Jornalistas&Cia 1451A

Edição 1.451A página 2 Veja Negócios n Mauricio Lima, diretor editorial de Veja, falou a este J&Cia sobre as motivações que levaram ao lançamento de Veja Negócios, sobre o conteúdo da revista e o interesse crescente por parte dos leitores de Veja e da população brasileira em geral por Economia. u Para ele, Veja Negócios será um “desdobramento” da Economia, um dos pilares de Veja, tema que já era visto com muita importância pela revista. Confira a seguir a íntegra da entrevista: Jornalistas&Cia – Fale um pouco sobre a origem de Veja Negócios. Como surgiu a ideia do projeto? Mauricio Lima – A origem e a ideia de Veja Negócios têm a ver com a experiência da própria Veja. Detectamos que Economia é um dos assuntos que os leitores mais apreciam no conteúdo de Veja, seja no digital, no impresso ou em qualquer plataforma. E o interesse do público mais amplo por Economia cresceu muito. Havia o vácuo de um projeto especializado em Economia desde a saída de Exame, que foi vendida para o BTG como parte do processo de recuperação judicial da Abril. Evidentemente que Veja nunca deixou de cobrir Economia. Mas agora consolidamos essa área em uma marca específica, Veja Negócios, que inclusive já está no ar há alguns meses, com alguns especiais, programas de vídeos como Veja Mercado, com informações diárias, e Veja S/A, com entrevistas de executivos de grandes negócios. No fundo, a revista será um desdobramento da Economia, um dos assuntos que consideramos ser um dos pilares de Veja e que sempre foi muito forte em nossa história. Apostamos em crescer nessa área, com grandes expectativas. Além da parte digital, achamos que uma circulação impressa mensal também tem espaço junto ao leitor brasileiro, que tem demonstrado cada vez mais interesse nesse tipo de assunto. Para contextualizar, pesquisa recente da Genial/Quaest sobre a avaliação do governo Lula mostrou que um dos fatores responsáveis pelo crescimento da desaprovação do governo foi a percepção da população com a Economia, o que revela um interessante amadurecimento por parte do povo em temas econômicos. Há cada vez mais interesse, seja pelo lado do empreendedorismo ou pelo lado da tecnologia, ou por finanças, negócios ou sustentabilidade. E por isso acreditamos que há espaço para uma publicação com os nossos valores e princípios para cobrir Economia de uma forma específica. J&Cia – Existe alguma relação entre o lançamento de Veja Negócios e a descontinuidade de Você S/A? Mauricio – Não, são duas coisas separadas. O caso da Você S/A foi uma decisão da Abril. O lançamento de Veja Negócios já estava previsto e a equipe já existia, independentemente da descontinuidade de Você S/A. “Veja Negócios será o desdobramento da Economia, um dos pilares de Veja”, diz o diretor editorial Mauricio Lima Mauricio Lima Mas estamos, sim, reaproveitando dela alguns profissionais que têm familiaridade com temas que serão abordados na Veja Negócios, especialmente na parte de finanças. J&Cia – Fale um pouco sobre o conteúdo abordado em Veja Negócios. Qual será o foco do projeto? Mauricio – Teremos uma boa cobertura de macroeconomia. Afinal de contas, ela acaba tendo impacto significativo em todas as áreas do País, por exemplo na política, mas também nas áreas dos negócios. Teremos especialmente uma cobertura forte em negócios − aliás, é o nome da revista. Ela trará informações sobre empresas e movimentações em diversos mercados. Também focaremos em finanças pessoais, é algo que está em ascensão, as pessoas têm se interessado muito, além de temas diretamente relacionados à Economia, como tecnologia. É uma cobertura ampla, sólida, em todas essas áreas que acreditamos que despertam cada vez mais o interesse do leitor. J&Cia – Além dos já existentes programas de vídeo, newsletters e conteúdo em áudio, vocês têm planos para novos programas e projetos para Veja Negócios? Mauricio – É inexorável a expansão da produção de conteúdo para áreas de vídeo ou áudio. Sabemos que estamos lançando uma revista, mas hoje existem formas diferentes de você consumir conteúdo. Sem dúvida, pensamos em novos programas, além dos atuais. Uma das ideias é continuar expandindo, é ter literalmente uma grade, uma sequência de programação mais intensa nessa área econômica. Já temos o programa diário Veja Mercado, e o Você S/A de entrevistas com CEOs, e planejamos, sim, outros programas, que anunciaremos posteriormente. Vamos também investir em eventos e seminários para discussão de determinados temas ligados à parte econômica. Um deles já está definido: vai ser sobre transição energética e o mercado de energia. Vamos convidar personalidades da área para debater esse movimento que acontece no mundo inteiro, e do qual o Brasil pode se beneficiar muito. Abordaremos questões como carros elétricos, mudanças de combustíveis, hidrogênio verde, entre outros temas. Então, planejamos, sim, novos programas e formatos, para interagir com o leitor de Veja Negócios de diversas formas. J&Cia – Veja Negócios afetará de alguma forma a cobertura de Economia por parte de Veja? Mauricio – Não afetará. Veja Negócios é uma expansão. Além do que já fazemos na revista Veja e no site, vamos agora ter também esse conteúdo a mais de Veja Negócios. Estamos preparando há algum tempo esse lançamento para entregar conteúdo não só para a revista impressa, mas para o site, um seminário já preparado, programas de vídeo, entre outros. Então, Veja continua fazendo o que faz sobre Economia, acredito que há muito interesse do nosso leitor, e não podemos deixar de falar em Veja sobre um pilar tão importante da sociedade. J&Cia – Veja Negócios terá também uma versão impressa. O que justifica esse impresso e o que vocês pretendem com ele? Mauricio – Temos convicção absoluta de que o impresso ainda tem espaço na vida das pessoas. Se não tivéssemos essa convicção, não faríamos esse lançamento. Nós temos uma circulação impressa de Veja bastante significativa, e achamos que, embora seja menor, Veja

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