Jornalistas&Cia 1456

Edição 1.456 página 19 ESPECIAL DIA DO JORNALISTA discordo totalmente – 125 (29,6%) discordo parcialmente – 49 (11,6%) não concordo nem discordo – 21 (5%) concordo parcialmente – 176 (41,6%) concordo totalmente – 52 (12,3%) 9 O uso de inteligência artificial na produção de conteúdo é muito maior entre os jovens. A porcentagem de concordância parcial ou total atinge 70,3% entre os jornalistas de 25 a 34 anos e vai caindo conforme a idade avança, até atingir o menor patamar entre os profissionais de 65 anos ou mais (apenas 27,5% de concordância parcial ou total). Se concorda (com uso de IA na produção de conteúdo), de que forma? 1. IA como ponto de partida e/ou final: “IA para sugestões e novas visões.” 2. Produção e edição de textos: “Produção de textos primários” 3. Pesquisa e análise de conteúdo: “Realização de pesquisas.” 4. Produção de multimídia: “Produção de imagens.” 5. Otimização e eficiência: “Automatização de operações mecânicas.” Uso IA na produção de conteúdo Visão geral A soma das taxas de concordância parcial e total com o uso de inteligência artificial na produção de conteúdo passa da metade dos jornalistas (53,9%). Em oposição, mais de um terço dos respondentes (41,2%) discordam parcial ou totalmente do uso de IA na produção de conteúdo, o que indica não utilização ou uso limitado. Manifestaram neutralidade (não concordam nem discordam) 5% dos profissionais. 9 9a Palavras mais citadas:

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==