Edição 1.445 - 24 a 31 de janeiro de 2024 n A Fenaj lança nesta quinta-feira (25/1) o Relatório da violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil 2023. Às 15h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio (rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar, no Centro), a presidente da Fenaj Samira de Castro apresenta as conclusões do trabalho, em evento aberto ao público. Segue-se uma entrevista coletiva. u No Relatório estão detalhados os números da violência por categoria, região, estado, gênero, tipo de mídia e agressores. Em números absolutos, a violência contra jornalistas no Brasil teve uma queda significativa no ano de 2023. No entanto, Samira de Castro observa: “A realidade cotidiana do trabalho dos jornalistas permanece preocupante. As agressões à categoria e ao jornalismo continuam e, em determinadas categorias de violência, até cresceram significativamente em 2023”. n Com 28 anos na cobertura de economia em Brasília, Adriana Fernandes estreou em 22/1 como colunista da Folha de S.Paulo. Ela escreverá duas colunas por semana sobre os principais temas econômicos do País e a ligação deles com a política. A coluna trará análises e bastidores às segundas e sextas-feiras no site do jornal, e às terças e sábados na edição impressa. u Graduada pela UnB, Adriana tem especialização em Economia e Meio Ambiente pela Fundação Getulio Vargas e MBA em Informações Econômicas-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA-USP. Começou a carreira na Agência Brasil, passou pela agência O Globo e trabalhou por 25 anos no Grupo Estado. n Eduardo Reina está assumindo a coordenação de Reportagem da Agência Brasil − EBC em São Paulo. O contato dele é eduardo. [email protected]. u Jornalista e escritor, atuou em jornais e periódicos como diretor de Redação, editor executivo, colunista, editor e repórter, em passagens por Estadão, Diário de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Comércio do Jahu, Diário Popular, Guia 4 Rodas, entre outros. Fez assessoria de imprensa para empresas, organizações, autarquias governamentais e sindicatos. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, mesma instituição onde se graduou, venceu prêmios como Abril, Estado e Imprensa Sindical. É autor dos livros Cativeiro sem fim (2019), Depois da Rua Tutoia (2016) e No Gravador (2003). Dirigiu o documentário Justiça Contaminada – O Teatro Lavajatista da Operação Calvário na Paraíba (2022). Eduardo Reina começa na EBC Adriana Fernandes é a nova colunista da Folha de S.Paulo Fenaj apresenta Relatório da violência contra jornalistas 2023 Adriana Fernandes Gabriela Biló/Folhapress Eduardo Reina
Edição 1.445 página 2 Últimas n Com o apoio deste J&Cia, o curso de Jornalismo da ESPM- -SP está fazendo uma pesquisa sobre o uso de inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros. u Os objetivos são identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional. u A pesquisa é aberta a todos os jornalistas que atuam no Brasil. O formulário com o questionário pode ser acessado aqui: Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros. Participe! u Os dados obtidos serão utilizados para trabalhos acadêmicos/científicos e para a produção de notícias sobre o tema no J&Cia, sempre com preservação dos nomes dos participantes. u Na próxima semana, cada leitor do J&Cia receberá uma correspondência para reforçar o convite à participação. n Pelo segundo ano sendo divulgado em uma edição especial unificada, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, que circulará na próxima segunda-feira (29/1), também diversificou seu conteúdo. Além dos resultados dos jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados do ano e da história, e dos textos complementares que explicam a dinâmica da pesquisa, nele haverá uma série de conteúdos extras. u Destaque para a reportagem especial da extinta revista Realidade sobre a maior incursão de uma publicação brasileira na Amazônia, que mudou a história do Prêmio Esso; uma homenagem a Ricardo Boechat, jornalista mais admirado da história do Brasil, que nos deixou há cinco anos; e para um inédito Guia de Prêmios de Jornalismo, com informações sobre as principais premiações nacionais e internacionais ainda ativas. u Empresas e organizações gestoras dos prêmios ainda podem conferir ou atualizar suas informações diretamente com Fernando Soares ([email protected]), coordenador do Ranking. Também há condições especiais e preços reduzidos para anúncios referentes a prêmios de jornalismo na edição. Mais informações com Silvio Ribeiro ([email protected]). Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira circulará em 29/1 Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros n A ESPN acertou a renovação de contrato com jornalistas e ex-jogadores envolvidos em transmissões e programas de diversos esportes, desde futebol até rugby. A lista inclui apresentadores, comentaristas e repórteres. u Segundo informações do UOL, seguirão na emissora o narrador Fernando Nardini, que comanda a maioria das transmissões de tênis da ESPN, além dos apresentadores Mariana Spinelli e Edu Elias. A lista inclui também Ângela Moraes, Daniela Boaventura, Edgard Melo Filho, Eugenio Leal, Hamilton Rodrigues, Hugo Botelho, Mari Pereira, Osvaldo Pascoal e Thiago Alves. u Na semana passada, o F5 (Folha de S.Paulo) noticiou que outros 12 nomes já haviam assinado a extensão de contrato: André Donke, Mario Marra, Rafael Marques, Renato Rodrigues e Rodrigo Bueno, e os apresentadores William Tavares, do F90, e Natasha David, do ESPN FC Internacional. Também integram a lista os comentaristas Flavio Ascânio e Victor Ramalho. E entre os ex-jogadores, renovaram contrato Djalminha, ex-Flamengo e Palmeiras; Amoroso, ex-Corinthians, São Paulo, Guarani e Flamengo; e Luís Fabiano, ex-São Paulo, Vasco e Ponte Preta. Outros nomes devem renovar contrato ainda este ano. Nacionais ESPN renova com jornalistas e ex-jogadores
Edição 1.445 página 3 conitnuação - Nacionais n Esta lista circula em alguns grupos de jornalistas do Rio no WhatsApp. Para quem não está no Rio, mas precisa cobrir Carnaval, às vezes com alguma citação ao Carnaval carioca, seguem os assessores de imprensa das principais organizações e escolas de samba. (Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio) Grupo Especial Agremiações Desfile Assessor Contato (21) Porto da Pedra Domingo (11/2) na ordem de entrada na avenida Ana Victoria e Joice Hurtado 99608-0692 97725-5406 Beija Flor Philipe Reis 97283-5791 Salgueiro Bárbara Mello 96767-2812 Grande Rio Luise Campos 98136-2700 Unidos da Tijuca Geissa Evaristo 99441-2080 Imperatriz Leopoldinense Pedro Henrique Leite 96966-6061 Mocidade Segunda-feira (12/2) na ordem de entrada na avenida Bryan Clem 97665-8478 Portela Dani Safadi 99753-8728 Vila Isabel Ralph Guichard 99211-5662 Mangueira Victor Amâncio 96452-3531 Paraíso do Tuiuti Igor Ricardo 99517-7736 Viradouro Simone Fernandes 98601-2922 Assessorias de imprensa do Carnaval no Rio de Janeiro Ligas e federações Atribuição Assessor Contato (21) Liesa − Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro Organiza e regula o Rio Carnaval. Cláudio Vieira 98450-7261 Rio Carnaval Braço da Liesa que coordena as escolas de samba no Carnaval Natália Louise 97222-5221 Liga RJ Responsável pelos desfiles da Série Ouro, na sexta e no sábado de Carnaval, na Marquês de Sapucaí Dani Safadi 99753-8728 Superliga Carnavalesca Organiza os desfiles das agremiações divididas em Série Prata, Série Bronze e Grupo de Avaliação Daniel Thompson 98515-6436 Aesm Rio − Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio www.facebook.com/aesmriooficial Arleson Rezende 96401-2252 Machine Comanda equipes de apoio que trabalham nos Ensaios Técnicos e no Carnaval. Jaqueline Alves e Wesley 99994-8261 96884-7279 Série Ouro Agremiações Desfile Assessor Contato (21) Império Serrano Sexta-feira (9/2) e sábado (10/2) Emerson Pereira 99382-4932 Estácio de Sá Wesley Teixeira 96884-7279 São Clemente Alexandre Araújo 98121-3687 União da Ilha Lucas Dellatorre 97004-7362 Parque Acari Adriano Cornélio 98761-9188 Unidos de Padre Miguel Mônica Marinho 99869-4664 Unidos da Ponte Lucas Ribeiro 98935-0775 Acadêmicos de Vigário Geral Lucas Ribeiro 98935-0775 Acadêmicos de Niterói Alex Sandro Gardel 98807-0413 Unidos de Bangu Emerson Pereira 99382-4932 Império da Tijuca Geissa Evaristo 99441-2080 Arranco do Engenho de Dentro Renato Souza 97589-5506 Em Cima da Hora Mika de Oliveira 99234-0521 União de Maricá Emerson Pereira 99382-4932 Sereno de Campo Grande Helder Martins 97983-7300
Edição 1.445 página 4 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O relatório de previsões do Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo em 2024 começa com o que não é novidade − o impacto da inteligência artificial na atividade −, mas segue com insights que podem não estar no radar de todos. Um deles diz respeito às redes sociais, demonizadas por muitos da indústria de mídia pela falta de controle sobre a desinformação e pela fatia da receita publicitária abocanhada do jornalismo tradicional, afetando a sustentabilidade financeira da imprensa. No entanto, Nic Newman, autor do relatório e também do Digital News Report do Reuters, listou como um dos cinco destaques deste ano a preocupação dos editores com o declínio acentuado do tráfego de referência advindo de sites de mídia social, um sentimento que lembra o ditado “ruim com elas, pior sem elas”. Na pesquisa feita para subsidiar as previsões com mais de 300 líderes de empresas jornalísticas em vários países, incluindo Brasil, 63% dos entrevistados se disseram preocupados. O documento do Instituto cita dados da empresa de análises Chartbeat mostrando que o tráfego para sites de notícias proveniente do Facebook caiu 48% em 2023, enquanto o que veio do X/Twitter recuou 27%. Diante dessa nova realidade, cerca de três quartos (77%) dos entrevistados afirmam na pesquisa que se concentrarão mais nos seus próprios canais diretos em 2024, com um quinto (22%) afirmando que irá reduzir investimentos. Uma proporção semelhante (20%) experimentará plataformas alternativas. WhatsApp: nova tábua de salvação? O queridinho da vez parece ser o WhatsApp. Em uma escala que pondera as respostas “menor concentração” e “maior concentração”, a plataforma de mensagens marcou 61 pontos. O Instagram foi beneficiado pela decisão da Meta de abrir canais de transmissão para veículos de notícias, e ficou com 39 pontos. Os pesquisadores constataram que o interesse em redes de vídeo como TikTok (+55) e YouTube (+44) permanece forte, enquanto o Google Discover está se tornando uma fonte de Nas previsões do Instituto Reuters para 2024, mais pessimismo do que otimismo referência mais importante, mas volátil. Por outro lado, o sentimento dos editores em relação ao Facebook piorou ainda mais este ano, na visão dos editores entrevistados. A rede social marcou 38 pontos negativos, quase empatada com o X/Twitter (-39). Logo ele, que já foi a rede mais importante para notícias em vários países, mas que desde a aquisição por Elon Musk, em 2022, só vem descendo a ladeira. Seguindo a mesma metodologia de escala de pontuação, os formatos que devem crescer mais são vídeo (64 pontos), boletim informativo (52 ) e podcast (47). O volume de conteúdo escrito ficará estacionado, o que faz sentido com outra constatação do relatório que vai entristecer os amantes do papel. O papel vai saindo de cena Nic Newman prevê que mais jornais interromperão a impressão diária este ano, na medida em que os custos aumentam e a rede de distribuição enfraquece. Nesse ponto entra a inteligência artificial. O relatório aponta que não apenas o conteúdo será turbinado por ela, mas também a distribuição. Segundo o documento, este será o ano em que as Search Generative Experiences (SGE) começarão a ser implantadas na internet, juntamente com chatbots baseados em IA, “oferecendo uma forma mais rápida e intuitiva de acessar informação”. A previsão não é positiva em vários aspectos. Newman sinaliza que essas mudanças tendem a reduzir ainda mais o acesso a veículos estabelecidos, afetando a receita. Juntando com outra tendência apontada por ele, a de as empresas jornalísticas criarem paywalls e serviços pagos para compensar o esvaziamento de tráfego gerado por plataformas digitais, o resultado pode ser uma dificuldade ainda maior de atingir audiências jovens e com menor nível de instrução, “que já estão confortáveis com as notícias geradas por algoritmos e têm laços mais fracos com a mídia tradicional”. Nic Newman tenta ser otimista, lembrando que com mudanças surgem oportunidades. Mas não parece ser esse o espírito no comando das empresas jornalísticas. Menos da metade (47%) dos líderes entrevistados se disse otimista com as perspectivas para o jornalismo em 2024, e 12% admitiram que a confiança este ano é baixa. O relatório completo pode ser visto aqui. Nic Newman
Edição 1.445 página 5 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Los Angeles Times demite − O Los Angeles Times, um dos principais jornais americanos, confirmou em 23/1 uma onda de demissões de 115 profissionais – mais de 20% da equipe da redação –, “em uma das maiores reduções da força de trabalho em seus 142 anos”, diz a reportagem informando sobre o corte. Há duas semanas, o editor executivo Kevin Merida deixou o cargo onde estava há dois anos e meio, sem especificar as razões. O jornal, comprado há quase seis anos pelo empresário de biotecnologia Patrick Soon-Shiong, teria registrado prejuízo de US$ 40 milhões em 2023. É mais um dos EUA a sentir os efeitos da crise, que vem provocando demissões e fechamento de títulos importantes. Congresso em Lisboa − A cobertura da imprensa sobre as eleições em vários países como Portugal, que tem visto a extrema-direita crescer politicamente com o uso cada vez mais intenso das redes sociais, preocupa jornalistas e esteve em debate durante o V Congresso de Jornalistas de Portugal, realizado de 18 a 21/1, em Lisboa. Além de Portugal, serão realizadas eleições importantes este ano em diversas nações, incluindo os EUA, e também para o Parlamento Europeu. Entre os debatedores do encontro estavam a brasileira Natália Viana, uma das fundadoras da Agência Pública, e Miguel Carvalho, jornalista português que cobriu política durante muitos anos na revista semanal Visão. Atos deliberados? − A organização de liberdade de imprensa Comitê para a Proteção dos Jornalistas reforçou a pressão sobre o governo da Rússia para colocar fim a ataques contra infraestruturas civis na Ucrânia, depois de um bombardeio com mísseis contra um hotel ter ferido dois jornalistas que cobrem a guerra para veículos estrangeiros. É o segundo ato semelhante em menos de um mês. O outro aconteceu às vésperas do Ano Novo. Também foram registrados recentemente ataques a redações no país. O último caso aconteceu em 10 de dezembro. Forças russas bombardearam o Park Hotel em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, ferindo Violetta-Anastasia Pedorych, uma produtora freelancer ucraniana que trabalha para a emissora pública France Télévisions, e Davit Kachkachishvili, repórter da agência estatal turca Anadolu, segundo relato de Pedorich e de Etienne Leenhardt, da France Télévisions, ao CPJ. Sigilo das fontes − Depois de um longo processo de tramitação, a Câmara dos Representantes dos EUA finalmente aprovou por unanimidade o projeto de lei HR 4250, que ficou conhecido como PRESS Law, destinado a proteger o sigilo das fontes da imprensa, um requisito fundamental para as reportagens investigativas que muitas vezes dependem de informantes. PRESS é a sigla para o nome completo da lei: Protect Reporters from Exploitative State Spying Act (ou Lei de Proteção aos Repórteres da Espionagem Exploratória do Estado, em tradução livre). Com ela, o governo federal fica impedido de obrigar jornalistas a revelarem a origem das informações que utilizarem em suas matérias, proibição extensiva a plataformas digitais e empresas de telefonia. Repressão à imprensa − Sede da próxima COP, a conferência do clima da ONU, o Azerbaijão vive uma onda de detenções e repressão contra jornalistas e meios de comunicação independentes, confirmando sua condição de um dos piores países do mundo para a liberdade de imprensa. Organizações como a Federação Internacional de Jornalistas (IJF, na sigla em inglês), Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) e Repórteres Sem Fronteiras têm protestado contra a tentativa de silenciar jornalistas críticos ao regime de Ilham Aliyev, que governa o país desde 2003 após suceder o pai, e é aliado de primeira hora de Vladimir Putin, apoiando a invasão da Ucrânia pela Rússia. Citando dados da Agence France Presse (AFP), a Federação afirma que dez jornalistas foram detidos desde novembro de 2023. Os casos mais recentes aconteceram na semana passada, menos de um mês antes das eleições presidenciais, marcadas para 7 de fevereiro. Esta semana em MediaTalks Volodymyr Pavlov / Hanna Chernenko; divulgação Centro de Solidariedade dos Jornalistas da NUJU em Kharkiv No detalhe, Violetta-Anastasia Pedorych
Edição 1.445 página 6 Comunicação Corporativa Internacional n Daniela Valverde, que está há quase seis anos na The Coca-Cola Company, em Atlanta, Georgia (EUA), onde há quatro meses assumiu a posição de gerente sênior global de Comunicação para Sustentabilidade, foi promovida a diretora, cargo que assumiu neste início de 2024. n Thais dos Santos, que foi por um ano e nove meses da Meta, na função de gerente de comunicação empresarial latam do WhatsApp, até dezembro, começou na L’Oreal, no Rio de Janeiro, ali assumindo a Diretoria de Comunicação, DE&I e Sustentabilidade, para a Divisão Grande Público (L’Oréal Paris, Garnier, Niely, Maybelline e Colorama). Ela também foi, por mais de cinco anos, gerente de comunicação corporativa da Heineken. n Ligia Camargo está em nova jornada. Deixou em dezembro a Ultra, onde esteve por três anos e meio e era head de ESG e Comunicação e Impacto, e aportou já em janeiro na The Heineken Company, ali assumindo a Diretoria de Sustentabilidade. A trajetória dela ao longo dos últimos anos inclui participação em diversos conselhos, em instituições como Ipsos, Aliança Empreendedora, Capitalismo Consciente Brasil, Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, além de uma passagem de mais de oito anos e meio na Unilever, como gerente de sustentabilidade. n Ana Domingues Apps inicia uma nova jornada no Grupo In Press. Deixa a Diretoria Executiva da InPress Porter Novelli, agência em que atuou por 14 anos, para ser a nova CEO da FleishmanHillard. Sucederá a Alessandro Martineli, que deixou a organização em dezembro, após quase quatro anos, e que seguirá em sua outra atividade iniciada em outubro de 2019, como partner do Sampa Sky, ponto turístico localizado no 42º andar do prédio Mirante do Vale, em São Paulo, o mais alto do centro da cidade. u Na FleishmanHillard, muda o comando, mas a agência – e a nova líder – continuará contando com a experiência de Cláudia Fernandes, diretora executiva responsável pela operação no Brasil desde 2021. u Kiki Moretti, fundadora e CEO do Grupo In Press, em mensagem que postou no Linkedin, lembrou que a mudança acontece num ano especial para a FH, que está completando dez anos de Brasil. Daniela Valverde Rio de Janeiro Thais dos Santos começa na L’Oreal Rio Grande do Sul n Leandro Olegário lançou o e-book Comunicação Assertiva: como desenvolver relações eficazes na rotina acadêmica e corporativa (Editora Calibra), livro que conta com cinco capítulos e que está disponível no site do autor. Thais dos Santos Leandro Olegário São Paulo Ligia Camargo assume Diretoria de Sustentabilidade na Heineken Ligia Camargo Ana Domingues Apps sucede a Alessandro Martineli como CEO da FleishmanHillard Ana (esq.), Kiki e Cláudia Pingos nos is – n Germana Costa Moura viajou a Londres para um mês de atividades e não um ano, como informamos incorretamente em J&Cia 1.443. Ela, inclusive, já está de volta ao Brasil e em seu dia a dia na Approach.
Edição 1.445 página 7 conitnuação - Comunicação Corporativa n Após quase 30 anos de trabalho no departamento de arte de Exame, Roseli de Almeida chega à Nova PR como diretora de criação. Especialista em projetos multimídia, passa a responder por toda a produção visual da agência − desde conteúdos digitais e físicos dos mais de 50 clientes até os materiais institucionais. Cláudia Vassallo, sócia da agência e que, em seu período de redação, liderou por vários anos a equipe de Exame, lembra que “Roseli é obstinada, criativa e comprometida com o resultado final. Além disso, sabe conciliar a busca da excelência com a valorização do trabalho em equipe”. u Em Exame, Roseli atuou como designer, chefe de arte e diretora, função na qual respondeu pelo projeto, implantação e coordenação do núcleo de produção de vídeos para todas as plataformas do veículo. E mais... n Alexandre Tsuneta está de trabalho novo. Ex-XCOM, onde foi diretor por quase 12 anos, e que também passou pela Ideal por um ano e meio, até agosto, começou em janeiro como diretor de Storytelling & PR na Pina. n Arianna Ortolani deixou a Edelman em dezembro, após dois anos e três meses de casa, e assumiu em janeiro o cargo de supervisora em relações com a mídia no Mercado Livre. Ela também esteve, por mais de oito anos, na Sing. Roseli de Almeida, ex-Exame, assume direção de criação da Nova PR Roseli de Almeida Alexandre Tsuneta n Beatriz Garcia começou em novembro como atendimento sênior de RP da 99Pay, pela Máquina CW. Chega após jornada de um ano e meio como analista sênior do Víssimo Group. Antes, foi atendimento executivo da Fala Criativa por quatro anos. n Daniele Costa, que foi da Kippling por sete anos, ali ocupando a função de coordenadora de marketing, está agora no Grupo Velocity, na mesma função. n Gabriela Cardoso, ex-Fala Criativa, que na sequência passou por FSB e Loures, do Grupo FSB Holding, começou em dezembro como especialista sênior em PR na agência Beet. n Humberto Domiciano, ex- -Giusti Creative PR, que estava há seis meses na Casa9 Comunicação, despediu-se da agência em outubro e em novembro começou como consultor na Máquina CW. Ele também já foi da Knewin e da Uber. n Kelly Fusteros que foi por quase sete anos e meio da comunicação da Allianz Partners, é já há alguns meses a coordenadora de comunicação, engajamento e cultura na Adeste. Ela também foi, por pouco mais de seis anos, do Instituto Consulado da Mulher. n Luísa Soares, consultora de RP, que esteve por pouco mais de dois anos na Sherlock Communications, até dezembro, integrou-se no mesmo mês ao time de atendimento sênior da FSB Comunicação. n Mariana Baère, que foi por pouco mais de três anos e meio da GBR Comunicação, está há alguns meses como gerente na Edelman. n Mariana Pereira de Almeida Torres assumiu nova posição na McKinsey, companhia em que está há dois anos e meio. Passou de gerente a gerente sênior de Comunicação. Entre 1999 e 2011 atuou na imprensa, em redações como Veja, Record, Grupo Bandeirantes e RedeTV. Arianna Ortolani Daniele Costa Gabriela Cardoso Humberto Domiciano Kelly Fusteros Luísa Soares Mariana Baère Mariana Pereira de Almeida Beatriz Garcia
Edição 1.445 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Nicole Maciel, ex-FleishmanHillard, Edelman, MSL e Ideal, em que esteve por último, ali permanecendo por um ano e dez meses, iniciou em janeiro nova jornada, na Weber Shandwick, contratada para atuar na comunicação externa da Mastercard Brasil. n Rachel Buzzoni começou em janeiro na área de Brand PR do Grupo In Press, para atuar em relações com a mídia. Esteve anteriormente, por três anos e meio, atuando como consultora independente pela Munaretticom. n Tainá Ianone está de trabalho novo. Ex-FleishmanHillard Brasil, onde atuou por quase oito anos, até abril, começou em dezembro como analista sênior na Fundação Bradesco. Antes, esteve por outros três anos na InPress Porter Novelli. Licença-maternidade n Juliana da Costa Silva, head de marketing da Better for you e Nuts&Seeds na Pepsico, em São Paulo, na empresa desde junho de 2011. Nicole Maciel Rachel Buzzoni Tainá Ianone Juliana da Costa Silva Dança das contas n A Ink anuncia a chegada de quatro novos clientes neste início de ano: Schmersal, empresa de origem alemã que atua em sistemas de segurança para a indústria; as multinacionais de tecnologia Outsystems e NTT Data Business Solutions; e a 30e, do segmento de entretenimento. A agência também passa a ser responsável pelo relacionamento com a imprensa da RSM no Brasil, sexta maior companhia de auditoria e consultoria do mundo, para a qual a agência já prestava serviços de redes sociais. n No Rio de Janeiro, a IAA, de Ivan Accioly, passou a gerenciar a comunicação do Clube de Engenharia e já iniciou a estruturação de um plano de comunicação, com implementação em etapas. Permanecem em atividade a equipe que já compunha a comunicação do Clube, com Michel Alecrim como editor da publicação Engenharia em Revista, a By3 (com as redes sociais e design), e a Red Zone, com produção de vídeos. O Clube foi fundado em 1880 e tem sede no Centro do Rio. n A Prestige é a nova agência de Relações Públicas da Weleda, que produz medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais orgânicos certificados, empresa fundada em 1921 na Suíça e atuando no Brasil desde 1959. Na gestão, a gerente Aline Marques ([email protected]. br), a coordenadora de núcleo Priscila Alcântara (priscila.alcantara@) e a sócia-fundadora Isadora Krauel (isadora.krauel@). n A V3COM está com cliente novo, o Grupo Potencial, que atua na distribuição de combustíveis. n A MSL Andreoli, que, com a separação do Publicis Groupe, voltou a ter Paulo Andreoli em seu controle acionário, inicia sua trajetória com novas marca, sede e posicionamento, e um rebranding. O nome escolhido, And.All, foi inspirado nas iniciais no próprio sobrenome do executivo/empresário/empreendedor, acrescida do termo All, que representa o seu compromisso com a multidisciplinaridade e a diversidade. Foi um trabalho assinado pela consultoria Marcas com Sal, que valorizou o perfil de agência internacional, com negócios em vários países da América Latina. u Em entrevista ao Meio & Mensagem, Andreoli salientou: “O grande desafio que tínhamos era o de preservar os 30 anos, que remetiam a uma agência de relações-públicas, com essa nova cara que estamos entrando no mercado, de muito foco no digital”. u Além da mudança visual, segundo o CEO, a And,All vai combinar o core business de PR com marketing de influência, social e inteligência de dados. Suas palavras: “Vamos consolidar uma empresa madura no PR com uma startup digital”. u A equipe de conteúdo será liderada por Marco Guerreiro, ex-head de conteúdo e estratégia da Spark, que ali chegou em setembro, ainda na MSL, e que agora segue para o novo projeto. u A sede que abrigará a And.All, em São Paulo, com previsão de inauguração em breve, situa-se na região da Berrini e seguindo a tendência pós-pandemia adotará o modelo híbrido de trabalho para seus colaboradores. Pelo mercado MSL Andreoli é agora And.All – Reputação e Influência Paulo Andreoli Marco Guerreiro
Edição 1.445 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n A produtora 30e, que atua no segmento de eventos musicais, em especial festivais e turnês nacionais e internacionais, passou a integrar há algumas semanas a sociedade da Trovoa Comunicação, agência de PR da qual já era parceira. Com o movimento, a Trovoa passa a ser responsável pela estratégia de imprensa e de PR de todos os eventos da produtora; e Carol Pascoal, CEO da Trovoa, assumiu complementarmente o cargo de diretora de Comunicação da agora sócia 30e, cujo CEO é Pepeu Correa. E mais... n Rozalia Del Gáudio informa em seu Linkedin que abriu novos capítulos na sua jornada profissional. Passou a integrar há alguns meses o Conselho Gestor do Instituto Ronald McDonald, e em novembro aceitou convite para fazer parte do Conselho Consultivo da LLYC. Como executiva, liderou a comunicação de marcas como Localiza, McDonald’s, C&A, Votorantim e Vale. n Será em Curitiba, de 6 a 10 de maio, na sede da PUC-PR, o XVIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), com a temática Comunicação, Organizações, Arte e Cultura. Informações e inscrições no site do evento. n A FGV EESP e a Insight Comunicação acabam de lançar o livro Diálogos Amazônicos, fruto da série homônima (36 lives) organizada entre 2021 e 2022 pela Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), sobre temas diversos, associados com o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia brasileira, com coordenação dos professores Márcio Holland e Daniel Vargas. u A coletânea está disponível para download gratuito no site da LFGV EESP e no portal Integridade ESG da Insight. n Mário Queiroz, designer e doutor em comunicação e semiótica, ministrará o Curso de Extensão em Comunicação e Moda na PUC-SP, dentro do projeto Escola de Verão. u O objetivo é apresentar as características da moda contemporânea e a atuação das diferentes áreas da comunicação no setor: Jornalismo (análises e críticas de moda), Relações Públicas (incluindo assessoria de imprensa), Marketing (estratégias de lançamentos), Fotografia e Styling (editoriais de moda). u O curso será no Campus Monte Alegre, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 14 às 18 horas. As inscrições são abertas ao público e podem ser realizadas neste link. Produtora 30e entra como sócia na Trovoa Comunicação Carol Pascoal e Pepeu Correa Rozalia Del Gáudio Mário Queiroz Assine aqui o abaixo assinado pleiteando a inclusão do nome dele no Bulevar do Rádio, que a Prefeitura de São Paulo está construindo na região da Av. Paulista Padre Landell de Moura
Edição 1.445 página 10 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. O mercado de rádio nos Estados Unidos está agitado com a entrada da Audacy, uma das maiores empresas do setor, no Capítulo 11, que é uma seção do Código de Falências dos Estados Unidos que fornece um procedimento específico para reorganização financeira de empresas que estão enfrentando dificuldades, permitindo que elas possam continuar suas operações enquanto elaboram um plano para reestruturação e pagamento de dívidas. Audacy é uma empresa de mídia que opera predominantemente na indústria de rádio e mídia digital. Seu foco principal envolve a produção, distribuição e monetização de conteúdo de áudio, incluindo programas de rádio tradicional, podcasts e serviços de streaming, e a comercialização de publicidade digital. Nos últimos anos, a empresa posicionou-se estrategicamente na vanguarda do cenário digital, desde a melhoria de seu aplicativo de streaming até o investimento de dezenas de milhões em podcasting. À medida que a empresa trabalha para finalizar sua reestruturação para evitar a falência nos próximos meses, espera-se que o foco em empreendimentos digitais se fortaleça. Um elemento chave dessa estratégia envolve o lançamento planejado de um serviço de streaming por assinatura, em que a empresa prevê receitas potenciais de até US$ 20 milhões até 2027. De acordo com o plano de negócios mais recente da empresa, antecipa a persistente erosão da escuta over-the-air, semelhante a outros meios de comunicação tradicionais, à medida que os hábitos dos consumidores se voltam para dispositivos digitais. O plano delineia a “evolução estratégica” liderada pelo CEO David Field. Antes confidencial, o plano lança luz sobre os esforços da Audacy para acelerar sua presença no mercado de áudio digital. Isso inclui aproveitar parcerias, como com a TuneIn, para distribuir conteúdo de transmissão e podcasts para audiências de streaming. Simultaneamente, a Audacy utiliza seus recursos de vendas e tecnologia de publicidade para vender anúncios não apenas para suas próprias transmissões, mas também para outras emissoras. Essa abordagem tanto assegura uma fatia do mercado publicitário como facilita o envolvimento com profissionais de marketing em busca de inventário digital. Em outro ponto ela está prestes a aprimorar sua plataforma de streaming, incorporando novos recursos de vendas de anúncios programáticos. O documento de 31 páginas entregue ao judiciário norte-americano destaca a crença da Audacy de que sua experiência interativa e personalizada de rádio permitirá capitalizar seu conteúdo exclusivo, aumentando o engajamento do ouvinte. A empresa enxerga oportunidades de vendas adicionais aos ouvintes por meio da distribuição digital de seu conteúdo no ar, oferecendo opções como streaming de música por assinatura. Com a adição de recursos digitais, a empresa projeta um aumento em sua participação na receita total de anúncios em streaming de Estratégia digital está no centro das ações da reestruturação da Audacy 1,4% em 2023 para 2,0% em 2027, coincidindo com a previsão de expansão anual de 16% no mercado de anúncios em streaming. Apesar das margens de lucro historicamente inferiores no streaming em comparação com a transmissão, a Audacy espera expandir as margens digitais de 16% em 2021 para cerca de 40% até 2027 à medida que o negócio digital cresce. O plano de negócios também se baseia na expectativa de um fortalecimento do mercado publicitário de rádio em 2024. No entanto, mesmo com um mercado publicitário em melhoria, a Audacy espera um terço a menos de receita em comparação com 2019, devido ao impacto da pandemia e à subsequente desaceleração nos gastos com publicidade desde o final de 2022. Em 2019, antes da pandemia, tinha uma receita anual de US$ 1,49 bilhão. Apesar de elaborado antes do pedido de recuperação, o plano de negócios deposita confiança no crescimento adicional do negócio de podcasting da Audacy. A empresa projeta que seu negócio crescerá a uma taxa anual de 25% até 2027, com melhorias nas margens de lucro. A execução do plano digital pode depender da direção escolhida pelos acionistas controladores da empresa. Como parte de um acordo com credores, a Audacy apresentou um pedido de recuperação em 7 de janeiro, reduzindo sua dívida pendente de US$ 1,9 bilhão para US$ 350 milhões. “Nos últimos anos, transformamos estrategicamente a Audacy em uma empresa líder e em escala de conteúdo de áudio e entretenimento multiplataforma”, afirmou o CEO David Field ao apresentar o plano de reestruturação. “Com nossa posição de liderança ampliada, nosso conteúdo de áudio premium exclusivo e diferenciado e uma estrutura de capital robusta, acreditamos que a Audacy ficará mais bem posicionada para continuar inovando e crescendo no negócio dinâmico de áudio”. Mas nunca se sabe se os planos serão viáveis. Isso, apenas o mercado e o tempo poderão confirmar. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
Edição 1.445 página 11 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 A história do mundo não seria a mesma que conhecemos, pelo menos em parte, sem a presença das chamadas “mulheres da vida” ou “damas da noite”. E, mais recentemente, com o advento da internet, “mulheres de programa“. Refiramo-nos às mulheres que praticam sexo com homens em troca de grana. Isto é: mulheres que “comercializam” o próprio corpo. Não à toa convencionou-se dizer que a profissão mais antiga do mundo é a de prostituta. Existem muitos sinônimos que classificam “mulher-dama”. Alguns: prostituta, meretriz, rameira, perdida, puta, devassa, libertina, piranha, rapariga, tolerada, mulher pública, biscate, quenga, vadia, cortesã, cocote, marafona, messalina. Há a prostituição espontânea, natural, feita “esportivamente” e/ou mesmo por safadeza. Nesse caso talvez se encaixe Bruna Surfistinha, que se encantou pela profissão quando tinha 17 anos de idade. Com o passar do tempo, profissionalizou-se e depois, numa rede social, tem contado sua história. É uma história um tanto comum, de quem foi abandonada na infância e a infância sofreu. Surfistinha, cujo nome verdadeiro é Raquel Pacheco, foi fruto de um estupro sofrido pela mãe, que não chegou a conhecer. Foi adotada por um casal de classe média. Isso a marcou, dolorosamente. À medida que a menina Bruna ia crescendo, crescia também a sua Licenciosidade na cultura popular (XILIV) curiosidade para saber quem eram seus pais biológicos. Enquanto a curiosidade aumentava na menina que chegava à adolescência, aumentava também uma espécie de revolta de cunho existencial. Natural. E as brigas, as desavenças, começaram com os pais adotivos. Um dia, Bruna chutou o pau da barraca e sumiu de onde morava. Essa e outras histórias são contadas nas suas redes sociais. Entre um caso e outro por ela contado, aconselha as mulheres casadas a fecharem os olhos para eventuais “pulos de cerca” dos maridos, pois segundo ela “garotas de programa” não são ameaça pra mulher casada; homens casados não interessam às meninas de programa”. Surfistinha já tem a sua história contada em vários livros. Um deles, O doce veneno do escorpião, virou filme. Nesse filme, de 2011, Surfistinha é interpretada por Débora Seco. Há também a prostituição praticada por necessidade, como descreve o jornalista, poeta e romancista piauiense Assis Brasil (19292021), no livro Beira rio beira vida, de 1965. Nessa obra o autor conta as dificuldades em que vivem as mulheres ao longo das margens do rio Parnaíba (PI). Mulheres às margens da vida, da sociedade. Além desses tipos de prostituição, facilmente identificados, há a prostituição forçada, em que as vítimas são obrigadas a entregar o próprio corpo a conhecidos e desconhecidos sob ameaça de morte. A referência aqui é o tráfico de “escravas sexuais”. Esse tipo de tráfico é muito mais antigo e comum do que aparentemente se possa pensar. A prostituição no Brasil data dos tempos coloniais. No princípio, a prostituição em si era ilegal. Crime. (Continua na próxima edição) Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora La odalisque morena, quadro de François Boucher
Edição 1.445 página 12 AUTO Patrocínio n Há algumas semanas de seu lançamento, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024 conta até o momento com a confirmação de três marcas que renovaram sua associação à iniciativa. Até o momento, a premiação, que chega neste ano à sua sexta edição, tem confirmado o patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio da Bosch e colaboração da Scania. Empresas interessadas em participar da premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia. com.br e 11-99244-6655) E mais... n A Approach é a nova agência de Relações Públicas da Harley-Davidson no Brasil. O atendimento está aos cuidados de Diego Deodoro ([email protected] e 1198293-4775). n A Automotive Business lançou um concurso para premiar e oferecer mentoria a projetos estudantis. O objetivo é fomentar novas ideias e atrair novos talentos para o setor automotivo e da mobilidade. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação, inscritos em todas as universidades e áreas de conhecimento. Confira mais detalhes. n Foi ao ar em 16/1 o primeiro episódio do Uber Cast. Em cinco episódios, a atração da Uber vai debater as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa, com a participação de executivos, motoristas parceiros e usuários da plataforma. Os episódios são semanais, cada um com cerca de 50 minutos de duração, comandados por Letícia Vidica (ex-TV Globo e CNN). Confira no canal do Youtube da Uber ou pelos tocadores de podcast Spotify, CastBox, Amazon Music, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcast. n Estão abertas até 19/2 as inscrições para o Programa de Estágio Stellantis 2024. As vagas incluem oportunidade para atuação na equipe de Comunicação do grupo. Mais informações aqui. Bosch, Scania e VWCO confirmam participação nos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024 AGRO Patrocínio n Grazielle Parenti, head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos para a América Latina da Syngenta, foi anunciada como a nova vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), entidade da qual é diretora desde 2022. Com mais de 30 anos de carreira, ela lidera na Syngenta a evolução da agenda ESG para América Latina, com destaque para o Programa Reverte®, iniciativa que auxilia os agricultores brasileiros na transformação de pastos degradados em terras produtivas, sem a necessidade de utilizar novas áreas. u Outra novidade na Syngenta é o lançamento da quarta temporada da websérie De Produtor Para Produtor. A iniciativa, que começou como um encontro online em 2020, tornou-se uma série de vídeos sobre temas alinhados às principais tendências de marketing de conteúdo, experiências e desafios diários enfrentados no campo. Os quatro episódios, que serão lançados mensalmente, abordam temas como Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação; Comercialização e Sucessão. Grazielle Parenti, da Syngenta, é a nova vice-presidente da Abag Grazielle Parenti
Edição 1.445 página 13 Sudeste São Paulo n Amanda Audi (amanda. [email protected]) anunciou em 22/1 que passou a fazer parte do time da Agência Pública, como repórter em São Paulo. “Depois de 2 anos e meio, esta semana encerrei meu ciclo no @ BrazilianReport. Só tenho amor e gratidão por tudo o que fizemos neste período. Aprendi muito, fizemos coisas incríveis, fiz amigos que quero levar para a vida [...]”, escreveu em rede social. u Ela atuou, entre outros, em The Intercept Brazil, Congresso em Foco e Folha de S.Paulo. Recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor repórter em mídia impressa em 2019 e o Troféu Mulher Imprensa na categoria Revelação em 2020, e o Fellow do Dart Center for Journalism and Trauma da Universidade de Columbia, em 2022. n Depois de 23 anos no Valor Econômico, onde era editor, Ivo Ribeiro despediu-se da publicação do Grupo Globo e é o novo repórter especial do InfoMoney. Com passagens por DCI e Gazeta Mercantil, Ivo é presença constante na eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, tendo ficado entre os TOP 50 Jornalistas em três edições do prêmio: 2017, 2018 e 2019. E mais... n Angélica Weise é a nova repórter da plataforma Futuro da Saúde, de Natalia Cuminale. Antes, ela passou pelos portais Lunetas, Drauzio Varella e Aupa. O contato dela é [email protected]. n Caroline Apple reforçou o site da CNN Brasil, onde assumiu o cargo de editora de Entretenimento, Saúde, Lifestyle e Tecnologia. Com passagens pelas redações de Editora Escala, Folha, Agora São Paulo, R7 e UOL, e pelas agências Latam Intersect PR, Ogilvy e Oliver, ela vinha atuando como colunista e repórter freelancer para o Claudia Online. São Paulo-Interior n O RF News, da RFTV, que transmite por SKY, UHF e satélite para dezenas de municípios do interior paulista, antecipa-se à cobertura eleitoral e fará entrevistas de dez minutos com prefeitos. Conduzidas por Noêmia Gomes, as conversas têm o objetivo de avaliar gestões municipais em áreas como saúde, educação, saneamento e desenvolvimento. Amandi Audi vai para a Agência Pública Amanda Audi Sérgio Lima Ivo Ribeiro começa no InfoMoney Ivo Ribeiro Angelica Weisse Caroline Apple n Entrou no ar em 21/1 o portal de notícias Agora RJ, de Leonardo Brito. Gratuito, tem foco na capital e cobre a Região Metropolitana do Rio (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Maricá, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá). u São informações sobre cidade, política, noticiário policial, cultura, com reforço no carnaval e esporte, sempre com viés popular. Em linguagem direta, propõe-se a falar a linguagem do povo e ser um olho vivo e atuante para os problemas da cidade. Pretende que o leitor se sinta representado nas matérias, com a liberdade de comentar, opinar, conversar e interagir. u A inspiração como veículo e modelo de negócio vem de portais americanos como Buzzfeed e Huffington Post e jornais e portais populares do Rio e do Brasil. E mais... n Giovanna Casellato começou na Super Rádio Tupi como repórter, mesma função que vinha exercendo anteriormente na TV PUC-Rio. Agora RJ é o mais novo portal de notícias sobre o Rio Leonardo Brito Giovanna Casellato Rio de Janeiro
Edição 1.445 página 14 n Leonardo Bruno é o novo comentarista dos desfiles do Grupo Especial do Rio durante a transmissão da Globo. Em São Paulo, os comentários ficarão a cargo do ator Aílton Graça e do músico Alemão do Cavaco, que já foi colunista do portal SRzd. Os apresentadores, no Rio e em São Paulo, serão Alex Escobar, do Globo Esporte, e Karine Alves, do Esporte Espetacular, acompanhados por Pretinho da Serrinha e Milton Cunha. u Leonardo já foi comentarista da emissora em transmissões da Série Ouro e é jurado do Estandarte de Ouro. Autor de três livros sobre Carnaval e mais dois sobre música popular, foi colunista do jornal Extra e atualmente é pesquisador do Observatorio do Carnaval, no Museu Nacional, pela UFRJ. u Na Band, que transmite a Série Ouro do Rio, os apresentadores serão João Paulo Vergueiro, do Brasil Urgente Rio, e Thais Dias, do Bandnews do Meio do Dia. n Bruno Chateaubriand lançou em 16/1 Mestre-Sala e Porta-Bandeira, uma arte essencialmente nossa, pela Ace Digital. Com prefácio de Alberto Mussa, o autor descreve a complexidade técnica exigida para a execução da dança, seu poder simbólico, a carga de história que transporta e a sofisticação estética. u Ele estudou a trajetória de grandes artistas, além de ouvir mestres-salas e porta-bandeiras contemporâneos em um capítulo especial. Também entrevistou pensadores do Carnaval e das culturas negras, carnavalescos, os artesãos que fazem os sapatos e as fantasias, os mastros, os talabartes (equipamento de proteção) e os pavilhões que a dupla de carrega. u Bruno é colunista da Veja Rio e jurado do prêmio Estandarte de Ouro do Globo. Antes do Carnaval, ele tem uma agenda de autógrafos do livro em dez quadras de escolas de samba, com os casais de cada agremiação. Por ter apoio da RioTur e da Prefeitura, seus livros serão distribuídos gratuitamente para as comunidades. n JB A invenção do maior jornal do Brasil – Conduzida por Odylo Costa, filho, livro lançado no final de 2023 por Luiz Gutemberg, pela editora Aeroplano, resgata a importância do papel de Odylo Costa, filho como peça fundamental para tornar o JB uma referência nacional. O então chefe de Redação do jornal organizou e liderou, nos anos 1950, a equipe que viria inovar, mudar e criar um novo JB. Entre os nomes que o cercaram estavam Jânio de Freitas, Carlos Lemos, Wilson Figueiredo, Amílcar de Castro, Hermano Alves, Luís Lobo, Ferreira Gullar e José Carlos de Oliveira. Leonardo Bruno comenta Carnaval na Globo Leonardo Bruno Livro de Bruno Chateaubriand será distribuído nas comunidades O JB de Odylo Costa, filho conitnuação - Rio de Janeiro Aboletado sob a marquise do ponto de ônibus, o homem cuspia cobras e lagartos diante do que acabava de ouvir no “Pulo do Gato”: a prefeitura vai demolir prédios em situação de risco na região do Mercadão. Levantou-se e só aí percebeu que estivera sentado o tempo todo sobre um envelope pardo. Ressabiado, recolheu-o com as pontas dos dedos e custou a acreditar no que lia: Urgente, para o morador do apartamento 69 do “Balança mas não cai”. Que vinha a ser justamente... ele. O pavor bateu de vez quando abriu o envelope. Dentro, duas linhas, imperativas: o senhor tem até o fim de semana para desocupar o lugar. No Pulo, o irreverente Zé Paulo bufava: Isso te faz feliz, prefeito? Tuitão do Daniel Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. Balança mas não cai
Edição 1.445 página 15 Sul Rio Grande do Sul (*) (*) Com o portal Coletiva.Net n Renato Martins estreou o Conexão Guaíba na Rádio Guaíba. O programa, que vai ao ar às 15h, aborda temas como saúde, finanças pessoais, inovação, tecnologia e cultura. n A Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) publicou um documento com as normas para a cobertura dos jogos do Campeonato Gaúcho de 2024, de acordo com as regras impostas pela pela Federação Gaúcha de Futebol. Confira o documento aqui. n Milton Cardoso, apresentador do RDC Repórter, da RDC TV, sofreu duas paradas cardíacas em 18 de janeiro. Ele está internado no Hospital Santa Casa de Porto Alegre, e passa bem. Milton foi submetido a cirurgia para implante de um marcapasso. n O jornal Nacional, de Passo Fundo, que havia diminuído sua circulação impressa devido à pandemia de Covid-19, conseguiu normalizar sua tiragem e segue com suas edições tradicionais às terças-feiras e aos sábados. n Hugo La Roque estreou no comando do Football Gourmet, na rádio Real News. O programa traz notícias, análises e debates do mundo do esporte, às segundas e quintas-feiras, das 20h às 21 horas. n Barbosa Júnior lançará o podcast Quase Tudo Cast. O programa permeará diversos temas como futebol, entretenimento musical e curiosidades do mundo paralímpico. O projeto conta com produção do radialista Maurício Borba e criação da Renato Martins Maria Eduarda Fortes/Correio do Povo Milton Cardoso Hugo La Roque Agência Cusco, com o estúdio Rhyno. O lançamento será em breve, na plataforma do Spotify e em seu canal Eu sou Barbosa Júnior, no YouTube. n O Nonada anunciou o lançamento de sua revista com a edição temática Cultura e Justiça Climática. O assunto também se juntou à lista dos eixos temáticos prioritários da plataforma. O evento de lançamento será nesta quinta-feira (25/1), na livraria Paralelo 30, em Porto Alegre, a partir das 19 horas. Nele marcam presença a responsável pela matéria principal, que dá o tema da revista, Priscila Pasko, a diretora de Jornalismo da Matinal Silvia Lisboa e o arte-educador Caio Paixão. Os convidados deverão discutir e apresentar ideias de como repensar e trabalhar a relação das questões climáticas com os campos da cultura e do jornalismo local. n Daniel Bittencourt anuncia sua saída da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Após 20 anos atuando como educador, o profissional despediu-se da instituição de ensino pelas redes sociais. Daniel integrava corpo docente do curso de Jornalismo e Comunicação Digital. Na publicação, ele agradeceu aos colegas de trabalho e destacou a oportunidade de contribuir na formação de novos profissionais. n A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) divulgou nesta quarta-feira (24/1) o Relatório de Liberdade de Imprensa de 2023. O documento reúne as mais de 300 ocorrências, nacionais e internacionais, registradas nos 12 boletins mensais publicados em 2023 pela Diretoria de Direitos Sociais e Imprensa Livre. O relatório detalha registros de ataques virtuais, agressões físicas e verbais, assédio judicial, censura e assassinatos. n O Memorial do Rio Grande do Sul inaugurou nesta quarta-feira (24/1), em Porto Alegre, a exposição São Miguel das Missões − O Sonho e a Ruína. A mostra conta com imagens capturadas pelo fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, que buscam fazer um relato do patrimônio histórico daquela cidade gaúcha. A exposição, aberta até 30/3, é composta por 40 painéis fotográficos em preto e branco, acompanhados por espaços com textos. Com a curadoria de Paula Ramos, o espaço recebe o público de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas. Barbosa Jr. Daniel Bittencourt
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