Jornalistas&Cia 1397

Edição 1.397 - 15 a 22 de fevereiro de 2023 Por causa do carnaval, na próxima semana J&Cia circulará excepcionalmente na quinta-feira (23/2) n O Yahoo anunciou que fará um corte de 20% no número total de seus funcionários ao redor do globo, cerca de 1.600 pessoas. Na divisão de negócios, publicidade e tecnologia, esse corte representa cerca de 50% dos funcionários. Aqui no Brasil, o escritório será fechado e os profissionais, jornalistas inclusos, serão demitidos nas próximas semanas. u Em entrevista ao site Axios, o CEO do Yahoo Jim Lanzone explicou que a decisão faz parte de uma grande reestruturação no setor de tecnologia de anúncios que o Yahoo pretende fazer. A ideia é investir em outras áreas que, segundo a empresa, seriam mais lucrativas. Até março, o escritório no Brasil deve ser fechado, e os cerca de 80 funcionários do Yahoo Business serão demitidos. Segundo o CEO, os cortes não foram para cortar custos, e sim para uma reorganização interna, pois o Yahoo como um todo é lucrativo. u Entre os jornalistas demitidos no Brasil estão os editores André Carbone, Amanda Serra, Cauê Marques, João Kneipp, Leonardo Sacco, Lucas Tomazelli, Luiz Anversa, Matheus Ribeiro e Tiago Araújo. Também integravam a equipe Juliana Arbex, Ailma Teixeira, Gabriela Feitosa, Bruna Calazans e Vinicius Gonzaga. A head do Yahoo Brasil era Alessandra Blanco. Os funcionários demitidos criaram uma planilha com seus contatos para facilitar a recolocação profissional. Acesse aqui. n Para evidenciar agências de comunicação que nascem com o objetivo de seremmais plurais, contrariando omodelo predominante de trabalho homogêneo, no terceiro episódio do #diversifica Luana Ibelli conversa com EllenBileski, CEOe fundadora da Ecomunica, e com Sheila Farah, diretora executiva de diversidade, equidade e inclusão do Grupo In Press. u Com o tema Práticas DEI, os episódios dessa segunda temporada estão disponíveis no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube e no Spotify, u O videocast, que faz parte do projeto multimídia produzido pelo hub de Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora, que publica o Portal dos Jornalistas e este Jornal istas&Cia, reúne profissionais do jornalismo e da comunicação para discutir a diversidade nas redações e as iniciativas que agem para que o campo da comunicação seja cada vez mais inclusivo. Em novo episódio, #diversifica foca pluralidade em agências de comunicação Yahoo encerra divisão de negócios, publicidade e tecnologia no Brasil; jornalistas foram demitidos n Tem início nesta quinta-feira (16/2) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2023. Ela abre o ano da série +Admirados da Imprensa, promovida por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas desde 2014, e que neste ano contará também com edições para jornalistas e publicações das áreas de Agronegócio; Saúde, Ciência e Bem Estar; Tecnologia; e Economia, Negócios e Finanças. u A eleição direcionada à imprensa automotiva conta até o momento com os patrocínios de Bosch, General Motors e Honda, e apoios da Volkswagen e VWCO. Ela reconhecerá os jornalistas e publicações mais admirados da imprensa automotiva brasileira em 12 categorias: Jornalista, Jornalista Especializado em Duas Rodas e Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Podcast), Áudio (Rádio), Jornal, Revista, Site, Vídeo (Canal/Redes Sociais) e Vídeo (Programa de TV). u Empresas interessadas em associar sua marca à eleição dos +Admirados da Imprensa Automot iva, ou alguma das outras premiações promovidas ao longo de 2023, podem obter mais detalhes com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br). u Clique aqui para votar. Mais informações na pág, 15. Imprensa Automotiva abre série dos +Admirados 2023

Há 4 anos deixando sua marca no mundo. Esperamos seguir juntos, comemorando cada acerto e aprendendo a cada erro. No mês do nosso aniversário, queremos agradecer a todos os clientes, profissionais e parceiros que participaram das conquistas e aprendizados da nossa trajetória. Nesses últimos 4 anos, a gente não parou de comemorar.

Edição 1.397 página 3 n A Google News Initiative, em parceria com Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), abriu inscrições para o Programa de Aprimoramento Digital (PAD), voltado para organizações jornalísticas das associações parceiras. Com dez meses de duração, a iniciativa abordará temas como receita de leitores, receita de publicidade, gerenciamento de dados e produtos. u Serão dez sessões online, uma por mês, até novembro, ministradas por especialistas do Google. Os participantes com 80% de presença nas sessões receberão um certificado. As inscrições para o primeiro workshop, em março, já estão abertas e podem ser feitas por este formulário. Os detalhes sobre os workshops serão publicados nos sites de Aner, ANJ e Ajor. n Marcelo Coelho é o novo articulista do Poder360. O cientista social e sociólogopublicará artigos quinzenais, sempre às segundas- -feiras. Nascido em 1959, Marcelo formou-se em Ciências Sociais pelaUSPe émestre emSociologia pelamesma instituição. É autor de livros como JantandocomMelvin, Patópolis, Crítica Cultural: Teoria e Prática e Noturno. Escreveu para a Folha de S.Paulo por 38 anos, de 1984 a 2022, como editorialista e colunista. Produz crônicas, ensaios e romances. n O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas encaminhou na semana passada um ofício solicitando mais transparência, melhorias na gestão e disponibilização das notas fiscais referentes ao Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), ou cartão corporativo. O documento foi enviado para a Casa Civil, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal. u O ofício foi feito após a obtenção, via Lei de Acesso à Informação, das notas fiscais referentes aos gastos do cartão corporativo durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os documentos foramdisponibilizados para o público pela agência Fiquem Sabendo. u Essas notas ainda não foram digitalizadas, e isso foi um dos problemas destacados no ofício. Essa não digitalização faz com que parte das notas se perca, inviabilizando ou dificultando a leitura por parte da sociedade. O ofício pede a digitalização de todos os comprovantes, e a sua disponibilização no Portal da Transparência do Governo Federal. O ofício pede também critérios mais aprimorados para a imposição de sigilo sobre o cartão corporativo, a catalogação das despesas, entre outros. Nesta quarta-feira (15/2), a coalizão responsável pelo ofício realizou no Twitter a campanha #EuQueroANota, para pressionar o governo a disponibilizar as notas fiscais do CPGF. Marcia Carmo e Pedro Paiva 247 tem novos correspondentes Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas pede mais transparência em gastos de cartão corporativo n O Brasil 247 e a TV 247 terão dois novos correspondentes internacionais: Marcia Carmo, diretamente de Buenos Aires, na Argentina, e Pedro Paiva, a partir de Nova York, nos Estados Unidos. Marcia escreve também para a BBCBrasil e edita o portal em por tuguês do argentino Clarín. Pedro mora em Nova York e foi produtor e repórter do America News, jornal do canal internacional da Globo feito para a comunidade brasileiros nos Estados Unidos. Marcelo Coelho assina com o Poder360 Marcelo Coelho Google News Iniciative abre inscrições para Programa de Aprimoramento Digital Últimas

Edição 1.397 página 4 Nacionais n Reunido pela primeira vez em 8/2, na capital do País, o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores já recebeu as primeiras denúncias de ataques contra jornalistas. Participaram do encontro entidades de defesa do jornalismo e da liberdade de imprensa, além de órgãos do Poder Judiciário. Anunciado no início do ano por Flávio Dino, titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Observatório será coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), tendo à frente o advogado Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça. u Durante o encontro, que ocorreu em formato híbrido, as entidades entregaram dossiê sobre os 45 casos de violência contra jornalistas ocorridos em apenas quatro dias no País, de 8 a 11 de janeiro, período em que houve os ataques emBrasília, seguidos do desmonte dos acampamentos de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro diante de quartéis militares. As organizações também entregaram um documento compropostas para a atuação do Observatório. A maioria delas foi incorporada na estrutura pensada pela Senajus. u Para Samira de Castro, presidente da Fenaj, a reunião foi positiva, tendo desdobramentos concretos, como a sistemática de atuação do Observatório, a deliberação para criação de um banco nacional de dados, e o compromisso na apuração célere dos ataques de 8 de janeiro. n Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, anunciou em 9/2 que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai restabelecer os trabalhos do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa. u Idealizado na gestão do então ministro Carlos Ayres Britto, em 2012, o fórum reúne órgãos do Judiciário e organizações da sociedade civil. A iniciativa, que realizou atividades pontuais nas últimas décadas, agora será reconstruída com a composição atualizada, para que sejam reforçados os alicerces que garantem o trabalho jornalístico. u Para Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a retomada do fórum é “uma sinalização importante do Poder Judiciário neste momento em que os profissionais de imprensa vivenciam uma onda de ataques e violência sem precedentes na história da redemocratização brasileira”. n Veruska Donato, ex-repórter da Globo, está processando a emissora supostas dívidas trabalhistas e assédios morais, que incluiriam cobranças relacionadas a padrões estéticos. Segundo informações da Folha de S.Paulo, esses episódios teriam feito a jornalista desenvolver umquadro de burnout, e de esgotamento físico e mental. u A reportagem da Folha teve acesso a um atestado médico de Veruska, de 2021, para uma licença de 60 dias para tratar transtornos emocionais ligados “às pressões do ambiente de trabalho”. Uma dessas pressões era justamente sobre a aparência dos repórteres, diz o processo. Em e-mail de 2017, também anexado, a chefia do jornalismo da Globo pede que repórteres evitem tecidos apertados, pois “representam um perigo em potencial para o figurino.” O e-mail diz que malhas apertadas poderiam evidenciar detalhes como “um estômago mais avantajado, barriguinhas persistentes, especialmente nos tons mais claros”. u No processo, Veruska declarou que a pressão estética piorou conforme ela se aproximava dos 50 anos, e acusou a emissora de etarismo (discriminação em decorrência da idade). Segundo a jornalista, “qualquer flacidez, ruga ou gordura considerada ‘fora do lugar’ era alvo de críticas pelos chefes e no setor de figurino da emissora”. Ela está processando a Globo em R$ 13 milhões, que incluem os supostos assédios morais e dívidas trabalhistas. Veruska trabalhou de 2002 a 2019 como pessoa jurídica, mas tinha rotina semelhante a de uma profissional em regime de CLT. Por isso, pede que a emissora pague verbas trabalhistas, como 13º e FGTS, referentes aos 17 anos em que atuou como PJ. Além disso, em novembro de 2021 foi informada de sua demissão, o que não poderia ocorrer pois estava de licença médica. u Procurada pela reportagem da Folha, a Globo declarou que “não comenta ações judiciais em curso. O que pode assegurar é que não existe nenhuma orientação nesse sentido para nossos profissionais”. Os advogados da emissora não quiseram se pronunciar. Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores estabelece sistemática de atuação Ramênia Vieira (Intervozes), Samira de Castro (Fenaj), Katia Brembatti (Abraji), Augusto Arruda Botelho (MJ), Lázara Carvalho (MJ), Bia Barbosa (RSF), Renata Cafardo (Jeduca) e Patrícia Blanco (Palavra Aberta) Marcus Iahn/MJSP Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa é reestabelecido Veruska Donato processa a Globo por assédio moral e pressão estética Veruska Donato

Edição 1.397 página 5 n Morreu no último sábado (11/2), em São Paulo, o jornalista e publicitário Mauro Salles, aos 90 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde 4 de dezembro do ano passado. Há 16 anos sofria com encefalite herpética, uma complicação neurológica. O corpo foi enterrado no domingo (12/2). Mauro deixa esposa, duas filhas, dois filhos, dez netos e dez bisnetos. u Formado em Direito pela PUC-Rio, Salles iniciou a trajetória no jornalismo na sucursal da revista norte-americana Life, no Rio de Janeiro, no começo dos anos 1950, como estagiário. Em 1954, trabalhou como repórter de política no jornal O Mundo, e integrou a equipe da recém-lançada revista O Mundo Ilustrado. Em 1955, foi para o jornal O Globo, onde permaneceu por 11 anos, atuando como repórter e diretor de Redação. Foi ainda repórter e assessor de diretoria da Rádio Globo. u Teve participação direta na concepção e lançamento da TV Globo. Foi também um dos responsáveis pela contratação de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pela Globo. Deixou o jornalismo em 1966 para fundar a sua própria agência publicitária, a Salles Interamericana. Também teve carreira na política. Foi nomeado em 1961 secretário do Conselho de Ministros do Gabinete Parlamentar do entãoministro da Justiça Tancredo Neves. Em 1963, assumiu o cargo de ministro da Indústria e do Comércio. Morre em São Paulo Mauro Salles, aos 90 anos AGRO n Foi lançado há alguns dias o livro O agro é delas – A força da mulher no agro. Produzido por Roberta Alves Barbosa Barrios, diretora corporativa da Agrícola Kanada, com mais de 25 anos de carreira no agronegócio, o livro tem como objetivo “comunicar o agro retratando histórias de profissionais que atuam no setor, mostrando a importância e a força da mulher neste setor, as oportunidades de carreira e despertar o protagonismo mas pessoas”, como explica a autora. u Entre as histórias retratadas na obra, duas abordamprofissionais da imprensa especializada em agronegócio: a de Angela Ruiz, produtora e apresentadora do podcast Agrotalk e jornalista do Agroclima e Climatempo, e de Stefany Sampaio Silveira, apresentadora do programa Agro Business (TV Vitória/ES). Mais informações sobre aquisição do livro podem ser obtidos direto com a autora pelo 67-99884593. n A convite do diretor de Redação Lucas Amorim e do editor de Macroeconomia Luciano Pádua, Mariana Grilli passou na última semana a cuidar da Exame Agro. “A editoria, estratégica para economia e investimentos, irá conversar com o ESG e trará boas histórias de dentro e fora da porteira no site, revista, vídeos, newsletter e muito mais”, explica a jornalista, que nos últimos três anos e meio esteve na Globo Rural, produzindo reportagens multimídia, incluindo revista, site e audiovisual, além da produção do podcast Palavra do Campo. O novo contato dela é mariana. [email protected]. PELAS REDAÇÕES Mariana Grilli assume Exame Agro Mariana Grilli Jornalistas são destaque em novo livro sobre mulheres no setor Mauro Salles conitnuação - Nacionais Dos leitores n Reproduzimos aqui mensagens que recebemos pela homenagem a Glória Maria em J&Cia 1.396: “A homenagem foi linda! Parabéns.” – Fabio Chaves “Que homenagem linda. Emocionante! Parabéns para a equipe.” – Fernanda Pereira “Parabéns pela excelente homenagem a Glória Maria e pelo espaço dado a Assis Ângelo habitualmente. Visito-o habitualmente e constato a importância desse gesto, que dá a ele a oportunidade de mostrar suas pesquisas.” − Flavio Tiné “Cheguei agora e, ao abrir o laptop para ver as notícias, vi a homenagem do Jornalistas&Cia a Gloria Maria. Muito bacana a ideia de reconhecimento às virtudes profissionais e pessoais dessa menina que foi um modelo de competência, dedicação e profissionalismo. Parabéns e obrigado por usar o nome de toda a classe. Esse gesto é de elegância e reconhecimento, o que valoriza toda a nossa categoria. Jornalistas&Cia falou por nós.” – Luiz Carlos Secco

Edição 1.397 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Mais associado a temas leves e ao mundo feliz das celebridades promovendo viagens e produtos de luxo, o Instagram não costuma ser visto como uma plataforma de mídia social apropriada para assuntos hard news. No entanto, um estudo feito pela USC (University of Southern California) demonstrou que a rede social teve um papel vital em uma das maiores mobilizações sociais recentes, o movimento Black Lives Matter, graças ao poder das imagens que são a sua base. Alémde consagrar o Instagram como rede que pode ser mais do que a favorita demarcas e influenciadores profissionais, o estudo coloca tambémempauta o papel do jornalismo tradicional e do Twitter, visto como a plataforma númeroumpara questões sociais. Opoder mobilizador de vídeos e fotos no Instagramno casoGeorge Floyd dá vida nova à antiga frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”. O estudo da USC, publicado no periódico científico PLOS One em dezembro passado, analisou mais de 1,1 milhão de postagens e 1,6 milhão de fotos no Instagram publicadas em um período de 30 dias após o assassinato de Floyd com a hashtag #JusticeForGeorgeFloyd. Os pesquisadores concluíram que fotos e vídeos foramos principais responsáveis por amplificar as conversas online sobre direitos civis, impulsionando atos como as marchas domovimento Black Lives Matter e o debate público sobre racismo. Jornalistas independentes, ativistas, artistas e grupos de memes estavam entre os muitos formadores de opinião que emergiram durante os protestos graças a conteúdos visuais que se tornaram virais, diz o estudo. Segundo os pesquisadores, isso contrasta com plataformas baseadas em texto como o Twitter, nas quais vozes com poder institucional (como políticos, mídia tradicional ou departamentos de polícia) controlam o fluxo de informações. Houve tambémumamudança de enfoque. Para os autores, a nova onda de líderes de opinião que floresceu no Instagramapós o assassinato de Floyd ajudou a reformular as narrativas ao postar imagens que retratavam os protestos como memoriais em vez de tumultos, como são tradicionalmente enquadrados pela mídia tradicional. E representavam os manifestantes como pessoas que sofriam, e não como arruaceiros. Para quem tem saudades dos velhos tempos do Twitter, o estudo acentua o poder das imagens para engajar a sociedade em causas, o que a rede hoje controlada por Elon Musk fez em seus primeiros anos de vida, quando era menos dominada por fontes institucionais. E tomando como exemplo a morte de George Floyd, o estudo da USC levanta ressalvas sobre o impacto da cobertura de protestos pela mídia tradicional, visto que criadores de conteúdo, jornalistas independentes e usuários comuns foram os reais responsáveis por levar as pessoas às ruas. Instagram, BLM e o poder das imagens para a mobilização por justiça social É interessante recordar as imagens que desencadearam o BLM, provocando uma tomada de consciência sobre racismo estrutural, colonialismo e escravidão em todo o mundo, não foram feitas por um cinegrafista profissional. O assassinato poderia ter sido mais um entre tantos episódios de violência policial contra negros nos EUA se Darnella Frazier, de 17 anos, não tivesse usado seu celular para documentar o policial branco com o joelho sobre o pescoço de Floyd, postando o vídeo chocante no Facebook. Exemplo do jornalismo-cidadão, Frazier foi homenageada pelo mais importante prêmio de imprensa do mundo, o Pulitzer. Em2021, ela recebeu uma homenagemespecial na série anual de premiações da entidade, justificada como reconhecimento do papel dos cidadãos na busca do jornalismo por justiça e verdade. Embora as grandes empresas demídia social recriminadas pela proliferação de discurso de ódio e fake news emsuas plataformas, estudos como esses confirmam o valor da tecnologia que deu voz a pessoas comuns e onde há censura sobre meios de comunicação tradicionais. Ou em situações em que o jornalismo tradicional não percebe tão rapidamente para onde os ventos da mudança estão soprando. Cena da morte de George Floyd Darnella Frazier e seu prêmio

Edição 1.397 página 7 conitnuação - MediaTalks Bolsas na Suécia − Principal encontro internacional de jornalistas investigativos e de dados do mundo, a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, organizada pela Global Network of Investigative Journalism (GNIJ), está oferecendomais de 150 bolsas para jornalistas interessados em participar do encontro. Em 2023, o evento, que acontece a cada dois anos, será emGotemburgo, na Suécia. Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Centro Sueco de Exposições e Congressos irá receber mais de 150 painéis, workshops e sessões de networking – os temas vão de colaboração internacional e pesquisa online até análise avançada de dados. As bolsas de participação são destinadas a jornalistas com experiência investigativa, que venham de países em desenvolvimento e emergentes, e para jornalistas de comunidades carentes. Big Techs na Itália − A Itália seguiu os passos da pioneira Austrália e estabeleceu uma regulamentação para acabar com as brigas de empresas jornalísticas com as gigantes mídias digitais, como Facebook e Google, em torno do pagamento pelo uso do conteúdo. A AgCom, agência reguladora do setor de telecomunicações no país, publicou uma norma com critérios para que os meios de comunicação sejam recompensados “com justiça” pelas Big Techs que utilizam trechos de notícias em seus resultados de buscas ou em feeds. A ideia é estimular que os veículos fechem acordos com empresas como o Google e a Meta (dona do Facebook) embases satisfatórias para os veículos de imprensa. Fuga cinematográfica − Depois de se tornar símbolo do enfrentamento da censura do regime de Vladimir Putin ao erguer um cartaz contra a invasão da Ucrânia durante um telejornal ao vivo de uma emissora estatal, a jornalista russa Marina Ovsyannikova saiu do país, voltou, protestou novamente, foi condenada à prisão domiciliar e desapareceu. Os novos capítulos revelados agora são dignos de um roteiro de filme de espionagem. Em uma coletiva de imprensa em 10/2 na sede da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) em Paris, Ovsyannikova e Christophe Deloire, secretário-geral da organização, descreveram a extraordinária operação pela qual ela conseguiu fugir secretamente da Rússia com a ajuda da RSF, há quatro meses. Deportados para os EUA − Integrantes da família Chamorro, uma dinastia da mídia na Nicarágua, proprietária do mais antigo jornal do país, desembarcaram nos EUA na semana passada em um voo que levou para o exílio 222 presos por oposição a Daniel Ortega. Todos perderam a cidadania e não podem mais ocupar cargos públicos, por “traição à pátria”. Entre os libertados está Cristiana Chamorro, filha do fundador do jornal La Prensa, Pedro Joaquín Chamorro, assassinado pelo regime Somoza, e da ex-presidente da Nicarágua Violeta Barrios de Chamorro. Prêmio Gabo − Jornalismo vive é o tema do tradicional Prêmio Gabo em 2023, promovido pela fundação criada pelo jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez. As inscrições estão abertas até 22/3, em cinco categorias: Texto, Imagem, Áudio, Fotografia e Cobertura. Nesta 11ª edição do concurso, serão aceitos trabalhos publicados em português ou espanhol entre 7 de junho de 2022 e 21 de março de 2023. As inscrições são gratuitas. Esta semana em MediaTalks Ovsyannikova e Deloire na coletiva EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Apesar de tema urgente, as agressões aos jornalistas já são sentidas pelos profissionais de grupos sub-representados ao longo dos anos. O jornalismo e a liberdade de imprensa viveram sob forte ataque durante todo o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Entre os episódios há casos de agressão física, humilhações, impedimento do exercício da profissão, bem como roubo de equipamentos e pertences dos profissionais. Veja mais no link. Observatório Nacional busca coibir violência contra profissionais da imprensa

Edição 1.397 página 8 Comunicação Corporativa Acaba de ser concluído o Termômetro de Mercado Abracom com o desempenho das agências de comunicação em 2022. Realizado entre 9 e 17 de janeiro deste ano e respondido por representantes de 50 agências associadas de todo o Brasil, ele aponta umcrescimento recorde do setor no ano que passou. Termômetro Abracom aponta crescimento recorde do segmento das agências de comunicação em 2022 A ABRACOM detectou o crescimento do setor brasileiro de comunicação corporativa em 2022. Segundo a sondagem Termômetro Abracom de Mercado, das agências que aumentaram o faturamento: 31,7% obtiveram crescimento acima de 15% 29,3% das agências entrevistadas tiveram um aumento de 6% a 10% 9,3% alcançaram até 5% de crescimento 9,8% das agências entrevistadas aumentaram o faturamento de 11% a 15% Para 26% das entrevistadas, o faturamento ficou estável no ano de 2022 em relação ao ano de 2021. Das agências entrevistadas que declararam queda no faturamento: 66,7% delas sofreram uma redução de até 5% no faturamento 16,7% viram as receitas caírem de 6% a 10% 16,7% tiveram o faturamento reduzido entre 11% a 15% Abracomaponta crescimento recorde do setor de agências de comunicação corporativa em 2022 31% das agências entrevistadas pelo Termômetro de Mercado Abracom reportam o crescimento da receita acima de 15%. A lucratividade foi maior para 58% das agências e para 30,3% delas, o aumento do lucro também foi acima de 15%. Cerca de 64% das agências tiveram aumento de receitas acima de 5%. Para 58,7% das agências, os impactos do cenário político sobre a economia do Brasil deverão contribuir para o crescimento do setor de comunicação corporativa em 2023. 43,3% das agências ampliaram o quadro de colaboradores acima de 10% 23,3% expandiram suas equipes entre 6 e 10% 33,3% das agências ampliaram suas equipes em até 5% Entre as que tiveram que reduzir o quadro essa diminuição foi de até 5% para metade das empresas que dimunuíram seus quadros e de 6 a 10% para os outros 50% das respondentes. Cerca de 56% das agências declararam ter expandido as suas equipes, em 2022. Sendo que: Empregabilidade no setor aumentou Relacionamento com jornalistas e assessoria de imprensa Relações Públicas Comunicação Interna e Desenvolvimento de Conteúdo e Comunicação Digital e Gestão de Redes Sociais A Abracom também perguntou sobre os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências às empresas em 2022. São eles: Serviços mais procurados pelos clientes O setor segue otimista, 66% das agências entrevistadas acreditam que, em 2023, os seus volumes de negócios devem crescer e para 30% ficarão estáveis. Para 58,7% das agências, os impactos do cenário político sobre a economia do Brasil deverão contribuir para o crescimento do setor de comunicação corporativa e para 28,3% a situação permanecerá semelhante ao ano passado. Mercado segue otimista 30,3% das empresas apontam um aumento do lucro acima de 15% 36,4% das pesquisadas atingiram um incremento entre 6% a 10% 27,3% indicam um aumento de lucratividade de até 5% Para quem viu sua margem de lucro diminuir, a maior faixa, declarada por 50% das agências entrevistadas, foi de uma queda de até 5% No consolidado do ano passado, a lucratividade foi maior para 58% das agências em relação a 2021, enquanto 18% permanceram estáveis e 24% tiveram queda nos lucros. A sondagem da ABRACOM mostrou que: Lucratividade foi maior em 2022 Os fatores mais apontados para sustentar esse otimismo seguem influenciados pela estabilidade política e são: Por outro lado, os riscos mais apontados são: Melhora da imagem do País no exterior Impacto da agenda ESG por conta das iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente Reaquecimento da economia Reforma tributária e a valorização do mercado de comunicação A volta de uma instabilidade política e econômica O impacto de um possível cenário de recessão global As concorrências predatórias no setor Uma crise econômica mundial ou local que provocasse uma redução nos investimentos em comunicação

Edição 1.397 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n As agências de comunicação têmaté esta sexta-feira (17/2) para responder à Pesquisa Mega Brasil e, dessemodo, figurar noRanking das Agências e contribuir comos indicadores setoriais. O prazo foi estendido a pedido do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, que coordena o projeto, com o objetivo de aumentar o número de agências participantes e tornar mais robustos os resultados. u São 33 questões que se debruçam sobre o desempenho das empresas em2022 e que buscam prospectar as tendências desses próximos meses, além de reunirem informações sobre perfil humano, número de empregados, investimentos realizados, desafios de gestão, entre outros aspectos. u A pesquisa é aberta a agências de comunicação de todo o País, independentemente do porte ou especialidade, e os resultados serão compilados, analisados e publicados na edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, que será lançada no dia 16 de maio, em formato digital. u Agências que participaram em anos anteriores podempreencher a Pesquisa usando login e senha cadastrados naplataforma. Para as entrantes, basta preencher neste link os dados cadastrais para ter acesso e responder à Pesquisa. u Outras informações com Bruna Valim (brunavalim@mega brasil.com.br e 11-97852-9239) e Clara Francisco (clarafrancisco@ e 11-98843-0304), que estarão à inteira disposição. Mega Brasil prorroga até esta sexta-feira (17/2) o prazo para as agências responderem à Pesquisa Mega Brasil Internacional n LygiaOliveira, que passou temporada de oito meses na Agência BlueChip, emSãoPaulo, está atualmente em Ontário, Canadá, na LoblawCompanies, na função de suportedeatendimentoaocliente. Ela também já esteve no jornalismo, tendo atuando por seis anos e nove meses na TV Gazeta (SP). Alagoas n Doral ice Lima começou como analista de responsabilidade social na Braskem. Ex-coordenadora de comunicação e ouvidoria na Bahia Norte, onde ficou por mais de dez anos, ela também já esteve na CLN – Concessionária Litoral Norte (sete meses) e Instituto Aliança (dez meses). Bahia n Clay Anne Costa Azevedo começou há algumas semanas como especialista em responsabilidade social e comunicação na Veracel Celulose. Ela esteve anteriormente em MCA Auditoria, Porto São Luís e Ecology and Environment do Brasil. Lygia Oliveira Doralice Lima Clay Anne Costa Azevedo Brasília n Ana Tulia deMacedo começou emjaneironaCGU–Controladoria Geral daUnião, nocargode secretaria nacional de acessoà informação. Antes, foi gerente de relações governamentais da Natura & Co. Minas Gerais n CristianoDinizCunha, ex-Vale, FundaçãoRenova e ArcelorMittal, começou como diretor na 4CO Comunicação e Cultura Organizacional, consultoria liderada por Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha. Chega para criar umquarto hub, de gestão, acompanhamento e assessoramento dos projetos desenvolvidos pela consultoria, que atualmente tem, além dos dois sócios, a diretora executiva Lia Calder à frente dos trabalhos. Cristiano mora em BH e vai atuar remotamente desde a capital mineira. Rio de Janeiro n Ana Tereza Robusti está desde novembro como executiva sênior na Golin. Foi, anteriormente, por oito meses, assessora sênior na Danthi Comunicação. Ana Tulia de Macedo Cristiano Diniz Cunha Ana Tereza Robusti

Edição 1.397 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Adriano Candido Stringhini, que foi por 15 anos da Sabesp, tendo ali ocupado os cargos de superintendente Jurídico e de Comunicação e, por último, diretor de gestão corporativa, começou este mês na Iguá Saneamento, como diretor de Relações Governamentais. Ele também tem atuado como conselheiro fiscal de instituições como Companhia Docas de São Sebastião e EMAE – EmpresaMetropolitana de Águas e Energia. n Alissa Nani começou em fevereiro como gerente de planejamento na Agência Cacau. Ela foi anteriormente, por pouco mais de dois anos, da Loures Consultoria, de onde saiu em janeiro. Também já esteve na Cappuccino. n Andrea Sarti assumiu a coordenação de comunicação interna da Eurofarma, com responsabilidades sobre Brasil e América Latina. Ela ficou, até outubro e por quase quatro anos, como gerente de comunicação interna do UnitedHealth Group. Antes ainda, esteve por quase dez anos e meio na InPress Porter Novelli. n Andressa Borges, que esteve por umanoeoitomeses naAgênciaNyo, foi comesta para a Ink, no mesmocaminhoda incorporação daempresa, como informadoaqui emJ&Cia 1.396. Ela tambémficou por quase quatro anos e meio na Weber Shandwick. São Paulo Adriano Stringhini começa na Iguá Saneamento Adriano Stringhini Alissa Nani Andrea Sarti n Bruna Bessi Carletto, ex-head de digital da Deal Comunicações e que atuou por quatro meses como head de conteúdo da Superlógica Tecnologias, começou em novembro como gerente de comunicação na FSB, para os clientes AccorInvest Latam, Tegra, Erbe, Contabilizei e G5 Partners. n Camila Teixeira, que foi por quatro anos e novemeses da JeffreyGroup, até dezembro, está agora como coordenadora de marketing latam na RTB House. n Danilo Bomfim, atendimento ao cliente, deixou a Agência Lema, onde esteve por três anos e nove meses, até dezembro, e foi para a Soko, na função de broadcaster pleno. n Eliane Santos Vieira deixou meses atrás o Sebrae-SP, onde esteve por mais de 30 anos como consultora em comunicação. n Fernanda Pires, que foi superintendente de comunicação corporativa da Autoridade Portuária de Santos por quase quatro anos, até dezembro, começou em fevereiro em assuntos governamentais na MSC Mediterranean Shipping Company. Ela também esteve por mais de oito anos e meio em redação, como repórter do Valor Econômico e, antes, editora do Guia Marítimo. n Giovanna Calhelha, ex-RPMA, JeffreyGroup, Race e que por último esteve na Medway Educação Médica, integrou-se em janeiro ao time de consultores da Nova PR. n Izabella Marconi, ex-Ideal e que esteve por quase oito anos na In Press Porter Novelli, por último como gerente sênior, é agora diretora de atendimento do Fhits, empresa focada em mídia digital. Andressa Borges Bruna Bessi Carletto Camila Teixeira Danilo Bomfim Eliane Santos Vieira Fernanda Pires Giovanna Calhelha Izabella Marconi

Edição 1.397 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n MuriloSarro, ex-Máquina CWe que esteve por seis meses como analista pleno de PR na RPMA, até fevereiro, mudou para a Hill + Knowlton Brasil, na mesma função, para atuar no time de atendimento da Amazon. n Rebecca Emy, consultora pleno, deixou a RPMA em janeiro, após três anos e quatro meses de casa, transferindo-separaaMáquinaCW, como executiva de contas do núcleo de tecnologia. Antes de atuar em comunicação corporativa, foi porumanoemeiorepórterdoDCI. n Renato Sales começou este mês como gerente de comunicação no iFood. Ex-Loures Consultoria, em que atuou por quase três anos, ele vem de uma jornada de sete meses na Weber Shandwick, como diretor dos núcleos consumer/consumer healthcare. n Rodrigo Amaral assumiu a Gerência de Marketing e Comunicação da Arcadis, consultoria especializada em sustentabilidade e na agenda ESG, com 28 mil colaboradores e que está presente em 70 países. Ele vem de uma jornada de pouco mais de um ano como gestor de comunicação latam na Basf, tendo anteriormente atuado por quase quatro anos na Atlas Copco. n Shirley Valentin despediu-se em outubro da assessoria de imprensa do Secovi-SP, onde esteve por 29 anos e cinco meses. n Thaís Arruda, ex-Grupo Fleury e Hospital Sírio Libanês, e que ultimamente era superintendente de comunicação e marketing da SulAmérica, deixou a companhia este mês, após pouco mais de três anos e meio de casa. n VictoriaMartinelli Dominguez começou em janeiro como assessora de imprensa na Melina Tavares Comunicação. Esteve, anteriormente, na PinePR, onde começou como estagiária e permaneceu por três anos. Entrou em licençamaternidade n Marcela Baptista Higa, analista sênior na DFreire, em São Paulo, na agência desde agosto de 2017. Juliana Branco Sapede Leandro Lima Lúcia Ziliotti Luciane Angelo n Juliana Branco Sapede deixou a Intuit, onde esteve por quase três anos, até janeiro, e assumiu, em fevereiro, a Gerência de Comunicação da Revolut. Ela também já foi de Edelman e CDI. n Leandro Lima, ex-gerente de comunicação corporativa do McDonald’s e que também passou pela comunicação de Avon e Superlógica Tecnologias, deixou o Hinode Group, onde esteve por sete meses como gerente de eventos e reconhecimentos, e em fevereiro assumiu a Gerência de Comunicação Corporativa da companhia médica BD (de tecnologia). n Lúcia Ziliotti, gerente de comunicação e relações públicas, deixou a 3M Brasil, onde esteve por 26 anos e três meses. n Luciane Angelo, head de digital e conteúdo, deixou em novembro a Press Pass, onde ficou por dois anos e três meses. Está, agora, atuando como freelancer. Luciane foi anteriormente, por dois anos, editora da Marie Claire, e, antes, por cinco anos e meio editora da IstoÉ Dinheiro. Murilo Sarro Rebecca Emy Renato Sales Rodrigo Amaral Shirley Valentin Thaís Arruda Victoria Martinelli Dominguez Marcela Baptista Higa

Edição 1.397 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa Dança das contas n A Imagem Corporativa foi escolhida pela Mars para assumir o relacionamento com imprensa e influenciadores dos segmentos de Mars Wrigley (divisão de foods, onde estão as marcas M&M, Twix, Snickers e Skitles, entre outras) e Mars Pet Nutrition (área responsável pelas marcas Pedigree®, Whiskas®, Optimum®, Dreamies®, e outras voltadas para a nutrição animal), além da área corporativa. No Brasil, a empresa tem unidades no interior de São Paulo, em Pernambuco, na Bahia e no Paraná e somamais de 2.300mil funcionários. Oatendimento terá direção executiva de FlaviaMangini e direção de atendimento de Gisele Darbellay. Compõem o time a coordenadora Fabiana Couto e os analistas Daniel de Oliveira, Luiz Henrique Conde e Sarah Aquino. O time atenderá no e-mail [email protected]. n Tambéma Approach está com conta nova, a Francal Feiras, para a qual cuidará do relacionamento com a imprensa. No atendimento, Patrícia Kishimoto (patricia. [email protected]), com gerência de William Prado (william.prado@) e direção de Cintia Beck. n A Sing Comunicação assumiu a assessoria de imprensa da MD2, empresa especializada em soluções de governança e privacidade de dados, com 23 anos de experiência nomercado. No atendimento, Rômulo Fernandes, Letícia Riente, Janaina Leme e Vânia Gracio. n A Hill+Knowlton Brasil conquistou a conta da Ótica Center e está assumindo as ações de relações públicas e atendimento à imprensa da rede de franquias. No atendimento, Isabela Videira, sob a liderança da diretora executiva Gisele Gomes e do VP Thiago Salles. n Também a Latam Intersect PR está com novo cliente, o microblog indiano Koo, app que chegou no final do ano no Brasil e que é um concorrente direto do Twitter. Estarão na linha de frente do atendimento Clea Stolear e Leticia Rio Branco. n Outra agência com cliente recém-chegado é a Contatto, que acaba de assumir a conta da C&M Software, empresa que atua no desenvolvimento de softwares de alto desempenho e disponibilidade, fornecendo serviços de TI para instituições financeiras. O atendimento será liderado por Matheus Correa Cristiano e terá Vitor Gabriel da Costa Andrade como analista de comunicação. n A Aberje Academia de Marcas abre espaço no próximo dia 9/3, em evento online e gratuito, das 15h às 17h, para contar a história de sucesso dos 80 anos de Coca-Cola no Brasil. Quem fará a apresentação é Daniela Valverde, gerente sênior de Comunicação Corporativa Cone Sul na Coca-Cola América Latina, com mediação de Tatiana Maia Lins, da Makemake. Inscrições aqui. n Ainda sobre a Aberje: Gislaine Rossetti, que deixou emdezembro a Presidência do Conselho Deliberativo da entidade, está de volta, agora como integrante do Conselho Consultivo, instância que apoia e ajuda na tomada de decisões. Pelas instituições A Aberje e os 80 anos de Coca-Cola no Brasil Daniela Valverde Tatiana Maia Lins Gislaine Rossetti Alessandro Martineli Zé Schiavoni Pelo mercado n A FleishmanHillard Brasil está apresentando ao mercado corporativo seu novo posicionamento, que tem como tagline A agência de reputação que te posiciona. Na campanha de lançamento, o toque bem-humorado fica por conta da brincadeira como próprio nome da agência: “vem dar um refleish”, em alusão à necessidade de as empresas se olharem para, de fato, revisar missões, valores e culturas. u “O nosso propósito é entregar estratégia alinhada à construção de uma reputação para todos os perfis de públicos, com ações que estão além do relacionamento padrão com a imprensa e influenciadores”, enfatiza Alessandro Martineli, CEO da FleishmanHillard. “Buscamos em pesquisas e dados soluções que impactam os negócios dos nossos clientes, pois entendemos que a comunicação é peça fundamental nesse processo, especialmente emummomento de tanta transformação”. n A RPMA informa que cresceu 12% em 2022, fruto da entrada de 22 novos clientes na carteira da agência, que chega ao quarto ano da fusão que uniu RMA e RP1, e tambémà gestãodos negócios. Parte inferior do formulário n O PRWeek Global Awards 2023, um dos mais prestigiados prêmios do segmento no mundo, terá um quarto jurado, além de Cláudia Daré (Latam Intersect PR), Márcio Cavalieri (RPMA Comunicação) e Ricardo Cesar (Grupo Ideal): é Zé Schiavoni, CEO da Weber Shandwick Brasil, que vai participar do júri pela segunda vez.

Edição 1.397 página 13 n A Edelman Global Advisory (EGA), braço de relações governamentais fundado em 2021 pelo Grupo DJ Edelman, anunciou em 15/2 a aquisição da Distrito Relações Governamentais, que tem sede em Brasília, fundada e dirigida por Públio Madruga e Danilo Gennari. Com essa aquisição, o Grupo passa a ter presença robusta em Brasília e a operar no País com as suas três marcas: as agências de PR Edelman e Zeno e a de relações governamentais, EGA Distrito. u A integração da Distrito à Edelman América Latina será liderada por LeighWedell, COO da EGA, e Mariana Sanz, CEO da Edelman América Latina, juntamente com os cofundadores da Distrito, que assumirão respectivamente os cargos de presidente da EGA Latam (Madruga) e presidente da EGA Brasil (Gennari). Grupo DJ Edelman adquire a Distrito, em Brasília, e fortalece atuação em relações governamentais conitnuação - Comunicação Corporativa Por dentro da Comunicação Pública O cidadão está cada vez mais ativo e exigente quando se trata de comunicação. E você, comunicador(a), está preparado para desenvolver uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, que atenda às necessidades de informação e interação da sociedade como Estado e vice-versa? De 20 de maio a 28 de outubro acontece o Programa Avançado emComunicação Pública 2023, umcurso que ajuda a qualificar a comunicação na área pública no Brasil. O PACP é uma parceria entre a ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que atuam para valorizar e construir práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. O programa, de longa duração (60 horas), conta com dez aulas, realizadas aos sábados de forma online, sobre a prática da comunicação na área pública, voltado para profissionais da área. A equipe de instrutores é formada por pesquisadores e profissionais com diferentes trajetórias e formações, e de grande experiência e conhecimento aplicado à realidade. É possível adquirir o curso completo ou módulos avulsos. Associados têm direito a um bom desconto. Para se associar à ABCPública acesse https:// abcpublica.org.br/associe-se/. Confira aqui a programação completa e inscreva-se! Os corais formados pelos servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU foram responsáveis por entoar o Hino Nacional no Ato pela democracia que lembrou em 8 de fevereiro a invasão do prédio do Congresso Nacional, ocorrida no mês passado. Os participantes deram um abraço simbólico no Congresso e na Democracia: um compromisso com a sua perenidade e com a sua constante evolução, apoiado pela ABCPública. Lincoln Macário, vice-presidente de Relações Legislativas e Governamentais da ABCPública, foi o mestre de cerimônia. Participaram do coral da Câmara Cláudia Lemos, presidente da associação, e as associadas Marusia Lima e Alessandra Anselmo. Veja mais fotos no Instagram da ABCPública. Programa Avançado em Comunicação Pública 2023: inscreva-se! ABCPública participa de ato que relembra a invasão aos Três Poderes Públio Madruga Danilo Gennari Leigh Wedell Mariana Sanz

Edição 1.397 página 14 Por dentro da Comunicação Pública O congresso da Associação Internacional de Linguagem Simples (PLAIN) será nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2023, em Buenos Aires, apenas de forma online A PLAIN existe desde os anos 1990, e este será o primeiro congresso na América Latina. Ainda não foram divulgadas informações como preço e programação, mas é possível registrar interesse por meio de um formulário. Acesse aqui. Os associados da PLAIN terão desconto para se inscrever. A anuidade custa $ 40 dólares para brasileiros. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) lançou uma iniciativa para divulgar histórias em quadrinhos que visam a facilitar o entendimento da população sobre expressões jurídicas. As histórias podem ser acessadas pelo site do tribunal. O objetivo da campanha é chamar atenção para situações que acontecem no dia a dia do mundo jurídico e mostrar como pequenas alterações no texto ou substituições de palavras podem facilitar a comunicação. As histórias são criadas a partir de experiências que aconteceram durante oficinas e nas interações como público interno do tribunal. As tirinhas também dão dicas de como escrever expressões jurídicas emuma linguagem mais simples. A iniciativa faz parte do programa TJDFT+simples, lançado em 2021, que visa a difundir e estimular o uso de linguagem simples e de direito visual nas comunicações do TJDFT. (Com informações do portal R7). Cursos gratuitos Com o CapacitaGOVBR você tem acesso a certificações e cursos gratuitos sobre transformação digital. As capacitações são em formato online, na plataforma da Escola Virtual de Governo da Enap, e contam com certificados de conclusão. Conheça os novos cursos aqui. Sobre Linguagem Simples Congresso da Associação Internacional de Linguagem Simples (PLAIN) Justiça do Distrito Federal lança quadrinhos para simplificar expressões jurídicas Tuitão do Daniel Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. Apoiada no gradil do túnel Rebouças, ela admirava o relógio do banco Itaú no topo do Conjunto Nacional. Tão luminoso como a estrela Dalva, seu nome, quase podia pegá-lo com as mãos. Estava exausta pela via sacra de duas horas no pé-dois, desde o momento em que atravessou o portal da Pedra, no presídio Tiradentes, em direção à liberdade. No letreiro incandescente, a rebolativa Globeleza convidava: ponha sua melhor fantasia, divirta-se, o mundo aqui está mais respirável. Então, viu aproximar-se um esfuziante magote de gente, cada qual vestido, ou não, de um jeito que ela não via hámuito tempo. Era o inédito bloco dos Imbrocháveis. Aí, afinal, se deu conta: é Carnaval, baby. Rasgando a fantasia Afinal, o que faz (ou deveria fazer) um comunicador público? Quais osmaiores desafios da função? Será que compreendemos a importância e o potencial do nosso trabalho? Existe uma formação ideal para atuar comcomunicação pública? Que competências precisamos ter ou desenvolver? Como é o ingresso na carreira? E as formas de contratação? E como será o comunicador público do futuro? Ouça sobre tudo isso no podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência. Para compor esse episódio, AlineCastro, conselheira consultiva da ABCPública, utilizou trechos do seminário O papel e a carreira do comunicador público, realizadopela associaçãoemnovembro de 2022. Também no podcast Comunicação Pública você encontra uma rápida reflexão sobre inteligência artificial e o impacto na carreira dos comunicadores. Acesse o episódio Pílula de Sobrevivência – Inteligência natural: o que não vai mudar no mundo da comunicação. Podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência jornalismoparaquem gostadeouvir RÁDIO GUARDA-CHUVA Conheça os podcasts da Umaconfrariade podcasts jornalísticos? @guardachuvapod

Edição 1.397 página 15 AUTO Patrocínio TOME NOTA Prêmio – n O Guia do Carro, de Sergio Quintanilha, e o portal Terra entregaram os troféus do Prêmio Trend Car 2023 no último dia 31/1, em almoço realizado em São Paulo. O encontro contou com a presença de executivos das marcas premiadas. Confira a relação dos ganhadores. n Está aberto o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2023. A iniciativa, que já conta com os patrocínios de Bosch, General Motors e Honda, e apoios da Volkswagen e VWCO, reconhecerá os jornalistas e publicações mais admirados da imprensa automotiva brasi leira em 12 categorias: Jornalista, Jornalista Especializado em Duas Rodas e Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Podcast), Áudio (Rádio), Jornal, Revista, Site, Vídeo (Canal/Redes Sociais) e Vídeo (Programa de TV). A votação vai até 2 demarço. u Uma das principais novidades desta edição será o retorno da categoria Projeto Especial, dedicada a reconhecer uma iniciativa inovadora criada por profissionais ou publicações do setor relacionadas ao Jornalismo. u O formato da eleição seguirá o mesmo adotado nos anos anteriores, em duas fases, com o primeiro turno de livre indicações e o segundo direcionado, em que concorrerão os nomes mais lembrados naprimeira fase. Acerimônia de premiação está prevista para 24 de abril, em São Paulo. u Clique aqui para votar. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. n Terminam em 28/2 as inscrições para a segunda edição do Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro, iniciativa promovida pela Honda. Os materiais devem ter sido publicados entre 1º de janeiro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023, nas categorias Texto (Impresso e Online) e Audiovisual (rádio, tevê, podcast, redes sociais e plataformas de vídeo). Cada categoria terá um único vencedor, que será premiado com o valor de R$ 20 mil. Mais informações em www. concursotransitoseguro.com.br. E mais... n A Anfavea promoveu um jantar com jornalistas do DF para promover o lançamento de sua nova sede na Capital Federal. Participaram do encontro Arnaldo Galvão (Brasília Alta Frequência), Bernardo Gonzaga (Poder 360), Deborah Hana (Metrópoles), Edilene Lopes (Rádio Itatiaia), Eliane Oliveira (O Globo), Fábio Pupo (Folha de S.Paulo), Fernanda Fernandes (Correio Braziliense), Geison Guedes (Diário do Poder), Geiza Duarte (TV Globo), Giovanna Inoue (CNN Brasil), João Fusquine (Última Marcha/SBT), José Roberto Azambuja (Brasil 61), Renan Monteiro (O Globo), Ronnie Bragança (TV Record) e Roseann Kennedy (SBT). PELAS REDAÇÕES Começa a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2023 E mais... n Editora de conteúdo e repórter da Quatro Rodas, Isadora Carvalho passou a integrar o júri do Women’s World Car of the Year. O grupo, formado por 63 jornalistas de 45 países, foi criado em 2009 na Nova Zelândia por Sandy Myhre, e desde então vem escolhendo os melhores automóveis levando emconsideração aspectos como segurança, qualidade, preço, design, facilidade de condução, benefícios e pegada ambiental, entre outros. “É uma honra fazer parte do júri”, comemora Isadora. “Este é um prêmio único e necessário para que a sociedade valorize o papel da imprensa automotiva feminina e também da mulher como consumidora de informações automotivas”. n Morreu em13/2 IreneCâmara. Natural de Valparaiso, passou a se interessar pelo setor automotivo na oficina do pai, na adolescência. Começou a carreira na Editora Abril, onde atuou na gráfica e como secretária-assistente de Victor Civita e Richard Civita. u Foi assessora de imprensa na JW Thompson e rede Alcântara Machado, sócia do Grupo Assessoria de Mercado e editora da Revista BR. Em 1984 fundou a revista OMecânico, onde seguiu como editora até 2004. Nos últimos anos vivia em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, onde era editora do jornal Gazeta Araçoiabana. n Depois de assumir há alguns dias a edição de conteúdo automotivo do portal Campinas. com.br (ver J&Cia 1395), Antonio Fraga anunciou que começará a publicar as colunas semanais de Fernando Calmon. Irene Câmara PELO MERCADO Só mais duas semanas para concorrer ao Concurso de Jornalismo Trânsito Seguro

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