Jornalistas&Cia 1447

Edição 1.447 página 11 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Um novo relatório divulgado pela Triton Digital revela que mais de 40% da população dos Estados Unidos ouviu podcasts no último mês, destacando um aumento contínuo no número de ouvintes. O relatório anual fornece uma visão abrangente do cenário de podcast nos EUA em 2023, abordando hábitos de audição, dados demográficos e insights sobre os principais podcasts, redes e estreias. De acordo com o relatório, houve um crescimento de 12% no número de ouvintes mensais nos últimos dois anos. Além disso, o aumento do interesse em podcasts foi observado em todos os segmentos da população, particularmente entre os americanos mais velhos e as mulheres. Um aumento de 22% foi registrado entre os ouvintes com mais de 55 anos, e um aumento de 19% entre as ouvintes do sexo feminino com mais de 18 anos. Os gêneros mais populares de podcast em 2023 foram Notícias (22% dos downloads), True Crime (18%) e Comédia (15%). Um detalhe interessante é que 67% dos ouvintes de podcasts True Crime eram mulheres, enquanto homens eram 62% dos ouvintes de comédia e 58% dos ouvintes de notícias. As principais redes de vendas de podcast em 2023 incluíram SiriusXM Podcast Network, NPR e Wondery. O podcast principal do ano foi NPR News Now (NPR). O relatório também destacou que o Crime Junkie permaneceu um dos principais podcasts em 2023, com seu episódio Murdered: David Josiah Lawson sendo o mais baixado, e o episódio Infamous: The Todt Family sendo o mais popular nos primeiros 30 dias. Os dados do relatório foram compilados de várias fontes, incluindo Relatório indica crescimento do número de ouvintes de podcasts nos EUA o serviço Triton Podcast Metrics, certificado pelo IAB Tech Lab, que mede dados de log do servidor da plataforma Triton Omny Studio, bem como dados da solução Triton Podcast Metrics Demos+ e pesquisa Demos+, que entrevistou 12.000 ouvintes mensais de podcast nos EUA em colaboração com Signal Hill Insights. Daryl Battaglia, vice-presidente sênior de produtos e estratégia de medição da Triton Digital, comentou: “2023 foi outro ano de crescimento significativo para a indústria de podcast e, com o aumento do público feminino e com mais de 55 anos, podemos esperar mais produção de conteúdo para atender a esses grupos no próximo ano”. Complementando as informações da Triton, usamos os dados da Magellan AI, que lançou seu Relatório Trimestral de Benchmark no final do ano de 2023, analisando mais de 130.000 episódios de podcast para descobrir comportamentos, tendências e insights dos consumidores no último trimestre do ano passado. A estatística principal revela que do terceiro ao quarto trimestre de 2023 a média de anúncios em podcasts aumentou significativamente em 16,8%, atingindo 7,66%. Além disso, os gastos com publicidade em podcasts cresceram 29% no último trimestre do ano passado. Ainda segundo esses dados, sete dos dez principais anunciantes no quarto trimestre de 2023 também estiveram entre os dez primeiros no terceiro trimestre do mesmo ano, evidenciando a continuidade do investimento desses anunciantes nesse meio. Entre eles estão BetterHelp, Amazon, HelloFresh, VGW, State Farm, SimpliSafe e DraftKings. A indústria de presentes testemunhou um aumento significativo nos gastos com publicidade, com um aumento de 509% entre os trimestres. Além disso, empresas de serviços empresariais e de software mantiveram-se como os maiores anunciantes, com 798 marcas dessa indústria investindo em anúncios de podcasts nos últimos três meses do ano. Todos os gêneros experimentaram um aumento nos anúncios no quarto trimestre de 2023, em comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano, sendo que os podcasts de True Crime lideraram, com um aumento de 13,2% nos gastos com anúncios. Podcasts esportivos continuam sendo os mais populares para novas marcas anunciarem, com 497 delas investindo pela primeira vez em um podcast esportivo no quarto trimestre de 2023. Um total de 2.268 novas marcas anunciaram em um podcast pela primeira vez no último trimestre. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

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