Jornalistas&Cia 1397

Edição 1.397 página 26 Curtas n O Orbis Media Review, de Ana Brambilla, entrou em contato com 45 líderes dos principais veículos brasileiros para escutar aquilo que enxergam como tendências para 2023. A plataforma abordou temas como a relação com a audiência e atuação nas redes sociais; tratou de receita publicitária e por assinatura, canais de faturamento, cenário econômico, formatos de conteúdo e visão de produto, além de analisar pontos como regulamentação da mídia, políticas de ESG, bem como as principais competências que os jornalistas deverão apresentar neste ano. u Como a variedade de questões analisadas foi ampla, gerou um relatório abrangente e detalhado, com inúmeros tópicos que cruzam a estratégia dos veículos. Confira! n A Associação de Jornalismo Digital e a Repórter Brasil lançaram o Guia básico de financiamento do jornalismo digital brasileiro, que tem o objetivo de ajudar organizações jornalísticas a atraírem investidores e criarem laços com entidades filantrópicas. u O guia, gratuito e aberto a todos os interessados, traz dicas para veículos conseguirem financiamento para novos produtos ou diferentes fontes de receita. A iniciativa foca em um tipo de receita: doações feitas por organizações filantrópicas por meio de editais, na qual os veículos são convidados a apresentar projetos, normalmente com prazo, valor e formato determinados. u Natalia Silva, responsável pela pesquisa do guia, entrevistou profissionais que gerenciam programas de financiamento de projetos jornalísticos e fundadores de startups de mídia, que forneceram dicas sobre como encontrar financiadores. Alémde dicas de especialistas, institutos, fundações e ONGs, o guia traz um mapeamento de 38 organizações que têm potencial para financiar projetos jornalísticos, separadas por temas comomeio ambiente, direitos humanos, equidade de gênero, entreoutros. u Acesse o guia aqui. Ajor e Repórter Brasil lançam guia de financiamento para jornalismo digital n A Énois Laboratório de Jornalismo abriu, até 26/2, as inscrições para a próxima turma do programa Jornalismo e Território. Ofertada inteiramente online, a formação irá discutir sobre a cobertura de temas relacionados ao conceito de justiça climática, como olhar para a crise climática na Amazônia e no Centro-Oeste, sempre com a premissa da interseccionalidade. u Comunicadores e ativistas das periferias de Campo Grande, Goiânia e Cuiabá conduzirão o programa em dez encontros online de 2h, as terças e quintas. Jornalismo e Território − Justiça Climática teve início em 2022 e atendeu a 107 pessoas, em sua maioria negras (62,6%) e indígenas (20,50%). u Cada participante receberá uma bolsa de R$ 500, desde que participe de pelo menos 70% dos encontros para desenvolver a pauta. Abertas as inscrições para o programa Jornalismo e Território da Énois Tendências para o jornalismo brasileiro E mais... n A Agência Pública divulgou em 10/2, em parceria com a WWF-Brasil, o resultado da 16ª edição do Programa de Microbolsas. Com objetivo de desafiar que repórteres de todo o Brasil proponham pautas para investigar a relação entre a exploração de petróleo e as mudanças climáticas, foram ofertadas quatro bolsas de R$ 8 mil e mentoria. u Foram selecionados Janaína Camelo, repórter do site The Brazilian Report; Luan Matheus dos Santos Santana, repórter e editor no Portal Ocorre Diário; Rayane Penha, coordenadora de comunicação da Associação Gira Mundo; e Rudja Santos, colaboradora do portal Amazônia Real. n A Pública e a Conectas Direitos Humanos estão oferecendo quatro bolsas de R$ 8 mil para a produção de reportagens sobre energia e crise climática. Os selecionados também receberão mentoria para os projetos. Para fazer a inscrição, é necessário enviar uma pré-apuração, roteiro de pauta, cronograma e orçamento. As inscrições vão até 15 demarço, e os selecionados serão conhecidos até o início de abril. Mais informações e inscrições aqui. n Está no ar a nova temporada do Expresso Talks, programa da Punto Comunicação que entrevista personalidades de empresas de TI e Telecom, especialistas em inovação e analistas que acompanhamomercado de tecnologia no Brasil. A nova temporada temcomo focomulheres que têm tornado o ambiente da tecnologia nas empresas mais inovador e plural. No primeiro episódio, os apresentadores Solange Calvo e Samir Vani entrevistaram Maria Teresa Lima, diretora executiva da Embratel para a área de Governo. n O departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria lançou em8/2 o Observatório da Comunicação de Crise (OBCC), dispositivo que reúne o conhecimento produzido no campo da Comunicação em torno da gestão de crise em organizações. Em um único site, o Observatório busca armazenar a produção sobre o tema nosmais diversos formatos, como artigos, capítulos de livros, teses e dissertações, além de filmes, séries e documentários.

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