Edição 1.402 - 22 a 28 de março de 2023 ESG EM PAUTA NO SXSW 23 SAIBA MAIS n Marília Correa Assef é a nova diretora de Jornalismo da TV Cultura. Ela assume o cargo no lugar de Leão Serva, que comandou o departamento por quatro anos. Ele será diretor internacional de Jornalismo da emissora e correspondente em Londres. Em sua terceira passagem pela emissora, Marília era desde 2019 chefe de Redação da TV Cultura. No lugar dela ficará José Vidal Pola Galé, que trabalhou no Jornalismo da emissora anteriormente. u Em nota, a TV Cultura comentou as mudanças: “A direção da TV Cultura agradece a Leão Serva pela dedicação e significativas realizações na emissora nos últimos quatro anos. E deseja muito sucesso ao jornalista e a Marília Assef nesta importante missão de conduzir e levar ao público um jornalismo sério, plural e de grande credibilidade”. n Jornalistas de três emissoras de televisão no Equador receberam nessa segunda-feira (20/3) envelopes contendo pen drives carregados com explosivos. Lenin Artieda, da emissora privada Ecuavisa, foi um dos repórteres que recebeu o envelope. Ao inserir o pen drive em um computador, ele explodiu. Segundo a polícia local, Artieda “teve um problema na mão e escoriações leves no rosto, mas nada complexo”. u Também receberam envelopes explosivos Mauricio Ayora, da TC Televisión, de Guayaquil, e Milton Pérez, da Teleamazonas, de Quito. Segundo a ONG Fundamedios, que promove a liberdade de imprensa no Equador, “o mesmo modus operandi foi utilizado nos três atentados”. u O governo do país manifestou- -se por meio da Secretaria-Geral de Comunicação: “O governo nacional rechaça de forma categórica todo tipo de ato violento perpetrado contra jornalistas e meios de comunicação”. O Ministério Público abriu uma investigação por crime de terrorismo. O Comitê Permanente pela Defesa dos Direitos Humanos de Guayaquil publicou nota na qual expressa preocupação com os ataques contra jornalistas em meio ao contexto de insegurança crescente no país. Vale lembrar que no ano passado o canal RTS foi atacado com tiros de armas de fogo, e, em 2020, um artefato explodiu nas instalações da Teleamazonas. (Com informações da CartaCapital) n Em artigo publicado no último domingo pela Folha de S.Paulo, Katia Brembatti, presidente da Abraji, e Bia Barbosa, coordenadora de incidência da Repórteres Sem Fronteiras, alertam para o possível desfecho do julgamento envolvendo a jornalista Juliana Dal Piva e do advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, que deve retornar à pauta do Tribunal de Justiça de São Paulo nos próximos dias. u Após a publicação do podcast A vida secreta de Jair, que foi ao ar em julho de 2021, a repórter do UOL recebeu uma mensagem do advogado da família Bolsonaro a ameaçando. Ela levou o caso para a justiça, que condenou Wassef em primeira instância, mas na decisão o juiz Fábio Junqueira, da 6ª Vara Cível do TJ-SP, também sentenciou a jornalista por divulgar a mensagem, transformando a vítima em ré do seu próprio processo. Para o magistrado, a jornalista feriu a privacidade do réu. u No artigo, Katia e Bia lembram ainda que o “Supremo Tribunal Federal já pacificou, em diversas decisões, que é permitida a divulgação, pelas partes, de conteúdo de conversas, desde que haja uma motivação evidente, como interesse público ou estratégia de proteção. É o caso da repórter. Afinal, a exposição da ameaça leva, muitas vezes, ao recuo do agressor, sendo uma prova de possível autoria”. Leão Serva, a caminho de Londres, assume jornalismo internacional da TV Cultura e é sucedido por Marília Assef Leão Serva Marília Assef Jornalistas do Equador recebem envelopes com explosivos Abraji e RSF alertam para novo julgamento envolvendo Juliana Dal Piva e Frederick Wassef Wassef e Dal Piva
Edição 1.402 página 2 Últimas n Organizações da sociedade civil assinaram nota conjunta em que repudiam e demonstram preocupação com os seis processos judiciais movidos contra a repórter Schirlei Alves, que escreveu sobre o julgamento do caso Mariana Ferrer. u Em 2020, quando trabalhava no Intercept Brasil, Schirlei revelou detalhes da audiência do caso. Mariana Ferrer é uma influenciadora que afirmou ter sido estuprada pelo empresário André de Camargo Aranha em um beach club de luxo em Florianópolis, em 2018. Ele foi inocentado das acusações pois, segundo o promotor responsável pelo caso, não havia como o empresário saber que Mariana não estava em condições de consentir a relação, e, portanto, não houve intenção de estuprar, uma espécie de “estupro culposo”. u Schirlei mostrou detalhes da audiência, além da forma como Mariana foi tratada, exposta e humilhada durante o julgamento. Após a publicação da matéria, a repórter foi vítima de ataques virtuais na internet. Quem está processando Schirlei são justamente os personagens envolvidos na reportagem: o advogado do empresário acusado pelo estupro, o promotor de Justiça que atuou no caso e o juiz que deu a sentença final. u Para as entidades, os processos judiciais caracterizam-se como uma espécie de cerco judicial e uma forma de intimidar jornalistas, e destacam a importância da reportagem de Schirlei para que o caso ganhasse repercussão nacional. Leia a nota na íntegra. Entidades repudiam ações judiciais contra repórter que revelou caso Mariana Ferrer Schirlei Alves E tudo começa na conversa. Essa sofisticada arte de primeiro ouvir com empatia, energia e dedicação. E só depois falar de novo. A gente está aqui para ajudar você a ir além de simplesmente fazer parte do assunto, ajudamos você a ser a conversa. Em um mundo cada vez mais complexo e com distintas vozes, nunca foi tão importante construir uma reputação e protegê-la. Be the conversation. @agora_agora @agora_agora /company/agora-site www.agora.site
Edição 1.402 página 3 conitnuação - Últimas n A TV Brasil 247 estreou o programa Américas, de ponta a ponta, que traz entrevistas, análises, reportagens e conversas, às terças-feiras, às 14 horas. O programa, com os jornalistas Marcia Carmo, de Buenos Aires, e Pedro Paiva, de Nova York, conversa semanalmente com brasileiros que moram no exterior. u Nas duas primeiras edições, o programa conversou com um estudante brasileiro sobre como é estudar medicina em Buenos Aires, e com a atriz mineira Jassana Vaz sobre o desafio e a emoção de interpretar Marielle Franco em uma obra que está sendo preparada para ser apresentada em Nova York. A jornalista e professora Mila Burns, diretora do Centro de Estudos Latinos e Caribenhos do Graduate Center na City University of New York, explicou porque estudantes ficam tão endividados nos Estados Unidos. TV Brasil 247 estreia programa de entrevistas com brasileiros no exterior Marcia Carmo Pedro Paiva n A apresentadora Fernanda Gentil anunciou nessa segunda-feira (20/3) sua saída da Rede Globo, após 15 anos de casa. Em carta aberta publicada no Instagram, a jornalista escreveu sobre a saída. Ela deve focar agora em suas redes sociais e estrear em breve um canal próprio no YouTube. O contrato de Gentil iria até 2024, mas ela e a emissora decidiram romper o acordo, em comum acordo. A Globo declarou que deixa as portas abertas para um possível retorno no futuro. u Gentil notabilizou-se como apresentadora do departamento de Esportes da Globo. Chegou à emissora em 2008, e comandou o programa É Gol, no SporTV, até 2011. No ano seguinte, passou a apresentar o bloco de esportes no Jornal da Globo. Entre 2013 e 2018 trabalhou no Globo Esporte e no Esporte Espetacular. Cobriu Copa do Mundo e Olimpíadas. u A partir de 2019, Gentil deixou os Esportes e migrou para o setor de Entretenimento da emissora. Apresentou o Se Joga até agosto de 2021, quando o programa foi cancelado. Posteriormente, gravou o gameshow Zig Zag Arena. Seu último projeto na Globo foi um quadro sobre a Copa do Catar durante o programa Mais Você. Fernanda Gentil deixa a Globo após 15 anos Fernanda Gentil n A Abraji anunciou nessa terça-feira (21/3) a contratação de Tatiana Farah como sua nova gerente de Comunicação. Repórter com 30 anos de experiência, ela já era colaboradora da entidade e passa agora a coordenar as estratégias internas e externas de comunicação, além de assumir a produção e edição de manifestações públicas sobre temas afeitos à associação. u Outra novidade é que, após um curto hiato, a Investigadora, newsletter do projeto CruzaGrafos, voltou a ser publicada, agora sob comando de Flávia Faria. Em sua 39ª edição, ela apresentou os bastidores de duas séries de reportagens: uma do Estadão, que revelou suspeitas sobre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e outra da Agência Pública, sobre as atas secretas de 223 reuniões do governo Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19. Para assinar a newsletter, clique aqui. Abraji tem nova gerente de comunicação e retoma newsletter Investigadora Tatiana Farah Nacionais HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?
Edição 1.402 página 4 n Entidades defensoras do jornalismo e da liberdade de imprensa repudiaram os ataques a Aluízio Palmar, editor do site Documentos Revelados e presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu. Aluízio publicou uma matéria intitulada Tipos de tortura usados durante a ditadura militar. Na seção de comentários do texto, um homem chamado André Matias Miguel escreveu que as torturas “deveriam sim continuar e serem mais fortes”, e desejou a morte da ex-presidente da República, Dilma Rousseff. u Aluízio respondeu ao comentário, repudiando o que havia sido escrito. Na sequência, André ameaçou o editor do site, dizendo que ele deveria encontrá-lo pessoalmente e “falar isso tudo na cara dele”, e que Aluízio “desejaria a morte” quando isso acontecesse. O site Documentos Revelados tem o objetivo de não só falar sobre a ditadura militar, mas facilitar o acesso a arquivos históricos do período. O próprio Aluízio tem um acervo de mais de 80 mil documentos sobre a ditadura militar e a resistência ao regime. u Em nota, a o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR), o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram as ameaças e cobraram “atitudes das autoridades para que as ameaças direcionadas a Palmar não sigam impunes e, ainda, quanto à preservação de sua integridade”. Editor de site sobre ditadura militar sofre ataques conitnuação - Nacionais EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E A Rede de Jornalistas Pretos, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está lançando o curso gratuito Cidadania e Comunicação: Diversidade, inclusão e novos formatos no jornalismo pós- -cultura digital. Nesta formação serão discutidos os processos históricos de construção de comunicação que dialogam com narrativas não hierarquizadas e com a cultura digital. As inscrições estão abertas e vão até 27 de março. O curso será realizado de forma remota, com aulas ao vivo, que serão iniciadas em 14 de abril, com previsto para 21 de julho. As aulas serão sempre às sextas-feiras, das 16h às 18 horas. Vale destacar que os alunos receberão um certificado de extensão emitido pela UFRJ; para isso, é necessário que o candidato tenha 75% de presença. O curso tem como objetivo alcançar todas as pessoas que tenham interesse no tema e não é necessário ter vínculo com a Universidade para participar. Então, faça a sua inscrição, porque as vagas são limitadas. O curso será coordenado pelas professoras Marcelle Chagas (UFF) e Ivana Bentes (ECO/ UFRJ), além da participação de convidados que irão debater os temas abordados. Rede JP e UFRJ lançam curso sobre cultura digital no jornalismo Quer aprender mais sobre diversidade, inclusão e novos formatos no jornalismo pós-cultura digital? Então essa oportunidade é para você!
Edição 1.402 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Embates como os da semana passada entre a BBC e o comentarista esportivo Gary Lineker, suspenso por um tuíte, acontecem com mais frequência do que se imagina, colocando em lados opostos empregadores e profissionais por conta de posts em contas pessoais. Mas nem todos recebem a atenção de um caso envolvendo uma das maiores empresas de mídia do mundo e uma celebridade com quase 9 milhões de seguidores no Twitter. As mídias digitais são relativamente novas, e os padrões para seu uso ainda não estão totalmente definidos. No jornalismo as regras são mais claras, sob a ótica de que profissionais de imprensa são identificados com as empresas de mídia para as quais trabalham. Suas posições pessoais podem colocar em risco a percepção de imparcialidade. A professora e pesquisadora britânica Kelly Fincham, da Universidade de Galway, na Irlanda, fez uma pesquisa sobre as políticas de empresas jornalísticas como a própria BBC e outras como ESPN, NPR e Guardian. Há linhas comuns, como o entendimento de que retuíte pode ser interpretado como endosso. Fora do jornalismo os limites são mais difusos. Um exemplo é uma pesquisa divulgada esta semana pelo instituto YouGov, revelando o desconforto dos britânicos com empregadores bisbilhotando o que postam. Mais da metade (53%) dos entrevistados discordam em teoria que empresas peçam para verificar contas pessoais nas redes em processos seletivos. Somente 32% aceitam a prática. Há exceções, como em contratações para posições que envolvam cuidados com crianças ou pessoas vulneráveis. Nesses casos, 64% acreditam que é uma atitude correta. As fronteiras borradas entre pessoal e corporativo no uso de mídias sociais Pedir o mesmo a candidatos a cargos executivos como CEO é aceitável para a metade dos entrevistados. Mas quando a pergunta é sobre se aceitariam compartilhar suas próprias contas como condição para conseguir um emprego, a resistência é maior. Quatro em cada dez britânicos (39%) não estariam dispostos a mostrar seus perfis a um possível empregador, incluindo 22% que dizem que “relutariam muito” em fazê-lo. Tecnicamente, as empresas ou headhunters não precisariam pedir autorização, a não ser em casos de perfis fechados. No entanto, a pesquisa indica que o ato de verificar o que um indivíduo posta em suas redes não é bem aceito pela maioria. Assim como quase tudo que envolve tecnologia, as opiniões mudam com a faixa etária. Metade dos entrevistados com idade entre 18 e 24 anos não veem problema em indicar suas contas. Apenas 25% de pessoas acima de 55 anos pensam o mesmo. Talvez temerosas de afastar bons candidatos em um mercado de trabalho afetado pelo êxodo de profissionais depois do Brexit, as empresas britânicas parecem estar cuidadosas − ou muitas estão bisbilhotando sem avisar. O estudo do YouGov constatou que somente 5% dos entrevistados receberam pedidos para divulgar suas redes em processos seletivos. De novo, os jovens foram os mais demandados: 6% deles admitiram ter recebido a solicitação, contra apenas 1% entre pessoas acima de 55 anos. Um em cada seis entrevistados com menos de 24 anos acredita que foi rejeitado em um emprego ou promoção por suas postagens nas redes. E Lineker não está sozinho no bloco dos que levam puxão de orelhas dos empregadores pelo que postam: 5% dos britânicos declararam ter vivido a mesma situação, percentual que sobe para 14% entre os abaixo de 24 anos. O risco de má percepção por parte de empregadores não vem apenas do que se posta na atualidade. Pode vir também de algo feito com a melhor das intenções: o sharenting. Pais que publicam fotos de seus pequenos em situações constrangedoras, como pirraças, podem criar problemas para eles no futuro. Na França, um projeto de lei proibindo o sharenting tramita no Senado, estabelecendo regras para que os pais sejam impedidos por um juiz de família de postar imagens dos filhos, caso sejam consideradas excessivas ou prejudiciais. Esses não vão ter que se preocupar com situações ridículas no futuro, que podem não causar a perda de uma vaga, mas são capazes de gerar oportunidades para bullying.
Edição 1.402 página 6 conitnuação - MediaTalks Enfim, livre! − Chegou ao fim nessa segunda-feira (20/3) um dos mais longos cativeiros impostos a um jornalista no mundo: o francês Olivier Dubois foi libertado quase dois anos depois de ter sido sequestrado por um grupo extremista no Mali. Junto com ele também foi libertado o missionário americano Jeffrey Woodke, sequestrado no Níger em 2016. Os dois foram apresentados à imprensa na capital do Níger, Niamey. Dubois, que escrevia para publicações como Liberation e Le Point, desapareceu em 8 de abril de 2021, quando tentava uma entrevista com o líder local do grupo afiliado à Al-Qaeda Jamaa Nusrat al-Islam wal-Muslimin. Emoji de cocô − Parecia brincadeira, mas o próprio Elon Musk confirmou em 19/3 que os jornalistas que escreverem para a área de imprensa do Twitter receberão uma resposta automática com um emoji de cocô. Não é fake news. O MediaTalks entrou em contato para conferir, e também foi agraciado com sua parcela de excremento, que está sendo fartamente distribuído para toda a imprensa. Desde que comprou o Twitter, em outubro, o bilionário fez cortes severos e extinguiu vários departamentos. Musk também entrou em rota de colisão com a mídia tradicional, fazendo ataques seguidos a jornalistas que criticam seus atos, chegando a suspender alguns deles. Fotografia ética − O concurso de fotografia ética World Report Award | Documenting Humanity está com as inscrições abertas até 31 de março para fotógrafos profissionais e amadores de qualquer nacionalidade, com prêmios de até € 7 mil (R$ 39 mil). Organizado pelo Festival de Fotografia Ética de Lodi, na Itália, o prêmio destaca imagens que retratem pessoas e suas histórias sociais ou culturais – de grandes tragédias humanas a histórias individuais da vida diária. Em 2022 o brasileiro Felipe Fittipaldi ganhou o prêmio principal com a série Eustasy, que documenta o drama dos migrantes ambientais que há mais de meio século vêm perdendo casas e sua identidade em Atafona, litoral norte do Rio de Janeiro, na foz do Paraíba do Sul. Prisão na Bielorrússia − Apesar das manifestações de entidades de liberdade de imprensa e de direitos humanos contra a repressão na Bielorrússia, mais jornalistas foram condenados à prisão no país, que fechou 2022 como um dos principais carcereiros de profissionais de imprensa do mundo. Na sexta-feira (17/3), um tribunal da capital, Minsk, sentenciou as jornalistas Maryna Zolatava e Lyudmila Chekina a 12 anos de detenção em uma colônia penal, segundo a mídia local e organizações de direitos humanos. Zolatava era editora- -chefe do portal independente de notícias Tut.by, e Kastiuhova era a diretora-geral. 71 anos no ar − Uma mulher de 85 anos do Texas (EUA), que já cantou com Elvis Presley e iniciou a carreira no rádio aos 12 anos, foi apontada pelo Livro Guinness de Recordes como a radialista há mais tempo no ar. Também cantora, Mary McCoy começou a trabalhar em rádio em 1951, aproveitando a oportunidade que apareceu quando participava de um show de calouros na emissora KMCO. Ela disse aos apresentadores que gostaria de ter seu próprio programa e foi atendida quatro meses depois, passando a trabalhar cinco dias por semana como radialista. Esta semana em MediaTalks Felipe Fittipaldi Confira os episódios da 1ª temporada em: Jairo Marques (Folha de S.Paulo) Caê Vasconcelos (UOL) Luciana Barreto (CNN Brasil) Nayara Felizardo (The Intercept BR) Luciene Kaxinawá (Amazônia Real) Erick Mota (Regra dos Terços)
Edição 1.402 página 7 Comunicação Corporativa n Raul Christiano, que foi superintendente e, na sequência, assessor da Presidência da Sabesp, num total de quatro anos na companhia, até janeiro, é desde então secretário executivo da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo. Com mais de 40 anos entre o jornalismo, a comunicação empresarial e a administração pública, já esteve em CDHU, Ministério da Educação, com Paulo Renato de Souza (Governo FHC), e foi ainda secretário de Cultura de Santos e de Cubatão, além de membro da Academia Santista de Letras. E mais... n Camila Holgado, gerente de comunicação, deixou a Edelman, onde esteve por dois anos e meio, até março, e começou como relações institucionais na Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias – Abeeólica. Atuará ao lado de Marta Telles, que cuida da comunicação e está na instituição desde junho de 2022. Brasília n Letícia Sampaio deixou a Oficina Consultoria, em que esteve por um ano e cinco meses, na função de analista de relacionamento com o poder público, e foi para a BCW Brasil, como executiva de public affairs. Espírito Santo n Marianna de Aguiar Ribeiro, que foi por um ano executiva da CDI, em São Paulo, ingressou em janeiro na P6 Comunicação, como analista de atendimento e conteúdo, em Vitória. Rio Grande do Sul n Regina Albrecht, que foi assessora de imprensa na Moglia Comunicação e ali atuou por pouco mais de quatro anos, até janeiro, transferiu-se em fevereiro para a PUCRS, onde passou a atuar como analista de comunicação e marketing. n Fernanda Bolzan, que esteve até janeiro, e por pouco mais de seis anos e meio, na CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, em São Paulo, como gerente sênior de comunicação corporativa, ingressou no mesmo mês no Grupo Energisa, no Rio de Janeiro, como gerente executiva de comunicação institucional. Vale registrar que ela foi eleita em 2022 entre os executivos TOP 10 Brasil de comunicação corporativa, do prêmio TOP Mega Brasil. Rio de Janeiro Fernanda Bolzan é agora da comunicação do Grupo Energisa Letícia Sampaio Marianna de Aguiar Ribeiro Regina Albrecht Fernanda Bolzan São Paulo Raul Christiano (ex-Sabesp) começou em janeiro na Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania Raul Christiano Camila Holgado (esq.) e Marta Telles
Edição 1.402 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Ana Matos começou em março como head de comunicação e marketing no Banco Master, após três anos e meio atuando como consultora independente. Ela já esteve na Ultra, por um ano, e na B3, por 17 anos e três meses. n Angelo Prata encerrou a jornada como PR da PlayStation Brasil, na FSB, e começou como redator na CDN, para o atendimento da Samsung Electronics. Ele também foi, por quase um ano e meio, da Press Services. n Bruno Colla começou em fevereiro como analista sênior para a conta da MSC Cruises, que é atendida pela Hill + Knowlton Strategies. Ele esteve anteriormente, por quase cinco anos, como gerente de marketing digital e RP na Multiconceito Comunicação. n Daniela D. Teixeira, gerente sênior de Relações Institucionais e Governamentais, deixou o Airbnb, onde esteve por quase dois anos, até fevereiro, e na sequência começou na mesma função na Mondelez. Ela também já esteve na Bridgestone, por três anos e dez meses, na Goodyear (três anos e oito meses) e Apple (dois anos e dois meses). n Fabiana Pinho tem cargo novo na Sodexo, empresa em que está desde março de 2022: passou de coordenadora de comunicação para gerente de comunicação e marca. n Gabriela Santi, que foi por oito anos da FSB, por último gerente de PR & Eventos, começou em fevereiro como diretora de PR & Eventos na Pina. n Isadora Fernandes da Silva está de volta à Sing, após rápida passagem pela RPMA. Reassumiu em fevereiro a função de executiva de atendimento. n Keyth Washington, ex-Imagem Corporativa, que esteve por dez meses na Ideal como coordenadora de atendimento, até fevereiro, integrou-se ao time da CDN para atuar no atendimento à BP – Beneficência Portuguesa. Ana Matos Angelo Prata Bruno Colla Daniela Teixeira Fabiana Pinho Gabriela Santi Isadora Fernandes da Silva Keyth Washington n Malu Molter, que foi por quase 18 anos e meio da liderança da In Press Porter Novelli, tendo de lá saído em setembro do ano passado, agora atua como consultora independente, especialmente em gestão de crise, uma de suas especialidades. n Mariana Rosalem, gerente de mídias sociais, digitais e influenciadores Latam, que esteve na Natura por quase 15 anos e meio, até novembro, e que também já passou por XCOM e In Press Porter Novelli, iniciou em março atividade voluntária em marketing na Teto Brasil. n Mauro Barreto integrou-se ao time da JeffreyGroup na função de gerente de contas de aviação e turismo, que incluem as empresas Airbus, Helibras, American Airlines e Greater Miami Convention & Visitors Bureau. Ex-BCW e Edelman, ele esteve anteriormente, por um ano e sete meses, na MSL Brasil, no cargo de gerente de PR. n Pedro Amancio está de volta ao time de atendimento da CDI, onde foi estagiário e deu seus primeiros passos profissionais. Atuou por um ano e meio, entre essas duas passagens, na Cielo. Malu Molter Mariana Rosalem Mauro Barreto Pedro Amancio
Edição 1.402 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa Dança das contas n A KB!Com conquistou a conta da 22ª edição da Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e Água, que acontecerá em setembro, no São Paulo Expo. No atendimento, Patrícia Cré. n A 4influence assumiu a comunicação do Cura grupo, rede de medicina diagnóstica, para o qual já vinha atuando, respondendo pela comunicação para as redes sociais das dez marcas que integram o grupo e pelas estratégias criativas e de mídia em campanhas de branding e performance. Pelas instituições n A Abracom realiza em 29/3 o I Fórum Abracom: A Comunicação para ESG, na Unibes Cultural, em São Paulo, das 9h às 19 horas. Entre os palestrantes estão Valéria Café, Sônia Consiglio, Reinaldo Bulgarelli, Marcio Cavalieri e Marcus Nakagawa. O evento é presencial, com opção online para inscritos de fora de São Paulo. n A Aberje, em parceria com a agência Ação Integrada, lança sua nova pesquisa, Tendências da Comunicação Interna 2023, que ouviu 163 empresas de diferentes segmentos. u Ela mostra que as áreas de CI estão sendo conduzidas com um olhar cada vez mais de gestão, além de execução: 79% das áreas de CI têm um planejamento estratégico que orienta as ações e 86% têm os objetivos de CI vinculados aos da organização. n O Cenp – Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário realizará, em 30/3, o CenpHub, evento que celebrará os 25 anos da instituição. O encontro, que está marcado para o Teatro B32 (Av. Brig. Faria Lima, 3732 − Itaim Bibi), em São Paulo, terá como eixo central o tema Impacto e valor da publicidade, nas suas diversas ramificações. Informações pelo 11-4858-8043 e [email protected]. Pelo mercado n A Elabore Estratégia, de Luciana Santos Tardioli e Vanessa Costa, e a Pernilongo Filmes, de Zé Queiroz e Bel Amaral, que atuavam juntas em projetos pontuais, anunciam a formalização da parceria, que tem foco no desenvolvimento de projetos de conteúdo audiovisual, entre eles vídeos institucionais e para redes sociais, campanhas de endomarketing, cobertura de eventos corporativos etc.. n O I’Max lançou o segundo episódio do seu Mailing Cast, que foca em liderança feminina, nas agências onde trabalham só mulheres, no equilíbrio entre vida profissional e pessoal e mudança de carreira. Ouça aqui. n Tato Carbonaro é o novo integrante do conselho consultivo da LLYC. Leva consigo a experiência em relações institucionais do Kings College London e da Aberje e de head de comunicação da Ypê. Hoje é gestor de projetos na Universidade de São Paulo e consultor de comunicação. n Está marcado para 26/4, no Hotel Travel Inn Live & Lodge Ibirapuera, em São Paulo, das 9h às 18h, o curso Media Training para Situações de Crise, liderado por João Fortunado, coordenador da Brand Security Comunicação Estratégica de Crise. A inscrição custa R$ 1.500, valor que inclui almoço. Inscrições aqui. n Raphael Pugliesi ingressou em janeiro na Ecomunica, na função de gerente de comunicação. Foi anteriormente head de marketing da Pink Farms. n Tatiana Guerra integrou-se em março ao time da PinePR, na função de key account global. Ex-FSB, onde esteve por mais de dois anos, ela atuou, por último, na Buser Brasil, como especialista em RP. n Wanessa Scabora, gerente sênior de comunicação externa e ESG, deixou a Coca-Cola FEMSA, em que ficou por pouco mais de oito anos e meio. Ela também já esteve, por mais de quatro anos e meio, na Atento, na área de RH. Em 2019, foi eleita no TOP Mega Brasil, entre os três executivos mais votados do País. Entrou em licençamaternidade n Fernanda Monteiro, diretora de operações na Ecomunica, em São Paulo, na agência desde outubro de 2020. Raphael Pugliesi Tatiana Guerra Wanessa Scabora Fernanda Monteiro Tato Carbonaro João Fortunato
Edição 1.402 página 10 AUTO Patrocínio n Foram anunciados nesta terça-feira (21/3) os jornalistas e as publicações vencedores na eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2023. Em uma edição bastante concorrida, chamou atenção o alto índice de renovação dos escolhidos, que ficou na casa dos 60%. u Entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas do setor, estiveram presentes também na lista de 2022 Alzira Rodrigues (AutoIndústria), Cláudia Carsughi (Portal Carsughi), Fernando Calmon (Automotive Business/ UOL Carros), João Anacleto (A Roda), Paulo Brandão (TV Auto), Sergio Dias (Alpha Autos), Sergio Quintanilha (Guia do Carro), Sílvio Menezes (Carro Arretado), Tarcisio Dias (Mecânica Online) e Zeca (Zeca ao Volante). u Eles ganharam a companhia de André Deliberato (Webmotors), Carlos Eduardo Silva (WSN News), Celso Ferlauto (Veículos & Velocidade), Claudio Carsughi (Portal Carsughi), Fernando Miragaya (Autorama/Automotive Business), João Brigato (Auto+), Marcus Celestino (Automotive Business), Paula Gama (UOL Carros), Paulo Rodrigues (Carros & Cia), Paulo Rogério (Auto Aventura), Rafaela Borges (UOL Carros), Ricardo Vasconcelos (Programa do Automóvel), Thais Villaça (Autoesporte), Tião Oliveira (Jornal do Carro) e Vagner Aquino (Jornal do Carro). u Nas categorias especiais serão homenageados Aldo Tizzani (InfoMoto/MinutoMotor), Karina Simões (KS 1951) e Seku Mello (Motorede), em Jornalista Especializado (Duas Rodas); Andrea Ramos (Estradão), Aline Feltrin (Estradão), Lucas Eduardo Fachi (Curiosidade Automotiva) e Pedro Trucão (Pé na estrada), em Jornalista Especializado (Veículos Comerciais); Paula Gama e Rafaela Borges, ambas do UOL Carros, e Tarcísio Dias (Mecânica Online), em Colunistas; e Claudia Carsughi (Portal Carsughi), João Anacleto (A Roda) e Rafaela Borges (Primeira Classe/UOL), em Influenciadores Digitais. u Nas categorias destinadas às publicações, as mais votadas foram: Auto/A Tarde, Jornal do Carro/Estadão e Mercado Automotivo/Folha de S.Paulo (Caderno/Jornal); Automotivos Brasil, Carro Arretado e Mecânica Online (Canal Digital); Autorama, Motor1.com BR e Muito Além de Rodas e Motores (Podcast); Carros&Cia, CBN Autoesporte e Programa do Automóvel (Rádio); Auto Aventura, Autoesporte e Quatro Rodas (Revista); e Auto+, Carro Arretado e TV Auto (TV). u Além de homenagear todos os eleitos neste segundo turno da eleição, a cerimônia de premiação, marcada para 24 de abril, em São Paulo, apontará os +admirados entre os +admirados: os TOP 5 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva, e os campeões das demais categorias. u A eleição conta com os patrocínios de Bosch, General Motors e Honda, e apoios da Abraciclo, Volkswagen, VWCO e Press Manager. Empresas interessadas em apoiar a cerimônia de premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@ jornalistasecia.com.br). n Mahle, grupo alemão de autopeças, anunciou a contratação do Grupo Printer como sua nova agência de assessoria de imprensa e Relações Públicas. Cuidam do atendimento Fernando Rosa (fernando.rosa@grupoprinter. com.br e 11-93409-4313), Marcel Salgueiro (marcel.salgueiro@ e 99201-1497) e Priscilla Rosa (priscilla.rosa@ e 98654-0104), com direção de Rosangela Ribeiro (rosangela.ribeiro@ e 98684-1975). PELAS REDAÇÕES Marcado por intensa renovação, +Admirados da Imprensa Automotiva anuncia vencedores E mais... n Leonardo Felix, editor executivo e coordenador da área de Comunicação da Mobiauto, foi promovido a superintendente de Conteúdo e Corporate. Com a mudança, ele passa a responder também pela área responsável pelo relacionamento com grandes clientes e montadoras, e que recentemente ganhou o reforço da gerente de Corporate Samantha Pestana. u Em Conteúdo, Renan Bandeira foi promovido a editor do site e de mídias digitais, área que conta ainda com o suporte dos repórteres Camila Torres na Lucas Frasson. Leonardo Felix PELO MERCADO Grupo Printer assume a conta de PR da Mahle
Edição 1.402 página 11 PRECIO SIDADES do Por Assis Ângelo Acervo ASSIS ÂNGELO A literatura de cordel é coisa boa, séria e engraçada. Na literatura de cordel tem de tudo: história geral, fatos corriqueiros e inventados; histórias de príncipes e princesas, fadas, bruxas, natureza, animais e de coisas de outros mundos. A classificação vai desde temas como religião, cangaço e gracejo. Trata também de figuras famosas como Padre Ciço, Lampião, Getulio, Lula e até Roberto Carlos. Na literatura de cordel não é difícil achar folhetos que tratam de temas do cotidiano e de personagens comuns que de uma hora pra outra caem na boca do povo. O adultério é tema comum e picante, desenvolvido por cordelistas desde o passado. O corno como personagem folclórico aparece em inúmeros folhetos. O ato de cornear é tão antigo e natural como o movimento das ondas do mar e o pôr do sol. Contraditória em muitos pontos e temas, a Igreja condena os pulos de cerca. Nas páginas do Velho Testamento é dito que a mulher deve obedecer e atender a todos os desejos do homem. Segundo a Igreja é pecado trair. A mulher traidora deve arder no fogo dos infernos. Ai, ai, quanto exagero! No dia 26 de março de 1986 estreou no Rio de Janeiro a comédia Trair e Coçar é só Começar, do ator Marcos Caruso. Tudo gira em torno de um casal fora de qualquer suspeita no tocante à infidelidade. Na história entra uma doméstica. Milhões de pessoas viram essa peça, que já é referência no Guinness. Engraçadíssima. Infidelidade conjugal é assunto que anda na boca de todo mundo. E também nas mídias. Nomes conhecidos da chamada cultura de massa às vezes nos surpreendem com histórias mirabolantes envolvendo personagens que fazem da traição um hábito. O compositor e cantor brega Falcão escreveu, para deleite de seus fãs, um folheto de cordel em que narra o encontro dele com um ET vindo sabe-se lá de onde! Queria conselhos de como se comportar após receber um belo par de chifres na testa: aceitar ou ir pro pau? Começa assim: Se você acha que gaia É coisa do imaginário Que tem o nosso planeta Como seu único cenário Veja então este relato Onde é narrado o fato De um chifre interplanetário... O tal ET conta que no seu planeta não tem bodega pra se beber boa pinga e tal. E corno é coisa rara, mas tem. Ele, por exemplo. Tanto que veio à Terra pra recorrer aos préstimos de Falcão. Chateado, o ET classificou a iniciativa da sua mulher como um “deslize”, só comparável ao que fez o personagem do poeta popular Zé Limeira: O velho Tomé de Sousa Governador da Bahia Casou e no mesmo dia Passou a pica na esposa Ele fez que nem raposa Comeu na frente e atrás Chegou na beira do cais Onde o navio trefega Comeu o padre Nobrega Os tempos não voltam mais! Licenciosidade na cultura popular − I Fausto Bergocce Depois de aconselhado, e bem aconselho por Falcão, o ET voltou todo satisfeito ao lugar de onde veio. Parecia tranquilo. Falcão: Enfim, o ET me disse Feliz e muito contente Que só tem a agradecer Pra sempre e eternamente Ter visto de um modo enfático De um jeito assim tão didático Que corno também é gente Na literatura popular se acham definições no mínimo engraçadas para o cidadão que é premiado com chifres pela mulher. Exemplo: O Corno Ateu: Aquele que leva chifre, mas não acredita; O Bravo: Aquele que quando é chamado de corno, quer brigar; O Bateria: O que vive dizendo,”Vou tomar uma solução”; O Cebola: Quando vê a mulher com outro, chora; O Vidente: Aquele que diz “Eu já sabia”; O Cigano: Aquele que toda vez que leva chifre, muda de bairro; O Famoso: Aquele que por onde passa, é reconhecido como tal; O Fofoqueiro: Aquele que leva chifre e sai contando para todo mundo; O Frio: O que leva chifre e não esquenta; O Iô-Iô: O que vai mas volta; O Matemático: O que vê a mulher fazendo 69 com outro e vai para o bar tomar uma 51, pois enfim ninguém é de ferro. A poesia publicada em cordel não foi inventada por brasileiros. Referências há desse tipo de poesia desde a Idade Média. Muitos autores clássicos tiveram e ainda têm partes da sua obra adaptadas para folhetos. Caso de Giovanni Boccaccio. Que viveu no século 14. É dele a obra-prima Decameron. Dessa obra são extraídos textos para a adaptação. Exemplos: Chifre com chifre se paga e O homem que foi ao inferno e voltou chifrudo. São muitas as piadas em volta do corno. Uma delas trata de um sujeito tentando pular de um prédio pra se matar. Lá embaixo a mulher diz: “Para, não pula! Eu pus cornos em você e não asas!”. A vida é uma comédia. VEJA: O TOMÉ DE SOUZA DE ZÉ LIMEIRA Foto por Flor Maria e ilustração de Fausto Bergocce Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333
Edição 1.402 página 12 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) Bem articulada, divertida e firme nas respostas. Assim são as falas de Isadora Hidalgo de Souza, de 15 anos. Cega de nascença, ela produz, grava e edita um podcast e um blog sobre seu time do coração: o Grêmio. Recanto Tricolor, nome do projeto que teve início quando a menina tinha apenas 12 anos, atualmente é um espaço em que ela trata sobre futebol elaborando comentários e análises sobre os jogos. Isadora explica que nasceu prematura e por isso teve descolamento de retina, o que causou a cegueira. Aos nove anos passou a acompanhar os jogos do Grêmio e a gravar alguns áudios apenas para manter “guardadinhos”. Mas na pandemia acabou intensificando a “cobertura”, até porque não tinha mais os jogos e tudo passou a interessá-la. “Passei a acompanhar mais as notícias do Grêmio, tudo o que era falado, muito por conta de não ter jogos”, conta. “Em setembro de 2020 comecei a produzir isso. Eu tinha já muita coisa gravada, mas, com o auxílio do meu tio, comecei a produzir o podcast. Fiquei esse ano no podcast, uma coisa mais assim por diversão. Conforme fui me dedicando a fazer isso, comecei a entender que eu tinha me apaixonado pelo jornalismo. E no início do ano passado criei o blog, para também ter outra forma de me comunicar, não só com os meus ouvintes, mas com os leitores”. A paixão pelo áudio surgiu naturalmente, pois Isadora sempre gostou de ouvir rádio e passar a gravar seus comentários foi uma consequência de sua relação com o meio: “Eu sempre gostei muito de rádio. Eu escuto os jogos, a maioria deles pelo rádio, porque é uma forma de facilitar a minha vida também, pois o rádio me dá uma visão mais detalhada dos jogos, então facilita bastante até para os comentários que eu faço no podcast”. Um ponto importante é que a jovem aprendeu a gravar e editar com um programa utilizado pelos profissionais no mercado de radioPaixão por futebol e rádio torna hobby em profissão difusão, o SoundForge. A dica veio de um amigo, também cego, que sugeriu alguns tutoriais para que ela pudesse entender como fazer as gravações. Ouviu várias horas de tutoriais e assimilou de forma rápida como aproveitar as ferramentas do programa. A gremista fala como veterana e detalha que, além de comentários, faz episódios sobre momentos marcantes da história do time, homenagens aos jogadores que marcaram essa história, os que participaram da seleção brasileira de futebol. Enfim, a criatividade não tem limite para a produção de novos conteúdos. Sobre o momento de criação, afirma que após os jogos faz uma análise do que está sendo dito nas redes sociais para elaborar suas críticas e elogios: “Depois do jogo, sempre dou uma olhadinha nas redes sociais para tentar misturar um pouco da minha opinião sobre o jogo com a dos gremistas que estão comentando nas redes sociais. Então, sempre tento destacar um pouquinho do que foi o jogo, fazer uma projeção da próxima partida, colocando a minha expectativa, falando um pouquinho do time, enfim, coisas que são importantes para que a pessoa que está ouvindo possa se informar direitinho”. Não pense que tudo é feito de improviso. Isadora escreve os roteiros no computador e depois transcreve para uma máquina braile, para poder ajudá-la a ler no tempo da gravação. Depois escolhe as trilhas e edita. Experiente, a menina dá uma dica importante para os iniciantes: “Tento montar o episódio de forma que as pessoas se interessem em escutar e para que fique bonito também para que se emocionarem”. Também não pense que por ser gremista Isadora faz “jornalismo chapa branca”. Ela pega no pé dos jogadores: “Pego, pego no pé. Sim, porque todo torcedor pega no pé um pouquinho, né? Então eu pego um pouquinho no pé do treinador, daquele jogador que porventura não foi bem no jogo. E a receptividade do público é muito boa. Recebo muitas, muitas mensagens elogiando o meu trabalho e isso é supergratificante. Então, fico muito feliz que o meu trabalho dê resultados positivos”. Embora tenha esse reconhecimento, o time ainda não se manifestou sobre o trabalho da jovem comentarista. Ela inicialmente queria ser pianista, mas após iniciar o projeto do podcast já pensa em seguir a carreira como jornalista de esportes: “Eu toco piano, então tinha o sonho de ser pianista. Mas comecei a fazer isso e me apaixonei de uma forma muito maluca, porque era algo que eu ia levar mais como mais uma coisa do meu dia a dia. Hoje, não. Hoje acho que sou uma pessoa bem mais dedicada com o que faço. E quero, sim, trabalhar com o jornalismo esportivo. Gosto muito de rádio e do esporte, então quero trabalhar com isso!”. A jovem comentarista afirma ainda que tem muitas referências não só de comentaristas: “Tenho muitas referências na reportagem também. Escuto bastante a Rádio Gaúcha, então tenho muitas referências ali dentro. Há muitos repórteres e comentaristas do Grupo RBS de quem gosto bastante, como Maurício Saraiva, Leonardo Oliveira... E alguns repórteres também. Penso: nossa, como eu queria ser igual a ele, né? Mas a minha principal referência feminina não está no comentário ou na reportagem. Gosto muito da Renata Silveira, porque ela é para mim uma pessoa admirável, por tudo o que nós mulheres Isadora Hidalgo de Souza
Edição 1.402 página 13 AGRO n A Rede ILPF promoveu nesta quarta-feira (22/3), em Caldas Novas, a cerimônia de entrega do Prêmio Rede ILPF 2023. Nas categorias destinadas a Jornalismo, os prêmios foram para Denise Saueressig, da revista Globo Rural, com a reportagem Boi na Sombra (Reportagem Escrita); Raquel Sousa Maia, Raimesson Martins e Lucas Wilame, do programa Roraima Rural (Rede Amazônica), com ILPF: O aumento da produção agropecuária de forma sustentável no contexto da Amazônia (Reportagem em Vídeo); e Francisco Lima, Cristiane Betemps e Gabriel Fritsch, do Canal Terra Sul, com Estratégias de manejo garantem pasto todo o ano e facilitam integração lavoura-pecuária (Associadas). PELAS REDAÇÕES Globo Rural, Roraima Rural e Terra Sul vencem Prêmio Rede ILPF 2023 Tuitão do Plínio Por Plínio Vicente (pvsilva42@ gmail.com), especial para J&Cia (*) Plínio Vicente é editor de Opinião, Economia e Mundo do diário Roraima em tempo, em Boa Vista, para onde se mudou em 1984. Foi chefe de Reportagem do Estadão e dedica-se a ensinar aos focas a arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços. Zé da Leda comprou uns trens para mobiliar a casinha que construíra no seu sítio. Não pagou, seu Toinho, dono do armazém, protestou e o rapaz teve seu nome incluído no SPC. Quando voltou para a vila já formada no Normal, Marineide foi matar a saudade do seu amor. Namoro às escondidas, o carro foi andando até que decidiram se casar. Mas como? A dívida era justamente com o vendeiro pai da moça. A apaixonada Mari não teve dúvidas: foi na capital, usou sua poupança e quitou a dívida. Quando seu Toinho recebeu o pedido, foi curto e grosso: “Não. Só se pagar o que deve”. Com um sorriso nos lábios Zé lhe entregou um papel do SPC com o nada-consta. Fim da história: os dois foram felizes para sempre. Nada-consta – [De nada + a 3a pess. sing. do pres. ind. de constar.] – Substantivo masculino de dois números – 1. Documento burocrático em que se declara nada constar contra o peticionário. (Aurélio). O amor é capaz de tudo passamos, ainda mais dentro do futebol, que não é algo fácil para a gente. Acompanho futebol há algum tempo e as mulheres foram introduzidas nesse ramo recentemente, então tenho mais referências masculinas, mas Renata é a minha principal feminina”. Para os que se sentiram motivados a iniciar um novo projeto, Isadora encerra sugerindo uma trilha: “Olha, acho que o principal é nunca desistir, porque às vezes... No meu caso, por exemplo, em 2021, quando o Grêmio estava numa situação complicadíssima nos campeonatos, quando foi rebaixado, enfim, eu pensava: não vou mais continuar, é difícil e tal. Mmas depois parei para pensar melhor e com certeza nosso principal pensamento é nunca desistir dos nossos sonhos, porque se a gente tem um sonho, a gente nunca pode deixar de acreditar nesse sonho, porque nada é impossível se a gente acreditar nos nossos potenciais”. Para quem puder e quiser acompanhar o trabalho da Isadora basta acessar este link. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. Renata Silveira (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.
Edição 1.402 página 14 Sudeste São Paulo n A Justiça de São Paulo condenou a empresa Libbs Farmacêutica a pagar uma indenização de R$ 1,2 milhão a Paula e Rafael Boechat, filhos do jornalista Ricardo Boechat, morto em um acidente de helicóptero em 2019. O profissional tinha sido contratado pela indústria farmacêutica para fazer uma palestra no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas. A Libbs ainda pode recorrer da decisão. u Boechat voltava do evento de helicóptero quando a aeronave caiu sobre uma carreta na rodovia Anhanguera. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu. Na ação, os filhos do jornalista acusam a Libbs Farmacêutica de não ter cumprido a obrigação contratual de garantir o transporte seguro do jornalista. A empresa responsável pelo helicóptero não tinha autorização da Anac para realizar transporte de passageiros. u A Libbs defendeu-se das acusações, dizendo que não foi responsável pelo transporte de Boechat e que não contratou a transportadora, pois toda a organização do evento foi feita pela empresa Zum Brasil. Porém, o juiz Dimitrios Zarvos Varellis não aceitou o argumento, e disse que, a partir do momento em que a Libbs assumiu a responsabilidade pelo transporte do jornalista, a empresa tinha a obrigação de se certificar da melhor escolha possível da transportadora, o que não ocorreu: “A empresa é uma gigante da área farmacêutica nacional, e, portanto, tinha totais condições de acompanhar mais de perto o processo de contratação da transportadora”. E mais... n Raul Galhardi Pinto (ex-ICFJ e UOL) começou na IstoÉ Dinheiro como repórter do site da publicação. Além de produzir matérias, ele ficará responsável pela edição dos conteúdos de agências de notícias. n O Sindicato dos Jornalistas de SP lançou um formulário online a fim de ouvir sugestões de temas a serem debatidos no próximo congresso da entidade. Nele, é possível incluir propostas de programação e escrever outras ideias e contribuições para que o Congresso Estadual dos Jornalistas consiga ser o mais amplo e representativo possível para a categoria. São Paulo-Litoral n Entidades defensoras da liberdade de imprensa cobram a apuração do caso da equipe do Estadão agredida durante cobertura dos temporais no litoral paulista. Os jornalistas conversavam com moradores do condomínio de Vila de Anoman, em Maresias, na cidade de São Sebastião, quando um grupo de moradores agrediu o fotógrafo Tiago Queiroz e a repórter Renata Cafardo. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou à Abraji que, passado um mês da agressão, os suspeitos ainda não foram ouvidos. O ministro da Justiça, Flávio Dino, também cobrou a apuração do caso, que segue não esclarecido. Agenda-SP n A Abraji promoverá, em parceria com a PUC-SP, um debate para apresentar o Relatório 2022 do Monitoramento da Violência contra Jornalistas no Brasil feito pela entidade. O evento será realizado no campus da universidade nesta quinta-feira (23/3), às 19 horas. n O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou recurso do Aos Fatos contra a Revista Oeste, que pedia censura e indenização à plataforma de checagem por apontar desinformação em duas de suas publicações. u “A checagem de noticias se tornou uma importante ferramenta do jornalismo profissional e nao pode ser cerceada, a pretexto de contribuir para prejuizos financeiros”, afirmou o desembargador do TJ-SP Viviani Nicolau, relator da decisão colegiada que julgou improcedente a ação da Revista Oeste. u A decisão da 3ª Camara de Direito Privado do tribunal reformou uma sentença de maio de 2021 em que o juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível do mesmo órgão, determinou que Aos Fatos não poderia dizer que a Oeste havia veiculado informações falsas. Na ocasião, a decisão liminar proibiu que o site mencionasse o nome da revista em duas checagens. u Na primeira, Aos Fatos desmentiu alegação de que imagens de satélite da Nasa, agência espacial americana, mostrariam menos focos de incêndio na Amazônia que os dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. As publicações desinformativas valiam-se de uma imagem captada em apenas um dia de julho de 2020, enquanto o Inpe mostrava dados de todo o mês de junho do ano passado. Publicada pelo site Revista Oeste em 20 de julho de 2020, a desinformação ganhou tração nas redes ao ser difundida por deputados federais aliados do governo de Jair Bolsonaro. u A outra publicação atingida pela liminar comprovou que era enganosa a relação feita pelo prefeito de São Lourenço (MG) entre a adoção do “tratamento precoce” e a redução a zero de internações e mortes por Covid-19 na cidade. A Oeste reproduziu a associação, sabidamente falsa, nas redes sociais. Empresa farmacêutica é condenada a pagar R$ 1,2 milhão por morte de Ricardo Boechat Ricardo Boechat TJ-SP nega pedido de censura da Revista Oeste contra Aos Fatos Raul Galhardi Pinto
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