebeu o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de Liberdade de Imprensa, Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e o Mídia do Ano da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). u A conclusão do trabalho deve-se aos governos estaduais e federais transmitirematualmente dados confiáveis. Apesar de a Covid-19 ser considerada sob controle, ainda exige atenção e os veículos devem acompanhá- -la de maneira individual. u “O consórcio cumpriu o papel da imprensa profissional de manter o público informado num tema vital quando o governo federal se omitiu dessa tarefa”, resumiu Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha. Consórcio de Veículos de Imprensa encerra o trabalho conjunto n Está no ar o primeiro episódio da segunda temporada do videocast #diversifica. Com o tema Práticas DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), a série trará emquatro episódios alguns exemplos e boas práticas aplicadas em redações e agências de comunicação. u No episódio de estreia, Luana Ibelli, coordenadora editorial do projeto, conversou com Sanara Santos, produtora-chefe de formação da Énois Conteúdo, que falou sobre os trabalhos de formação de profissionais diversos e treinamentos para que redações se tornem espaços mais acolhedores e inclusivos. u O episódio já está disponível no YouTube e no Spotify. Edição Especial – A exemplo da primeira temporada do #diversifica, os episódios desta série também ganharão uma edição especial em formato de revista digital. Além dos principais pontos abordados, a edição trará cases de empresas que direcionam seus esforços na busca por um ambiente de trabalho mais diverso, igualitário e inclusivo. Empresas interessadas emapoiar e participar do projeto podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-99244-6655 e [email protected]) ou SilvioRibeiro (19-97120-6693 e [email protected]). n O MediaTalks, braço internacional deste J&Cia, vai abrir a temporada de especiais com uma alentada edição sobre a presença das mulheres na mídia, mas não só como presença física nas redações. Mostrará também aspectos da cobertura, que ainda carregam uma acentuada dosagem de machismo e preconceito. “Será nossa contribuição ao Dia Internacional da Mulher, em que buscaremos, com olhares múltiplos e de profissionais de diferentes países, retratar ações e reflexões sobre tema tão urgente para a sociedade mundial”, diz a editora Luciana Gurgel. Ela e Aldo De Luca conduzirão a edição desde Londres, onde vivem. u Em Especial Mulheres: odesafio da representação, MediaTalks vai examinar comoamídia ajuda−ou atrapalha−oavançodasmulheres nas corporações, na política, na ciência e no próprio jornalismo. u Umdos casos emblemáticos e atuais, que gerou intenso debate e muitas críticas, é o de Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, cuja saída do cargo foi tratada por muitos como “ fraqueza” ou suposta evidência da impossibilidade de mulheres conciliarem carreira e vida pessoal, típico exemplo dos preconceitos que resistem, levando à sub-representação ou à representação estereotipada. u O estudo mais recente sobre representação de mulheres na mídia envolvendo vários países concluiu que faltam87 anos para o equilíbrio ser alcançado. u O especial de MediaTalks vai reunir análise de pesquisas sobre o tema, entrevistas com especialistas e a colaboração de correspondentes em cinco países, compartilhando percepções e experiências locais. u Executivos − e executivas − das marcas apoiadoras principais serão convidados a também compartilharem editorialmente suas visões sobre o tema. Adesões e outras informações com Silvio Ribeiro, pelo e-mail silvio@ jornalistasecia.com.br ewhatsapp 19-97120-6693. #diversifica estreia segunda temporada destacando práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão MediaTalks fará em março um mergulho sobre a presença das mulheres na mídia e o tratamento que recebem na imprensa internacional

Edição 1.395 página 5 Nacionais n O Festival 3i, um dos maiores eventos de jornalismo digital da América Latina, será realizado de 5 a 7 de maio, na Casa da Glória, casarão histórico localizado na região central do Rio de Janeiro. O evento será presencial. u Realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o encontro reunirá profissionais do jornalismo para discutir inovação, empreendedor ismo, sustentabilidade e a potência do jornalismo digital brasileiro e latino-americano. As inscrições serão pagas, cujos valores que ainda serão divulgados, mas o evento terá transmissão gratuita no YouTube. Em breve, a Ajor divulgará mais detalhes do festival, como valores, formatos e temas de discussão. Interessados em mandar sugestões de debates, palestrantes e mesas podem enviá-las para o e-mail festival3i@ ajor.org.br. n A Agência Pública teve acesso a gravações que mostram o suposto envolvimento de Mauro Mendes, reeleito governador do Mato Grosso, em um esquema para criminalizar o jornalista Alexandre Aprá, que vem sofrendo perseguições em decorrência de seu trabalho. O material foi enviado à Publica pelo repórter investigativo A.P., pseudônimo que utiliza por segurança, que se infiltrou no esquema. u Em entrevista para a agência, A.P. contou que se infiltrou no esquema inicialmente por interesse em outra pauta, mas que resolveu denunciar o caso ao perceber que o colega Aprá poderia ser assassinado ou ser vítima de uma armação. Segundo conversas gravadas por A.P., o plano era prender Aprá sob alegação falsa de envolvimento com tráfico de drogas ou pedofilia. u A.P. diz não ter dúvidas do envolvimento do próprio governador, além da primeira dama Virgínia, do publicitário Ziad Fares (detentor de contratos com o governo estadual) e da advogada Carla Grings Sabo Mendes. Os quatro teriam participado da contratação do detetive Ivancury Barbosa, cujo objetivo seria perseguir e calar Aprá por causa de reportagens publicadas pelo jornalista sobre irregularidades em negócios da família Mendes e do publicitário Ziad Fares. Leia a matéria da Pública na íntegra . Outro caso n Mendes também é citado na reportagem Governador estuda fechar acordo com empresário investigado pela PF, que Rogério Florentino publicou em seu site Conexão MT e que está sendo alvo de uma ação judicial. A Gravações mostram suposto envolvimento de governador do MT em esquema contra jornalista Mauro Mendes Festival 3i será presencial, de 5 a 7 de maio, no Rio de Janeiro queixa-crim,e movida pelo empresário Pedro Eugênio Gomes Procópio da Silva, proprietário de duas empresas do setor de mineração que operam na cidade, argumenta que o título e o texto damatéria seriam injuriosos e teriamcausado danomoral por dizer que ele era investigado pela Polícia Federal. u O processo também pede a condenação de Florentino pelo crime de injúria e de maneira aumentada, por ter sido cometido diante de várias pessoas, alémda fixação de umvalor de reparação pelos danos morais. u De acordo com a Abraji, a reportagem temcomo ponto de partida uma reunião que ocorreu entre o empresário autor da ação e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. A partir disso, reúne informações sobre processos judiciais emque as empresas e o empresário estão envolvidos, citando trechos de documentos jurídicos, além de contextualizar questões societárias da empresa e a sua relação com o governador Mauro Mendes. u A defesa do Florentino destaca que a matéria foi baseada em documentos públicos obtidos de processo judicial que tramita sem nenhum sigilo no TRF-1, alémde informações extraídas de bancos de dados públicos como o da Receita Federal. HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.395 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Assim como jornalistas jovens não fazem ideia do que era uma redação analógica − e alguns mais jovens ainda nem sabem o que é uma redação −, pode estar ficando longe o tempo em que sigilo da fonte era tão parte da profissão quanto o tec-tec-tec das máquinas de escrever ou pedir um lide emprestado ao colega ao lado. Na sexta-feira (27/1), chegou ao fim um processo judicial na Finlândia que, para a Repórteres Sem Fronteiras, é umprecedente perigoso para a liberdade de imprensa no mundo. Tuomo Pietiläinen, um dos dois autores de uma reportagem no Helsingin Sanomat sobre um centro de inteligência militar publicada em 2017, foi condenado a uma multa de 4,2 mil euros. A segunda autora, Laura Halminen, também foi considerada culpada, mas o tribunal não a sancionou considerando seu “papel claramente menor”. Kalle Silfverberg, o editor, foi absolvido da acusação de revelar segredos de Estado. O espanto é que isso ocorreu no país que ocupa o quinto lugar no ranking de liberdade de imprensa em 2022. É uma moda que se espalhou pelo mundo, e não apenas em ditaduras. Vêm se repetindo tentativas de violar o sigilo da fonte, pressionando jornalistas a revelarem quemdeu informações para uma reportagem ou fazendo operações de busca e apreensão em redações e até em residências. Na Itália, foram dois casos em 2022. Em julho, Paolo Mondani teve a casa e a redação do programa que comanda na RAI revistados por ordem de autoridades que investigam a máfia. O motivo foi uma reportagemsobre amorte do juiz Giovanni Falcone, que teve a colaboração de fontes da polícia. Semanas depois, Francesco Pesante, do site L’Immediato, foi convocado a depor sobre a origem de imagens do assassinato de um prisioneiro que tinha autorização para trabalhar e foi morto na rua. O jornalista teve o celular confiscado. Nos EUA, a Starbucks conseguiu em novembro autorização judicial para ter acesso às comunicações entre o sindicato de profissionais da rede em Buffalo (Nova York) e jornalistas. Omotivo alegado foi descobrir “desinformação” que os dirigentes teriam disseminado sobre suas práticas. Julian Assange mofa em uma prisão britânica enquanto aguarQuebra de sigilo das fontes, falta de confiança na imprensa e o futuro do jornalismo investigativo da a tramitação do processo de extradição movido pelos EUA para condená-lo pelo vazamento de documentos de guerra no site Wikileaks. Enquanto alguns profissionais de imprensa continuam a correr riscos, outros podem estar engavetando pautas, o chamado chilling effect. E não é apenas esta a ameaça ao jornalismo investigativo. Um estudo da pesquisadora Karin Assmann, da Universidade da Geórgia, publicado no fim de dezembro, examinou a percepção sobre a mídia por parte de 16 denunciantes americanos que passaraminformações à imprensa entre as décadas de 1970 e o ano de 2010. Um deles é o lendário Daniel Ellsberg, que na década de 1970 entregou a jornais documentos secretos sobreaguerrado Vietnã − um pré-Assange. Assman descobriu que os informantes revelavam segredos por acreditaremque os jornalistas compartilhavam com eles os mesmos ideais: manter os poderosos sob controle e defender o interesse público. Mas isso mudou. Agora, a metade vê a imprensa como antagônica e pouco propensa a cumprir o seu papel. Os adjetivos são pesados: “corrupta, tendenciosa, politizada, egoísta, emdívida comogoverno e negligente com as fontes”. Alguns dos participantes disseram que hoje evitariam a imprensa se tivessemque fazer uma denúncia, preferindo publicar diretamente. E mesmo quando decidem entrar em contato com jornalistas, confiammenos neles. A pesquisadora credita o comportamento ao ambiente de mídia nos EUA, emque empresas jornalísticas não conseguem manter repórteres dedicados, com a experiência e os recursos necessários para gerar confiança nas fontes − uma situação que não acontece somente lá. Pode não fazer mais sentido retomar o trabalho presencial como antes ou trazer de volta as máquinas de escrever. Mas o respeito ao sigilo das fontes e a confiança delas nos jornalistas vão deixar saudades no jornalismo caso acabem indo embora de vez. Entidade indesejável − Em mais umgolpe na liberdade de imprensa na Rússia, a promotoria-geral do país declarou a organização ProjetoMeduza, responsável pelo site de notícias de mesmo nome que faz oposição aberta a Vladimir Putin, como uma “entidade indesejável” e que “ameaça as fundações” da ordem constitucional e segurança da nação. A medida foi adotada com base em uma lei sancionada pelo presidente Putin em julho de 2022, impondo punição criminal a indivíduos que trabalham no exterior comorganizações queogoverno rotule como “indesejáveis” dentro da Rússia. As organizações que recebem essa classificação são proibidas de operar no país. E qualquer pessoa que participe delas ou esteja envolvida profissionalmente com suas atividades enfrenta o risco de multa e de prisão por até seis anos. ALmortal −Onúmero demortes de jornalistas no mundo aumentou acentuadamente em 2022, de acordo com um relatório publicado em 24/1 pelo Comitê para a Proteção a Jornalistas, Esta semana em MediaTalks

Edição 1.395 página 7 conitnuação - MediaTalks EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Sandra Roza, jornalista, coordenadora de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e Relacionamento Institucional (RI) da Rede de JP, especializada em Comunicação Estratégica na Sociedade 5.0, estreia uma coluna que quinzenalmente trará a importância de se pensar questões estratégicas de DEI aplicadas à comunicação corporativa. O objetivo da Rede JP em debater o tema é fazer comque cada vez mais empresas de comunicação e grandes estruturas se engajem e se tornem parceiros da iniciativa, para atuação conjunta na busca por soluções. A primeira coluna revisita os conceitos de diversidade, equidade e inclusão e já está disponível neste link. O que é DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão)? Sandra Roza Pamela Tulizo que, a exemplo de outras organizações de liberdade de imprensa, destacou o avanço de crimes contra profissionais de imprensa na América Latina. É a região mais mortal para jornalistas, com 30 vítimas, representando quase metade dos 67 profissionais de mídia mortos em todo o mundo. O total global, de 67 assassinados, foi omaior número desde 2018 e um aumento de quase 50% em relação a 2021. Dois dos crimes na região aconteceram no Brasil, vitimando o jornalista inglês Dom Philips e o cearense Givanildo Oliveira. CAP Prize − O prêmio de fotografia contemporânea CAP Prize está com inscrições abertas para a sua 12ª edição anual até o dia 7 de fevereiro. O concurso é realizado desde 2012 por uma ONG baseada na Suíça, e tem como objetivo reconhecer imagens que retratem a África ou a situação da diáspora africana em países de outros continentes, incluindo o Brasil. Podem participar fotógrafos de qualquer idade e nacionalidade. As inscrições são gratuitas. Abuso online − A International Women’s Media Foundation (IWMF) desenvolveu umguia para ajudar jornalistas a lidarem com os efeitos do abuso online sobre a saúdemental. Oguia não é direcionado apenas a mulheres, mas a todos que sofremassédio digital relacionado ao seu trabalho. No entanto, as mulheres são as mais afetadas, como demonstram pesquisas de entidades como a Federação Internacional de Jornalistas. “A violência online é muitas vezes considerada apenas uma questão de segurança digital, mas o impacto do abuso online na saúde mental dos jornalistas é significativo e tem sérias consequências para eles, seu trabalho e para a liberdade de imprensa”, diz a IWMF. Arrogânciaanacrônica −As violações da liberdade de imprensa no Marrocos entraram na pauta do Parlamento Europeu, que aprovou uma resolução de urgência chamando a atenção para o agravamento da situação e pedindo o fim do assédio a jornalistas, às suas famílias, aos seus advogados também a interrupção do uso de espionagem eletrônica. O Marrocos não gostou. O Conselho Nacional de Imprensa emitiu uma declaração afirmando que as conclusões são “enganosas, excessivamente generalizadas” e resultam de relatórios de entidades estrangeiras que ignoram as informações de organismos locais. O texto afirma que “ninguém tem o direito de tratar o país com arrogância anacrônica”. CAP Prize 2022

Edição 1.395 página 8 Comunicação Corporativa n Ricardo Cesar, executivo que está liderando de forma pioneira a operação de globalização de uma marca brasileira, a do Grupo Ideal, do qual é CEO, foi um dos 15 nomes do universo da comunicação de marketing e de relações públicas indicados pela Provoke Media (ex-Holmes Report) na lista People to Watch, divulgada em 30 de janeiro. u Cesar, além disso, foi convidado a integrar o júri do PRWeek Global Awards, um dos mais prestigiados prêmios globais da indústria de relações públicas e comunicação. n Everton Schultz, presidente e sócio da Ágora Public Affairs Brasil (parte de Ecossistema Untold), e Carmen Sánchez-Laulhé, VP Latam, Região Andina e Brasil da Atrevia, do Equador, forameleitos respectivamente presidente e vice-presidente latam da PRCA Americas, para o período 20232024. A PRCA (Associação de Relações Públicas e Comunicação, na versão em português) é uma entidade internacional de agências de relações públicas fundada em Londres em 1969 e que, em 2020, deu origem à PRCA Americas. Atualmente, tem agências associadas em 82 países, que empregam mais de 35 mil profissionais. n Erica Smith, que desde agosto vinha atuando com projetos especiais e globais da agenda DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) peloMerckGroup, na França, deixou a companhia. Antes, esteve por cerca de oito anos e meio na empresa, atuando em São Paulo, quase metade do tempo como head Latam e a outra metade como head Brasil. Ela continua na França, vivendo em Issy-les-Moulineaux, Ilha de França. n AMarco, agência comsede em Madri, 20 anos e 17 escritórios próprios em cidades de Europa, Estados Unidos, África e América Latina (incluindo São Paulo), reuniu a maior parte de seus 200 consultores para o seu off-site anual. O evento também serviu para fazer o balanço de 2022 e anunciar alguns dos objetivos definidos para 2023. No principal deles, a agência anunciou planos para o seu IPO na Euronext no final deste ano. Por meio de oferta pública de ações na bolsa europeia, ela delineou um plano de expansão internacional para os próximos cinco anos, incluindo novas aquisições. Ricardo Cesar Everton Schultz Carmen Sánchez-Laulhé Erica Smith Off-site anual da Marco Internacional

Edição 1.395 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n EduardoPugnali aceitou convite de CleberMata e, a exemploda jornada na SecomdoGovernodo Estadode SãoPaulo, onde ambos estiveram juntos até dezembro passado, atuará ao lado dele na Secom paranaense, ocupando o cargo de diretor-geral. Edu teve também uma passagem de pouco mais de sete anos como gerente de RP e comunicação no Sebrae-SP e ainda, no próprio Governo de São Paulo, foi coordenador de imprensa e internet por três anos, entre 2008 e 2011. Rio de Janeiro n Fernanda Ferreira despediu-se em dezembro da Eneva, onde trabalhoupor cincoanos emeioe era gerente de comunicação. Começou em janeiro na função de gerente de comunicação externa naBAT (BritishAmerican Tobacco). n Ao completar dez anos deGrupo Novonor, Marcelo Gentil está assumindo novas atribuições na companhia. Elemigrou da área de Comunicação da OEC, empresa de engenharia e infraestrutura, para a área de Relações Institucionais da Novonor, holding do Grupo. Com passagens por Odebrecht, Estaleiro Enseada, Conferp, Aberje, Desenbahia e Unifacs, Gentil foi eleito Executivo Nacional de Comunicação Corporativa na sétima edição do TOP Mega Brasil 2022. Bahia Marcelo Gentil migra para área de Relações Institucionais do Grupo Novonor Marcelo Gentil Ruy Conde Brasília n Ruy Conde foi confirmado pelo ministro Silvio Almeida na função de chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ruy é sócio-fundador da ItPress Comunicação, criada em abril de 2014, e foi por seis anos e meio assessor de imprensa do TSE, além de repórter da CBN por um ano. Espírito Santo n Marianna de Aguiar Ribeiro começou como anal ista de atendimento e conteúdo na P6 Comunicação, em Vitória. Ex- -executiva de CDI, Pub e PiaR, seu novo contato é marianna. [email protected]. Goiás n Débora Silva Teixeira, analista sênior, deixou em dezembro a Enel Brasil, após pouco mais de cinco anos de casa, e em janeiro começou como analista no Grupo Equatorial Energia. n Lívia Caixeta, que esteve em licença-maternidade na Race Comunicação, onde atuou por 13 anos e nove meses, como diretora de atendimento em Goiás, partiu para seu próprio negócio, abrindo a Aoba Comunicação Corporativa, com sede em Goiânia. Marianna de Aguiar Ribeiro Débora Teixeira Lívia Caixeta Paraná Eduardo Pugnali acompanha Cleber Mata e será diretor-geral na Secom do Governo do Estado Eduardo Pugnali Fernanda Ferreira

Edição 1.395 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Beto Tercette fez um movimento de migração dentro do Grupo FSB, deixando a holding, onde atuou como líder de integração prigital, para ser diretor de estratégias e novos negócios na Giusti Creative PR. u Ainda por lá, Cauê Madeira passou em janeiro a sócio- -diretor de estratégia e novos negócios do Grupo FSB, após jornada de dois anos e meio como sócio-diretor de crescimento e estratégia da Loures Consultoria e outra de um ano e meio como diretor de estratégia digital da FSB Comunicação. Antes do Grupo FSB, ele passou sete anos no time de executivos da Máquina CW. São Paulo Beto Tercette e Cauê Madeira assumem novas funções no Grupo FSB Beto Tercette Cauê Madeira E mais... n Amanda Rinaldi, ex-executiva sênior na Ideal H+K Strategies, que passou uma temporada de pouco mais de dois anos como anal ista de marketing digital no Banco Safra, começou em janeiro como anal ista sênior de negócios digitais no Santander. n Ariane Delgado, ex-In Press Porter Novelli, onde esteve por quase quatro anos e era, por último, consultora de comunicação e ativação de marketing de influência, passou a atuar como redatora freelancer para a elaboração de textos, posts para redes sociais e revisão de materiais nos idiomas português, inglês e espanhol. n Bruna Pires, ex-Cruzeiro do Sul Educacional, que teve uma rápida passagem pela Febracis Coaching, iniciou em janeiro nova jornada na comunicação institucional da EZTEC. n Danielly Medeiros, que cumpriu estágio de pouco mais de um ano na Nova PR, foi efetivada em janeiro no cargo de analista de comunicação. n Eduarda Camargo deixou a Approach, onde esteve por pouco mais de dois anos e era atendimento pleno, e foi para a Agência Lema namesma função, porém na área digital. n Elígio de Santis Jr., coordenador de comunicação e marca Latam, deixou em novembro a 3M, após 17 anos emeio de casa. n FabioOkubaru migrou da Ideal H+K Strategies, onde esteve por três anos, para a Hill+Knowlton Brasil. Ele continua com alguns dos clientes que já atendia na Ideal, mas está assumindo novas contas. n Henrique Oliveira Crespo, atendimento júnior, deixou a Ideal H+K Strategies, onde esteve por quase um ano e meio, até novembro, e começou como consultor na FleishmanHillard. n Júlia Machado Benette, que estagiou por um ano e sete meses na In Press Porter Novelli e teve uma rápida passagem pela CDI, até dezembro, como atendimento júnior, está de volta ao mercado e disponível para novas oportunidades. Amanda Rinaldi Ariane Delgado Bruna Pires Danielly Medeiros Eduarda Camargo Elígio de Santis Jr Fabio Okubaru Henrique Oliveira Crespo Júlia Machado Benette

Edição 1.395 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Julyana Castro está de volta à NR-7, agora como sócia-diretora, compondo um trio com Nelson Rodrigues, fundador da agência, e Henrique Repiso, CEO. Diretora de operações e com seis anos e meio de casa quando deixou a agência, em junho de 2021, ela esteve fora por um ano e oito meses, gerindo seu próprio negócio, a agência-butique Ampoule Comunicação. n Laura Nogueira Pereira, que estava em sua segunda passagem pela Press Pass, despediu- -se da agência em dezembro e começou em janeiro como líder de PR na Suporte Comunicação. Ela também já foi de MktMix e 4Influence. n Maria Eugenia Humberg, sócia-diretora da Tre Assessoria, fundou a Hum Comunicação, passando a CEO da nova agência. n Maria Vitoria Martins, que foi da equipe de executivos da MSL Brasil por pouco mais de seis anos e meio, está agora na Edelman, ali atuando como analista sênior. n Mariana Garbin, após seis meses como gerente de comunicação, foi promovida a gerente de comunicação e cross media na CNN Brasil. Ex-McDonald’s, Santander, Ideal H+K Strategies, Schneider Electric, ela também passou por Avianca e Smart Fit. n Marina Escarmínio, ex-Edelman, que teve uma passagem de setemeses pela Máquina CW, começou como analista sênior na Cogna Educação. n Paloma Almeida, que vinha atuando como freelancer, tendo passado por Ideal e Edelman, entre outras agências, integrou-se ao time de executivos da Latam Intersect PR. n Priscila Palacio deixou emoutubro a KB!Com, onde esteve por um ano e quatro meses como head de relações com a imprensa, e foi para a JBN Global, como assessora de imprensa pleno. Julyana Castro Laura Nogueira Pereira Maria Eugenia Humberg Maria Vitoria Martins Mariana Garbin Marina Escarmínio Paloma Almeida Priscila Palacio n Rafael de Abreu Costa, que foi por um ano e oito meses executivo da Index, até setembro, está atualmente como analista de marketing digial II na BAW Clothing. n RafaellaBragiotti começou em janeiro como atendimento júnior de assessoria de imprensa na Fato Relevante. Chega após jornada de um ano e dois meses na Rojas Comunicação, onde estagiou e foi assessora de imprensa. n Renata Mesquita, que foi por nove anos e meio da BCW, até novembro, e era gerente de prática de tecnologia, começou em dezembro como diretora da Brain, em atuação remota. n Simone Sabatini, gerente de comunicação PR e Digital, que estava em sua segunda passagempela Loures, deixou a agência em dezembro e integrou-se, na sequência, ao time da JeffreyGroup, tambémno cargo de gerente para as contas Amazon Games, Sodexo e Turing. Rafael de Abreu Costa Rafaella Bragiotti Renata Mesquita Simone Sabatini

Edição 1.395 página 12 n A Ortolani Comunicação & Marketing, fundada em 2010 por Adriano Ortolani, mudou de nome, endereço e posicionamento. Rebatizada com o nome de Make Buzz Comunicação, a agência, com sua nova marca, passa a atuar com quatro unidades de negócio: PR (relacionamento com imprensa), Content (produção de conteúdo e redes sociais), Branding (criação de reputação e marca) e Influencer (marketing de influência); e sob a direção de três sócios: o próprio Ortolani, que ocupa o cargo de diretor executivo, Daniela Loreto, diretora de operações, e Fábio Berklian, diretor de novos negócios. u Onovo endereço da agência é av. Marquês de São Vicente, 446, s/504, Barra Funda, na capital paulista, próximo à antiga sede. E mais... n Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Sérgio Lüdtke, pesquisador e consultor para comunicação em mídias digitais e editor-chefe do Projeto Comprova, confirmaram presença e estarão no I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (I CNCTC), que será realizado nos dias 14 e 15/2, em Florianópolis. u As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. n A Press Manager, parceira deste Jornalistas&Cia na distribuição da newsletter às redações de todo o País, que atua como facilitadora das rotinas de assessorias de imprensa e áreas de comunicação de grandes corporações, dispondo de um detalhado mapeamento da imprensa brasileira, está de casa nova. A empresa mudou para a Rua Butantã, 461, conj. 84, no bairro paulistano de Pinheiros. u Focada em oferecer os serviços desde o acompanhamento de campanhas até relatórios customizados, tem hoje mais de 500 clientes em carteira. u Leandro Sobral, sócio-diretor da Press Manager, enfatiza a importância do novo endereço: “Amudança é a chancela de nossa perenidade no mercado, pois, mesmo ante os desafios do período pandêmico e seu pós, conseguimos nos manter em plena atividade e crescendo”. Dança das contas n A Agência Contatto conquistou as contas da Promob e da Focco, marcas que fazem parte da Cyncly – grupo global que conecta fabricantes, lojistas, marceneiros, designers e consumidores por meio de soluções em tecnologia. No atendimento, Vitor Gabriel da CostaAndrade e MatheusCorrea Cristiano, com coordenação de Vinícius Cavallero e direção de Talita Scotto. n A Digital Trix assumiu a conta da BNP Paribas Cardif, seguradora que tem quase 50 anos, 13 milhões de clientes, oito mil colaboradores e presente no Brasil desde 2000. No atendimento, Graziela Massonetto, Victor Felix e Mônica Ferreira. Pelas instituições n A Editora Aberje relançou em 31/1 uma edição atualizada do livro Diversos Somos Todos − Valorização, promoção e gestão da Diversidade nas organizações, do educador e consultor de diversidade Reinaldo Bulgarelli. O livro teve sua primeira versão lançada em 2008 pela editora De Cultura, e foi o primeiro no Brasil a tratar do tema diversidade, equidade e inclusão. u O preço do exemplar é R$ 50. Outras informações na Aberje. n Suzana Ferreira começou em janeiro na Giusti Creative PR na função de consultora. Ela esteve por oito meses como assessora de imprensa da Dialetto, atuando em home office. Entrou em licençamaternidade n Paula Oliveira, executiva de atendimento sênior na Fala Hub, emSão Paulo, na empresa desde agosto de 2019. Suzana Ferreira Paula Oliveira Curtas Press Manager de casa nova Os sócios Leandro Sobral (esq.) e Eduardo Rocha, na nova sede Ortolani vira Make Buzz Comunicação Adriano Ortolani (esq), Daniela Loreto e Fábio Berklian Marcelo Rech Sérgio Lüdtke conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.395 página 13 Por dentro da Comunicação Pública No dia 25 de janeiro a tragédia do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, completou tristes quatro anos. É considerado o acidente de trabalho que, no Brasil, gerou maior número de vítimas, de acordo como Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) e a Justiça do Trabalho de MG. No total foram ceifadas 272 vidas – duas mulheres grávidas esperavamo primeiro filho. Uma avalanche de detritos de minério de ferro devastou vidas e afetou o meio ambiente ao atingir 17 rios da região e 26 municípios. Prejuízos humanos e ambientais sem precedentes. Das 272 mortes, 251 eram trabalhadores (130 empregados da Vale e 121 funcionários terceirizados), soterrados no dia da tragédia. Para não ser esquecido, o episódio tornou-se tema da campanha de comunicação de utilidade pública #amanhapodesertarde, que tem objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir e alertar sobre a segurança no trabalho. Ela conta com o apoio técnico e adesão da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). A campanha, que traz depoimentos reais dos familiares das vítimas, foi produzida dentro das diretrizes de comunicação pública quanto à temática da segurança do trabalho: caráter educativo e mobilizador de temas relevantes para a sociedade, destacando a urgência (não se pode adiar uma atitude preventiva) e a responsabilidade (vidas em primeiro lugar). Convidamos assessorias de Comunicação Social de todo o País a participarem da campanha, idealizada Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) e apoiada pelo Projeto Legado de Brumadinho. Assim, solicitamos que os vídeos sejam divulgados nas redes e canais dos órgãos e agradecemos, desde já, o engajamento neste tema tão relevante socialmente. Como sugestão para veiculação em 2023, período que marca os quatro anos da tragédia, deixamos, neste link, um dos oito vídeos já produzidos com histórias que falamcomemoção daqueles que perderam a vida. Outras opções de vídeo estão disponíveis no Mural #AmanhãPodeSerTarde − Brumadinho. Contamos com o seu apoio, caro leitor, e estamos à disposição para eventuais esclarecimentos e encaminhamento dos vídeos, bem como banner alusivo à campanha. Com nossos cumprimentos, Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) Alessandra Lessa, vice-presidente de comunicação da ABCPública, e Heloísa Lima, diretora da regional Goiás, apresentaram à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) a proposta de criação de um Observatório da Mídia Pública para avaliar e recomendar aos órgãos públicos práticas de comunicação com foco na transparência e na participação social. O Observatório é uma das ações consignadas na Carta Goiás, documento apresentado à plenária final do I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em 2021 pela ABCPública em parceria com UFG, UnB e diversas entidades que representam pesquisadores e profissionais de comunicação no País. Além das representantes da ABCPública, participaram Fabrício Motta, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Sérvio Tulio Teixeira e Silva, secretário de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), e Priscila Pinto de Oliveira, assessora de comunicação da Atricon. O grupo consignou a necessidade de se ampliarem os mecanismos de controle social da comunicação pública e, como primeiro passo, comprometeu- -se comomapeamento de políticas de comunicação dos órgãos públicos do Estado e municípios goianos e com a construção de uma metodologia e indicadores de comunicação que orientem a prática profissional no setor público. Com o tema Jornalismo na Era da Desinformação, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC) realiza a 11ª Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom). As inscrições vão até 16 de fevereiro. Na programação constam uma mesa-redonda, seis minicursos, atividades culturais e grupos de trabalho, com apresentação de comunicação oral. Faça sua inscrição aqui. São Paulo sediará escola avançada em preparação para epidemias A Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Epidemias será realizada de 10 a 22 de julho, nas dependências da Faculdade de Saúde Pública e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Será ofertado um conjunto de cursos ministrados por cientistas de renome. Inscrições até 28 de fevereiro. Não há taxa de inscrição e os selecionados terão despesas com hospedagem, alimentação e transporte pagos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). São 100 vagas (50 bolsistas do Brasil e 50 bolsistas internacionais). Mais informações aqui. Campanha de utilidade pública: #amanhapodesertarde A cada quatro minutos acontece um acidente de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Observatório da Mídia Pública 11ª Semana Acadêmica de Comunicação da UFAC

Edição 1.395 página 14 AUTO Patrocínio n Depois de três anos respondendo pelo conteúdo automotivo do portal Tudo EP, Antônio Fraga (fraga@macchinaweb. com.br) desligou-se da publicação do Grupo EP e assumiu a produção e edição da seção especial Carros, doCampinas.com. br. Com mais 34 anos de experiência na imprensa automotiva, Fraga também é editor do Diário Motor, do Diário Campineiro. u “A partir de agora, o canal trará a cobertura completa sobre o mercado de automóveis e motocicletas e sobre a indústria automotiva como um todo, com notícias sobre lançamentos, testes, comparativos, informações de bastidores, eventos, entrevistas e análises”, explica Fraga. “Em breve, a seção contará com vídeos e um programa semanal e abordará ainda outros temas relacionados a esse universo, como competições de automobilismo emotociclismo, no Brasil e no mundo. Além de textos, a seção contará com um extenso material fotográfico e também vídeos variados”. n Sérgio Dias ([email protected]), editor do Alpha Autos, estreou há algumas semanas como colaborador da página de conteúdo do Mercado Livre. No espaço, ele traz prioritariamente informações sobre lançamentos do setor e veículos avaliados, em textos publicados pelo menos uma vez por semana. n Termina em 28 de fevereiro o período de inscrições para a segunda edição do Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro. A iniciativa, promovida pela Honda, tem como objetivo disseminar o conhecimento e a conscientização sobre a segurança viária ao fomentar a participação de profissionais envolvidos na cadeia de informação. A empresa acredita que esses conteúdos têm potencial de influenciar as pessoas e trazer uma contribuição social positiva para um trânsito mais seguro. u São elegíveis conteúdos de cunho jornalístico que estejam relacionados aodesenvolvimento de tecnologias, dimensão comportamental e aspectos relevantes ao ecossistema do trânsito. u Os materiais devem ter sido publicados entre 1 de janeiro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023, data em que as inscrições serão encerradas. A premiação divide-se em duas categorias: Texto (Impresso e Online) e Audiovisual (rádio, TV, podcast, redes sociais e plataformas de vídeo). Cada categoria terá um único vencedor, que será premiado com o valor de R$ 20 mil. u Os interessados em participar devem conferir o regulamento e realizar as inscrições pelo www. concursotransitoseguro.com. br. Os trabalhos serão julgados por uma comissão determinada pela Honda e formada por profissionais ligados a segurança no trânsito e mobilidade urbana. PELAS REDAÇÕES Antônio Fraga assume novo desafio em Campinas. Sergio Dias estreia no Mercado Livre PELO MERCADO Só mais um mês para participar do Concurso Trânsito Seguro, da Honda Antonio Fraga Sérgio Dias Marcella Inojosa E mais... n O portal Grande Prêmio informou que a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de SP emitiu um parecer sobre o caso de plágio de conteúdos produzidos por sua equipe praticado pelo Estadão e pela Agência Estado. Segundo a entidade, “a ocorrência de plágio é inequívoca e recorrente” e “trata-se de flagrante infração ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB)”. Entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, as publicações do Grupo Estado, segundo contagem feita pelo Grande Prêmio, plagiaram 47 matérias, em sua grande maioria ipsis litteris, e as disponibilizarampara veículos parceiros da Agência Estado. No total, 56 publicações reproduziram 901 matérias do GP. n Marcella Inojosa de Almeida, que por um ano e meio foi estagiária na área de Comunicação da Honda, formou-se em Jornalismo no final de 2022 e agora está em busca de uma oportunidade profissional. Em sua passagempela Ford, auxiliava no atendimento à imprensa não automotiva (negócios, tecnologia, consumo, lifestyle etc.) e a influenciadores digitais, além de apoiar a execução de eventos da companhia. Ela atende pelo [email protected].

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