Jornalistas&Cia 1420

Edição 1.420 página 25 Era novembro de 1996 e eu trabalhava como editor da revista VIP, então ainda um suplemento de Exame, onde tinha uma coluna de assuntos “masculinos” − assim, me interessei pela capa da revista Esquire daquele mês, que falava sobre uma jovem, bela e fulgurante estrela em ascensão em Hollywood, chamada Allegra Coleman − “Dream girl”, era a chamada de capa. O exemplar que me chegou às mãos foi enviado numa assinatura em nome de Thomaz Souto Correa, então vice-presidente da Abril (no selinho da remessa está TS Correa), e encaminhado a mim pelo escritório da Abril em Nova York. Seria fácil apenas dar uma nota, reproduzindo a revista, mas, como eu sou jornalista da gema, mesmo num tempo em que chamada internacional era cara e difícil, liguei para o editor da revista, Edward Kosner, para checar informações e saber algo mais sobre a tal estrela. Ele a princípio não me atendeu, mas, diante de uma certa insistência, na terceira ou quarta tentativa a secretária passou a ligação. Kosner então me explicou que Allegra simplesmente não existia: era uma invenção da revista, usando uma modelo, apenas para mostrar que Esquire era capaz de criar uma estrela, do nada, que todo mundo acreditaria. E realmente não dava para saber que aquilo era invenção, apesar do subtítulo malicioso da capa: “A Allegra Coleman que ninguém conhece”. Claro, a minha nota não foi sobre Allegra, mas sobre a história da capa inventada de Esquire. De fato, a suposta “brincadeira” acabou chamando a atenção. A modelo, Ali Larter, então com 20 anos, conheceu aí seu agente e fez alguns filmes de sucesso, começando por hits de terror até Legalmente Loira. Ficou para mim, no entanto, a questão ética: até que ponto um órgão de imprensa mentir propositadamente tinha sido uma boa ideia? Em uma entrevista posterior, Larter disse que era muito jovem para avaliar essa questão na época e Kosner divertira-se com a “pegadinha”. (Ver Ali Larter on Her Secret Identity: Hollywood Starlet Allegra Coleman, Julia Black, Esquire, 11 de outubro de 2015). Da nossa conversa ao telefone, porém, lembro que Kosner se mostrava um pouco constrangido em ter que esclarecer a situação a um outro jornalista. E dava sinais de que preferia encerrar aquele assunto e com sorte deixá-lo no passado. A autora, Martha Sherrill, talvez para sustentar que não havia com que se embaraçar, ainda fez dois livros sobre “Allegra Coleman”. Passou recibo da bobagem que fez, numa tentativa de ganhar dinheiro sobre uma mentira. Para mim, nestes tempos de fake news, essa historinha serve para lembrar que não é de hoje que a imprensa tem suas invencionices, com grave prejuízo para sua credibilidade. E elas não se resumem à política, aventurando-se em atingir outras finalidades que, a meu ver, são piada de mau gosto ou abuso de poder, além de contraproducentes. Thales Guaracy n A história desta semana é de Thales Guaracy, editor na Assírio & Alvim Brasil e colunista no Poder360. Foi, entre outros, diretor editorial da Forbes Brasil, diretor de Playboy, editor em Veja, diretor de Desenvolvimento de Conteúdo do Banco Pátria, consultor de mídia da IE Discovery e diretor editorial da Saraiva. É autor de cerca de 20 livros, como A Era da Intolerância (2021), A Criação do Brasil 1600-1700 (2019), A Conquista do Brasil 1500-1600 (2017), Anita (2018) e O Sonho Brasileiro (2003). A “garota dos sonhos” Jornalistas&Cia é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora Ltda. • Diretor: Eduardo Ribeiro ([email protected]–11-99689-2230)•Editorexecutivo: Wilson Baroncelli ([email protected] – 11-99689-2133) • Editor assistente: Fernando Soares ([email protected] – 11-97290-777) • Repórter: Victor Felix ([email protected] – 11-99216-9827) • Estagiária: Hellen Souza ([email protected]) • Editora regional RJ: Cristina Vaz de Carvalho 21-999151295 ([email protected]) • Editora regional DF: Kátia Morais, 61-98126-5903 ([email protected]) • Diagramação e programação visual: Paulo Sant’Ana ([email protected] – 11-99183-2001) • Diretor de Novos Negócios: Vinícius Ribeiro ([email protected] – 11-99244-6655) • Departamento Comercial: Silvio Ribeiro ([email protected] – 19-97120-6693) • Assinaturas: Armando Martellotti ([email protected] – 11-95451-2539)

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