Jornalistas&Cia 1425

Edição 1.425 página 31 n O Fire Festival, realizado pela Hotmart de 24 a 26 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte, reuniu centenas de especialistas, pesquisadores, influenciadores e referências em empreendedorismo, conteúdo, marketing digital, inovação, audiência e redes sociais. O evento teve cerca de oito mil participantes, de 26 países, e mais de 160 palestrantes. u As palestras, oficinas e workshops do evento levantaram questões essenciais também para os jornalistas em seu cotidiano, principalmente ao considerarmos a chamada Era conectada, online, em que a informação está intimamente ligada à internet e às redes sociais. Digitalização e modernização das redações u No primeiro dia de evento, na palestra No rádio, no vídeo, nas redes: como um conteúdo pode atingir milhões de pessoas?, os integrantes da mesa discutiram temas recorrentes em todas as redações do Brasil e do mundo: digitalização e inovação. O debate foi mediado por João Vítor Xavier, vice-presidente da rádio Itatiaia, com participação de Sérgio Maria, diretor de digitalização e inovação da CNN Brasil, além de Alexia Duffles, diretora de marketing e comunicação da MRV, e Frederico Montezuma, diretor da Hotmart. u João Xavier comentou que o processo de digitalização da Itatiaia começou há apenas dois anos: “Esse aqui não era o nosso mundo, mas precisava ser. Por isso, estar aqui era tudo o que a Itatiaia precisava. É a concretização daquilo que a gente vem construindo há dois anos para modernizar uma marca tão querida e tão importante para Por Victor Félix, especial para o J&Cia Digitalização, Inteligência Artificial, Algoritmo, Redes Sociais… O jornalismo no Fire Festival Hotmart/Divulgação Hotmart/Divulgação os mineiros, para a gente poder chegar em mais mineiros e mais brasileiros no mundo todo”. u Xavier destacou ainda que Rubens Menin, dono da Itatiaia e da CNN Brasil, insistiu que o foco da emissora fosse a digitalização da empresa: “A gente entendeu que não precisa e não pode ser apenas o radinho. Somos o radinho, o YouTube, o Twitter, o Instagram, o Facebook, o TikTok. Somos tudo mais que acontecer daqui para a frente”. Algoritmo: o “chefe invisível” u Ainda sobre digitalização e modernização, vemos hoje no jornalismo uma tendência de muitos profissionais abandonarem as redações para se dedicarem a canais no YouTube, lives em plataformas digitais, e redes sociais. E aí enfrentam obstáculos no que se refere ao conteúdo publicado e ao algoritmo. u Na palestra Exaustão algorítmica: influenciadores digitais, trabalho de plataforma e saúde mental, Issaaf Karhawi, pesquisadora e doutora em comunicação digital pela USP, falou sobre Exaustão Algorítmica, uma espécie de burnout dos influenciadores digitais e dos criadores de conteúdo, um esgotamento dos creators. u Karhawi explicou que a maioria das pessoas que optam por trabalhar com conteúdo e redes sociais o faz pela independência que terá no trabalho – cerca de 78%, segundo pesquisa realizada pela Brunch & Youpix em 2022. Outros motivos são seguir paixões (73%) e horas de trabalho flexíveis (69%). u A pesquisadora destaca que quem vai por esse caminho acredita na falácia de “ser seu próprio chefe, quando na verdade, essas pessoas têm um chefe, que é invisível e maquínico: o próprio algoritmo”. u E o próprio algoritmo das redes é o chefe de quem trabalha com redes, pois ele pune quem deixa de postar com frequência, diminuindo seu alcance, ou se não adere aos formatos específicos, entre várias outras “penalidades” de um chefe em uma empresa. u Os jornalistas que entram no mundo de influenciadores podem estar sujeitos a esses obstáculos, principalmente no que se refere à adaptação do conteúdo informativo para as redes sociais. Os formatos são diferentes daqueles vistos em redações de TV, e o algoritmo pode ser punitivo. u É preciso, portanto, achar um meio termo entre o conteúdo jornalístico e informativo produzido e as métricas, os algoritmos das redes sociais, de modo a evitar “broncas” desse chefe invisível. Inteligência Artificial: Inimiga ou Aliada? u Outro problema que os jornalistas têm enfrentado nos últimos anos é a possível ameaça da Inteligência Artificial (IA), tema que passou a ser ainda mais discutido com a popularização Frederico Montezuma (esq.), Sérgio Maria, Alexia Duffles e João Vítor Xavier Issaaf Karhawi Especial

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