Edição 1.440 - 13 a 19 de dezembro de 2023 Por Luciana Gurgel, editora executiva (*) (*) Em função do lançamento deste Especial, excepcionalmente deixamos de publicar nesta edição a coluna de Luciana (MediaTalks by J&Cia) e o resumo da semana O Especial COP28 pode ser lido aqui ou aqui A COP28 terminou com um acordo melhor do que muitos esperavam, mas o caminho é longo − e enquanto isso a ansiedade climática avança, a ponto de impactar decisões sobre onde trabalhar. É o que mostra uma pesquisa abordada na edição, que também debate o preocupante movimento contra a avaliação das práticas de ESG, a necessidade de apoio às pequenas empresas na elaboração de relatórios de sustentabilidade e o que se espera das grandes corporações e dos governos nesse esforço. Outro estudo, da Universidade de Yale, destaca que os brasileiros estão entre os que mais se preocupam com os danos das mudanças climáticas às gerações futuras e entre os que mais acham que o tema deve ser prioridade do governo. Apesar da importância, as dificuldades para o jornalismo ambiental persistem. Outra pesquisa apresentada na revista aponta as barreiras para a cobertura ambiental na América Latina, associadas à recorrente falta de estrutura. Nesse sentido, é valioso um artigo escrito por Marina Amaral, cofundadora da Agência Pública. Do tempo em que os jornalistas que cobriam Amazônia eram descritos pelos grandes jornais como aqueles que tinham se embrenhado no “Brasil profundo”, Marina exalta a importância do advento da mídia digital para colocar os índios e a Amazônia na pauta do País. Duas entrevistas publicadas no especial discutem o tom correto para abordar a emergência climática. De um lado, a diplomata costarriquenha Christiana Figueres, aclamada como arquiteta do Acordo de Paris, pede maior equilíbrio entre a indignação e o otimismo. Do outro, Erika Bjerström, uma das principais jornalistas ambientais da Suécia, diz que não é papel da imprensa manter a audiência de bom humor de maneira falsa. Nesse contexto, o especial mostra o poder do caminho do meio, representado pelo jornalismo de soluções, que aborda temas como as mudanças climáticas, mostrando sua gravidade junto com respostas ao problema. Outro esforço importante é o da CCN (Covering Climate Now), da qual o MediaTalks faz parte, que compartilha pela rede as matérias produzidas por seus membros, de maneira a alcançar um impacto global para o conteúdo produzido em cada país. Os desafios são muitos, mas boas iniciativas estão em andamento. O Especial COP28 busca mostrar caminhos para os profissionais, veículos e empresas que queiram se engajar nesse esforço depois que as luzes se apagarem em Dubai − pois elas logo se acenderão em Belém, sede da COP30. O MediaTalks, braço internacional do J&Cia, lançou uma edição especial comentando os impactos da COP28, encerrada nessa quarta-feira (13/12), e com reflexões sobre questões como jornalismo ambiental, ativismo e a influência das mudanças climáticas sobre decisões de pesso as e empresas. A revista teve a colaboração dos jornalistas Claudia Wallin, Eloá Orazem, Fernanda Massarotto, Márcia Carmo, Luciana Gurgel e Aldo de Luca, falando respectivamente de Suécia, EUA, Itália, Argentina e Reino Unido. A edição tem apoio de GM, Banco BV, Suzano, Cummins, Anglo American, Itaú, GBR, BCW / Máquina, BRF e TekBond. De Londres, Luciana Gurgel fala sobre a edição especial: Novo Especial do MediaTalks traz os impactos da COP28 Jornalismo, ativismo e mobilização: o clima na pauta do mundo
Edição 1.440 página 2 Últimas n O UOL anunciou a chegada de Carla Jimenez como nova editora-chefe. Com mais de 30 anos de carreira, grande parte em cargos de edição e gestão de equipes, Carla vinha atuando como colunista na CartaCapital. Em 2022, com Eliane Brum e Jonathan Watts, fundou a Sumaúma Jornalismo, plataforma dedicada à cobertura da Amazônia. Antes, foi diretora executiva do El País Brasil e editora de Economia da IstoÉ Dinheiro. Passou ainda por Estadão, The Intercept Brasil e pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Carla Jimenez é a nova editora-chefe do UOL Carla Jimenez n Quem defende o Jornalismo, valoriza as e os Jornalistas! é o tema da Fenaj para a campanha que convoca os 31 Sindicatos filiados e toda a categoria para se engajarem na Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024. Lançada em ato nacional em 18/11, durante o 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da entidade. A presidente Samira de Castro expressou “o compromisso da Federação em liderar a maior luta conjunta da história da categoria”. (Saiba+) n E em reunião com Ricardo Capelli, secretário executivo do Ministério da Justiça, Samira abordou a violência contra jornalistas e profissionais da mídia, além de outros temas de interesse da categoria. Ela defendeu ainda a federalização das investigações dos crimes contra jornalistas e falou sobre o crescimento de decisões judiciais contra a categoria, citando a condenação de Schirlei Alves, condenada por reportagem sobre o caso Mari Ferrer. Samira lembrou o PL 1078/2011, que altera a Lei nº 10.446, de 8/5/2002, que dispõe sobre a participação da Polícia Federal na investigação de crimes praticados contra a categoria: “Precisamos garantir mecanismos legais de investigação de atentados, sequestros e assassinatos de jornalistas. Esse tipo de violência é muito comum em cidades do interior”. Capelli, que também tem formação em jornalismo, ressaltou que “não há democracia sem jornalismo livre e independente”. Fenaj lança Campanha Salarial Unificada Vencedora do Prêmio Jatobá Categoria: Comunicação Integrada Cliente: Allergan Aesthetics www.talquimy.com.br
Edição 1.440 página 3 conitnuação - Últimas n Morreu Ricardo Pereira, em 10/12, aos 72 anos, de um câncer que tratava há quatro anos, em Cascais, Portugal, onde residia. Deixou quatro filhos e um neto. u Carioca, na adolescência morou na Califórnia, Estados Unidos. De volta ao Brasil, cursou Comunicação Social na UFF (Universidade Federal Fluminense) e Administração na EBAP-FGV (Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas). Começou no jornalismo fazendo traduções para veículos dos grupos Bloch e Globo. u Entrou para a TV Globo em 1977, como repórter do Jornal Nacional e do Fantástico, e lá permaneceu por 43 anos. No ano seguinte, foi trabalhar em Brasília. Em 1980, depois de transferido para Londres como correspondente internacional, em três anos tornou-se chefe do escritório. u Em 1983, esteve nas Malvinas um ano após o fim da guerra entre Argentina e Reino Unido. Foi o primeiro repórter de TV não britânico a pisar nas ilhas. Na reportagem, encontrou o diário de um soldado argentino, localizou-o e, meses depois, voltou com ele às Malvinas. Sobre esse encontro, produziu recentemente um documentário para o Globoplay, que será lançado em 2024. u Era o ano de 1986 quando se mudou para a Itália para ser diretor de jornalismo da Telemontecarlo, na época associada ao Grupo Globo. Com a venda da emissora, deixou a Globo, mas continuou morando em Roma, e lá fundou uma produtora e um canal de TV especializado em turismo. Em 2006, ainda na Itália, tornou-se consultor da Globo Internacional para a distribuição do canal na Europa. u Em 2011, a Globo inaugurou em Lisboa sua sede europeia e Pereira, formalmente de volta à casa, foi nomeado diretor. Esteve no cargo até setembro deste ano, quando se aposentou, e quis fechar um capítulo aberto em sua época de correspondente internacional. Foi substituído por Rodrigo Nascimento, que diz dele: “Ricardo deixou um time muito bacana aqui em Portugal e, agora, vamos seguir em frente do jeito que a gente gostaria que ele seguisse”. O adeus a Ricardo Pereira Ricardo Pereira Memória Globo Ricardo Pereira em Brasília Reprodução Jornal Nacional n Na última segunda-feira (11/12), Marcelo Pereira apresentou o programa Hora 1 da notícia, que abre o jornalismo diário, às 4h, nas madrugadas da Globo, e deve fazê-lo durante esta semana. Ele cobre a folga do âncora Roberto Kovalick, substituição antes exercida pelo repórter César Menezes. u Desde 2021, Pereira respondia pela previsão do tempo – foi o primeiro negro nesta função. Começou na Globo como repórter da madrugada em São Paulo e, antes disso, esteve na TV Fronteira, afiliada Globo em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Teve passagens por Rede Amazônica, no Acre; TV Anhanguera, no Tocantins; além de Record e SBT, na cidade de São Paulo. Marcelo Pereira troca o tempo pela ancoragem Marcelo Pereira Twitter Branded Content Ideias & Cia Por Thyago Mathias, diretorgeral LLYC Brasil O ano de 2023 foi marcado por diversas conquistas para a LLYC no Brasil. Segundo o Anuário da Comunicação Corporativa 2023 da Mega Brasil, estamos entre as cinco maiores agências em faturamento individual do País. Além disso, encerramos o ano com mais seis prêmios conquistados, resultados de projetos executados com excelência, criatividade e inovação em cada etapa. Fomos reconhecidos nas etapas nacional e regional no Prêmio Aberje, com o projeto Mocotó SQF, que abraçou a Síndrome de Quilomicronemia Familiar. Esta iniciativa não só ganhou destaque no Aberje, mas também foi aplaudida no The One Show, no International Business Awards e no New York Festival Health, certames internacionais que ressaltam a inovação e criatividade dos projetos. Além dessas premiações internacionais, recebemos o troféu regional da Aberje pelo livro Liderança: Mulheres que comunicam a transformação na categoria Publicação Especial. Este reconhecimento sublinha o compromisso da consultoria em promover debates relevantes e transformadores por meio da comunicação. Quem teve destaque também foi a campanha Detetive Gui, liderada por nossa cliente PTC Therapeutics, consagrada como a melhor na categoria Melhor Projeto de Marketing Digital com foco em transformação de processos e cultura, no Lupa de Ouro, principal premiação do setor farmacêutico. Assim, encerramos o ano com um legado de conquistas, resultado do trabalho de um time comprometido e dedicado a trazer soluções eficazes aos nossos clientes. Os resultados nos impulsionam a continuar liderando a inovação no cenário nacional da comunicação corporativa. Troféus Aberje 2023: reconhecimento e excelência em comunicação
Edição 1.440 página 4 Nacionais n O jornalista Renaud Philippe realizava a cobertura dos conflitos relacionados à disputa de terras em áreas de demarcação indígena no Mato Grosso do Sul quando foi agredido por homens armados. Ele estava acompanhado da esposa e companheira de trabalho, a antropóloga Carol Mira. Philippe atua em campos de conflito pelo mundo há 18 anos e relatou à Abraji nunca ter se sentido tão ameaçado com a leniência das forças de segurança em toda a sua carreira como nesse incidente. u O casal, que está há dois anos documentando a realidade dos povos Guarani e Kaiowá, informou que a hostilidade em terras de conflito fundiário é constante, levando-os a criar estratégias específicas para garantir sua segurança durante a cobertura no Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores optaram por manter sigilo sobre o propósito de sua presença na área e estabeleceram regras, como evitar mencionar o motivo da visita, não utilizar artefatos indígenas, como colares e pulseiras. u Em entrevista à Abraji, Renaud relatou sua perspectiva após os ataques violentos e o receio de lidar com forças de segurança da região. (Saiba+) n O promotor Fabiano Augusto Petean solicitou à Justiça Eleitoral investigação contra Artur Rodrigues, da Folha de S.Paulo, e Joaquim de Carvalho, do site Brasil 247, responsáveis por entrevistar o cinegrafista Marcos Andrade, da Jovem Pan, que registrou o tiroteio realizado durante a campanha do governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, em 2022. Na época, Andrade revelou que a equipe do político pediu que o vídeo fosse apagado. A informação foi publicada na Folha em 6 de dezembro. u No segundo turno da eleição, ele registrou o tiroteio envolvendo a polícia em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, que resultou na morte de um homem enquanto Tarcísio fazia campanha no local. Na ocasião, um áudio divulgado pela Folha mostra o momento em que um membro da equipe do governador o orienta a deletar o registro. u Marcos relatou ao veículo que considerou estranho o pedido, optando por manter as gravações. Além do inquérito sobre homicídio, o caso foi levado à Justiça Eleitoral para definir se Tarcísio havia cometido crime previsto artigo do Código Eleitoral que trata da divulgação, na campanha, de desinformações “capazes de exercer influência perante o eleitorado”. u Em 4/12, o promotor eleitoral solicitou o arquivamento da investigação em relação a Tarcísio. No mesmo documento, pediu investigação dos jornalistas Artur Rodrigues e Joaquim de Carvalho sob suspeita de “feitura de matérias que contém conteúdo inverídico”. u Nele, também é sugerido que sejam feitos interrogatórios com os diretores que autorizaram a divulgação das matérias. Segundo depoimento do cinegrafista no inquérito, ele nunca disse que o episódio do tiroteio fosse uma “uma farsa da campanha eleitoral de Tarcísio”. As reportagens da Folha também não continham essa afirmação. u O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Fenaj solidarizam-se com os jornalistas e se comprometem a acompanhar de perto o andamento das investigações. Jornalista canadense agredido no Mato Grosso do Sul relata temer forças de segurança Renaud Philippe e Carol Mira Promotor pede arquivamento de inquérito contra Tarcísio de Freitas e investigação de jornalistas PMs abrigam-se durante o tiroteio Padre Landell de Moura Assine aqui o abaixo assinado pleiteando a inclusão do nome dele no Bulevar do Rádio, que a Prefeitura de São Paulo está construindo na região da Av. Paulista
Edição 1.440 página 5 conitnuação - Nacionais n Ruy Castro venceu mais um Prêmio Jabuti, oferecido pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria Romance literário, como foi anunciado em 5/12, no Theatro Municipal de São Paulo. u O título Os perigos do imperador: um romance do Segundo Reinado, sobre uma tentativa fictícia de assassinato de Dom Pedro II, vem se juntar a outros Jabuti que ele ganhou, em 2020, na categorias Biografia e reportagem, e em 2019, na Crônica. u Castro é autor de cerca de 20 livros, publicados em dez países, e integra a Academia Brasileira de Letras. Além de algumas obras de reconstituição histórica, é mais conhecido como biógrafo – de Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmen Miranda, entre outros – e sobre esta especialidade chegou a lançar A vida por escrito: ciência e arte da biografia. Antes de se tornar escritor profissional, foi jornalista durante 20 anos, e até hoje publica quatro crônicas por semana na Folha de S.Paulo. n O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin suspendeu em 8/12 uma decisão da Justiça do Maranhão que determinava a remoção das reportagens do Estadão sobre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. u As publicações denunciavam a concessão de retransmissão de TV por Juscelino a uma emissora ligada ao seu grupo político no Estado. A determinação foi imposta pelo juiz José Eulálio Figueiredo de Almeida, da 8ª Vara Cível de São Luís (MA). Além da retirada, era exigido que o jornal e os autores da publicação publicassem um texto de retratação afirmando que “noticiaram informações falsas”. u Segundo Zanin, não há argumentos concretos que impeçam a divulgação das informações no veículo: “Nota-se que, com o devido respeito, a decisão reclamada utiliza-se de argumentos genéricos, sem justificar suficientemente o motivo da restrição à liberdade de imprensa. Por ora, não há informação nos autos de que a notícia seja falsa ou sabidamente maliciosa”. u De acordo com o ministro do STF, a decisão configura “evidente obstrução ao trabalho investigativo inerente à imprensa livre, além de caracterizar embaraço ao repasse das informações à opinião pública”. u Zanin pediu informações à Justiça do Maranhão antes de tomar uma decisão definitiva sobre o tema. STF derruba decisão que censurou reportagens do Estadão Ruy Castro vence o Jabuti na categoria Romance literário Ruy Castro Marcos Ramos/O Globo n Karla Mendes ([email protected]) ficou em segundo lugar do Prêmio Lincoln de Jornalismo com a reportagem Exportadora de óleo de palma acusada de grilagem de terras em cemitérios quilombolas, publicada em dezembro de 2022. A cerimônia de premiação foi em 9/12, na Cidade do México. Chico Regueira, repórter da Globo, foi um dos jurados. u Karla é reporter investigativa do site Mongabay – sobre ciência ambiental, energia e design verde – no Brasil e bolsista da Rainforest Investigations Network, do Pulitzer Center. No ano passado, foi a primeira latino-americana eleita para a diretoria da Society of Environmental Journalists (SEJ), nos Estados Unidos. u O Prêmio Lincoln de Jornalismo, sobre políticas urbanas, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, é oferecido pelo Lincoln Institute of Land Policy. Com sede em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, o instituto tem por objetivo melhorar a qualidade de vida por meio do uso, tributação e administração eficazes da terra. Este ano, o certame recebeu 141 inscrições de 15 países. n O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em parceria da regional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), anunciou os vencedores da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Apesar da organização regional, a iniciativa é nacional e desponta como uma das mais relevantes dos Direitos Humanos na América do Sul. Neste ano foram 414 trabalhos inscritos nas nove categorias do concurso. Confira no Portal dos Jornalistas a relação completa dos vencedores e demais trabalhos homenageados. Prêmio Direitos Humanos 2023 anuncia vencedores Karla Mendes é vice no Prêmio Lincoln Karla Mendes
Edição 1.440 página 6 Comunicação Corporativa n Paulo Andreoli está reassumindo o controle societário da MSL Andreoli – nascida Paulo Andreoli - Corporate Affairs, em 1997 – após 20 anos no Publicis Groupe. A agência, conforme comunicado divulgado na tarde dessa terça-feira (12/12), passará por processo de rebranding e reestruturação estratégica. “As mudanças incluem a criação de nova marca, revisão de ofertas e nova estrutura organizacional e as novidades serão comunicadas ainda em janeiro do próximo ano”, destaca o informe. u Sócio-fundador da agência, Andreoli enfatiza: “A movimentação não impactará os atuais clientes e colaboradores da MSL Andreoli, que seguirão para a nova agência. Quanto à estrutura, seguiremos contando com os 18 escritórios espalhados pela América Latina, que compõem a rede exclusiva da agência na região há mais de 20 anos, e continuarão associados à Andreoli e atendendo à rede global da MSL. u Na troca de agradecimentos, Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe Brasil, diz: “Paulo construiu e consolidou, com seu time, fortes laços de mais de duas décadas de parceria, os quais serão mantidos dentro da nova fase do seu negócio. Os clientes da nova agência continuarão a se beneficiar da expertise das agências do Publicis Groupe”. Paulo retribui: “Após 20 anos, posso assegurar que elegi o melhor parceiro de negócios. O Publicis Groupe sempre me apoiou, incentivou e contribuiu para meu crescimento profissional e pessoal. Esta operação traduz o respeito que eles têm com as decisões e iniciativas dos seus líderes. Certamente, continuaremos a trabalhar juntos”. u “A transação”, consensual, como frisa Gabriela, “está alinhada aos interesses estratégicos das duas partes e mantém em bons termos os mais de 20 anos de parceria entre os sócios: “O Publicis Groupe passa por importantes transformações globalmente. A partir de um novo direcionamento estratégico de negócios, acordamos a venda da nossa participação na MSL Andreoli para concentrar nossos esforços em criatividade, dados, tecnologia e mídia”. Internacional n Mayra Gasparini Martins mudou de função e de país em novembro. Na Wise há três anos, foi promovida de gerente sênior de comunicação Latam, baseada em São Paulo, a gerente sênior de comunicação Latam e US-Hispanic, em Austin, EUA. Mayra foi por três anos e meio gerente de comunicação do PayPal e, antes, esteve por quase dois anos na MSL. Ceará n Cristiane Peres deixou a Companhia Siderúrgica do Pecém, em que atuou por 11 anos e meio, até novembro, e foi contratada como assessora para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE Ceará, em que já havia atuado entre 2010 e 2012. Paraná n Mariana Meyer, que atuou como assessora de imprensa na 203 Comunicação por pouco mais de dois anos, começou em outubro como redatora na YouFocus. Rio de Janeiro n Carolina Coelho deixou em setembro a InPress Porter Novelli, onde atuou por um ano e dez meses como consultora júnior. Está, por enquanto, operando como autônoma em mídias sociais, sua especialidade. Ela foi anteriormente da Edelman, agência em que trabalhou por quase dois anos e meio. Paulo Andreoli reassume controle societário da MSL Andreoli Paulo Andreoli Gabriela Onofre Mayra Gasparini Martins Cristiane Peres Mariana Meyer Carolina Coelho
Edição 1.440 página 7 n Rafael Corrêa iniciou em novembro nova jornada profissional, contratado como head global de comunicação corporativa do Nubank. Aceitou o desafio após cumprir dez anos à frente da comunicação do Google, onde foi gerente, head e diretor. Antes, na imprensa, passou pela revista Veja, onde foi repórter e, na segunda passagem por lá, editor, e pela Globosat, também na reportagem. u Algumas semanas antes de sua chegada, deixou a instituição a diretora de Comunicação Olívia Nercessian que ali esteve por dois anos. Ex-head de PR e Public Policy na Movile, ela esteve por seis anos e meio na RPMA. Também passou pelo Grupo TV1 e pela S2, agência que foi incorporada pela Weber Shandwick. n Juliana Barreto, ex-head de comunicação externa de Souza Cruz, Alerj e FSB, há dois liderando a Comunicação da SuperVia, integrará o corpo docente da FGV como professora do MBA de ESG que se inicia em abril de 2024. Com duração de 17 meses, contemplará disciplinas como Sustentabilidade Corporativa e ESG, Estratégias de Comunicação em Sustentabilidade, Gestão de Stakeholders, dentre outras. n Marina Brandão, que ficou por cinco anos e três meses na Danthi Comunicação, onde era sócia sênior, é desde setembro como assessora de imprensa na Avenida Comunicação. n Roberta Prado assumiu em setembro a Diretoria de Marketing & Growth da Estrella Galicia do Brasil. Antes, foi por quase oito anos do marketing do Grupo 3Corações. Santa Catarina n Marina Moura, gerente de marca e comunicação, deixou a Pixeon em setembro, após pouco mais de 12 anos e meio de casa. Ela é, desde outubro de 2020, membro do The CMOs Marketers, comunidade que reúne profissionais de marketing de todo o País. conitnuação - Comunicação Corporativa Juliana Barreto Marina Brandão Roberta Prado Marina Moura São Paulo Olívia Nercessian sai e Rafael Corrêa (ex-Google) assume a comunicação do Nubank Rafael Corrêa Olívia Nercessian E mais... n Pierre Cruz e Juliana Soletto integraram-se ao time de atendimento da Truly, para o núcleo de saúde, tecnologia e higiene. Pierre, especializado nas áreas de tecnologia e consumo, educação e setor público, terá foco em assessoria de imprensa; Juliana, também com experiência no setor público, atuará na produção de conteúdo e relacionamento com influenciadores e stakeholders. Eles se reportam a Renata Piza, líder de conteúdo e influência da agência. n Aline Faria deixou a Loures Consultoria, em que esteve por mais de um ano e meio, e integrou-se ao time da GBR Comunicação. Ela também já foi do Grupo Printer e da Clipping Service. n Ana Luisa Chechetti, gerente de comunicações na Pepsico, deixou a empresa em outubro, após um ano e três meses de casa. Ela também já esteve em Foreo (dois anos), Ideal (um ano e dez meses), Ketchum (cinco anos) e Diageo (um ano e oito meses). Pierre Cruz Juliana Soletto Ana Luisa Chechetti Aline Faria
Edição 1.440 página 8 n Bianca Beltrame, ex-CDN, que ficou na Ideal como atendimento sênior por quatro anos e meio, até agosto, está agora na Smart PR como executiva sênior. n Caroline Pasternak despediu- -se da Vicunha Têxtil, onde atuou como analista de comunicação por dois anos e meio, até outubro, e começou nova jornada em novembro como relações públicas na Shopee. n Fernanda Doniani, diretora assistente, despediu-se em agosto da EY, onde ficou por três anos. Em seu Linkedin informa morar atualmente em Ann Arbor, Michigan, EUA. Ela também já esteve mais de dois anos na JeffreyGroup, e mais de 11 na Máquina CW. n Gabriela Galdino integrou-se em julho ao time de atendimento sênior da Ideal, vinda da Index, onde trabalhou por dois anos e nove meses como executiva sênior. Ex-repórter no Grupo Abril, ela também esteve por quase três anos e meio na Jô Ribes. Bianca Beltrame Caroline Pasternak Fernanda Doniani Gabriela Galdino n Giovanna Fraga, que foi por quase 14 anos gerente de marketing da Rádio CBN e, na sequência, mais um ano e meio em novas atividades do Sistema Globo de Rádio, deixou a organização em novembro. Antes, ainda na área de rádio, foi assistente de marketing da Eldorado por quase quatro anos e meio. n Irene Ruberti despediu-se em outubro da Kubix, agência em esteve por dois anos e quatro meses como diretora de atendimento. Ex-editora e repórter do Estadão, onde atuou por 15 anos e quatro meses, ela também foi da equipe de comunicação da Abracom por quatro anos. n Juliana Denardo (Nardi), head de operações Latam, deixou a PR Newswire Brasil, após pouco mais de 12 anos de casa. n Karoline Duarte, gerente de experiência do cliente, deixou o Grupo Fala em novembro, após um ano e três meses de casa, e seguiu, na mesma função, para a TOTVs. n Luiz Serafim, head de comunicação e marca, deixou a 3M em setembro, após 29 anos de casa. Começou na sequência como diretor executivo na World Creativity Day. Na atividade docente, é há dez anos professor de MBA em Marketing na Inova Business School, com unidades em Campinas e Ribeirão Preto. n Marcos Araújo, analista na FSB Comunicação, deixou a agência em outubro, após dois anos e dois meses de casa. Antes, esteve por pouco mais de quatro anos na Cape Press Comunicação. n Mariana Meyer, supervisora de conteúdo, despediu-se em outubro da Atelier de Conteúdo, agência em que começou como estagiária e onde permaneceu por pouco mais de três anos. n Nayara Alencar, analista financeiro, deixou a MSL Brasil (Publicis Groupe) em novembro, após completar pouco mais de oito anos de casa. Giovanna Fraga Irene Ruberti Juliana Denardo (Nardi) Karoline Duarte Luiz Serafim Marcos Araújo Mariana Meyer Nayara Alencar conitnuação - Comunicação Corporativa
Edição 1.440 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Patricia Kishimoto deixou a Approach, onde era assessora plena e estava há quase três anos, transferindo-se para a Weber Shandwick, como atendimento sênior para a Nespresso. Antes, ficou na Golin por um ano e quatro meses. n Raphaela Vitor, da equipe de atendimento da Ketchum, deixou a agência em junho e hoje está na Weber Shandwick, atuando como associada pleno para o atendimento da Warner Bros. Discovery Latam. n Saulo Bordon, ex-Grupo Petrópolis, onde atuou por sete anos e meio, e que teve uma rápida passagem pela JeffreyGroup, deixou a Tetra Pak em setembro, após dois anos e meio de casa. Na empresa, foi primeiro coordenador de comunicação externa, assumindo, na sequência, a gerência da área (MarCom). No Linkedin, ele informa que está agora como diretor de desenvolvimento em tempo integral de Meu Filho, “organização dedicada ao desenvolvimento de seu mais fantástico cliente: Matheus Bordon”. Patricia Kishimoto Raphaela Vitor Saulo Bordon Ana Carolina Kucera Viviane Santa Cruz Licença-maternidade n Ana Carolina Kucera, gerente de contas e de brand PR na Buzzing, no Rio de Janeiro, na agência desde junho de 2022. n Viviane Santa Cruz, gerente de comunicação na Ibirá Comunicação Estratégica, em São Paulo, na agência desde fevereiro de 2021. Dança das contas n A MGA Press assumiu a assessoria de comunicação da Catho, empresa focada no mercado de vagas de emprego, fundada em 1977. No atendimento, Mariana Yole (11-93358-4874 e mariana܂yole@mgapress܂com܂br). n A Marqueterie conquistou as contas da imobiliária Coelho da Fonseca, da Pointer, marca de revestimentos do Portobello Grupo, e do Velocitta, complexo no interior de São Paulo que une o esporte à natureza. A agência responderá por toda a estratégia de PR das marcas e para o complexo Velocitta, ainda contará com um trabalho de conteúdo. A liderança do atendimento será das sócias Bia Azevedo e Teresa Westin, mais a coordenação de Marcelo Rosa, Gabriela Genova e Vinicius Brilhante. Integram o time de atendimento Celina Cardoso, Daniela Oliveira, Maria Luiza Ávila e Mariana Chechetti. Pelo mercado n A Telefônica | Vivo foi a única empresa brasileira a receber, na COP28, em Dubai, o prêmio Guardiões pelo Clima, reconhecimento inédito do Pacto Global da ONU no Brasil para Estratégia de Carbono Zero. u A propósito da premiação, Renato Gasparetto Jr., VP de Public Affairs e Sustentabilidade, lembra que nos últimos oito anos a companhia reduziu em quase 90% as emissões diretas, passando, em 2019, a ser empresa carbono neutro, com 100% de energia renovável. n A RPMA, que acaba de conquistar o tricampeonato como Grande Agência do Ano do Prêmio Jatobá PR, anunciou no início desta semana o lançamento de seu novo site, mais moderno, prático e de fácil navegabilidade. Segmentado por tópicos de interesse e informações sobre serviços oferecidos pela agência, o novo site possui um acervo de cases que contribuíram para os mais de 100 prêmios (entre eles os 20 Jatobás) e reconhecimentos recebidos pela agência ao longo da história. Renato Gasparetto Jr. HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?
Edição 1.440 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa Demais vencedores de 2023 n Além do Einstein, as demais organizações vencedoras da noite foram: • Diversidade e Inclusão – Museu do Holocausto de Curitiba • Ética, Integridade e Compliance – Unimed Rio • Gestão de Crises Organizacionais – Santa Casa de Belo Horizonte • Marca – PUCRS • Memória Organizacional – Banco Mercantil • Relacionamento Internacional – Valmet • Sustentabilidade Organizacional – Klabin • Consumidor / Cliente – Iveco • Imprensa – DM9 • Influenciador – Enel Brasil • Multipúblicos – PTC Therapeutics/LLYC • Público Interno – Vale • Evento – TOTVS • Mídia Digital – Embratel • Mídia Impressa – Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo • Publicação Especial – Cemig Distribuição Destaques do Ano n Os prêmios especiais anunciados antecipadamente foram: • Televisão – Conexão Globonews • Jornal – Caderno Eu& (Valor Econômico) • Mídia Regional – Amazon Liberal (Grupo Liberal) • Mídia Especializada – Um Só Planeta (Editora Globo) • Produção de Conteúdo – Projeto Todas (Folha de S.Paulo) • Especial Comunicação da Amazônia – Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (Instituto Brasileiro de Mineração − Ibram) • Especial Vozes Influentes da Comunicação – Marc Tawil • CEO Comunicador do Ano – Jerome Cadier (Latam Airlines Brasil) • ‘James Heffernan’ Educador do Ano – José Vicente (Universidade Zumbi dos Palmares) • Trajetória de Comunicação – Cristiana Xavier de Brito (Basf) Equipe do Hospital Israelita Albert Einstein celebra ao lado de Paulo Nassar e Hamilton dos Santos o troféu de Empresa do Ano (ao centro, Debora Pratali) Pedro Torres (Gerdau) Comunicadores do Ano: Pedro, Pâmela, Matheus, Brunna, Jorge, Mariana, Debora, Elis e Alex n Com a presença de cerca de 350 convidados, no Patio Welucci, em São Paulo, a edição 2023 do Prêmio Aberje teve, entre seus destaques, a inédita conquista do Hospital Israelita Albert Einstein como Organização do Ano – além de ter faturado outras duas categorias (Sociedade e Mídia Audiovisual) e um dos troféus de Comunicador do Ano para a diretora Debora Pratali – e o bicampeonato de Pedro Torres, diretor Global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau, eleito com mais de dois mil votos Comunicador do Ano, na disputa com Debora e os outros oito executivos indicados pelo colegiado da Aberje – Alex Pereira de Morais (Sotreq), Brunna Lopes (Banco Mercantil), Elis Ramos (Vale), Jorge Görgen (Grupo Iveco), Mariana Viel (Portonave), Matheus Lombardi (XP Inc) e Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco). Prêmio Aberje Hospital Albert Einstein conquista prêmio inédito de Organização do Ano. Pedro Torres, da Gerdau, é novamente Comunicador do Ano Pelas instituições
Edição 1.440 página 11 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Um estudo(*) da Deloitte Consultoria faz uma análise sobre as tendências de tecnologia e entretenimento para o próximo ano. Neste contexto o áudio deverá ter um maior consumo em diferentes formatos. Rádio: resistência e evolução Apesar do cenário em transformação, o rádio continua a se destacar como um meio resiliente, particularmente em mercados em desenvolvimento. Com quase quatro bilhões de ouvintes mensais estimados para 2024, a receita publicitária do rádio deverá alcançar cerca de US$ 42 bilhões, representando um crescimento modesto, de aproximadamente 1,5% ao ano. Contudo, as emissoras precisam se adaptar às mudanças, considerando ofertas digitais, e se preparando para possíveis desligamentos do FM em alguns países. A incorporação da inteligência artificial generativa (IA) no rádio pode ser uma virada de jogo. Com DJs ao vivo alimentados por IA e anúncios criados por essa tecnologia, o meio poderá ter mais agilidade na produção de conteúdos para as programações das emissoras. A mudança para a digitalização e o investimento na IA podem ser estratégicos para garantir a rentabilidade contínua neste cenário em evolução. Podcasts: desafios monetários e caminhos inovadores O cenário dos podcasts, em constante crescimento, enfrenta desafios significativos na geração de receitas. Com 1,7 bilhão de ouvintes mensais previstos até 2024, as receitas globais de anúncios podem atingir US$ 3,5 bilhões, refletindo um aumento anual de cerca de 30%. A integração com outras formas de mídia e a criação de conteúdo complementar podem ser cruciais para o crescimento contínuo desse mercado. Inovações, como podcasts de vídeo e colaborações com programas de TV e filmes populares, têm o potencial de atrair novos públicos e ampliar as oportunidades de monetização. A estabilidade no número de episódios sugere espaço para inovação e expansão da base de ouvintes. Audiolivros: crescimento sustentado na era pós-pandemia Com o mercado de audiolivros em ascensão, prevê-se que 270 milhões de pessoas ouvirão audiolivros mensalmente até 2024. O acesso facilitado e o aumento de títulos contribuem para esse crescimento, impulsionando as receitas anuais por ouvinte para aproximadamente US$ 26 bilhões. A competição acirrada entre plataformas de streaming de áudio destaca a importância da inovação; vozes geradas por IA e narração automática de obras literárias são tendências para a produção. Áudio: tendência do aumento de consumo em 2024 Streaming de áudio: consolidação e qualidade na vanguarda Os serviços de streaming de áudio permanecem populares, com previsão de mais de 750 milhões de assinantes mensais em 2024. As receitas devem atingir US$ 23 bilhões, representando um crescimento anual de cerca de 15%. A consolidação de serviços e a oferta de múltiplos formatos em uma única plataforma podem ser estratégias cruciais para impulsionar o número de assinantes. A inovação tecnológica, incluindo personalização impulsionada por IA, qualidade aprimorada do som e a busca por melhores ofertas de assinaturas são elementos-chave para diferenciar as plataformas de streaming no mercado competitivo do consumo de áudio. O áudio como força motriz Em 2024, o cenário de entretenimento de áudio é moldado por desafios persistentes e grandes oportunidades. Apesar dos obstáculos na monetização, o consumo de áudio permanece como uma atividade complementar para milhões de pessoas. Para prosperar nesse ambiente dinâmico, a consolidação, a inovação e a diversificação são essenciais para atrair a atenção do público. Plataformas e criadores de conteúdo devem abraçar estratégias cada vez mais ágeis e investir em tecnologias emergentes para continuar atraindo e retendo públicos. O áudio não é apenas uma forma de entretenimento; é um meio em constante evolução, em que a qualidade, a consolidação e a inovação continuarão a moldar seu uso nos anos que virão. (*) Fonte: TMT Predictions 2024 Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
Edição 1.440 página 12 AGRO Patrocínio Abag/RP divulga vencedores da 16ª edição do Prêmio José Hamilton Ribeiro n A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) divulgou os vencedores da 16ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. A premiação incentiva e reconhece trabalhos jornalísticos sobre assuntos relacionados ao agronegócio. u Nas categorias profissionais, os vencedores foram Daniela Antunes, da Revista Painel (Revista Impressa), com a reportagem Tempo de uvas; Rone Carvalho, do Diário da Região (Jornal Impresso), com Preservar e produzir é possível; Rodolfo Tiengo, do g1 Ribeirão e Franca (Multiplataforma), com Tilápia x Saint Peter, reprodução ‘masculinizante’, vacina: saiba como é a produção de um dos peixes mais consumidos no Brasil; Marcos Felipe e equipe, da EPTV Ribeirão Preto (TV), com Produtores rurais investem em agricultura de precisão para melhorar produtividade; e Bruna Marin, do programa Globo Rural, da TV Globo (Grande Reportagem/Especial), com Exemplo de sustentabilidade − sítio volta a lucrar depois de investir em tecnologias de reuso da água. u Neste ano, integraram a Comissão Julgadora Amanda Morais, coordenadora de Comunicação Corporativa da Raízen; Antonio Rossato Júnior, vice-presidente da Coplana; Felipe Fonseca, Relações com a Imprensa da Cargill; João Uchoa, assessor de Comunicação da ABAG; e Fernando Soares, editor deste Jornalistas&Cia. n A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) realizou, na noite de 30/11, em São Paulo, o lançamento do livro ABAG 30 anos: Três décadas pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro. O evento reuniu associados, autoridades políticas, lideranças empresariais, outras entidades setoriais e imprensa. Uma versão em PDF da obra comemorativa pode ser baixada gratuitamente no site da entidade. n Comemoração dupla no Canal Rural. A emissora, que completou 27 anos no final de novembro, recebeu o Prêmio Ouro na 21ª Mostra de Comunicação da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). A distinção foi concedida na categoria Eventos Virtuais, reconhecendo o painel Metaverso, apresentado durante o Fórum Planeta Campo 2022, quando a emissora realizou a primeira transmissão ao vivo de televisão diretamente da plataforma Meta. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @ RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação No mês em que celebramos o dia dos direitos humanos, a Rede JP compartilha uma entrevista exclusiva com Alice Knom, vice-presidente da ONU para Afrodescendentes sobre jornalismo e direitos humanos. Vamos mergulhar juntos em uma conversa essencial sobre igualdade, justiça racial e ações para construir um mundo mais inclusivo? Assista agora! Participe do Diálogo Global promovido pela Rede JP Alice Knom
Edição 1.440 página 13 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Em 1978, eu era repórter da Folha. Pelo suplemento dominical desse jornal, Folhetim, fui às ruas, apartamentos e bordéis para ouvir e registrar histórias vivas ocorridas com prostitutas de idades diversas, com atuação na Capital paulista. Foram depoimentos incríveis, tocantes. Para formar a reportagem intitulada A luta eterna das damas da calçada, publicada na edição de 4 de dezembro da Folha, ouvi o então delegado-geral de polícia Tácito Pinheiro Machado e até um rufião famoso chamado Hiroito Joanides (1936-1992). Este, anos depois publicaria um livro contando suas origens e trajetória criminosa na “boca do lixo” paulistana, local de tudo quanto é crime até os dias de hoje. Ah! Sim, ia me esquecendo de dizer que já nos anos de 1970, antes até, São Paulo tinha uma área mais ou menos especial em que prostitutas e travestis praticavam o comércio sexual. Isso, aliás, é recordado por Hiroito: “O comércio sexual saiu da periferia e alcançou rapidamente vários pontos do centro da cidade”. Em 1992, o vereador Zé Índio apresentou projeto na Câmara para “confinar” prostitutas, travestis e tal. O local em vista era o Sambódromo. Houve uma gritaria dos infernos. A população reclamou e depois de tanto reclamar o vereador recuou dizendo que “sou o autor do projeto e não quero que algo assim tenha qualquer ligação com o Sambódromo. Essa área deve ser criada em lugares afastados da cidade”. Mas aí já era tarde. O extinto jornal paulistano Notícias Populares, em manchete de 1ª página na edição de 4 de dezembro de 1992, estampou: São Paulo ganha o 1º putódromo − Sambódromo vira bordel!. Fica o registro. Essa reportagem, que à época provocou polêmica, compartilho com vocês a partir de agora. A rua dos destinos Desgraçados faz medo O vício estruge Ouvem-se os brados Da danação carnal... “Tenho dois filhos, um menino e uma menina. Ambos são lindos. A garotinha, hoje com 13 anos, quer ser médica. Vou fazer o possível e até o impossível para que ela seja médica. Se sou, ou fui, uma senhora casada? Não. Cai na realidade aos 13 anos, no interior da Bahia. Nem sei quem é, ou quem são os pais dos meus filhos” − Elvira Baiana Lopes de Almeida, 40 anos, em São Paulo desde 1957. É a meretriz que De cabelos ruivos bramando Ébria e lasciva hórridos Uivos na mesma esteira Pública recebe entre Farraparias e esplendores O erotismo das classes Superiores e o orgasmo Bastardissimo da plebe! Licenciosidade na cultura popular (XXXIX) (continuação de J&Cia 1.437, 1.438 e 1.439) “Outro dia eu fui atropelada por uma viatura policial. Umas pessoas que passavam na ocasião pelo local me levaram à Santa Casa de Misericórdia. Agora, em consequência do acidente, estou usando um pedaço de platina nos joelhos” − Maria Reis Bento da Silva. É ela que aliando à luz Do olhar protervo o indumento Vilissimo do servo ao brilho Da augustal “toga pretexta” Sente alta noite em Contorções sombrias Na vacuidade das entranhas frias O esgotamento intrínseco da besta! (“A Meretriz”, Augusto dos Anjos) A Secretaria da Segurança Pública e a Delegacia Geral de Polícia de São Paulo não sabem informar o número de prostitutas em atividade na cidade, mas calcula-se que pelo menos 250 mil mulheres vivam da comercialização do próprio corpo, muitas delas, inclusive, de menor idade. O Juizado também não tem números precisos. Há muitos anos, elas viviam numa espécie de confinamento, no bairro do Bom Retiro. Mas, lembra um dos antigos “reis” da Boca do Lixo, Hiroito Joanides (autor de Boca do Lixo) − hoje, na medida do possível, um cidadão de respeito −, “empurradas pela repressão policial, as prostitutas foram subindo as avenidas principais, no sentido cidade-bairro. Desde a praça Júlio Mesquita estendeu-se a prostituição pela av. São João acima, até alcançar e subir pela Av. Angélica. No fim desta, ramificou-se parte dela dobrando à direita, seguindo o curso da Av. Dr. Arnaldo, enquanto a outra parte, que dobrara à esquerda, seguira pela av. Paulista. Uma terceira ramificação ainda metia-se pela Av. Rebouças, passando desta para a av. Brasil, República do Líbano e parque do Ibirapuera. Uma outra corrente, que desde a praça Júlio Mesquita descera a av. São João rumo ao centro da cidade, se estenderia à praça do Correio, não sem antes bifurcar- se na av. Ipiranga, por onde seguiria até a rua da Consolação e, por esta, até a av. Paulista. Era esse o cenário da prostituição em São Paulo, já no ano de 1970”. (continua na próxima edição) Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora Hiroito Joanides
Edição 1.440 página 14 AUTO Patrocínio n Em cerimônia realizada na noite da última segunda-feira (11/12), em São Paulo, a Aberje reconheceu os trabalhos, empresas e executivos vencedores do Prêmio Aberje 2023. Dentre os premiados, a Iveco foi um dos destaques ao faturar o prêmio na categoria Comunicação e Relacionamento com Consumidor/Cliente. u A conquista veio a partir da campanha Quem vê cara não vê caminhão, que já havia vencido a regional Minas Gerais e Centro-Oeste, e que apostou na diversidade e valor dos profissionais do setor para diminuir o preconceito contra a atividade. u A empresa também comemorou a entrega do prêmio de Comunicador do Ano a Jorge Görgen, head de Comunicação Corporativa. n Criador do Museu da Imprensa Automotiva (MIAU) e do site Use Elétrico, Marcos Rozen acaba de lançar sob encomenda do Sindipeças A revolução na indústria de veículos e de autopeças no Brasil (A partir dos anos 1980). O livro é uma espécie de continuação de A indústria automobilística e a 2ª Revolução Industrial no Brasil (Origens e Perspectivas), de autoria de Ramiz Gattás, lançado em 1981. u “Ele detalha as principais passagens da história do setor automotivo no Brasil desde os anos 1980 e, assim, atualiza e complementa a obra de Ramiz Gattás, para mim verdadeira bíblia do segmento e leitura obrigatória, que também tive a honra de reeditar e que, juntos, formam conjunto que celebra os 70 anos da associação”, explica Rozen. u A distribuição dos mil exemplares impressos será dirigida, mas interessados podem ter acesso a uma versão digital no hotsite de 70 anos da entidade. n As últimas duas semanas foram marcadas pela divulgação dos resultados de diversas premiações automotivas Brasil afora. Confira a seguir alguns resultados: u A Associação Brasileira da Imprensa Automotiva divulgou os resultados do 25º Prêmio Abiauto. Uma das premiações mais antigas do setor, neste ano adotou um critério inovador para dividir os veículos nacionais, que passaram a ser eleitos pelo torque. u Com um formato diferenciado em comparação à maioria das premiações do setor, o prêmio Os Eleitos, da Quatro Rodas, conta com um júri formado exclusivamente por consumidores. Para participar e escolher os vencedores em oito categorias, é necessário comprovar a propriedade do modelo a partir de preenchimento de ficha com Renavan e CPF. O Grande Campeão de 2023 foi o Toyota Corolla Cross. u Em sua nona edição, o Carsughi L’Auto Preferita premiou carros em 16 categorias, além de reconhecer Antonio Filosa, da Stellantis, como Executivo do Ano, e a Ford e o Programa Nissan Mulheres na categoria Melhor Prática ESG. u Em 11/12 foi a vez de serem anunciados os resultados dos prêmios Top Car TV, Top Moto TV e Top Truck TV. Organizadas por Paulo Brandão, as iniciativas somadas reuniram 50 jurados de todo o Brasil, que definiram os vencedores entre carros, motos e veículos comerciais. Confira os resultados. E mais... n A Quatro Rodas voltou a disponibilizar seu acervo digital. Com isso, assinantes da publicação passam a ter acesso a todas as 776 edições da revista publicadas desde agosto de 1960, a partir do aplicativo da revista para Android e iOS. n A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) lançou em 12/12, durante seu tradicional almoço de fim de ano com a imprensa especializada, a primeira edição da Cartilha de Eletromobilidade. O documento tem por objetivo democratizar informações e conhecimentos sobre os veículos eletrificados. Case da Iveco vence Prêmio Aberje ao abordar preconceito contra caminhoneiros Premiações automotivas aquecem o final do ano Marcos Rozen lança livro em parceria com o Sindipeças Jorge Görgen
Edição 1.440 página 15 Sudeste São Paulo n Em postagem publicada em suas redes sociais, a apresentadora Luciana Barreto anunciou que não seguirá na CNN Brasil a partir de 2024. Contratada ainda durante o período de criação do canal, ela era um dos principais nomes entre os âncoras da casa e desde setembro comandava o Brasil Meio-Dia. u De acordo com comunicado interno assinado pelo vice-presidente de Jornalismo Virgílio Abranches, o desejo de deixar a casa partiu de Luciana, que expôs seu desejo de voltar a morar no Rio de Janeiro. Com a saída dela, Muriel Porfiro assumirá o Brasil Meio-Dia interinamente até a definição de um novo titular, que deverá ocorrer após as festas de fim de ano. E mais... n Gabriela Lima é a nova repórter da VTV, emissora afiliada ao SBT na Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Bragança Paulista. Ela já vinha atuando nos últimos meses como frila para o SBT, em São Paulo, e antes passou pelas tevês Arapuan, Tambaú e Cabo Branco, na Paraíba. n Rafael Ihara anunciou em 8/12 sua saída do Grupo Globo. Contratado em 2017 como estagiário na produção de Jornal Hoje, Fantástico, SP1, Antena Paulista, da TV Globo, e na GloboNews, ele foi editor de cobertura em tempo real e redes sociais do g1, e desde 2019 era repórter na madrugada. Deverá anunciar seu novo destino profissional nos próximos dias. n Raphael Martins ([email protected]) é o novo editor de economia do g1. Ele está no portal desde 2020, onde vinha atuando como repórter. Antes passou pela produtora Bufalos e pela revista Exame. n Após quase quatro anos na Nova Brasil FM, período em que foi responsável pela criação do Departamento de Jornalismo da emissora e pela apresentação do programa Nova Manhã, Mauro Tagliaferri anunciou na última semana sua despedida da emissora. u Um dos principais motivos, segundo o profissional, foi o desejo de deixar a cobertura do período da madrugada. “Já são quase quatro anos acordando às 3h30, e isso cobra um preço na saúde, no foco, no rendimento, na vida social e familiar, na possibilidade de fazer cursos para desenvolver habilidades, na expansão de atividades profissionais e até no lazer”, explicou em seu perfil no Linkedin. u Ele segue como âncora e repórter especial do telejornal RedeTV News. Luciana Barreto deixará a CNN Brasil ao final do ano Mauro Tagliaferri despede-se da Nova Brasil Mauro Tagliaferri Luciana Barreto Gabriela Lima Rafael Ihara Raphael Martins Rio de Janeiro n A apresentadora Kelly Jorge deixa a rádio FM O Dia, em que esteve por dez anos, e estreia, nesta segunda-feira (18/12), na rádio Tupi FM. u Segundo Márcio Ehrlich, na Janela Publicitária, ela foi considerada um fenômeno de audiência, liderando o horário das 10h às 15h, de segundas às sextas-feiras, na FM O Dia. Conhecida como Boneka Amarela, Kelly tem 43 anos e foi rainha de bateria da Sereno de Campo Grande. u Para Tuffy Habib, diretor da Tupi, a emissora pretende rejuvenescer o perfil dos ouvintes, deixando Kelly seguir com seu estilo de radialismo. No Instagram, ela troca de camisa. Kelly Jorge troca FM O Dia pela Tupi FM Kelly Jorge Jornalistas&Cia é um informativo semanal produzido pela Jornalistas Editora Ltda. • Diretor: Eduardo Ribeiro ([email protected]–11-99689-2230)•Editorexecutivo: Wilson Baroncelli ([email protected] – 11-99689-2133) • Editor assistente: Fernando Soares ([email protected] – 11-97290-777) • Repórter: Victor Felix ([email protected] – 11-99216-9827) • Estagiária: Hellen Souza ([email protected]) • Editora regional RJ: Cristina Vaz de Carvalho 21-999151295 ([email protected]) • Editora regional DF: Kátia Morais, 61-98126-5903 ([email protected]) • Diagramação e programação visual: Paulo Sant’Ana ([email protected] – 11-99183-2001) • Diretor de Novos Negócios: Vinícius Ribeiro ([email protected] – 11-99244-6655) • Departamento Comercial: Silvio Ribeiro ([email protected] – 19-97120-6693) • Assinaturas: Armando Martellotti ([email protected] – 11-95451-2539)
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