Jornalistas&Cia 1420

Edição 1.420 - 26 de julho a 1 de agosto de 2023 n O Hospital Israelita Albert Einstein acaba de lançar uma nova plataforma de comunicação científica para conectar a pesquisa do Brasil e de outras partes do mundo: o Science Arena. É, como diz a diretora de comunicação da instituição e da própria plataforma, Débora Pratali, “uma iniciativa que tem como força motriz o jornalismo a favor da ciência aberta”. u Em texto que publicou no Linkedin, Pratali assinala: “Ao unir esforços, pesquisadores, profissionais de comunicação e jornalistas podem fortalecer o combate à disseminação de desinformação e também estabelecer canais de diálogo, a fim de aumentar o impacto da ciência na sociedade. O propósito do Science Arena é justamente ser um veículo que promove essa interação, a troca e o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores com foco na melhoria da saúde para a população. E como democratizar esse valioso conteúdo é fundamental para a construção do conhecimento, o portal é 100% gratuito, disponível em português e inglês”. u No texto de apresentação, o Science Arena explica que “mais do que apresentar descobertas, o objetivo é abrir possibilidades de diálogo dentro da comunidade de pesquisadores e trazer contexto às notícias”. E assegura: “Acreditamos que o jornalismo pode contribuir para o debate científico ao promover articulações entre múltiplos atores do sistema de ciência e tecnologia, intermediar o fluxo de informações relevantes e induzir a circulação de ideias”. u Integram a equipe, além da própria Débora, Anderson Moço (coordenador editorial), Bruno de Pierro (produção editorial) e Ricardo Cunha Lay (coordenador da tradução). Arte e infográficos são assinados pelo Estúdio Voador e o desenvolvedor, pela Punto Comunicação. u O Einstein, vale ressaltar, conta com a parceria deste J&Cia na realização do Prêmio Einstein +Admirados da Saúde, Ciência e Bem-Estar, que será realizado neste segundo semestre pelo terceiro ano. n A Abraji divulgou os dados do relatório Silenciando o mensageiro: os impactos da violência política contra jornalistas no Brasil, que mostra como a radicalização do cenário político tem afetado a situação da liberdade de imprensa e da atividade jornalística no País. Pela primeira vez desde o início do monitoramento, promovido desde 2019, o número de “Agressões e ataques” ultrapassou o de “Discursos estigmatizantes”. u De acordo com a pesquisa, as agressões graves a jornalistas cresceram 34,2% entre 1º de janeiro e 15 de maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A invasão dos Três Poderes, em 8 de janeiro, foi diretamente responsável por esse agravamento, com 15,5% dos casos ocorrendo nesse único dia. u Os principais agressores foram cidadãos anônimos envolvidos em atos antidemocráticos e ataques online (48,6% dos casos) – outra grande diferença em relação a 2022, que teve agentes estatais como protagonistas das agressões contra trabalhadores da imprensa. O relatório também traz um levantamento inédito do comportamento dos parlamentares do novo Congresso Nacional nas redes sociais. u A publicação está disponível em português e espanhol. Ataques de 8 de janeiro impulsionaram aumento de agressões contra jornalistas Marcelo Camargo/Agência Brasil Hospital Albert Einstein lança plataforma de comunicação científica, o Science Arena Léo Ramos Chaves

Edição 1.420 página 2 Últimas n A Record encerrou seu núcleo fixo de esporte para remunerar profissionais terceirizados a cada trabalho realizado. A decisão, conforme informou a Folha de S.Paulo, acompanha a série de demissões na última semana, como uma das medidas para amenizar o prejuízo de R$ 500 milhões que teve na operação em 2022. u A emissora optou pela adoção do modelo de sua concorrente e terá contratos que duram apenas durante os campeonatos esportivos como o Paulistão, assim como faz a Globo. Entre os profissionais que permaneceram na remodelação estão a apresentadora Mylena Ciribelli e o narrador Lucas Pereira, que agora passam a responder diretamente ao comando de Jornalismo. u A Record garantiu em nota não existir um núcleo fixo esportivo e que os dispensados atuavam para o Jornalismo da emissora. A responsável por produzir imagens é a empresa Livemode. “Todos estavam lotados no departamento de Jornalismo da Record TV. Toda a equipe técnica e de produção da transmissão do Paulistão é feita pelos organizadores do campeonato há dois anos”, diz a nota da emissora. n A Repórter Brasil acaba de lançar o documentário Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia. A obra é uma homenagem a Dom Phillips, jornalista inglês assassinado em uma emboscada no Vale do Javari com o indigenista Bruno Pereira em 5 de junho de 2022. Com a proposta de refletir sobre a complexa natureza da cobertura da Amazônia, o filme parte da experiência de Daniel Camargos, que foi companheiro de reportagem de Dom, ao cobrir as buscas pelo amigo desaparecido. u O documentário mergulha nos desafios enfrentados pelos jornalistas que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na maior floresta tropical do mundo. A narração de Camargos em primeira pessoa conduz uma reflexão sobre o papel dos repórteres em meio aos conflitos na região. Após ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o que aconteceu com Dom, assassinado e esquartejado, o jornalista se pergunta “se vale a pena seguir adiante”. u Em busca de respostas, o filme acompanha o repórter ao percorrer outros estados e outras terras indígenas, onde observa semelhanças e diferenças no modo como as suas fontes processam o luto. A resistência indígena perante a perda de tantos na disputa pelo território ganha uma nova dimensão para o repórter. u O documentário integra o trabalho feito por um consórcio de mais de 50 jornalistas espalhados por dez países e representando 16 organizações. Com coordenação da Forbidden Stories, esses veículos realizaram diversas publicações entre os dias 1 e 4/6, quando a morte de Dom e Bruno completou um ano. u Com 1h de duração, Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia é um filme de Ana Aranha e Daniel Camargos, com fotografia de Fernando Martinho e Caio Castor, montagem de Pedro Watanabe, e realização da Repórter Brasil. A estreia foi em 22/7, durante a mostra Histórias da Amazônia, promovida pelo Pulitzer Center e pela Cinemateca, em São Paulo. Ainda não há uma definição de quando o documentário estará disponível para o público. n Encerra-se nesta sexta-feira (28/7) o segundo turno de votação do TOP Mega Brasil, que elegerá as feras da comunicação corporativa nas verticais Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa, destacando os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. u Os eleitos serão homenageados em coquetel que marcará a abertura do 26º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, no dia 30 de agosto, às 19 horas, na Unibes Cultural, em São Paulo. u Pouco mais de cem agências e cem executivos de todo o Brasil concorrem nacional e regionalmente nesta finalíssima, que ainda revelará, na festa de premiação, os campeões regionais e o Pódio Brasil, com os três melhores colocados na votação nacional. u Interessados podem votar aqui. Eleição do TOP Mega Brasil encerra-se nesta sexta (28/7) Documentário resgata caso Dom Phillips para abordar riscos da cobertura na Amazônia Record encerra núcleo de esporte e adota modelo da Globo

Edição 1.420 página 3 Nacionais n Estão abertas as inscrições para o edital Intercâmbio de Biomas: trocas de saberes entre jovens comunicadores da Amazônia e da Mata Atlântica. A iniciativa é realizada por ((o))eco, em conjunto com a FAS (Fundação Amazônia Sustentável) e com a Internews. u O programa, que faz parte do projeto Conservando Juntos, selecionará jovens comunicadores para realizar uma viagem de campo, com vivência de 14 dias. Após a viagem, os selecionados receberão mentoria jornalística para a publicação de uma reportagem no site ((o))eco e seus parceiros. u Cada um dos seis comunicadores escolhidos receberá uma bolsa reportagem de R$ 4.750 mil. Quatro deles devem residir na Região Metropolitana de Manaus e dois na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A programação também conta com visitas a organizações de jornalismo, projetos de conservação da natureza, encontro com comunidades tradicionais e lideranças locais, imersão nos biomas e outras atividades relacionadas ao tema central. u O período de inscrições vai até 6/8 e o resultado deve ser anunciado em 14 de agosto. Os interessados podem acessar o edital no site do veículo. n O apresentador Amaury Jr. decidiu deixar a RedeTV após 21 anos de casa. A decisão da saída do comunicador, famoso pela cobertura de eventos sociais e festas, foi anunciada em 21 de julho. u O motivo do desligamento foi o desejo do jornalista de se dedicar à sua produtora, a Callme Comunicaçōes, com novos projetos e a BrazilTV, em Orlando, nos EUA. Em nota, a emissora ressaltou que o desligamento foi feito em comum acordo e que a relação com a empresa permanece boa. u Na RedeTV, Amaury de Assis Ferreira Júnior comandou o talk show Amaury Jr. Show, de 2008 a 2017. O apresentador saiu da emissora e passou por TV Gazeta, Record e Band antes de retornar, em 2019. Amaury Jr. deixa a RedeTV após 21 anos de casa ((o))eco lança edital do Intercâmbio de Biomas para jovens comunicadores Branded Content Ideias & Cia Eleições, taxa de juros elevada e avanço da inflação. Esses são apenas alguns dos fatores que têm prejudicado a economia global, trazendo incertezas para o mundo dos investimentos. No entanto, com uma possível mudança de cenário prevista para o segundo semestre deste ano e maior probabilidade para 2024, muitos investidores já estão se preparando para a retomada do setor de fusões e aquisições no Brasil e no mundo. Nesse contexto, a LLYC apresenta o estudo global de Comunicação Financeira, Do Stand by ao infinito: as tendências para o mercado de M&A, o qual conta com a opinião de mais de 110 especialistas do setor de Espanha, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Panamá, México e Estados Unidos. O relatório aponta quais são as principais tendências do mercado e explora como as empresas podem obter uma posição vantajosa na retomada do setor. Além disso, uma outra questão relevante que surgiu das opiniões levantadas é a importância que o papel da comunicação e da reputação terão para o sucesso das próximas operações de M&A. Atualmente, do ponto de vista dos investidores, transparência e gestão de reputação são dois intangíveis essenciais. Tanto que a maioria já pensa que são valores tão mensuráveis quanto a produção ou fluxo de caixa de uma empresa. Por Leonardo Albuquerque, gerente de Stakeholders Management A comunicação no mercado de M&A

Edição 1.420 página 4 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O rebranding do Twitter pegou o mundo de surpresa e desagradou boa parte dos usuários do agora X, entristecidos ou revoltados pelo fim do nome associado ao pássaro azul que acabou virando verbo, sinônimo de postar uma mensagem. Essa associação entre imagem, palavra e o uso de um produto ou serviço não é fácil de alcançar. No entanto, Elon Musk jogou tudo para o alto e resolveu começar do zero, o que muitos atribuíram a mais um capricho do empresário excêntrico, que já fumou maconha durante uma entrevista e adora a letra X, usando-a como nome de seu novo brinquedo. Musk já deu mostras, para o bem e para o mal, de que não é um empresário comum. É preciso reconhecer que ninguém se torna bilionário com a idade dele e vira o homem mais rico do mundo sem consistência. Por isso, o rumo que ele sinalizou para o Twitter ao anunciar o rebranding − transformar a plataforma em muito mais do que uma rede social, ganhando dinheiro com serviços financeiros − até faria sentido comercialmente e estaria alinhado ao caminho de dois gigantes, WeChat e TikTok. O primeiro é um aplicativo-faz- -tudo usado por mais de 1 bilhão de chineses diariamente para praticamente todas as necessidades da vida cotidiana. É a terceira marca mais forte do mundo, segundo o relatório Media 50 da consultoria Brand Finance. Já o TikTok, pressionado nos EUA e com riscos de ser obrigado a trocar de dono no país, anunciou em abril que iria aplicar “bilhões de dólares” na Indonésia, principalmente em publicidade e suporte a marcas interessadas em utilizar sua plataforma de comércio eletrônico para venda de produtos por meio de links nas transmissões. Só que o mercado não comprou a versão apresentada para o que está sendo chamado por muitos de vandalismo ou destruição de um patrimônio por pura birra. Não há evidências de que o objetivo de Musk fosse transformar o Twitter em uma máquina de fazer dinheiro sem depender da publicidade ou de venda de assinaturas quando ele desafiou o conselho que não o queria como dono e comprou a rede social por US$ 44 bilhões, em outubro passado. Ele até falava do super-app, mas não havia nada concreto nesse sentido. X: a sentença de morte do Twitter, que vai partindo sem deixar herdeiros Sua narrativa era outra, centrada no idealismo de transformar o Twitter em “uma praça pública digital onde são debatidos os assuntos vitais para o futuro da humanidade». Mesmo que ele tenha mudado de ideia ao ver o tamanho do rombo financeiro, a fragilidade da oferta de super-app dá razão aos que apostam na ideia de capricho ou maldade, destruindo uma marca de que o mundo gostava antes de ele assumir o controle − uma vingança contra a rejeição. Em um dos posts sobre o rebranding, Linda Yaccarino, CEO da plataforma, disse que o futuro do X seria a “interatividade ilimitada, centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e atividades bancárias, criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades». Mas ficou por aí, sem detalhes sobre esse futuro. Os críticos do suposto plano de super-app lembraram que o contexto do WeChat, modelo inspirador, é radicalmente diferente. Ele concentra vários serviços governamentais, e outros de companhias da própria holding Tencent, que tem em seus quadros milhares de funcionários afiliados ao Partido Comunista Chinês. Alguns recordaram que Mark Zuckerberg também tentou um super-app há dez anos e fracassou − isso quando ainda não havia restrições sobre privacidade de dados como hoje em dia. A seu favor, Musk tem o conhecimento no setor financeiro. Sua primeira empresa X deu origem ao PayPal, vendido para o eBay. Mas é preciso confiança para conquistar clientes que coloquem seus recursos em um super-app ou se cadastrem para fazer compras nele. E foi ela que o Twitter jogou para o alto em um dia. Os efeitos foram rápidos. A perda de valor da marca da empresa pode ser de US$ 5 bilhões a US$ 20 bilhões, dependendo da consultoria. Se serve de consolo, caso o ex-Twitter e atual X morra, não será o Twitter que muita gente adorava. Aquele foi sepultado em outubro de 2022. Por enquanto, sem deixar herdeiros.

Edição 1.420 página 5 conitnuação - MediaTalks EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Os caminhos para que a comunicação aconteça de forma plural e pensando a acessibilidade estão sendo cada vez mais discutidos. Essa preocupação é fruto de transformações sociais que quebraram barreiras raciais, de gênero, de limitações físicas, mentais ou intelectuais, entre outras diferenças que impediam a participação social efetiva de determinados grupos sociais. Conheça aqui as principais ferramentas para desenvolver uma comunicação plural e inclusiva elencadas pela equipe da Rede JP. Ferramentas para uma comunicação plural e inclusiva Repórter bombardeado − A morte do jornalista russo Rostislav Zhuravlev, um popular repórter de guerra da agência de notícias estatal RIA Novosti, ocorrida em 22/7 na Ucrânia, provocou reação de Moscou contra as bombas cluster fornecidas ao exército ucraniano pelos EUA. Segundo o Ministério da Defesa, o jornalista de 32 anos morreu em um bombardeio perto de Zaporizhzhia em que as bombas de fragmentação teriam sido utilizadas. Outros três profissionais de imprensa russos ficaram feridos no ataque. A agência é um dos principais meios de comunicação alinhados ao regime de Vladimir Putin. Os feridos são de outros veículos estatais, a agência Tass e a All-Russia State Television and Radio Broadcasting Company. Mais assédio − Pela terceira vez em menos de dois meses um jornalista britânico é alvo de uma denúncia sobre conduta sexual: Dan Wootton, âncora da rede ultradireitista GB News, teria usado um pseudônimo para assediar colegas de trabalho e obter deles fotos pornográficas. Conhecido por seu discurso agressivo e contra o que considera “politicamente correto”, Wootton foi acusado de oferecer até 30 mil libras (R$ 185 mil) a colegas de trabalho em troca de imagens deles praticando atos sexuais quando trabalhou no jornal The Sun, entre 2008 e 2018. Depois de virar notícia pelo novo escândalo na mídia do país, o apresentador falou sobre o caso em seu programa noturno, admitindo que “como todos os humanos falíveis, cometeu erros de julgamento no passado”. Mas afirmou que as acusações criminais são falsas. Sincronia de baleias − O registro do passeio sincronizado de uma família de baleias jubarte nas águas cristalinas da Polinésia Francesa valeu à fotógrafa subaquática Rachel Moore, dos EUA, a vitória no prêmio de fotos do mar da organização de preservação ambiental Ocean Conservancy. Um dos participantes do concurso foi o brasileiro Luan Faria, também com a foto de uma baleia concentradíssima no exato momento em que salta das águas. Ele não foi premiado, mas bem que merecia. A imagem de Rachel Moore, que ganhou o nome de Sincronia, foi eleita pelo júri a melhor entre centenas de fotos inscritas em três categorias do prêmio: Impacto Humano, Vida Selvagem no Mar e Paisagens Marinhas Espetaculares. Pornografia infantil − Um premiado jornalista investigativo da rede americana ABC News declarou-se culpado de posse e transporte de imagens de pornografia infantil, em uma audiência realizada 22/7 no tribunal de Alexandria, no estado da Virginia. Vencedor de um prêmio Emmy, James Gordon Meek, de 53 anos e pai de dois filhos, cobria a área de segurança nacional para a emissora, com reportagens importantes em guerras e conflitos civis. Em abril do ano passado, o apartamento dele, em Arlington, foi invadido pelo FBI. Foram encontradas dezenas de imagens e vídeos de pornografia infantil em um notebook, discos rígidos e smartphones, que ele colecionava desde 2014. IA do Google − A revelação feita pelo New York Times em 21/7 de que o Google está conversando com grandes empresas jornalísticas sobre uma ferramenta de inteligência artificial capaz de escrever notícias sem a imprecisão das alternativas disponíveis alarmou os que temem a substituição de jornalistas por robôs nas redações. Segundo o NYT, a ferramenta conhecida internamente como Genesis, está em estágio inicial de testes e foi apresentada a executivos do próprio jornal, do Washington Post e do Wall Street Journal. A notícia foi confirmada pelo Google em um comunicado, ressaltando que “as ferramentas não pretendem e não podem substituir o papel essencial que os jornalistas têm em fazer reportagens, criar conteúdo e verificar os fatos de suas matérias”. Esta semana em MediaTalks Rachel Moore

Edição 1.420 página 6 AGRO n Estreia neste domingo (30/7), pela rádio Gaúcha, o programa Campo e Lavoura. Comandado por Gisele Loeblein, a atração semanal irá ao ar a partir das 6h e trará informações e previsões sobre o Agronegócio. u Gisele, vale destacar, é colunista de Agronegócio da plataforma GZH e do jornal Zero Hora, e comentarista da versão televisiva do Campo e Lavoura, transmitido pela RBS TV, além de fazer participações em programas da Rádio Gaúcha. E mais... n Estreou na última semana o podcast Agro Legal. Fruto da parceria entre o jornalista Eduardo Oliveira e a advogada especializada em Direito Rural Cíntia Cerveira, tem como objetivo debater temas relevantes ao setor com a presença de diferentes convidados a cada edição. Os conteúdos serão publicados a cada dez dias no YouTube e no Spotify, porém a expectativa de seus fundadores é que a atração se torne semanal ainda em seus primeiros meses de exibição. O convidado do primeiro episódio é Odacir Klein, ex-ministro dos Transportes e três vezes secretário estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul. n A Syngenta Seeds, divisão de sementes da Syngenta, definiu duas novas agências que ficarão responsáveis pelas áreas de Relações Públicas e Comunicação Interna. u Pela nova estrutura, a Oboé Comunicação (syngentaseeds@ oboecomunicacao.com.br), de São Paulo, assume a área de RP para Brasil e Paraguai. A coordenação da conta ficará a cargo de Denilson Oliveira (11-989462950) e o atendimento, sob a responsabilidade de Aline Augusta de Oliveira (61-99816-0767). A equipe responderá diretamente ao sócio-fundador da agência, Itacir Figueiredo Júnior. u Já a Clima Comunicação, com matriz em Curitiba e filial em São Paulo, ficará à frente da comunicação interna, dando suporte às ações da empresa para mais de 1.500 colaboradores distribuídos pelas unidades da companhia em todo o Brasil e no Paraguai. u As equipes das duas agências responderão a Marcia Nunes, que está à frente da comunicação da Syngenta Seeds desde o ano passado. u A divisão de Proteção de Cultivos da companhia continua a ser atendida pela Giusti Comunicação (syngenta@giusticom. com.br), que é responsável pelas frentes de comunicação externa e interna, além das redes sociais da empresa. n A Imagem Corporativa foi a agência escolhida para responder pelas ações estratégicas de comunicação externa da Citrosuco, uma das líderes globais do setor de suco de laranja, e da evera, sua nova unidade de negócios, responsável por desenvolver e produzir soluções com ingredientes 100% naturais para diferentes indústrias a partir do total aproveitamento da laranja. A conta está sob a direção de Vanessa Ramalho e Carla Saemi, com gerência de Camila Pessanha (camila.pessanha@ iccom.com.br e 11-98358-3698) e atendimento de Talita Marcon. PELAS REDAÇÕES Campo e Lavoura estreia em 30/7 pela Rádio Gaúcha Gisele Loeblein PELO MERCADO Syngenta Seeds e Citrosuco definem novas agências de comunicação

Edição 1.420 página 7 Comunicação Corporativa Bahia n Cíntia Liberato, ex-Amcham Brasil e Braskem, que esteve por quase 13 anos e meio na Ceconsud, liderando comunicação empresarial e assuntos corporativos, até julho, assumiu a Gerência de Comunicação da Bracell. Brasília n Marco Antonio Felix, ex-Câmara Municipal de São Paulo e Fundação Memorial da América Latina, está desde março como relações públicas na Infraero. Minas Gerais n Carolina Gomide, analista sênior, despediu-se da AngloGold Ashanti Brasil, em que esteve por nove anos, até julho, seguindo, na sequência, para a Vallourec South America, na mesma função. Rio de Janeiro n Gustavo Autran, ex-Infoglobo e Approach, que foi gerente de comunicação por oito anos na Editora Intrínseca, até janeiro, começou em julho como assessor de imprensa na Editora Rocco. n Stefanie Malo, ex-Loures, que era coordenadora de comunicação na FSB, onde esteve por um ano e quatro meses, até junho, deixou o segmento das agências para ser coordenadora de marketing institucional e digital na Multiplan Empreendimentos. São Paulo n A LAM Comunicação, dirigida por Luiz Antonio Magalhães, incorporou dois reforços ao time. Vanina Pinheiro, diretora executiva de atendimento, com passagens por Radiobras, TV Record em Brasília e TV Gazeta em São Paulo, chega para liderar o núcleo de Infraestrutura, que inclui empresas como Iguá Saneamento, CLI – Corredor Logística e Infraestrutura, Opy Health e Monte Rodovias. Kamila Malynowsky, que foi contratada para o atendimento de comunicação interna da CLI, no núcleo de Infraestrutura, sob a supervisão da própria Vanina, atuou na Prefeitura de Santos (via FSB) e no Santos Futebol Club, além de diversos veículos da Baixada Santista. u Ainda por lá, registro para a promoção de Luana Dallabrida a coordenadora de atendimento. Em nossa última edição, já havíamos registrado a promoção de Rodrigo Scapolatempore, que assumiu o recém-criado núcleo de Conteúdo, Reputação e Linkedin. E mais... n Alexandre Silva, gerente de comunicação corporativa, deixou a Oracle em julho, após 14 anos de casa. Antes, atuou por três anos e meio na Louis Dreyfus, como assistente de RH. Cíntia Liberato Marco Antonio Felix Carolina Gomide Gustavo Autran Stefanie Malo Kamila Malynowsky Vanina Pinheiro Luana Dallabrida Alexandre Silva

Edição 1.420 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Alline Magalhães, que esteve por pouco mais de um ano e meio na JeffreyGroup, até abril, integrou-se desde então ao time da Nova PR, como especialista em PR. n Ana Paula Vitória concluiu seu estágio na Nova PR e está agora como assistente de PR na Pros, contratada para o atendimento à Eudora. n Beatriz Spinelli, ex-Giusti Comunicação, que esteve por um ano e meio na Ideal, até maio, foi para a Greenz – Aceleradora de Negócios, como analista sênior. n Carolina Caser, gerente sênior de negócios de marketing, deixou em junho a Meta (Facebook), em que esteve por pouco mais de quatro anos. Como informa em seu Linkedin, está em transição de carreira. n Daphne Yara Oliveira Buzo, executiva da Nova PR, deixou a agência, em que esteve por pouco mais de um ano, e começou recentemente na Agência NoAr, como coordenadora. n Diogo Cavalcante, analista pleno, deixou a SulAmérica, onde iniciou carreira como estagiário e esteve por quase um ano e meio, até julho. n Evando Nogueira, ex-Ideal, JeffreyGroup e bancos Votorantim e Santander, que havia deixado recentemente a Pub, já está em nova jornada profissional. Começou na última semana como diretor de contas na TM Comunicações. n Fábio Paula deixou a FSB, onde esteve por dois anos e dois meses, até junho, e em julho começou como coordenador de comunicação e ESG no Rappi Brasil, empresa a que atendia pela própria FSB. Paralelamente, lançou uma nova identidade visual para celebrar o quarto aniversário da coluna sobre misses que assina na Folha de S.Paulo. Alline Magalhães Ana Paula Vitória Beatriz Spinelli Carolina Caser Daphne Yara Oliveira Buzo Diogo Cavalcante Evando Nogueira Fábio Paula n Fernanda Arechavaleta, diretora de design, insights e marca do Grupo SBF − que controla, entre outras, as lojas Centauro −, assumiu, na própria Centauro, a Diretoria de Marketing e Reputação e vai também cuidar da comunicação de marcas próprias, como Oxer e Nord. Repórter no início de carreira, no segmento de marketing e comunicação passou por Santander e B3. n Gabriella Gomes, analista júnior, deixou a Capital Informação, onde esteve por quase dois anos, até abril, e foi estagiar em marketing na Dahua Technology Brasil. n Humberto Domiciano, ex- -Knewin, que esteve por pouco mais de um ano como assessor de imprensa na Giusti Creative PR, até março, começou em maio como consultor na Casa9 Agência de Comunicação. n Julia Mirio, que era gerente e esteve por nove anos e três meses na Edelman, até junho, foi para a MSL Brasil, na mesma função, para o atendimento exclusivo à Meta. Fernanda Arechavaleta Gabriella Gomes Humberto Domiciano Julia Mirio

Edição 1.420 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Larissa Peruccini, que estava na Edelman, tendo antes passado pelo Grupo Nexcom, PR Consulting e Weber Shandwick, começou em julho como especialista em PR na FSB, para o atendimento ao Maersk Group. n Laurye Borim, coordenadora de comunicação, deixou a Citrosuco em julho, após quase sete anos de casa, e assumiu a gerência de marketing e comunicação da EcoPower Energia Solar. Em jornadas anteriores, passou por DBMaster e Grupo Boticário. n Léo Albuquerque, que esteve por pouco mais de quatro anos no Safra, até março, por último como gerente de marketing e comunicação, começou em julho como gerente de comunicação financeira na LLYC. Antes ficou por um ano na comunicação do BTG Pactual, como analista. n Luciana Machado, head de comunicação, deixou a Kavac, onde esteve por dois anos e três meses, até junho, transferindo- -se, em seguida, para a Cummins, na função de executiva de comunicação e marketing. Ela também foi por um ano gerente de comunicação do Twitter. n Marcella Paula, coordenadora de PR, deixou a Loures, onde esteve por um ano e quatro meses, até abril, e foi para a VCPR, contratada na função de líder de time. Larissa Peruccini Laurye Borim Léo Albuquerque Luciana Machado n Maria Eduarda Radzvilaviez Rossi Sant’Anna foi promovida e efetivada no cargo de analista de comunicação corporativa sênior na Henkel, empresa em que está há quatro anos e meio. Antes, Duda, como é conhecida, estagiou em Mega Brasil, Mendes & Nader Comunicação Corporativa e Fundamento Grupo de Comunicação. n Marina Paschoal, ex-revista Pais&Filhos e Landhi, começou em maio como gerente na Pub. n Natália Negretti está de volta ao mercado, após seis meses de pausa na carreira. Retomou em maio como analista sênior na Máquina CW. Antes, passou pelo escritório Mattos Filho e pelas agências FSB e NR-7. n Nicolás Morell Gonzalez, head de comunicação corporativa, despediu-se em julho da Embraer, após quase 16 anos e meio de casa, e assumiu a gerência de comunicação no Brasil da Boeing. n Priscila Pagliuso, gerente de comunicação, deixou em junho o Instagram, após quatro anos de casa. Antes, passou quase seis e meio na Máquina CW e pouco mais de um ano na Ideal. Esteve também em Burson-Marsteller e Entrelinhas. n Rosa Pellegrino, ex-Press à Porter e Grupo Trama Reputale, deixou em abril a Vianews, em que era gerente e esteve por um ano e três meses, e integrou-se em maio ao time da RPMA, também no cargo de gerente. Marcella de Paula Maria Eduarda Radzvilaviez Rossi Sant’Anna Marina Paschoal Natália Negretti Nicolás Morell Gonzalez Priscila Pagliuso Rosa Pellegrino

Edição 1.420 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Imagem Corporativa fechou contrato com a Rappi, empresa fundada em 2015 na Colômbia e que está no Brasil desde 2017, especializada em comércio eletrônico. O time de atendimento, que tem a recém- -chegada Camila Pessanha na gerência e Vanessa Ramalho na direção executiva, é integrado por Gustavo Rocha e Gabriela Carvalho e tem direção de Gisele Darbellay. O e-mail geral de contato é [email protected]. n A WeberShandwick passou a atender à Raízen, em consultoria de inteligência de RP. A agência responderá pela aferição e análise da reputação das marcas da Raízen na imprensa e fornecerá dados para otimizações de rotas em posicionamento e mapeamento de riscos e oportunidades para iniciativas do negócio – tendo em vista o debate público. Na agência, a diretora da área é Renata Marins; e o gerente de comunicação da Raízen é Henrique Cavinatti. n A XCOM conquistou a conta da Gomes da Costa (Grupo Calvo), companhia espanhola de pescados com unidades em diversos países e presente no Brasil há 68 anos. No atendimento à imprensa, Elissa Sanchez; no marketing de influência, Luana Pellizzer; na gerência, Fernanda Grilo; e na direção de Fábio Chaves. E mais... n Também a Race reforçou a carteira de clientes, com a conquista da conta da sueca SKF do Brasil, fundada há 115 anos e tradicional no segmento de rolamentos. São cerca de 100 fábricas e atuação em 130 países. n O Conselho das Américas (COA, na sigla em inglês) contratou novamente a JeffreyGroup para o suporte de relações públicas ao Simpósio COA de 2023 e ao 28º BRAVO Business Awards, que serão realizados em 20/10, em Miami. O evento será no Lakeside Village da Universidade de Miami. n A Evcom voltou a responder pela assessoria de imprensa do advogado Alexandre Mazza, PhD em Direito Tributário e Administrativo pelas universidades de Coimbra (Portugal) e Salamanca (Espanha), com atendimento de Mariana Seman ([email protected] e 11-97159-0153) e Alexandra Santos ([email protected]). n A DFreire assumiu o relacionamento com a imprensa da Afrac (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços), entidade fundada em 1987 e que representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor. No atendimento, Elisabete Leandro, com direção da CEO Debora Freire. Pelas instituições n Começou na noite dessa quarta-feira (26/7) a quarta edição do Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade/ ESG oferecido pela Escola Aberje de Comunicação. A palestra inaugural, intitulada Sustentabilidade e Interdependência − Complexidade, Abordagem sistêmica e Biomimética, foi ministrada pela bióloga Alessandra Araujo. Com aulas às segundas e quartas-feiras, de 19h30 às 21h30, o curso tem quatro módulos e 14 aulas e vai até 27 de novembro. As curadoras são as professoras Mariana Malufe Spignardi e Natalia de Campos Tamura e a coordenação, da professora Else Lemos. n Sammy Schlesinger, líder de comunicação e engajamento do cliente, despediu-se em julho da Philips, onde esteve por pouco mais de cinco anos, até julho, e engatou nova jornada na Novartis, como head de comunicação e relações com pacientes. n Stefany Hernandes começou em abril como assessora de imprensa na KB!Com. Esteve anteriormente por dois anos como assessora de imprensa e criadora de conteúdo na Kallas Mídia OOH. n Tonico Pereira trocou de função no Grupo CCR. Diretor de Comunicação e Projetos Sociais, ele deixou a operação e tornou- -se consultor da organização, após três anos e nove meses de casa. Ex-DPZ&T, ali esteve por pouco mais de nove anos e meio, os últimos dois anos e meio como chief compliance officer & data privacy steward. n Viviane Duranti, assessora de imprensa, começou em julho na TAG Comunicação. Estava, até então, na Mr. Da Vinci, onde permaneceu por dez meses. Licença-maternidade n Ludmila Carvalho, analista sênior de comunicação e assuntos corporativos na Cencosud, em Salvador, na empresa desde julho de 2019. Sammy Schlesinger Stefany Hernandes Tonico Pereira Viviane Duranti Ludmila Carvalho Dança das contas Imagem Corporativa conquista a conta de Rappi,... ...WeberShandwick, da Raízen (inteligência de RP)... ... e XCOM, da Gomes da Costa

Edição 1.420 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n A LLYC anunciou em 25/7 parceria com a Temple, de Belém, com vistas a ampliar a atuação na Região Norte e fortalecer, como afirmou seu CEO, Thyago Mathias, “as soluções voltadas ao licenciamento de projetos no Brasil”. u “Estamos somando forças com a maior agência de comunicação da Região Norte, especializada em diálogo social e comunidades para grandes projetos de licenciamento na área de mineração”, assinala o CEO. u Dirigida por Cleide Pinheiro, Mirtes Morbach, Alan Cativo e Alex Ramôa, a Temple tem, entre seus clientes marcas como O Boticário, Vale, Suzano e Cargill. u Segundo Mathyas, a parceria “permitirá que as duas empresas ofereçam serviços em conjunto ao mercado, alavancando suas especialidades e áreas de conhecimento. Em um contexto que inclui a realização da COP 30 em Belém e no qual o desenvolvimento sustentável da Amazônia ganha papel central em negociações como o acordo entre Mercosul e União Europeia, esse movimento abre uma conexão entre a Amazônia e o mundo, por meio das operações da LLYC na Europa, na América Latina e nos Estados Unidos”. Pelo mercado LLYC fecha parceria com a Temple, de Belém, para fortalecer atuação na Região Norte ÚItima janela de desconto para inscrições ao Prêmio Jatobá PR encerra-se em 31/7 n Encerra-se na próxima segunda-feira (31/7) a última janela de desconto à edição 2023 do Prêmio Jatobá PR. Inscrições feitas até essa data terão 15% de abatimento, além de descontos progressivos para organizações que inscreverem dois ou mais trabalhos na premiação. u Não há necessidade de ter o case pronto nesta data, o que poderá ser feito até 30/9, quando se encerram oficialmente as inscrições. Desse modo, agências (grandes ou butiques) e organizações empresariais e públicas poderão garantir o benefício, ainda que não tenham conseguido finalizar o case. u São 31 categorias, distribuídas por grandes agências (dez), agências-butique (dez), organizações empresariais e públicas (dez) e uma internacional aberta a todos que tenham cases realizados em ao menos dois países da América Latina, podendo um deles ser o Brasil. u Uma das novidades da atual edição é a criação dos Cases Regionais do Ano, destacando o melhor case de cada uma das cinco regiões do País. u A cerimônia de premiação está marcada para a noite de 5/12, no Renassaince Hotel, em São Paulo. u Outras informações no www. jatobapr.com.br ou na secretaria, com Bruna Valim (brunavalim@ megabrasil.com.br) ou Clara Francisco ([email protected]). E mais... n A LF & Cia Comunicação Integrada, dirigida por Lucia Faria, Claudio Garcia e Tatiane de Oliveira, celebra seus 21 anos de mercado com duas novidades: uma nova e moderna logomarca e o anúncio da criação de uma área voltada a projetos digitais. n A Preview News, de Araraquara, fundada e dirigida por Timóteo Franco e Tereza Sampaio Fernandes, que atua no segmento de clipping, está celebrando, agora em julho, 15 anos de vida. Nova logomarca e o trio que dirige a agência Compre seu exemplar de colecionador Informações Bruna Valim ([email protected]) ou Clara Francisco ([email protected]) Tiragem limitada R$ 150,00

Edição 1.420 página 12 Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Por Assis Ângelo A licenciosidade no cordel vem desde fins da Idade Média, que começou no século V e terminou no século XV com a tomada de Constantinopla pelos turcos. A donzela Teodora é exemplo. E o tempo vai, vai, vai até os dias de hoje. Na poética bilaquiana, bandeiriana, drummondiana e tantas; Hilda Hilst… A temática é sempre revisitada, aqui e alhures. É raro encontrar um poeta popular ou compositor popular, de coisas simples do povo, que não aborde o tema erótico no duplo sentido. No mais das vezes as abordagens beiram a banalidade, o chulo. Porém, diga-se, aqui e acolá se acham coisas engraçadas. O mineiro Téo Azevedo, o mais prolífico dentre todos os compositores contemporâneos, popular no sentido estrito do termo, brinca com palavras que formam composições de baixo calão. Daí, muitas vezes, a graça. Exemplos: Abelha Tubi, Aperto na Ruela, Atola João Cabeçudo, Baile do Jacú, Boiola, Cacete Armado, Castrado, Cagão na Camisa, Carimbó do Filho do Tuta, Ele é Boiola, Eu Comi a Jaca Dela, Filho do Tuta, Forró do Zé Atola, O Fumo Só Tá Entrando, Jaca Dela, Sem Calcinha, Tira a Saia Maria, Vou Te Dar Minha Pitomba, A Mulher do Corno Rico, Acorda Corno, Corno Conformado. É vasto o repertório que trata musicalmente do corno como personagem do infortúnio, digamos assim. E nunca é tarde para lembrar das gracinhas musicais que fazia o grupo Mamonas Assassinas, que tinha Dinho como vocalista. Na valsa Bois Don’t Cry, Dinho canta: “… Soy un hombre conformado/ Escuto a voz do coração/ Sou um corno apaixonado/ Sei que já fui chifrado/ Mas o que vale é tesão…”. Até no mundo animal há bichos que pulam a cerca, ou ninhos, segundo levantamentos de cunho científico. E a história do João de Barro, hein? Uma lenda dá conta de que o João de Barro, quando descobre ter sido “corneado”, tranca na sua casa a infiel. E presa, morre. A dupla caipira Mineiro e Manduzinho gravou em 1956 uma toada, de autoria de Moíbo Cury e Teddy Vieira, que diz: “Mai neste mundo o mal feito é descoberto/ João de Barro viu de perto sua esperança perdida/ Cego de dôr trancou a porta da morada/ Deixando lá sua amada presa pro resto da vida…”. Os violeiros Zé Mulato e Cassiano fazem comparação do homem com a espingarda, que quando jovem se acha com todo o vigor. A espingarda, no caso, é o órgão genital masculino. Diz: − Em compade pensando bem. A vida da gente é mesmo que ver uma espingarda. É mema coisa compade. No princípio a gente dá tiro. Licenciosidade na cultura popular (XIX) Mineiro e Manduzinho − É verdade. Atirar é muito bão. Vai tirando vida afora, mais lá por fim o trem lenca. Eh, mais quando tá ficando bão lenca compade. Dos vinte até os trinta Nossa vida é muito boa A espingarda anda armada E o atirador caçoa Sortimento tá sobrando Muitas veiz atira à toa É só triscar no gatilho Que a língua de fogo avoa… Essa coisa de duplo sentido, que às vezes mistura-se com pornografia, como está claro até aqui, dista de tempos remotos. Os trovadores são figurinhas da poética europeia que desenvolveram suas graças e maledicências em versos em forma de Cantiga de Amigo ou de Bendizer, Cantigas de Amor e Cantigas de Escárnio ou de Maldizer. As Cantigas de Amigo e as Cantigas de Amor têm uma pequena diferença entre si: as Cantigas de Amigo, feitas por homens, apresentavam-se no Eu feminino, exatamente ao contrário das Cantigas de Amor. As Cantigas de Escárnio eram ou são exatamente o que diz o nome. O poeta baiano de Salvador Gregório de Matos e Guerra (1636-1696) tinha língua ferina e dela poucos escapavam. A mira era na elite social do seu tempo. Falava muito palavrão, sem rodeios. Não à toa foi apelidado de Boca do Inferno. Quer dizer, esse Gregório foi no Brasil um representante natural da literatura poética de escárnio. Gregório de Matos passou um tempo estudando em Coimbra, Portugal, e de lá voltou com um diploma de advogado debaixo do braço. Chegou a ser nomeado vigário-geral e tesoureiro-mor da Bahia, mas não achou isso lá muita coisa e pulou fora. Os poderosos do seu tempo terminaram por forçá-lo a passar uma temporada em Luanda, África. O poeta escrevia coisas assim: Sal, cal, e alho caiam no teu maldito caralho. Amém. O fogo de Sodoma e de Gomorra em cinza te reduzam essa porra. Amém Tudo em fogo arda, Tu, e teus filhos, e o Capitão da Guarda. E assim: … Com dois acabo a porra do poema. Caralho! Só mais um! Até já brinco! Gozei! Matei a pau! Que puta tema! A palavra caralho, palavrão entre nós, pode ter vindo da antiga Espanha, derivada de carajo. O ano não se sabe, mas que é antiga, é. Reproduções por Flor Maria e Anna da Hora Zé Mulato e Cassiano Gregório de Matos

Edição 1.420 página 13 AUTO Patrocínio n Sergio Quintanilha, editor do Guia do Carro no portal Terra, acaba de lançar no YouTube o canal QCC – Que Carro Comprar. A página traz informações sobre lançamentos e a opinião dele sobre se vale ou não a pena comprar determinado veículo e a cotação do carro avaliado. Para que a página possa atender às demandas de monetização do YouTube, Quintanilha está promovendo uma ação e convidando jornalistas para chegar aos 1.000 seguidores. u Mesmo com o novo espaço, ele seguirá produzindo vídeos para o canal do Guia do Carro, reproduzido também na página do Terra. “Este novo canal, entretanto, é só meu e tem uma proposta diferente, de ir bem fundo nos conteúdos. Esse tipo de vídeo tem dado muita audiência no YouTube e a resposta dos primeiros vídeos tem sido boa”, acrescenta Quintanilha. E mais... n O site da Rádio Sobre Rodas superou em 21/7 a marca dos dois milhões de acessos. Criada em 2017 por Lupercio Tomaz, a webradio mistura programação musical eclética com conteúdo sobre mobilidade e sustentabilidade. Além disso, tem programas musicais apresentados por produtores independentes que atuam no setor automotivo, como Alexandre Carvalho (Rock On), Pedro Damian (Indiepop), Flavio Sakai (Rock Sobre Rodas) e José Adolfo Stulman (Outros Beatles). u “Atingir esta marca é muito gratificante”, comemora Lupércio. “Especialmente porque até o momento não foi feito nenhum tipo de divulgação, ou seja, os acessos foram se consolidando de forma orgânica. Mas, o mais impressionante foi o fato de termos atingido o primeiro milhão em dezembro de 2022. E termos levado apenas sete meses para atingir o segundo milhão”. n O box com os dois livros da antologia Fábrica Faglianostra (Grafilar), de Luiz Humberto Monteiro Pereira (Agência Automotrix), recebeu o 4º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler. Agora, a publicação concorrerá na premiação nacional da indústria gráfica, promovida pela Abigraf. n Após três anos e meio atuando no atendimento à imprensa das marcas Mitsubishi e Suzuki, Gabriel Simões El’Bredy foi promovido ao cargo de gerente de Comunicação da HPE Automotores, empresa responsável pela comercialização das duas marcas no Brasil. u “Todo profissional que opta pelo mundo corporativo busca uma empresa que lhe ofereça liberdade para implementar suas ideias, que lhe faça se sentir bem, animado, desafiado. Esse, sem dúvida nenhuma, é o caso da HPE”, destacou o executivo em seu perfil no Linkedin. u Antes, Gabriel esteve por quase dez anos na Comunicação da Jaguar Land Rover e passou pelas agências Perspectiva e CDN Gabriel El’Bredy é promovido na HPE Gabriel El’Bredy Sergio Quintanilha lança novo canal no YouTube HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.420 página 14 Sudeste São Paulo n A Inteligência Financeira, plataforma de notícias apoiada pelo Itaú, anunciou a contratação de mais três repórteres para reforçar o seu time: Sophia Camargo (ex-Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, UOL, Estadão, TV Cultura, SBT e Record TV), que irá escrever sobre economia, finanças e direitos, além de tirar dúvidas da audiência no seu quadro O que é que eu faço, Sophia?; Lívia Venaglia (ex-Veja, C6 Bank, CNN Brasil, GQ Brasil e UOL), para abordar planejamento financeiro e investimentos; e Rafael Balsemão (ex-Correio do Povo, O Sul, Jornal do Comércio, Zero Hora, Terra e Folha de S.Paulo), que irá escrever sobre finanças pessoais e investimentos. E mais... n O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizará o primeiro encontro de planejamento da gestão iniciada em março. Com participação presencial e por videoconferência no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o evento também terá a presença de membros da Coordenação Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. Laurindo Lalo Leal Filho fará a conferência de abertura em 28/7, às 19h, que além de aberta ao público contará com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento, que definirá as prioridades e agendas de lutas, será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho. Inteligência Financeira contrata Sophia Camargo, Livia Venaglia e Rafael Balsemão Lívia Venaglia (esq.), Sophia Camargo e Rafael Balsemão Divulgação n As inscrições para o 45º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos se encerram na próxima segunda-feira (31/7). O prêmio presta homenagem a profissionais que, por meio de seus trabalhos cotidianos, defendem a democracia, a paz, a justiça e os direitos humanos. Estão aptos a participar jornalistas profissionais brasileiros e suas equipes, repórteres fotográficos e artistas gráficos. Mais informações estão disponíveis no site. Internacionais n A equipe do Página Siete, o jornal independente mais influente da Bolívia, anunciou em 29/6 o encerramento do diário após 13 anos. Em sua carta de despedida, o proprietário do jornal, Raúl Garáfulic Lehm, explicou que os gastos foram maiores que os ganhos, ao ponto de ficarem sem recursos para operar. Fundado em abril de 2010, em La Paz, Página Siete tinha foco em política e economia, mas também abordava temas relevantes social e culturalmente. n A Escola de Jornalismo de Columbia anunciou os medalhistas de ouro do Prêmio Maria Moors Cabot 2023: os estadunidenses June Carolyn Erlick, da Revista Harvard Review of Latin America, e Joshua Goodman, da Associated Press; o colombiano Carlos Eduardo Huertas, da Connectas; e a mexicana Alejandra Xanic, do Quinto Elemento Lab. Além deles, o júri selecionou duas menções especiais, que serão entregues ao jornalista independente nicaraguense Miguel Mendoza e à mexicana Nayeli Roldán, do site Animal Político. A cerimônia de entrega está marcada para 18/10, em Nova York. n Estão abertas as inscrições para o curso Jornalismo de dados avançado: Ferramentas poderosas para reportagens e mapeamento de dados. O programa do Centro Knight irá ensinar técnicas de investigação e mapeamento com ferramentas online e gratuitas. Ministrado em inglês pelo veterano do jornalismo de dados John Keefe, que atualmente trabalha para o The New York Times, o curso irá de 21/8 a 17 de setembro. Os interessados poderão se inscrever pela plataforma do programa.

Edição 1.420 página 15 Rio de Janeiro Lívia Torres n O videocast Copa delas, exibido o YouTube e Spotify, estreia na programação da TV Brasil com edições ao vivo. Com 30 minutos de duração e sete edições, desde essa terça-feira (25/7) até a final do Mundial Feminino, em 21/8, sempre às 14h30, o programa faz um balanço do desempenho das seleções ao término de cada fase do torneio. u O bate-papo é apresentado pela idealizadora do projeto, Marília Arrigoni, que recebe especialistas para analisar os resultados do certame. Transmitido inicialmente apenas nas plataformas de áudio da Radioagência Nacional e de vídeo da Rádio Nacional, Copa Delas teve repercussão e migrou da internet para a TV. A coordenação está a cargo de Beatriz Arcoverde e Verônica Dalcanal; Natália Neves responde pela pauta. Na estreia, participaram do debate as jornalistas Sharon Prais e Tatiane Vidal. n A Copa do Mudo Feminina da Fifa, que tem transmissão por TV Globo, SporTV, Globoplay e ge, privilegia uma equipe feminina. Na narração, Natália Lara, Isabelly Morais (ex-Band) e o experiente Daniel (Dandan) Pereira. Nos comentários, Alline Calandrini, ex-jogadora formada no esporte televisivo pela Band, Lédio Carmona, Carlos Eduardo Lino e Paulo Nunes. No pré-jogo, entradas ao vivo de repórteres na Austrália. E mais... n Maurício Menezes voltou para a Rádio Tupi em 24 de julho. Ele esteve afastado durante quatro meses, após um desentendimento com Cidinha Campos. Fizeram as pazes e vão trabalhar juntos novamente. TV Brasil estreia debate sobre o Mundial Feminino Marília Arrigoni (esq.) e Sharon Prais Guilherme Brandão/Agência Brasil As narradoras da Globo na Copa Feminina Natália Lara Isabelly Morais Alline Calandrini n O Jornal dos Sports traz Mauro Beting como colunista durante a Copa Feminina. Ele já foi convidado em outras ocasiões, como no falecimento de Roberto Dinamite, e seu texto merece atenção. Estreando nas plataformas e redes, será publicado no papel na próxima edição impressa do JS, que circula gratuitamente no entorno dos estádios em dias de grandes jogos. u O podcast Resenha Jornal dos Sports, gravado nos estúdios da Band Rio, veiculado no YouTube e em todas as plataformas, tem cortes nos perfis de Facebook, Instagram, Thread, TikTok e Twitter. u O CEO Pedro Chiaverini tem novo sócio, Diego Torres, neto de Carlos Alberto Torres e filho de Alexandre Torres, ambos ex- -jogadores. Mauro Beting está no Jornal dos Sports Mauro Beting Pedro Chiaverini (esq.), o ex-jogador Ramon Motta e Diego Torres

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