Edição 1.454 página 2 Jornalistas&Cia – Como têm se desenvolvido as ações de sustentabilidade da LATAM e quais são seus principais objetivos? Lígia Sato – Como maior companhia aérea da América do Sul, a LATAM tem ciência do impacto do seu negócio no meio ambiente e sabe da sua capacidade e responsabilidade de influenciar todo o setor aéreo da região para a construção de uma aviação mais sustentável. A companhia é hoje, e será cada vez mais, um ativo social e ambiental para o Brasil e para a América do Sul. Nossa agenda de sustentabilidade está no centro do nosso negócio para colaborar com o desenvolvimento econômico e a preservação dos ecossistemas, como no caso do transporte solidário de animais ameaçados de extinção para reprodução e no apoio em situações de catástrofes, com o traslado de voluntários e cargas, através do programa Avião Solidário. Essa atuação está atrelada a uma estratégia macro de Sustentabilidade que conta com metas públicas de curto, médio, e longo prazo, nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado, desenvolvidos em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. J&Cia – Como funciona esse programa Avião Solidário? Lígia – O Avião Solidário é um de nossos programas para gerar valor e impactar positivamente as regiões onde atuamos. Temos hoje 50 convênios ativos com organizações na América do Sul para as quais colocamos à disposição, há mais de dez anos, toda a nossa experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e catástrofes. Aqui no Brasil, foi responsável pelo transporte de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País. Já em 2024 atuamos em diferentes frentes: em janeiro levamos mais de 200 kits de higiene íntima para meninas de escolas públicas da Ilha do Marajó (PA) que sofrem com a pobreza menstrual. em fevereiro transportamos três toneladas de cestas básicas para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro; e também levamos ao Chile 40 mil refeições para socorrer as vítimas de incêndios florestais. J&Cia – O que a LATAM tem feito para tornar a operação de suas aeronaves mais sustentável? Lígia – A LATAM vem adquirindo aeronaves que consomem de 20% a 25% menos combustível, como o Airbus A320neo e o Boeing 787, e instalou softwares e ferramentas de machine learning que otimizam procedimentos, abastecimento e trajetórias dos aviões. Também começou a testar o uso de veículos elétricos para o atendimento das aeronaves em solo no aeroporto de Confins/Belo Horizonte e apoia a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) no redesenho de 75 rotas do Brasil, que ajudou a reduzir em 62 milhões de quilos o consumo de querosene de aviação e em 196 milhões de quilos as emissões de gás carbônico entre 2020 e o primeiro trimestre de 2023. J&Cia – Como as ações para redução e reciclagem de resíduos internos impactam a agenda de sustentabilidade da LATAM? Lígia – São ações que reforçam que a nossa preocupação em promover uma aviação sustentável não está centralizada apenas nas emissões das aeronaves, mas em todo o ecossistema, desde o uniforme dos funcionários até a embalagem do serviço de bordo. Neste sentido, já eliminamos de nossa operação global 96% dos plásticos de uso único, e temos o programa Recicle Sua Viagem, que recicla garrafas plásticas consumidas em voos domésticos e dá nova vida a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil. Também temos projetos como o Segundo Voo, no qual a LATAM doou para mais de 45 toneladas de tecidos para projetos sociais. Os mais de 17 mil produtos produzidos com esses materiais foram distribuídos como brindes em eventos internos, em ações no Brasil e no Chile, e externamente, durante alguns festivais que a LATAM apoiou. Branded Content LATAM amplia agenda de sustentabilidade e busca influenciar setor aéreo Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil
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