Edição 1.397 página 8 Comunicação Corporativa Acaba de ser concluído o Termômetro de Mercado Abracom com o desempenho das agências de comunicação em 2022. Realizado entre 9 e 17 de janeiro deste ano e respondido por representantes de 50 agências associadas de todo o Brasil, ele aponta umcrescimento recorde do setor no ano que passou. Termômetro Abracom aponta crescimento recorde do segmento das agências de comunicação em 2022 A ABRACOM detectou o crescimento do setor brasileiro de comunicação corporativa em 2022. Segundo a sondagem Termômetro Abracom de Mercado, das agências que aumentaram o faturamento: 31,7% obtiveram crescimento acima de 15% 29,3% das agências entrevistadas tiveram um aumento de 6% a 10% 9,3% alcançaram até 5% de crescimento 9,8% das agências entrevistadas aumentaram o faturamento de 11% a 15% Para 26% das entrevistadas, o faturamento ficou estável no ano de 2022 em relação ao ano de 2021. Das agências entrevistadas que declararam queda no faturamento: 66,7% delas sofreram uma redução de até 5% no faturamento 16,7% viram as receitas caírem de 6% a 10% 16,7% tiveram o faturamento reduzido entre 11% a 15% Abracomaponta crescimento recorde do setor de agências de comunicação corporativa em 2022 31% das agências entrevistadas pelo Termômetro de Mercado Abracom reportam o crescimento da receita acima de 15%. A lucratividade foi maior para 58% das agências e para 30,3% delas, o aumento do lucro também foi acima de 15%. Cerca de 64% das agências tiveram aumento de receitas acima de 5%. Para 58,7% das agências, os impactos do cenário político sobre a economia do Brasil deverão contribuir para o crescimento do setor de comunicação corporativa em 2023. 43,3% das agências ampliaram o quadro de colaboradores acima de 10% 23,3% expandiram suas equipes entre 6 e 10% 33,3% das agências ampliaram suas equipes em até 5% Entre as que tiveram que reduzir o quadro essa diminuição foi de até 5% para metade das empresas que dimunuíram seus quadros e de 6 a 10% para os outros 50% das respondentes. Cerca de 56% das agências declararam ter expandido as suas equipes, em 2022. Sendo que: Empregabilidade no setor aumentou Relacionamento com jornalistas e assessoria de imprensa Relações Públicas Comunicação Interna e Desenvolvimento de Conteúdo e Comunicação Digital e Gestão de Redes Sociais A Abracom também perguntou sobre os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências às empresas em 2022. São eles: Serviços mais procurados pelos clientes O setor segue otimista, 66% das agências entrevistadas acreditam que, em 2023, os seus volumes de negócios devem crescer e para 30% ficarão estáveis. Para 58,7% das agências, os impactos do cenário político sobre a economia do Brasil deverão contribuir para o crescimento do setor de comunicação corporativa e para 28,3% a situação permanecerá semelhante ao ano passado. Mercado segue otimista 30,3% das empresas apontam um aumento do lucro acima de 15% 36,4% das pesquisadas atingiram um incremento entre 6% a 10% 27,3% indicam um aumento de lucratividade de até 5% Para quem viu sua margem de lucro diminuir, a maior faixa, declarada por 50% das agências entrevistadas, foi de uma queda de até 5% No consolidado do ano passado, a lucratividade foi maior para 58% das agências em relação a 2021, enquanto 18% permanceram estáveis e 24% tiveram queda nos lucros. A sondagem da ABRACOM mostrou que: Lucratividade foi maior em 2022 Os fatores mais apontados para sustentar esse otimismo seguem influenciados pela estabilidade política e são: Por outro lado, os riscos mais apontados são: Melhora da imagem do País no exterior Impacto da agenda ESG por conta das iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente Reaquecimento da economia Reforma tributária e a valorização do mercado de comunicação A volta de uma instabilidade política e econômica O impacto de um possível cenário de recessão global As concorrências predatórias no setor Uma crise econômica mundial ou local que provocasse uma redução nos investimentos em comunicação
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