Edição 1.454 - 27 de março a 2 de abril de 2024 2º turno dos +Admirados da Imprensa Automotiva vai até 1º de abril (pág. 11) E mais... n O InvestNews, veículo especializado em economia, anunciou uma parceria de conteúdo com o jornal The Wall Street Journal, disponibilizando em português algumas das principais notícias do veículo americano, referência na cobertura econômica mundial. u O IN também anunciou uma série de contratações, que chegam para reforçar a equipe do portal. Edward Pimenta está no comando do veículo desde janeiro, à frente das áreas editorial e comercial. Raquel Balarin chega como editora-chefe. Antes, foi diretora de redação do InfoMoney e diretora de conteúdo digital do Valor Econômico. E Diego Macedo assume o cargo de head de audiência. Foi diretor do Mercado Consumidor na Editora Globo. u Outros reforços são Alexandre Versignassi, ex-Superinteressante e Você S/A; Eduardo Araújo Silva, analista de comunicação sênior que está cursando MBA em Digital Business pela USP/ Esalq; Gregory Prudenciano, ex-Agência Estado/Broadcast, CNN Brasil e Suno Notícias; Lucinda Pinto, ex-Valor Econômico e InfoMoney; Renato Santiago, cofundador dos canais Market Makers e Stock Pickers; e Olívia Bulla, jornalista especializada em economia com quase 20 anos de experiência. Eles se unem aos já conhecidos nomes do InvestNews como Dony de Nuccio, apresentador dos programas do veículo; Daniela Arbex, motion designer; as repórteres Erica Martin e Janaína Ribeiro; o gerente de marketing Jefferson Pereira e o editor de vídeo Marcelo Zanutto. u O InvestNews apresentou ainda uma nova marca e fez uma reformulação de seu projeto editorial, desenvolvendo novos canais, investindo em conteúdo exclusivo e novos conteúdos sobre tecnologia e lifestyle, além de melhorar a experiência online para leitores com um sistema visual e interface reformulados, “leve e contemporâneo”. n Em prosseguimento ao Ato em homenagem aos 60 anos do Comício da Central do Brasil, realizado no Rio de Janeiro em 13/3, a Associação Brasileira de Imprensa programa agora encontros pelo País. Em parceria com cinco universidades públicas, ocorre a 2ª Semana Nacional de Jornalismo, de 1º a 5 de abril. Todas as mesas de debates serão transmitidas ao vivo pelo canal ABI TV no YouTube. u A abertura em Juiz de Fora (MG), em 1º/4, dia do golpe, será das 10h às 13h, no auditório da UFJF, com apoio da Faculdade de Comunicação − Facom. Sob mediação de Xico Teixeira, estarão presentes cinco debatedores. No dia seguinte (2/4), em Natal, das 15h às 18h, no auditório do Decom da UFRN, quatro convidados terão mediação da professora de Comunicação Mônica Mourão. u Dia 3/4, das 9h às 12h, no Auditório Freitas Nobre, é a vez da Universidade de São Paulo. Com coordenação do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, o debate será entre quatro convidados mediados por Laurindo (Lalo) Leal Filho. Na quinta-feira (4/4), das 10h às 13h, no Auditório 111 (11º andar) do Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Comunicação Social receberá Chico Otávio, a filha de Jango Denize Goulart, e mais três convidados, sob mediação de Patrícia Miranda. u No dia 5/4, em Brasília, das 8h30 às 11h30, no Auditório Pompeu de Souza, a Faculdade de Comunicação da UnB sedia o debate entre Aylê-Selassié Quintão, Fernando Oliveira Paulino, o filho de Jango João Vicente Goulart, Mariana Ferreira Lopes e Moacyr (Moa) Oliveira Filho, com a mediação de Armando Rollemberg. u Na tarde do mesmo dia 5, no Auditório da ABI no Rio, serão realizadas duas mesas de encerramento da 2ª Semana Nacional de Jornalismo ABI. Na primeira delas, das 14h às 16h, estarão os debatedores Ana Arruda Callado, a neta de Jango Bárbara Goulart, Fichel Davit Chargel, Ivan Cavalcanti Proença e Rafael Maull, com a mediação de Erika Werneck. Na segunda mesa, das 16h30 às 18h30, será a vez de seis debatedores, entre eles Milton Temer, Vladimir Palmeira e Octávio Costa, presidente da ABI, sob a mediação do jornalista e presidente da Comissão de Educação da ABI Vitor Iorio. u Nas palavras de uma das netas do ex-presidente João Goulart, Isabela Goulart, “um país sem memória é um país sem identidade. Um país sem identidade é quase como se fosse uma folha em branco. O primeiro a chegar, escreve o que quiser”. ABI realiza pelo País a 2ª Semana Nacional de Jornalismo InvestNews firma parceria com The Wall Street Journal e anuncia contratações Veículo também tem novos planejamento editorial e identidade visual
Edição 1.454 página 2 Jornalistas&Cia – Como têm se desenvolvido as ações de sustentabilidade da LATAM e quais são seus principais objetivos? Lígia Sato – Como maior companhia aérea da América do Sul, a LATAM tem ciência do impacto do seu negócio no meio ambiente e sabe da sua capacidade e responsabilidade de influenciar todo o setor aéreo da região para a construção de uma aviação mais sustentável. A companhia é hoje, e será cada vez mais, um ativo social e ambiental para o Brasil e para a América do Sul. Nossa agenda de sustentabilidade está no centro do nosso negócio para colaborar com o desenvolvimento econômico e a preservação dos ecossistemas, como no caso do transporte solidário de animais ameaçados de extinção para reprodução e no apoio em situações de catástrofes, com o traslado de voluntários e cargas, através do programa Avião Solidário. Essa atuação está atrelada a uma estratégia macro de Sustentabilidade que conta com metas públicas de curto, médio, e longo prazo, nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado, desenvolvidos em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. J&Cia – Como funciona esse programa Avião Solidário? Lígia – O Avião Solidário é um de nossos programas para gerar valor e impactar positivamente as regiões onde atuamos. Temos hoje 50 convênios ativos com organizações na América do Sul para as quais colocamos à disposição, há mais de dez anos, toda a nossa experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e catástrofes. Aqui no Brasil, foi responsável pelo transporte de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País. Já em 2024 atuamos em diferentes frentes: em janeiro levamos mais de 200 kits de higiene íntima para meninas de escolas públicas da Ilha do Marajó (PA) que sofrem com a pobreza menstrual. em fevereiro transportamos três toneladas de cestas básicas para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro; e também levamos ao Chile 40 mil refeições para socorrer as vítimas de incêndios florestais. J&Cia – O que a LATAM tem feito para tornar a operação de suas aeronaves mais sustentável? Lígia – A LATAM vem adquirindo aeronaves que consomem de 20% a 25% menos combustível, como o Airbus A320neo e o Boeing 787, e instalou softwares e ferramentas de machine learning que otimizam procedimentos, abastecimento e trajetórias dos aviões. Também começou a testar o uso de veículos elétricos para o atendimento das aeronaves em solo no aeroporto de Confins/Belo Horizonte e apoia a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) no redesenho de 75 rotas do Brasil, que ajudou a reduzir em 62 milhões de quilos o consumo de querosene de aviação e em 196 milhões de quilos as emissões de gás carbônico entre 2020 e o primeiro trimestre de 2023. J&Cia – Como as ações para redução e reciclagem de resíduos internos impactam a agenda de sustentabilidade da LATAM? Lígia – São ações que reforçam que a nossa preocupação em promover uma aviação sustentável não está centralizada apenas nas emissões das aeronaves, mas em todo o ecossistema, desde o uniforme dos funcionários até a embalagem do serviço de bordo. Neste sentido, já eliminamos de nossa operação global 96% dos plásticos de uso único, e temos o programa Recicle Sua Viagem, que recicla garrafas plásticas consumidas em voos domésticos e dá nova vida a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil. Também temos projetos como o Segundo Voo, no qual a LATAM doou para mais de 45 toneladas de tecidos para projetos sociais. Os mais de 17 mil produtos produzidos com esses materiais foram distribuídos como brindes em eventos internos, em ações no Brasil e no Chile, e externamente, durante alguns festivais que a LATAM apoiou. Branded Content LATAM amplia agenda de sustentabilidade e busca influenciar setor aéreo Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil
Edição 1.454 página 3 Nacionais Branded Content Ideias & Cia A LLYC revela sua mais recente oferta e posição no mercado com a campanha Let’s Fly, uma síntese inovadora entre dados e criatividade. No epicentro da iniciativa está uma obra de arte única, resultado de uma colaboração com o coletivo de artistas Espadaysantacruz, que encapsula a fusão entre tecnologia e a sensibilidade humana, o que não apenas demonstra o compromisso da LLYC com a inovação, mas também ilustra nossa capacidade de integrar talentos diversos para explorar territórios ainda não desbravados. A obra de arte, concebida a partir de conversas sociais coletadas em 12 países sobre a Audácia, é uma representação visual impressionante das interações humanas em ambiente digital. Esses dados, processados e analisados com a ajuda da inteligência artificial por nossa equipe de Deep Learning, são transformados em cores, fios e trama, culminando em um tecido impresso em 3D de tirar o fôlego. Essa abordagem pioneira desafia os limites tradicionais da impressão 3D, criando uma malha flexível que espelha a adaptabilidade e a personalização das soluções oferecidas pela empresa. Com a campanha, convidamos seus parceiros e clientes a embarcar em uma jornada de exploração e descoberta, incentivando-os a adotar uma mentalidade ousada e visionária. Este novo posicionamento não apenas reflete a trajetória de transformação da empresa, mas também sua visão para o futuro, impulsionada pela inovação e pela busca incansável pela excelência. Então, vamos nessa. Let’s Fly! Por Diego Olavarria, sócio e diretor de Estratégia de Marketing Solutions LATAM SUL Tempo de voar na LLYC n A Agência Pública deu mais um passo na missão de incluir indígenas nas redações. Este mês, recebeu os seis selecionados para sua turma de capacitação em jornalismo investigativo: Tumi Matis, Puré Juma, Helena Corezomaé, Cocokaroti Metuktire, Maikson Serrão e Yolis Lión. O grupo, composto por pessoas de diferentes locais e culturas indígenas, ganhou a oportunidade de contar as realidades de suas comunidades através de técnicas jornalísticas desenvolvidas na formação u O feito, contudo, tornou-se possível somente após quase dois anos de preparação da agência. Desde 2012, a Pública já proporcionava um programa de microbolsas para profissionais produzirem a “pauta dos sonhos”. No entanto, a oportunidade só foi estendida a indígenas dez anos depois, em 2022. u De acordo com a agência, a motivação foi o pedido genuíno de um jovem da Terra Indígena Ituna/Itatá, área bastante prejudicada pelo desmatamento. Apesar dos critérios de participação incluírem o exercício da profissão de jornalista, a equipe da Pública ficou comovida com o enorme desejo de noticiar do jovem e se comprometeu a adequar o programa para comunicadores inexperientes. u Para colocar o projeto em prática, contaram com a colaboração de Spensy Pimentel, doutor em antropologia e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia. Após meses, o esforço culminou no primeiro concurso de microbolsas específico para indígenas, com cinco selecionados em 2022 e mais cinco em 2023. u Com o auxílio de oficinas e mentoria, os selecionados publicaram reportagens que foram como “gritos de socorro” de comunidades indígenas. Porém, com a qualificação, vão se tornar capazes de investigar, apurar, cobrar e responsabilizar os verdadeiros autores dos problemas denunciados. O projeto da Pública não somente proporciona a capacitação dos povos originários de comunicar sua realidade, como também reivindica seu lugar de direito dentro do jornalismo. u “Os indígenas já romperam barreiras na universidade, na ciência, nos tribunais, no Congresso, até no Executivo”, ressalta Marina Amaral, diretora executiva da agência. ”Está na hora de ocuparem as redações, para o bem do jornalismo e de todos nós”. Agência Pública promove inclusão de indígenas na redação Indígenas na semana de imersão na redação da Pública em São Paulo
Edição 1.454 página 4 conitnuação - Nacionais EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Na aula sobre a comunicação entre Brasil e EUA no curso Diversidade & Inclusão no Jornalismo Pós-Digital, Daniela Gomes, professora da Universidade de San Diego, nos EUA, destacou a importância histórica e contemporânea dessa relação, abordando questões raciais, culturais e tecnológicas. Doutorada em Estudos Africanos e da Diáspora Africana, docente em Estudos Africanos na Universidade Estadual de San Diego e mestre em Estudos Culturais, além de diversas outras ocupações, Daniela explorou na aula as dinâmicas e características que regem as relações comunicativas entre o Brasil e os Estados Unidos sob um prisma racial e diaspórico. Tocou também em várias temáticas correlatas ao assunto, como as trocas culturais e a construção de identidades de ambos países em relação ao povo negro; as diferentes formas de comunicação presentes nos mesmos; e o papel que tais distinções exercem. Confira os principais insights da aula no link. Relação da comunicação diaspórica e racializada entre Brasil e EUA foi tema de aula de Daniela Gomes Daniela Gomes n O SBT municiou toda a sua programação com cenários de painéis de LED, uma tendência global na produção visual. São mais de 70 painéis de última geração, que somaram mais de 600 m2, instalados em cinco estúdios, para uso da central de jornalismo e de outros programas da rede. u As vantagens dos painéis nos projetos cenográficos, além da geração de imagens mais nítidas, brilhantes e definidas, possibilitam a adequação a outras tecnologias, como a realidade aumentada e inteligência artificial. Ampliam, assim, as possibilidades gráficas e de design, inclusive as imersivas, ao transportar os âncoras e apresentadores para dentro do ambiente da notícia ou qualquer outro conteúdo veiculado. Jornalismo do SBT adere aos painéis de LED SBT
Edição 1.454 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. A família real britânica está passando pelo seu primeiro grande teste de resistência da reputação positiva acumulada nos últimos anos de vida da rainha Elizabeth II, que determinou os rumos da comunicação da chamada «firma», com seu estilo marcado pela discrição e morreu no auge da popularidade, após reverter crises como divórcios dos filhos e a morte da princesa Diana. Ainda é cedo para medir o impacto dos acontecimentos desde que os problemas de saúde do rei Charles e de Kate Middleton entraram na pauta da imprensa global e das conversas nas mídias sociais. Mas a reação positiva ao vídeo em que a princesa revelou o diagnóstico de câncer mostra que o capital de imagem da “tropa de choque” da realeza continua capaz de proteger a instituição de acidentes de percurso como a desastrada divulgação de uma foto manipulada digitalmente. O vídeo explica de forma convincente o longo silêncio e a ausência de imagens de Kate, que deram margem a um volume de boatos e histórias malucas como poucas vezes se viu: a necessidade de tempo para explicar a situação aos filhos. Quem já teve doença em família sabe como é difícil dar a notícia a crianças − e até a adultos. Adiar esse momento é humano − e embora alguns não lembrem disso ou discordem da existência da monarquia, Kate, William e os filhos são seres humanos. A culpa pelo que foi interpretado como má gestão da comunicação com a sociedade e com a imprensa recaiu sobre a assessoria do Palácio de Kensington, que fala em nome de Kate e William. E indiretamente sobre Palácio de Buckingham, que em teoria manda em tudo. Embora seja difícil saber qual foi o aconselhamento dos asCaso Kate Middleton e a resiliência da reputação da realeza sessores, é legítimo imaginar que a demora para dar a notícia tenha sido uma decisão daqueles diretamente envolvidos, o casal. Isso é consistente com o perfil de William, que tantas vezes expressou desconforto com a intrusão da mídia em sua vida, e que para muitos foi responsável pela morte da princesa Diana, perseguida por paparazzi em Paris. Mas, em dois minutos, tempo de duração do vídeo de Kate explicando o diagnóstico de câncer, a quimioterapia e o motivo do silêncio por tanto tempo, a onda de críticas transformou- se em compaixão, solidariedade, compreensão. E em recriminações contra os que criaram ou compartilharam especulações, piadas e teorias conspiratórias. Críticas mudaram de lado O que se viu em seguida não foi comum: diversas celebridades se desculparam pelo que falaram ou postaram sobre a ausência de Kate Middleton e a falta de notícias. Algumas removeram as postagens das redes sociais − abrindo mão de seus valiosos cliques. Uma pesquisa feita na semana seguinte ao episódio da foto editada já tinha indicado que Kate e William são bem protegidos pela imagem que construíram − a de um casal relativamente normal, que se conheceu na faculdade, que leva os filhos à escola e não é visto em restaurantes caros ou locais badalados. Se isso é parte do roteiro ou se eles são mesmo assim é difícil dizer. Mas é como são vistos. Apesar das críticas sobre a foto editada, devido à falta de transparência na comunicação com o público, a pesquisa do YouGov mostrou que a confiança em Kate caiu muito pouco. A próxima pesquisa de popularidade deve seguir por caminho semelhante, e isso também pode ser atribuído a movimentos acertados de comunicação. O vídeo foi gravado pela BBC Estúdios, o braço comercial da rede pública, que informou não ter havido edição, referência indireta à foto editada. Não chegou a matar boatos, como o de que seria um deepfake e não Kate − mas nada comparável à escala das especulações anteriores. O Palácio também fez saber que o texto foi de autoria de Kate, e não de assessores. Isso reforça o caráter pessoal da revelação. Houve ainda uma explicação para o príncipe William não estar ao lado dela: a intenção de reforçar sua individualidade, sem retratar uma mulher à sombra do marido, ainda que alguns boatos tenham atribuído isso ao fato de que ele era contra dar explicações. O início da história não foi exatamente uma aula de RP. Mas os últimos acontecimentos estão sendo. Kate Middleton
Edição 1.454 página 6 conitnuação - MediaTalks Extradição adiada − O Superior Tribunal britânico deu hoje a Julian Assange o direito de mais uma audiência contra as decisões anteriores determinando que ele seja extraditado para os EUA, onde responde a 18 processos movidos pelo Departamento de Justiça devido à publicação de documentos secretos sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão – mas com algumas condições que podem fazer com que a sessão não aconteça. Os juízes entenderam que Assange pode prosseguir com o recurso na audiência plena, a não ser que antes disso o Reino Unido e os EUA forneçam “garantias satisfatórias” sobre se ele poderia confiar na Primeira Emenda da Constituição dos EUA (que garante liberdade de expressão); se ele poderia ser prejudicado em um julgamento devido à sua nacionalidade (motivo para que alguns direitos assegurados a cidadãos americanos não sejam devidos a ele) e se poderia estar sujeito a uma sentença de pena de morte. A sentença, resultado da avaliação de um painel formado por dois juízes, foi publicada no site do tribunal na manhã de 26/3, quatro semanas após dois dias de audiências para analisar se ele teria direito a apresentar mais um recurso. A nova audiência foi marcada para 20 de maio, mas ela pode não acontecer se em três semanas as garantias forem aceitas pela justiça. Afastado por corrupção − O jornalista Júlio Magalhães, da CNN Portugal, pediu afastamento voluntário das atividades de âncora de noticiários no canal em função de sua “indisponibilidade para se apresentar ao trabalho”, conforme comunicado distribuído pela TVI, do grupo Media Capital, após a execução de um mandado de busca e apreensão em sua casa como parte da Operação Maestro, na qual é um dos investigados. No epicentro da Maestro está o empresário Manuel Serrão, presidente da Associação Selectiva Moda e que seria sócio de Magalhães em empresas. Serrão iniciou a carreira no jornalismo esportivo e depois passou a se dedicar a negócios ligados à indústria têxtil, mas continua atuando como comentarista de futebol na TV. A Selectiva Moda ganhou o direito de aprovar projetos financiados pela União Europeia destinados a promover local e internacionalmente empresas têxteis e de gastronomia por meio de eventos como feiras de moda, festivais de cinema e concursos de fotografia. Mas 14 deles estão sob suspeita de fraude, com desvios de quase 40 milhões de euros, informou a Polícia Judiciária em nota sobre a operação. Fox News processada − A família da jornalista ucraniana Oleksandra Kuvshynova, que morreu aos 24 anos em março de 2022 cobrindo a guerra da Ucrânia, entrou com um processo em um tribunal de Nova York contra a Fox News, para a qual ela trabalhava como produtora. A família argumenta que Sasha, como era conhecida, foi pressionada a se aventurar em áreas perigosas. O ataque ao carro em que a jornalista estava, nos arredores de Kiev, vitimou também o cinegrafista Pierre Zakrzewki e deixou gravemente ferido o repórter Benjamin Hall, que perdeu a perna direita, o pé esquerdo e a visão de um dos olhos. Os pais dela, Andriy Kuvshynov e Iryna Mamaysur, também acusam a Fox News de fraude e difamação, incluindo o acobertamento de fatos relativos às circunstâncias da morte, que teriam tido a colaboração do repórter. Relações desiguais − A dinâmica da colaboração desigual entre jornalistas locais no México e correspondentes internacionais está se tornando cada vez mais evidente, de acordo com uma pesquisa que incluiu 35 depoimentos de jornalistas que trabalharam como fixers (jornalistas locais que apoiam a mídia estrangeira em suas reportagens) no país. Essa pesquisa fez parte do projeto Fixing Journalism, que não apenas busca publicar as experiências de jornalistas locais, mas também criou um guia de recomendações para aqueles que desejam se tornar fixers ou contratar esse serviço em qualquer parte do México. “O projeto busca mudar a dinâmica desigual no jornalismo internacional, em que jornalistas principalmente do hemisfério Norte contratam jornalistas do Sul para serem fixers, muitas vezes sem remuneração decente e sem lhes dar o devido crédito”, diz a equipe do Fixing Journalism em seu site. Knight Center − Em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Knight Center para o Jornalismo nas Américas promove a partir de 2 de abril um curso gratuito sobre a influência da inteligência artificial em eleições, ensinando técnicas para combater ameaças como discurso de ódio e desinformação. O treinamento é online, em quatro blocos semanais apresentados até 30 de abril, com tradução para português. Podem participar jornalistas, profissionais envolvidos com eleições, estudantes e cidadãos interessados no tema. A instrutora principal é a jornalista Albertina Piterbarg, especialista em eleições e atualmente trabalhando na seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco. Esta semana em MediaTalks Linkedin
Edição 1.454 página 7 Comunicação Corporativa Internacional n Thaynara Dalcin está em nova jornada em Dublin, na Irlanda. Deixou o Leveen Group, onde era líder de marketing e esteve por um ano e meio, e começou como assistente de comunicação na AstraZeneca. No Brasil, atuou em NR-7, LLYC e Conteúdo, entre outras. Minas Gerais n Daniela Galvão, executiva de contas, deixou a Máquina, em que esteve por três anos, e seguiu em fevereiro para a In Press Porter Novelli, na função de analista. Ex-repórter do Estado de Minas por dez anos e meio, ela também atuou como jornalista por quase oito anos na Dom Helder Escola de Direito. n Pedro Scappini está em nova jornada. Despediu-se, em março, da Gerência de Comunicação da BP, após um ano de casa, para assumir a Gerência de Comunicação Interna e de Relações com a Mídia da Shell. Também passou um ano e meio na Norsk Hydro e nove anos e nove meses na Vale. Rio Grande do Sul n Luiza Zanotto, que esteve por quase dez anos e meio na Endeavor, fazendo na sequência uma pausa de pouco mais de meio ano na carreira, começou em fevereiro, em atuação remota, como coordenadora de marketing da Makasí, empresa focada no mercado de financiamento e construção de casas. Santa Catarina n Tuliana Rosa assumiu o escritório de Santa Catarina da Critério − Resultado em Opinião Pública, agência com sede em Porto Alegre dirigida por Cleber Benvegnú e que está presente também em São Paulo. n Lana Pinheiro está iniciando nova jornada. Aceitou convite da GBR Comunicação para liderar o atendimento de contas conectadas ao ESG e apoiar transversalmente a comunicação do tema para outros clientes da agência. u Especialista no assunto, Lana dedicou os últimos anos à cobertura da área ambiental e social como editora da plataforma ESG por Lana Pinheiro e em sua recente passagem na Editora 3, onde criou a editoria de ESG na IstoÉ Dinheiro, assinou a coluna de Sustentabilidade e editou a Dinheiro Rural, que adotou uma linha editorial voltada à economia verde. Em sua carreira, além da cobertura de negócios e economia, também atuou como diretora em empresas como DM9DDB, na startup In Loco e na Máquina CW. u Na GBR, junta-se a uma equipe dedicada a projetos com enfoque ambiental, social e de governança. A agência já conta, por exemplo, com lideranças como Paula Marinho, diretora de núcleo especializado em diversidade e inclusão, e Pascoal Gemaque, profissional da GBR baseado em Belém, que é a ponta de lança da agência para apoiar clientes na COP-30 no Pará. Thaynara Dalcin Daniela Galvão São Paulo Lana Pinheiro chega à GBR para reforçar frente ESG da agência Lana Pinheiro Rio de Janeiro Pedro Scappini começa na Shell Pedro Scappini Luiza Zanotto Tuliana Rosa Divulgação/Rafael Peixoto
Edição 1.454 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Luís Joly foi promovido esta semana a diretor-geral da JeffreyGroup, agência em que, somadas as duas passagens por lá, atua há nove anos (na atual, está desde maio de 2019). Até aqui diretor de grupo, na nova função passa a liderar o escritório brasileiro da marca, que desde 2022 é parte do grupo WPP, integrada à rede Hill & Knowlton. Vai reportar-se à CEO Patrícia Ávila, que lidera as duas agências no País, e que, por sua vez, reporta-se ao CEO para América Latina Brian Burlingame. u Como curiosidade, Joly começou na JeffreyGroup como estagiário e depois passou por Ogilvy, LVBA e Concept PR e por projetos para marcas como Nokia, PlayStation, Oakley, Bayer, FedEx, Amazon, TikTok e Disney, entre outras. Luís Joly passa a diretor-geral da JeffreyGroup Luís Joly n Leticia Lyra anunciou no início de março sua saída da Talquimy, agência que ajudou a fundar em abril de 2015, ao lado de Ron Mincheff, e da qual foi sócia-diretora por quase nove anos. Vencedora, com a agência, de um dos troféus Jatobá PR de 2023, quer trilhar novos caminhos, como escreveu em sua página no Linkedin: “A frase – que eu não sei quem disse, nem se é famosa – de que a ‘inquietude é inerente ao ser humano’ mostrou-se uma verdade para mim. E decidi respeitar e seguir essa vontade de explorar novos caminhos, que sei que são vários. Uma aventura terminou, e outra, igualmente empolgante, vem por aí”. E mais... n Alexandre Silva começou esta semana como consultor sênior na Imagem Corporativa. Seu trabalho anterior foi como gerente de comunicação corporativa (RP) na Oracle, onde atuou por 14 anos. n Ana Favaron, ex-A Fonte, Grupo Rái e TAO PR, que esteve na Máquina CW por quase um ano e meio, até março, começou na sequência como executiva sênior na Weber Shandwick, para o atendimento à Ferrero. n Camila Ramos, ex-Edelman e Ideal (nesta, em duas passagens), está em nova jornada profissional. Deixou em janeiro a Tecban, após quase quatro anos como especialista em comunicação, e foi para o iFood, como especialista em comunicação ESG. n Camila Verbisck assumiu há alguns dias a comunicação da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB), com a missão de desenvolver estratégias de divulgação da entidade para sociedade civil, poder público e diplomatas. Ela coordenou anteriormente, por dois anos e dez meses, a comunicação e o marketing da Câmara Espanhola e registra passagens por Ideal e LLYC. n Daiana Rodríguez regressou em dezembro ao Grupo In Press, organização em que havia atuado por quase dez anos e meio. Nessa sua volta, está ocupando a função de gerente de comunicação. Entre essas duas passagens, esteve na Natura, liderando as áreas de digital e marketing de influência, o que fez por dois anos e quatro meses. n Gabriel Gerardi Spinola, coordenador de sustentabilidade e do Instituto Unimed, deixou em fevereiro a Unimed Nacional, após quase seis anos e meio de casa. Antes, esteve por dois anos e três meses como consultor socioambiental na GPA Assessoria e Consultoria em SSMA; e um ano e quatro meses como analista de sustentabilidade na Ecovias-Imigrantes. Em julho de 2020 criou o Projeto CAW (Child Around The World), que conecta crianças e iniciativas sociais que fazem a diferença e que é um movimento de conscientização através da fotografia e das histórias de crianças que vivem em situação de alta vulnerabilidade social. n Isabel Lopes, gerente global de comunicação, deixou em janeiro a BRF, após quase quatro anos de companhia, e começou em março como gerente de relações públicas da alloha Fibra, que atua no segmento de fibra ótica. Ela também já esteve em Grupo Doria (dois anos), Tree Comunicação (quatro anos e sete meses), Textual (dois anos) e CDN (seis anos e cinco meses). Leticia Lyra deixa a Talquimy Leticia Lyra Alexandre Silva Ana Favaron Camila Ramos Camila Verbisck Daiana Rodríguez Gabriel Gerardi Spinola Isabel Lopes
Edição 1.454 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Kaina Spyridion Canola, ex- -Promenada e G&A, que foi da XCOM por mais de um ano e meio, está já há alguns meses na EDB Comunicação, atuando com assessoria de imprensa e relações públicas. n Luciana Garzon, gerente de marketing, despediu-se em fevereiro da Embraer, companhia em que ficou por 24 anos e meio. Desde então vem atuando como consultora autônoma para as áreas de marketing e experiência do cliente. n Mario Bucci começou esta semana na Aberje, contratado como estrategista em mídias digitais. Chega após um ano e dez meses na Edelman, onde estava em sua segunda passagem, ocupando a função de estrategista digital sênior (na primeira, ali ficou por pouco mais de cinco anos). Também passou nove meses na Bites, como assessor estratégico da diretoria. n Naomi Noguchi, que foi por quase doze anos da comunicação da Nike, após pequena pausa na carreira retomou há alguns meses a jornada na comunicação corporativa como head de comunicação na TB Sports. n Nicolas Augusto Furiato Nakamura, assessor de imprensa, deixou em março a Image360, em que esteve por um ano e dez meses, e começou na sequência como executivo pleno na JeffreyGroup para o atendimento à Amazon. Antes, foi estagiário de inteligência de dados e comunicação na MassMedia. n Paula Nunes, ex-BCW Global, onde esteve por quatro anos e quatro meses, e que ficou na Press Pass por sete meses, começou em janeiro na Edelman, como gerente para a conta da Microsoft. Ela também já passou por Ogilvy PR, Brain, Planin e Tree Comunicação. n Priscila Delgado Martins está em nova função na Abbott. Foi promovida em fevereiro de gerente de comunicação sênior a diretora de comunicação e public affairs da companhia, onde atua já há 12 anos. n Raphael Vianna integrou-se em dezembro à administração das agências coirmãs Hill+Knowlton e JeffreyGroup, na função de FP&A Latam. Vem de jornada de quatro anos na Wunderman Thompson, em que foi controllership analyst. Kaina Spyridion Canola Luciana Garzon Mario Bucci Naomi Noguchi Nicolas Augusto Furiato Nakamura Paula Nunes n Stefhanie Piovezan, que atuou por um ano como repórter da Folha de S.Paulo, até fevereiro, migrou para a comunicação corporativa, contratada pela Máquina CW como executiva sênior. n Thays Corrêa, ex-FSB Holding, Inside Out PR e Textual, começou em janeiro como executiva da Nova PR. Licença-maternidade n Karen Colombo, analista de comunicação interna na Marilan, em Marília (SP), na empresa desde fevereiro de 2019. n Luísa Macedo Ferreira, líder de conteúdo digital na WWF, em São Paulo, na organização desde dezembro de 2021. Priscila Delgado Martins Raphael Vianna Stefhanie Piovezan Thays Corrêa Karen Colombo Luísa Macedo Ferreira
Edição 1.454 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n A FSB Holding uniu-se à Fundação Dom Cabral na criação de uma Pós-Graduação em Gestão da Comunicação, curso online, 100% remoto ao vivo, com aulas às quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h30, e carga horária de 386 horas. u Terá duração de até 24 meses, inicia em maio e o investimento é de R$ 32.500,00, valor que pode ser pago à vista, com desconto de 15%, em até três vezes sem juros no cartão ou boleto ou parcelado em até 30 vezes no boleto ou cartão, com juros de 0,65% ao mês. u O programa é modular e foi criado a partir de quatro trilhas: Formação Gerencial, Gestão e Estratégia, Desenvolvimento de Pessoas e Gestão e Inovação. Informações e inscrições aqui. E mais... n A Imagem Corporativa atuou durante várias semanas com parceiros de várias partes do mundo, sob coordenação do United Nations Development Programme (UNDP), em Nova York, para o lançamento da campanha global Weather Kids, feita em vários idiomas e protagonizadas por crianças de cada nação. Aqui, o vídeo com a versão brasileira.. u A agência, a propósito, vai apresentar erm São Paulo, em 2/4, de 9h às 11h, na av. Angélica, 2.220, 7º, em evento para convidados, uma ferramenta exclusiva de monitoramento de gestão estratégica reputacional, que desenvolveu em parceria com coirmã Walk4Good (W4G). A apresentação será feita por Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas e Tendências da Imagem Corporativa, e Sergio Maryama, diretor da Walk4Good. Pingo nos is – n Milena Herdeiro, que deixou a Ágora em outubro, como informado na última edição deste J&Cia, para fundar a Mirá Sustentabilidade, consultoria com foco em estratégia de sustentabilidade, está associada nesta empreitada a Luciana Pacheco (ex-Grupo Casas Bahia e Americanas). Ela diz que essa mudança faz parte da sua transição de carreira, permitindo explorar a experiência em reputação, tema completamente conectado à sustentabilidade. A Mirá é associada do Pacto Global, ao Instituto Ethos e tem entre os seus clientes o Fundo Amazônia Sustentável (FAS). n A JeffreyGroup conquistou a conta de relações públicas da Amazon.com.br, passando a responder pelas estratégias de comunicação externa e de consolidação de reputação e imagem dos segmentos de varejo, marketplace, livros e tecnologia da organização. O atendimento deste segmento da empresa, cuja área de comunicação é liderada por Vitória Carvalho, soma-se aos pilares institucional, corporativo e de games, que estão aos cuidados da agência desde janeiro de 2021. A JeffreyGroup também é responsável pela comunicação interna nos Centros de Distribuição e Estações de Entrega da Amazon em todo o Brasil. u O atendimento terá direção de Daniela Giuntini (dgiuntini@ jeffreygroup.com) e gerência de João Francisco Raposo (jrapo so@), e contará com a executiva sênior Marianna Dias (mdias@), mais os recém-chegados Victor Sartori (vsartori@), Bruna Benini (bbenini@) e Nicolas Nakamura (nnakamura@), além da estagiária Beatriz Alencar (balencar@). O e-mail para contato é [email protected]. n A Ideal é a nova agência de comunicação da BHP Brasil, subsidiária da BHP no País, para a qual atuará junto às áreas de PR, gestão de crise, inteligência de dados e mídia social. A equipe de atendimento − formada pela diretora Debora Zanon, pelo gerente Felipe Perrella, recém chegado, pelo executivo de contas Gustavo Ribeiro Leal Silva, também recém-chegado, e pela estagiária Carolina Moreno Zoppello − lidera as ações de relacionamento com formadores de opinião, jornalistas e influenciadores. O e-mail geral de contato é [email protected]. E mais... n A Approach foi contratada pela Play9, especializada em criação de conteúdo e expansão de audiência para marcas e influenciadores, para atuar em conjunto com a sua assessoria interna no gerenciamento do relacionamento com a imprensa. No atendimento, Thainá Oliveira (thaina.oliveira@appro ach.com.br), com gerência de Rogéria Lemos (rogeria.lemos@) e direção de Beth Garcia. u As pautas relacionadas a influenciadores digitais agenciados pela empresa, no entanto, continuam sendo responsabilidade da assessoria interna, tendo à frente Bruna Dias (bruna. [email protected]). n A Vianews é a nova agência de PR da InterSystems, empresa de tecnologia focada em inovação, que conta com 37 escritórios ao redor do mundo, que atuam para mais de 80 países. n Como os empregados estão influenciando a comunicação dentro e fora das organizações? Essa é a pergunta e o tema central que estarão presentes na 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, em 23 de maio, no Hotel Travell In Paulista Wall Street, em São Paulo. u Estão confirmadas as participações de Carime Kanbour (Klabin), Carolina Gutierrez Prado (Intel), Elizeo Karkoski Pereira (P3K), Fabricio Costa (AstraZeneca), Kalil Blanco Spiandorim (Grupo Trama Reputale), Nêmora Reche (Syngenta), Renata Nascimento (Volkswagen), Talita Mendonça (Mapfre) e Viviane Mansi (Diageo). u Programação completa e inscrições aqui. Dança das contas JeffreyGroup conquista a conta da Amazon.com.br... ...e a Ideal, da BHP no Brasil FSB Holding e Fundação Dom Cabral lançam curso online de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação Pelo mercado 14º Seminário Mega Brasil será realizado em 23 de maio, em São Paulo Evento, no Hotel Travell In Paulista Wall Street, já está com as inscrições abertas
Edição 1.454 página 11 AUTO n Termina na próxima segunda- -feira (1º/4) o prazo para votação no segundo turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024. Nesta fase, os eleitores podem escolher, entre os 89 jornalistas e 43 veículos finalistas, seus favoritos para figurar entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva, e os TOP 3 +Admirados nas categorias Colunista, Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, Impresso, Áudio, Vídeo e Site. u Para participar basta acessar a cédula de votação, preencher um rápido cadastro e na sequência fazer as indicações do 1º ao 5º colocado em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação (1º − 100 pontos; 2º − 80; 3º − 65; 4º − 55; e 5º − 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. Confira a relação dos finalistas. u Em sua sexta edição, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os patrocínios de Abraciclo, Bosch, Honda e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoios de Scania, Volkswagen, Press Manager, Portal dos Jornalistas e Kia, e apoio institucional da Fenabrave, que sediará a cerimônia de premiação, marcada para 6 de maio. Ainda há cotas disponíveis para empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação. Mais informações com Vinicius Ribeiro (11- 992446655 e vinicius@jornalistasecia. com.br). n A plataforma Transporta Brasil prepara para 11 de abril o lançamento do Transportalks, videocast dedicado aos temas da mobilidade de passageiros, transporte de cargas, tecnologias em caminhões, picapes e ônibus, segurança viária e sustentabilidade no transporte. O comando da atração será do editor-chefe Leonardo Helou Doca de Andrade, o Leo Doca (11-982159746 e [email protected]). u “Receberemos convidados de diversos segmentos para conversas abertas sobre os temas do programa”, explica o apresentador. Segundo ele, a atração será semanal, com exibição sempre às quintas-feiras, a partir das 18h, no canal da Transporta Brasil no YouTube. A partir do terceiro mês, a ideia é que os programas passem a ser exibidos ao vivo. n Morreu em 23/3, aos 68 anos, o jornalista Márcio Fonseca. Ele lutava contra um câncer no fígado, que afetou seu cérebro por causa da metástase. Figura conhecida no setor do automobilismo, foi assessor de imprensa de diversos pilotos, entre eles Felipe Massa. u Fonseca fundou em 1990 a agência MF2, ao lado de Lito Cavalcanti, outra referência do jornalismo especializado no esporte a motor brasileiro. Foi responsável pela assessoria de imprensa de Felipe Massa por 17 anos, e trabalhou também com outros nomes, como Bruno Senna e Antonio Pizzonia. Prestou consultoria para as equipes Ferrari e Williams, e trabalhou para a Renault na área de divulgação da Fórmula Renault e do Trofeo Linea. Também comandou a comunicação do GP Brasil de F1. Recentemente, assumiu o trabalho de divulgação das 6 Horas de São Paulo, prova que volta a ser realizada em 2024 como parte do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), mas precisou se afastar no começo do ano para tratamento do câncer. u No mesmo sábado da morte dele, Felipe Massa venceu a corrida sprint da Stock Car e dedicou a vitória a Fonseca: “É um dia feliz pela vitória, mas muito triste pela perda de um amigo, uma pessoa que fez parte da minha carreira por muitos anos”, disse Massa em entrevista ao Motorsport.com. Entidades ligadas ao automobilismo também lamentaram a morte. 2º turno dos +Admirados da Imprensa Automotiva vai até 1º de abril Leo Doca comandará novo videocast Transportalks Leo Doca no cenário do Transportalks O adeus a Márcio Fonseca Márcio Fonseca
Edição 1.454 página 12 J&Cia especial Dia do Jornalista Vai circular em 10 de abril a edição especial de J&Cia sobre o Dia do Jornalista. Ela trará os resultados da pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, que o curso de Jornalismo da ESPM-SP fez com o apoio deste J&Cia, para identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional. Empresas que quiserem associar suas marcas a esse tema podem entrar em contato com Silvio Ribeiro, pelo [email protected] ou 19-97120-6693. n O Portal Terra anunciou na última semana o lançamento de sua nova marca editorial para o segmento automotivo, o Terra Mobilidade. A nova plataforma chega com o objetivo de ampliar a cobertura da publicação para temas como inovações tecnológicas, descarbonização dos meios de transportes, políticas públicas e propostas de melhorias na mobilidade urbana. Também reunirá todos os atuais parceiros de conteúdo do portal na área, como os sites Carro, Garagem 360 e Guia do Carro. A coordenação da nova plataforma é de Manoela Pereira, head de Conteúdo do Terra. Sugestões de pautas podem ser enviadas para [email protected]. n Ernesto Zanon (11-99658-4700 e [email protected]) completa na próxima segunda-feira (1º/4) três décadas anos de atuação na imprensa automotiva. Sua estreia ocorreu em um dos eventos mais emblemáticos da história do setor, em 1994, quando cobriu pelo DCI o lançamento da Audi no Brasil em um test-drive em Interlagos com o piloto Ayrton Senna. u “Minha única tristeza é que não tenho uma foto minha desse dia”, lamenta Zanon, que desde então, apesar de atuar também em outras áreas, participou de centenas de lançamentos e avaliações no Brasil e exterior. “Pelas minhas contas, foram mais de 1.300 carros avaliados”. u Com passagens por Tribuna de Guarulhos, Farol Autos, Mogi News, Guarulhos Hoje, Audi Magazine e Estadão, Zanon atualmente produz textos para GuarulhosWeb, Folha Metropolitana, Jornal Estação, Itatiba Hoje, além de manter canais no YouTube, no Instragram e no TikTok. E mais... n Daniel Balsa (11-98545-2472 e [email protected]) assumiu em fevereiro como editor de Formula Indy no Grande Prêmio. Com passagens por Live Sports, revista O2 e Virtual Challenge eSports, ele também segue atuando no próprio Grande Prêmio na cobertura diária de Fórmula 1 e outros campeonatos do esporte a motor. n A revista Auto Aventura, de Paulo Rogério, está comemorando neste mês de março cinco anos de atividade com o lançamento da edição de número 60. A publicação, vale lembrar, foi escolhida no ano passado entre as TOP 3 na categoria Revista da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva. Terra reorganiza cobertura automotiva em novo canal Mobilidade Ernesto Zanon celebra 30 anos de jornalismo automotivo Daniel Balsa Ernesto Zanon
Edição 1.454 página 13 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. A Super Hi-Fi, uma das empresas líderes em serviços para emissoras com inteligência artificial (IA), lançou uma ferramenta que pretende inovar o meio rádio. Embora pareça um tanto obvio, a ideia é utilizar o rádio como serviço (RaaS). Na realidade é um pacote de softwares que permite a criação e gerenciamento de experiências de rádio personalizadas para marcas, expandindo as possibilidades de plataformas digitais como streaming de música, serviços de fitness, jogos, audição em carros, entre outras ferramentas. A proposta da Super Hi-Fi é oferecer experiências de rádio personalizadas que se integram perfeitamente às marcas e produtos existentes. A empresa cuida de todo o processo, desde o design da estação e a seleção musical até a criação de imagens de áudio personalizadas e o rastreamento de voz. O RaaS da Super Hi-Fi adapta-se às necessidades de cada empresa, com diferentes modelos de negócios disponíveis, desde pacotes de assinatura até serviços gratuitos com anúncios. Essa flexibilidade permite que qualquer plataforma, independentemente do seu tamanho ou orçamento, explore o potencial do rádio como ferramenta de engajamento e geração de receita. Um exemplo do sucesso do RaaS da Super Hi-Fi é a Fubo Radio, uma experiência de rádio personalizada com dez canais exclusivos para assinantes da Fubo. Outra ferramenta anunciada pela empresa é o HLS+, uma nova tecnologia de streaming que promete revolucionar a experiência de ouvir rádio. O HLS+ combina o melhor da rádio tradicional ao vivo com interatividade e personalização profunda, tudo em um único fluxo de áudio compatível com bilhões de dispositivos existentes. Novas ferramentas aumentam a interatividade do rádio Até agora, as transmissões de rádio ao vivo não permitiam pular músicas ou personalizar o conteúdo. Já os serviços de música digital ofereciam personalização, mas faltava a magia da rádio ao vivo, com locução, marcação de áudio e produção completa. O HLS+ resolve essas duas questões, utilizando tecnologia de última geração para adicionar interatividade e personalização à experiência de rádio ao vivo. A ferramenta oferece às empresas de rádio uma série de benefícios, como: Aumento do engajamento dos ouvintes: O HLS+ permite que os ouvintes personalizem sua experiência de rádio, pulando músicas, recebendo conteúdo personalizado e interagindo com a estação de diversas maneiras. Isso pode levar a um maior tempo de escuta e a um público mais engajado. Novas oportunidades de receita: O HLS+ abre portas para novas oportunidades de receita, como publicidade personalizada e serviços premium. Compatibilidade com dispositivos existentes: O HLS+ é compatível com bilhões de dispositivos existentes, o que significa que as empresas de rádio podem alcançar um público amplo sem a necessidade de investimentos em novos equipamentos. A Super Hi-Fi anunciou que a Audacy, uma das maiores empresas de rádio dos Estados Unidos, será a parceira de lançamento da plataforma HLS+. A Audacy atualizará todas as suas 700 estações para o HLS+ ainda em 2024. O HLS+ permite que as empresas de rádio ofereçam aos seus ouvintes uma experiência personalizada e interativa, o que pode levar a um aumento do engajamento, da receita e da fidelidade do público, tais como: pular músicas, criação de conteúdos personalizados, maior interatividade com os ouvintes (em votações, concursos e games), e a criação de anúncios personalizados (com base interesses e localização dos ouvintes). A plataforma é compatível com quase todos os dispositivos existentes, incluindo smartphones, tablets, computadores e sistemas de entretenimento automotivo. A tecnologia também pode ser integrada a diversos sistemas de reprodução e transmissão, como FM, HD, DAB+ e plataformas online. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
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