Edição 1.424 página 28 Curtas n A TV Cultura anunciou em 17/8 três novas afiliadas: o canal 16 de Juazeiro do Norte, no Ceará; a TV Porto, de Porto Seguro, na Bahia; e a Rede Bela Aliança, de Rio do Sul, em Santa Catarina. Além das novas afiliadas, a emissora renovou os contratos de afiliação com a TV Cultura Norte Paranaense, de Rolândia, e com a TV Baiana, de Salvador. u Em 9/8, a Cultura promoveu uma reunião com mais de 70 representantes de afiliadas de todo o Brasil para discutir temas como conteúdo, técnica e oportunidades comerciais. Atualmente, a emissora está presente em todos os estados Brasileiros, com mais de 200 canais próprios no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, 65 afiliadas geradoras e 350 retransmissoras espalhadas pelo País. E mais... n Mônica Figueiredo morreu em 20/8, aos 67 anos, em Lisboa, Portugal. Ela enfrentava um câncer de pulmão. Deixa a filha, a artista plástica Antônia Figueiredo. Referência na cobertura de cultura pop, Mônica foi diretora da revista Capricho e também atuou nas revistas Playboy, MTV e Pais e Filhos. n A Agência Pública faz campanha de arrecadação para financiar um podcast sobre as acusações de crimes sexuais do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein. Iniciada em julho, pretende arrecadar R$ 90 mil até 31 de agosto. O podcast dará continuação à investigação n A Claro TV+ estreou em 18/8 a C3 TV, primeiro canal por assinatura dedicado exclusivamente às mudanças climáticas no Brasil e no mundo. Idealizado pelos fundadores do Grupo Climatempo, os meteorologistas Carlos Magno e Ana Lúcia Frony, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os desafios climáticos. u A plataforma busca contribuir com o enfrentamento de alterações climáticas através de informação e conhecimento científico. A emissora contará com documentários, cientistas e especialistas para explicar fenômenos ambientais e os efeitos das ações humanas no clima do planeta. u “As ações humanas são as grandes responsáveis pelas catástrofes ambientais que estamos vivendo, motivo pelo qual é fundamental que todos repensem sobre como os seus hábitos estão impactando o mundo”, ressalta Magno. “Mais do que um canal, a C3 TV é um movimento que busca chamar atenção para as mudanças climáticas e seus impactos no dia a dia. Precisamos unir forças no enfrentamento desse desafio global”. u A programação inclui diversos formatos, entre eles, interações nas redes sociais e noticiário 24 horas por dia. O canal é dirigido por Paulo Polli, que já produziu e distribuiu conteúdos em TV Vanguarda e Rede Viva. n A Lupa abriu inscrições para a segunda edição do Mirante, programa de treinamento em checagem de fatos. A iniciativa visa a treinar e aprimorar as habilidades de checagem, para levar informações de qualidade a regiões periféricas e desertos de notícias. u O programa irá oferecer treinamentos gratuitos e remotos de capacitação em técnicas jornalísticas de combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais, além de ações de educação midiática e divulgação científica, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico. u São 30 vagas destinadas a profissionais e estudantes do último ano de graduação na área, que residam em periferias e favelas brasileiras, assim como em territórios quilombolas, ribeirinhos e indígenas. u Aqueles que concluírem o programa, além de passarem a fazer parte do banco de talentos da Lupa, poderão ser selecionados para atuar em outros projetos, como a cobertura das Eleições de 2024. u Com duração de quatro meses, o Mirante começará em outubro deste ano, com conclusão prevista para janeiro de 2024. Os interessados em participar devem se inscrever até as 17h do dia 16 de setembro. Lupa abre inscrições para a segunda edição do treinamento em checagem de fatos ClaroTV+ lança canal com foco em mudanças climáticas TV Cultura anuncia novas afiliadas Mônica Figueiredo
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