Jornalistas&Cia 1421

Edição 1.421 página 2 Últimas n O Governo Lula deixou “em suspenso” o plano de colocar o ex-deputado federal e jornalista Jean Wyllys como assessor na Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). A decisão ocorreu após discussão nas redes sociais entre Wyllys e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. As informações são do UOL. u O desentendimento entre os dois ocorreu após o Governo Lula anunciar o fim do programa federal de escolas cívico-militares, marca do ex-presidente Jair Bolsonaro no setor da educação. Leite, que apoiou Bolsonaro nas eleições de 2018, declarou que manteria as escolas cívico-militares na rede estadual gaúcha. u Wyllys então se manifestou contra a decisão do governador do RS, chamando-o de “gay com homofobia”: “Que governadores héteros de direita e extrema direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, ‘bee’” (gíria para homem homossexual), escreveu o ex-deputado federal nas redes sociais. Leite respondeu que a manifestação de Wyllys foi “deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções − e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. Jean Wyllys, eu lamento a sua ignorância”. u O governador do RS denunciou Wyllys por homofobia no Ministério Público do estado. A Justiça determinou que o ex-deputado federal removesse as postagens contra Leite, o que ele fez. n Relatório da organização Ekō aponta que diversas empresas multinacionais têm anúncios de suas marcas em vídeos que espalham informações falsas sobre desmatamento, meio ambiente e incêndios na Amazônia. A informação é de Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo. u Segundo o relatório, empresas como Unilever, Mitsubishi, Panasonic, Unicef, Pão de Açúcar e Quinto Andar estão financiando, com seus anúncios, canais que espalham mentiras e desinformação sobre o meio ambiente, na maioria das vezes sem sequer saber disso. u A Ekō realizou o levantamento entre maio e junho deste ano. O relatório detectou ao todo 50 vídeos, sendo 31 deles monetizados, contendo desinformação, dados tirados de contexto, e teorias da conspiração relacionados à Amazônia e às mudanças climáticas. Esses vídeos tiveram um total de quatro milhões de visualizações e veicularam publicidade de 120 anunciantes diferentes. u A Ekō criticou as diretrizes do YouTube sobre desinformação climática e remoção de conteúdo desinformativo sobre o assunto. A organização pediu que o Google, dono do YouTube, revise e amplie sua definição de desinformação climática, que atualmente é muito restrita. (Leia+) n Levantamento do Poder 360 mostrou que as versões digitais dos principais jornais do Brasil registraram queda no número de assinantes no primeiro semestre de 2023. A análise observou dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) referentes a 12 jornais, de dezembro do ano passado até junho deste ano. u O estudo analisou dados de Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Valor Econômico, Zero Hora, A Tarde, O Tempo, Estado de Minas, Super Notícia, Correio Braziliense, Extra e O Popular. Foi a primeira queda de assinaturas digitais em jornais desde 2017. u Dos veículos citados, nove tiveram queda em seu número de assinantes digitais. O que teve números piores foi o jornal Extra, com uma queda de quase 37% em sua versão digital, seguido por O Tempo, com variação negativa de 32,7%, e Super Notícia, que perdeu 26,5%. Apenas A Tarde, Zero Hora e Estadão tiveram aumento no número de assinaturas digitais, com destaque para A Tarde, cujos números cresceram em quase 19%. u Ao analisar os números totais dos 12 jornais, o levantamento mostra que essas publicações perderam pouco mais de 43 mil assinaturas online desde dezembro do ano passado até junho de 2023. Confira o levantamento na íntegra aqui. Jornais têm queda na versão digital no primeiro semestre de 2023 Empresas multinacionais anunciam em vídeos desinformativos sobre a Amazônia Governo Lula deixa na “geladeira” plano de Jean Wyllys na comunicação Lula e Jean Wyllys

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