Jornalistas&Cia 1426

Edição 1.426 - 6 a 12 de setembro de 2023 Votação para o 3º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar começa nesta quinta (7/9) – pág. 2 n Segue aberta e vai até 14 de setembro a votação do primeiro turno do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que definirá os finalistas que concorrerão respectivamente aos TOP 50 Profissionais Brasil, aos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo e aos TOP 5 Veículos de Comunicação. u O certame já conta com seu primeiro patrocinador oficial, a Unilever, e com o apoio de três instituições: a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Redemar Brasil, ONG com sede em Salvador que atua na defesa e conservação da região costeira e oceânica. u Outros apoios e patrocínios estão em negociação, sob a curadoria das quatro organizações que se associaram para realizar o prêmio: a newsletter Jornalistas&- Cia, com seu braço online Portal dos Jornalistas; o site e a revista Neo Mondo; o site 1 Papo Reto; e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. u São elegíveis os profissionais negros e negras que estejam em atividade no jornalismo brasileiro, independentemente de vínculo empregatício. E podem votar todos os jornalistas e profissionais de comunicação e áreas afins, como publicidade, marketing, agências, áreas corporativas, universidades, colegas do serviço público etc. Mas cada pessoa só pode votar uma única vez, sendo que os votos em duplicidade serão desconsiderados. Clique aqui para votar; e confira aqui o regulamento do prêmio. u O evento de premiação está inicialmente marcado para 13 de novembro, às vésperas do Dia da Consciência Negra, em horário e formato (presencial ou virtual) a ser definido pelos organizadores. u Interessados em apoiar o projeto podem entrar em contato com Oscar Lopes Ruiz pelo WhatsApp 11-98234-4344 ou e-mail oscar@ neomondo.org.br. São várias as formas de participação, sendo essa uma oportunidade de as organizações complementarem suas ações de diversidade e mesmo de posicionamento antirracista, na mais relevante janela de luta étnico-racial do País. n O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou decisão da Justiça do Distrito Federal que censurou reportagem da revista piauí, publicada em junho, sobre o enfraquecimento dos programas Mais Médicos e Médicos Pelo Brasil durante o governo Bolsonaro. u A reportagem O cupinzeiro, do repórter Breno Pires, mostra como o Mais Médicos foi substituído por uma agência que teria se transformado em um ninho de falcatruas, praticando nepotismo ao contratar amigos de dirigentes, incluindo Lucas Wollmann, que assumiu a gerência de formação, ensino e pesquisa, e sua mulher Diani de Oliveira Machado, contratada como assessora da diretoria técnica. Sob a alegação de informações inverídicas, o casal entrou na Justiça e pediu a remoção da reportagem do site da piauí e a retirada de circulação da edição impressa da revista. Em junho, Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, juiz da 21ª Vara Cível do Distrito Federal, determinou a remoção do nome do casal da matéria. Como a edição já havia sido distribuída a milhares de pontos de venda espalhados pelo País, o juiz determinou o recolhimento da revista das bancas. u Na decisão que derruba a censura, o ministro do STF afirmou que a determinação anterior punha a liberdade de imprensa em segundo plano: “Na espécie, a liberdade de imprensa aparentemente foi colocada em 2º plano em relação aos direitos de intimidade dos autores, invertendo-se o regime de prioridade. Em regra, eventual prejuízo à honra e a vida privada dos atingidos pela reportagem jornalística deve ser aferido a posteriori, não sendo cabível medida judicial que imponha o recolhimento liminar de todos os exemplares físicos de uma edição de uma revista de caráter nacional. No caso específico, não existem motivos para afastar tal regra geral”. STF derruba decisão que censurava reportagem da piauí +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira Unilever confirma patrocínio à premiação; e ABI, Conajira/Fenaj e Redemar Brasil, apoio institucional Votação segue aberta e vai até 14 de setembro

Edição 1.426 página 2 n O Einstein, com o apoio deste Jornalistas&Cia, dá início nesta quinta-feira (7/9) à terceira edição do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, iniciativa que valoriza o trabalho de jornalistas e veículos especializados na cobertura dessas três áreas do jornalismo brasileiro. u O prêmio traz novidades nas categorias, que, a partir deste ano, passam a contar com duas específicas para o Jornalismo Científico: os TOP 3 Profissionais e os TOP 3 Veículos Especializados. u “Em mais uma edição, trazemos luz à importância de se disseminar, de forma acurada, informações sobre saúde, ciência e bem-estar. Levar à população dados claros sobre essas áreas tão fundamentais é a empoderar”, diz Debora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein. “Essa atuação é importante para gerarmos mais equidade em saúde, uma vez que estar bem informado é estar mais preparado para tomar melhores decisões de saúde, o que envolve prevenção, clareza sobre tratamentos e engajamento na jornada de cuidado. O prêmio evidencia jornalistas e veículos que prestam esse serviço de maneira séria, provocando reflexões e combatendo a desinformação. Nossa contribuição é incentivar que o jornalismo focado em saúde cresça, se fortaleça e colabore, cada vez mais, para a evolução do nosso sistema”, completa. u A edição 2023 do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar passa a contar com as seguintes categorias: • TOP 25 +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar • TOP 3 +Admirados do Jornalismo Científico • TOP 3 +Admirados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul • TOP 3 +Admirados Colunistas • TOP 3 +Admirados Veículos dos segmentos Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV, Site, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado • TOP 3 +Admirados Veículos Especializados em Jornalismo Científico u O primeiro turno da eleição, que é de livre indicação, ocorre entre esta quinta-feira (7/9) e 21 de setembro e definirá os finalistas de cada categoria. Para votar, clique aqui. Já a segunda etapa, que definirá os vencedores, será realizada de 28 de setembro a 12 de outubro. u Na cerimônia de premiação, cujos detalhes serão divulgados em breve, conheceremos os TOP 5 +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar do Brasil, o +Admirado Profissional do Jornalismo Científico, o +Admirado Colunista, além dos veículos campeões das oito categorias e de Jornalismo Científico. u Confira os resultados da premiação de 2022 aqui. 3º Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar abre inscrições nesta quinta (7/9) Débora Pratali O especial do aniversário de 28 anos de Jornalistas&Cia vai mostrar como e por que o Jornalismo influenciou de forma marcante a Comunicação Corporativa no Brasil, criando uma escola própria, diferenciada das escolas americanas e europeias da atividade. Vai mostrar também como os milhares de jornalistas que migraram e continuam migrando para a atividade, atraídos pelo amplo mercado e por melhores condições salariais e de trabalho, tornaram o conteúdo um dos principais protagonistas no planejamento e ações de comunicação corporativa, no Brasil. Carro-chefe das relações públicas, a assessoria de imprensa trouxe para dentro das organizações a cultura de privilegiar o conteúdo, a ética, a transparência, o substantivo (ante o adjetivo), as boas histórias, os prêmios de incentivo ao jornalismo, entre outros aspectos. Um pouco dessa história e do que isso representou na construção da atividade no Brasil é o que trará o especial de Jornalistas&Cia, que circulará na última semana de setembro. E quem está escalada para essa missão é a jornalista e comunicadora Maysa S. Penna, autora do último especial de J&Cia na celebração do Dia da Imprensa, sobre Jornalismo Digital. O especial vai recuperar importantes documentos, relatórios e pesquisas dessa jornada e ouvir alguns dos protagonistas e personagens dessa história. Mais informações com Silvio Ribeiro ([email protected] ou pelo whats 19-97120-6693 Influência do Jornalismo na Comunicação Corporativa será o tema da edição de aniversário de J&Cia, em setembro

Edição 1.426 página 3 Últimas n O Flow News, vertical dos Estúdios Flow focada em jornalismo lançada em maio deste ano, anunciou a contratação do apresentador Rafael Colombo, que passou a comandar o programa a partir de 4 de setembro. Ele substitui a Marcela Rahal, ex- -Bandews FM e UOL, que deixou o projeto e reforçou a equipe da TV Veja. u Colombo trabalhou anteriormente em Band, Estadão e CNN Brasil. Nesta última, apresentava o programa Novo Dia. Foi demitido da emissora em agosto, em processo de reestruturação promovido pelo canal. Vale lembrar que Marcela e Rafael são casados. u O Flow News vai ao ar de segunda a sexta, às 18h30, no YouTube. A atração destaca as principais notícias do dia, promovendo uma conversa entre o apresentador e convidados. n O SBT anunciou em 1º/9 a contratação do narrador esportivo Cléber Machado, ex-Globo. O locutor fará parte do time de narradores e apresentadores fixos da emissora. Cléber comandará as transmissões de eventos esportivos, revezando com Téo José e Luiz Alano, os outros narradores fixos da emissora. O SBT transmite, entre outros eventos esportivos, a Copa Sul-Americana e a Champions League. Além do SBT, Cléber participa de transmissões do Amazon Prime Video. u Uma das principais vozes do Esporte da Globo, Cléber deixou a emissora em março, após 35 anos de casa. O narrador chegou à emissora em 1988 e nesse período comandou diversos eventos esportivos, como nove Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e outros torneios de futebol. Antes, trabalhou em Rádio Tupi, TV Gazeta de SP e Bandeirantes. Depois da Globo, narrou as finais do Campeonato Paulista deste ano pela Record TV e jogos pelo Amazon Prime Video, antes de chegar ao SBT. n A CNN Brasil anunciou as chegadas de Jussara Soares e Pedro Venceslau para reforçar sua cobertura sobre política. De acordo com o comunicado interno, as contratações têm como objetivo dar continuidade à estratégia de conteúdo da emissora ao investir em hard news e análises qualificadas. u Com 20 anos de carreira, Jussara teve passagens por Infoglobo, Diário de S,Paulo, Veja SP, Estadão e O Globo, onde nos últimos dois anos foi repórter em Brasília. Pedro era repórter especial de Política do Estadão, e também foi repórter e colunista do Brasil Econômico. n O apresentador e repórter Clayton Conservani foi demitido da Globo após 27 anos de casa. Ele mesmo anunciou a saída. Na emissora, o profissional teve passagens por Fantástico, Esporte Espetacular e Planeta Extremo. u No Instagram, Clayton publicou um texto de despedida contando que a partir de 2024 seu trabalho com o canal será por obra. Na publicação ele também relembrou momentos marcantes da carreira e revelou que está aberto a novos projetos. u “Durante os 27 anos no grupo Globo conheci todos os continentes. Cruzei desertos em ultramaratonas, mergulhei em cavernas, escalei algumas das maiores montanhas do mundo, sobrevivi a um terremoto no Nepal, me arrisquei um bocado pra fazer o que eu amo, levar o telespectador pra lugares incríveis e isolados do nosso planeta. Conheci diferentes culturas, acumulei conhecimento e histórias”, disse o repórter. “Agora estou livre pra seguir novos caminhos, me conectar com marcas, fazer parcerias comerciais, produzir novos conteúdos e renovar meus conhecimentos”. u A O Globo, Clayton contou que vai integrar o time da Play9, mediatech de Felipe Neto e João Pedro Paes Leme. Clayton Conservani deixa a Globo após 27 anos Clayton Conservani Jussara Soares e Pedro Venceslau reforçam a cobertura política da CNN Brasil Jussara Soares Pedro Venceslau Cléber Machado assina com o SBT Cléber Machado Flow News contrata Rafael Colombo; Marcela Rahal vai para a TV Veja Rafael e Marcela

Edição 1.426 página 4 conitnuação - Últimas n A Jovem Pan promoveu na semana passada uma nova onda de demissões. Deixaram a emissora o comentarista Diogo Schelp, que estava na casa desde 2020, e Virgílio Dias, que atuava como diretor de Redação e cuidava da linha editorial da empresa. u Schelp fez parte da bancada de programas como Três em Um e Os Pingos nos Is, no período da tarde. Era um dos profissionais da linha moderada da emissora, fazendo contraponto a outros comentaristas bolsonaristas. Dias era visto como um dos principais executivos da casa e atuava como um dos chefes da Redação. Antes da Jovem Pan, passou por CNN Brasil e Fox Sports, entre 2012 e 2022. u As demissões ocorrem por causa da crise financeira que a Jovem Pan está enfrentando. A emissora foi desmonetizada pelo Google e, consequentemente, perdeu uma de suas principais fontes de renda, seu canal no YouTube, que rendia cerca de R$ 20 milhões por ano. O canal foi denunciado devido à grande quantidade de fake news veiculadas nos programas da empresa. Devido à incerteza de monetização no digital, a Jovem Pan demitiu Andrezza Pugliesi, diretora do setor digital. Jovem Pan dispensa Diogo Schelp e Virgílio Dias Diogo Schelp O congresso é realizado anualmente, desde 2017, pela Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação e é aberto a jornalistas, comunicadores, estudantes, educadores e ao público em geral. Nesta edição, tem patrocínio master de Fundação Itaú, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e YouTube; ouro de Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Sonho Grande e Instituto Unibanco; e prata de Instituto Península e Santillana Educação. Tem também o apoio de Instituto Ibirapitanga, Fecap, Canal Futura, Colégio Rio Branco e Loures Consultoria; e apoio institucional de Abraji, Ajor, Unesco MIL Alliance, Énois, Jornalistas&Cia e Instituto Palavra Aberta. Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional dias 18 e 19 de setembro de 2023 no Teatro Fecap (Av. Liberdade 532, São Paulo/SP) Saiba mais e inscreva-se: jeduca.org.br/jeduca2023 Realização

Edição 1.426 página 5 Nacionais n O IVC (Instituto Verificador de Comunicação) mudou em julho as regras para o cálculo de assinaturas de jornais e suas versões digitais. Pelas normas em vigor desde 2016, uma assinatura digital só era considerada válida e somada à carteira de assinantes se o preço dela representasse, no mínimo, 10% do valor de capa do jornal impresso vendido na banca. u Assim sendo, um jornal que custasse ao leitor o valor de R$ 5 por edição, só teria sua base digital considerada se seu valor mínimo fosse de R$ 0,50 para o mesmo período, ou o equivalente a R$ 15 por mês aproximadamente. u A trava impedia que assinaturas promocionais ou negociações abaixo desse patamar fossem contabilizadas pelo IVC. Agora, o novo valor mínimo para uma assinatura valer é R$ 1,90, independentemente do preço do jornal impresso. u Em julho, segundo os dados divulgados pelo IVC sob a nova regra, a Folha de S.Paulo registrou 796 mil exemplares diários pagos no cômputo geral. O segundo lugar ficou com O Globo, com 381,7 mil, e o Estadão, em terceiro, somou 243,4 mil. Foto Jornais n O governo brasileiro aderiu em 31/8 à Parceria Internacional para a Informação e a Democracia, grupo formado por 51 países para promover princípios democráticos na comunicação. Entre as medidas defendidas pelas nações estão o combate à desinformação, a liberdade de imprensa e o direito do acesso a informações confiáveis. O anúncio foi feito pelo Itamaraty, após visita da secretária-geral das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha, à França. “Ao somar-se à Parceria, o Brasil busca incentivar princípios de transparência, responsabilidade e neutralidade em atividades de comunicação, inclusive em meios virtuais. A adesão reforça, ainda, o compromisso em combater a disseminação do racismo e de todas as formas de discriminação e intolerância”, divulgou o órgão. u O Itamaraty também frisou que o País busca combater desinformação e o discurso de ódio, proteger o trabalho de jornalistas e profissionais de imprensa e promover o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais. u O grupo foi criado em 2019, em Nova York, durante assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os signatários estão Austrália, Argentina, Canadá, Alemanha, Grécia, África do Sul, Reino Unido, e EUA. Os princípios acordados são baseados na Declaração Internacional de Informação e Democracia, publicada em 2018. (Saiba+) Iniciativa global sobre IA n E nesta quarta-feira (6/9), 26 organizações internacionais uniram-se para lançar uma iniciativa inédita sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no mercado criativo, Segundo a Agência Globo, o documento, chamado de Os Princípios Globais para Inteligência Artificial, têm como objetivo orientar o desenvolvimento, a implementação e a regulamentação de sistemas e aplicativos de IA confiáveis, e garantir que o impacto da tecnologia no setor caminhe junto de uma estrutura ética e responsável, sem abrir mão da inovação. O texto é assinado por instituições que representam empresas de jornalismo e entretenimento, editoras e publicações acadêmicas ao redor do mundo. No Brasil, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) é signatária. (Saiba+) IVC muda regras que contabilizam assinantes digitais Brasil adere a grupo mundial por liberdade de imprensa e comunicação Wikimedia Commons n O Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), terá como um dos temas principais a cobertura da imprensa a ataques violentos a escolas. No primeiro dia de evento, que ocorrerá em 18 e 19 de setembro, na Fecap, em São Paulo, três mesas debaterão o tema. u Em um dos primeiros debates do Congresso, a Jeduca promoverá uma discussão sobre o chamado Efeito Contágio, o impacto da cobertura da imprensa sobre atentados a escolas e como essa cobertura pode influenciar novos ataques. Participará da mesa a pesquisadora norte-americana Sherry Towers, uma das principais referências de pesquisa sobre o Efeito Contágio no mundo. Também estará presente a pesquisadora da Unicamp Telma Vinha, que comentará pesquisas internacionais e estudos de casos brasileiros. A mediação será de Renata Cafardo, presidente e uma das fundadoras da Jeduca. u Logo na sequência, haverá uma mesa composta apenas de jornalistas, que discutirão a cobertura da imprensa aos ataques, com foco nos dilemas éticos que enfrentam na hora de decidir o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto. Participam da mesa: Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo) e Victor Vieira (Estadão), com mediação de Marta Avancini, da Jeduca. u Após o almoço, o Congresso terá um debate entre professores, que discutirão como lidam com tensões frequentes e violência na escola, abordando temas como bullying, discursos de ódio, relações conflituosas. A ideia é debater como os educadores enfrentam conflitos, desde rotineiros até os próprios ataques violentos. Integrarão a mesa Celiana Moroso (DF), Cinthia Barbosa (São Paulo) e Erison Lima (AM), com mediação de Tatiana Klix (Porvir/ Jeduca). u O 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca já está com inscrições abertas. O evento tem apoio institucional deste J&Cia. Pingos nos is – n Ao citarmos em J&Cia 1.425 os jornalistas fundadores da Jeduca faltou incluir o nome de Elisangela Fernandes. Cobertura de ataques a escolas será destaque no Congresso da Jeduca

Edição 1.426 página 6 n A Rede 21, do Grupo Bandeirantes, será retomada na próxima segunda-feira (11/9) com conteúdo próprio e foco em esportes. Com o nome Canal21 Sports, a ideia é que tenha programação esportiva 24 horas por dia na TV aberta. As informações são do F5 (Folha de S.Paulo). u A nova Rede 21 está sendo tocada por Denis Gavazzi, diretor de esportes da Band. A programação terá programas do Grupo Bandeirantes, atrações inéditas e produções feitas inicialmente para as plataformas digitais da Band. No começo, haverá transmissão ao vivo do recém-adquirido Campeonato de Futebol da Arábia Saudita e eventos de MMA, mas o canal trará outros eventos mais para a frente. u O principal noticiário será 21 Minutos, que irá ao ar às 10h30 e mais tarde, às 22h30, sem apresentação fixa. Nas noites de segunda-feira, às 21h, irá ao ar Descarga Elétrica, apresentado por Fernando Fernandes. Na terça-feira, no mesmo horário, será exibido Tem Mulher na Área, mesa-redonda comandada por Paloma Tocci e com participação de jornalistas da casa. u Às quartas-feiras, Fred Sabino, coordenador de transmissões da Fórmula 1, apresentará Nitro, que trará informações sobre automobilismo. Na quinta-feira, Lívia Nepomuceno comandará o Show de Bola, com o resumo da rodada de futebol na semana. E nas noites de sexta-feira irá ao ar Arena UFC, apresentado por Mirelle Moschella. u O canal 21 vai também reprisar programas do Grupo Bandeirantes, entre eles Jogo Aberto, com Renata Fan; Os Donos da Bola e Apito Final, de Neto; Band Esporte Clube, com Kalinka Schutel; e Esporte Total, com Fernando Fernandes. Programas do rádio e do digital também devem aparecer na programação. u A Rede 21 foi fundada em 1996 como canal aberto de jornalismo e entretenimento. Em 2006, virou a PlayTV e investiu em conteúdo geek. Mas desde 2008 o canal era arrendado para igrejas como a Universal do Reino de Deus. Band retomará Rede 21 como canal de esportes n Referência no jornalismo, Janio de Freitas, de 91 anos, será homenageado em 4/10 com o Grande-Colar do Mérito, concedido a cada dois anos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Juntam-se a ele Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, Jaildo Marinho, artista plástico, e os médicos Roberto Kalil Filho e Márcia Waddington Cruz. Janio, que no início deste ano passou a colunista do Poder360, escreveu por mais de quatro décadas para a Folha de S.Paulo. O reconhecimento também será concedido à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). u Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do TCU é banhado a ouro e tem a forma de uma estrela assentada sobre raios dourados. Já foram homenageados com ele o dramaturgo Ariano Suassuna, a atriz Fernanda Montenegro, o arquiteto Oscar Niemeyer, a médica Zilda Arns e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. TCU homenageará Janio de Freitas com o Grande-Colar do Mérito n Como a absorção em larga escala da inteligência artificial pode afetar − para o bem ou para o mal − a reputação das empresas sob a ótica dos pilares ESG? Como as ferramentas de IA são vistas por profissionais de comunicação corporativa, como já estão sendo usadas e qual a visão para o futuro? u Esses são alguns temas abordados em uma nova edição especial do MediaTalks, que reúne pesquisas, entrevistas e artigos de opinião de jornalistas, acadêmicos, consultores de negócio e #executivos de comunicação de vários países, entrevistados pela equipe em Londres e por correspondentes em outros quatro países. u No Reino Unido, Andrew Bruce Smith (Chartered Institute of Public Relations) e Katie King, MBA, compartilharam suas ideias sobre o uso de ferramentas de IA em relações públicas, ética e riscos para empregos. Jonas Valente (pesquisador do Oxford Internet Institute) lançou luz sobre IA no mercado de trabalho. Flavia Vigio explorou o valor das ferramentas de IA para tornar as medições e avaliações de reputação menos abstratas. u Claudia Wallin (Suécia) entrevistou Jerry Silfwer, CEO da agência sueca Spin Factory, que prevê “uma explosão épica de conteúdo”. De Buenos Aires, Marcia Carmo conversou com Alexander Ditzend, presidente da Sociedad Argentina de Inteligencia Artificial, Santiago Peixoto (Identia PR) e Pablo Martín Fernández (CEO da Chequeado). De Los Angeles, Eloa Orazem entrevistou Dorothy Leidner, professora de Ética Empresarial da Universidade da Virgínia, e Nils Köbis (Instituto Max Planck), que descreveram as funções da IA e alertaram sobre o risco de ela levar a comportamentos antiéticos por parte de pessoas e empresas. Da Itália, Fernanda Massarotto entrevistou Alessandra Cruciani (Corriere dela Sera) e Filippo Nani, presidente da FERPI - Federazione Relazioni Pubbliche Italiana, além do pesquisador Nello Cristianini. u E do Brasil, Amaury Oliva (Febraban), Beth Garcia e Marcelo Vieira da Silva Dias (Approach Comunicação), e Jorge Görgen (Iveco Brasil) compartilharam suas ideias sobre ESG, comunicações e Tecnologia. A influência da inteligência artificial em RP e nos valores ESG conitnuação - Nacionais Janio de Freitas

Edição 1.426 página 7 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Um novo estudo sobre redes sociais do Pew Research Center adotou uma abordagem diferente da que tem sido usada na maioria das pesquisas sobre o tema: discussões em grupo para entender as percepções e comportamentos dos usuários em vez de questionários estruturados, que ’enquadram’ as opiniões e as apresentam em forma de tabelas e gráficos. O centro, um think thank norte-americano que faz pesquisas regulares sobre assuntos variados como religião, política e tecnologia, ressalva que as opiniões não são estatisticamente representativas de um conjunto completo de usuários das redes ou de populações de outros países. O objetivo foi capturar experiências pessoais capazes de revelar como os participantes “navegam pelas complexidades de seus mundos online”. O Pew realizou cinco grupos focais envolvendo 23 adultos norte-americanos classificados como “usuários altamente engajados”. Todos usavam as plataformas com frequência (pelo menos três sites e aplicativos de mídia social, cada um deles, mais de uma vez por semana). Foram escolhidas pessoas que compartilham conteúdo sobre si mesmas, repostam conteúdo de outras pessoas e comentam postagens de terceiros. Não houve uma verdade ou percepção única extraída das conversas. Os relatos dos participantes foram “diferenciados e únicos”, segundo o Pew. Ainda assim, os pesquisadores encontraram traços comuns, embora não dominantes. Um deles foi o uso das redes para procurar por comunidades, apoio e interação social, o que se intensificou com a pandemia da Covid-19. Um homem descreveu como o TikTok o ajudou a se sentir menos sozinho na crise do coronavírus. Outro contou como usou o Nextdoor para conhecer vizinhos, saindo do online para o offline. Uma mulher destacou o uso do Facebook como alternativa para se conectar com pessoas e manter relacionamentos a distância. Já em relação a como os usuários se apresentam nas redes as opiniões foram divergentes, variando entre reserva total, exibição do que têm de melhor e autenticidade total. Alguns participantes disseram que gostam de “ser um livro aberto” e de “viver em voz alta”, enquanto outros se mostraram relutantes em se expor ou seletivos em relação ao que tornam público sobre suas vidas. Um usuário descreveu sua tática de manter as coisas “vagas”, enquanto outros contaram preferir “deixar sua personalidade brilhar” ou “espalhar positividade”. Para uma pare deles, as deAlém dos números: pesquisa mostra sentimentos e anseios dos usuários das redes sociais cisões sobre o que revelar estão associadas a plataformas específicas e a quem vê o que publicam em cada uma. Eles descreveram sua percepção sobre o quão “públicas” certas plataformas parecem ser como fator para decidir onde posta – ainda que a maioria ofereça diferentes opções de configurações de privacidade. Um homem de 20 anos manifestou cautela em relação ao Facebook, onde “todos podem ver”. Ele demonstrou mais conforto com o Instagram, “onde se pode postar uma opinião estúpida, pois ela desaparecerá em 24 horas e só meus seguidores a verão”. Do ponto de vista de liberdade de expressão, houve um comportamento interessante de um grupo de mulheres: elas relataram a prática de usar as plataformas digitais com a finalidade de chamar a atenção para injustiças e expressar opiniões firmes. Ao mesmo tempo, o temor de que opiniões políticas possam gerar consequências foi manifestado por vários usuários, bem como o medo de serem vigiados. Uma mulher de 40 anos contou ter sido atacada no Facebook após postar uma imagem da família recebendo a vacina da Covid-19. “Isso feriu meus sentimentos, quase chorei − como alguém pode ser tão mau?”, disse. Por fim, os pesquisadores do Pew Center perguntaram aos participantes dos grupos focais o que eles diriam ao CEO de uma plataforma de mídia social a respeito de como torná-la melhor para as pessoas que a usam se ele estivesse sentado na sala naquele momento. Novamente não houve uma opinião predominante. Alguns mencionaram o desejo de que o Facebook e outros tenham uma postura mais forte no combate a opiniões e endossos autoritários. Uma mulher reforçou a necessidade de que os limites de idade sejam cumpridos. Outra verbalizou um desejo difícil de as plataformas atenderem, e que soa como um pedido de socorro: ”Dê-me um limite de tempo − assim que eu o atingir, me bloqueie”.

Edição 1.426 página 8 conitnuação - MediaTalks Greve de fome − A advogada Zhang Zhan, que se tornou jornalista-cidadã após a explosão do surto de Covid-19 na China e postou mais de 100 vídeos da situação na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia, foi hospitalizada devido aos efeitos da greve parcial de fome que vem mantendo na prisão em protesto contra a sua condenação. A mãe de Zhang informou a organizações de liberdade de imprensa que ela está pesando apenas 37 quilos, metade de seu peso normal, e que foi internada no hospital da prisão feminina de Xangai para tratar de desnutrição grave, doenças gastrointestinais, baixa contagem de glóbulos brancos e excesso de marcadores tumorais. A Repórteres Sem Fronteiras emitiu um comunicado instando a comunidade internacional a aumentar a pressão sobre o regime chinês para garantir que ela seja libertada “antes que seja tarde demais”. Evitar a imprensa − O enterro de Yevgeny Prigozhin, o empresário russo fundador do grupo de mercenários Wagner que se rebelou contra Vladimir Putin, foi realizado em 29/8 em São Petersburgo em clima de conspiração e mistério. Prigozhin morreu no dia 23 de agosto, dois meses após a rebelião, em um acidente de avião que poderia ter sido uma vingança de Putin. Veículos de imprensa independentes russos apontaram o que seriam medidas para conter possíveis protestos e reduzir a visibilidade sobre o fundador do Wagner. As medidas foram apelidadas de “operação funerária especial”, em alusão à expressão “operação militar especial” adotada pelo Kremlin para denominar a invasão da Ucrânia. Uma delas foi sinalizar vários cemitérios diferentes onde o enterro poderia acontecer. GIJN − Emilia Díaz-Struck saiu das salas de aula da Universidade Central da Venezuela para um cargo de liderança em Washington em uma das organizações mais importantes que apoiam, promovem e produzem recursos para o jornalismo investigativo em todo o mundo. O trabalho de Díaz-Struck, nomeada nova diretora executiva da rede de jornalismo investigativo Global Investigative Journalism Network (GIJN), mostra que colaboração e networking são as melhores respostas para os difíceis desafios que o jornalismo enfrentou e continua enfrentando. Compartilhar fake news − Um estudo feito pela Universidade South California (USC) chegou à uma conclusão que contraria o senso comum sobre disseminação de fake news pelas redes sociais: 15% dos usuários participantes do experimento que mais compartilharam informações foram responsáveis por 30% a 40% das notícias falsas transmitidas – e o motivo principal, segundo os pesquisadores, foi simplesmente atrair atenção para seus perfis. O estudo, publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, coloca em questão a tese de que a desinformação se espalha porque os usuários não têm as habilidades de pensamento crítico necessárias para identificar a verdade ou porque suas crenças políticas distorcem seu julgamento. Os autores afirmam que o modelo de negócio das plataformas, que recompensa os usuários que compartilham informações e se tornam mais populares, é o principal motor para a proliferação de fake news. Google 25 anos − Aniversariante em 4/9, o Google chegou aos 25 anos como a marca mais forte e a terceira mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual da consultoria britânica Brand Finance. Embora criticado por ter tomado conta da publicidade online e afetado a indústria de mídia, a empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin não teve sua reputação tão afetada por questões como discurso de ódio, danos à saúde mental e desinformação como Facebook, Instagram e Twitter, e teve a glória de seu nome ter passado a designar o ato de fazer uma busca na internet: ‘dar um google’. O Google ousou fazer o que muitas marcas temem: mexer com a sua logo mesmo que temporariamente. E o fez de forma brilhante, criando a ideia dos doodles, alterações da logomarca que aparecem nas homepages para se associar a acontecimentos, personalidades históricas ou datas especiais, despertando simpatia e muitas vezes viralizando. Esta semana em MediaTalks Emilia Díaz-Struck Compre seu exemplar de colecionador Informações Bruna Valim ([email protected]) ou Clara Francisco ([email protected]) Tiragem limitada R$ 150,00

Edição 1.426 página 9 Comunicação Corporativa n A Provoke Media divulgou no início desta semana as shortlists do Sabre Awards Latin America, cuja cerimônia de premiação será em 11 de outubro, no The Troop, na Cidade do México, quando serão anunciados os vencedores das 42 categorias que se distribuem pelas quatro verticais da premiação, a saber: Sabre Diamante; Geográfico; Áreas de Atuação; e Setores Industriais. u A publicação destaca que, entre as agências com mais cases classificados no continente, a liderança ficou com Porter Novelli e JeffreyGroup, com 14 indicações cada, vindo na sequência Sherlock Communications, com 13; Edelman, com 12; LatAm Intersect PR, com nove; BCW, LLYC e Orange Latam, com seis; e Atrevia e CCK, com cinco. u No total, as 42 categorias da premiação classificaram para a finalíssima 174 cases, muitos deles assinados pelos times brasileiros de Agência Virta, Approach, BCW, Cappuccino (Weber Shandwick), Edelman, Ideal PR, Imagem Corporativa, InPress Porter Novelli, JeffreyGroup, Ketchum, LatAm Intersect PR, LLYC, MPC Rio Comunicação, Sherlock Communications, Talquimy Comunicação, Truly, Vbrand, Vianews e Weber Shandwick. E cases inscritos diretamente por empresas, casos de Hospital Israelita Albert Einstein, Mastercard e Nissan. u Confira aqui o resultado completo. n Hannah Drumond (ex-Museu de Arte do Rio, Theatro Municipal de São Paulo e que, por último, esteve por quatro anos na Approach, também em São Paulo) assumiu a Gerência de Comunicação da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, em Belo Horizonte. n Jordana Garcia começa este mês na Eletrobras Furnas, como gerente de comunicação, cargo em que passa a responder por relacionamento com a imprensa, comunicação digital, comunicação interna, publicidade e patrocínios. Tendo iniciado a carreira na Publicom, onde esteve por nove anos, seguiu por empresas de energia, área em que se especializou. Teve longa passagem pela Light, e depois Energisa e Santo Antônio Energia. n Bruna Rodrigues, ex-Grupo PetraGold, assumiu há algumas semanas a Coordenação de Comunicação na Sondotécnica Engenharia. Provoke Media divulga shortlists do Sabre Awards Latin America Brasília n Giselle Chassot começou em agosto como analista sênior no Tribunal de Contas da União (TCU). Esteve, até então, por um curto período, na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Também foi por mais de dois anos e meio assessora de imprensa na Re9 Comunicação. Minas Gerais Hannah Drumond assume a comunicação da Cemig Hannah Drumond Giselle Chassot Rio de Janeiro Jordana Garcia é a nova gerente de Comunicação da Eletrobras Furnas Jordana Garcia Bruna Rodrigues São Paulo Milena Ramos Bourroul começou na Sandoz Brazil n Milena Ramos Bourroul assumiu em agosto como head de corporate affairs da Sandoz Brazil. Chega após jornada de 17 anos e meio na Pfizer, companhia em que começou na área de comunicação interna em abril de 2006 e em que ultimamente liderava a Gerência de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais. E mais... n Alexssander Soares assumiu em julho o cargo de coordenador de imprensa no Sebrae-SP. Esteve anteriormente, por quatro anos e oito meses, na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. Milena Ramos Bourroul Alexssander Soares

Edição 1.426 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Amanda Barreto despediu-se da VCRP, onde esteve por um ano e três meses, até julho, e começou em setembro na agência Pub, na função de executiva sênior. n Ana Paula Fonseca, que foi coordenadora de assessoria de imprensa por pouco mais de um ano na Nova PR, até abril, está de volta à Danthi Comunicação, onde havia trabalhado entre 2018 e 2022. Assumiu o cargo de assessora de comunicação e está no atendimento a Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), e Grupo Santillana. n Bruna Bonafé está de volta à Pros, onde havia atuado por um ano e meio, entre 2019 e 2021. Regressou em abril, após ter atuado, primeiro na Amaro e depois no Grupo Boticário. Assumiu o cargo de gerente de contas e projetos da agência. n Caroline Rodrigues, analista sênior, despediu-se em junho da Danthi Comunicação, onde esteve por três anos e dois meses, e já em julho iniciou novo ciclo na Votorantim, na mesma função. Ela também já foi de Weber Shandwick, JeffreyGroup e Edelman. n Catia Aiello, ex-Burson-Marsteller, Ogilvy e Ketchum, e que esteve por pouco mais de um ano e meio, até abril, na InPress Porter Novelli, aportou em junho na equipe da GBR Comunicação, como consultora sênior para o atendimento da greentech BYD. n Denise Teixeira, coordenadora, despediu-se em julho da FSB Comunicação, agência em que estava há dois anos e meio em sua segunda passagem (na primeira ali permaneceu por um ano e nove meses). Segundo informou no Linkedin, vai agora atuar em carreira solo. n Fernanda Bueno, coordenadora de marketing digital, despediu-se do Grupo Trama Reputale, em que esteve por pouco mais de cinco anos, até agosto, para assumir o cargo de especialista em marketing digital latam na BD, empresa global de tecnologia médica. n Gabriela Carvalho integrou-se em agosto ao time da Imagem Corporativa, contratada como analista I. Esteve anteriormente, por pouco mais de um ano, na FSB Comunicação. n Heloiza Godoy assumiu em julho a Diretoria de Comunicação da Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital – AnaMid. Em jornada anterior, esteve por quase três anos na Vivo, como líder de conteúdo, editora-chefe dos canais digitais e consultora de marketing digital. Amanda Barreto Ana Paula Fonseca Bruna Bonafé Caroline Rodrigues Catia Aiello Denise Teixeira Fernanda Bueno Gabriela Carvalho Heloiza Godoy

Edição 1.426 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Izabella Marconi, ex-gerente sênior na In Press Porter Novelli, onde atuou por quase oito anos, e que ficou por nove meses na Fhits, começou em junho como gerente de contas na FSB. Ela também já esteve na Ideal. n Jéssica Alves integrou-se há alguns dias à equipe do Grupo Report, contratada como coordenadora de comunicação. Chega de uma jornada de pouco mais de um ano e meio na banQi, em que foi coordenadora de branding e comunicação integrada. n Letícia Lemos, executiva pleno, deixou a JeffreyGroup em março, após um ano e sete meses de casa, e começou em abril como analista de marketing de influência na Swile Brasil. n Marcelo Ventura, gerente de mídias digitais, assumiu também as áreas de publicidade e marca da Vale, organização em que está desde novembro de 2019. Ele já foi de InPress Porter Novelli e da Veja São Paulo, onde esteve por mais de dez anos. n Maria Carolina Reiff despediu-se neste início de setembro da JeffreyGroup, onde ocupava o cargo de executiva júnior e estava há dois anos e nove meses, e integrou-se como analista de marketing júnior à equipe da Opea, plataforma que atua na oferta de crédito por meio do mercado de capitais. Izabella Marconi Jéssica Alves Letícia Lemos Marcelo Ventura n Mariana Weber, que foi editora da Forbes Brasil por dois anos e quatro meses, deixou a publicação em agosto e começou como head de comunicação na NUU, foodtech mineira de alimentos regenerativos à base de mandioca, com sede em Patos de Minas. Antes, atuou em conteúdos especiais e branded content para publicações dos grupos Abril, Globo e Estado, foi editora-chefe do portal Meus 5 Minutos, e passou por CBN, Época e AOL Brasil. n Paloma Albuquerque, ex-LAM Comunicação, que ficou por quase um ano na AtitudeCom Comunicação, até maio, está agora como sócia-diretora da PA Comunicação 360. n Raphaella Abrahão, ex-estagiária na RPMA, que também estagiou por cinco meses na comunicação da TAM Aviação Executiva, foi efetivada no cargo de analista pela companhia aérea. n Talita Biancardi está desde maio em novo desafio profissional. Assumiu o cargo de especialista em comunicação interna na AXA no Brasil, na sequência de uma jornada de quatro anos e três meses na Zurich Insurance Company. n Vick Rocha, ex-FSB, deixou a Máquina CW, em que esteve por pouco mais de um ano e meio, até maio, e na sequência seguiu para a Pros, como atendimento sênior para a conta do Grupo Boticário. Licença-maternidade n Camilla Cremacio, gerente de comunicação interna Latam da Johnson & Jonhson, na empresa desde junho de 2018. Maria Carolina Reiff Mariana Weber Paloma Albuquerque Raphaella Abrahão Talita Biancardi Vick Rocha Camilla Cremacio

Edição 1.426 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa n Em artigo que publicou no Linkedin na última semana, Daniel Nardin, cofundador de Instituto Bem da Amazônia e Amazônia Vox, defende a criação de um movimento que fortaleça a presença da comunicação e de comunicadores em todo o território amazônico, não só como forma de contribuir para a defesa desse patrimônio verde da humanidade, mas também como gerador de renda e receitas para os profissionais e para a região. u Aqui a íntegra. E mais... n Com o intuito de gerar aproximação com públicos diversos, a Ambev, por meio de seu núcleo Ambev On, que tem se caracterizado por explorar novos canais de comunicação, lançou para a plataforma TikTok a Trilha de Agilidade, iniciativa criada em parceria com a Ambev Tech. Com conteúdo nanolearning, os vídeos terão duração de até dois minutos, para serem consumidos de forma prática e descomplicada. u “Acreditamos que o aprendizado pode ser de várias formas”, explica Illana Kern, people design director da Ambev para América do Sul. “Por isso, estamos usando uma rede de entretenimento para falar de educação corporativa por meio de conteúdo didático, de qualidade, com técnicas e metodologias úteis para o dia a dia das pessoas”. n A Textual realizará, em 21/9, de 10h30 às 11h45, pela plataforma Teams, o workshop Influência Interna na Prática, sobre oportunidades e pontos de atenção da estratégia que posiciona colaboradores como influenciadores das mensagens e da reputação das empresas. Ele foi idealizado pela vertical #MaisInfluencia da agência, e terá como convidada especial a Dança das contas n A Nova PR celebra a chegada da Revo à sua carteira de clientes, empresa digital de mobilidade urbana com uso de helicópteros. O diretor de atendimento da conta é Bruno Galo (bruno.galo@ novapr.com.br). n A Vianews reassumiu a conta da Fortics, empresa brasileira fundada em 2003 que atua em plataformas de atendimento, vendas e comunicação omnichannel. n A aboutCOM passou a cuidar da comunicação da Ascenty, empresa especializada em infraestrutura de data centers, com atuação em Brasil, Chile, México e Colômbia. No atendimento, Cecilia Ferraz, com supervisão de Leonardo Nascimento e gerência de Manuel Quilarque. n A Máindi está com novidades na carteira de clientes. Fechou com o laboratório farmacêutico espanhol Exeltis, especializado na saúde da mulher. No atendimento, Uirá Banheza, com coordenação de Alessandra Sabbag e supervisão dos diretores Tércio Silveira e Gefferson Eusébio. n A agência P+G, de Curitiba, tem três novos projetos na área de cultura e entretenimento. Um deles é a Casa dos Sentidos, que, em espaços assinados por artistas brasileiros, atende a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na literatura, a Sala de Escrita, da jornalista Fernanda Ávila e da escritora Nara Vidal, oferece atividades com professores de Angola, Portugal e Brasil. E também o Curitiba Jazz Sessions, com shows nos meses de outubro, novembro e dezembro. Além do Brasil, as novas contas terão divulgação na Europa e nos Estados Unidos. n A NB Press Comunicação anunciou a chegada de dez clientes nos últimos três meses: Aivo, APN, Board Academy, Hand, Marcos Freitas, Manual, Mova, Ourolux, TechD e XLZ. Outras informações com Herika Mendes, pelo 11-95986-2583 e [email protected]. n Acaba de ser lançada a segunda temporada da websérie Insiders, produção da Jabuticaba Conteúdo com a curadoria de conteúdo da Aberje. A temporada destaca profissionais que trabalham na comunicação de projetos de ESG (meio ambiente, social e governança). Os dois primeiros episódios, com os cases de Latam Airlines (com Ligia Sato Puccioni) e União Química (com Juliana de Freitas Correa), já estão disponíveis; e os próximos – de Toyota, Avon, Ultracargo e BRF – serão lançados semanalmente nas redes sociais tanto da Jabuticaba quanto da Aberje, sempre às quartas-feiras. u Desta vez, a websérie está focada em três objetivos: apresentar profissionais que se sobressaem na comunicação da agenda ESG, reconhecer empresas que dialogam com seus diversos stakeholders e inspirar outros profissionais a usarem o poder da comunicação na construção de um mundo mais sustentável. Outras informações aqui. Pelas instituições Jabuticaba e Aberje lançam segunda temporada da websérie Inseders Pelo mercado É necessário e oportuno fortalecer o ecossistema de comunicação amazônico IIlana Kern Daniel Nardin

Edição 1.426 página 13 conitnuação - Comunicação Corporativa professora e pesquisadora Carolina Terra, com participações de Pâmela Carvalho e Beatriz Belangier, respectivamente head de estratégias digitais e analista sênior de marketing de influência da agência. Inscrições aqui. n Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC no Brasil, anunciou nova parceria da agência, desta vez com a Ferreira Rocha, empresa de assessoria com foco em gestão socioambiental e processos de licenciamento ambiental. Diz ele sobre esse novo movimento: “As questões ambientais, que abrangem, a sustentabilidade e a responsabilidade social, estão no cerne de nossos valores. Estamos empenhados em desenvolver abordagens que não apenas impulsionam nossos objetivos de negócios, mas também contribuam positivamente para o bem-estar do planeta”. n Está aberto o credenciamento de imprensa para a Fides Rio 2023, evento latino-americano de seguros, de 24 a 26/9/23, no Rio de Janeiro, com o tema central Seguros para um mundo mais sustentável. O evento, que é organizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), já tem confirmadas as presenças, entre os palestrantes, de Luis Alberto Moreno, ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia (2008). u O credenciamento poderá ser feito até 18/9 pelo www. fidesrio2023.com.br. Outras informações com Paula Siqueira, pelo 11-96570-4346. Carolina Terra Pâmela Carvalho Beatriz Belangier Thyago Mathias EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Com o objetivo de ajudar a espalhar os valores que defendemos e sustentar o jornalismo em que acreditamos, a Rede JP criou o #DiversificaEmRede. A proposta é produzir conteúdo multimídia para empresas e organizações que queiram contar suas histórias e se relacionar com o seu público, seja em suas revistas, sites, redes sociais ou outras plataformas digitais. Com foco em educação e conscientização, o programa Diversifica Em Rede oferece uma série de cursos, palestras, produção de conteúdo e material gráfico que visam a auxiliar na implementação bem-sucedida do segmento de diversidade e inclusão. Para Sandra Roza, coordenadora de Diversidade, Inclusão e Equidade da Rede JP, a organização parceira no programa terá a oportunidade de gerar empregabilidade e preparar suas lideranças para a elaboração da agenda ESG: ”A urgência quando o assunto é ESG deve ser em como ter uma agenda organizacional de ESG que seja realista. Que se comprometa realmente com o atingimento de objetivos e metas a curto, médio e longo prazos. E, sim, a organização pode ser resistente a tudo isso, porém as suas longevidade e fonte de recursos naturais para a produção terão prazo de validade. Suas reputação, competitividade, atração de potenciais clientes, parceiros e investidores também terão os dias contados”. (Saiba+) Rede JP lança novo programa que capacita empresas para implementação efetiva de diversidade e inclusão

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