Edição 1.454 página 13 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. A Super Hi-Fi, uma das empresas líderes em serviços para emissoras com inteligência artificial (IA), lançou uma ferramenta que pretende inovar o meio rádio. Embora pareça um tanto obvio, a ideia é utilizar o rádio como serviço (RaaS). Na realidade é um pacote de softwares que permite a criação e gerenciamento de experiências de rádio personalizadas para marcas, expandindo as possibilidades de plataformas digitais como streaming de música, serviços de fitness, jogos, audição em carros, entre outras ferramentas. A proposta da Super Hi-Fi é oferecer experiências de rádio personalizadas que se integram perfeitamente às marcas e produtos existentes. A empresa cuida de todo o processo, desde o design da estação e a seleção musical até a criação de imagens de áudio personalizadas e o rastreamento de voz. O RaaS da Super Hi-Fi adapta-se às necessidades de cada empresa, com diferentes modelos de negócios disponíveis, desde pacotes de assinatura até serviços gratuitos com anúncios. Essa flexibilidade permite que qualquer plataforma, independentemente do seu tamanho ou orçamento, explore o potencial do rádio como ferramenta de engajamento e geração de receita. Um exemplo do sucesso do RaaS da Super Hi-Fi é a Fubo Radio, uma experiência de rádio personalizada com dez canais exclusivos para assinantes da Fubo. Outra ferramenta anunciada pela empresa é o HLS+, uma nova tecnologia de streaming que promete revolucionar a experiência de ouvir rádio. O HLS+ combina o melhor da rádio tradicional ao vivo com interatividade e personalização profunda, tudo em um único fluxo de áudio compatível com bilhões de dispositivos existentes. Novas ferramentas aumentam a interatividade do rádio Até agora, as transmissões de rádio ao vivo não permitiam pular músicas ou personalizar o conteúdo. Já os serviços de música digital ofereciam personalização, mas faltava a magia da rádio ao vivo, com locução, marcação de áudio e produção completa. O HLS+ resolve essas duas questões, utilizando tecnologia de última geração para adicionar interatividade e personalização à experiência de rádio ao vivo. A ferramenta oferece às empresas de rádio uma série de benefícios, como: Aumento do engajamento dos ouvintes: O HLS+ permite que os ouvintes personalizem sua experiência de rádio, pulando músicas, recebendo conteúdo personalizado e interagindo com a estação de diversas maneiras. Isso pode levar a um maior tempo de escuta e a um público mais engajado. Novas oportunidades de receita: O HLS+ abre portas para novas oportunidades de receita, como publicidade personalizada e serviços premium. Compatibilidade com dispositivos existentes: O HLS+ é compatível com bilhões de dispositivos existentes, o que significa que as empresas de rádio podem alcançar um público amplo sem a necessidade de investimentos em novos equipamentos. A Super Hi-Fi anunciou que a Audacy, uma das maiores empresas de rádio dos Estados Unidos, será a parceira de lançamento da plataforma HLS+. A Audacy atualizará todas as suas 700 estações para o HLS+ ainda em 2024. O HLS+ permite que as empresas de rádio ofereçam aos seus ouvintes uma experiência personalizada e interativa, o que pode levar a um aumento do engajamento, da receita e da fidelidade do público, tais como: pular músicas, criação de conteúdos personalizados, maior interatividade com os ouvintes (em votações, concursos e games), e a criação de anúncios personalizados (com base interesses e localização dos ouvintes). A plataforma é compatível com quase todos os dispositivos existentes, incluindo smartphones, tablets, computadores e sistemas de entretenimento automotivo. A tecnologia também pode ser integrada a diversos sistemas de reprodução e transmissão, como FM, HD, DAB+ e plataformas online. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==