Edição 1.459 - 1 a 7 de maio de 2024 n Faleceu na manhã de 26/4, em Salvador, Paulo Totti. Profissional que marcou época no jornalismo brasileiro, especialmente por sua atuação na cobertura econômica, comandou e integrou algumas das principais redações e editorias de Economia do País. u Gaúcho de Veranópolis, seu primeiro contato com o Jornalismo foi aos 14 anos, quando começou a trabalhar em uma redação de Passo Fundo. Depois seguiu para Porto Alegre, onde ingressou na Folha da Manhã. Em 1968, fez parte do time que fundou a revista Veja e anos mais tarde chegou à Gazeta Mercantil, onde se tornou um dos principais nomes do jornal. Por lá, foi correspondente em Buenos Aires, Washington e Cidade do México e editor executivo, até deixar a publicação em 2003, em um dos muitos cortes que antecederam o fim do tradicional jornal. u Ao longo de sua carreira, passou ainda por O Globo, Jornal do Brasil, Última Hora e Valor Econômico, onde foi repórter especial e em 2007 venceu o Prêmio Esso pela série de reportagens China, o império globalizado. Também foi assessor de imprensa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e comandou a EBC na gestão Dilma Roussef. u Totti faria 86 anos em 10 de maio. Seu corpo foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade. u Haverá uma missa de sétimo dia para ele no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora da Paz (rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema), na sexta-feira (3/5), às 18h30. n A EBC fechou em 28/4 os postos de superintendente no RJ, ocupado por Eric Nepomuceno, e em SP, pelo ex-deputado José Américo Dias (PT), e decidiu centralizar o comando das regionais em Brasília. Em nota, a empresa pública justificou a medida: “Como a EBC já conta com a Diretoria de Administração, Finanças e Pessoas, a decisão, para não haver distorção no fluxo dos processos entre Diretoria e as Superintendências, foi de extinguir os dois cargos e transformá-los em gerência executiva, vinculada à área administrativa”. Américo já havia se exonerado do cargo em 1º/4, pois pretende se candidatar a vereador na próxima eleição. u Em março, a empresa nomeou Juan Pessôa, coordenador de Comunicação do PT, para a Superintendência de Serviços de Comunicação. A área é responsável pela comunicação oficial do governo na EBC, por meio do Canal Gov. n O estudo Ataques relacionados a gênero e desinformação, da organização #ShePersisted e da empresa de análise de dados The Nerve, mostrou que a maior parte dos ataques online direcionados a jornalistas e políticas mulheres mira a credibilidade, a inteligência e a reputação delas. A repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, fez uma reportagem destacando os principais resultados do estudo. u The Nerve, uma das empresas responsáveis pelo estudo, foi fundada pela jornalista filipino-americana Maria Ressa, vencedora do Nobel da Paz em 2021. O estudo analisou mais de 1,15 milhão de publicações de X (ex-Twitter), Facebook e YouTube entre 2019 e 2024 para detectar os tipos de ataques online e estratégias de conteúdos de ódio contra jornalistas e políticas no Brasil e as estratégias de distribuição desse conteúdo. u A maioria das postagens ofensivas eram comentários feitos após essas mulheres críticarem o ex-presidente Jair Bolsonaro. O principal tipo de ofensa detectado foi o que ataca a credibilidade, a inteligência e a reputação desses alvos. Esse tipo de ataque corresponde a 75% dos conteúdos ofensivos ligados a gênero no YouTube, 41% no X e 24% no Facebook. O relatório completo foi lançado durante reunião paralela ao G20 sobre integridade da informação, em São Paulo, nesta quarta-feira (1°/5), com a participação de Maria Ressa. Confira mais detalhes do estudo na reportagem de Patrícia Campos Mello. Maior parte de ataques online contra jornalistas mulheres mira credibilidade, inteligência e reputação EBC concentra comando das regionais em Brasília e extingue cargos de superintendente em RJ e SP Morre, aos 85 anos, Paulo Totti Paulo Totti Eric Nepomuceno José Américo Dias Alesp Maria Ressa
Edição 1.459 página 2 Últimas n Parceiro do Jornalistas&Cia no Rio Grande do Sul, o portal Coletiva.net completou 25 anos em 26 de abril. O projeto, que começou como um simples informativo enviado via fax para profissionais de comunicação, transformou-se em um veículo multimarcas. Além do site principal, a empresa abriga a revista Tendências, o canal Coletiva.tv no YouTube e a emissora Coletiva.radio. u O Coletiva.net foi fundado em 1999 por José Luiz Fuscaldo, José Vieira da Cunha e Luiz Fernando Moraes, o LF. Inicialmente no formato de Guia da Imprensa e da Propaganda, tornou-se um portal somente posteriormente. LF Moraes revelou que a ideia de criá-lo surgiu em 1998, quando trabalhava no Governo do Estado: “Tinha a assinatura de um boletim que chegava por fax chamado Fax Moagem, que hoje veio a se transformar no Jornalistas&Cia”. u A análise do boletim serviu de inspiração para a criação de um folhetim semanal destinado aos profissionais de comunicação. Ele abordava questões relevantes do cenário corporativo local para jornalistas, publicitários e relações- -públicas no Rio Grande do Sul. u A transição para a internet foi uma decisão estratégica, motivada pela crescente demanda e pela obsolescência dos canais de fax nas redações. Assim, o noticiário passou a ocupar o ambiente da web, como uma plataforma online: o Coletiva.net. u Para Fuscaldo, a jornada do portal é motivo de orgulho, não apenas pela sua fundação, mas também pelo pioneirismo “na produção de conteúdo nas redes sociais do Rio Grande do Sul”, mesmo durante o período do fax: “São 25 anos contando a história da comunicação e dos comunicadores gaúchos. Fazendo história também. Uma trajetória de credibilidade e informação de qualidade reconhecida e seguida até hoje. Vida longa ao Coletiva.net”. u Desde então, a empresa vivenciou uma série de transformações, incluindo a mudança na direção em 2016, quando Márcia Christofoli assumiu o comando do portal, com Iraguassú Farias atuando como diretor Comercial. u Segundo Farias, testemunhar toda a evolução do Coletiva.net desde 2016 é uma experiência emocionante. O diretor recordou o início de sua gestão: “Tínhamos uma certeza e um medo. A certeza era de que não haveria rejeição e de que tínhamos um belo produto, e o medo era de não conseguirmos manter a mesma trajetória daqueles que o criaram. A primeira se confirmou, e a segunda se dissipou rapidamente, à medida que mantivemos firmemente o mantra de isenção, verdade e pluralidade”. Portal Coletiva.net comemora 25 anos no mercado gaúcho
Edição 1.459 página 3 n A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou em 24/4 o Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas no Brasil. O relatório busca sistematizar ações judiciais abusivas, usadas para intimidar, perseguir e calar jornalistas. O lançamento foi realizado durante um evento na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. u O relatório define assédio judicial como “o uso de medidas judiciais de efeitos intimidatórios contra o jornalista, em reação desproporcional à atuação jornalística lícita sobre temas de interesse público”. O fenômeno decorre de processos movidos por pessoa física ou jurídica que exploram a desigualdade de poderes para impor consequências judiciais intimidatórias à vítima. u É ressaltado que a ação judicial deve ser visivelmente infundada ou que os meios processuais utilizados sejam abusivos, gerando exaustão e prejuízo no exercício do direito de defesa da vítima. u O estudo registrou, classificou e analisou casos desde 2008 até março de 2024, levando em consideração os poderes envolvidos, os tipos de assédio, o conteúdo das publicações-alvo e os resultados dos processos. Os dados foram obtidos pelo registro de casos notórios, denúncias compartilhadas por profissionais e organizações, assim como pela extração de processos por meio do acervo de jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo. u As informações foram coletadas e analisadas por uma equipe sob o comando de Letícia Kleim, coordenadora jurídica da Abraji. O material foi disponibilizado ao público nos idiomas português, inglês e espanhol. Acesse o relatório aqui. Abraji lança Monitor de Assédio Judicial Nacionais n Carlos Leonam morreu no Rio de Janeiro em 25/4, aos 84 anos. Ele havia sido internado na Casa de Saúde São José em 13/4, devido a uma pneumonia bacteriana. O velório foi no sábado (27/4), na sede da ABI, e o enterro, em seguida, no cemitério São João Batista. A missa de sétimo dia, nesta quarta-feira (1º/5), realizada na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Deixou três filhos e dois netos. u Mais do que jornalista, colunista e fotógrafo, Leonam foi um dos protagonistas da cena carioca nos anos 1960. Nascido no Catete, experimentou outros bairros, mas fixou-se em Ipanema desde 1990, onde já estivera por dez anos no final dos anos 1960, e de lá não mais saiu. u Trabalhou como repórter nas revistas O Cruzeiro e Veja, e nos jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil. Mas foi no Globo que se tornou mais conhecido como jornalista: assinou por dez anos, até 1984, a coluna Carlos Swann. No Jornal do Brasil, no Caderno B, respondeu pela página Carioca (Quase Sempre), antecipando o estilo editorial de O Pasquim. Também escreveu para a revista CartaCapital. u Foi ainda fotógrafo, cineasta e publicitário. Como fotógrafo, recebeu um Prêmio Esso com a imagem do astronauta russo Yuri Gagarin no Alto da Boa Vista. Criou a capa do disco Construção, de Chico Buarque, e colaborou na direção, roteiro e elenco de cinco filmes. Publicou o livro Os degraus de Ipanema, uma seleção de seus textos em jornais e revistas entre 1960 e 1990. u Como editor executivo do cinejornal Canal 100, esteve no dia a dia dos brasileiros. Só os da antiga vão se lembrar que os cinemas, antes dos filmes, até os anos 1970, mostravam os melhores lances do futebol ao som de Na cadência do samba (Que bonito é...). O adeus a Leonam, que reinventou o pôr do sol de Ipanema e mudou a marca da Petrobras Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro Leila Diniz Carlos Leonam Carlos Leonam Marizilda Cruppe Marca na comunicação empresarial u Após se afastar da mídia impressa, nos anos 1990, Leonam trabalhou na comunicação da Petrobras. E lá, como conta Marcio Ehrlich, participou da mudança da marca, que passou a não ter o acento agudo, como havia inicialmente em Petrobrás. u Convencido de que marca não deve ter acentuação, até por causa de suas operações no mercado internacional, Leonam conduziu estudos com empresas de design até convencer, em 1994, toda a diretoria da estatal, inclusive o próprio presidente da época, Joel Rennó, a bancar a simplificação. Personagem do folclore u No verão de 1968 para 1969, conta Zuenir Ventura, diante de um belo pôr do sol, Leonam convocou um grupo que estava em Ipanema, na altura do Posto 9, com a frase: “Essa tarde merece uma salva de palmas!”. Os amigos, entre eles Glauber Rocha, Jô Soares e João Saldanha, responderam ao convite. E até hoje, no mesmo lugar, todos os dias, por volta das 19h30, jovens que não tinham nascido naquela época mantêm a tradição. u Ventura conta ainda que a expressão “esquerda festiva” foi cunhada por Leonam, em 1963. Edney Silvestre disse dele que, “nas colunas sociais, Leonam foi o inventor de ‘socialites’ e o maior propagador do mito de Ipanema”. Joaquim Ferreira dos Santos atribui a ele a origem da expressão “estar na fossa” como sinônimo de depressão. u Torcedor do Fluminense, foi um dos criadores da torcida Jovem Flu, ao lado de Nelson Motta, Chico Buarque e do ator Hugo Carvana.
Edição 1.459 página 4 conitnuação - Nacionais n A Justiça de Ponta Grossa (PR) censurou uma reportagem da agência de checagem Aos Fatos sobre venda de imagens de abuso infantil no Telegram, publicada em 13 de março deste ano. A juíza Heloísa da Silva Krol Milak, do 3º Juizado Especial Cível de Ponta Grossa, determinou, em ação provisória, que Aos Fatos remova o nome de uma das pessoas citadas na reportagem sob a justificativa de que a exposição do nome poderia causar “danos patrimoniais e extrapatrimoniais”. A agência cumpriu a decisão judicial e entrou com recurso para reverter a medida. u A reportagem em questão denunciou um esquema em que criminosos utilizavam chaves PIX de terceiros para vender conteúdo de abuso infantil em grupos no Telegram. Aos Fatos explica que esses terceiros emprestaram seus nomes aos criminosos para receber uma parcela dos lucros das vendas, ou foram vítimas de golpes bancários. Após a reportagem, o Telegram removeu os grupos de vendas e suspendeu o perfil de um dos principais criminosos. u A pessoa que teve o nome retirado da reportagem por ordem judicial foi procurada por Aos Fatos antes da publicação da reportagem. A agência entrou em contato com ela, explicando que seu nome e dados bancários estavam sendo utilizados para venda de imagens de abuso infantil. Ela afirmou que iria verificar o que estava acontecendo, mas posteriormente bloqueou Aos Fatos e deixou de atender ligações. A agência consultou juristas especialistas em liberdade de expressão, que classificaram a decisão judicial como equivocada e uma afronta à liberdade de imprensa. Pesquisa ESPM/J&Cia – Pingos nos is – Parte dos leitores recebeu na semana passada uma versão de J&Cia em que o gráfico sobre os resultados da faixa etária de 25 a 34 anos tinha uma linha de texto a mais, indevida, com informações incorretas − concordo totalmente – 23 (26,1%). Por favor, desconsiderem. Justiça do PR censura reportagem de Aos Fatos sobre abuso infantil no Telegram Unsplash EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Em uma aula enriquecedora e emocionante, Steven Youngblood, professor associado de Comunicação na Park University (Missouri, EUA), liderou uma discussão sobre jornalismo de paz no curso Diversidade e Inclusão no Pós-Jornalismo Digital, promovido pela Rede JP na UFRJ. Com vasta experiência na cobertura de conflitos, Youngblood destacou a importância do jornalismo de paz na promoção do diálogo e na prevenção de conflitos em uma sociedade cada vez mais digitalizada e intolerante. Durante a aula, traçou a origem da expressão “jornalismo de paz” e ressaltou a necessidade de uma cobertura jornalística menos sensacionalista e mais democrática. Ele destacou a importância da linguagem e da semiótica na comunicação de um jornalismo de paz eficaz, e enfatizou a necessidade de respeitar e priorizar as fontes, especialmente em casos de trauma e imigração. A Rede Jornalistas Pretos continua comprometida em desenvolver soluções para problemas sociais por meio da democratização da comunicação, com foco em educação, representatividade e empregabilidade. Saiba mais no link. Steven Youngblood e o jornalismo de paz Steven Youngblood
Edição 1.459 página 5 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Pelo quarto ano consecutivo, a USC Annenberg School of Communications and Journalism publicou um relatório sobre ativismo corporativo. O trabalho é resultado de uma série de pesquisas para compreender como as empresas dos EUA têm − ou não têm − se engajado em causas, e o que pensam seus líderes, gestores da comunicação, funcionários, clientes e investidores sobre o assunto. Algumas questões sociais se destacam para todos os grupos. Uma delas é a saúde mental, tema da edição especial do MediaTalks que circulará no final de maio, Mental Health Awareness Month nos EUA. Para 72% dos consumidores, o tema aparece em segundo lugar, junto com a eleição presidencial de 2024, como área que deve ser alvo de atenção e de tomada de posição pelas empresas. Em primeiro está a economia do país. O estudo constatou que causas populares perderam relevância. Uma é preocupante: a mudança climática. Isso pode explicar por que o assunto vem sumindo das TVs, como demonstrou uma pesquisa recente da Media Matters for America. Já o debate sobre aborto ganhou espaço. Além de identificar os temas relevantes, o estudo procurou entender a disposição para abordar assuntos sensíveis por parte das companhias, as expectativas dos interlocutores e suas preocupações. Desde o caso George Floyd, lembra a pesquisa, o ativismo corporativo tomou impulso. Mais empresas passaram a se posicionar, em alguns casos experimentaram boicotes de consumidores e de organizações dedicadas a combater o “Koke”, ou “politicamente correto”. A Disney é citada como exemplo de marca que pagou caro por ter se colocado contra a legislação “Don’t Say Gay” do Estado da Flórida. O estudo da Annenberg aponta que o aumento do ativismo empresarial foi uma resposta das corporações à expectativa de que tinham mais capacidade de resolver problemas que os governos não conseguiram. No entanto, nem todos continuam pensando assim. Há um ano, a USC Annenberg constatou que 69% dos consumidores, 71% dos empregados e 89% dos investidores acreditavam que as empresas tinham responsabilidade de trabalhar pela solução de problemas sociais. Em pesquisa sobre ativismo corporativo, saúde mental ganha relevância e comunicadores mostram-se cautelosos com CEOs falando de política Em 2024, a taxa caiu oito pontos percentuais entre consumidores, sete entre funcionários e quatro entre os profissionais de comunicação. Já entre investidores avançou sete pontos − um resultado curioso diante do movimento anti-ESG que ganha terreno nos EUA. A explicação pode ser uma diferença de opinião entre grandes e pequenos investidores, que podem estar mais inclinados do que os gigantes financeiros a sacrificar lucros em prol de ações sociais. Mas a distância entre expectativa e realização é grande. Embora os investidores sejam os que mais esperam atuação das empresas em problemas sociais (96%), apenas 41% acham que isso está acontecendo. Os líderes corporativos pensam parecido, embora sem uma diferença tão grande: 72% acham necessário, e 39% acreditam que estão correspondendo. Os comunicadores estão alinhados com os chefes: apenas 38% creem que sua empresa desempenha um papel positivo na sociedade. Se tantos concordam com o engajamento das empresas em causas sociais, por que essa distância? Para 53% dos líderes isso pode afastar clientes, enquanto 43% acreditam que pode afugentar funcionários e 37% temem o risco reputacional. Manifestar opinião sobre temas sensíveis desperta tanto temor quanto realizar projetos concretos, sobretudo em ano eleitoral com um Donald Trump como um dos candidatos − pelo menos na visão dos que administram o impacto de falas controversas. “Não tomar posição” sobre questões debatidas na campanha é o conselho de 41% dos comunicadores para os seus CEOs, ao passo que 54% acham mais prudente ver primeiro o que outras empresas estão fazendo. O relatório salienta que «não existe um manual para escolher quando ficar em silencio e quando falar”. Mas observa que a maioria dos comunicadores concorda que se um CEO pretende tomar uma posiç o sobre uma questao, ela deve ser relevante para o negocio, para os valores corporativos e para os stakeholders – e nao apenas para as crencas pessoais do executivo.
Edição 1.459 página 6 conitnuação - MediaTalks Rússia prende mais − Mais dois jornalistas da Rússia foram presos sob o argumento de terem feito trabalhos profissionais para a organização anticorrupção fundada por Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin que morreu em uma colônia penal em fevereiro. Sergey Karelin, cinegrafista freelancer que colabora com a agência AP (Associated Press), e Konstantin Gabov, produtor que fez trabalhos na Rússia para a Reuters, foram detidos em 27/4 por “extremismo”. Eles ficarão na cadeia por pelo menos dois meses, até o julgamento, com risco de prisão de até seis anos. A jornalista Antonina Favorskaya, que fez as últimas imagens em vídeo de Alexei Navalny um dia antes de sua morte, foi presa em março sob a mesma acusação. Bolsas de US$ 2,5 mil − A plataforma de jornalismo colaborativo Connectas recebe até 26 de maio inscrições para o seu programa de bolsas, que oferece a jornalistas um subsídio de até US$ 2,5 mil (R$ 12,7 mil) para a produção de reportagens sobre temas sociais da América Latina. Os candidatos devem ter pelo menos três anos de experiência comprovada na atividade e estarem trabalhando atualmente em jornalismo, seja em mídias tradicionais ou independentes. Os escolhidos terão quatro meses para produzir o trabalho, e contarão com mentoria de integrantes do conselho editorial da Connectas. World Press Photo − Fotografias representando as perdas pessoais irreversíveis em Gaza, a demência em Madagascar, a vida dos migrantes no México e o trauma da guerra na Ucrânia receberam os principais prêmios este ano no World Press Photo Contest, principal concurso global de fotojornalismo, cujos vencedores foram anunciados semana passada em Amsterdã. O fotógrafo palestino Mohammed Salem, que vive na região e trabalha para a agência Reuters, foi o vencedor da principal categoria do prêmio, Foto Única, com um dos mais impressionantes registros da guerra entre o Hamas e Israel: o abraço de Inas Abu Maamar ao corpo da sobrinha de cinco anos, morta em um ataque israelense, junto com a mãe e a irmã. Balanço sombrio − A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em inglês) fez na última semana um alerta sobre a situação da liberdade de imprensa na região das Américas, em um balanço divulgado após sua reunião semestral. Com sede em Miami, a SIP é formada por veículos de comunicação de todo o continente e acompanha violações da liberdade de imprensa nas Américas do Sul, Central e do Norte. No alerta, a organização destacou crimes e violações da liberdade em vários países, incluindo o Brasil. Segundo a SIP, sete jornalistas foram mortos em Guatemala, Honduras, Colômbia, Haiti e México, e outros quatro continuam presos em Cuba e na Guatemala nos últimos seis meses. Repressão no Afeganistão − O governo do Afeganistão, sob o comando do grupo Talibã, intensificou nas últimas semanas a repressão sobre a mídia, com prisões e fechamento de dois canais de TV independentes. As redes privadas Noor TV e Barya TV foram suspensas em 16 de abril por ordem da Comissão de Violações dos Meios de Comunicação Social do Ministério da Informação, sob a justificativa de não respeitarem “valores nacionais e islâmicos”, e ficarão paralisadas até o julgamento do caso, que não tem data para acontecer. Também em abril quatro jornalistas de rádio foram presos, dos quais três devido à veiculação de música e de chamadas telefônicas de ouvintes mulheres durante as transmissões, segundo a organização de liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras. Esta semana em MediaTalks A família +Admirados da Imprensa cresceu Quer saber mais? Vinicius Ribeiro – (11) 9.9244.6655
Edição 1.459 página 7 Comunicação Corporativa n Junia Nogueira de Sá assumiu na última semana a Presidência do Conselho Deliberativo do WWF Brasil, organização não- -governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia”, conforme informa a página da instituição na web. u Junia sucede a Roberto Pedote, que ali esteve por dois mandatos, e é a primeira mulher a ocupar esse posto − como, aliás, tem sido em outras jornadas em que esteve, como no período de Volkswagen, quando também foi a primeira mulher a integrar o board da companhia. u Em mensagem que postou no Linkedin, anunciando a boa nova, afirmou: “Meu compromisso é ser a chairwoman (a primeira, aliás...) que a organização merece! hashtag#juntosépossivel”. u Além de ter liderado a comunicação de empresas como Grupo Abril, Telefônica e Volkswagen e em instituições como Fiesp e Secretaria de Estado de Comunicação de São Paulo, Junia foi CEO da FleishmanHillard Brasil e hoje integra, como membro, os conselhos de Rede Mulher Empreendedora (RME), SITAWI Finanças do Bem, Revista HSM Management e Endowments do Brasil. n A BCW e a Hill & Knowlton, com fusão marcada oficialmente a partir de 1º de julho de 2024, anunciaram em 29/4 como será sua atuação no mercado latino- -americano a partir do desaparecimento das duas marcas para dar lugar à Burson; e quais serão oficialmente seus líderes nas diversas regiões em que opera. u Todos os negócios atuais da BCW na região serão incorporados à marca principal Burson. Já as duas outras marcas do grupo, Máquina e JeffreyGroup, continuarão a operar, com as respectivas expertises e clientes. Em relação às equipes da Hill & Knowlton, estas serão incorporadas a Burson e JeffreyGroup na região. u A organização também oficializou os nomes dos líderes das operações no Brasil: Rosa Vanzella, CEO da Burson Brasil; Simone Iwasso, presidente da Burson Brasil; Luis Joly, presidente da JeffreyGroup Brasil; e Thiago Salles, diretor-geral da JeffreyGroup Brasil. Todos reportam-se diretamente ao CEO latam Brian Burlingame, em Miami (EUA). Brasília n Gisele Amaral está de volta ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), instituição em que havia atuado por 4 anos e meio como assessora de imprensa, no Rio de Janeiro, entre 2019 e 2023. Nesse regresso, assumiu em 22/4 a Coordenação-Geral de Imprensa e Comunicação Social, agora em Brasília. Nesse intervalo, foi por oito meses assessora de imprensa no Sebrae-RJ. Também já esteve em InPress Porter Novelli, FSB Comunicação, ANS e Ibmec-RJ. Ceará n Cristina Brito, que foi por pouco mais de 8 anos do Grupo Junia Nogueira de Sá assume a Presidência do Conselho Deliberativo do WWF Brasil Junia Nogueira de Sá Internacional Burson anuncia nova etapa da reestruturação e oficializa suas lideranças no Brasil Rosa Vanzella Simone Iwasso Luis Joly Thiago Salles Gisele Amaral Junia Nogueira de Sá
Edição 1.459 página 8 conitnuação - Comunicação Corporativa n Liderada por Simone Tcherniakovsky, VP de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, e por Ricardo Castellani, gerente sênior, a Comunicação da Novo Nordisk tem três novos gerentes: Ellen Pacheco (ex-Nubank), na Comunicação Externa e Reputação; Cristiano Bueno (vindo de outra unidade da companhia e com três anos de casa), na Comunicação Interna; e Paulo Justus (ex-Sanofi), em Campanhas. E mais... n Anna Clara Nobrega, ex-Ágora e Ânggulo Comunicação Estratégica, começou há algumas semanas como consultora de comunicação na InPress Porter Novelli, contratada para atuar, pela Brodeur Partners, para a conta do Mercado Pago. n Carolina Gaspar, analista sênior, deixou a VCRP, onde esteve por 1 ano e 5 meses, até março, e agora está focando novamente na sua agência, a LEcomuniCA, e em um projeto em andamento, o Guia da Vila Mariana. de Comunicação O Povo, por último atuando com produção de conteúdo para as redes sociais, começou há algumas semanas como analista de comunicação na Engaja. Minas Gerais n Eron Rodrigues, analista pleno, deixou a Usiminas, em que esteve por quase 4 anos, até janeiro, e foi para a MRV&CO, como analista de comunicação interna sênior. Antes, foi por nove anos do time da Link Comunicação. Rio de Janeiro n Neide Fujioka, que foi por 5 anos e meio da CNSeg, por último gerente de relações com imprensa e publicações, está já há algumas semanas como consultora de comunicação na Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). Antes, passou por B2W Digital (5 anos e 4 meses) e Bradesco Seguros (5 anos e 3 meses). n Thais dos Santos, que foi por 1 ano e 9 meses gerente de negócios de comunicação latam do Whatsapp, na Meta, está desde janeiro como diretora de Comunicação, DE&I e Sustentabilidade da L’Oreal Grande Público. Em jornadas anteriores passou por The Heineken Company (5 anos e 8 meses) e Whirlpool (1 ano e 8 meses). Cristina Brito Eron Rodrigues Neide Fujioka Thais dos Santos São Paulo Novo Nordisk tem novo time de comunicação Cristiano Bueno, Ricardo Castellani, Ellen Pacheco e Paulo Justus Anna Clara Nobrega Carolina Gaspar HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?
Edição 1.459 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Carolina Swenson, ex-Pippah Comunicação, que esteve na Edelman por cerca de 1 ano, até dezembro, começou em fevereiro na equipe de atendimento da Oliver Press. n Carolina Trancoso, que esteve por 2 anos na Cobogó RP, até fevereiro, começou em abril como assistente de comunicação nos Estúdios Flow. n Chris Canavero está em nova jornada profissional, contratada em abril como head de ESG pela CBMM, empresa global em produtos e tecnologia de nióbio. Integrante do board de várias instituições, como Civi-Co, Ipsos e TeamHub, ela foi por 2 anos diretora global de ESG do Nubank e do Instituto Nu e diretora de public affairs latam da Dow, onde esteve por 9 anos. n Diego Pereira, que deixou a Dailus após 6 anos de casa, está atualmente no Grupo Cimed, dono das marcas Carmed, Acnezil e Milimetric, contratado como analista sênior. n Gabriel Quiliconi, que foi diretor sênior e líder de assuntos públicos da FTI Consulting por pouco mais de 1 ano, até novembro, deixou a organização e montou sua própria empresa de consultoria, a Quiliconi Consulting, para atuar, entre outras, nas áreas de saúde, agronegócio, tecnologia e apostas esportivas. Carolina Swenson Carolina Trancoso Chris Canavero Diego Pereira n Gabriela Castilho, analista prigital na FSB Comunicação, deixou a empresa em fevereiro, após 1 ano e 7 meses de casa, e seguiu para a Textual, contratada para a função de analista sênior. Ela também já esteve na CDI por 1 ano e 5 meses, como analista digital. n Giovana Bacco, que foi por pouco mais de 3 anos executiva da Index, deixou a agência em janeiro a caminho da Utreino, na função de estrategista de mídia social. Ela também esteve anteriormente, por pouco mais de 1 ano e meio, na F&H Comunicação, como analista de marketing. n Giulia Santos Cervetto, ex- -Pros, que ficou por 3 anos como atendimento na Suporte Comunicação, até janeiro, está agora como atendimento pleno na Azzi + Co, para a marca Breton. n João Paulo Freire, ex-Ecomunica, NR-7, JeffreyGroup, XCOM e Ideal, que atuou por pouco mais de 1 ano na FleishmanHillard HighRoad, em Toronto (Canadá), metade em estágio e metade como coordenador de contas de PR e brand marketing, até janeiro, regressou ao Brasil e em março começou como consultor sênior na And,All. n Ligia Camargo, head de ESG e comunicação e impacto do grupo Ultra, onde esteve por 3 anos e meio, até dezembro, mudou para a The Heineken Company, na função de diretora de Sustentabilidade. n Marcella Nicolosi de Almeida, coordenadora de comunicação, despediu-se em janeiro da AstraZeneca, companhia em que atuou por mais de 1 ano e meio. Antes, esteve em Boehringer Ingelheim, por 7 anos e 5 meses, no período final como analista sênior de comunicação externa. Gabriel Quiliconi Gabriela Castilho Giovana Bacco Giulia Santos Cervetto João Paulo Freire Ligia Camargo Marcella Nicolosi de Almeida
Edição 1.459 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Marcelo Contreras Baboghluian, que atuou como freelancer na Surf Information Data (SID) por 1 ano e 9 meses, está agora como executivo de comunicação na GoPro, para o setor de esportes. n Nathalia Machado, gerente de contas, deixou a Pros em fevereiro, após quase 4 anos de casa. Foi para a agência de marketing digital Atenas.ag, como head de atendimento. n Núbia Matos, gerente de comunicação interna, que esteve na Ideal por quase 5 anos e meio, até janeiro, saiu para assumir a supervisão de comunicação corporativa no Mercado Livre. Antes, atuou por mais de 4 anos na Edelman. n Raphael Pugliesi, gerente de marketing e comunicação, deixou há algumas semanas a Ecomunica, agência em que esteve por pouco mais de 1 ano. Antes, foi por 1 ano e 7 meses head de marketing e branding da Pink Farms. n Renan Tanizaki, executivo sênior, deixou a Vianews, em que esteve por 1 ano e 9 meses, até dezembro, e seguiu como consultor para a FSB Holding, contratado para o atendimento à Tim. n Rita Faro, gerente de marketing, deixou a Zurich Insurance Company, em que esteve por 5 anos e 3 meses, até janeiro. Atua agora como autônoma na Urban Intelli, na área de operações. Algumas das outras companhias em que passou anteriormente foram Citi (2 anos e 1 mês), Sky Brasil (8 meses), MSC Cruzeiros do Brasil (2 anos e 6 meses) e Santander (4 anos). n Rodrigo Miguez, que foi analista sênior na Imagem Corporativa por 1 ano e 7 meses, transferiu-se no início do ano para a Tree Comunicação, na função de executivo sênior para o atendimento de imprensa de Aravita e Comfrio. Ele também já foi de CDI, Nova PR e Insigth. n Ruhama Rocha, ex-Tamer, onde ficou por 7 anos e 8 meses, e Grupo Rái, 2 anos e 8 meses, que estava na Economídia como assessora de imprensa sênior, deixou a agência em fevereiro, após 6 anos e 6 meses de casa. Dança das contas n A BCW acrescentou três marcas à carteira de clientes: NTTData e RedInter, no núcleo de Leonardo Stavale (leonardo. [email protected]), e MRS, sob a direção de Roberta Paixão (roberta.paixao.). n A RPMA Comunicação conquistou a conta do Shopping Eldorado, centro de compras e lazer, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo. Na direção, Fernanda Amorim, com gerência de Claudio Monteiro. O contato é shoppingeldorado@rpmaco municação.com.br. n A DFreire Comunicação e Negócios cuidará da divulgação do Concrete Show 2024, evento latino-americano da cadeia construtiva, cuja 15ª edição será realizada no São Paulo Expo, de 6 a 8 de agosto. No atendimento, Denise Aleluia, com direção de Debora Freire. Marcelo Contreras Baboghluian Nathalia Machado Núbia Matos Raphael Pugliesi Renan Tanizaki Rita Faro Rodrigo Miguez Ruhama Rocha
Edição 1.459 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Um webinar, das 10h às 11h30, nesta quinta-feira (2/5), marcará a apresentação oficial ao mercado do 2º Censo Brasileiro das Agências de Comunicação, iniciativa viabilizada pelo consórcio integrado por Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), que organiza o Prêmio Jatobá PR, Jornalistas Editora (que edita este J&- Cia) e Mega Brasil Comunicação. u O trabalho de campo, realizado pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, partiu de um cadastro inicial de 1.500 agências para chegar ao número oficial de agências existentes no mercado e que será revelado no evento de apresentação. u Participarão do encontro virtual Daniel Bruin (Abracom), Eduardo Ribeiro (J&Cia), Hélio Garcia (Gecom) e Maurício Bandeira (Instituto Corda). u A transmissão será feita pela plataforma Zoom. Para participar basta registrar-se aqui. n A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) está sob nova direção. Fábio Santos, CEO da CDN, é o novo presidente e liderará a entidade no biênio 2024-2026, em sucessão a Daniel Bruin, sócio-diretor da XCOM, que ali esteve por dois mandatos. u A nova diretoria terá como vice-presidente Rosa Vanzella, coCEO da BCW Brasil; como secretária-geral, Claudia Cezaro Zanuso, sócia-diretora da Duecom; como diretora de Finanças, Ana Juliao, CEO da Edelman Brasil; e como diretor de Assuntos Legais, Renato Salles, sócio-controlador e líder da área pública da FSB. u Integram o Conselho Fiscal da nova diretoria Oscar Koeke (Weber Shandwick), Monique Melo (Texto e Cia), Vitor Fortes (Holding in.Pacto) e Caio Bamberg (Ketchum), como suplente. O Conselho de Ética será liderado por Cleide Pinheiro (Temple, do Pará). u Nas diretorias temáticas estarão Carina Almeida (Textual) – Diretoria de Dados e Parâmetros de Mercado; Everton Vasconcelos (CDI) – Diretoria de Capacitação e Gestão; Roberta Machado (Grupo In Press) – Diretoria de Relações Institucionais para o Setor Privado; Michel Rodrigues (Savannah) – Diretoria de Relações Institucionais para o Setor Público; Marco Antonio Sabino – Diretoria de Relações Internacionais; e Michele Cruz (Dupla Comunicação) – Diretoria de Diversidade, Equidade e Inclusão. Pelas instituições Fábio Santos, da CDN, sucede a Daniel Bruin, da XCOM, como novo presidente da Abracom Pelo mercado Censo Brasileiro das Agências de Comunicação será apresentado ao mercado nesta quinta-feira (2/5) Bulevar homenageia o rádio, mas ignora seu inventor, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura n O prefeito paulistano Ricardo Nunes inaugurou nessa terça- -feira (30/4), na região da Avenida Paulista, o Bulevar do Rádio, nova área de convivência, lazer e cultura para pedestres, que homenageia os 100 anos da primeira transmissão oficial de rádio, em 1922. Localizado no trecho da rua Leôncio de Carvalho entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, é fruto de parceria entre Prefeitura de São Paulo, Sesc-SP e Fundação Itaú/Itaú Cultural. Padre Landell ignorado – n Amigos e admiradores do Padre Roberto Landell de Moura, brasileiro que inventou o rádio, empenharam-se em sensibilizar os financiadores do projeto e a própria Prefeitura a incluir nesse belo projeto alguma homenagem, ainda que singela, ao padre gaúcho, mas sequer foram ouvidos. Este próprio J&Cia capitaneou um abaixo-assinado subscrito por cerca de 1.300 jornalistas, propondo essa homenagem e infelizmente não conseguiu sequer entregar o documento, pelo total desinteresse dos organizadores. Uma pena, pois se há um brasileiro merecedor de homenagem, tendo o rádio como pano de fundo, este é o Padre Landell, cujo nome, aliás, integra há mais de uma década o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no Panteão Tancredo Neves, em Brasília. Fica para a próxima! Inauguração do bulevar Fábio Santos
Edição 1.459 página 12 n Hamilton dos Santos e Daniel Bruin, dois dos principais nomes da comunicação corporativa brasileira na atualidade, estão com lançamentos programados para os próximos dias 6 e 7 de maio, em São Paulo. u Santos lança na segunda-feira (6/5) O triunfo das paixões – David Hume e as artimanhas da natureza humana, pela Iluminuras. Um dos maiores filósofos da modernidade, como diz o release de lançamento, David Humes “contestou o império da Razão nos campos do conhecimento e da moral, atribuindo às paixões, aos sentimentos, aos impulsos, o governo da vida social e da própria ideia de justiça. Trezentos anos depois, suas ideias continuam vivas e dialogam com uma realidade social com a qual ele mesmo sequer poderia sonhar: a nossa”. u Sobre ela, diz Santos: “É verdade que entre os especialistas − filósofos, sociólogos, historiadores, psicólogos − os últimos três séculos foram profícuos na criação de teorias que buscaram reformar nossos modos de autointerpretação, mas os pensamentos mais inventivos, de grande qualidade, costumam carregar um valor próprio, uma pertinência que não se apaga com o tempo”. u Jornalista, mestre e doutor em Filosofia pela USP, Hamilton é diretor executivo da Aberje. Especialista na gestão de reputação, agora coroa sua experiência profissional trazendo a público essa combinação de pesquisa acadêmica e generosidade intelectual. u A noite de autógrafos está marcada para a Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513), a partir das 19 horas. Lançamentos Obras de Hamilton dos Santos, da Aberje, e de Daniel Bruin, de XCOM e Abracom, serão lançadas na próxima semana Hamilton dos Santos E mais... n Está marcada para 14/5, das 8h30 às 11h, a nova edição do PR³, evento organizado pela área de Comunicação do Itaú, que terá como tema Os desafios da gestão da reputação em um contexto de policrises e polarização da sociedade. Estão confirmados como debatedores os executivos Felipe Nunes (Quaest), Mariana Scalzo (McDonald’s/Arcos Dorados) e Natalia Martinez (Edelman). A mediação será da sócia e superintendente de Comunicação do Itaú Pâmela Vaiano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. O evento será realizado no Cubo Itaú, em São Paulo (al. Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia). Pesquisa n Pesquisa liderada por Leandro Orsolini Duarte, da ECA-USP, vai comparar a atuação da Comunicação Interna com o nível de Comprometimento Organizacional e as preferências sociais mais amplas dos colaboradores. O projeto, parte de uma dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, é aberto a pessoas de qualquer cargo que atuem em organizações de qualquer tipo e porte. Segundo Leandro, o questionário leva cerca de seis minutos para ser preenchido e é 100% anônimo, ou seja, nenhum nome de organização nem de pessoa é solicitado. O link para preenchimento é https://nuts. typeform.com/pesquisa. u Como o universo da pesquisa é toda a massa de colaboradores do Brasil, é necessário um grande número de respostas. Assim, o pesquisador solicita que os participantes, após responderem, compartilhem o link com colegas de trabalho e com suas redes mais amplas de parceiros, amigos, colegas e conhecidos. n Bruin também chega ao mercado com Reputação Empresarial − Armadilhas e desafios na gestão da imagem corporativa. Editada pela Matrix, a obra trata de temas essenciais para as organizações, como a ascensão das políticas da agenda ESG, o impacto das redes sociais na gestão da reputação e o papel dos influenciadores digitais. u Segundo o autor, as empresas estão inseridas hoje em contextos ainda mais desafiadores e o livro serve como uma ferramenta para lidar com essas adversidades: “A transformação das redes sociais em tribunais populares em real time passou a exigir cuidados inimagináveis há algumas décadas. Qualquer falha ou escorregão na venda de um produto ou prestação de um serviço pode viralizar e exterminar, em questão de horas ou minutos, uma reputação que demorou anos ou décadas para ser construída”. u Com mais de 20 anos de jornalismo, em publicações como IstoÉ, Jovem Pan, Guia Quatro Rodas e Gazeta Mercantil, e 23 na comunicação corporativa, com passagens por Talent, Nestlé, Santander, Semp Toshiba e SPGA, Bruin tornou-se sócio da XCOM em 2014 e foi presidente da Abracom por dois mandatos, o segundo encerrado na última semana (ver matéria na pág. 11). u Ele faz noite de autógrafos na próxima terça-feira (7/5), na Drummond Livraria do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), a partir das 18h30. Daniel Bruin e seu livro conitnuação - Comunicação Corporativa
Edição 1.459 página 13 Por dentro da Comunicação Pública Dentro da meta de estar presente em todo o território nacional até o final de 2024, a ABCPública conquistou em abril mais duas regionais: Alagoas e Piauí. O trabalho de expansão da entidade está agora concentrado na criação da regional Acre, consolidando a presença da associação em todo o País. Isa Mendonça é a diretora em Alagoas. É jornalista e especialista em Assessoria de Imprensa e Marketing. Na jornada profissional já foi repórter, chefe de reportagem, editora, produtora, repórter e apresentadora. Tem vasta experiência em Gerenciamento de Crises e Preparação de Porta-vozes (media training) para o relacionamento com a imprensa. Atua há aproximadamente 15 anos em comunicação de empresa de distribuição de energia elétrica. Já foi gerente de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da Eletrobras Alagoas. Atualmente é executiva de Comunicação Externa e Marketing da Equatorial Alagoas. No Piauí, Allisson Beserra Bacelar assumiu a diretoria regional. Jornalista e pós-graduado em Gestão da Comunicação Corporativa, tem quase 20 anos de atuação em comunicação no serviço público, com passagens pelas esferas municipal, estadual e federal. Foi Secretário de Comunicação do Governo do Estado do Piauí, secretário executivo de Comunicação da Prefeitura de Teresina e assessor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho. Atualmente, é chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS). Está confirmada a quinta turma do Curso Completo em Comunicação Pública, parceria entre a ABCPública e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Para Emiliana Pomarico, gerente executiva da Aberje, trata-se de uma parceria muito frutífera: “Com a união dessas duas instituições, conseguimos reunir um quadro de excelentes instrutores para a melhoria da interação entre sociedade, mercado e Estado. Planejamos o curso para trazer um equilíbrio entre teoria, discussões de caso e exercícios práticos − tudo isso para desenvolver uma comunicação estratégica voltada para o que eu chamo de novos sujeitos desses novos tempos, que são cidadãos cada vez mais ativos e exigentes”. As aulas serão realizadas de 25 de maio a 26 de outubro, online e aos sábados. Restam poucas vagas disponíveis. Aproveite que associados das entidades têm direito a desconto e faça sua inscrição. ABCPública chega a 26 estados Isa Mendonça Alisson Bacelar Confirmado o Curso Completo em Comunicação Pública 2024 Parceria da ABCPública com o projeto Pancopop, o seminário Lições da pandemia para a comunicação das epidemias, realizado em 25/4, teve como foco um estudo comparativo sobre comunicação de crises sanitárias no contexto de políticas populistas, envolvendo pesquisadores da comunicação política e da saúde pública. Em publicação no LinkedIn, a associada Ana Vitória Marques compartilhou que “a temática é urgente em tempos de alta nos índices de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti”. Confira o seminário aqui. A Regional da ABCPública de Pernambuco promoveu o seu primeiro evento virtual do ano, com a apresentação do case Como um perfil de órgão público cresceu 492% em engajamento no Instagram e entrou para o Top 10 do Brasil no Poder Legislativo. A estratégia foi apresentada por Luciano Galvão, jornalista e gerente de Redes Sociais da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O palestrante pontuou os conteúdos orgânicos e impulsionados que mais se destacaram durante os testes da nova forma de se comunicar nas redes. Na opinião do convidado, a ampliação da equipe e o investimento periódico foram fundamentais para os resultados obtidos atualmente. # Planejamento Estratégico Bianca Marder Dreyer, pesquisadora e associada da ABCPública, falou de Planejamento Estratégico de Comunicação no 1º Encontro Diálogos SICOM − Sistema de Comunicação do Governo de São Paulo. Bianca também explicou a missão e desafios da ABCPública. # Seja membro A ABCPública reúne profissionais, pesquisadores, estudantes e organizações. Associe-se e tenha acesso a capacitações, conteúdo exclusivo sobre comunicação pública e a uma comunidade online com alguns dos principais comunicadores públicos do Brasil. Associe-se aqui. Seminário abordou a comunicação nas epidemias ABCPública de Pernambuco discute o poder do Legislativo no Instagram Bianca Marder Dreyer
Este especial será produzido pela equipe internacional do MediaTalks e vai mostrar o alcance que o tema vem tendo em grandes veículos da mídia mundial e qual o impacto provocado nas próprias equipes, diante das brutais transformações acontecidas no jornalismo e do assédio moral a que imprensa e jornalistas são submetidos cotidianamente, seja por fake news, processos judiciais, ataques de setores extremistas, entre outros. Especiais debaterão Mídia e Saúde Mental e Os novos horizontes do Jornalismo de Economia Vem aí dois especiais da Jornalistas Editora sobre temas que estão mobilizando e impactando o jornalismo e a comunicação corporativa Informações com Silvio Ribeiro – 19-97120-6693 e [email protected] Fechamento comercial: 3 de junho Fechamento editorial: 4 de junho Circulação: 5 de junho Fechamento Comercial: 10 de maio Fechamento Editorial: 15 de maio Circulação: última semana de maio Este especial, que homenageará o Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho, vai se debruçar nas profundas transformações pelas quais tem passado o Jornalismo de Economia, com a criação de novos veículos, a chegada de novos financiadores do negócio, surgimento de novos nichos editoriais. Ele será liderado por Cida Damasco, ex-editora-chefe do Estadão e uma das mais respeitadas profissionais da imprensa brasileira. Especial Dia da Imprensa Tendências e novos horizontes do Jornalismo de Economia Mídia e Saúde Mental
Edição 1.459 página 15 AUTO n As plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) divulgaram em 23/4 os vencedores da segunda edição do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores. A iniciativa tem como objetivo valorizar as melhores práticas de comunicação interna entre as empresas que atuam no Brasil. u Nesta edição, dos 22 troféus entregues, cinco foram para o setor automotivo, com destaque para a Volvo, que faturou as categorias Digital, com a campanha Busão dos VPs, e Revolution, com The GTO Show, e também foi eleita Marca do Ano. Além dela, foram premiadas a Toyota, em Liderança Comunicadora, com o case Comunicação de Liderança na Toyota do Brasil, e a Volkswagen, em Memória Organizacional, pela campanha 70 anos de VW Brasil. E mais... n Mudança no atendimento da Harley-Davidson pela Approach ([email protected]. br). Gabriel Carvalho (11-984341947) é o novo contato com a imprensa da conta, que segue sob a gerência de Arlete Michelacci (11-98824-7128). n A Transpodata divulgou em 25/4 as marcas vencedoras nas 35 categorias do prêmio Top of Mind do Transporte. Em sua sétima edição, o levantamento teve entre seus destaques a entrega do prêmio de Personalidade do Ano para Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e de Marca do Ano, para a Scania. Confira a relação completa dos vencedores. n O Autorama, podcast semanal produzido e apresentado por Fernando Miragaya, ganhou na última semana um nova versão em vídeo. Os episódios, com duração aproximada de dez minutos, trarão uma abordagem mais aprofundada, com detalhes e dicas de modelos explorados no próprio podcast. “Com seis anos de história e ouvintes fiéis, o Autorama agora expande seus horizontes para oferecer uma experiência automotiva ainda mais imersiva”, explica Miragaya. Com direção de fotografia e edição de Renan Miragaya e direção executiva de Sérgio Carvalho, o programa está disponível nos canais do Autorama no YouTube e no Spotify. n Após dois anos de casa, Guilherme Silva está se despedindo da KBB Brasil, onde, além de editor do site, criava conteúdo para redes sociais, YouTube e atendia à imprensa nas demandas referentes à precificação de veículos promovida pela KBB. Com passagens por Webmotors e Carsale, parte agora em busca de novos desafios profissionais, enquanto, paralelamente, retomará a produção de conteúdo para seu canal, o Car Briefing. Ele atende pelos 11-98350-5410 e guilherme. [email protected]. n A cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024 está marcada para a próxima segunda-feira (6/5), às 18h30, na sede da Fenabrave, em São Paulo (av. Indianópolis, 1.967 − Planalto Paulista). Receberão seus certificados os TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os TOP 3 +Admirados nas categorias Colunista, Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais, Impresso, Áudio, Vídeo e Site. Na festa também serão anunciados os TOP 5 jornalistas mais votados. u Haverá ainda uma homenagem especial deste Jornalistas&- Cia a Luiz Carlos Secco, que completa cinco décadas de atuação em assessoria de imprensa e 90 anos de idade. Seccão, um dos mais respeitados e queridos profissionais em toda história do setor, receberá um troféu em reconhecimento à sua contribuição ao jornalismo automotivo. u Em sua sexta edição, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva conta com os patrocínios de Abraciclo, Bosch, Honda e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoios de Scania, Volkswagen, Press Manager, Portal dos Jornalistas e Kia, e apoio institucional da Fenabrave. Empresas que ainda queiram apoiar a iniciativa ou anunciar na edição especial em homenagem aos vencedores podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11-992446655 e vinicius@jornalistasecia. com.br). Cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva será na segunda, 6/5 Guilherme Silva deixa a KBB Brasil Autorama ganha versão em vídeo Toyota, Volkswagen e Volvo vencem prêmios por relacionamento com colaboradores Guilherme Silva n A Vicar, empresa que organiza as competições da Stock Car Pro Series, Stock Series, Fórmula 4 Brasil, Turismo Nacional e TCR South America, chegou a um acordo com a LiveSports para a transmissão de suas competições no YouTube. Pelo acordo, todas as corridas serão transmitidas, ao vivo, no canal do Grande Prêmio, que por sua vez integra a GoFast, vertical de conteúdo digital de automobilismo da LiveSports. As transmissões serão comandadas pelos narradores Geferson Kern e Matheus Pinheiro. LiveSports adquire direitos de transmissão e Grande Prêmio exibirá provas da Vicar no YouTube
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