Jornalistas&Cia 1435

Edição 1.435 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Jornalistas em assessoria de imprensa de todo o Brasil têm encontro marcado em Salvador, entre os dias 16 e 19/11, no 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), iniciativa organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que debaterá o tema Assessoria de Imprensa e os desafios da atualidade. u Serão 50 horas de atividades, distribuídas em seis painéis temáticos, quatro minicursos, apresentação de três cases de comunicação em assessoria e duas conferências, além de duas plenárias e outros sete eventos (políticos, culturais, de lazer e confraternização). u Nascido em Brasília, em 1984, quando a atividade começava a se projetar no cenário da comunicação corporativa, o Enjai é o olhar sindical sobre essa atividade integrada majoritariamente por jornalistas. Apenas nas agências de comunicação, como aponta pesquisa realizada há mais de dez anos pelo Anuário da Comunicação Corporativa (Mega Brasil), o contingente de jornalistas que atuam nessa área é superior a 50% (mais de nove mil profissionais), superando com grande margem todas as demais categorias, inclusive os relações públicas. u O Encontro deste ano será no hotel Sol Victória Marina e as inscrições custam R$ 490 para delegados eleitos em assembleias estaduais e R$ 690 para observadores, valor que inclui hospedagem em apartamentos duplos ou triplos. Outras informações no site do evento, onde também podem ser conferidas a programação, a estrutura do evento, as atividades propostas (inclusive culturais) e informações quanto à hospedagem, além de dicas sobre Salvador. Pelo mercado n Ricardo Viveiros tomou posse nesta quarta-feira (8/11) como membro da Academia Paulista de Educação, em cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Assumiu a cadeira número 30, cujo patrono é o também jornalista Joaquim Silva, autor de livros de História e que foi integrante do Magistério em Sorocaba. Pingo nos is – n Karla Konda informa que, além de atendimento sênior na LAM Comunicação, integra a equipe da Barões Digital Publishing como assessora de comunicação, ali atuando no relacionamento com a imprensa e como uma das redatoras do portal Brand Publishing Brasil. n A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) lançou nesta quarta-feira (8/11) uma nova campanha institucional, desta vez para incentivar a valorização dos profissionais de comunicação e assim fortalecer a conexão entre as agências e os clientes. No comunicado que distribuiu, a Abracom assinala que o respeito é um dos principais focos para que a relação entre as pessoas mantenha-se saudável em todo o ciclo de trabalho. u “Empresas são pessoas, e o respeito fortalece a relação entre as pessoas”, diz Rosa Vanzella, diretora de relações com o setor privado da entidade. “Precisamos falar sobre confiança e respeito mútuos entre as equipes do lado das agências e dos clientes. O respeito deve começar desde o processo de concorrência, durante o trabalho e até o momento que este contrato não tenha mais continuidade”. u A ideia da campanha, informa a Abracom, surgiu a partir de uma sondagem realizada entre representantes de agências associadas mostrando a importância de a entidade posicionar-se sobre a temática. u Além de peças para branded content e conteúdo para associados e entidades parceiras, a campanha contará com um filme a ser veiculado nas redes sociais, que mostra, como salienta o texto da entidade, “como as conexões e as interações colaborativas podem ser relevantes neste processo. Para refletir sobre o que diz a campanha, os personagens demonstram como as expressões de carinho, cuidado e gentiliza são capazes de unir forças. Imagens corporativas ratificam a premissa de que gentileza gera gentileza, mostram pessoas com gestos acolhedores em diferentes ambientes como sala de reunião, videoconferência, elevadores, coletiva de imprensa e festa de final de ano, sempre com diversidade e inclusão”. u Rosa ressalta que o dia a dia da agência com o cliente envolve uma conexão intensa entre os profissionais e que o sucesso dessa parceria depende muito de itens como preservação da cultura, de valores e de práticas de cada uma das partes: “Difundir por meio de campanhas questões relevantes como essa proporciona uma reflexão sobre qual caminho queremos trilhar nessa relação. A Abracom acredita que, por meio das campanhas, conseguiremos alcançar mais pessoas do nosso mercado, impulsionando uma forma mais humanizada de trabalho”. u Outras informações aqui. Pelas instituições Campanha da Abracom valoriza relações entre pessoas no dia a dia de agências e clientes Salvador sediará 22º Encontro de Assessores de Imprensa entre 16 e 19 de novembro Ricardo Viveiros

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==