Edição 1.433 página 10 Dança das contas n A Pub celebra a conquista da conta da Ligga (ex-Copel Telecom), operadora de telecomunicações sediada em Curitiba, presente em mais de 400 cidades de Paraná, São Paulo e Mato Grosso. No atendimento, Amanda Barreto e Patrícia Nascimento, ambas contratadas em setembro, com gestão de Vívian Curitiba e da diretora Isabel Rodrigues, que começou na Pub em junho, após mais de 27 anos à frente da R&F Comunicação Corporativa. n A Trama Comunicação está com novo cliente em carteira, a Linear Softwares Matemáticos, que atua no desenvolvimento de soluções matemático-computacionais para setores diversos. No atendimento, Fernando Takashi Watanabe, com gerenciamento de Fábio Saulo Costa e direção de Leila Gasparindo. n A MA2 Comms conquistou a conta do escritório de arquitetura e design studiodwg. Informações com Beatriz Russo e Matheus Zúñiga. n A Páprica Comunicação, de Curitiba, assumiu a conta da NTT Data Brasil, filial nacional e parceira global SAP, que tem operação em mais de 30 países. Informações com Renan Vargas. n Veridiana Novaes, que foi até maio da Brain, onde esteve por mais de dois anos, como consultora sênior, integrou-se em junho ao time da BRCOMM PR & Marketing, como especialista sênior. Nas etapas anteriores, esteve na comunicação da Rede Globo, do Grupo Bandeirantes e na Máquina CW. n Xanndi Poletto, fundador em agosto de 2019 da agência Exclame, passou a direcioná-la, a partir de agora, como informa em release, ao segmento de saúde mental, desenvolvimento humano e bem-estar. Associou-se, para isso, a profissionais médicos especializados no tema. n Wesley Colpani, ex-Nobre Press, que esteve na Motim por um ano e meio, até outubro, integrou-se como head de PR ao time da Like Leads, agência de marketing B2B e comunicação corporativa especializada em geração de leads e produção de conteúdo Pingos nos is – n É Carolina Oliveira Castro (e não Prado) o nome da colega que deixou a FSB e ingressou em setembro no Grupo In Press. Veridiana Novaes conitnuação - Comunicação Corporativa Pelo mercado n A CDN está apresentando esta semana ao mercado o novo IQEM, seu índice de qualidade de exposição nas mídias, cuja versão inicial remonta há duas décadas. A empresa debruçou- -se por cerca de dois anos em pesquisas, análises, entrevistas, consultas ao mercado para chegar num produto que, na avaliação dela, oferece recursos muito mais avançados de metrificação da presença na mídia e de forma customizada, cliente a cliente, combinando a inteligência artificial à humana para analisar, mensurar e valorar a exposição das marcas nos veículos de imprensa, mídias sociais, podcasts e videocasts em seus mais diversos formatos. u Desenvolvido sob a liderança de Fernanda Dantas, head de Digital & Inteligência de Dados da agência, o novo IQEM, segundo ela, está preparado inclusive para alçar voos internacionais valendo-se do ecossistema do Grupo Omnicom, do qual a CDN faz parte. J&Cia conversou com ela sobre essa e outras novidades do projeto. CDN lança novo IQEM Fernanda Dantas Jornalistas&Cia – Uma questão que sempre se coloca é: pode a mesma agência que cuida da comunicação de uma marca medir seu desempenho na mídia? Fernanda Dantas – Algumas medidas garantem a isenção da auditoria de imagem, como uma equipe completamente apartada − o IQEM é produzido pela área de Inteligência de Dados da CDN −, que não tem contato com a equipe de PR no dia a dia, apenas em situações pontuais e no momento de compartilhamento de resultados e insights. Além disso, os critérios de avaliação não são subjetivos, o que também garante isenção, padrão e confiança no trabalho. Todos esses cuidados não nos tiram, porém, do contato muito próximo das agências de PR dos nossos clientes, pois o IQEM é também um índice de aferição de resultados do trabalho das próprias agências. Algumas inclusive o utilizam para definir metas de ações e campanhas e para obter insights para planejamento estratégico e ajuste de rotas. Toda a consolidação de dados e resultados é feita por sistema que roda o algoritmo exclusivo do IQEM. Aos nossos profissionais cabe a análise e classificação isenta das menções e a mineração de dados nos setores dos clientes. J&Cia – Esse é um serviço exclusivo dos clientes da CDN ou ele é oferecido a terceiros? No caso de terceiros, como administrar eventuais conflitos de interesse com a concorrência? Fernanda – Sim, o serviço é oferecido a terceiros. Hoje nossa carteira é composta por clientes de PR da CDN, mas também por marcas que não contratam esse serviço da agência. Em relação a ter dois clientes do mesmo setor que concorrem entre si, temos o cuidado de separar equipes apenas por questões relacionadas a insights, pois os resultados que compõem o índice são dados públicos, reflexo da exposição das marcas nas mídias. Além disso, nosso índice tem customizações importantes que garantem exclusividade para cada cliente. J&Cia – Nos anos 1980 usava- -se a centimetragem para valorar a presença na mídia das marcas, comparando-a com os valores de publicidade. E sempre houve muito questionamento sobre essa metodologia. Como ela evoluiu, em especial no caso do novo IQEM? Fernanda – A CDN foi pioneira no desenvolvimento de uma medição contrária à centimetragem. Critérios muitos objetivos de protagonismo da marca na edição é que dão visibilidade à exposição. O IQEM foi uma resposta à medição por centimetragem. São as nuances editoriais, o protagonismo da marca, as intervenções gráficas que chamam a atenção do leitor e mais de 30 critérios que compõem os resultados. Com o novo IQEM incluímos mais camadas de mensuração e parâmetros que garantem fidelidade ao resultado apresentando versus o que é praticado no mercado. J&Cia – Quanto o IQEM re-
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