Jornalistas&Cia 1448

Edição 1.449 - 21 a 27 de fevereiro de 2024 n O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, assinou um decreto que impõe sigilo sobre informações de interesse público referentes a atividades realizadas por ele e pelo governador do estado, Marcos Rocha. Segundo o decreto, as restrições são válidas até o fim do mandato dos políticos. u O decreto torna sigilosas informações sobre registros de visitantes no gabinete do governador de Rondônia e em residências oficiais; informações referentes a viagens do governador, do vice-governador e de seus familiares; e informações sobre despesas com alimentação, saúde e moradia. u Para o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o decreto é uma afronta à transparência pública e contraria a Lei de Acesso à Informação (LAI). Leia a nota da entidade aqui. n A revista Você S/A, da Editora Abril, anunciou o fim de sua edição impressa. Em nota assinada pelo diretor de redação Alexandre Versignassi, a publicação informou que continuará exclusivamente online, com conteúdos sobre carreira e empreendedorismo. Os assinantes de Você S/A passam a receber a Veja Negócios. u “Esta é a última edição impressa da Você S/A. Os assinantes passarão a receber uma nova revista, a Veja Negócios, voltada ao mercado financeiro”, diz a nota, publicada na edição de fevereiro da revista. “Você S/A seguirá, mas exclusivamente online, com reportagens sobre carreira, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Nos vemos lá”. u Atualmente, constam do expediente da Você S/A o já citado diretor de redação Alexandre Versignassi, a editora Tássia Kastner, os repórteres Bruno Carbinatto, Camila Barros e Jasmine Olga, a editora de arte Juliana Krauss, e os designers Kauan Machado e Tamires Mazzo. u Lançada em formato experimental em 1998, como uma revista derivada da Exame, a revista mensal Você S/A é voltada para o mercado empresarial, com reportagens sobre gestão de carreira e finanças pessoais. A publicação aborda temas como economia, empreendedorismo, carreira, desenvolvimento pessoal, mercado financeiro, criptomoedas, entre outros. Passou a ser publicada independentemente desde sua segunda edição. n A Globo fará mudanças em sua equipe de jornalismo, que devem passar a valer em breve. Nilson Klava, repórter especializado em Política, assumirá o comando do programa Em Ponto, da GloboNews, em substituição a Tiago Eltz, que será o novo repórter especial do Jornal Nacional em São Paulo. As informações são de Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo). u Eltz apresentava o Em Ponto desde julho de 2023, ao lado de Mônica Waldvogel, após a saída de Cecília Flesch. Apesar de deixar o Em Ponto, Eltz fará parte do rodízio de apresentadores da emissora e deve apresentar telejornais locais em São Paulo aos sábados e feriados. O jornalista está na Globo desde 2010 e foi correspondente da emissora em Nova York por cinco anos. Destacou-se em coberturas de fôlego, como a do acidente do avião da Chapecoense. u Klava, especializado em Política, está na Globo desde 2015 e faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Hoje aos finais de semana e feriados. Fez parte da cobertura das eleições de 2022 e cobriu a licença-maternidade de Aline Midlej no comando do Jornal das 10, da GloboNews. Para apresentar o Em Ponto, Klava terá que se mudar de Brasília para São Paulo, onde é ancorado o telejornal. Nilson Klava assumirá em São Paulo o Em Ponto na GloboNews. Tiago Eltz vai para o Jornal Nacional Nilson Klava Tiago Eltz Instagram Instagram Revista Você S/A encerra edição impressa Sérgio Gonçalves da Silva Instagram Governo de Rondônia impõe sigilo sobre atividades de governador e vice

Edição 1.449 página 2 Nacionais n O mercado de quadrinhos e a indústria criativa como um todo são muito importantes para o Brasil, principalmente no que se refere ao incentivo à arte, além de gerarem empregos e movimentarem a economia do País. Mas, infelizmente, indústria e economia criativa ainda são pautas que têm pouca visibilidade para os governos, mesmo com sua importância intelectual/ cultural e econômica. u Jornalistas&Cia conversou com Rodrigo Paiva, diretor de Licenciamento da Maurício de Sousa Produções, que falou sobre o mercado de quadrinhos no Brasil, destacando números importantes sobre vendas de revistas e HQs, que mostram como Mauricio de Sousa consegue manter leitores infantis de revistas impressas quando muitos acham que as crianças estão deixando essas leituras de lado, especialmente devido à forte tendência ao online e ao digital. u Leia a entrevista na íntegra a seguir (com a colaboração de José Alberto Lovetro, o JAL): Jornalistas&Cia − Fale um pouco sobre o mercado de quadrinhos no Brasil e a economia criativa no País. O que fazer para que estes setores sejam mais valorizados? Rodrigo Paiva − Quando o Mauricio lançou suas primeiras revistas, o mercado era dominado por autores estrangeiros. Não à toa, o famoso formato “pato” das revistas em quadrinhos no País vem das revistas do Pato Donald, cuja vendagem possibilitou que a Editora Abril lançasse títulos como Veja, entre outros. Com o tempo, as revistas da Mônica e depois de outros personagens da Turminha foram caindo no gosto do público por trazerem a cultura brasileira, com que as crianças se identificavam mais. Claro que há outros autores que contribuíram com novas opções, como Ziraldo, histórias inspiradas no universo de Monteiro Lobato, por exemplo. No início dos anos 2000, começou a febre dos mangás. Mauricio percebeu que seu filho mais novo preferia esses quadrinhos japoneses aos gibis da Turminha, e foi quando surgiu a Turma da Mônica Jovem, um fenômeno de vendas. Hoje, os títulos com a Turma da Mônica dominam 80% do mercado de quadrinhos brasileiros. Há mais de dez anos lançamos o projeto Graphic MSP, porque percebemos que havia autores brasileiros muito talentosos que não tinham espaço no mercado nacional. Esses autores fazem releituras do universo dos personagens da Turma da Mônica, voltadas para o público jovem adulto. “Jeremias – Pele”, de autoria de Rafael Calça e Jefferson Costa, que traz um de seus primeiros personagens numa história em que enfrenta o racismo, ganhou o Jabuti em 2018. Os personagens nascidos nos quadrinhos ganham outras plataformas, estão no digital, games, filmes live-action, e estampam produPor Victor Félix, repórter de J&Cia A importância do mercado de quadrinhos e da economia criativa no Brasil Rodrigo Paiva Acervo Pessoal tos por meio do licenciamento, movimentam toda uma cadeia produtiva que gera empregos do campo ao setor de serviços. J&Cia − Você poderia compartilhar conosco dados sobre vendas de revistas e livros da Mauricio de Sousa Produções que mostrem a importância dessa indústria criativa? Rodrigo − Uma pesquisa feita em 2019 pelo então Ibope, a nosso pedido, mostrou que 93% dos brasileiros veem nas revistas da Turma da Mônica um estímulo à leitura. Só no ano passado foram 2,8 milhões de livros vendidos. Nos últimos cinco anos, foram 15 milhões. Num país em que mais de 84% dos brasileiros não compraram livros no ano passado, ficamos muito felizes de sermos uma exceção e podermos contribuir para que as crianças, jovens, famílias em geral, vejam na leitura um momento de lazer e aprendizado. Não somos educadores, mas o Mauricio sempre diz que sua medalha no peito é ter contribuído, de maneira informal, para formar leitores. O total movimentado pela indústria criativa, segundo dados de 2020, e equivalente ao gerado pela construção civil e superior a produção total do setor extrativista mineral no mesmo ano. Segundo um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o setor superou o desempenho geral da economia brasileira em quase todos os anos deste século e passou a representar 2,9% do PIB em 2020, movimentando um total de R$ 217,4 bilhões. Em 2017, representava 2,6%. Em 2004, eram apenas 2,1%. Ou seja: estamos crescendo! J&Cia − Fale um pouco sobre a questão do impresso x digital. O conteúdo impresso segue forte no setor de quadrinhos? Rodrigo − Com todo esse universo digital, de vez em quando alguém ainda pergunta se ainda vendemos gibis. E a resposta é: sim, vendemos 1 milhão de exemplares ao mês, ou seja, 12 milhões de exemplares ao ano! Nossas histórias estão em todas as plataformas, mas a revistinha impressa ainda é bem relevante. Primeira aparição da Mônica nas tiras do Cebolinha, em 1963 Rodrigo Paiva/Maurício de Sousa Produções

Edição 1.449 página 3 Muitos pais, avós, tios reconhecem nas revistas em quadrinhos uma divertida ferramenta para estimular o gosto pela leitura e fazem assinaturas para as crianças da família. Mauricio de Sousa costuma aparecer como um dos autores mais reconhecidos pelos brasileiros na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, atrás de Machado de Assis e Monteiro Lobato. J&Cia − E no que se refere a empregos, o quão importante é a economia criativa? Você tem dados para ilustrar a questão? Rodrigo − A economia criativa emprega hoje 7,4 milhões de trabalhadores no Brasil, segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para o quarto trimestre de 2022. Espera-se que o volume suba para 8,4 milhões em 2030. Sem contar que contribui para a imagem positiva do País. Não foi à toa que o primeiro ministro do Japão surgiu vestido de Mario no encerramento das Olimpíadas no Brasil, anunciando os jogos de Tóquio. Muita gente sabe pouco da Bélgica, mas conhece Tintin e a rainha Elizabeth, que tomou chá com o Ursinho Paddington. J&Cia − Nesse sentido, qual a importância de premiações como o Troféu HQMIX na valorização da produção de quadrinhos e da própria economia criativa do Brasil? Rodrigo − Prêmios contribuem para reconhecer e divulgar o trabalho dos artistas. Quando um filme é indicado ao Oscar, tem mais bilheteria; quando os vencedores são anunciados, atraem o público que ainda não viu, seja no cinema ou no streaming. Em 1970, Mauricio ganhou o Troféu Yellow Kid, o Oscar dos quadrinhos, em Lucca, na Itália, pelo lançamento da revista da Mônica. Foi uma grande honra e um estímulo para que seguisse criando. Os quadrinhos com os personagens criados por Mauricio de Sousa já foram agraciados com diversos troféus HQMIX. Quando a imprensa divulga os indicados, depois os finalistas e, ao final, os vencedores, gera novas possibilidades de que o público conheça novas obras e novos autores. Essa é a beleza da indústria criativa: uma ideia, um desenho, uma história que vira algo concreto, que mexe com as emoções das pessoas e, ao mesmo tempo, movimenta a economia e contribui para a imagem do País. A Mônica hoje é embaixadora do Unicef, levando mensagens importantes sobre vacinação, saúde e direitos das crianças. E surgiu de uma inspiração e de traços de lápis sobre papel. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação No próximo dia 15 de março, autoridades governamentais estarão reunidas em um encontro virtual com a sociedade civil para discutir e avançar no Plano de Comunicação Antirracista. Com o objetivo de fortalecer as estratégias de combate ao racismo e promover a igualdade racial, representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e do Ministério da Igualdade Racial participarão ativamente das discussões. O encontro, das 11h às 12h, tem como pauta central a elaboração e articulação do Plano de Comunicação Antirracista e sua contribuição para os planos governamentais de 2024. Espera-se que as discussões levem a avanços significativos na promoção da igualdade racial e na conscientização sobre a importância da luta contra o racismo dentro do campo da comunicação. Para garantir a participação no evento, os interessados devem preencher um cadastro disponível aqui, sendo o link para o evento enviado posteriormente. A presença de todos os envolvidos é fundamental para enriquecer os debates e contribuir para o alcance dos objetivos compartilhados. O combate ao racismo no jornalismo é uma pauta urgente e essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, iniciativas como essa reunião demonstram o compromisso do governo em enfrentar esse desafio de forma efetiva e colaborativa. Especialistas reúnem-se para avançar no Plano de Comunicação Antirracista do Governo Federal conitnuação - Nacionais

Edição 1.449 página 4 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O título de uma reportagem na Bloomberg Law sobre uma nova pesquisa global da KPMG não deixa dúvidas sobre os riscos que rondam a adesão do mundo corporativo aos compromissos ESG: “Estudo da KPMG revela planos surpreendentes para investimentos ESG por empresas”. Segundo a consultoria, cerca de 90% das empresas pesquisadas planejam aumentar seus investimentos nos próximos três anos, a despeito do movimento anti-ESG que ganhou força sobretudo nos EUA. A pesquisa envolveu 550 membros de conselhos, executivos e gestores de companhias com receita superior a US$ 1 bilhão, principalmente dos EUA e Europa. Os resultados surpreenderam a Bloomberg porque parecem estar na contramão do mau humor dos investidores incomodados com a aplicação de recursos em projetos sociais e ambientais, que na opinião de uma parte cada vez maior deles não dão retorno financeiro. À primeira vista, investimentos em processos mais sustentáveis − muitas vezes mais caros −, em mitigação de impacto de operações nas comunidades e em diversidade podem não dar retorno imediato. Mas a conta não é tão simples, se feita sob a perspectiva da reputação e dos riscos oferecidos ao negócio quando ela está em jogo. ESG, reputação e lucros Boicotes a marcas, pressão contra novos empreendimentos e até dificuldade de recrutar profissionais que preferem não se associar a empresas poluidoras, por exemplo, estão entre os riscos que vão muito além de notícias desfavoráveis na imprensa ou posts isolados nas redes. Em um mundo que não existe mais, não era raro ouvir líderes ESG: o que dizem pesquisas sobre as três letras que para alguns estão deixando de fazer sentido empresariais na mesa do grupo de crises defendendo a ideia de que as más notícias sobre um problema seriam esquecidas em breve. E eles não estavam totalmente errados. Apesar de todos os problemas atribuídos às redes sociais, é inegável que elas deram voz à sociedade, que não depende mais somente de uma imprensa sobrecarregada e pressionada pelo escândalo novo do dia ao ponto de não conseguir acompanhar todas as histórias até o fim. O estudo da KPMG é um bom sinal de que líderes não estão embarcando totalmente na tese de que ESG não é relevante para o negócio. Mas não se pode deixar de considerar a hipótese de que uma coisa é o que se diz, e outra é o que se faz. A consultoria mapeou as intenções, que podem não se concretizar na prática. Os dois principais desafios, apontados por 44% dos entrevistados, são recursos insuficientes e dificuldades de colaboração interna. A comunicação entre departamentos e os “grupos isolados” dentro da organização foram citados como barreiras ao ESG por 41% dos líderes. Uma curiosidade destacada pela KPMG é o método ainda pouco avançado de coletar e gerenciar os resultados: quase a metade das empresas consultadas ainda usa planilhas, mas 58% pretendem adotar a inteligência artificial para reunir dados. “Fadiga ESG” nas empresas menores Ao mesmo tempo, outro novo estudo mostra que a realidade em empresas menores pode ser diferente. A consultoria britânica de ESG Sifa Strategy entrevistou 31 membros de conselhos de administração de 70 empresas do Reino Unido para compreender a situação em companhias pequenas e médias, em um momento que a análise chamou de “encruzilhada”. Apenas 43% dos conselheiros acham que o ESG está alinhado às expectativas de retorno dos acionistas, percentual que vem caindo desde que a investigação começou a ser feita, em 2021. Uma percepção destacada no relatório é a de que as ações são muitas vezes implementadas apenas para «cumprir tabela» ou para atender a demandas regulatórias, e não como uma forma de adicionar valor à estratégia corporativa e às operações. A visão “desanimada” é atribuída em parte ao cenário macroeconômico, que leva líderes e investidores a abordagens de curto prazo, embora não tenham tirado as três letrinhas da agenda. E uma conclusão que emergiu das conversas é a de que a sigla ESG está desgastada. Vários entrevistados defenderam que ela devia ser revista, pois é vaga, significa coisas diferentes dependendo do ponto de vista, e olhar para os três pilares ao mesmo tempo nem sempre é fácil. Os estudos completos podem ser visto aqui (KPMG) e aqui (Sifa Strategy).

Edição 1.449 página 5 conitnuação - MediaTalks Parceiro: Apoio: De Londres e de São Paulo, notícias, ideias e tendências em jornalismo, informação, desinformação e plataformas digitais Oferecimento (MediaTalks Partner): Amazônia Urbana − Jornalistas com pelo menos um ano de experiência em jornalismo ou criação de conteúdo, contratados em redações ou independentes, podem se candidatar até 21 de fevereiro a uma das bolsas do programa Amazônia Urbana, da organização ambiental Climate Tracker. O objetivo é explorar os desafios ambientais das cidades amazônicas, incentivando a produção de conteúdo digital em formato inovador que retratem a situação dessas regiões. O programa, realizado em conjunto com a Open Society Foundation, oferece dez vagas para profissionais que morem no Brasil e na Colômbia. Morte em Mianmar − O corpo do jornalista Myat Thu Tan foi encontrado com sinais de ferimentos a bala juntamente com os de outros presos políticos sob custódia da junta militar que há três anos tomou o poder em Mianmar após um golpe. Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês), o jornalista foi preso em 22 de setembro de 2022 em sua casa em Mrauk-U, devido a postagens críticas à junta nas redes sociais, e não havia sido julgado ou condenado. A morte teria ocorrido em 31 de janeiro. Myat Thu Tan foi colaborador do meio de comunicação online Western News, bem como repórter da Voz Democrática da Birmânia, uma das maiores organizações de mídia independentes do país. Embora afastado das atividades diárias como profissional de imprensa, era visto como jornalista pela junta, diz a IFJ. Macaco nadador − Não teve para peixes coloridos, moluscos esculturais ou cavalos-marinhos elegantes: a foto do ano do prêmio de fotografia subaquática do Underwater Photography Guide é a de um primata nadador, fotografado nas ilhas Phi Phi, na Tailândia. O fotógrafo Suliman Alatiqi explicou que esse tipo de primata, conhecido como macaco comedor-de-caranguejo, adaptou-se bem ao ambiente aquático e mergulha com habilidade por vários motivos: ir de um lugar a outro, brincar, refrescar-se ou se alimentar. E pode nadar mais rápido do que a maioria dos humanos, permanecendo até meio minuto debaixo d’água. Alerta à imprensa − O agravamento do assédio contra jornalistas, possíveis reformas legais para criminalizar o trabalho de informar e o aumento da autocensura estão entre as possíveis consequências da reeleição de Nayib Bukele nas eleições presidenciais de El Salvador, realizadas em 4 de fevereiro, dizem jornalistas e organizações internacionais de defesa da liberdade expressão. Bukele foi reeleito com ampla vantagem para o seu segundo mandato consecutivo na presidência, apesar de vários analistas afirmarem que a reeleição foi inconstitucional. “Nós jornalistas, não descartamos que este seja o início da ditadura, o fim de uma democracia fraca, de um governante que foi eleito em 2019 por meios democráticos, mas que instalou um processo autocrático”, disse Angélica Cárcamo, presidente da Associação de Jornalistas de El Salvador (APES) à LatAm Journalism Review (LJR). A desgraça de Andrew − A entrevista que ficou marcada como um dos maiores desastres de relações públicas da história e devastou a carreira e a reputação do príncipe Andrew virou um filme batizado de Scoop (jargão para “furo” jornalístico) produzido pela Netflix, que acaba de apresentar o primeiro trailer. A conversa foi gravada no Palácio de Buckingham pela jornalista Emily Maitlis, do programa Newsnight, em novembro de 2019. O Palácio nunca se pronunciou oficialmente, mas os rumores são de que ele tomou a iniciativa sozinho, sem a participação da assessoria de comunicação, e tendo uma de suas filhas a seu lado. O objetivo de Andrew era defender-se das acusações feitas por Virginia Giuffre de que teria tido relações sexuais com ele quando era menor de idade, aliciada pelo pedófilo James Epstein e pela socialite Ghislaine Maxwell, mas o efeito foi o oposto. Esta semana em MediaTalks Suliman Alatiqi

Edição 1.449 página 6 Comunicação Corporativa n Claudia Tozetto acaba de assumir a posição de head de Comunicação do Google no Brasil, após três meses liderando a equipe responsável por conduzir a estratégia de relações públicas das plataformas da empresa no País. Ela substitui a Rafael Corrêa, que deixou a empresa em novembro do ano passado para assumir o cargo de head global de comunicação corporativa do Nubank. u Claudia trabalha no Google há quase seis anos, tendo sido responsável por conduzir a estratégia B2B da empresa no Brasil, mostrando como o Google está conectando empresas e consumidores. Nesse período, também respondeu pelo posicionamento dos principais executivos da empresa. O Brasil é, atualmente, um dos principais mercados para as nove plataformas do Google com mais de 1 bilhão de usuários. Bahia n Sérgio Melo está de trabalho novo. Depois de uma passagem de quase cinco anos pela Concessionária Bahia Norte, começou em dezembro último na Intermarítima Portos e Logística S.A. coordenando as ações de Responsabilidade Social da empresa. n Mauro Zanatta deixou esta semana a Chefia da Assessoria de Imprensa do Banco Central. Foram cinco anos na função, período em que ele, conforme informou a este J&Cia, teve a chance única de participar do início de uma super-revolução no sistema financeiro u Para ele, foi “da criação à consolidação do Pix, da gênese do open finance, que vai mudar a cara do SFN nos próximos anos, e dos primeiros passos da moeda digital brasileira, o Drex. Encaramos nesse período a aguda crise econômica da pandemia da Covid, os efeitos de duas guerras, o longo processo de controle da inflação, a transição de governo e a primeira gestão autônoma formal do BC. Não foram poucos os momentos históricos neste BC, muito menos as dificuldades superadas. E valeu muito a pena esse trabalho duro. Um superaprendizado que, somado à experiência anterior na comunicação do Ministério da Fazenda, ajuda a consolidar uma trajetória de 22 anos nas redações de Estadão, Valor, Gazeta Mercantil e Correio Braziliense”. u O colega Arnaldo Galvão, ex-Bloomberg, Valor, CNI e Fazenda, que estava no site Brasília Alta Frequência, assumiu a função. E mais... n Simone Mayara iniciou nova jornada em janeiro, na Ágora (agência que integra o ecossistema Untold), como gerente de relações institucionais em Brasília, reportando-se ao VP da área, Fábio Zambeli. Chegou com a missão de atuar em temas das agendas regulatória, tributária e legislativa e demais assuntos públicos afetos aos diversos setores da economia. Advogada especializada em Direito Internacional, com mestrado em Direito Constitucional e Teoria Política, ao longo da carreira ela atuou em frentes parlamentares e consultorias. Claudia Tozetto passa a liderar Comunicação do Google no Brasil Claudia Tozetto Sérgio Melo Brasília Mauro Zanatta deixa a Chefia de Comunicação do Banco Central. Arnaldo Galvão assume a função Mauro Zanatta Arnaldo Galvão Simone Mayara

Edição 1.449 página 7 conitnuação - Comunicação Corporativa n Mariana Ruiz chega à Ketchum contratada como nova líder da conta da Procter & Gamble no Brasil, sob a gestão do CEO da agência Caio Bamberg. Assume o cargo de VP de Atendimento para a conta. Com mais de 20 anos de experiência, ela passou por Meta, Nestlé e L’Oréal. u Elaine Moreira, VP que liderava a conta da P&G, está assumindo novas funções na agência, passando a cuidar de clientes como adidas, Samsung Ads e 3M. n Roberto Pellim, gerente de comunicação estratégica, despediu-se em fevereiro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em que atuou por pouco mais de dois anos e meio, e assumiu a Comunicação do DAEE, o departamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo, com reporte direto à a superintendente Mara Ramos. u Pellim fará o planejamento e o desenvolvimento das ações estratégicas de comunicação do DAEE rumo à transformação deste na SP Águas, agência reguladora de recursos hídricos paulista, e contribuirá também nas demais atividades da área. u É um retorno do profissional ao tema. Por nove anos (2011 a 2019) ele trabalhou no time de imprensa da Sabesp, inclusive como gerente durante a crise hídrica. Passou ainda, além do CEBDS, pela Comunicação da Eldorado Celulose e da FenaSaúde (associação dos planos de saúde), fora o período de dez anos em redações, como Folha de S.Paulo, Agora e Metro. Os contatos dele são [email protected], 11-3293-3531 e 11-97673-9390. Rio de Janeiro n Giovanna Campos, ex-estagiária e assistente de atendimento, que foi por quase cinco anos da Approach, até dezembro, entrou em janeiro na Lacomunica, na função de consultora de comunicação. Giovanna Campos Santa Catarina n Randy Fusieger começou como analista de marketing digital sênior na Intelbras. Esteve anteriormente por um ano e três meses como analista de CRM na Cassol Centerlar, em São José. Randy Fusieger São Paulo Mariana Ruiz chega à Ketchum para liderar a conta da P&G. Elaine Moreira assume as de adidas, Samsung Ads e 3M Mariana Ruiz Elaine Moreira Roberto Pellim assume Comunicação do DAEE Roberto Pellim E mais... n Aline Molica, líder de projetos, despediu-se da Pros em dezembro, após um ano e seis meses de casa, e começou em janeiro como coordenadora de comunicação corporativa na Sanofi. Com carreira de 19 anos, ela também já passou, entre outras organizações, por Unimed Brasil, Contax, Copersucar, Speyside, JeffreyGroup e Mercado Livre. n Anna Fadul, ex-analista sênior na Fiesp, coordenadora de comunicação na Loures, head de comunicação na FSB e cofundadora e COO da Pina, nesta pelo período de um ano e três meses, até dezembro, integrou-se em janeiro ao time da Pub, como sócia-diretora da agência. n Camila Rocha, executiva de contas, deixou em novembro a MSL Brasil, após dois anos de casa, e está agora na Edelman como executiva sênior, contratada para o atendimento à Turkish Airlines. n Felipe Castro, ex-Máquina CW, que estava há dois anos e oito meses na FSB Comunicação como atendimento sênior de PR para os clientes SulAmérica, Itaúsa e Grupo Edson Queiroz, deixou a empresa e começou no Grupo In Press, na função de consultor de comunicação. Aline Molica Anna Fadul Camila Rocha Felipe Castro

Edição 1.449 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n A Edelman assumiu a comunicação externa da ADM no Brasil e no Paraguai. Fundada em Chicago em 1902, a empresa atua no setor do agronegócio convertendo sementes de oleaginosas em produtos para alimentação, nutrição animal, aplicações industriais e energia. O time de atendimento conta com a VP Natalia Martínez, com a diretora Ana Paula Sartor e a gerente Mariana Baère. A equipe de atendimento está disponível em admbra [email protected]. O reporte da agência será com o diretor de Comunicação da ADM, André Degasperi. n A FSB também tem novo cliente em carteira, a Betano, empresa que faz parte da Kaizen Gaming (uma das principais empresas globais de jogos online, com presença em 16 países) e que atua no mercado global de apostas esportivas. Outras informações com Juliana Moreira Lima ([email protected]. br e 61-98136-3266). n A Approach é a nova agência de assessoria de imprensa da farmacêutica FQM, empresa controlada pelo grupo argentino Roemmers. A agência passa a cuidar da gestão do relacionamento com a imprensa, incluindo ação para as marcas Calcitran, Floratil, Varicell, Imecap e Fumasil. No atendimento, Daniela Santos, com gerência de Arlete Michelacci e direção de Rafael Rey (SP) e das sócias Beth Garcia e Tatiana Coura. n A Aliá RP, dirigida por Lígia Batista e Priscilla Caetano, celebra a chegada das contas da GNA – Gás Natural Açu, joint venture formada por Prumo Logística, bp, Siemens e SPIC Brasil; e da Apex Partners, que atua no mercado de capitais e busca posicionar-se como banco de investimentos voltado para mercados regionais. No atendimento, Douglas Oliveira Mota (GNA – Gás Natural Açu) e Érica Viana (Apex Partners), com coordenação de Renata Soares e direção da sócia e COO Priscilla Caetano. E mais... n Também a MediaLink, dirigida por Adhemar Altieri, celebra a conquista da conta da SCA Etanol do Brasil, para a qual já vinha atuando na criação de uma nova marca abarcando as diferentes atividades da companhia. O novo cliente tem 24 anos de vida, responde por cerca de 14% de todo o etanol comercializado no País e atua também nos setores de biodiesel e na aquisição de produtos e serviços para empresas do segmento. Outras informações com Flávio Falcão (ffalcao@ medialinkbrasil.com e 11-955589752) ou Sandra de Angelis (sdeangelis@ e 11-99911-3798). n A PinePR fará a comunicação do 30% Club Brazil, campanha global que promove a paridade de gênero nos Conselhos de Admin Leone Ferreira, que foi da Egom PR e esteve, na sequência, por sete meses na Pub, começou em fevereiro como gerente de comunidades na End to End, organização focada no estreitamento de relacionamento dos torcedores com os clubes ou esportes do coração. n Mônica Anjos decidiu empreender. Deixou a InPress Porter Novelli, agência em que estava em sua segunda passagem e onde ficou por 13 anos, tendo sob sua responsabilidade a área de Treinamentos do Grupo, para abrir a Avenida, consultoria especializada em comunicação e, claro, em treinamentos. Nessa nova jornada, informa que também está aberta a parcerias com agências de PR e de Marketing Digital para oferecer a elas a expertise adquirida ao longo da carreira, sobretudo na área de treinamentos. O site da consultoria é www.avenidanocaminho.com.br e seu telefone de contato, 11-98816-1798. n Patricia Boroski Camargo, ex-assessora de comunicação na Prodesp, que esteve por seis meses como executiva sênior do Grupo Fala, até fevereiro, foi contratada como analista sênior pela idwall. n Ricardo Coslove, ex-Race, InPress Porter Novelli e que esteve por dez meses na Nova PR, até outubro, começou em dezembro como consultor sênior na Approach, contratado para o atendimento à Enel Energia. n Thiago Tertuliano, ex-Seven PR, que esteve por 11 meses na Máindi, como assessor pleno, começou em fevereiro como assessor de imprensa na Bendita Imagem. Leone Ferreira Mônica Anjos Patricia Boroski Camargo Ricardo Coslove Thiago Tertuliano Dança das contas Edelman conquista a conta da ADM no Brasil e Paraguai... ...FSB, a da Betano... ...Approach, a da FQM... ...e Aliá RP, as da GNA e da Apex Partners

Edição 1.449 página 9 sociadas, bem como autoridades e órgãos governamentais, para participarem dessas licitações de forma eficaz e ética”, afirma Patrícia Marins, diretora de Relações Institucionais do Setor Público da Abracom. u A segunda etapa do Programa de Capacitação ocorrerá em março, momento em que a entidade lançará o Manual prático para elaborar Editais de Comunicação Institucional, voltado especificamente para autoridades governamentais, com o objetivo de fornecer orientações claras e diretas sobre o processo de contratação de serviços de comunicação institucional. u Esse guia ressaltará a importância de proibir definitivamente os pregões eletrônicos, promovendo a seleção criteriosa de propostas técnicas e preços. Patrícia Marins reforça que “a escolha por pregão transforma a contratação em um leilão no qual a qualidade e a capacidade técnica dos concorrentes não são avaliadas”. u O advogado Emerson Franco de Menezes, responsável pela consultoria jurídica na elaboração do Guia, complementa que “a nova lei é um marco importante para o setor e o manual traz boas práticas e o caminho para quem deseja contratar com a Administração Pública. Esperamos que sirva de estímulo para que as associadas se interessem pelas licitações, que devem aumentar exponencialmente em todas as esferas de Governo nos próximos anos”. conitnuação - Comunicação Corporativa n A Abracom está anunciando esta semana o lançamento de uma ação educativa voltada para suas associadas e para autoridades governamentais sobre a criação e a participação em editais de licitações para serviços de comunicação institucional no setor público. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais de agências, fornecer orientações e conceder formação para autoridades e órgãos governamentais sobre as melhores práticas em processos de contratação de agências. u A ação é a continuidade de um programa iniciado em dezembro passado, com a realização de uma masterclass sobre o tema e o lançamento do Manual prático para participar de licitações de Comunicação Institucional, exclusivamente direcionado para as agências interessadas nas oportunidades deste segmento. Contexto e importância da ação u Com a aprovação da Lei 14.356/22, que equiparou as licitações de comunicação institucional às regras da publicidade, a Abracom prevê um aumento significativo nas contratações públicas de serviços de comunicação. u “Com a crescente demanda por serviços de comunicação por parte do setor público e a necessidade de garantir transparência e qualidade nos processos de contratação, a Abracom reconhece a importância de capacitar suas asnistração das 100 maiores companhias do Mercado de Capitais e nas posições C-Level. Fabiana Ramos, CEO da PinePR, passa a integrar o conselho consultivo da organização. n Também a NB Press, dirigida por Nicole Barros, comemora novas conquistas. Chegaram à agência as contas de Abstrato Ventures, especializada em inovação e tecnologia; e-Copa SP, competição focada em comunidades carentes organizada pela Associação Paulista de Recreação, Esporte e Lazer (Aprel); Festival de Verão Praia São Paulo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo (SEME); HealthAngels, corporate venture builder com foco em auxiliar startups voltadas para o setor de odontologia e saúde; LIVE!, marca brasileira do segmento de moda fitness; Seniortech Ventures, venture builder que tem como propósito contribuir com a longevidade, fortalecendo a qualidade de vida da população 50+; e ThePayGroup, detentora de empresas em diversas partes do mundo com o objetivo de tornar o sistema de pagamentos rápido, seguro e 100% regulamentado. Outras informações com Deborah Fecini, pelos deborahfecini@ nbpress.com.br e 11-99419-5757. n A Pub passou a atender à Dataside, consultoria com sede em São José dos Campos (SP), que tem a missão de fornecer suporte e soluções que aumentam a confiabilidade e agilidade das organizações na tomada de decisões orientadas por dados e Inteligência Artificial. A conta integra o núcleo liderado por Núbia Tavares e tem no atendimento Marcella Pedroso, que ali chegou em novembro passado, com gestão da head de PR Regina Valente. n A Mapa360 celebra a chegada de duas marcas à carteira de clientes: Universal Assistance, que atua no segmento de seguro-viagem internacional; e TSBetc, agência de MICE e live marketing. No atendimento, a assistente Maria Eduarda Eurich ([email protected]), com coordenação de Loise Clemente e direção da CEO Maria Priscila. n A P+G Comunicação Integrada, de Curitiba, assumiu a conta do escritório de advocacia local GMP&GC. No atendimento, Maria Emilia Silveira, recém-chegada à agência, e Ricardo Heidegger Rodrigues, com a coordenação do diretor Eduardo Betinardi. n Também a Index Conectada tem novidade em carteira: passou a atender à marca de chocolates Dengo. No atendimento, Mariana Villano e Fabiana Bittencourt, com coordenação de Bruna Chioro e gerência de Yasmin Ayache. n A Encaso Comunicação passou a cuidar da comunicação da Águia Sistemas, que atua com a fabricação e integração de sistemas de armazenagem, movimentação e automação para intralogística. Pelas instituições Abracom lança ação educativa para licitações no serviço público Patrícia Marins Emerson Franco de Menezes

Edição 1.449 página 10 Por dentro da Comunicação Pública n A VSM, dirigida por Marcos André Borges, celebra seus 35 anos de vida com conquistas além fronteiras do Ceará. Uma das contas que chegou no início do ano para a agência foi a do Somapay Digital Bank (SCD cadastrada no Banco Central), cearense de nascimento mas hoje atuando em todo o País. Outra foi a da TBM, fabricante nacional de fios diferenciados. E agora, mais recentemente, chegaram à agência as contas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – e a do Departamento Ceará – e do Instituto de Lideranças Empresariais do Ceará (Ilece). u As novas contas somam-se a outras conquistas do final de 2023, casos da Confraria Corisco, do Clube de Engenharia do Ceará e do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis do Ceará (Secovi-CE). Pioneirismo – n Marcos André ressalta o pioneirismo da VSM em toda a região Norte/Nordeste: “O ano de 2024 é um momento marcante pra nós e para o segmento de Assessoria de Comunicação no Ceará, porque marca os 35 anos da VSMe, portanto, os 35 anos do surgimento desse setor aqui, já que fomos os pioneiros e somos, por conseguinte, a mais longeva em atuação nas duas regiões. Entre os destaques dessa jornada ele cita a conquista do Prêmio Aberje (única agência de toda a região a conquistá-lo) e a primeira agência do País a obter o certificado ISO 9001. Pingo nos is – n Diferentemente do que informou J&Cia na última edição, na nota sobre a nomeação dos novos líderes da futura Burson, a Ideal, liderada pelo CEO Ricardo Cesar, estará dentro de outra estrutura que será anunciada no futuro, reportando-se diretamente ao global e ligada a um projeto que reúne também operações em México, NY, San Francisco, Austin, Chicago, Londres, Paris, Milão, Munique e Estocolmo. n A Pitchcom, agência citada na edição anterior deste J&Cia na secção Dança das Contas, é dirigida por Daniela Penna e Isadora Leone, e não apenas por esta última, como publicado. Pelo mercado VSM celebra 35 anos com a conquista de novas contas de alcance nacional Marcos André Na próxima terça-feira (27 de fevereiro), às 15h, horário de Brasília, associados da ABCPública terão um encontro com Jorge Duarte, um dos autores mais citados em comunicação pública e referência também em Comunicação Estratégica nas organizações públicas. Organizada pelos diretores regionais, a palestra on-line é uma realização da ABCPública com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam/TJMA). De acordo com Fernando Souza, diretor da ABCPública no Maranhão, a conferência é uma grande oportunidade para aprimoramento do fazer diário dos comunicadores públicos, aliando teoria e prática. “A parceria com a Esmam, para que a iniciativa se concretize, reforça a proposta de atuação da ABCPública em alcançar todo o território nacional, desenvolvendo iniciativas de forma colaborativa e direcionadas ao salutar debate para o fortalecimento da Comunicação Pública essencialmente cidadã, focada na interlocução enquanto condição necessária à promoção da cidadania”, afirmou. As inscrições, gratuitas, são apenas para associados. Veja link na bio do Instagram da ABCPública. Não é associado (a)? Clique aqui e faça parte desta comunidade. O podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência, da jornalista Aline Castro (do Conselho Consultivo da ABCPública), recebeu Marcia Ditzel, gestora de inovação na Justiça Federal do Paraná, e Michele Sulamita, servidora do Ministério Público da União. Durante o episódio, as profissionais falaram sobre design thinking, boas práticas para a inovação, desenvolvimento de projetos de forma colaborativa e muito mais. Ouça já, nos principais players. Comunicação pública estratégica é tema de palestra de Jorge Duarte Como a inovação pode ser mais comunicativa? conitnuação - Comunicação Corporativa As submissões de trabalhos ao XI Ebap estarão abertas até 26 de fevereiro. As oportunidades de submissões constam nos 25 temas, sendo aceitos artigos, relatos técnicos e casos de ensino. A apresentação de trabalhos pode ocorrer por pelo menos um autor inscrito e os trabalhos serão publicados após o evento nos Anais da Ebap. Os melhores trabalhos serão premiados. As oportunidades de publicação são: • GT 01 − Transparência, Accountability e Participação • GT 02A − Formulação e Implementação de Políticas Públicas • GT 02B − Avaliação e Análise de Políticas Públicas • GT 03 − Gestão de Organizações Públicas • GT 04 − Governança, Governo Eletrônico e Transformação Digital • GT 05 − Governança, Riscos e Integridade das OrganizaXI Encontro Brasileiro de Comunicação Pública: novo prazo para encerramento de submissões

Edição 1.449 página 11 Anote aí: 30 de abril é o prazo limite para submissão de artigos do Dossiê 45 (maio – agosto de 2024) da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, da Universidade de São Paulo (USP). Em parceria com a ABCPública, a edição será coordenada pelos editores convidados Jorge Duarte, vice-presidente de Relações Acadêmicas da associação, e Michele Goulart Massuchin, da Universidade Federal do Paraná, e será dedicada ao tema Comunicação Pública e Cidadania. Saiba mais aqui. Chamada para o Dossiê da Organicom sobre Comunicação Pública: não perca o prazo Por dentro da Comunicação Pública Branded Content Ideias & Cia Por Leonardo Albuquerque, gerente de Stakeholders Management LLYC Brasil A comunicação com os investidores desempenha um papel relevante nas empresas de capital aberto, seja pela necessidade de cumprir obrigações dos órgãos reguladores ou pela importância de dialogar com stakeholders que são ou podem se tornar sócios. Nos últimos anos, devido às mudanças no setor, como o aumento da base de investidores PF e a necessidade de as empresas buscarem formas mais inovadoras e proativas de comunicação, a comunicação assumiu um papel ainda mais relevante. Contudo, no contexto do mercado financeiro, onde os números ditam o jogo, como provar o real valor da comunicação e colocá-la em pé de igualdade com números tão importantes no mercado, como lucro, margem etc.? Conseguir colocar a comunicação em pé de igualdade com esses indicadores e “provar” que uma estratégia eficaz pode trazer benefícios em números que realmente fazem a diferença no dia a dia da empresa foram questionamentos que tive ao desenvolver o estudo que lançamos neste mês, o Small Caps RI Tracker. Graças a um time extremamente competente da LLYC, mostramos no estudo quais são esses “números e indicadores” que uma estratégia de comunicação eficaz influencia diretamente. Conseguimos colocar a Comunicação na mesma página de importância de indicadores que o mercado financeiro acompanha tanto. A comunicação na “mesma planilha” de Margem Líquida, EBITDA e Lucro Líquido ções e Contratações do Setor Público • GT 06 − Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público • GT 07 − Inovação e Empreendedorismo na Gestão Pública • GT 08 − Marketing na Administração Pública: Diagnósticos e Análises Críticas • GT 09 − Planejamento, Controle e Finanças no Setor Público • GT 10 − Controle Social e Combate à Corrupção na Administração Pública • GT 11 − Federalismo e Relações Intergovernamentais • GT 12 − Gestão Social, Poder Local e Desenvolvimento Territorial • GT 13 − Relações Raciais e Interseccionalidade na Administração Pública • GT 14 − Estudos Teóricos, Históricos e Comparados em Adm. Pública • GT 15 − Casos de Ensino na Adm. Pública • GT 16 − Administração da Justiça e Desafios de Gestão no Poder Judiciário • GT 17 − Segurança Pública e Cidadania • GT 18 − Performance dos Governos Subnacionais e Locais na Administração Pública • GT 19 − Gestão da Comunicação Pública • GT 20 − Gestão de Crises na Administração Pública • GT 21 − Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis • GT 22 − Experiências e Desafios da Inteligência Artificial no Setor Público • GT 23 − Fazer Científico no Campo de Públicas: a Tríade Universidade-Governo-Sociedade nas Atividades de Ensino, Pesquisa, Prática e Extensão • GT 24 − Longevidade e Envelhecimento O GT 19 é coordenado por Leandro Heringer (PUC Minas), Jorge Duarte, vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública, e Kárita Sena, diretora regional da ABCPública no Mato Grosso do Sul. Sobre o evento A Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) realizará o XI Encontro Brasileiro de Administração Pública (XI Ebap) de 27 a 29 de maio em Brasília, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP Asa Norte). Este ano, o evento ocorrerá em modo presencial e virtual. As sessões de apresentação de trabalhos no modo virtual ocorrerão, exclusivamente, nos dias 22 e 23 de maio. Saiba mais no edital e no site do evento.

Edição 1.449 página 12 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? No Dia Mundial do Rádio (13/2), dados divulgados pela multinacional de pesquisa online YouGov revelam que mais de três quartos da população brasileira sintonizam o rádio durante uma semana comum, tornando-o mais popular do que videogames, revistas digitais, revistas físicas e jornais impressos. A pesquisa, conduzida através da ferramenta YouGov Profiles, destaca que o rádio analógico mantém uma popularidade considerável, às vezes até superando seus equivalentes digitais. Cerca de 80,7% dos consumidores brasileiros dedicam tempo para ouvir música em plataformas de streaming, enquanto 77,3% ouvem rádio com a mesma frequência. Além disso, o rádio supera os podcasts em popularidade, com 65,2% dos adultos no Brasil afirmando ouvir esse conteúdo semanalmente. É notável que o rádio seja mais atrativo para o público masculino e jovens de 18 a 24 anos, que são estatisticamente mais propensos a passar mais de três horas diárias ouvindo o meio. A análise também destaca as diferenças entre rádio digital e analógico. Embora a migração para canais digitais tenha sido observada em outras mídias de massa, como TV e conteúdo escrito, o rádio ainda mantém forte presença analógica. Cerca de 48,9% da população brasileira ouviu música por meio de rádio analógico nos últimos seis meses, um número significativamente maior do que aqueles que acessaram plataformas de streaming de música por meio de canais digitais. Em termos de preferências de audição, os brasileiros que optam Mais da metade dos brasileiros ouvem rádio pela experiência tradicional do rádio tendem a sintonizá-lo pela manhã e no início da tarde, enquanto os que preferem dispositivos digitais tendem a fazê-lo à tarde e à noite. Quanto ao perfil dos ouvintes, a pesquisa revela que muitos brasileiros consideram o rádio uma companhia, com 40,8% dos adultos ouvindo-o como fundo quando estão sozinhos. Homens e mulheres têm percepções distintas sobre o rádio, com os homens demonstrando uma preferência ligeiramente maior por estações de rádio locais e uma tendência maior para ouvir rádio online. As diferenças também se estendem às faixas etárias, com adultos de 25 a 44 anos sendo os maiores defensores do potencial de marketing do rádio, enquanto os adultos de 45 a 54 anos parecem desfrutar mais da experiência radiofônica em si. Além disso, os dados revelam que 40,6% da população brasileira consome streaming de música de estações de rádio por meio de canais digitais, indicando que mesmo aqueles que apreciam a experiência única do rádio estão optando por dispositivos analógicos em vez de dependerem exclusivamente da internet. A pesquisa também destaca que o rádio desempenha um papel significativo nas interações sociais dos brasileiros. Cerca de 40,8% dos adultos no País relatam ouvir rádio como um som de fundo quando estão sozinhos, enquanto três em cada dez concordam que às vezes dependem do rádio para se sentirem acompanhados. Esses dados coletados pela YouGov revelam não apenas a popularidade contínua do rádio no Brasil, mas também a complexidade de suas audiências e preferências, demonstrando que o meio continua a desempenhar um papel central na vida cotidiana de muitos brasileiros. Fonte de dados: https://business.yougov.com/pt/content/ 48652-brasil-consumidores-ainda-preferem-radio-analogico Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

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