Jornalistas&Cia 1448

Edição 1.448 - 15 a 20 de fevereiro de 2024 MediaTalks by J&Cia: Pesquisa da Cision PR revela (ou confirma?) o caminho para uma relação ganha-ganha entre assessores e jornalistas (pág. 3) E mais... n O fotógrafo Sebastião Salgado, referência mundial na área, anunciou sua aposentadoria da fotografia de campo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Salgado, que completou 80 anos na semana passada, declarou que seu corpo está sentindo os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores, e que é hora de parar. u “Eu sei que não viverei muito mais tempo. Mas não quero viver muito mais. Já vivi muito e já vi muitas coisas”, declarou o fotógrafo, que percorreu mais de 130 países ao longo de décadas de trabalho. Salgado sofre com uma doença sanguínea resultante da malária que contraiu quando estava na Indonésia, e tem problemas de coluna devido a uma mina terrestre que explodiu o carro em que estava durante a guerra de independência de Moçambique, em 1974. Apesar dos problemas de saúde, segundo o The Guardian, segue forte e ativo, capaz de caminhar e andar de bicicleta vários quilômetros por dia. u Mesmo se aposentando do trabalho de campo, Salgado não abandonou a fotografia. Ele é agora editor de seu próprio acervo de fotos, que reúne trabalhos realizados ao longo da carreira. O arquivo contém pelo menos 500 mil imagens, mas uma nova contagem deve ser feita em breve. u Além disso, prepara diversas exposições para os próximos meses. Salgado está trabalhando com o Wende Museum, de Los Angeles, para montar uma exposição sobre trabalhadores industriais na União Soviética. Também prepara um projeto sobre suas primeiras fotografias com o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e deve exibir mais de 250 fotografias sobre a Amazônia durante a COP 30, em Belém. Também terá suas fotografias expostas no Somerset House de Londres, em abril, evento no qual receberá o prêmio Sony World Photography Awards 2024 por sua contribuição ao setor da fotografia. u Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Sua trajetória na fotografia teve início apenas em 1973, aos 29 anos. Trabalhou nas principais agências de fotografia do mundo, como a Magnum Photos, em 1979, e tornou-se referência mundial no setor. Em 1994, deixou a Magnum Photos e fundou sua própria agência, a Amazonas Images, ao lado da esposa Lélia Wanick Salgado, com quem está casado há 60 anos. u Seus trabalhos foram sempre muito premiados, com destaque para o projeto Amazônia, lançado em 2021, que trouxe fotos do cotidiano de tribos indígenas da região. (Com a colaboração de Fernando Morais) n A CNN Brasil anunciou as contratações de Débora Bergamasco, Luciana Taddeo e Maurício Noriega, que chegam para reforçar a equipe de jornalismo da emissora. u A repórter e analista política Débora Bergamasco atuará em Brasília, com análises sobre a política nacional e internacional, nos telejornais e no site da emissora. Ela também terá um blog, no qual publicará reportagens e apurações exclusivas. Antes da CNN, passou por Folha de S. Paulo, Estadão, Isto É e SBT. u Luciana Taddeo atuará como correspondente internacional na Argentina. Ela cobre assuntos da América Latina há dez anos, e foi correspondente na Venezuela. Antes da CNN, contribuiu para UOL, Estadão, além da própria CNN. Focará em assuntos relevantes no cenário latino em 2024, como o governo de Javier Milei na Argentina, e eleições no México, no Uruguai e na Venezuela. u Maurício Noriega, jornalista com 30 anos de experiência no setor esportivo, integrará o quadro Domingol com Benja, com Benjamin Back, aos domingos. Também terá um blog para escrever sobre futebol e falará sobre as últimas notícias esportivas em programas como CNN Novo Dia e Brasil Meio-Dia. Antes da CNN Brasil, foi comentarista do SporTV por 21 anos. Cobriu todas as Copas do Mundo de Futebol desde 1990 e as Olimpíadas de Barcelona e do Rio de Janeiro. Sebastião Salgado anuncia aposentadoria Sebastião Salgado Fernando Frazão/Agência Brasil CNN Brasil contrata Débora Bergamasco, Luciana Taddeo e Maurício Noriega Maurício Noriega, Débora Bergamasco e Luciana Taddeo Divulgação/CNN Brasil

Edição 1.448 página 2 Nacionais n As entidades jornalísticas Abraji, Artigo 19, Jeduca, CPJ, Fenaj, Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog e Repórteres Sem Fronteiras publicaram nota conjunta manifestando preocupação com a terceira fase da Operação Fake News. u Nesta, Enock Cavalcante e Alexandre Aprá foram alvo de uma busca e apreensão determinada pelo juiz João Bosco Soares da Silva, do Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) em 6/2, no Mato Grosso. A investigação é resultado de um inquérito policial que tramita na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), instaurado a pedido do governador do estado, Mauro Mendes (UB). u O motivo são duas matérias publicadas no site Isso É Notícias, dirigido por Aprá. Elas teriam insinuado a existência de uma relação ilícita entre Mendes e o desembargador Orlando de Almeida Perri, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT). u O veículo replicou matéria da Repórter Brasil de 2023 sobre o desembargador, que também é sócio majoritário de uma empresa de mineração com garimpeiros investigados pelo uso de mercúrio ilegal. O site também publicou um artigo de opinião sobre o episódio, escrito por Enock Calvacante. u A investigação solicitou os dados cadastrais dos profissionais, bem como a retirada das publicações do ar. Em nota conjunta as organizações jornalísticas criticaram a ação: “Replicar reportagens de outros veículos e publicar artigos de opinião, mesmo que críticos, faz parte da atividade jornalística, fundamental para a manutenção da democracia. A tentativa de criminalização da profissão, cumulando delito de natureza privada com acusação de perseguição e associação criminosa, é uma grave violação à liberdade de imprensa. A operação desta semana também revela tentativa de violar o sigilo da fonte, prerrogativa fundamental da profissão jornalística”. n O Tribunal de Justiça do Pará decidiu em 19/1 que veículos de comunicação não devem ser responsabilizados por textos que noticiam “fatos públicos”. O julgamento, realizado pela desembargadora Margui Gaspar Bittencourt, da 2° Turma do Direito Privado, concluiu que a ação não ultrapassa o limite do direito à informação. u A conclusão trata de um pedido de indenização de uma servidora que assessorava a ex- -governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT). Ela foi citada em uma reportagem produzida pela Veja em 2006 que abordava um suposto esquema de favorecimento ilegal de desmatamento em troca de financiamento de campanhas por madeireiros. u No pedido de indenização, a ex-assessora argumentava que a reportagem continha “mentiras, calúnias e injúrias”. Contudo, para a desembargadora do TJ-PA, as afirmações feitas pelo veículo são denúncias “graves e comprovadas” de corrupção e propina. u Na decisão, é ressaltado que não houve “excesso de informação” e que o veículo apenas exerceu seu dever de informar o público: “Nao ha qualquer ato ilicito perpetrado pela empresa requerida e muito menos nexo de causalidade entre a publicaç o da materia e o suposto dano sofrido […] Oportuno salientar, no que pertine a liberdade de imprensa, o que se pune e o excesso, nao o direito de informaç o e, no caso concreto, os elementos colacionados comprovam que a empresa jornalistica se resumiu em veicular a noticia, porém, não a valorou, e por consequência, exerceu regularmente um direito conferido pela Constituição Federal”. Veículos não podem ser responsabilizados por informar fatos públicos, diz TJ-PA Entidades criticam ação policial na Operação Fake News em MT

Edição 1.448 página 3 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Entra década, sai década, mudam as tecnologias de comunicação mas o desconforto entre assessores de imprensa e jornalistas que trabalham em redações parece não ter mudado muito. É o que mostra uma nova pesquisa da plataforma internacional de distribuição de releases Cision PR, que pode ser vista na íntegra (em inglês) aqui. A empresa entrevistou 3,1 mil jornalistas em 17 países com o objetivo de coletar insights capazes de ajudar os assessores a direcionarem seus esforços, construírem credibilidade junto às redações e assim aprimorarem os resultados de seu trabalho. As constatações não são novidade para os veteranos na atividade. O que os jornalistas não querem dos assessores? O estudo começa com a pergunta: o que os jornalistas não querem? Os entrevistados foram indagados sobre o que os faria bloquear contatos de um profissional de comunicação. A resposta para 76% deles foi: ser inundado com sugestões de pauta irrelevantes. Se isso já era importante há 20 ou 30 anos, quando as redações não eram tão enxutas e o excesso de informação despejado pelas redes sociais estava longe de se tornar uma realidade (ou um peso insustentável), é fácil entender por que dois terços dos profissionais de imprensa sentem-se incomodados com sugestões irrelevantes. Não há tempo a perder. Em segundo lugar figura outro desconforto também associado ao tempo exíguo dos que sobraram em redações com equipes menores: fornecimento de informações imprecisas ou sem fonte indicada. Essa prática foi apontada por 62% dos entrevistados como inadequada, em um contexto em que há pouco tempo para checagens e os jornalistas precisam confiar no que recebem, sem riscos de incorrerem em erros induzidos por um release. Em terceiro lugar na lista do que seria motivo para um bloqueio aparece algo também relacionado à irrelevância: sugestões de pauta que se assemelham a folhetos de marketing, apontados por 57% dos Pesquisa da Cision PR revela (ou confirma?) o caminho para uma relação ganha-ganha entre assessores e jornalistas consultados como motivo para bloqueio. São dois lados da mesma moeda: discurso corporativo que não seja transformado em uma pauta de interesse do público leva a sugestão a ser vista como irrelevante. E o follow-up? Quem trabalha em assessoria ou em redação deve estar se perguntando: “e o follow up?”. Ele aparece em quarto lugar, e esse pode ser um sinal dos tempos. O que sempre foi tido como o principal incômodo perdeu importância diante das pautas irrelevantes, informações imprecisas e sugestões com cara de propaganda corporativa. Mas continua lá, lembrando aos assessores sobre o valor de equilibrar a ansiedade em ver a pauta aproveitada e o risco de entrar na lista negra. Os itens seguintes que fazem jornalistas considerarem interromper contatos com um assessor são esquivar-se de perguntas / falta de transparência em respostas (46%), deixar de responder no mesmo dia ou no deadline (26%), cancelar entrevistas na última hora (25%), desrespeitar embargos (24%), abordagem não solicitada via mídias sociais (19%) e por fim, errar o nome do jornalista, crime fatal para 17%. O que fazer para um relacionamento melhor? Sabendo-se o que não fazer, então o que fazer? De novo, nada diferente do que jornalistas de redação já pediam há duas ou três décadas: entenda quem é o meu público e o que ele pode achar relevante. Este foi o pedido de 74% dos entrevistados pela Cision PR. O tempo limitado para correr atrás de informações complementares influencia a opinião de 66% dos profissionais ouvidos: forneça dados e fontes especializadas. O incômodo do follow-up, seja por telefone, e-mail ou redes sociais, motivou o terceiro desejo: stop spamming me!. Em seguida aparecem entenda e respeite meu deadline (42%), e dois pedidos bem alinhados aos tempos de redes sociais: mande sugestões curtas que me permitam produzir conteúdo rapidamente (38%), e inclua recursos multimídia, citado por 27%. O que a pesquisa revela (ou confirma?) não é novidade para muitos que trabalham de um ou de outro lado do balcão. Mas vale como um alerta para ajustar processos e construir uma relação ganha-ganha.

Edição 1.448 página 4 conitnuação - MediaTalks Parceiro: Apoio: De Londres e de São Paulo, notícias, ideias e tendências em jornalismo, informação, desinformação e plataformas digitais Oferecimento (MediaTalks Partner): Treinamento na ONU − A ONU (Organização das Nações Unidas) vai escolher 15 jornalistas de países em desenvolvimento para uma bolsa de três semanas em Nova York. Os selecionados participarão de palestras, intercâmbio com outros profissionais e terão a oportunidade de cobrir a Asssembleia Geral da entidade, entre setembro e outubro. As candidaturas para a Bolsa de Jornalismo Reham Al-Farra podem ser feitas até 15 de março e são gratuitas. Condenação na Malásia − A repórter Clare Rewcastle Brown, radicada em Londres, foi condenada à revelia a dois anos de prisão depois de ser considerada culpada de difamação criminal contra um membro da realeza da Malásia durante sua investigação sobre o escândalo de corrupção multibilionário do 1MDB. Segundo a Federação Internacional de Jornalistas, em um julgamento “surpresa” realizado em 7 de fevereiro, Rewcastle Brown, fundadora e editora do site de notícias Sarawak Report, foi condenada pelo Tribunal de Magistrados de Kuala Terengganu por difamar a sultana de Terengganu, Nur Zahirah, com fundamento na Seção 500 do Código Penal da Malásia. O magistrado Nik Mohd Tarmizie Nik Mohd Shukri afirmou que o livro de Rewcastle Brown, The Sarawak Report – The Inside Story of the 1MDB Exposé, publicado em 2018, continha acusações difamatórias contra a sultana, alegação usada com cada vez mais frequência em processos judiciais destinados a intimidar ou punir jornalistas críticos. James Webb − “É fácil ficar hipnotizado por essas galáxias espirais”, disse a equipe do James Webb no comunicado explicando a importância científica e a beleza das novas fotos do universo capturadas pelo supertelescópio que inscreveu seu nome na história da astrofotografia. O novo conjunto de imagens faz parte de um projeto de longa data, o Physics at High Angular Resolution in Near Galaxies (PHANGS), que tem a participação de mais de 150 astrônomos em todo o mundo. Biden no TikTok − Em meio a notícias e comentários negativos sobre idade e lapsos de memória que comprometeriam a capacidade de o presidente Joe Biden governar os EUA, a campanha para a sua reeleição decidiu tentar conquistar eleitores jovens onde eles estão: no TikTok. A conta @bidenhn (Biden-Harris HQ) entrou no ar no domingo (11). Kamala Harris, atual vice-presidente, concorrerá à reeleição junto com Biden no pleito de novembro, enfrentando Donald Trump se até lá ele não for impedido de se candidatar. Mas ao mesmo tempo em que o líder apela ao TikTok para ganhar apoio político, o Congresso americano e o próprio governo seguem com pressões sobre a plataforma de propriedade da empresa chinesa Bytedance, que até o secretário de estado, Antony Blinken, acha que devia ser vendida devido ao risco de acesso aos dados de usuários pela nação considerada hostil. Seminários do Dart Center − Jornalistas com pelo menos cinco anos de experiência podem se candidatar a uma das vagas do programa de seminários oferecido pelo Dart Center for Journalism and Trauma, baseado na universidade americana Columbia. O Dart Center Ochberg Fellowship tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos participantes sobre traumas emocionais e lesões psicológicas, capacitando-os a aprimorar a cobertura de violência, conflitos e tragédias. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro e são gratuitas. Podem se candidatar jornalistas de qualquer meio de comunicação (incluindo editores e produtores), fotógrafos e profissionais freelancers. Esta semana em MediaTalks James Webb

Edição 1.448 página 5 Comunicação Corporativa n O executivo Brian Burlingame, atual CEO para a América Latina da Hill & Knowlton, será o CEO para a América Latina da Burson, a nova companhia que passará a operar a partir de 1º de julho, fruto da fusão de Hill & Knowlton e BCW. Desse modo, terá sob sua alçada as cinco agências brasileiras que integram o Grupo WPP: BCW, Hill + Knowlton, Ideal, JeffreyGroup e Máquina. A informação foi confirmada na última semana por Corey duBrowa, CEO global da BCW, no anúncio da primeira rodada de nomeações de lideranças para as principais regiões e alguns grandes mercados únicos, incluindo líderes seniores de cada empresa. Nomeações adicionais serão divulgadas à medida que a integração das duas companhias avance. u Além de Brian, já estão confirmados: • Kristine Boyden, atual CEO para Américas da BCW, se tornará CEO para Américas da Burson. • Craig Buchholz, atual CEO da Hill & Knowlton nos EUA, será CEO da Burson nos EUA. • Scott Wilson, atual CEO da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da BCW, como CEO da EMEA da Burson. • Simon Whitehead, atual CEO da Hill & Knowlton no Reino Unido, se tornará CEO da Burson no Reino Unido. • Bashar AlKadhi, atual CEO da EMEAx, Hill & Knowlton − cobrindo Europa Continental, países nórdicos, Oriente Médio, Turquia, Índia e África −, será CEO para Oriente Médio, Turquia e África da Burson. • HS Chung, atual presidente da região Ásia-Pacífico da Hill & Knowlton, como CEO da região Norte da Ásia-Pacífico – cobrindo a grande China, Japão e Coreia – da Burson. • Matt Stafford, atual presidente da região Ásia-Pacífico da BCW, se tornará CEO da região Sul da Ásia-Pacífico – cobrindo Índia, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Indonésia, Tailândia e Malásia – da Burson. Rio de Janeiro n Erika Herdy está de trabalho novo, contratada em janeiro como consultora sênior pela FSB Holding, para atuar no time de PR do setor de energia da agência. Ela vem de jornada de pouco mais de três anos como assessora de imprensa na Approach, em que atendeu a clientes como Bradesco Saúde e Shopping Leblon. Internacional Brian Burlingame será o CEO para América Latina da nova Burson Brian Burlingame Noélia Prado Erika Herdy Luciano Antunes Batista Roberto Witter Minas Gerais n Noélia Prado, que deixou em outubro a Rede Mater Dei de Saúde, após mais de 13 anos de casa, passou a atuar como consultora em sua própria empresa, a Noélia Prado Comunicação Estratégica. Rio Grande do Norte n Luciano Antunes Batista, que já foi coordenador de comunicação da Mitra Diocesana e gerente de serviços da Caritas Diocesana, ambas em Campo Limpo, e que esteve, por último, na Dezoito Comunicação, assumiu em dezembro a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Natal. Rio Grande do Sul n Roberto Arruée Witter, que foi por um ano superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, regressou em fevereiro à Critério, agência onde havia atuado por pouco mais de dois anos, entre 2022 e 2023. Ali será responsável por liderar o projeto eleitoral de 2024 da agência.

Edição 1.448 página 6 Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2024 A Mega Brasil convida todas as agências de comunicação do País a participarem da Pesquisa que servirá de base para a composição dos indicadores setoriais e também para a montagem do Ranking das Agências de Comunicação do Anuário da Comunicação Corporativa 2024. Graças a essa Pesquisa hoje o mercado sabe que essa atividade conta com mais de 1.000 organizações em todo o País, fatura cerca de R$ 5 bilhões por ano e emprega mais de 18 mil profissionais. É também graças a essa Pesquisa que o mercado toma conhecimento dos investimentos realizados, do perfil profissional e de gênero das equipes, de quais os serviços mais demandados pelos clientes, do índice de otimismo/ pessimismo dos executivos e empresários do setor e muito mais. O prazo de encerramento de participação na pesquisa é 19 de fevereiro. Não deixe sua agência de fora. Clique neste link para participar da Pesquisa. São 33 perguntas, que não vão tomar mais de 15 minutos de seu tempo.

Edição 1.448 página 7 conitnuação - Comunicação Corporativa n Carlos Maciel assumiu em janeiro a Gerência de Comunicação Externa da Ypê, fabricante de produtos de limpeza e higiene pessoal. Ele vem de jornada na Loures Consultoria, onde esteve por dois anos e atuava como gerente de comunicação para o cliente Ambev. Com passagem por emissoras de televisão (SBT e Record), esteve também em MSL Andreoli (atual And.All) e FSB Comunicação. Além de Ambev, atendeu a marcas como Bradesco, Shopee, Advil, Centrum e Sonrisal, atuando nas frentes de comunicação e relacionamento com stakeholders. E mais... n Aline Cruvinel despediu-se em janeiro da Braskem, em que trabalhou por quase 15 anos, os últimos quatro como coordenadora de comunicação e marketing institucional. n Bárbara Molina, ex-Ideal, onde esteve por quase três anos e meio, e que teve uma rápida passagem pela Inside Out PR como assessora de imprensa pleno, começou em janeiro na Bowler, para atendimento exclusivo a cliente de tecnologia. n Danielle Pessanha está de cargo novo na Associação Comercial de São Paulo. Foi promovida de coordenadora de comunicação e marketing a gerente de comunicação. n Gabriella Lima Visciglia reforçou o time da FleishmanHillard Brasil, na função de consultora sênior, contratada para o atendimento à Samsung Eletronics Latam. Chega após jornada de três anos na 4Influence, onde atuou como coordenadora de estratégia e influência. São Paulo Carlos Maciel começa na Ypê Carlos Maciel Aline Cruvinel Bárbara Molina Danielle Pessanha n Giovanna de Souza, ex-Ketchum, onde esteve por mais de dois anos e meio, deixou a FSB em novembro e começou na sequência na Index Assessoria, como especialista sênior para o atendimento à Henkell Freixenet. n Giulia Santos Cervetto, ex- -Pros, que ficou por três como atendimento na Suporte Comunicação, até janeiro, está agora como atendimento pleno na Azzi + Co, para a marca Breton. n Jéssica Xavier, que esteve por quase dois anos e meio na Smart- PR, até novembro, começou em janeiro na Sling Hub, plataforma de dados do ecossistema latino-americano de startups. Foi contratada na função de relações com a mídia. n Juliana Carvalho, gerente na In Press Porter Novelli por pouco mais de um ano e meio, até outubro, começou na sequência como head de PR do DC Set Group, hub de inovação e entretenimento. Ela também já foi de Meta e FSB, ambas por um ano e quatro meses. n Luciana da Silva Messa, ex-coordenadora de comunicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), onde atuou por seis anos, começou em dezembro como analista sênior na Mars, indústria internacional dona de marcas como Whiskas, Snickers, Pedigree, Royal Canin, entre outras. Gabriella Lima Visciglia Giovanna de Souza Giulia Santos Cervetto Jéssica Xavier Juliana Carvalho Zé Paulo Cardeal Luciana da Silva Messa

Edição 1.448 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Nathália Bignon despediu-se em fevereiro da Máquina CW, onde era gerente de PR e estava há quase dois anos e meio. Foi sua segunda passagem por lá – ficou antes entre 2010 e 2013. Passou anteriormente pela Câmara dos Deputados, como coordenadora de comunicação; pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), na função de secretária de redação e editora; pela Undime, como analista de informação; e pela Informe Comunicação (atual In.Pacto), como coordenadora de conteúdo. Também foi assessora de imprensa da Petrobras por um ano e meio, entre 2013 e 2014. n Paulo Justos despediu-se em dezembro da Sanofi, companhia em que atuou por quase nove anos e meio exercendo as funções de coordenador de comunicação, gerente de comunicação e, por último, gerente de comunicação externa. n Thiago Quirino despediu-se da Tamer, agência em que atendia à Associação Comercial de São Paulo e onde esteve por quase um ano e meio. Em seus trabalhos anteriores, passou por Agência Hanne, como diretor de comunicação e conteúdo (dois anos), e Prefeitura de Ribeirão Pires, como secretário de comunicação (dois anos e dez meses). Nathália Bignon Paulo Justos Thiago Quirino Dança das contas InPress conquista conta da VLI n A InPress Porter Novelli é a nova agência de comunicação da VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais. Presente em 250 municípios, dez estados e no Distrito Federal, a empresa oferece serviços logísticos integrados em operações rodoviárias, ferroviárias, portuárias e conexões com terminais nas principais regiões brasileiras produtoras de bens industrializados, siderúrgicos, minerais e do agronegócio. A conta integra o núcleo de Minas Gerais da InPress, liderado pela diretora Michele Borges, e terá Thais Cavalcante e Ricardo Ballarine como gerentes e Daniela Galvão, recém-chegada à empresa, e Pedro Araujo como atendimentos. A equipe pode ser acionada por meio do e-mail vli@ inpresspni܂com܂br. E mais... n A Textual Comunicação também está com cliente novo, a CanAm Enterprises, que atua no segmento de serviços de investimento e imigração e tem mais de 35 anos de atuação no mercado norte-americano. No atendimento, Christiane Alves ([email protected]. br), com gerência de Fabrício Bernardes – (fabriciobernardes@) e direção de Lina Garrido (linagarrido@). n A SmartPR conquistou as contas da realme Brasil e da RecargaPay. Para a marca de tecnologia realme, que tem como gerente Amauri Vargas, a equipe do A família +Admirados da Imprensa cresceu Quer saber mais? Vinicius Ribeiro – (11) 9.9244.6655

Edição 1.448 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa núcleo da VP Caru Fogaça é formada por Ligea Paixão, Mariana Mimoso e Vanessa Yamada, sob coordenação de Renato Fugulin. O contato para a imprensa é [email protected]. u Com RecargaPay, app de pagamentos, estão Thiago Picolo e Pedro Assis, sob gerência de Olivia Arruda e Arthur Pradella. O time, parte do núcleo da VP Fabiana Jacomini, trabalha com Mariana Castro e Beto Petroni, equipe responsável pelo PR da plataforma. O e-mail de contato é [email protected]. n A FleishmanHillard é a nova agência de comunicação da Harsco Environmental, companhia fundada há mais de 170 anos que fornece serviços ambientais para mercados como siderurgia, agronegócio e infraestrutura, e que adotou o nome de Enviri desde junho de 2023. Presente em mais de 30 países, a empresa está no Brasil desde 1967. A conta terá Adriana Vera e Silva como diretora, e Aline Araújo como consultora de comunicação. n A Pitchcom Comunicação anuncia a chegada de seis contas: Blanver, empresa farmacêutica brasileira, que atua desde 1984 na fabricação, desenvolvimento e comercialização de produtos para a área da saúde; Freshworks, multinacional de software de engajamento com clientes; Avvale, consultoria de negócios global, que promove a transformação digital por meio da tecnologia; Rede Synapse, ONG de professores que atuam em tecnologia social voltada à melhoria do ensino no ciclo de alfabetização e educação Infantil, em regiões de extrema pobreza; Tewá 225, empresa de impacto social que traz soluções para os desafios socioambientais de empresas, organizações e governos; e F.Lead, consultoria de desenvolvimento de pessoas. A agência é dirigida pela sócia Isadora Leone. n A Evcom assumiu a assessoria de imprensa da Bser Engenharia, que há dez anos atua no mercado da engenharia e gestão inteligente de projetos. No atendimento, Mariana Seman ([email protected] e 1197159-0153) e Alexandra Santos (alexandra@). n A Encaso Comunicação anuncia a chegada da Águia Sistemas, companhia que atua na fabricação de estruturas de armazenagem e integração de sistemas de armazenagem, movimentação e automação para intralogística. n A Brodeur Partners – marca do Grupo Omnicom, representada no Brasil pelo Grupo In Press – incorporou a conta do Mercado Livre a sua carteira. Ela estará sob direção de Cibele Anjos, responsável pelas comunicações institucionais e comércio eletrônico, e Gustavo Graça, que responderá por Mercado Pago. As gerentes Daiana Rodriguez e Camila Pessanha Fiedler serão líderes das ações institucionais e comércio eletrônico, respectivamente, e Rogério Gama, de Mercado Pago. Pelo mercado n A CDI Comunicação acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa nova agenda. n A ESPM lançou o curso Inteligência Artificial na prática para o Seu Negócio, com início em 26 de fevereiro. Participam Elaine Coimbra, CEO e fundadora da agência Foster, pertencente ao grupo WPP; Mateus Oazem, estrategista de narrativas de futuro para o Google Cloud na América Latina; e Renata Benigna, mestre da ESPM nas disciplinas de Marketing Digital, Redes Sociais e Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, Mídia Online, entre outras. u As inscrições vão até 25 de fevereiro, com aulas de 26 a 29/2 e 1º de março, no campus da ESPM Tech em São Paulo (rua Joaquim Távora, 1.240). Informações aqui. Última semana para responder à pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros Vai até 21/2 (quarta-feira) o prazo para responder à Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros. Ela está sendo feita pelo curso de Jornalismo da ESPM-SP com o apoio deste J&Cia. Os objetivos são identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional. Os dados obtidos serão utilizados para trabalhos acadêmicos/ científicos e para a produção de notícias sobre o tema no J&Cia, sempre com preservação dos nomes dos participantes. Participe!

Edição 1.448 página 10 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Desde o início de 2019 até os primeiros meses de 2024, a ascensão dos podcasts no Brasil tem sido marcante, conforme revelado por um estudo conduzido pelo portal Exploding Topics. Um dos dados mais significativos apontados pela pesquisa é o aumento constante no número de consumidores de podcasts no País. Em 2020, aproximadamente 40% da população brasileira já se dedicavam a ouvir esse tipo de conteúdo, número que saltou para 43% em 2023. Essa estatística coloca o Brasil no seleto grupo de países onde mais de 40% da população consomem podcasts (Suécia e Irlanda). Os dados também destacam a diversidade dos ouvintes brasileiros, que abrangem diferentes faixas etárias, interesses e origens socioeconômicas. Essa diversidade oferece oportunidades amplas tanto para criadores de conteúdo quanto para anunciantes explorarem novos espaços. Outro aspecto relevante mencionado no estudo é o notável aumento nos investimentos em produção e distribuição de podcasts no Brasil. Empresas de mídia, influenciadores digitais e até mesmo indivíduos contribuíram para o crescimento desse mercado em constante expansão. Segundo estimativas recentes do Ibope Inteligência, cerca de 50 milhões de brasileiros são ouvintes de podcasts, indicando que a tendência de crescimento da podsfera brasileira deverá continuar em 2024, consolidando este ano mais uma vez como o ano do podcast. Em paralelo, o Podcast Download Fall 2023, divulgado pela Cumulus Media, trouxe à tona uma questão relevante sobre a publicidade em podcasts: existe uma desconexão entre as preferências dos ouvintes e o tipo de anúncios que eles recebem. De acordo com a pesquisa, os ouvintes têm uma preferência clara por anúncios em áudio que os divirtam ou entretenham de alguma Reflexões sobre o crescimento da podsfera brasileira forma. Anúncios engraçados, campanhas que envolvam os próprios apresentadores dos podcasts − conhecidos como spots testemunhais − são os conteúdos mais desejados pelo público. Entretanto, a realidade é que a maioria esmagadora dos anúncios em podcasts tende a ser mais séria e tradicional, focada em serviços ou produtos. Mais de 61% desses anúncios são spots pré-gravados, produzidos pelo anunciante e distribuídos em várias plataformas de mídia. Essa disparidade entre expectativa e realidade abre uma oportunidade para os anunciantes serem mais criativos em suas estratégias de marketing, alinhando-se melhor com as preferências do público. Além disso, o estudo ressalta que os ouvintes de podcasts estão mais propensos a lembrar e interagir com conteúdo personalizado e menos convencional, destacando a importância da flexibilidade e originalidade na publicidade em podcasts. Por outro lado, fazendo uma revisão histórica, as produtoras de jingles e as emissoras de rádio já produziam anúncios em áudio diferenciados nos anos 1970 e 80, quando grandes nomes da música brasileira assinavam as produções musicais e letras de spots, jingles, e campanhas para rádio e TV. Curioso que em 2024 tenhamos esquecido dessa experiência e sejamos lembrados pelos ouvintes que rádio e podcasts são produtos sonoros e merecem ser trabalhados de forma a atrair a atenção dos ouvintes, não importando a plataforma. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.448 página 11 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Infidelidade conjugal é o mesmo que traição. Esse tema se acha em tudo quanto é livro importante desde sei lá há quanto tempo! Nas línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, holandesa, italiana, alemã… O sexo é fundamental na vida, seja qual for a vida. Animal, no sentido selvagem, ou humano, como tal entendemos. É claro que sobre esse assunto muito já foi dito e muito ainda se dirá. Na força, ganha o macho. A mulher perde, não pela sua fraqueza física, mas, de certo modo, pela submissão. Desde sempre. Bíblia. Desde a Antiguidade, o mundo é regido pelo patriarcalismo machista, cuja visão transforma a mulher em mero objeto. No decorrer do tempo as mulheres têm encontrado força para romper o elo patriarcal e, em liberdade, seguir a própria vida. Bela luta, não é mesmo? Os poderosos, em todos os sentidos, usam e abusam do feminino. Eles podem tudo, a mulher não. As Mil e Uma Noites, um clássico árabe, começa quando o sultão Shahryar flagra a mulher aos beijos e abraços com um escravo, na cama. Irado, saca da espada e mata a infiel e seu amante. Depois disso, jura e cumpre a promessa de matar todas as mulheres depois da primeira transa. Corno contrariado é um perigo. Tem o corno brabo e o corno manso, nessa história de pulada de cerca. A propósito, há até “oração” sobre o tema e um belíssimo soneto do Bocage, intitulado Soneto do Corno Choroso. Este: Se o grão serralho do Sophi potente, Ou do Sultão feroz, que rege a Trácia, Mil Vênus de Geórgia, oh! da Circássia Nuas prestasse ao meu desejo ardente: Se negros brutos, que parecem gente, Ministros fossem de lasciva audácia, Inda assim do ciúme a pertinácia No peito me nutria ardor pungente: Erraste em produzir-me, oh! Natureza, Num país onde todos fodem tudo, Onde leis não conhecem a porra tesa! Cioso afeto, afeto carrancudo! Zelar moças na Europa é árdua empresa, Entre nós ser amante é ser cornudo Na real, no mundo real, são inúmeros e multiplicam-se os casos de infidelidade conjugal. Em 1976, o empresário Doca Street matou a sua companheira Ângela por sentir-se por ela traído. Do tempo antigo há um caso marcante: o rei de Esparta Menelau encheu o mar de sangue depois de traído por Helena de Tróia, considerada a mais bonita daquele tempo, raptada pelo ousado Páris. Licenciosidade na cultura popular (XILVII) (continuação das edições 1.445, 1.446 e 1.447) Antes disso, muito antes, a mesma Helena tinha 12 anos de idade quando foi arrancada de sua casa pelo venerado guerreiro ateniense Teseu, filho do rei Egeu. Mas isso não deu certo. Os irmãos de Helena a salvaram de um possível estupro. O caso Menelau rendeu muitas histórias. E músicas. O cantador repentista pernambucano Otacílio Batista compôs e gravou um poema decassílabo intitulado Mulher Nova, Bonita e Carinhosa/Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor. Esse poema foi gravado em disco LP pelo próprio Otacílio e depois melodiado pelo cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, que o gravou em CD. A letra diz: Numa luta de gregos e troianos Por Helena, a mulher de Menelau Conta a história de um cavalo de pau Terminava uma guerra de dez anos Menelau, o maior dos espartanos Venceu Páris, o grande sedutor Humilhando a família de Heitor Em defesa da honra caprichosa Mulher nova, bonita e carinhosa Faz o homem gemer sem sentir dor… Diz a lenda que num ano qualquer da Idade Média um cavaleiro apaixonou-se perdidamente por uma rainha. Ele era solteiro e ela casada. O seu rei, um tal de Marco, ficou puto. O cavaleiro tinha por nome Tristão e a rainha, Isolda. Naqueles tempos medievos era mais do que comum príncipes se apaixonarem por plebeias e princesas serem salvas por plebeus. Em tempos não muito distantes, era comum no Nordeste um pai levar o filho adolescente a “virar homem” num cabaré, puteiro ou prostíbulo. Isso também ocorria noutras partes do País. Beatriz Kushnir, autora do livro Baile de Máscaras, escreve que muitos pais levavam seus rebentos para a primeira transa nos bordéis do Rio à época das polacas. Quer dizer, além Nordeste. Bocage Helena e Páris pintura de Jacques-Louis David, 1788 Otacilio Batista e Assis Angelo em programa da Rádio Atual

Edição 1.448 página 12 AUTO Em 1964, o cantor e compositor Moreira da Silva deixou para a posteridade uma música que fez com Jorge Faraj. Essa música, Judia Rara, foi gravada em disco Odeon. A letra: A rosa não se compara A essa judia rara Criada no meu País Rosa de amor sem espinhos Diz que são meus seus carinhos E eu sou um homem feliz Nos olhos dessa judia Cheios de amor e poesia Dorme o mistério da noite Brilha o milagre do dia A sua boca vermelha É uma flor singular E o meu desejo, uma abelha Em torno dela a bailar. Essa música foi feita para Estera Gladkowicer, uma imigrante judia russa que conheceu na Lapa e por ela se apaixonou. É bom lembrar que as mulheres que vinham do Leste Europeu e aqui se prostituíam eram, em geral, chamadas de polacas. (Continua na próxima edição) Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO n A Série Mulheres, da Editora Leader, ganhará no final deste ano um novo volume. Desta vez será o livro Mulheres no Automotivo, que trará histórias inspiradoras, vivências e cases de mulheres que estão fazendo a diferença no setor. Idealizado por Andréia Roma, CEO da Leader, a obra terá coordenação de Giovanna Riato e Paula Braga, da Automotive Business, e Simone Caggiano, da Audi do Brasil. u “Com base no poder da história e na inteligência emocional de cada convidada, este livro oferecerá um conteúdo rico e envolvente”, explica Andreia Roma. “Todas as mulheres selecionadas terão a chance de conduzir o leitor por uma jornada de aprendizado, compartilhando suas experiências e lições enquanto atuantes no setor automotivo. A nossa missão com esta obra é apresentar lideranças femininas que compreendem a importância e o impacto positivo que a diversidade tem causado por meio de suas habilidades de liderança e alta performance no setor”. u “Tenho certeza de que todas as histórias que serão contadas nesse livro, virão carregadas de curiosidades, conquistas, insights, emoção e muitos, muitos desafios”, acrescenta Paula Braga. “É assim que nós mulheres seguimos vivendo nesse segmento ainda tão masculino. Se por um lado o tema parece ter amadurecido e ganhado musculatura, por outro ainda enfrentamos obstáculos”. n Após nove anos e meio integrando o time de Comunicação e Relações Públicas da Honda, Viviane Vilar da Costa encerrou em 7 de fevereiro seu ciclo na fabricante automotiva. Contratada em outubro de 2014, após três anos e meio na assessoria de imprensa da Mercedes-Benz, ela vinha atuando como supervisora de Relações Públicas para Automóveis desde junho de 2019. Antes, passou por Automotive Business, OTM Editora, MM Editorial, Editora Símbolo e Cesvi Brasil. u Em entrevista a este J&Cia, explicou que a decisão de sua saída foi pessoal: “Foram anos de muito trabalho, lançamentos, eventos, pautas e ações com a imprensa. Sem dúvida, um período de muito aprendizado e desenvolvimento profissional. Encerrar esse ciclo não foi uma decisão fácil, mas necessária no momento. Às vezes, a vida nos mostra que é preciso parar, respirar e recalcular a rota antes de seguir acelerando. Agradeço muito ao time Honda e a todos os colegas jornalistas pela parceria durante esse período”. u Enquanto não define seus novos rumos profissionais, Viviane atende pelos vivilar1@hotmail. com e 11-99877-1121 Viviane Vilar despede-se da Honda Viviane Vilar Presença feminina no setor ganhará destaque no livro Mulheres no Automotivo

Edição 1.448 página 13 AGRO Patrocínio n O SBT Agro, programa veiculado pela plataforma digital SBT News, ganhará a partir de 17 de março uma versão para a grade nacional do SBT. A atração irá ao ar das 6h às 7h, todos os domingos, com o objetivo de tentar aumentar o faturamento da emissora no período. u Segundo apuração de Gabriel Vaquer, para o canal F5, da Folha de S.Paulo, o projeto vai substituir o Jornal da Semana, noticiário que faz um resumo dos principais fatos dos dias anteriores para o telespectador, e será produzido pela Rede Massa, afiliada da emissora no Paraná, que pertencente ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Ainda não há uma definição sobre quem comandará o programa. n O Grupo Estado, em parceria com a Pyxys, empresa de tecnologia e marketing digital fundada por Andrés Bruzzone, lançou em 8/2 o canal Agro Estadão. Com equipe própria e produção de conteúdo exclusivo sobre o setor, a plataforma conta com atualização em tempo real, além de reportagens, cotações de moedas, commodities agrícolas e previsão do tempo detalhada. O conteúdo é grátis e acessível também a não-assinantes do jornal. u “A iniciativa reforça o compromisso do Estadão com o agronegócio e vem ao encontro da longa tradição da empresa na cobertura dos temas de interesse do produtor rural”, destaca Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado. u No comando da nova plataforma está a editora-chefe Letícia Luvison (leticia.flores@estadao. com), que conta ainda em sua equipe com a editora Fernanda Farias (fernanda.farias@) e com o repórter Daumildo Jr. (daumildo. junior@). u Além da produção própria, o conteúdo do Agro Estadão é enriquecido com informações do Broadcast, da Agência Estado. Nele, o leitor terá acesso a notícias, gráficos e cotações de commodities agrícolas, moedas, mercados e ações de empresas que operam no segmento. A plataforma conta ainda com um time exclusivo de colunistas especializados no setor. Entre eles, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, a ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Teresa Vendramini, o ex-presidente da Embrapa Celso Moretti, o advogado e ex-presidente dos Conselhos de Administração da Embrapa e Conab José Carlos Vaz, o especialista em comércio e direito internacional Welber Barral, o agrônomo e consultor Tiago Fischer e o professor e cientista Marcos Fava, conhecido como Doutor Agro. u “Queremos ser uma fonte de informação relevante e confiável para o produtor rural, e um canal para reverberar os dilemas e desafios do Agro brasileiro, setor cada vez mais relevante para a economia do País”, acrescenta Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do Estadão. n O Canal Rural anunciou mudanças na gestão de jornalismo e de conteúdo. Laila Muniz assume o cargo de gerente nacional de Jornalismo do grupo, e será responsável pela área de conteúdo de televisão, portal, projetos especiais e afiliadas em Rio Grande do Sul, Brasília, Bahia, Mato Grosso e Paraná. u Muniz substitui a Giovani Ferreira, que assumirá, a partir de março, o cargo de CEO da afiliada Sul, que abrange os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. u Laila tem 26 anos no jornalismo. Está no Canal Rural desde 2019, inicialmente na unidade de Brasília, e desde 2021 atua em São Paulo, como coordenadora de Jornalismo da TV. Já cobriu política, economia, saúde e agro. Trabalhou anteriormente em Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ministério da Agricultura, Presidência da República e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foi responsável pelas redes sociais do Congresso Nacional por quase oito anos. Laila Muniz é a nova gerente nacional de Jornalismo do Canal Rural Laila Muniz Grupo Estado lança o Agro Estadão SBT ganhará programa sobre agronegócio Versão do SBT Agro na internet

Edição 1.448 página 14 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação O curso realizado pela Rede JP em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá o jornalista Larry Graham na aula sobre DEIA no jornalismo dos EUA. Fundador e diretor executivo do The Diversity Pledge Institute, passou a maior parte da carreira liderando jornalistas esportivos em redações por todo aquele país. Trabalhou em ESPN. com, The San Diego Union-Tribune, Milwaukee Journal Sentinel e The Kansas City Star, entre outros. Recentemente, atuou como diretor adjunto de transformação de notícias locais no American Press Institute, onde criou o site Table Stakes. Larry integra o conselho de diretores da APSE Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada a promover a diversidade em departamentos esportivos. Além disso, é bolsista do programa NewStart, estudando Soluções Midiáticas e Inovação na Reed College of Media da West Virginia University. O Diversity Pledge Institute foi criado em 2021 para ajudar as organizações a criar ambientes inclusivos, ao mesmo tempo que diversificou a força de trabalho global e fornece aos jornalistas as competências de que necessitam para elevar as suas carreiras. Numa altura em que existem grandes jornais metropolitanos sem um único negro na redação, o Diversity Pledge Institute é antes de mais nada uma promessa. O DPI é composto por líderes experientes de diversas origens, muitos dos quais romperam fronteiras nos seus setores. A equipe do DPI é formada por profissionais de alto desempenho comprometidos em apoiar indivíduos e organizações que estão prontos para mudanças reais no que diz respeito a diversidade, inclusão, equidade e acessibilidade. Por meio do curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura, ministrado por Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é esperado contribuir para maior representatividade, cobertura equilibrada de questões sociais, conscientização de preconceitos inconscientes e combate à desinformação por meio da produção de informação qualificada e redução do discurso de ódio. Através da nossa parceria, esperamos compreender a cultura americana no que se refere à promoção da Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA). Inscreva-se aqui! Curso gratuito terá aula especial com representante do The Diversity Pledge Institute Larry Graham Sudeste São Paulo n O Diário, de Mogi das Cruzes, anunciou o fim de sua edição impressa após 66 anos de circulação, completados em 2023. O veículo focará agora no digital, priorizando conteúdo multiplataforma. Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), com o encerramento da versão impressa, o Diário promoveu a demissão de todos os trabalhadores de sua redação, desde jovens profissionais até veteranos com 30, 40 e 50 anos de casa. u Alguns dos jornalistas demitidos disseram ao Sindicato que havia certo desinteresse no impresso por parte da própria empresa, apesar da grande circulação do jornal na região. Eles afirmaram que, aos poucos, o Diário preparava sua migração completa para o digital. A entidade repudiou as demissões e prestou solidariedade aos funcionários dispensados. E deve marcar uma reunião com a direção do Diário de Mogi para acompanhar as demissões. u Em matéria publicada em 7/2, o Diário escreveu que “uma nova redação será montada, totalmente multiplataforma. E investimentos em tecnologia serão feitos”. O site será reformulado, com novo leiaute e ferramentas. O Diário, de Mogi das Cruzes, demite funcionários e encerra edição impressa

Edição 1.448 página 15 n Morreu em São Paulo no domingo (11/2) Marcelo de Almeida Bairão, aos 74 anos. Tinha tumores no cérebro, consequência de problemas que teve nos pulmões há 20 anos. Deixa a esposa e um filho. u Bairão formou-se em História na USP e Jornalismo na Cásper Líbero. Trabalhou em revista Banas, Exame e Jornal da Tarde. Foi diretor do programa Roda Viva, da TV Cultura. Também trabalhou como assessor na Odebrecht e no Memorial da América Latina. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), com ativa vida sindical. Mais recentemente, trabalhou para o Governo Federal, preparando resumos matinais de informações. u Grande admirador de música brasileira, alegrava-se muito com a vida noturna e chegou a ser sócio de casas como Rádio Clube, Choperia Continental e Bar Avenida. n Morreu em 11/2 o apresentador, radialista e fotógrafo Antônio Aguillar, aos 94 anos. Deixa a esposa, Maria Célia, e três filhos. Aguillar ficou conhecido por sua contribuição ao rádio e à televisão nas décadas de 1960 e 70. Também teve papel fundamental na história da MPB. Apresentava um programa na TV Excelsior, de São Paulo, e abriu espaço para um desconhecido cantor, ninguém menos que Roberto Carlos. u Nascido em São José do Rio Preto, em 1929, trabalhou como fotógrafo nas décadas de 1940 e 1950, inclusive para o Estadão. Ao longo da carreira, passou por diversas emissoras de rádio e televisão, como Tupi, Record, Gazeta, Globo, TV Paulista e Capital. E mais... n Priscila Doroche, repórter do Balanço Geral SP, apresentado por Reinaldo Gottini na hora do almoço, deixou a Record. Ela estava na emissora desde 2012. De 2013 a 2014, foi âncora do Record News. Também foi produtora do matinal Fala Brasil. Antes, trabalhou no SBT do Rio Grande do Sul. Segundo o F5 (Folha de S. Paulo), a demissão ocorreu devido à crise financeira que a emissora enfrenta nos últimos anos. n Paulo Mathias foi contratado em 7/2 pelo SBT para fazer parte da equipe de apresentadores do programa Chega Mais, juntamente com Michelle Barros, ex-Globo, e Regina Volpato, de volta ao SBT. A estreia está marcada para 11/3, mas os pilotos começam a ser gravados logo após o Carnaval. u Mathias é administrador por formação e iniciou a carreira como comunicador na Jovem Pan, em que esteve por quatro anos. Deixou agora a emissora, depois de o SBT testar vários nomes para a vaga que ele vem preencher. n Para integrar o time de repórteres do Tá na Hora, novo programa comandado por Christina Rocha e Marcão do Povo, o SBT anunciou as contratações de Lucas Carvalho, ex-repórter da Record TV em Campinas, e Emerson Tchalian, que atuava na RedeTV. Completa o time o repórter Rafael Batalha, que atuou anteriormente no SBT em programas como o Primeiro Impacto, atração policial exibida nas manhãs da emissora. (Com informações do F5). n Fabrício Mello Pereira (1195302-9923) é o novo repórter de O Diário, de Mogi das Cruzes. Recém-formado em Jornalismo, vinha atuando como estagiário Morre Antônio Aguillar, aos 94 anos Antônio Aguillar YouTube O adeus a Marcelo Bairão Marcelo Bairão Priscila Doroche Paulo Mathias Instagram Rogério Pallatta/SBT Fabrício Mello Pereira na Câmara Municipal da cidade e também passou pela redação do jornal O Novo. n Marina de Freitas Harriz foi promovida a chefe de Reportagem no período da manhã da Jovem Pan News. Ela vinha atuando nos últimos três anos como produtora dos programas Jornal da Manhã e Documento Jovem Pan. n O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) criou um grupo de trabalho para discutir e encaminhar ações educativas e humanitárias contra o genocídio e os crimes de guerra cometidos no conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Confira as ações já encaminhadas pelo GT. Marina de Freitas conitnuação - São Paulo

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