Edição 1.425 - 30 de agosto a 5 de setembro de 2023 n A vida das corporações nunca mais foi a mesma desde a chegada da web no final dos anos 1990. Mudou demais com o surgimento e a expansão desenfreada das redes socias e bigtechs, pouco mais de uma década depois. E agora, como a coroar uma das mais profundas transformações tecnológicas já vistas pela humanidade, coloca um ponto de interrogação gigantesco à frente dos mais preparados profissionais sobre o que acontecerá com o mundo do trabalho e dos negócios sob o império e o impacto da IA e de novas ferramentas como o ChatGPT e similares, as ferramentas de inteligência artificial generativa. u Esse é o desafio a que se propôs o MediaTalks by J&Cia neste especial que vai celebrar o seu terceiro aniversário, e que reuniu entrevistas, análises e pesquisas sobre os riscos e oportunidades da inteligência artificial para acelerar a implementação dos compromissos ESG, bem como seu impacto na atividade de promover e proteger marcas. Conteúdo editado em Londres n Produzido a partir de Londres, sob a liderança dos editores e parceiros deste J&Cia Luciana Gurgel e Aldo De Luca, o especial pode ser lido aqui, trazendo novamente a participação estratégica e oportuna de correspondentes brasileiras que escreveram sobre suas impressões sobre o tema, além de entrevistarem especialistas reconhecidos nos respectivos países em que atuam. São elas Márcia Carmo (Argentina), Eloá Orazem (EUA), Fernanda Massarotto (Itália) e Cláudia Wallin (Suécia). Diversidade de olhares n Entre as fontes entreComunicação, ESG e IA – Edição especial analisa o trinômio que vai abalar ou embalar marcas e reputações Saiu o novo Especial MediaTalks by J&Cia, na celebração de seu terceiro aniversário, que vai mergulhar fundo nas novas conexões da Comunicação com os universos da agenda ESG e da IA vistadas para esta edição estão Katie King, CEO da consultoria IA in Business / Reino Unido; Andrew Bruce Smith, Chartered Institute of Public Relations UK; Jonas Valente, pesquisador do Oxford Internet Institute; Nils Köbis, Max Planck Institute ; Dorothy Leidner, professora de Ética nos Negócios da Universidade de Virginia (EUA); Jerry Silfwer, CEO da agência sueca Spin Factory; Santiago Peixoto, diretor da agência argentina Inventia; Alexander Ditzend, presidente da Sociedade Argentina de Inteligência Artificial; e Pablo Fernandes, CEO da agência de fact checking Chequeado. O olhar brasileiro n Executivos e profissionais de RP brasileiros também compartilharam sua visão sobre os desafios da agenda ESG: Amaury Oliva (Febraban); Beth Garcia e Marcelo Vieira (Approach Comunicação), Jorge Görgen (Iveco América Latina) e Flávia Vígio, executiva de comunicação. Menu eclético e atraente n Entre os temas em desfile neste especial de terceiro aniversário do MediaTalks destacam-se: • O momento ESG no contexto da inteligência artificial generativa: quais são os riscos? • Como a IA já está sendo usada em atividades como redação de press releases, produção de postagens para redes sociais, pesquisas e planejamento e as ferramentas disponíveis • O valor da tecnologia para introduzir dados no planejamento e mensuração de resultados, tornando as discussões sobre reputação menos abstratas • O que os profissionais de comunicação e as empresas devem levar em conta ao usar as ferramentas de inteligência artificial em seu trabalho e os dilemas éticos envolvidos nesse uso • Como a adoção da tecnologia pode impactar empregos no setor de comunicação – até mesmo em funções estratégicas e criativas Audiência qualificada n Além de ser direcionado para o seletivo mailing do MediaTalks, integrado por líderes e executivos do jornalismo e da comunicação corporativa em todo o País, e para os leitores do UOL, do qual MT é parceiro, o especial será adicionalmente distribuído para toda a audiência do J&Cia nas redações e assessorias de comunicação, atingindo mais de 50 mil profissionais. u Leia a edição completa aqui.
Edição 1.425 página 2 Últimas n A Rede Globo anunciou em 28/8 que Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, deixará as funções executivas no final deste ano para assumir uma posição no Conselho Editorial do Grupo Globo. O comunicado interno foi assinado pelo diretor- -presidente Paulo Marinho. u O sucessor de Kamel será Ricardo Villela. Na Globo desde 2005, depois de dez anos de experiência no jornalismo impresso, ele teve passagens pelo Jornal do Brasil e pelas revistas Veja e Playboy. Chefiou a redação de São Paulo antes de dirigir a redação da Globo em Brasília. Desde 2021 no Rio, tem trabalhado próximo a Ali Kamel como diretor-executivo de Jornalismo. u Para esse posto irá Miguel Athayde, atualmente diretor da GloboNews. Considerado prata da casa, está na Globo desde 1994. Foi produtor dos jornais locais do Rio, editor-executivo e editor-chefe do Bom Dia Brasil. Em 2012, foi convidado para a direção regional de Jornalismo do Rio. Desde 2018, dirige a GloboNews, onde ampliou a cobertura ao vivo para 20 horas diárias. u Vinícius Menezes substitui a Athayde na GloboNews, e Márcio Sternick assume a Editoria Regional Rio. u No comunicado, além dos elogios e recordação a dos feitos durante a carreira de Kamel, Marinho menciona bastidores da atuação dele. “Mas, quem conhece bem o Ali sabe que, de todas as coberturas nesses anos todos, a que lhe demandou mais, profissional e emocionalmente, foi a da pandemia. Justamente quando o jornalismo seria mais necessário e nossas equipes mais exigidas, as condições de trabalho impostas pela realidade eram as mais duras. Sob sua liderança, os telejornais cresceram de tamanho, um programa diário dedicado à pandemia foi criado do zero em 24 horas, o espaço do noticiário disparou. Colegas adoeceram. Em meio a tanto empenho de todas as equipes, Ali, além da minuciosa supervisão do trabalho jornalístico em si, passou a incluir duas novas tarefas em sua rotina. Diariamente, escrevia ou telefonava para os colegas doentes ou seus parentes em buscas de notícias de um a um. E, à noite, enviava n O presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), assinou em 28/8 um ato que limita o acesso dos profissionais de imprensa que trabalham na cobertura da Comissão. u O texto impõe um credenciamento específico para jornalistas e fotógrafos, além do concedido pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados para comunicadores trabalharem nas casas legislativas. Além disso, proíbe os profissionais de capturar “imagens [na CPMI] de conteúdo privado de terceiros sem autorização” u De acordo com o ato, a imprensa não deve interferir nos trabalhos da CPMI ou divulgar informações privadas e confidenciais sobre a comissão sem autorização. u Maia também determinou que qualquer violação das regras sujeita o profissional a sanções, além de responsabilização civil e penal. u “Embora o direito à liberdade de expressão e seu corolário − consubstanciado na liberdade de imprensa − consistam em pilares do Estado Democrático de Direito, não há direito absoluto no ordenamento jurídico pátrio, Ali Kamel deixará a direção do Jornalismo da Globo em dezembro a todos um relatório intitulado “Nossos colegas”, com um balanço transparente dos doentes e recuperados. Muitos colegas nossos se lembram com emoção desse gesto”. A despedida n Na mensagem de despedida para os funcionários, dirigida “A todos vocês, com grande admiração”, Kamel lembra seu início na profissão: u “Em 1982, participei da cobertura da Rádio Jornal do Brasil na apuração dos votos na primeira eleição para governador depois do golpe de 1964. Minha tarefa não exigia mais de mim do que ler os boletins de urna para alguém na redação usando um telefone público. Mas a simplicidade da missão não me impediu de viver a experiência com a mesma intensidade com que viveria o jornalismo nos anos seguintes. Vieram a Revista Afinal, a Revista Veja, o jornal O Globo, em 1989, e, desde 2001, a Globo. Ao longo dessa trajetória, nas mais diferentes funções, testemunhei os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo com os olhos de um jornalista profissional, essa atividade que se mantém indispensável hoje como no passado, talvez mais. u À medida que os anos se passaram, nunca a vivi como um ‘velho homem de imprensa’, esse jargão que designa aquele que já não se surpreende mais com nada. Vivi tudo e ainda vivo com a postura daquele estagiário de 41 anos atrás: com curiosidade, empolgação, vontade de aprender e de acertar. E, talvez o mais importante, com a humildade de saber que o jornalismo é uma atividade coletiva, ninguém faz nada sozinho: o resultado do nosso trabalho será sempre melhor se muitos dele participarem.” u Prossegue dizendo que, desde o ano passado, preparou-se para deixar as atividades diárias e conversou com João Roberto Marinho, presidente do Conselho de Administração e do Conselho Editorial do Grupo Globo, assim como Paulo Marinho, diretor-presidente da Rede Globo. Ambos foram generosos nas conversas e na avaliação do trabalho dele. Lembrou que sua mulher, a jornalista Patrícia Kogut, também se afastou recentemente de suas funções em O Globo. u Lembra ainda seu tempo de trabalho com João Roberto Marinho e menciona o convite para manter a parceria “na condição de coordenador do Conselho Editorial, função que ele decidiu criar agora para auxiliá-lo na condução desse órgão”. Agradece a três gerações da família Marinho por lhe terem proporcionado “os meios, o ambiente, as oportunidades e a liberdade” de se desenvolver profissionalmente. E também a todos os colegas de trajetória, citando alguns nominalmente. Ali Kamel Ricardo Villela Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas
Edição 1.425 página 3 conitnuação - Últimas n Os veículos Jornalistas&Cia, Neo Mondo e 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação associaram-se para organizar, pela primeira vez no Brasil, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que vai eleger os mais admirados jornalistas negros e negras da imprensa do País e os veículos de comunicação com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista. A votação em primeiro turno começa em 31/8 (quinta-feira), e vai até 14/9. u O objetivo da premiação é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial. u A eleição dos +Admirados será feita por votação direta dos profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação, em dois turnos de votação; o primeiro, de livre indicação, que definirá os finalistas; e o segundo, que elegerá os vencedores do certame. u Os que receberem as maiores votações seguirão para o segundo turno, que definirá os vencedores das seguintes categorias: TOP 50 Profissionais Brasil, TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo, e TOP 5 Veículos de Comunicação. u Na última etapa, a da cerimônia de premiação, serão conhecidos também os TOP 10 Profissionais Brasil, o TOP Campeão Profissional de Imagem/Foto e Vídeo, os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e o TOP Campeão Veículo de Comunicação. Haverá ainda três homenagens especiais: Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama, Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes e Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria. u A cerimônia de premiação será realizada em novembro, em dia e local a serem divulgados oportunamente. de maneira que tal previsão deve ser sopesada com os direitos próprios da personalidade, como o direito à intimidade e proteção da vida privada”, declarou o deputado. u Em nota, o presidente da EBC, Hélio Doyle, afirma que a decisão viola o livre exercício da profissão e a liberdade de imprensa, pedindo que a medida seja revista. u A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) publicou carta aberta pedindo a revogação da medida. Também o Sindicato de Jornalistas do DF e a Fenaj repudiaram “veementemente a grave violação da Constituição e do exercício profissional da categoria imposta pela presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas do dia 8 de janeiro”. n Agência Envolverde, Projeto Colabora, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil unem-se no projeto Diário do Clima, plataforma cujo objetivo é facilitar o acesso a informações oficiais de municípios brasileiros sobre clima e meio ambiente, contribuindo na produção de conteúdo sobre os temas. u O Diário do Clima é um dos oito projetos brasileiros selecionados pelo Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. A plataforma proporcionará alertas de publicações de interesse dos usuários e a possibilidade de encomendar relatórios personalizados, com acesso aos dados e análise detalhada das decisões publicadas em diários oficiais. Também será possibilitada a filtragem dos dados a partir de temas importantes para questões ambientais. u “Grande parte dos municípios brasileiros não têm portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação. Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, em comunicado à imprensa. “O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais, novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”. u A gestão do Diário do Clima será feita por integrantes das seis plataformas. A ferramenta será lançada oficialmente nesta quinta-feira (31/8), durante o Coda Amazônia, em Belém. Arthur Maia Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente Começa nesta quinta-feira a votação do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira
Edição 1.425 página 4 Nacionais n Adriana Garcia é a nova secretária executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A professora e designer substitui a Cristina Zahar, que ficou no cargo por cinco anos. u A nova líder é uruguaia de nascimento, mas naturalizou-se brasileira. Com mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA-USP), teve passagens por agência Reuters, Exame, Veja SP e Folha de S.Paulo. u Adriana é cofundadora do Orbitalab, laboratório de inovação para projetos de mídia digital. Também foi Google Teaching Fellow por nove meses, tendo treinado mais de cinco mil comunicadores em inovação e metodologias ágeis. u Entre os deveres da nova secretária estão a captação de recursos para projetos da Abraji, coordenação de eventos e representação institucional da entidade no Brasil e no exterior. u “Para mim é uma honra passar a colaborar com uma das mais prestigiadas entidades dedicadas a desenvolver o método jornalístico no Brasil e no mundo”, disse. “Espero contribuir para que mais pessoas possam conhecer os protocolos da profissão, suas diretrizes éticas e prestigiar essa atividade que é tão essencial para o bom andamento da vida cívica, assim como ajudar a garantir a realização de treinamentos contínuos e de qualidade para uma nova geração de jornalistas”. n A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) completou em junho sete anos de atuação. Criada em 2016, a iniciativa visa a ajudar os jornalistas na cobertura de pautas relacionadas à educação, além de mostrar a importância do tema para a sociedade. u A ideia para a criação da associação surgiu de um pequeno grupo de jornalistas que já cobriam educação, mas que identificaram a necessidade de maior especialização por parte dos jornalistas. Era preciso qualificar a cobertura do tema. Com isso em mente, Renata Cafardo, Antônio Gois, Fábio Takahashi, Paulo Saldaña, Mariana Tokarnia, Elisangela Fernandes e Margarida Azevedo fundaram em 2016 a Associação de Jornalistas de Educação. u Jornalistas&Cia conversou com Renata Cafardo, uma das fundadoras e atualmente presidente da Jeduca, sobre os sete anos de atuação da associação. Ela falou sobre a importância do jornalismo de educação para a sociedade, sobre o Congresso de Jornalismo de Educação da Jeduca, e outras ações que a associação faz e fará para valorizar ainda mais esse tema, e trazê-lo para os destaques da imprensa e da mídia como um todo. u Também destacou temas atuais e sensíveis para a sociedade que serão discutidos nos dois dias de evento, como educação antirracista e cobertura de ataques violentos a escolas. u Vale lembrar que as inscrições para o 7º Congresso da Jeduca já estão abertas. O evento, que conta com apoio institucional deste J&Cia, será realizado em 18 e 19 de setembro, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo. O tema será Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional. u Confira a entrevista na íntegra no Portal dos Jornalistas. n Maurício Kubrusly foi homenageado em 20/8 na série especial dos 50 anos do Fantástico, da TV Globo. Conhecido pelo quadro Me Leva, Brasil, em que viajava pelo País para contar histórias, aos 77 anos foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT). u É uma doença rara e neurodegenerativa, que gera a perda gradativa das funções cerebrais. Ela pode se manifestar de maneiras diferentes dependendo do tipo, causar alterações comportamentais, comunicativas e até perda de memória. u “Maurício corria o Brasil a cada semana com histórias extraordinárias que realmente expressavam a vivacidade da cultura brasileira. E ele tinha um faro, uma sensibilidade para tocar aquilo”, relatou Pedro Bial no episódio de homenagem. “Maurício Kubrusly merece todas as nossas homenagens. Grande jornalista”. u O ex-repórter, nascido no Rio de Janeiro, ingressou na TV Globo no fim dos anos 1970. Inicialmente no Jornal Hoje, mas foi no Fantástico que se destacou com o Me Leva, Brasil em 2000. Após 16 anos no ar, deixou a emissora em 2019. u “A memória se foi, mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”, diz trecho do texto exibido pela emissora. u Kubrusly deixou São Paulo, onde residia, para descansar no sul da Bahia com a esposa, Beatriz Goulart. Adriana Garcia é a nova secretária executiva da Abraji Adriana Garcia Jeduca completa sete anos e busca levar a educação para os destaques da mídia Renata Cafardo Fantástico homenageia Maurício Kubrusly e revela doença do ex-repórter Mauricio Kubrusly
Edição 1.425 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A sigla MAD (louco, em inglês), usada em um novo estudo sobre a tecnologia para batizar mais uma preocupação com a inteligência artificial generativa, traduz bem as apreensões que a rondam. MAD é o acrônimo para Model Autophagy Disorder, ou Transtorno de Autofagia do Modelo, em tradução livre. Trata-se de uma analogia com a doença da vaca louca, invocada para representar o risco de o conteúdo gerado pelos chatbots ter sua precisão ou diversidade comprometidas à medida que os robôs passam a ser alimentados por mais dados gerados pela própria IA (sintéticos) do que por humanos, distanciando-se da realidade. Isso seria “enlouquecer”. O trabalho de pesquisadores das universidades Rice e Stanford apontando o risco do “autoconsumo” no treinamento dos modelos de linguagem baseou-se em imagens largamente utilizadas pela mídia e por organizações que adotam IA em processos diversos, como interação com consumidores, recrutamento, relações públicas e marketing. Mas esse risco se estende a qualquer tipo de conteúdo, segundo o estudo, entrando para a lista de efeitos potenciais indesejados da IA generativa, que podem afetar notadamente o trabalho da imprensa, da comunicação corporativa e a reputação das empresas, tema do novo especial do MediaTalks. Os autores afirmam que “em breve haverá mais dados sintéticos do que dados reais na internet”. Esse futuro ainda não chegou. Ainda assim, os dados criados pela IA já alimentam os modelos de linguagem mais do que se supõe, por uma série de razões listadas no trabalho. Uma delas é facilidade e praticidade, especialmente quando há poucos dados reais disponíveis sobre determinado assunto ou grupo social, por exemplo. Outra razão apontada é que os dados sintéticos melhoram a performance dos sistemas Os chatbots podem “enlouquecer” a internet? Pesquisadores alertam que sim de IA. Em terceiro lugar está a preocupação com a privacidade em aplicações sensíveis, como imagens ou agregação de dados médicos. Isso faz com que informações artificiais sejam priorizadas, a fim de prevenir questionamentos que podem virar dor de cabeça reputacional ou jurídica. Em quarto lugar − e, segundo os pesquisadores, mais importante − vem o fato de que, à medida que os modelos de aprendizagem profunda se agigantam, começa a faltar informação real na internet. Nesse contexto, os moderadores humanos que guiam tarefas de aprendizagem supervisionada têm usado cada vez mais conteúdo gerado pela IA para aumentar a sua produtividade e rendimento. Uma das características é que muitas vezes eles têm mais qualidade, o que acaba por reduzir ainda mais a diversidade. O problema é que essa prática se afasta do padrão de treinamento de IA porque, ao gerar conteúdo em cima de conteúdo, cria-se o chamado loop autófago, ou “autoconsumidor”. A comparação com a doença da vaca louca, que provoca comportamentos atípicos em seus portadores, é justificada: em três experimentos diferentes com modelos de loop autófago, reduzindo-se ou eliminando-se os dados reais a cada geração, os novos modelos mostraram-se “fadados a enlouquecer”, segundo os pesquisadores. A situação se demonstrou mais grave no caso de conteúdos gerados exclusivamente com base em dados sintéticos. Para acalmar os mais assustados, eles asseguram que, ao treinar modelos generativos reais, os profissionais sempre irão preferir “pelo menos alguns dados reais, quando disponíveis”. E quando não estiverem? E se os profissionais não forem tão profissionais ou comprometidos com a ética? Trazendo a teoria para a prática, o estudo reafirma a tese de que a inteligência artificial é espetacular, útil, transformadora, revolucionária e todos os demais adjetivos que se possa imaginar − mas dispensar o elemento humano tem consequências. “Se não for controlado, o MAD poderá envenenar a qualidade e a diversidade dos dados de toda a internet”, dizem os autores na conclusão. Ao reconhecer que traçaram um cenário apocalíptico, eles alertam que o caos pode ser evitado por meio de ações como moderar o uso de dados sintéticos e tomar muito cuidado quando não houver um conjunto de dados reais disponível, “para evitar a loucura no futuro”.
Edição 1.425 página 6 conitnuação - MediaTalks Manifesto internacional − Um mês após o golpe de estado no Níger, 80 jornalistas e entidades de imprensa africanas publicaram um apelo conjunto ao Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) pedindo o fim das violações da liberdade de imprensa no país. O documento lista ameaças e intimidações de profissionais de imprensa, agressões físicas e a suspensão das transmissões das redes francesas France 24 e rádio RFI. “Em nome dos que se solidarizam com jornalistas nigerianos e correspondentes internacionais, reiteramos a necessidade […] de uma cobertura diversificada e confiável dos acontecimentos, com respeito aos padrões éticos da profissão. Exigimos que a junta respeite o direito à informação e ao pluralismo e à independência dos meios de comunicação”, diz a carta. ChatGPT, Bard e jornalismo − Como aconteceu antes com o surgimento de outros avanços tecnológicos, o advento de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativas, como o ChatGPT, gerou grande expectativa e uma série de informações falsas ou exageradas. Para os jornalistas, este é o momento de experimentar esses modelos, de conhecê-los e aprender a aproveitá-los ao máximo, em vez de bani-los ou temê- -los, disseram os palestrantes do webinar IA Generativa: O que os jornalistas precisam saber sobre ChatGPT e outras ferramentas. Realizado virtualmente no dia 17 de agosto, o encontro foi organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pode ser visto novamente no canal do Centro Knight no YouTube no original em inglês ou na tradução simultânea em português. iPhone Photo Awards − A sofisticação das câmeras dos smartphones e a praticidade de estarem sempre à mão transformaram os aparelhos em reais concorrentes dos equipamentos de fotografia tradicionais, como mostram as imagens premiadas no iPhone Photo Awards 2023. Além dos típicos retratos de cenas familiares, em que o assunto principal é uma pessoa ou um animal de estimação, os iPhones permitem capturar imagens da natureza e paisagens urbanas de alta qualidade, ao oferecerem recursos que controlam exposição, foco e iluminação com toques na própria tela. Mas tecnologia não é tudo. Algumas das melhores fotos do ano foram feitas com modelos mais antigos do smartphone da Apple, que mesmo sem tantas funções demonstram que podem rivalizar com seus sucessores – basta ter sensibilidade e senso de oportunidade. Confira. Mais três meses − Primeiro jornalista americano preso na Rússia desde a Guerra Fria, o repórter Evan Gershkovich teve sua prisão preventiva prorrogada por mais três meses por um tribunal de Moscou. Correspondente do Wall Street Journal, ele foi acusado de espionagem quando fazia uma reportagem na região dos Montes Urais em março. É a segunda vez que a libertação condicional é adiada. Segundo a agência estatal de notícias Tass, Gerskovich ficará pelo menos até o fim de novembro atrás das grades. Irã vs. Talibã − O caso de um fotojornalista iraniano preso quando se preparava para deixar Cabul virou motivo de tensão entre o Irã e as autoridades do Talibã que governam o Afeganistão há dois anos. Mohammad Hossein Velayati, que trabalha para a Agência de Notícias Tasnim, foi detido em 25/8 no aeroporto, sem explicações. Segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas e a Tasnim, não há informações oficiais sobre onde ele estaria detido e a que acusações responde. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kan’ani, disse à mídia local que depois de tomar conhecimento do assunto o órgão iniciou imediatamente o acompanhamento com as autoridades afegãs relevantes e “está buscando seriamente a libertação do fotojornalista”. Esta semana em MediaTalks Scott Galloway – EUA HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?
Edição 1.425 página 7 Comunicação Corporativa Mauricio de Sousa, ao centro, entre os diretores da Mega Brasil Eduardo Ribeiro (esq.) e Marco Rossi, na visita que fizeram aos Estúdios Mauricio de Sousa para anunciar a homenagem n Mauricio de Sousa, o mais consagrado autor de histórias em quadrinhos do País, hoje reconhecido mundialmente, será homenageado nesta quinta-feira (31/8) com o Prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pelos profissionais de Comunicação Corporativa reunidos no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. u A homenagem coincide com as celebrações dos 60 anos da Turma da Mônica, nascida do talento do então jovem desenhista nascido em Santa Isabel e que, desde então, tem sido companhia inseparável de várias gerações de brasileiros, que se acostumaram a ver os gibis, desenhos animados e uma série de outras iniciativas de Mônica e sua turma, onde se destacam Cascão, Magali e até o mascote Bidu, o cachorrinho. u Mauricio, às vésperas de seus 88 anos, entra para a galeria de homenageados com o Prêmio Personalidade da Comunicação, que já conta com nomes como Alberto Dines, Audálio Dantas, Boris Casoy, Caco Barcellos, Elifas Andreato, Fátima Turci, Gaudêncio Torquato, Johnny Saad, José Hamilton Ribeiro, José Marques de Melo, Laurentino Gomes, Marcos Mendonça, Miguel Jorge, Mino Carta, Miriam Leitão, Octavio Frias de Oliveira, Paulo Nassar, Roberto Civita, Ruy Mesquita e Vera Brandimarte. Todos eles, assim como Mauricio, pela relevante contribuição à Comunicação e ao Jornalismo brasileiros. u A cerimônia de premiação será realizada no Teatro da Unibes Cultural, à Rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo, a partir das 18h30. u Outras informações com Eduardo Ribeiro (eduribeiro@ megabrasil.com.br) Congresso Mega Brasil de Comunicação n Ao longo de quinta e sexta-feira (31/8 e 1º/9) a Unibes se transforma num hub de comunicação corporativa, sediando, além da homenagem a Mauricio de Sousa, debates em oito painéis, na Arena da Inovação e no Fórum do Pensamento. Os trabalhos têm início às 9h estendendo-se até as 21h no primeiro dia; e até às 18h, no segundo e último dia do evento, quando terá passado pela Unibes, no total, um público estimado em 450 profissionais. Brasília n Isabel Kopschitz, ex-BCW Global, Spyside e FSB Comunicação, que vinha atuando como freelancer, começou no Tribunal de Contas da União (TCU) – Gabinete da Presidência, como consultora de comunicação institucional. Paraná n Luiz Jansson, ex-Uninter, instituição em que esteve por cinco anos e nove meses, até janeiro, começou em agosto como assistente de marketing e eventos na Positivo Tecnologia. Ele também já atuou no Instituto Cidades Inteligentes e na Gazeta de Povo. Rio de Janeiro n Erica Rabelo, gerente de comunicação de marca e publicidade, deixou a Vale em julho, após 13 anos e sete meses de companhia. Em jornadas anteriores, passou por NBS (dois anos) e DPZ Propaganda (nove anos e oito meses). Santa Catarina n Larissa Roberta Borges, que atuou por quatro anos em relações institucionais do Grupo Boticário, até julho, em Curitiba, assumiu em agosto a Gerência de Relações Institucionais e Governamentais do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. Profissionais de Comunicação homenagearão Mauricio de Souza com o Prêmio Personalidade da Comunicação Evento de premiação será nesta quinta-feira (31/8), a partir das 18h30, na Unibes Cultural, em São Paulo Isabel Kopschitz Luiz Jansson Erica Rabelo Larissa Roberta Borges
Edição 1.425 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Cristina Padiglione, uma das mais conceituadas colunistas de televisão do País, que só no Estadão ficou mais de 16 anos e meio, além de quase sete de Folha de S.Paulo, em duas passagens por lá, anunciou esta semana no Linkedin seu novo desafio profissional: deixa a redação da Folha para trabalhar com comunicação corporativa, contratada pela GBR Comunicação, de Guilherme Barros, na função de jornalista de relações públicas. E mais... n Alexsandro Machado, analista sênior, deixou a Aegea Saneamento, após pouco mais de dois anos de casa. Antes, na capital do Amazonas, esteve na Prefeitura de Manaus e na Temple. n Augusto Poles, analista de marketing, deixou o Grupo Petropólis em julho, após três anos e oito meses de empresa. Anteriormente, esteve por pouco mais de dois anos como assistente de comunicação no Grupo Ellenco. n Carolina Cagni começou como atendimento de PR júnior na MktMix, após cumprir estágio na Ideal e na BCW Brasil. São Paulo Cristina Padiglione deixa as redações e começa na GBR Comunicação Cristina Padiglione Alexsandro Machado Augusto Poles Carolina Cagni Debora De Aguiar n Debora De Aguiar, diretora de contas na Bowler, deixou a agência em maio, após quase um ano de casa. Em suas jornadas anteriores passou por Oficina de Impacto, InPress Porter Novelli, Rede e LLYC. n Felipe Pellegrini Covanzi, coordenador de PR, deixou a Hill+Knowlton Strategies Brasil no começo de agosto, após três anos e meio de casa, e mudou- -se para a Austrália, em temporada de estudos. Vai se especializar em marketing. n Filipe Augusto Pereira começou em junho na Textual como head de planejamento. Ex-CDN, agência em que atuou em duas oportunidades por seis anos, também foi, por mais de quatro anos, da InPress Porter Novelli. n Fernanda Daprá, que esteve por um ano e oito meses na Byju’s FutureSchool Brasil, como diretora de comunicação, mídia social e branding, até abril, integrou-se em junho à equipe de diretores da FSB Comunicação. Felipe Pellegrini Covanzi Filipe Augusto Pereira Fernanda Daprá
Edição 1.425 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Flávia Pierry, editora de Gás e Energia na Argus Media, despede-se em setembro da publicação e da empresa, dois anos e meio após seu ingresso, em março de 2021. Sai para montar seu próprio negócio, a agência Akàn Comunicação, que atuará em São Paulo e Brasília, em atividades como produção de conteúdo, comunicação interna e divulgação para a mídia. Flávia tem 18 anos de carreira, 11 deles em Brasília, com passagens por O Globo e Ministério de Minas e Energia. Depois, liderou as áreas de comunicação interna e externa, eventos e patrocínios da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA). n Flavio Sampaio deixou a CDN, onde ocupava a direção executiva desde 2021. Na agência, dirigiu contas como Braskem, Tokio Marine Seguradora, Warner Bros. e Universal Pictures. Foi responsável por gestões de crise, incluindo CPIs e fechamento de empresas, como o hotel Maksoud Plaza. Fundador da extinta Bop Comunicação, butique que operou por 15 anos com clientes como Johnny Walker Blue Label, vodca Cîroc, Sadia, Ilhas Cayman, Tobago e Uruguai, Flavio morou em Portland, nos EUA, por três anos. Vai tirar algumas semanas de sabático e depois define os próximos passos profissionais. O e-mail de contato é [email protected]. n Gustavo Milo Marasco, diretor de marketing, deixou a Centauro, onde atuou por quatro anos, até junho, e assumiu a diretoria da área na RD – Gente, Saúde e Bem-estar. n Jamille Menezes, atendimento sênior, que esteve por cerca de dois anos e meio na FSB, até julho, foi na sequência para a Target, na mesma função. Flávia Perry Flavio Sampaio Gustavo Milo Marasco Jamille Menezes n Juliana Gilio, gerente de contas na JeffreyGroup, deixou a agência em fevereiro, após quatro anos de casa, e integrou- -se, também como gerente, ao time de atendimento da Giusti Creative PR. n Lívia Haddad, assessora de imprensa, deixou a MR Comunicação (Jundiaí), em que esteve por pouco mais de nove anos, até agosto. É de seu início em assessoria, em 2014, a comunidade online Mães de Jundiaí, que ela criou para apoiar mães da cidade e região, hoje com milhares de seguidores no Facebook e no Instagram. Paralelamente, criou um podcast com o mesmo nome, que conta com um clube de descontos. É a esse projeto, que virou um propósito de vida, que ela está se dedicando, com uma ressalva: também está aberta a trabalhos freelancer em assessoria, marketing de influência e gerenciamento de redes. n Luana Protazio, executiva de PR que esteve na Press Pass por pouco mais de dois anos e meio, até março, assumiu na sequência a Coordenação de Planejamento e Estratégia da Podpah. Outra atividade a que se dedica é ao Coletivo RPretas, que ajudou a fundar em 2019. n Marcelo Alonso, ex-Credicard, Telefônica | Vivo e Natura, que nos últimos seis anos atuou como consultor independente pela Lunedi, reorganizou sua atividade como consultor e advisor em estratégias de comunicação, agora na Marcelo Alonso Inteligência em Comunicação. n Mariana Vieira deixou em março a Analítica Comunicação, após pouco mais de um ano e meio de casa, e está atualmente na Danthi Comunicação. n Natália Aguiar, ex-B4Tcomm e Soko, deixou a Loures Comunicação, onde atuou por um ano e meio como analista de comunicação externa, até maio, e na sequência juntou-se ao time de executivos do Grupo Printer. Juliana Gilio Lívia Haddad Luana Protazio Marcelo Alonso Mariana Vieira Natália Aguiar
Edição 1.425 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n A SP4 está de cliente novo, conquistado em acirrada concorrência: a Sherwin-Williams, empresa global que atua na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos. Fundada em 1866, a empresa atua no Brasil há 75 anos e tem entre suas principais marcas Metalatex, Novacor, Aquacryl, Design, Super Paint e Sumaré. n Também a Vianews tem novidades na carteira de clientes, a Sennheiser, empresa alemã que atua no desenvolvimento de soluções em áudio, sendo uma das principais produtoras mundiais de fones de ouvido, microfones e tecnologia de transmissão sem fio. n Patricia Costa, gerente de comunicação corporativa, deixou a EcoRodovias, em que esteve por pouco mais de três anos e meio, para seguir em carreira solo, conforme informou no Linkedin. n Renata Monteiro deixou a Tudo em Pauta, onde esteve por pouco mais de um ano e meio, em atuação remota, até março, e em maio começou como analista I na Press à Porter, em atuação híbrida. n Simone Ferraz, gerente de marketing e comunicação, foi promovida a country manager do grupo italiano Safilo, que atua na fabricação e distribuição de armações de prescrição, óculos de sol, óculos outdoor, óculos de proteção e capacetes. Ele acumula mais de 20 anos de atuação no segmento, pouco mais de quatro no próprio grupo Safilo. n Tatiane Peres, que estagiou por um ano na RPMA, foi contratada como assistente na PiaR Group. n Tiago Barros , executivo sênior de PR e comunicação corporativa, deixou a L’Oréal Brasil em agosto, após pouco mais de dois anos de casa, e começou nesta semana como coordenador de RP e influência na Unilever, passando a responder pelo relacionamento com imprensa e influenciadores para as marcas de beleza da organização no Brasil. Patricia Costa Renata Monteiro Simone Ferraz Tatiane Peres Tiago Barros Dança das contas SP4 conquista a conta da Sherwin-Williams n Promovido por um consórcio integrado por Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação e por Jornalistas&Cia e Mega Brasil, o novo Censo Brasileiro das Agências de Comunicação, lançado oficialmente em 25/8, será iniciado em setembro pela equipe de pesquisa do Instituto Corda – Rede de Pesquisas e Projetos, sob a liderança de seu diretor Maurício Bandeira. u O projeto pesquisará um universo de aproximadamente 1.500 organizações, buscando identificar, entre elas, as que de fato operam como empresas, com estruturas e equipes, as que se perfilam como consultorias, sem atuação operacional, e as que são fruto do trabalho individual de profissionais autônomos ou freelancers. u O trabalho de campo será realizado entre os meses de setembro e outubro e consolidado em novembro. Segundo os organizadores, todas as agências de comunicação do País, de todos os portes e especialidades, desde que da área de PR, serão procuradas para participar do projeto e, desse modo, contribuir para que a atividade seja ainda mais conhecida. u O evento de lançamento, aberto por Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e do Gecom, e mediado por Sheila Magri, diretora-executiva da Abracom, contou com as participações de Daniel Bruin (presidente da Abracom), Eduardo Ribeiro (diretor de J&Cia, Mega Brasil e Gecom), Helio Garcia (diretor do Gecom) e Maurício Bandeira (diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas). Aqui o link com a íntegra do evento de lançamento. Pelas instituições Censo das Agências de Comunicação terá início em setembro
Edição 1.425 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Aberje acaba de criar o seu Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação e convidou, para o cargo de economista-chefe do núcleo, o economista Leonardo André Paes Müller, autor do livro Imaginação e moral em Adam Smith (Alameda Editorial, 2022), que será responsável por supervisionar e fornecer análises especializadas e insights relacionados a tendências, questões e políticas econômicas. Desempenhará, ainda, o papel de agregar, qualificar e disseminar o conhecimento científico gerado pela entidade e de aprimorar a interlocução científica e retomar e criar parcerias acadêmicas. u “O ponto de partida é a experiência e o know-how já existentes na Aberje. Minha primeira tarefa é mapear o que já é produzido pela associação em relação a conhecimentos científicos, pesquisas, relatórios e indicadores para, a partir daí, pensar em aprimoramentos e novidades para os associados”, destaca o economista. u Leonardo é economista e doutor em Filosofia pela USP, e tem doutorado pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Atualmente é doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou na área de Pesquisa, Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro da Fipe. Na academia, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC (PPGEco UFABC), também foi professor visitante no bacharelado em Ciência Econômicas da UFABC e ministrou diversos cursos de extensão na FFLCH-USP. E mais... n A Abracom promove a 11ª edição do projeto Verso & Reverso, este ano com o tema IA – Bem- -vinda à comunicação. O evento, marcado para 22/9, das 9h30 às 12h30, será online e gratuito. A coordenação é de Claudia Cezaro Zanuso, da Duecom Comunicação, que lidera o Grupo de Trabalho de Comunicação Interna na entidade. Outras informações aqui. Aberje cria Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação Leonardo André Paes Müller Anderson Rodrigues Pelo mercado u A Gerdau foi eleita Empresa de Valor do Ano, na 23ª edição do Prêmio Valor 1000. E, por óbvio, conquistou também o primeiro lugar na categoria Metalurgia e Siderurgia. Não à-toa, o CEO da empresa, destacou em sua fala na premiação estar a empresa “no melhor momento da sua história”, sobretudo pelos resultados que vem alcançando em suas várias frentes de atuação. u O ranking Valor 1000 é elaborado pelo jornal Valor Econômico, em colaboração com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas da FGV. A publicação avalia as principais companhias em 28 setores da economia, tendo em consideração critérios como resultados e desempenho no ano precedente, os pilares da agenda ESG e o respeito ao consumidor. E mais... n A LLYC apresentará ao mercado nesta sexta-feira (1º/9) o estudo O “lobby do bem”: como a comunicação é decisiva para as causas de doenças raras. O evento, produzido em parceria com a Casa Hunter, será das 9h30 às 11h30, na Dasa – Auditório Geneone (av. Divino Salvador, 876, 3º), em São Paulo; e contará com as presenças, entre outros, de Antonie Daher (Casa Hunter e da Febrararas), Andréa Gozetto, (FGV), Giuliana Gregori e Thyago Mathias (ambos da LLYC). u O objetivo é discutir a importância das ações de comunicação para suportar e potencializar o advocacy no âmbito de doenças raras e, com isso, alcançar mais direitos para a comunidade, a profissionalização e posicionamento de associações de pacientes, a conscientização e mobilização da sociedade, além de mudanças nas legislações, bem como o seu cumprimento. Inscrições aqui. n A Index Conectada fechou parceria com a Fundação Bienal para apoiar a 35ª edição da mostra Coreografias do Impossível, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Portão 3, de 6/9 a 10/12, com entrada gratuita. u A mostra estará aberta ao público às terças, quartas, sextas e domingos, de 10h às 19h; a curadoria é de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. u Nesta edição, o projeto vai se aprofundar no universo da influência digital pela primeira vez, valendo-se da criatividade e da expertise de um grupo de 32 embaixadores virtuais, conhecidos como “Vozes”. u Haverá uma coletiva de imprensa em 4/9, das 9h às 10h30, seguida de pré-abertura para os jornalistas, que poderão percorrer a instalação até as 16 horas. Credenciamento de imprensa aqui. n A United Minds elaborou um e-book, que começou a ser distribuído nessa terça-feira (29/8), sobre burnout no ambiente corporativo. O estudo alerta sobre a necessidade de se quebrarem os processos históricos causadores desse mal, que só no Brasil atingiu 44% dos profissionais no período pós-pandemia. Dele participam Emiliana Pomarico (Escola Aberje de Comunicação), Bruno Cetira (IPG DXTRA), Priscila Siqueira (Vale PCD), Basilon Azevedo de Carvalho (especialista em Educação de Jovens e Adultos) e Luciana Furtado (Clínica Psico Self). A publicação aponta caminhos para o fomento à segurança psicológica e detalha os novos parâmetros que pautam a relação entre empresas e pessoas. n Elias Awad assina uma nova biografia, a de Emilio Rached Esper Kallas, fundador do Grupo Kallas, organização com forte atuação no mercado imobiliário, em setores como incorporação, construção, loteamentos, vendas e properties. Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, com o troféu de Empresa de Valor do Ano Elias Awad
Edição 1.425 página 12 n A Unibes Cultural foi palco, na noite desta quarta-feira (30/8), da entrega do TOP Mega Brasil - 2023, premiação que celebra as feras da comunicação corporativa nas verticais Agências de Comunicação e Profissionais de Comunicação Corporativa. u Cerca de 200 convidados participaram do coquetel de confraternização e acompanharam a cerimônia de premiação, sob a condução do mestre de cerimônias Júlio Santos. TOP 10 e Pódio Brasil u Nos TOP 10 Brasil a agência vencedora foi a FSB Comunicação, que já havia chegado ao Pódio, porém sem nunca ter vencido a premiação. Ela foi seguida da Edelman, a vice-campeã, e da Approach, a terceira colocada no certame. u E entre os executivos houve, pela primeira vez na história da premiação, um empate. Com isso, Viviane Mansi, da Toyota, e Pâmela Vaiano, do Itaú Unibanco, dividiram as honras de campeãs da edição. Em segundo lugar ficou Marcelo Gentil, da Novonor, único dos TOP 10 (em verdade 11, por causa do empate na primeira colocação) de fora de São Paulo, ele que atua na Bahia e que havia sido o campeão em 2022. E, em terceiro, ficou Mariana Scalzo, da Arcos Dorados/McDonalds. u As outras agências que integraram os TOP 10 Brasil foram: AD2M Comunicação, BCW Brasil, CDN Comunicação, Fato Relevante, JeffreyGroup, Loures, Oficina Consultoria e RPMA. u E os executivos foram: Bruno Rossini (Quinto Andar), Carolina Prado (Intel), Debora Pratali (Hospital Israelita Albert Einstein), Glauco Lucena (Anfavea), Jorge Görgen (Iveco Group), Malu Weber (Bayer) e Matheus Lombardi (XP Inc.) TOP Mega Brasil homenageia as feras da Comunicação Corporativa Evento de premiação foi realizado na noite desta quarta-feira (30/8), na Unibes Cultural, em São Paulo, abrindo a 26ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação Campeões Regionais u Os campeões regionais do TOP Mega Brasil 2023 foram os seguintes: u Entre os executivos, os primeiros colocados foram: • Região Norte – Roseane Mota (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano-AM) Os outros eleitos foram: Adriana Monteiro (Vale), Elena Brito (Norsk Hydro), Eunice Venturi (Fundação Amazônia Sustentável) e Viviane Cavalcante (Grupo Nova Era) • Região Nordeste – Daniela Franco Verhine (VINCI Airports-BA) Os outros eleitos foram: Amine Darzé (Neonergia-BA), Délia Coutinho (Fecomércio-BA), Neliza Ferraz (Grupo Aço Cearense-CE) e Thaise Muniz (Itaipava Arena Fonte Nova-BA) • Região Centro-Oeste – Anderson Polarini (Suzano-MS) Os outros eleitos foram: Aline Guedes (Grupo Flamboyand-GO), Ana Angélica Teixeira (Oba Hortifruti-DF), Ruy Conde (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania-DF) e Sidnei Ramos (Eldorado Brasil Celulose-MS) • Região Sudeste – Shirley Nara Pinho de Araújo (Instituto Butantan-SP) Os outros eleitos foram: Amanda Brum (Anbima-SP), Cristiano Caporici (Tecnobank-SP), Gabriela Lobo (CNH Industrial- -MG), Pedro Henrique (Peagá) Oliveira (unico IDtech-SP) e Simone Maia (MRV&CO) • Região Sul – Thais Fontes (Melnick) Os outros eleitos foram: Ariana Russi Deschamps (Grupo Boticário-SC), Bianca Franchini (Sicredi-RS), Bruna Brassalotti (Paraná Clínicas-PR) e Sayonara Moreira (Tupy-SC) u Entre as Agências, as primeiras colocadas foram: • Região Norte – Três Comunicação e Marketing (AM) As outras eleitas foram: Eko Agência (PA), Gaby Comunicação (PA), Gamma Comunicação (PA) e Jambo Comunicação (PA) • Região Nordeste – Comunic,ativa Agência de Comunicação (BA) As outras eleitas foram: ATcom Comunicação Corporativa (BA), Darana RP (BA), Marketing Real (RN) e Texto & Cia − Assessoria de Comunicação (BA) • Região Centro-Oeste – DGBB Comunicação & Estratégia (DF) As outras eleitas foram: Contexto Mídia (MS), Fato Mais Comunicação (GO), Proativa Comunicação (DF) e Re9 Comunicação (DF) • Região Sudeste – Árvore (MG) As outras eleitas foram: Casa9 Agência de Comunicação (SP), ETC Comunicação (MG), Giusti Creative PR (SP) e In Press Porter Novelli (RJ) • Região Sul – Central Press (PR) As outras eleitas foram: Excom Comunicação (PR), Martha Becker Connections (RS), Oficina das Palavras (SC) e V3COM (PR) A jornada n Foram dois turnos de votação e milhares de votos de todo o País, resultando na indicação de mais de 1.000 agências e mais de 1.000 executivos, dos quais cerca de cem de cada uma das verticais seguiram para a final, no segundo turno, que elegeu os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das cinco regiões. E desses saíram os campeões regionais e o Pódio Brasil, destacando os 1º, 2º e 3º colocados, que receberam adicionalmente o Troféu da Onça Pintada, felino símbolo da premiação, por representar as feras da comunicação corporativa. TOP de Ouro n Ainda durante a premiação, houve a entrega do Troféu TOP de Ouro para a InPress Porter Novelli, por ter conquistado, em 2022, sua quinta onça pintada como campeã dos TOP 10 Brasil. E, pelo Regulamento da Premiação, quem vence em cinco ocasiões – seguidamente ou de forma alternada – ganha o Troféu TOP de Ouro e cumpre quarentena em duas edições da premiação. No caso da InPress, já cumpriu um ano, agora em 2023, e cumprirá novamente em 2024, podendo voltar a competir nesta categoria em 2025. A agência, vale ressaltar, também conquistou o TOP de Ouro na Região Sudeste, e, nessa categoria, já cumpriu quarentena, tendo voltado a concorrer este ano na categoria. conitnuação - Comunicação Corporativa Campeões posam com o troféu da onça pintada
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