Jornalistas&Cia 1438

Edição 1.438 - 29 de novembro a 5 de dezembro de 2023 n Foram divulgados em 27/11 os resultados do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2023. A iniciativa, que homenageou 51 profissionais e 25 publicações especializadas do setor, reconheceu nesta edição Thais Herédia, analista de Economia da CNN Brasil, como a +Admirada Jornalista do Ano. u “Eu já me considero uma privilegiada de estar entre os 50”, celebrou Thais em seu discurso de agradecimento, no qual também fez um agradecimento especial às jornalistas mulheres e a sua mãe, que completou 84 anos no mesmo dia. “As mulheres jornalistas no Brasil são vilmente atacadas. As jornalistas de economia, de política e de todas as áreas. Nós não seremos intimidadas. Nunca fomos, não seremos e não cederemos nenhum milímetro na apuração, no Thais Herédia é a +Admirada Jornalista de Economia, Negócios e Finanças 2023 Thais Herédia e Edu Ribeiro Jurandir Santana profissionalismo e na seriedade. E a gente vai ocupar cada vez mais estes palcos, assim como estamos ocupando cada vez mais as redações. Então mulheres, parabéns e vamos juntas! Vamos continuar, porque ninguém tira este lugar da gente”. u Presença constante entre os TOP 50 e TOP 10 +Admirados nas edições anteriores do concurso, esta foi a primeira vez que a jornalista ocupou o lugar mais alto do pódio. Em 2022 o prêmio havia sido entregue a Miriam Leitão, que também foi a campeã em 2016, 17, 18 e 19. Também já ergueram o troféu Carlos Alberto Sardenberg, empatado com Miriam em 2019, Nathalia Arcuri (2020) e Thiago Salomão (2021). u Entre as publicações, os prêmios foram entregues a Agência Estado (Agência de Notícias), Valor Investe (Canal Digital), Educação Financeira/g1 (Podcast), Jornal da CBN (Programa de Rádio), Estúdio i/GloboNews (Programa de TV), UOL Economia (Site/Blog), Exame (Revista) e Valor Econômico (Jornal). u Esta foi a oitava edição do concurso realizado por Jornalistas&Cia. Assim como nas anteriores, foram dois turnos de votação para chegar aos resultados. No primeiro, de livre indicação, os eleitores podiam sugerir até cinco profissionais ou veículos em cada categoria. No segundo, após a compilação dos resultados, 122 jornalistas e 72 veículos foram classificados para a final, saindo deste grupo os eleitos +Admirados do ano. u “Dentre os prêmios da série +Admirados, o de Economia, Negócios e Finanças é o que tem maior tempo de estrada”, lembra Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e idealizador do projeto. “É interessante notar que, embora nomes consagrados e reconhecidos sempre estejam entre os finalistas e vencedores, o índice de renovação é estimulante, mostrando que o jornalismo especializado, sobretudo desse universo editorial, cresce e se fortalece ano a ano, sempre revelando novos talentos”. (continua na pág. 3)

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Edição 1.438 página 3 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio n Maioria entre os TOP 50 jornalistas homenageados, com 29 indicações, as mulheres também dominaram os TOP 10, que este ano foram TOP 11, em função de um empate, sendo nove mulheres. u Uma das exceções coube justamente ao segundo lugar, que neste ano foi ocupado por Vicente Nunes, do Correio Braziliense. Há um ano e meio atuando como correspondente do jornal em Portugal, ele não pôde estar presente, mas entrou ao vivo durante a cerimônia para falar sobre o reconhecimento: “Eu queria agradecer muito ao Correio Braziliense por apostar no meu trabalho. À minha chefe e diretora de Redação Ana Dubeux, que me desafia todo dia a escrever pra ‘Dona Maria’, de Taguatinga, e ao Seu ‘Zé da Esquina’, porque traduzir a Economia é um desafio. É uma das áreas do jornalismo, talvez uma das mais importantes, sem desmerecer as outras, porque informa a população e mostra a real do País. Fico muito feliz de estar aqui nesse time tão premiado e tão maravilhoso, de profissionais espetaculares”. u Katherine Rivas, que recentemente deixou o InfoMoney, completou o pódio na terceira colocação. Ela destacou a importância do reconhecimento, especialmente em um período em que está passando por uma transição de carreira, e do jornalismo bem apurado e de qualidade, que tantas vezes perde espaço na briga por audiência: “Esse comprometimento que precisamos ter com o nosso leitor − mesmo nessa correria, mesmo diante do clique, mesmo diante da meta de audiência e de todas essas questões − não nos pode deixar esquecer do nosso compromisso com a informação de qualidade. Vamos nos manter firmes em informar com qualidade, e vamos nos manter firmes também em apoiar um ao outro, independentemente de qual seja o veículo, vamos manter a união entre a comunidade para fazer um jornalismo de qualidade”. u As demais posições foram ocupadas por Miriam Leitão (O Globo/GloboNews), em 4º lugar; Thais Carrança (BBC News), em 5º; Raquel Brandão (Exame), em 6º; Mara Bianchetti (Diário do Comércio − MG), em 7º; Valéria Bretas (E-Investidor), em 8º; Lu Aiko Otta (Valor Econômico), em 9º; e empatados na décima posição, Letycia Cardoso (O Globo) e Leonardo Levatti (TC). u A eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2023 contou com os patrocínios de BTG Pactual, Deloitte, Gerdau, Nexcom, Vale e Vivo, apoio do Portal dos Jornalistas e da Press Manager, e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). u Confira aqui a relação completa de jornalistas e veículos homenageados. A íntegra da cerimônia está no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. +Admirados Economia, Negócios e Finanças (continuação) Mulheres dominam os TOP 10 Vicente Nunes Katherine Rivas

Mudar Planejar Implementar Operar Transformar © 2023. Para mais informações, contate a Deloitte Touche Tohmatsu Limited. Parabéns a todos os jornalistas. Todo mundo fala em transformação, mas nem todos estão preparados para lidar com o novo. Os profissionais da imprensa fazem isto todos os dias – lidam com o novo e o transformam em notícia e informação de qualidade. Aos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, a nossa homenagem. www.deloitte.com/transforma

Edição 1.438 página 5 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Fotos: Jurandir Santana Joaquim Maria Botelho e Fátima Turci comandaram mais uma cerimônia dos +Admirados de Economia, Negócios e Finanças Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia) Mansueto Almeida (BTG Pactual) Renato Gasparetto Jr. (Vivo) Eduardo Oliveira (Deloitte) Alcides Ferreira (Nexcom)

Siga a Gerdau nas redes sociais: É com muito orgulho que a Gerdau chega ao Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, levando um aço infinitamente reciclável e de baixa pegada de carbono como solução para modernização do Autódromo de Interlagos. Em parceria com a etapa brasileira da principal categoria do automobilismo mundial, a maior empresa brasileira produtora de aço une tecnologia e sustentabilidade, colocando o Brasil na pole position. TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NA POLE POSITION.

Edição 1.438 página 7 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Mariana Fulep (Gerdau) Leandro Modé (Vale) Brad Haynes (Reuters) e Mariana Fulep (Gerdau) Raquel Balarin (InfoMoney) e Mariana Fulep (Gerdau) Mariana Amaro (Do Zero ao Topo/InfoMoney) e Alcides Ferreira (Nexcom) Beatriz Quesada (Minuto Invest/Exame) e Alcides Ferreira (Nexcom) Sheila Magalhães (BandNews) e Alcides Ferreira (Nexcom)

OS NÚMEROS NÃO MENTEM. E OS PREMIADOS DESTA EDIÇÃO SABEM BEM DISSO. Parabéns a todos os vencedores do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. nexcomgrupo.com.br

Edição 1.438 página 9 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Letícia Valente (CBN), Alcides Ferreira (Nexcom) e Cassia Godoy (CBN) Guilherme Melo (PEGN/TV Globo) e Luiz Valverde (IBRI) Eduardo Ribeiro (J&Cia), Alexandre Versignassi (Você S/A) e Leandro Sobral (Press Manager) Eduardo Ribeiro (J&Cia), Mariana Iwakura (Revista PEGN) e Leandro Sobral (Press Manager) Eduardo Ribeiro (J&Cia), Ricardo Grinbaum (Estadão) e Leandro Sobral (Press Manager) Eduardo Ribeiro (J&Cia), Renato Andrade (O Globo) e Leandro Sobral (Press Manager)

Edição 1.438 página 11 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Encontro das “Adrianas”: Mattos (Valor Econômico), Fernandes (Estadão) e Cotias (Valor Econômico) Ana Paula Dahlke (Economia SC) e Leandro Modé (Vale) Leandro Modé (Vale) e Beto Silva (IstoÉ Dinheiro) Carlo Cauti (Revista Oeste) e Leandro Modé (Vale) Ronaldo Fragoso (Deloitte) e Cris Almeida (Valor Investe) Ronaldo Fragoso (Deloitte) e Daniel Giussani (Exame) Débora Oliveira (CNN) e Ronaldo Fragoso (Deloitte)

PRETA No meu sorriso vive uma revolução Alegria Com o uso de inteligência artificial, a Vivo quer povoar a internet com mais sorrisos negros, contribuindo para que as tecnologias se tornem cada vez mais representativas e antirracistas. Acompanhe a #AlegriaPreta Viva no seu tempo

Edição 1.438 página 13 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Ronaldo Fragoso (Deloitte), Felipe Frazão (Estadão) e Fernando Nakagawa (CNN) Ronaldo Fragoso (Deloitte) e José Paulo Kupfer (UOL/Poder360) Ronaldo Fragoso (Deloitte) e Karina Souza (Exame) Luís Nassif (Jornal GGN) e Roberto Luis Troster Luiza Lanza (E-Investidor) e Roberto Luis Troster Luis Eduardo Assis e Maria Luiza Filgueiras (Pipeline/Valor Econômico) Marina Filipe (Exame) e Luis Eduardo Assis

Edição 1.438 página 15 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Matheus Piovesana (Agência Estado) e Luis Eduardo Assis Luis Eduardo Assis e Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo) Natalia Viri (Exame) e Leandro de Freitas (Vivo) Leandro de Freitas (Vivo) e Pedro Gil (Veja) Paulo Gratão (PEGN) e Leandro de Freitas (Vivo) Renan Dantas (Money Times) e Leandro de Freitas (Vivo) Leandro de Freitas (Vivo) e Ricardo Bonfim (Valor Econômico)

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Edição 1.438 página 17 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Leandro de Freitas (Vivo) e Simone Kafruni (TC Mover) Mansueto Almeida (BTG) e Teresa Navarro Mansueto Almeida (BTG) e o encontro entre as Thais: Barcellos (Agência Estado), Herédia (CNN Brasil) e Carrança (BBC News) Mansueto Almeida (BTG) e Vinicius Custódio (TC Mover) Mansueto Almeida (BTG) e Vitor Azevedo (InfoMoney) Wesley Santana (InfoMoney) e Mansueto Almeida (BTG) Márcio Rodrigues (Agência Estado) e Ricardo Bonatelli (Nexcom)

Edição 1.438 página 18 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Daniele Camba e Fernando Torres (Valor Investe), e Mariana Fulep (Gerdau) André Catto (g1), Roberto Luis Troster e Isabela Bolzani (g1) Luis Eduardo Assis e Cássia Godoy (Jornal da CBN) Ronaldo Fragoso (Deloitte) e Alexandre Gimenez (UOL Economia) Leandro de Freitas (Vivo), Lucas Amorim e Carolina Gehlen (Exame) Maria Fernanda Delmas (Valor Econômico) e Alcides Ferreira (Nexcom) Leonardo Levatti (TC Mover) e Alcides Ferreira (Nexcom)

Edição 1.438 página 19 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Letycia Cardoso (O Globo) e Eduardo Oliveira (Deloitte) Lu Aiko Otta (Valor Econômico) e Mariana Fulep (Gerdau) Luiz Valverde (IBRI) e Valéria Bretas (E-Investidor) Leandro Modé (Vale) e Mara Bianchetti (Diário do Comércio/MG) Raquel Brandão, da Exame, entrou ao vivo direto do Fórum Global de Empresas e Direitos Humanos, na ONU, em Nova York Cesar Rua (Vivo) e Thais Carrança (BBC News) Cesar Rua (Vivo) e Miriam Leitão (Grupo Globo)

Edição 1.438 página 20 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Katherine Rivas e Ricardo Bonatelli (Nexcom) Vicente Nunes, direto de Portugal, com Fátima Turci e Vinicius Ribeiro (J&Cia) Thais Herédia Equipe da Exame: Natalia Viri, Daniel Giussani, Marina Filipe, Karina Souza e Beatriz Quesada Natalia Viri (Exame) e Thais Carrança (BBC News) Isabela Bolzani e André Catto (g1)

Edição 1.438 página 21 2023 Apoio Apoio Institucional Patrocínio Felipe Frazão e Adriana Fernandes (Estadão) Letycia Cardoso (O Globo) Katherine Rivas Maria Fernanda Delmas, Maria Luiza Filgueira e Adriana Cotias, do Valor Econômico Marca PEGN, representada em sua versão revista por Mariana Iwakura, e em programa de tevê, por Guilherme Melo Débora Oliveira e Thais Herédia, da CNN Brasil Lu Aiko Otta (Valor Econômico) Simone Kafruni, Leonardo Levatti e Vinicius Custódio, do TC Mover O álbum completo com as fotos em alta qualidade da cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças está disponível para livre utilização neste link. Crédito: Jurandir Santana/Jornalistas&Cia

Edição 1.438 página 22 Últimas Nacionais n Após dois anos realizada de forma virtual em decorrência da pandemia da Covid-19, a cerimônia de entrega do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar será presencial. Será na próxima segunda-feira (4/12), no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein − Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo. u A atual edição, que ganhou duas novas categorias focadas exclusivamente em Jornalismo Científico, homenageará ao todo 39 jornalistas e 29 publicações. u Os TOP 26 (originalmente seriam 25, mas houve um empate) foram escolhidos a partir de uma lista de 101 profissionais que se classificaram no primeiro turno. Essa mesma lista definiu os TOP 3 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; os TOP 3 Colunistas; os veículos TOP 3 nos segmentos Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV, Site, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado; e os veículos TOP 3 Especializados em Jornalismo Científico. u Entre os TOP 26, o destaque foi o protagonismo feminino, com as mulheres ficando com 22 representantes. Isso se repetiu nas categorias regionais, com quase todas as vagas ocupadas por mulheres entre os TOP 3 de cada região do País. u Durante a cerimônia de premiação serão conhecidos os TOP 5 +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar do Brasil, o +Admirado Profissional do Jornalismo Científico, os cinco campeões regionais, o +Admirado Colunista, e os veículos campeões das oito categorias e o campeão na categoria de Jornalismo Científico. u Aqui você pode conferir a lista dos +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar. n A CNN Brasil realizou uma nova onda de cortes em 22/11 e demitiu pela segunda vez em menos de um ano a repórter Danúbia Braga. Os cortes fazem parte do processo de reestruturação interna. As informações são do F5, da Folha de S.Paulo. u Danúbia havia sido recontratada em junho após ser dispensada durante os cortes de 2022, quando saíram profissionais como Monalisa Perrone e Sidney Rezende. u Nesta nova mudança, Anne Barbosa também deixa o time de funcionários. Foram igualmente realizados desligamentos nas áreas de editoria de vídeo, técnica e de produção. Segundo o canal, as dispensas estão ligadas à troca de estrutura de trabalho. u O F5 informa que, com a reestruturação, as redações de TV e digital uniram-se e o comando direto do Jornalismo será dividido em dois: em São Paulo, com o executivo Givanildo Menezes, e em Brasília, que continuará sob o comando de Daniel Rittner. O objetivo da CNN é unificar as informações, mas os profissionais desligados alegam que as mudanças geraram sobrecarga de funções. Jornalistas de Saúde, Ciência e Bem-Estar reúnem-se na próxima segunda-feira (4/12) para receber o Prêmio Einstein CNN Brasil faz nova onda de cortes e demite repórter pela segunda vez em um ano Danúbia Braga Padre Landell de Moura Assine aqui o abaixo assinado pleiteando a inclusão do nome dele no Bulevar do Rádio, que a Prefeitura de São Paulo está construindo na região da Av. Paulista

Edição 1.438 página 23 conitnuação - Nacionais n Os documentaristas Renaud Philippe e Ana Carolina Mira Porto foram vítimas de pistoleiros encapuzados no município de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul. O episódio de violência ocorreu após os profissionais tentarem registrar os ataques sofridos por indígenas durante a retomada de seu território. u Em 18/11, cerca de 30 indígenas tentaram retomar a área tradicionalmente demarcada como deles, mas ocupada por fazendas. A tentativa resultou em dez indígenas feridos e três desaparecidos. De acordo com a Agência Pública, a iniciativa foi rapidamente interrompida por pistoleiros da região. Além de sofrerem agressões, os indígenas ficaram encurralados, em cárcere privado, sem acesso a água e comida. u Na mesma semana, os documentaristas estavam cobrindo a assembleia indígena Aty Guasu, em Caarapó, quando souberam dos ataques e foram até o local. Ao lado deles estava o engenheiro florestal Renato Farac Galata. u Em publicação de Leandro Barbosa, o trio relata que durante o ataque uma viatura da Polícia Militar passou pelo local e presenciou o crime, porém ignorou os pedidos de socorro feitos pelo grupo. Os agressores também roubaram os documentos, celulares, equipamentos, anotações e cartões de memória das vítimas. u Em nota conjunta, entidades como Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) prestaram solidariedade aos profissionais e cobraram a punição dos responsáveis. Jornalistas e indígenas Guarani-Kaiowá são agredidos em retomada de terra no MS Renato (esq.), Renaud e Ana Carolina n Em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, o presidente Lula concedeu , in memoriam, a insígnia da Ordem de Rio Branco ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em junho de 2022, no Vale do Javari, no Amazonas. u A Ordem de Rio Branco é uma das mais altas condecorações do governo brasileiro, que tem o objetivo de “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas” e “estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”. O governo federal concedeu a Bruno e Dom a insígnia na categoria Comendador. u Na cerimônia, estavam presentes Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, e Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira, que receberam as homenagens. Governo Federal concede Ordem de Rio Branco a Bruno Pereira e Dom Phillips Dom Phillips e Bruno Pereira AGRO Patrocínio n Foi ao ar em 18/11 o programa de estreia do SBT Agro Triângulo, atração semanal exibida pela TV Vitoriosa, afiliada do SBT em Uberlândia (MG). Com apresentação de Letícia Silva, a atração vai ao ar a partir das 8h, com 30 minutos de duração. A direção geral é de Charles Cordeiro. u “Quero não apenas informar sobre o fascinante mundo do agronegócio, mas também explorar os desafios e as conquistas do setor agrícola no Triângulo Mineiro, trazendo as tecnologias e inovações do setor, as curiosidades, as histórias inspiradoras do povo e muito entretenimento”, afirmou Letícia em entrevista ao portal mineiro Imprensa e Mídia. E mais... n A NR7 é a nova agência responsável pelo atendimento à imprensa da Salva, empresa especializada em análise de dados ambientais e climáticos para o agronegócio. O atendimento está aos cuidados de Guilherme Luchezi, com gerência de Camila Callegarette e direção de Marcelo Volpato. Mais informações pelo 11-5242-3371 ou [email protected]. SBT Agro Triângulo estreia na TV Vitoriosa Leticia Silva

Edição 1.438 página 24 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Enquanto as críticas sobre a legitimidade de Dubai para sediar a COP28 turvam o brilho da conferência do clima da ONU, outro movimento de um integrante dos Emirados Árabes Unidos colocou o Reino Unido em suspense: a possível compra do Daily Telegraph por um consórcio financiado por Abu Dhabi. A história parece enredo de série, combinando intrigas familiares, escândalo financeiro e política. O “protagonista” é um dos principais jornais do país, alinhado ao partido Conservador e à direita, que teve papel vital em momentos históricos recentes, como o Brexit e a eleição de Boris Johnson. Ao contrário de outros títulos vendidos nos últimos anos, como o Washington Post, o grupo Telegraph, também dono da revista Spectator e do Sunday Telegraph, não ia mal. O problema é que ele foi colocado como garantia de um vultoso empréstimo tomado pelos irmãos David e Frederick Barclay, que comandavam um império empresarial nas áreas de construção, hotelaria e varejo, mas acabaram brigando em vida. David morreu em 2021. Em julho deste ano, o Lloyds Bank apreendeu os títulos do grupo Telegraph por causa de uma dívida de £ 1,15 bilhão. O banco não quer operar o negócio e abriu uma concorrência para encontrar interessados. Muitos nomes se apresentaram, incluindo donos de outras empresas jornalísticas, até que a própria família Barclay emergiu como candidata provável − só que financiada pelo IMI (International Media Investments), controlado pelo xeque Mansour bin Zayed Al Nayian, vice-presidente do emirado. Segundo os que se opõem ao negócio, ele é um proeminente membro da família que comanda Abu Dhabi, e não é possível distinguir o que são recursos pessoais, corporativos e do Estado. O IMI formou uma joint-venture com o RedBird Capital, empresa de private equity americana. No comando da operação está Jeff Zucker, ex-CEO da CNN, que perdeu o cargo no ano passado depois de uma série de confusões e Venda do Daily Telegraph para Abu Dhabi vira questão de Estado no Reino Unido em meio a um declínio da audiência da rede. Se a venda se concretizar, não será o primeiro jornal britânico nas mãos de estrangeiros. O grupo News Corp., dono do The Times, concorrente do Telegraph, e do tabloide The Sun, pertence ao australiano Rupert Murdoch. Até russos são tolerados. O Evening Standard, tabloide que antes da pandemia era um dos mais lidos do país, pertence a um ex-agente da KGB, Alexander Lebedev, e ao seu filho Evgeny. Eles também compraram parte do The Independent. Então, por que a reação? Porque em tese, seria a primeira vez que um Estado se tornaria dono de um jornal no Reino Unido. O grupo árabe já é dono do time de futebol Manchester United, mas o avanço sobre a imprensa incomodou. Na semana passada, o jornalista Charles Moore, uma autoridade da mídia, que já dirigiu os três jornais do grupo e escreveu uma festejada biografia da ex-premiê Margareth Tatcher, assinou um artigo de opinião no Telegraph em que classifica a “nacionalização” como “imperdoável». Moore, que detém o título de Sir pela sua contribuição à imprensa, usa a palavra nacionalização para dizer que se o próprio governo britânico estivesse incorporando um jornal isso seria visto como uma tomada de poder sem precedentes pelo Estado. No entanto, diz ele, uma nacionalização agora parece possível, só que “por um Estado árabe que não tem liberdade de imprensa». Nessa segunda-feira (27/11), o editor do Telegraph, Chris Evans, enviou um e-mail à equipe para responder aos que perguntaram sobre o futuro da independência editorial: “No momento, não sei mais do que o que você já leu». Jeff Zucker garante que haverá independência, e acusa concorrentes de “jogarem lama” para obstruir o negócio. Ele pode ter certa razão, pois a News Corp. de Murdoch quer ficar com a The Spectator. Após pressão de parlamentares e de o caso ganhar visibilidade na imprensa, a secretária Nacional de Mídia, Lucy Frazer, anuncia nesta sexta-feira (1º/12) se abrirá uma investigação com a participação do órgão regulador de comunicação, fundamentada no risco ao interesse público. O resultado do leilão está marcado para 10 de dezembro. Mas até lá alguns atores que hoje estão em cena podem ser eliminados da história.

Edição 1.438 página 25 conitnuação - MediaTalks Libertados no México − A Procuradoria Geral do violento estado de Guerrero, no México, confirmou no domingo a libertação dos três jornalistas sequestrados e a esposa de um deles na cidade turística de Taxco, na semana passada. Silvia Nayssa Arce Avilés e Alberto Sánchez Juárez, donos do site de notícias RedSiete, reapareceram na madrugada de 25/11 depois de quase uma semana em poder dos sequestradores. No mesmo dia, Guadalupe Denova, esposa do jornalista Marco Antonio Toledo Jaimes, também foi libertada. No dia seguinte Jaimes foi solto, mas seu filho, Alberto, que trabalha em um hospital, segue desaparecido desde o sequestro, em 22 de setembro. O jornalista dirige a revista Espectador de Taxco e é correspondente local dos veículos N3 Guerrero, La Crónica, e Vespertino de Chilpancingo. 53 mortos − No dia marcado para o cessar-fogo na guerra entre o Hamas e Israel em Gaza o número de jornalistas mortos nas quase cinco semanas de conflito atingiu 53, segundo acompanhamento da ONG de liberdade de imprensa Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ). O CPJ afirma que novembro foi o mês mais mortal para jornalistas desde que começou a coletar dados de fatalidades envolvendo profissionais de imprensa, em 1992. Apenas na última semana foram dez casos. O número inclui os que perderam a vida em serviço e os que foram atingidos por bombardeios. As organizações de liberdade de imprensa internacionais e locais investigam se alguns deles estavam trabalhando na hora do ataque ou se locomovendo antes ou depois de trabalhar. Danos colaterais − A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou uma nova campanha global para tentar evitar a extradição de Julian Assange para os EUA pelo Reino Unido, onde uma audiência final que decidirá o destino do fundador do Wikileaks pode ser marcada a qualquer momento. Se o tribunal rejeitar o recurso de Assange, restará apenas a possibilidade de apelar ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Se for extraditado, ele pode ser condenado a até 175 anos de prisão, penas somadas dos 18 processos movidos pelo governo dos EUA devido ao vazamento de documentos confidenciais das guerras do Iraque e do Afeganistão. Profissão Repórter − Um programa sobre transplante de órgãos do Profissão Repórter, da Rede Globo, venceu o prêmio de jornalismo de saúde organizado pela Fundação Gabo em conjunto com a Roche. O resultado do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, que recebeu 698 inscritos este ano, foi anunciado em 16/11 em uma cerimônia na Cidade do Panamá. A melhor reportagem em mídia impressa foi Nascimentos quebrados, de Cuba, uma produção independente. A vencedora na categoria Cobertura Diária foi A onda devastadora de distúrbios psicológicos em adolescentes, publicada no La Nación, da Argentina. Contra o Instagram − A Meta está sendo processada por 42 dos 50 estados americanos, incluindo Califórnia e Nova York, pelos efeitos do Instagram sobre a saúde física e mental de jovens, pelo poder viciante da plataforma e “por enganar repetidamente o público sobre os perigos”. Um dos processos, ajuizado em 21/11 em um tribunal federal da Califórnia, reúne 33 estados. Outros nove procuradores-gerais ingressaram com ações individuais, elevando o total para 42. Elas buscam indenizações financeiras e a suspensão das supostas práticas prejudiciais da Meta. Esta semana em MediaTalks Reprodução RSF Parceiro: Apoio: De Londres e de São Paulo, notícias, ideias e tendências em jornalismo, informação, desinformação e plataformas digitais Oferecimento (MediaTalks Partner):

Edição 1.438 página 26 Comunicação Corporativa n A cerimônia de premiação da sétima edição do Prêmio Jatobá PR terá casa cheia. Programado para a próxima terça-feira (5/12), o jantar de premiação será realizado no Hotel Renaissance, a partir das 19h, e, segundo os organizadores, não há mais lugares disponíveis desde 23/11, quando as vendas foram suspensas pela lotação do espaço. u Sessenta e nove organizações de todo o País, responsáveis pelos 136 cases classificados nas shortlists, estarão representadas na disputa dos 43 troféus da premiação. A lotação antecipada do evento surpreendeu, como explica Hélio Garcia, diretor do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), organizador e mantenedor da premiação: “Ampliamos em mais de 50% (de 230 para 360) os lugares para a cerimônia de premiação, em relação a 2022, mas a procura foi ainda maior e na última quinta-feira o sistema apontou lotação total, o que nos obrigou a suspender as vendas e a abrir lista de espera, para o caso de haver desistências”. u Com 309 inscrições, recorde da série histórica, a edição 2023 do Prêmio Jatobá PR conta com 31 categorias direcionadas às expertises e à gestão da comunicação; e outras 12 focadas no desempenho geral das agências e corporações, que são Organizações e Cases do Ano, nas três verticais da premiação (Agências-Butique, Grandes Agências e Organizações Empresariais e Públicas); Cases Regionais do Ano, para as cinco regiões do País; e Destaque. u Haverá, adicionalmente, a homenagem à Aberje, com a outorga do Troféu Jatobá Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa e ao PR, que também homenageará o empresário Decio Paes Manso, diretor do Gecom e um dos idealizadores da premiação, falecido em fevereiro passado. u Uma edição especial e digital da Revista Jatobá, com lançamento previsto para 12/12, mostrará os bastidores da festa e o resultado completo da premiação. Outras informações com Bruna Valim (brunavalim@ megabrasil.com.br) ou Clara Francisco ([email protected]). n O canal da Mega Brasil no YouTube transmite nesta quinta-feira (30/11), das 9h às 12h40, a sétima edição de seu seminário Mega Brasil Benchmarking, com quatro convidados. Vão se apresentar, ancorados por Marco Rossi e Eduardo Ribeiro (também diretor deste J&Cia), Anne Dias, editora do portal Inteligência Financeira do Itaú Unibanco – às 9h; Carolina Prado, head de comunicação da Intel para América Latina – às 9h55; Sheila Magri, diretora executiva da Abracom – às 10h50: e Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e diretor executivo da Barões Digital Publishing – às 11h50. u Segundo Rossi, o MBB tem como objetivo a promoção e a troca de conhecimentos e experiências em torno de temas corporativos: “A Comunicação, com o seu viés transversal nas organizações, é a ferramenta que viabiliza essas mudanças fundamentais para a sobrevivência e a prosperidade dos negócios e para o avanço e aprimoramento da sociedade”. u O evento é online e gratuito. Para participar basta se cadastrar aqui. Prêmio Jatobá PR Festa de premiação, na próxima terça (5/12), terá casa cheia Jantar, já com lotação esgotada, será no Hotel Renaissance, em São Paulo, com a participação de 360 profissionais de todo o País Mega Brasil Benchmarking é nesta quinta, 30 de novembro Tema deste ano é Um olhar sobre as transformações da imprensa e seu impacto no planejamento e nos investimentos da comunicação corporativa Anne Dias Carol Prado Sheila Magri Paulo Henrique Ferreira

Edição 1.438 página 27 conitnuação - Comunicação Corporativa E mais... n Aline Penha Lima começou em outubro como consultora sênior em marketing de influência na InPress Porter Novelli. Ela esteve anteriormente em Estúdio Ondina e MSL Brasil. n Ariane Hipólito despediu-se agora em novembro da VCPR, após três anos e meio de casa, para assumir o controle da MindMark, agência com cinco anos de vida que ela adquiriu e reformulou e da qual agora é CEO. A mudança também lhe permitirá dedicar-se por mais tempo à newsletter de entretenimento e lifestyle BrunchNews, da qual é fundadora e que circula desde novembro de 2022. n Beatriz Nogueira de Andrade, que esteve por pouco mais de três anos e meio atuando com estratégia e criatividade na TAO PR, deixou a agência em agosto. n Clayton Freitas, repórter da Veja São Paulo por um ano e sete meses, até outubro, iniciou nova jornada como produtor de conteúdo na equipe de comunicação da Desenvolve São Paulo, agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. n Telma Salles, que até janeiro passado ocupou a Presidência da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, num total de dez anos e meio, aceitou convite de Claudio Sá e Roberta Montanari e a partir desta semana assume a função de partner sênior da Conteúdo Comunicação, passando a responder pela área de novos negócios e de aconselhamento estratégico para clientes de Farma e Saúde. u A Conteúdo, a propósito, foi por 22 anos a agência de comunicação da PróGenéricos, quase metade sob a liderança de Telma, período em que o posicionamento dos genéricos consolidou-se no País. Agora novamente reunidos, querem, como diz o comunicado divulgado, “levar os aprendizados e a experiência para outras entidades e empresas do mercado”. n Katia Gianone acaba de assumir a Vice-Presidência de Comunicação da SAP para América Latina e Caribe, em sucessão a Jennifer Mann, que ficava em Miami e se aposentou após 11 anos de companhia. Katia integra-se à empresa aportando experiências na liderança de equipes de comunicação em organizações como Bunge, Nike, Unica, Avon e, por último, Microsoft, em que esteve por dez anos. Na SAP, assumirá toda a estrutura de comunicação externa, executiva e interna, com a responsabilidade de zelar pela reputação da companhia e apoiar sua transformação para empresa de soluções na nuvem. Rio de Janeiro n Gabrielle Laranjeira começou em novembro como executiva da Máquina CW, contratada para o atendimento aos hotéis Hilton Copacabana e Barra da Tijuca e Astra/Japi. Era, até então, executiva júnior da CDN, agência em que atuou por quatro anos, incluindo período de estágio. Santa Catarina n Wesley Colpani, ex-edbcomunicação e Nobre Press, despediu-se em outubro da Motim, em que atuou por um ano e meio, e foi para a Like Leads, na função de head de PR. Gabrielle Laranjeira Wesley Colpani São Paulo Telma Salles começa na Conteúdo como partner sênior Claudio Sá, Roberta Montanari e (sentada) Telma Salles Katia Gianone assume a Vice-Presidência de Comunicação da SAP Katia Gianone Aline Penha Lima Ariane Hipólito Beatriz Nogueira de Andrade Clayton Freitas

Edição 1.438 página 28 conitnuação - Comunicação Corporativa n Fábio Araujo, ex-SmartPR e Ideal, que ficou por quase dois anos na Hotmart como analista sênior de relações externas, até abril, está desde agosto como assessor de imprensa sênior na Weber Shandwick, para o atendimento à conta da Mastercard. n Giovanna Braga Castelano, consultora sênior, saiu em outubro da Index, agência pela qual atendia aos clientes Cimed, Sephora e Baw Clothing (Institucional), e foi na sequência para a Zeno Group na função de executiva sênior. Ela também já foi de FSB, InPress Porter Novelli e Imagem Corporativa. n Helena Bernardes, gerente digital, deixou a Máquina CW em agosto, após dois anos e nove meses de casa. Ela também já esteve na TV1, por um ano e meio, como gerente de branding e comunicação interna. n Isabela Nodari Dias, ex-GrandVision by Fotoptica, Nestlé Nespresso e BRF, em que atuou por dois anos, até abril (em todas na área de marketing), assumiu desde então a coordenação de marketing da Montblanc. n Lucas Nascimento, que até setembro coordenava a conta da Amazon na F5, braço de tecnologia, growth e inovação da FSB Holding, está agora na Esenca Comunicação, na função de coordenador de PR. Fábio Araújo Giovanna Braga Castelano Helena Bernardes Isabela Nodari Dias Lucas Nascimento n Majory Marcelino, que foi de Meta e A-Lab Content Lovers e que também atuou no Instituto Febraban de Educação, está de volta, mas agora à própria Febraban, no cargo de assessora de comunicação. n Mariana Haas começou em setembro nova jornada, como atendimento sênior na GBR Comunicação, para a Coty Brasil. Esteve anteriormente, por dois anos, até julho, na Pros e também passou por Weber Shandwick e LVBA. n Matheus Fortes, analista de comunicação, despediu-se em outubro da Imagem Corporativa, onde esteve por pouco mais de um ano e meio, e integrou-se ao time do Grupo Fala como executivo sênior. Em jornadas anteriores, atuou na Vip, de Aracaju, e na Comunicativa, de Salvador. n Natalia de Souza, que estagiou e foi assistente de atendimento na Ketchum por um ano e nove meses, até julho, começou na sequência como atendimento de comunicação para L’Oréal Brasil − DPP (Divisão de Produtos Profissionais), na FSB Comunicação. n Victor Roland, supervisor no núcleo de public affairs, despediu-se da JeffreyGroup em agosto, após quase quatro anos de casa. Ele também já esteve em Mafalda – Meraki e Edelman. Majory Marcelino Mariana Haas Matheus Fortes Natalia de Souza Victor Roland Dança das contas n A Optima Network conquistou a conta do Paulínia Winner Mall Shopping, empreendimento localizado na cidade de Paulínia (SP). No atendimento, Franciele Ferreira, coordenação de Danielle Andrade e direção de Thiago Guedes e Ricardo Tomassis Morros. n A Seven PR passou a assessorar a IMOX.ai, startup brasileira focada em soluções para marketing imobiliário fundada este ano. No atendimento, Taciane Brasil, gerência de Márcia Brito e direção de Marcelo Volpato. n A Vervi Assessoria também está com novidades na carteira de clientes. Passou a assessorar a ContábilHub, que presta serviços nas áreas de empreendedorismo, soluções financeiras, contábeis, gestão de e-commerce, varejo e serviços. n A agência Virta passou a cuidar do relacionamento com a imprensa da Addiante, joint venture de Gerdau e RandonCorp, especializada em soluções para locação de veículos pesados. No atendimento, Bárbara Acácio Cristiano, com gestão de Fernanda Arantes e direção de Paulo Moura. n A Like Leads, dirigida por Fábio Ventura, assumiu as contas das empresas GTplan Supply Chain 4.0 e Pode Perguntar, para as estratégias de conteúdo e marketing digital; e também a conta de RP do Grupo Vivhas.

Edição 1.438 página 29 conitnuação - Comunicação Corporativa n A consultoria Scopen divulgou na última semana os resultados da Pesquisa PR Scope 2023 sobre o mercado de comunicação no Brasil, que contou com a participação de mais 400 profissionais de empresas líderes e 150 dirigentes de agências de PR e Comunicação. Um dos destaques desse trabalho é o ranking de preferência dos profissionais que lideram a comunicação de empresas e de agências no Brasil. Além de liderar os dois blocos, as mulheres ficaram com seis das dez colocações entre os executivos de empresas, e sete, de onze, entre os dirigentes de agências. u Os eleitos nas empresas, pela ordem, foram Viviane Mansi (ex-Toyota), Malu Weber (Bayer/Aberje), Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco), Pedro Torres (Gerdau), Débora Pratali (Hospital Israelita Albert Einstein), Matheus Lombardi (XP Inc), Cristiane Santos Blanch (Pfizer), n A 49ª edição do Prêmio Aberje será no Patio Welucci, na capital paulista, em 11/12, a partir das 19 horas. Além da revelação dos vencedores nacionais das categorias em disputa, haverá as tradicionais homenagens feitas pela entidade. u São elas: CEO Comunicador do Ano (Jerome Cadier, CEO da Latam); Educador do Ano (José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares); Trajetória Profissional (Cristiana Xavier de Brito, diretora de Comunicação da Basf); Vozes Influentes da Comunicação (Marc Tawil, autor, educador e top voice do Linkedin); e Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram). u Também serão homenageadas as Mídias do Ano: Programa Conexão / GloboNews (TV); Iniciativa Todas / Folha de S.Paulo (Inovação em Produção de Conteúdo); Projeto Um Só Planeta / Editora Globo (Mídia Especializada); Caderno EU& / Valor Econômico (Jornal) e Projeto Amazon Liberal / Grupo Liberal (Jornal Regional). u A Aberje também já definiu os Comunicadores do Ano. São eles: Alex Pereira de Morais (Sotreq), Ana Laura Sivieri (Braskem), Brunna Lopes (Banco Mercantil), Débora Pratali (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein), Elis Ramos (Vale), Jorge Görgen (Grupo Iveco), Mariana Viel (Portonave), Matheus Lombardi (XP Inc), Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco) e Pedro Torres (Gerdau). E mais... n O Instituto Ethos, em parceria com o Ipec − Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, iniciou levantamento de informações para a produção da nova edição de seu Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas, que usa como base a lista do jornal Valor Econômico. O último foi realizado em 2016 e, na época, contou com 500 empresas participantes. Um dos destaques desse novo levantamento é a avaliação da presença de pessoas LGBTQIAPN+ nas corporações e o diálogo com políticas públicas. O prazo final para as companhias responderem o questionário é 30 de novembro. u Para mais informações sobre a pesquisa, a lista das 1.100 maiores empresas e contato do Ipec, clique aqui. Pelas instituições Festa do Prêmio Aberje será em 11/12, no Patio Welucci Pelo mercado Time feminino lidera ranking da PR Scope entre os executivos de comunicação corporativa de empresas e agências Viviane Mansi Malu Weber Pâmela Vaiano Pedro Torres Débora Pratali Matheus Lombardi Cristiane Santos Blanch Lucas Rossi

Edição 1.438 página 30 conitnuação - Comunicação Corporativa Lucas Rossi (Ambev), Michel Blanco (Natura&Co) e Claudia Goes (Microsoft). u E os das agências, que tiveram onze indicações pois houve empate na 9ª colocação, foram Kiki Moretti (Grupo In Press); Roberta Machado (InPress Porter Novelli); Rodrigo Pinotti (Giusti); Ana Julião (Edelman); Alexandre Loures (FSB Holding); Ricardo Cesar (Ideal); Alcides Ferreira (Fato Relevante/Grupo Nexcom), Natalia Martínez (Edelman); Carina Almeida (Textual); Marcília Ursini (Edelman); Rosa Vanzella (Máquina CW / Grupo BCW Brasil). Michel Blanco Claudia Goes Kiki Moretti Roberta Machado Rodrigo Pinotti Ana Julião Alexandre Loures Ricardo Cesar Alcides Ferreira Natalia Martinez Carina Almeida Marcília Ursini Rosa Vanzella HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.438 página 31 E mais n Mais novidades na comunicação da CNseg. Chegaram para o time Tiago Pegon, em Brasília, e Valéria Rodrigues, em São Paulo, ambos no time liderado por Clóvis Horta. Tiago fará o acompanhamento das agendas no Congresso Nacional e no Poder Executivo, além de atender às demandas de imprensa em Brasília. Vindo de jornada no Ministério dos Direitos Humanos (MDH), ele já esteve nas assessorias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Presidência da República, além de ter atuado como repórter na TV Integração e no Correio de Uberlândia. Valéria vai atuar na criação de conteúdo para rádios e produzir podcasts. Ela tem passagens por Jovem Pan, Agência Radioweb, Rádio Justiça e CMA Market. n Rafael Araújo, fundador e CEO da Árvore Comunicação, agência que começou a operar em 2008, em Belo Horizonte, lançou nessa quarta-feira (29/11) o livro Tudo Comunica 2: comunicação é quente, com reflexões e histórias sobre a importância da comunicação em empresas, estimulando a consciência de lideranças. Tiago Pegon Valéria Rodrigues EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Na semana em que se celebra o #GivingThursday (Dia de Doar), pessoas ao redor do mundo unem-se para apoiar organizações. A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação lança sua campanha de doação, acompanhada pelo poderoso videomanifesto Inteligência Artificial e o Futuro da Comunicação. Se você apoia um jornalismo mais inclusivo e representativo em toda a sua estrutura, junte-se a nós nesta iniciativa e ajude a manter as nossas atividades nos pilares da educação, representatividade e oportunidade. Assista ao videomanifesto no nosso canal do YouTube. Acesse o link para apoiar a nossa organização com qualquer valor. Rede JP inicia campanha de doação A mesa Periferia global: dos territórios à cultura digital na Casa da Favela da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP 2023) teve a coordenação da UFRJ e da Agência de Notícias das Favelas (ANF). Com a participação de Naine Terena, do Ministério da Cultura, Talles Lopes, da Mídia Ninja, André Fernandes, da Agência Nacional das Favelas, e Marcelle Chagas, da Rede JP, a mesa contou com mediação de Ivana Bentes (UFRJ). Pela primeira vez em 21 edições, a FLIP abriu espaço na programação oficial para representantes da cultura, da arte, da pesquisa e, sobretudo, da literatura produzida nas periferias, reunindo artistas, pensadoras e pensadores, shows e editoras. Jornalismo global é tema de mesa na FLIP 2023 conitnuação - Comunicação Corporativa

Edição 1.438 página 32 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Dados da pesquisa The Spoken Word Audio Report 2023, produzida por NPR (National Public Radio) e Edison Research, indicam que houve um aumento na audição dos conteúdos em áudio falado (Talk), formato que engloba notícias, esportes, programas de personalidades e audiobooks. Esse relatório dá mais atenção aos locais de audição e exploração do consumo de áudio em casa, no trabalho, no carro e em outros locais. As descobertas foram divulgadas por Lamar Johnson, vice-presidente de marketing de patrocínio da National Public Media (NPM), e Megan Lazovick, vice-presidente de pesquisa da Edison. As principais conclusões do relatório incluem: • A quantidade do público de áudio falado e o tempo de audição atingem níveis recordes: quase metade (48%) − aproximadamente 135 milhões de pessoas – dos ouvintes nos EUA com mais de 13 anos acompanham algum tipo de áudio falado diariamente, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao último ano (46%). • Esses ouvintes gastaram 31% do seu tempo diário de áudio com áudio falado, o que representa um aumento de 55% em relação a nove anos atrás (20%). • A audição cresceu dramaticamente em casa: 60% do tempo total diário gasto com áudio é em casa, 24% no carro, 13% no trabalho e 3% em algum outro local. O tempo gasto ouvindo esse tipo de conteúdo em casa aumentou para 41 minutos diários em 2023, de 27 diários minutos em 2014. • A escuta de conteúdos falados no carro mudou após a pandemia, mas a rádio AM/FM continua no topo. O tempo diário gasto no carro diminuiu de 36% em 2014 para 24% em 2023. Mesmo assim, 62% do formato Talk é consumido por meio do rádio AM/FM, incluindo formatos on air e streaming. Outro dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi que pela primeira vez os dispositivos móveis são a principal forma de acesso das pessoas a esse conteúdo de áudio Talk, sendo que 39% do áudio consumido diariamente por pessoas com mais de 13 anos nos EUA está em um dispositivo móvel, seguido por 35% em um AM/FM nos receptores de rádio. Em casa, a situação não muda muito: 41% do conteúdo de áudio falado é consumido em um dispositivo móvel e no trabalho, 47%. Já nos carros, os receptores de rádio AM/FM ainda Sobe o tempo de escuta de rádios faladas nos Estados Unidos dominam o cenário de escuta desse tipo de áudio, pois 60% dos ouvintes afirmam acessar os conteúdos pelos rádios automotivos. Os podcasts representam uma parcela grande e crescente da audição de áudios falados: eles agora representam mais de um terço (36%) do tempo gasto com esse tipo de conteúdo e nos automóveis 40% da escuta vai para podcasts. No grupo de ouvintes nos carros 28% do tempo de audição é com materiais da NPR/Rádio Pública. Lamar Johnson, da NPM, expressou otimismo diante dos resultados, afirmando que o aumento no número de ouvintes e no tempo dedicado ao Spoken Word Audio em 2023 cria uma oportunidade poderosa para marcas expandirem e envolverem seu público. Já Megan Lazovick, da Edison Research, ressalta a mudança cultural para o digital impulsionando o sucesso dos podcasts, observando que a excitação crescente por esse formato está moldando a cultura digital de maneira significativa. O estudo, conduzido pela Edison Research, baseou-se no Share of Ear, uma pesquisa trimestral que pede aos participantes para manterem um diário detalhado de um dia sobre seu uso de áudio. A amostra, representativa nacionalmente, foi composta por 4.193 participantes com 13 anos ou mais. Esses dados revelam não apenas o presente vigoroso do áudio de palavra falada, mas também apontam para um futuro em que os podcasts desempenharão um papel cada vez mais central na forma como consumimos conteúdo auditivo. Com dispositivos móveis liderando a carga e os números de público e tempo de audição níveis recordes, o panorama do áudio falado nos EUA está passando por uma transformação gigantesca. Importante destacar que a pesquisa foi desenvolvida por duas grandes empresas do setor: a NPR, conhecida por suas reportagens rigorosas e narrativa envolvente, alcança diariamente milhões de americanos através de diversas plataformas − seja no rádio, online ou pessoalmente. Com uma extensa rede de jornalistas premiados e 17 escritórios internacionais, a empresa oferece uma variedade de podcasts, incluindo NPR One, NPR News Now e Visual Newscast. E a Edison Research, renomada por suas pesquisas estratégicas, atende a clientes em todo o mundo, incluindo marcas como Apple, Disney e Google. Especialista em pesquisa de podcast, a empresa colabora para NPR, Spotify, ESPN, entre outros. Seu alcance não se limita aos Estados Unidos, estendendo-se por América do Sul, África, Ásia, Austrália e Europa. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

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