Jornalistas&Cia 1395

Edição 1.395 página 4 conitnuação - Últimas n O Consórcio de Veículos de Imprensa – formado por g1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL – para coletar e divulgar dados sobre o coronavírus considerou encerrada sua função. Criado em junho de 2020 para garantir a transparência dos dados, foi motivado pelo fato de o governo Bolsonaro esconder informações da população e atrasar os boletins sobre a pandemia. u Considerado ummarco histórico na imprensa brasileira, deixou a concorrência de lado. Mais de cem jornalistas dos veículos trabalharam diariamente, de forma colaborativa, durante dois anos e meio, para coletar nas secretarias estaduais de Saúde os números de contaminados emortos, além dos vacinados. Em reconhecimento, o consórcio recebeu o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de Liberdade de Imprensa, Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e o Mídia do Ano da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). u A conclusão do trabalho deve-se aos governos estaduais e federais transmitirematualmente dados confiáveis. Apesar de a Covid-19 ser considerada sob controle, ainda exige atenção e os veículos devem acompanhá- -la de maneira individual. u “O consórcio cumpriu o papel da imprensa profissional de manter o público informado num tema vital quando o governo federal se omitiu dessa tarefa”, resumiu Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha. Consórcio de Veículos de Imprensa encerra o trabalho conjunto n Está no ar o primeiro episódio da segunda temporada do videocast #diversifica. Com o tema Práticas DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), a série trará emquatro episódios alguns exemplos e boas práticas aplicadas em redações e agências de comunicação. u No episódio de estreia, Luana Ibelli, coordenadora editorial do projeto, conversou com Sanara Santos, produtora-chefe de formação da Énois Conteúdo, que falou sobre os trabalhos de formação de profissionais diversos e treinamentos para que redações se tornem espaços mais acolhedores e inclusivos. u O episódio já está disponível no YouTube e no Spotify. Edição Especial – A exemplo da primeira temporada do #diversifica, os episódios desta série também ganharão uma edição especial em formato de revista digital. Além dos principais pontos abordados, a edição trará cases de empresas que direcionam seus esforços na busca por um ambiente de trabalho mais diverso, igualitário e inclusivo. Empresas interessadas emapoiar e participar do projeto podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-99244-6655 e [email protected]) ou SilvioRibeiro (19-97120-6693 e [email protected]). n O MediaTalks, braço internacional deste J&Cia, vai abrir a temporada de especiais com uma alentada edição sobre a presença das mulheres na mídia, mas não só como presença física nas redações. Mostrará também aspectos da cobertura, que ainda carregam uma acentuada dosagem de machismo e preconceito. “Será nossa contribuição ao Dia Internacional da Mulher, em que buscaremos, com olhares múltiplos e de profissionais de diferentes países, retratar ações e reflexões sobre tema tão urgente para a sociedade mundial”, diz a editora Luciana Gurgel. Ela e Aldo De Luca conduzirão a edição desde Londres, onde vivem. u Em Especial Mulheres: odesafio da representação, MediaTalks vai examinar comoamídia ajuda−ou atrapalha−oavançodasmulheres nas corporações, na política, na ciência e no próprio jornalismo. u Umdos casos emblemáticos e atuais, que gerou intenso debate e muitas críticas, é o de Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, cuja saída do cargo foi tratada por muitos como “ fraqueza” ou suposta evidência da impossibilidade de mulheres conciliarem carreira e vida pessoal, típico exemplo dos preconceitos que resistem, levando à sub-representação ou à representação estereotipada. u O estudo mais recente sobre representação de mulheres na mídia envolvendo vários países concluiu que faltam87 anos para o equilíbrio ser alcançado. u O especial de MediaTalks vai reunir análise de pesquisas sobre o tema, entrevistas com especialistas e a colaboração de correspondentes em cinco países, compartilhando percepções e experiências locais. u Executivos − e executivas − das marcas apoiadoras principais serão convidados a também compartilharem editorialmente suas visões sobre o tema. Adesões e outras informações com Silvio Ribeiro, pelo e-mail silvio@ jornalistasecia.com.br ewhatsapp 19-97120-6693. #diversifica estreia segunda temporada destacando práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão MediaTalks fará em março um mergulho sobre a presença das mulheres na mídia e o tratamento que recebem na imprensa internacional

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==