Jornalistas&Cia 1468

Edição 1.468 - 3 a 9 de julho de 2024 n O UOL estreou em 28/6 o podcast de política A Hora, comandado por Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. Os dois trabalharam juntos no podcast Foro de Teresina, da revista piauí, em 2023. O programa será transmitido todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de áudio e à tarde os episódios estarão disponíveis no YouTube. u Especializada em política, Bilenky teve passagens como repórter pela Folha de S.Paulo de 2010 a 2019, em Nova York, São Paulo e Brasília. Na piauí, onde atuou de 2019 até 2023, também apresentou o podcast Alexandre, sobre o ministro do STF Alexandre de Moraes. u Toledo faz jornalismo de dados e análises de pesquisa de opinião desde 1987. No UOL, já apresenta o programa Análise da Notícia e o podcast UOL Prime. u A Hora pode ser acompanhado em plataformas como Spotify e Apple Podcasts. n As condições de saúde física e mental dos profissionais da área de Comunicação estão sendo agravadas nas últimas décadas, corroboradas pela atual organização do trabalho e pela ausência de normas específicas. As afirmações são do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, durante audiência pública em 1º de julho. u No debate, foram apontados problemas que, segundo os participantes, são recorrentes e significativos, como flexibilização dos direitos trabalhistas, baixa remuneração, pressão e jornadas exaustivas. u De acordo com o conselheiro José Antônio de Jesus da Silva, que requereu a audiência e a presidiu, os problemas relatados como frequentes pelos jornalistas também acontecem com radialistas, cinegrafistas e outros profissionais da comunicação. “O ambiente de trabalho nos adoece, nos enfraquece, nos pressiona. A gente precisa discutir no Congresso Nacional o impacto que essas pressões nos trazem no dia a dia”, afirmou. u Na ocasião, Cristiane Reimberg, também analista em Ciência e Tecnologia da Fundacentro, apresentou os resultados da pesquisa que realizou em 2015 na USP, quando estudou a saúde dos profissionais da imprensa. u De acordo com Maria José Braga, conselheira e diretora da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e do Sindicado dos Jornalistas de Goiás, a situação continua preocupante: “Não estamos conseguindo estabelecer as normas ou mecanismos de cumprimento e de fiscalização das normas para minimizar os impactos dessa mudança da organização do trabalho na saúde da classe trabalhadora”. u Já o conselheiro Davi Emerich apontou que é preciso equacionar a questão do apoio à saúde do trabalhador, “jogando pesado no fortalecimento do SUS como sistema ou criando mecanismos para que o trabalhador, mesmo que em relações precárias de trabalho, possa ter acesso a algum plano de saúde que pelo menos o cubra no exercício daquele trabalho específico que ele está fazendo”. MediaTalks n Diante da relevância que esse tema vem tendo, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo, o MediaTalks by J&Cia está finalizando um especial sobre Saúde Mental, sob coordenação de Luciana Gurgel. Com participação de correspondentes em quatro países, ele reúne pesquisas, entrevistas e análises abordando diversos ângulos da questão, como a crise do burnout afetando os profissionais de mídia, o papel da imprensa e da comunicação corporativa no combate ao estigma e a associação cada vez maior da saúde mental com a agenda ESG. Por Katia Morais, editora de J&Cia no DF CCS diz que saúde de profissionais de Comunicação se agrava UOL lança podcast com Thais Bilenky e José Roberto de Toledo José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

É o único que possui um Banco de Cases estruturado, garantindo longevidade e vitrine a todos os cases inscritos – banco já conta com mais de 1.300 cases Conta com uma das mais belas festas de premiação para 40 0 pessoas, realizada anualmente no Hotel Renaissance, em São Paulo É o único onde as agências-butique são reconhecidas com a mesma premiação das grandes agências, sem concorrerem entre si É o único que possui 11 categorias exclusivas para as grandes agências, 11 exclusivas para a agênciasbutique e outras 11 exclusivas para as organizações empresariais e públicas É o único onde os cases participantes são analisados por quatro jurados de diferentes áreas da comunicação É o único onde a nota mais baixa, entre as quatro, é descartada, aumentando a competividade do case É o único que conta com metodologia transparente de julgamento, com dez quesitos e média mínima (sete) para classificação nas shortlists É o único onde os competidores podem antecipar pagamentos (beneficiandose dos descontos) e cadastrar o case depois; ou vice-versa, antecipar a inscrição e pagar depois É o único organizado por quatro empresas com tradição e larga história na comunicação corporativa do País: Boxnet, Business News, Jornalistas Editora e Mega Brasil, que compõem o GECOM É o único que conta com um ecossistema de divulgação integrado por veículos como Jornal da Comunicação Corporativa, Direto da Redação, Jornalistas&Cia, Portal dos Jornalistas, mais as redes sociais das quatro empresas É o único que tem à disposição o mais detalhado banco de dados do segmento, abrangendo os executivos de comunicação, as agências de comunicação, as equipes das agências e das organizações, num total de 25 mil nomes de todo o País Todos os cases inscritos e as organizações participantes, além de disputarem as categorias escolhidas, concorrem automaticamente aos prêmios especiais: Case do Ano, Organização do Ano, Cases Regionais do Ano (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) Conta com uma Comissão de Julgamento renovada a cada ano com expoentes das agências (grandes e butiques), das organizações empresariais e públicas, dos fornecedores de serviços, do jornalismo e da academia Conta com um Regulamento rigoroso no que diz respeito às diretrizes sobre o julgamento, ao funcionamento da premiação e aos eventuais conflitos de interesse Conta com valores de inscrição entre os mais competitivos do mercado, com bonificações por volume e pagamentos antecipados 15 razões para participar do Prêmio Jatobá PR Inscreva seu case num dos mais respeitados prêmios de PR da América Latina e amplie as oportunidades profissionais e de negócios. A força do talento, a serviço da inovação e da excelência em Comunicação Corporativa

Edição 1.468 página 3 Últimas n A edição 2024 do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira já tem data, hora e local confirmados: 11 de novembro, 19 horas, no Itaú Cultural, em São Paulo. A premiação também já recebeu a confirmação da Unilever, que apoiou a primeira edição, em 2023, e que neste ano fechou com os organizadores a cota ouro de patrocínio. u Iniciativa conjunta deste Jornalistas&Cia com o portal Neo Mondo, o site 1 Papo Reto e a Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), o Prêmio tem entre seus principais objetivos apoiar a diversidade no jornalismo, valorizar a presença dos jornalistas negros e negras nas redações do País e associar-se à luta antirracista, essencial para a reparação das injustiças que têm como origem os preconceitos e a discriminação racial ainda presentes, inclusive de forma estrutural, na sociedade brasileira. u “O espaço privilegiado do Itaú Cultural dialoga com muitos dos valores compartilhados pelos organizadores do Prêmio. Afinal, tem abrigado eventos que celebram a importância e o talento de brasileiras e brasileiros em geral, com destaque para integrantes da comunidade afro”, destaca Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site de notícias 1 Papo Reto. u Outro destaque da premiação, conforme esclarece Oscar Luiz, presidente do Instituto Neo Mondo, é a preocupação com a agenda ESG, tendo em vista o próprio espírito do projeto e das organizações que o realizam: “Temos de dar o exemplo e por isso todo o ciclo do projeto será Carbono Neutro, conforme atestado por GSS Carbono e Bioinovação”. Prêmio destaca profissionais e veículos n Realizado em dois turnos de votação – o primeiro de livre indicação e o segundo para a definição dos vencedores –, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira homenageia e distingue tanto profissionais quanto veículos de comunicação. u No caso dos profissionais, a premiação contempla as seguintes categorias: • TOP 50 Brasil – destacando os profissionais de redação que produzem conteúdo • TOP 5 Imagem/Vídeo – destacando os profissionais fotógrafos e cinegrafistas • Campeões Regionais – destacando, entre os TOP 50 Brasil, os profissionais mais votados em cada uma das cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Centro- -Oeste, Sudeste e Sul) u No caso dos veículos, premia: • Veículos Gerais TOP 5 – categoria focada nos veículos de todas as plataformas informativas que tenham a pauta racial como prioridade editorial • Veículos Liderados por Jornalistas Negros TOP 5 – categoria focada nos veículos liderados por jornalistas negros que tenham a pauta racial como prioridade editorial u Todos os eleitos receberão Certificado de +Admirado e serão convidados para a cerimônia de premiação, ocasião em que serão anunciados os TOP 10 e o Pódio Brasil, entre os profissionais de redação que produzem conteúdo, além dos campeões regionais e dos campeões das categorias Imagem/Vídeo, Veículos Gerais e Veículos Liderados por Jornalistas Negros. u A iniciativa tem ainda três premiações especiais: os troféus Tim Lopes, concedido à Revelação do Ano; Glória Maria, à Personalidade do Ano; e Luiz Gama, ao Decano e à Decana do Jornalismo do Ano. u Empresas interessadas em apoiar a premiação podem entrar em contato com Oscar Lopes Luiz, pelo WhatsApp 11-98234-4344. Itaú Cultural sediará premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras. Unilever confirma cota ouro Evento de premiação está confirmado para 11 de novembro, como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, e será Carbono Neutro

Edição 1.468 página 4 Nacionais n A Press Manager, sistema de gestão para assessorias de imprensa, empresas e profissionais de comunicação, publicou em J&Cia 1.466 um levantamento com base nos jornalistas cadastrados em seu mailing para apontar quais as maiores redações e grupos de comunicação do Brasil. Como foi grande a repercussão do levantamento, a Press Manager decidiu reforçar desde então o contato com essas redações e houve uma ampliação do número de jornalistas comparado ao publicado, ainda que não muito expressivo. u O estudo tomou como base os cerca de 55 mil profissionais e 15 mil veículos com atuação no Brasil cadastrados e ativos no mailing da plataforma e considerou apenas os jornalistas contratados ou que colaboram de maneira fixa para as publicações. u Segundo Leandro Sobral, diretor Comercial da Press Manager, “a atualização constante dos contatos de jornalistas é crucial para que o mercado de PR mantenha uma comunicação precisa e eficaz, levando informações relevantes à audiência dos veículos de comunicação do Brasil. Esse processo de atualização movimenta positivamente o setor, garantindo que as mensagens cheguem às pessoas certas e maximizem seu impacto. Acompanhar essas movimentações exige um trabalho árduo e constante, que necessita de investimentos significativos e de uma equipe dedicada. Nos últimos dias, com a grande repercussão que movimentou as redações, intensificamos aqui na Press Manager nossos esforços na atualização das maiores redações do Brasil, listadas no ranking divulgado pelo Jornalistas&Cia. Ainda que o aumento no número de jornalistas atuantes nos veículos não tenha sido expressivo, ele representa um passo importante na direção correta, fortalecendo a conexão entre as agências de PR e os veículos de comunicação”. u Confira ao lado os números anteriores e a atualização. Jornal (Impresso/Online) Quantidade de Jornalistas Quantidade de Jornalistas (NOVO) Aumento de: Folha de S. Paulo 226 308 82 O Globo 156 227 71 O Estado de São Paulo 155 216 61 Valor Econômico 135 171 36 Zero Hora 107 123 16 O Povo 46 104 58 O Tempo 66 77 11 Correio Braziliense 38 76 38 Correio do Povo 70 74 4 Diário do Nordeste 58 70 12 A Tarde 51 70 19 Extra 41 65 24 Estado de Minas 25 52 27 Folha de Pernambuco 35 51 16 Jornal do Comércio 33 46 13 Correio* 28 35 7 Jornal do Commercio 19 33 14 Diário do Comércio 23 29 6 TOTAL 1312 1827 515 Grupo de Comunicação Quantidade de Jornalistas Quantidade de Jornalistas (NOVO) Aumento de: Grupo Globo 1.205 1460 255 Grupo Record 458 463 5 Grupo Bandeirantes 352 352 0 Grupo Estado 273 367 94 Grupo Folha + Grupo UOL 406 492 86 Grupo RBS 254 273 19 Grupo Jaime Câmara 202 202 0 Grupo Abril 179 193 14 Rede Bahia 167 173 6 Diários Associados 135 213 78 Grupo EP (empresas pioneiras) 134 133 -1 Grupo RPC 111 111 0 Metrópoles 109 110 1 Grupo Sada (Sempre Editora) 105 116 11 TOTAL 4.090 4.658 568 Revista (Impresso/Online) Quantidade de Jornalistas Quantidade de Jornalistas (NOVO) Aumento de: Exame 44 47 3 Veja 34 41 7 IstoÉ 30 32 2 Vogue Brasil 21 29 8 Carta Capital 24 28 4 Forbes 20 24 4 TOTAL 173 201 28 Press Manager atualiza levantamento sobre as maiores redações do Brasil

Edição 1.468 página 5 Na Globo... n O Grupo Globo anunciou em coletiva os planos da cobertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Serão mais de 1.200 horas de transmissão em quatro canais dedicados: TV Globo, SporTV, ge, Globoplay. A equipe, composta por 400 profissionais, terá 60 deles na França e no Taiti, sede do surfe. Os programas vão contar com comentários de uma equipe de ex-atletas campeões em várias modalidades. u O projeto foi anunciado pelos executivos Renato Ribeiro, diretor de Esporte; Joana Thimoteo, diretora de Transmissões Esportivas e Gestão de Elenco do Esporte; Leonora Bardini, diretora de Programação e Marketing; e Eduardo Gabay, diretor de Canais Esportivos. Também participou da coletiva o correspondente Guilherme Pereira, em link ao vivo diretamente de Paris. u O programa Ça Va Paris, criado em 2021 como um esquenta para os Jogos, até agora semanal, passa a ter formato diário, no SporTV2, apresentado por André Rizek. Em Paris, Marcelo Barreto faz contato com os Estúdios Globo no Rio, levando entrevistas e atualidades. No dia 28/7, durante a Cerimônia de Abertura, ele estará no barco da delegação brasileira, no rio Sena. Ainda na Abertura, Galvão Bueno participará da transmissão. u A narradora Natália Lara estreia nas coberturas da Globo. Antes, apenas em canais por assinatura, chegou a narrar mais de 40 modalidades diferentes. A emissora ainda não tinha profissional com esse perfil. u Tadeu Schmidt, apresentador do BBB, retorna ao Esporte da casa como âncora do programa Central Olímpica, de segunda- -feira a sábado. Ele fará também crônicas diárias sobre os destaques, em tom descontraído. O mascote Petit Gatô é a novidade dessa cobertura. Emissoras preparam a cobertura dos Jogos Olímpicos Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro Renato Ribeiro, Joana Thimoteo, Eduardo Gabay e Leonora Bardini Globo/Helena Barreto Marcelo Barreto Natália Lara Tadeu Schmidt Globo/Helena Barreto ...e na CNN n A CNN Brasil terá em Paris Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time; os apresentadores João Vítor Xavier, do CNN Esportes S.A., e Jairo Nascimento, do bloco CNN Esportes. Lucas Lopes e Edward Pepe são os enviados especiais. A correspondente da CNN Brasil na França, Priscila Yazbek, passa a concentrar seu trabalho nas Olimpíadas. A emissora também exibirá material exclusivo da CNN Internacional. u Desde 1º/7 começou a veicular programas fixos em todas as plataformas. Na TV, o quadro Pódio CNN é diário, aparecendo nos telejornais CNN Novo Dia, Live CNN e Prime Time, com repercussão nas plataformas digitais. Traz informações sobre os atletas e as modalidades, reportagens, entrevistas, dados históricos e curiosidades. u Outra novidade na grade de programação é a série de reportagens especiais Atletas do Brasil, cujos episódios mostram nomes de destaque com chance de medalhas. No dia 15 de julho tem início uma nova série sobre Paris e os desafios que a cidade enfrentou para sediar os Jogos. Uma semana antes da Abertura, no dia 20/7, às 22h45, um programa prepara o público da CNN para a cobertura olímpica. u Na redação em São Paulo, o comentarista Maurício Noriega e a apresentadora Ludmila Candal levam informações para os telejornais. Boletins diários sobre os Jogos aparecerão nos intervalos dos jornais Bastidores CNN e CNN Arena. Todos os dias, no encerramento da programação ao vivo da emissora, às 23h30, um boletim de dez minutos terá uma atualização do quadro de medalhas e os principais acontecimentos do dia. Márcio Gomes João Vítor Xavier Jairo Nascimento Priscila Yazbek conitnuação - Nacionais

Edição 1.468 página 6 EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Em 28 de junho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sediou um evento especial focado na sustentabilidade financeira no jornalismo. A aula, que fez parte do curso Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós Digital, contou com a participação de Sara Lomax-Reese, cofundadora e presidente da URL Media, dos Estados Unidos. O evento, fruto da colaboração entre a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação e a URL Media, explorou práticas e estratégias para promover a diversidade e garantir a sustentabilidade das iniciativas de comunicação. Durante a aula, foram analisados casos de sucesso, como os de URL Media e WURD Radio, enfatizando a importância de dar voz a comunidades marginalizadas. Leia a reportagem completa. Sara Lomax Reese llaria Sofia Arcangeli / #ijf23 Sara Lomax-Reese defende equilíbrio entre sustentabilidade financeira no jornalismo e ativismo

Edição 1.468 página 7 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Muitos jornalistas forçados ao exílio para escapar de perseguições em seus países, o que outrora era um caminho seguro, passaram a correr riscos devido ao aumento alarmante da violência e repressão transnacional por parte do seus governos e à proteção inadequada nos países que os acolhem. O alerta foi dado por Irene Khan, Relatora Especial da ONU para a liberdade de opinião e expressão, em um relatório apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da organização na semana passada. Khan disse que a tendência de jornalistas recorrerem ao exílio e os ataques contra eles acompanham o aumento do autoritarismo e a supressão da liberdade de imprensa em várias nações. Mesmo no exterior eles enfrentam ameaças físicas, digitais e legais por parte dos governos de seus países de origem, incluindo assassinatos, agressões, raptos, condenações à revelia em processos judiciais baseados em acusações forjadas e retaliação contra familiares que ficaram para trás. Como prova de que não é exagero, menos de uma semana depois da apresentação do relatório o jornalista cazaque Aydos Sadykov morreu em Kiev, onde vivia há dez anos e mantinha um blog de oposição com mais de um milhão de assinantes, após ser baleado por homens de seu país natal. Um dos países destacados no documento é o Irã. Profissionais exilados e meios de comunicação que operam de fora do país, bem como jornalistas iranianos trabalhando para o serviço de língua persa da BBC, têm sido sistematicamente atacados. Alguns tiveram propriedades confiscadas. Em Londres, um foi esfaqueado este ano. O documento aponta ainda uma prática que se tornou coFugir nem sempre adianta: relatório descreve perseguições e agressões a jornalistas no exílio mum: autoridades do país anfitrião tornam-se facilitadoras da repressão transnacional, ajudando até a sequestrar profissionais de imprensa exilados. Segundo o relatório, o Grupo de Trabalho sobre Desaparecimentos Forçados ou Involuntários concluiu que o governo da Turquia envolveu-se em raptos extraterritoriais e regressos forçados de pelo menos 100 cidadãos turcos, incluindo jornalistas, sob o pretexto de combater o terrorismo. Perseguição digital O documento da relatora especial da ONU afirma que a violência online, as ameaças, o hackeamento e a vigilância digital direcionada a jornalistas exilados aumentaram na última década. Entre os casos recentes está o de Galina Timchenko, diretora do Meduza, site de notícias online em russo com sede na Letônia. Seu telefone foi infectado com o spyware Pegasus logo após o site ter sido designado pela Federação Russa como uma organização “indesejável”, em setembro. Um mês depois, Le Trung Khoa, editor-chefe do site de notícias vietnamita Thoibao.de, com sede em Berlim, foi alvo do spyware Predator por meio do X / Twitter. As mulheres jornalistas no exílio são particularmente afetadas por violência sexual e de gênero, online e offline, especialmente quando não têm direito de permanência no país escolhido, diz o estudo. A Relatora Especial pede que os profissionais de imprensa não sejam tratados como instrumentos políticos, mas como seres humanos em perigo, que, com grande custo para si próprios, contribuem para a realização do direito humano à informação. Obrigações à luz dos direitos humanos Irene Khan instou os países que fazem parte da ONU a adotarem uma abordagem baseada nos direitos e centrada no ser humano, e apelou para que respeitem as suas obrigações em matéria de direitos humanos. Além de proteção mais eficaz contra ataques físicos e digitais, os jornalistas precisam de vistos de emergência e de residência; de autorizações de trabalho nos países onde se asilaram e de apoio de financiadores e da sociedade civil. A Relatora Especial também apelou às empresas digitais para que façam mais para proteger os jornalistas no exílio e garantam que as tecnologias essenciais para a prática do jornalismo não sejam utilizadas como armas contra eles. Em resposta ao relatório, dezenas de países de todas as regiões divulgaram uma declaração conjunta para condenar a repressão transnacional e comprometerem-se a tomar medidas coordenadas para apoiar os visados e responsabilizar os autores de abusos. Resta saber se vai sair do papel. E como fazer com que governos autoritários que ignoram a ONU levem em consideração qualquer um desses pedidos. O documento completo pode ser visto aqui. Jack Forbes / Comitê de Proteção a Jornalistas

Edição 1.468 página 8 conitnuação - MediaTalks HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Não colou − O modelo adotado pela Meta para atender aos requisitos da nova regulamentação de mídia digital da UE, que entrou em vigor em 2023, foi apontado por uma investigação da Comissão Europeia como “violação das regras de concorrência”. Para adequar-se à Lei de Serviços Digitais (DMA, na sigla em inglês), a Meta passou em novembro a oferecer aos usuários europeus do Instagram e Facebook a opção de permitir o uso de seus dados pessoais para publicidade direcionada ou pagar para não ver anúncios personalizados. Mas a UE não gostou da ideia. Segundo a investigação preliminar da Comissão, anunciada em 1º/7, resultado de um processo aberto em março, essa “escolha binária” força os usuários a consentir e não fornece uma versão menos personalizada, mas equivalente, para usar as redes sociais da Meta. Recorde, mas não o maior − O debate entre Donald Trump e Joe Biden realizado pela rede americana CNN em 27/6 registrou uma audiência de 51,2 milhões de pessoas apenas na TV, de acordo com dados do Instituto Nielsen. O embate entre os candidatos à presidência americana foi exibido pela CNN e por outras 16 emissoras, segundo o Nielsen, incluindo canais concorrentes como ABC, CBS e Fox News. Segundo a emissora, o debate foi o seu programa não esportivo mais assistido este ano e bateu seu recorde histórico de audiência, mas não foi o maior debate eleitoral da história dos EUA. O número de espectadores sintonizados no confronto entre Joe Biden e Donald Trump foi 30% inferior ao registrado no debate de 2020 entre os dois candidatos, que atraiu 73 milhões de pessoas. E está longe do recorde para debates eleitorais televisionados no país: 84 milhões assistiram ao encontro entre Hillary Clinton e Trump em 2016. No entanto, as bases de comparação são diferentes, pois os debates anteriores haviam sido promovidos pela Comissão de Debates Presidenciais e não por uma emissora. A CNN abriu seu sinal às demais redes, mediante regras que garantiram a exibição de sua marca na transmissão. LAI em reportagens − O Knight Center para Jornalismo nas Américas abriu inscrições para o novo curso online gratuito para jornalistas brasileiros Como usar a Lei de Acesso à Informação (LAI) para produzir reportagens de impacto. Organizado pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin, em parceria com o Fiquem Sabendo, organização brasileira especializada em LAI, o curso será ministrado em português de 15 de julho a 11 de agosto, com duração de quatro semanas. Ao final os participantes receberão um certificado gratuito de conclusão. O objetivo é treinar jornalistas, professores, estudantes de jornalismo e comunicadores comunitários que atuam na cobertura de políticas públicas e direitos humanos, ensinando habilidades e conhecimentos essenciais para acessar informações públicas na apuração de reportagens investigativas. Bloqueio russo − Em resposta ao bloqueio de quatro meios de comunicação russos na União Europeia, o Ministério de Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou a proibição das transmissões de 81 veículos de notícias europeus no país, incluindo grandes redes de TV, rádio, agências de notícias e jornais como RAI, RTP, Radio France Internacional, Politico, Agence France-Presse, El País, La Reppublica e Le Monde. Os meios russos que haviam sido bloqueados na UE em maio – Voz da Europa, RIA Novosti, Izvesta e Rossiyskaya Gazeta – foram acusados pelo Conselho Europeu de estarem sob controle direto ou indireto do governo, “difundindo e apoiando a propaganda russa e a agressão contra a Ucrânia“. Segundo o Conselho, “a Federação Russa envolveu-se numa campanha sistemática e internacional de manipulação dos meios de comunicação e de informação, interferência e grave distorção dos fatos, a fim de justificar e apoiar a sua agressão em grande escala contra a Ucrânia e de reforçar a sua estratégia de desestabilização dos países vizinhos, da UE e de seus Estados-Membros”. Esta semana em MediaTalks Gianluca Cinnante / Unsplash

Edição 1.468 página 9 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n O primeiro turno de votação do TOP Mega Brasil encerra-se neste domingo, 7 de julho. Até lá será possível indicar as agências de comunicação e os executivos de comunicação corporativa (só os das empresas clientes e outras organizações) de qualquer região do País. u Dessa votação sairão os finalistas que concorrerão no segundo turno aos TOP 10 Brasil e aos TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sempre nas duas verticais (Agências e Executivos). u A festa de premiação, que reunirá todos os vencedores e na qual serão conhecidos os campeões regionais e o Pódio Brasil (os três primeiros colocados entre as agências e entre os executivos), será realizada em 28 de agosto, na Unibes Cultural, véspera da abertura da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. u Outras informações pelos e-mails brunavalim@megabra sil.com.br ou clarafrancisco@ megabrasil.com.br. n Igor Ribeiro, gerente de comunicação institucional, deixou o Sport Club Corinthians Paulista, em que esteve por pouco mais de um ano. Antes, ele foi por 2 anos e 9 meses head de comunicação corporativa Brasil da Warner Bros. Discovery; e editor do Grupo Meio & Mensagem por 7 anos e 2 meses. Também foi editor deste J&Cia por um ano, entre 2012 e 2013. n Simone Iwasso assumiu há quase três semanas a posição de diretora global de comunicação corporativa do Nubank, a convite da VP de Comunicação Leila Suwwan de Felipe. Ali chega após atuar por 11 anos e 4 meses nas agências do Grupo Burson, que recentemente anunciou uma grande reestruturação em seu negócio. No período em que atuou em redações, esteve por 9 anos no Estadão e 1 ano e 8 meses na Folha. Brasília n Lilian Saldanha começou em junho como analista sênior na equipe de comunicação do Tribunal de Contas da União (TCU). Antes, esteve por 10 meses na Coordenação Executiva de Conteúdo e Imprensa no Sest-Senat. Com passagens por Profissionais do Texto e Oficina Consultoria, ela foi por 11 anos da comunicação do Bancorbrás. Rio de Janeiro n André Balocco chega à Riotur para gerenciar a comunicação, ao lado da Cláudia Silva Jacobs. Balocco já passou pelas redações de O Globo, Jornal do Brasil e O Dia, onde foi de repórter a editor executivo. Esteve também na Presidência da República e na Secretaria Municipal de Cultura do Rio e foi vencedor em equipe do Prêmio Embratel de Jornalismo de 2014. Comanda o projeto Papo com favela, no Instagram, em que entrevista lideranças das favelas. n Renata Belozzi, gerente sênior de comunicação para negócios, projetos e territórios, deixou a Vale há algumas semanas, após quase 23 anos de companhia. TOP Mega Brasil Primeiro turno termina neste domingo, 7 de julho Lilian Saldanha André Balocco Renata Belozzi São Paulo Simone Iwasso assume a Diretoria de Comunicação do Nubank Igor Ribeiro deixa o Corinthians Igor Ribeiro Simone Iwasso

Edição 1.468 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Fabiano Candido, ex-Editora Globo e Abril, em que esteve por 10 e 5 anos, respectivamente, assumiu agora em julho a Gerência de Marketing da Falconi, passando ali a responder pelas áreas de Comunicação Institucional, Conteúdo e Relações Públicas. Vai liderar o time que já conta com Jaqueline Mendes (ex-Isto É Dinheiro), Larissa Siqueira (ex- -Folha Dirigida) e Matheus Briet (ex-Omie). Nesta semana, chegou Leonardo Rocha, ex-Base Comunica e O Dia, na função de analista de PR e conteúdo. A área é liderada pela VP de Marketing Suzane Veloso. Fabiano Candido e Leonardo Rocha chegam à Falconi Fabiano Candido Leonardo Rocha n Larissa Massaro acaba de assumir a Gerência de Comunicação América Latina do Tinder. Ali chega após quase 1 ano e meio liderando a comunicação Brasil do Spotify. Antes, esteve em Airbnb (1 ano e 7 meses), FleishamanHillard (2 anos), Ideal (7 meses), Ketchum (6 anos e 8 meses) e Edelman (4 anos e 3 meses). E mais... n Aline Penha Lima, ex-Ketchum e com passagens por Another, MSL Brasil, Estúdio Ondina e InPress Porter Novelli, começou em abril como analista sênior de conteúdo e mídias sociais na Hypera, para a marca Mantecorp Skincare. n Anna Helaysa Muniz, analista sênior, deixou a RD ADS em abril, após pouco mais de 3 anos de casa, e começou como analista de estratégia digital na Galderma. Antes, foi estagiária e executiva de contas na JeffreyGroup. n Carolina Bezerra despediu-se no início de maio da LLYC, em que era consultora e esteve por 6 anos e 3 meses. Em jornadas anteriores foi por 1 ano e meio produtora de eventos na empresa O Pedido e, antes, por período semelhante, executiva de atendimento na Kreab. n Carolina Constantino despediu-se do Publicis Group, em que esteve por 6 meses como head de comunicação interna, e começou na função de head de comunicação na CCR Mobilidade, que reúne Via Mobilidade, Via Quatro, CCR Metrô Bahia, VLT Carioca e CCR Barcas – todas empresas do Grupo CCR. Antes, atuou na comunicação das companhias aéreas Latam e Azul. n Cristina Cassis, head de comunicação corporativa, deixou a DSM-Firmenich, em que esteve por 2 anos e 2 meses. Ela foi ainda por 2 anos e 8 meses da DSM, então com o cargo de gerente sênior de comunicação para a América Latina. Em atuações anteriores, esteve em Corteva Agriscience (1 ano e meio), Dow Agriscience (4 anos e3 meses) e Walmart Brasil (6 anos e 7 meses). n Daniela Costa de Oliveira deixou a Marqueterie, em que esteve por 2 anos e 8 meses como analista sênior, e seguiu em junho para a Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), na função de coordenadora de comunicação e marketing. n Deborah Rodrigues assumiu novas responsabilidades na Cogna Educação, organização em que atua já há 4 anos e 9 meses. Até aqui sócia e gerente sênior de comunicação corporativa, ela foi promovida ao cargo de sócia-diretora de Comunicação Institucional. Larissa Massaro assume a comunicação Latam do Tinder Larissa Massaro Aline Penha Lima Anna Helaysa Muniz Carolina Bezerra Carolina Constantino Cristina Cassis Daniela Costa de Oliveira Deborah Rodrigues

Edição 1.468 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Deborah Scarone está de trabalho novo. Ex-Fato Relevante, agência em que atuou por 3 anos e 4 meses, até abril, começou em julho como analista sênior de comunicação externa e reputação na Alpargatas. Também já foi de FSB Comunicação e Máquina CW. n Eloy de Oliveira, profissional com passagens por Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil, TV Globo e Rádio Jovem Pan, assumiu o cargo de assessor de comunicação e de cerimonial da Câmara de Vereadores de Paulínia, função que exercerá cumulativamente com a de diretor responsável do Jornal Primeira Feira e de articulista do Jornal Taperá, ambos de Salto. Também escritor, lançará neste mês de julho Histórias que não cabiam nos jornais, seu 24º livro, que traça um perfil da própria carreira e que é o primeiro de uma trilogia mostrando as várias facetas da profissão como jornalista. n Felipe Perrella, após passagens por Agência Blue Chip, The Medulloblastoma Initiative, Weber Shandwick e CDN, está agora como gerente de atendimento na Ideal Axicom, para a mineradora BHP. n Guilherme Torrezani, que foi head de inovação e novos negócios na VCRP, agência em que atuou por 3 anos e meio, até abril, associou-se à Scale Press, agência com foco em startups e PMEs. Ali chega para atuar como diretor e como membro do conselho da agência, que tem Jannete Xavier como CEO. Deborah Scarone Eloy de Oliveira Felipe Perrella Guilherme Torrezani Leonardo Rodrigues n José Carlos Pegorim, consultor, despediu-se há algumas semanas da Ketchum, agência em que atuou por 2 anos e 5 meses. Esteve antes, por 10 meses, na Taggy by Greenpass. n Luan Foresti conclui estágio de 2 anos na FSB Comunicação e seguiu, em maio, para a Loures, outra das agências da FSB Holding, contratado como analista júnior. n Lucia Ziliotti está de volta à comunicação corporativa, desde que deixou a 3M, em janeiro de 2023. Começou em junho como gerente de comunicação organizacional na Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp. n Mariana Montoro Jens, ex- -Fundação Bienal, instituição em que atuou por 3 anos e 4 meses como superintendente de comunicação e relações institucionais, despediu-se há algumas semanas, após 2 anos de casa, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em que era diretora de comunicação e relações governamentais. n Nara Neri, diretora de contas, despediu-se em maio da JeffreyGroup, após 9 anos de casa. Ao longo da carreira esteve também em Tree Comunicação, Edelman e Máquina CW. n Natalia Benitez Benatti, gerente de marketing de produto, despediu-se em março da SulAmérica, após 2 anos e 8 meses de casa, e em maio iniciou nova jornada como coordenadora de branding e CRM no A. C. Camargo Center. Em atuações anteriores, esteve no Hospital Sírio-Libanês (3 anos e 9 meses) e no Grupo Fleury (4 anos e 8 meses). n Rafael Marques, coordenador de comunicação interna na UnitedHealth Group/Amil, deixou a empresa em abril, após quase 8 anos e meio de casa. Como jornalista, esteve por 5 anos e 3 meses na Infoglobo, em funções como repórter e editor assistente. José Carlos Pegorim Luan Foresti Lucia Ziliotti Mariana Montoro Jens Nara Neri Natalia Benitez Benatti Rafael Marques

Edição 1.468 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa Dança das contas n A FleishmanHillard Brasil conquistou a conta da Shein, varejista global de moda, beleza e lifestyle, tendo assumido o atendimento em 1º de julho. A equipe conta com Gabriela Tornich e Vitória Vinhal na linha de frente, gerência de Manuela Minns e direção de Lia Mara Sacon. A CEO da agência é Ana Domingues. n Também a S/A Comunicação, que voltou recentemente ao mercado, tem novidades. Assumiu a comunicação do Grupo JCA, que atua no setor de transporte rodoviário de passageiros. A agência vai ser responsável pela comunicação de todas as marcas do Grupo, incluindo as viações Cometa, 1001, Catarinense e wemobi, entre outras. No atendimento, Mariliz Torres, César Guimarães e Pedro Prochno, com direção de Marco Antonio Sabino. O e-mail de contato é imprensa. [email protected]. n Outra que celebra conquista é o Grupo Trama Reputale, nova agência de PR das escolas Pueri Domus (São Paulo), Sphere International School (São José dos Campos) e Carolina Patrício (Rio de Janeiro), todas do Grupo SEB. No atendimento, o executivo recém-chegado Rodrigo Hernandes dos Santos (rsantos@ tramaweb.com.br), com apoio e supervisão de Giovana Telles (gtelles@), da coordenadora Paula Bueno (pbueno@) e da gerente sênior Ana Paula Teixeira (ana_paula@). n À RPMA chegou a conta da FCamara, consultoria brasileira com atuação internacional, especializada em tecnologia e inovação para setores como varejo, saúde e mercado financeiro. Integrada ao núcleo de Tecnologia e Finanças da agência, a conta é dirigida por Adriana Lutfi e tem como gerente Michel Marechal. Reportam-se à diretora de marketing e growth da FCamara, Liliane Nogueira. O e-mail de contato é fcamara@rpmacomu nicacao.com.br. n A Gueratto Press, de Fabrizio Gueratto, assumiu a assessoria de imprensa da gestora Rio Bravo, que tem entre seus fundadores Paulo Bilyk e Gustavo Franco. Atuará sob a coordenação da publicitária Gal Barradas, que ali chegou em abril, na função de Growth & Marketing Leader. n A Markable Comunicação passou a atender à Castelões Cantina e Pizzaria, casa tradicional da capital paulista, fundada em 1924. No atendimento, Fernanda Simplício, com gerência de Analina Arouche e direção da fundadora Samara Perez. n O MEC (Ministério da Educação) abrirá em breve concorrência para as contas de comunicação institucional e publicidade. A licitação institucional, que compreende RP e assessoria de imprensa, teve divulgada, em 25/6, sua Comissão de Contratação. Comandada por Priscila Carla da Silva, vai definir o edital, o briefing e a organização. O critério será o de Melhor Técnica. A dica é de Márcio Ehrlich, na Janela Publicitária. E mais... n A Edelman está reestruturando sua área de Inteligência de Dados (DxI) no Brasil. Carolina Kimura assume a gestão de Human Intelligence, área que desenvolve pesquisas e relatórios com foco em insights sobre marcas e audiências. Já Daniel Moura fica responsável pela área de Performance Intelligence, frente que combina métricas e marketing. Ambos passam a se reportar para Victor Correia, que assume a área de maneira dedicada. u Nathalie Folco, VP de Operações Digitais para a América Latina, diz que a reestruturação parte de uma estratégia para fortalecer a oferta de soluções 360, garantindo ativações baseadas em dados, com a inteligência no centro. Alba Hermo Romero, VP de DxI para América Latina, que fica no México, complementa dizendo não se tratar apenas de dados, mas de conhecer a audiência e cada mercado, entendendo comportamentos para criar conteúdos e experiências. n Silmara Barbosa dos Santos, ex-AES Brasil, Enel Brasil e Latam Airlines e que registrou uma rápida passagem pela G10 Favelas, começou em junho como consultora de sustentabilidade na Ultragaz. n Thiago Gomes Rodrigues está na CDI desde abril deste ano. Com passagem pela Alfapress e depois de 4 anos na Vira Comunicação, onde liderou assessoria de imprensa, marketing de influência, customer success e comunicação interna, ele agora é o novo executivo de atendimento da DAF Caminhões e da plataforma Saque e Pague. Licença-maternidade n Marina Mosol, sócia-fundadora e diretora da Agência No Ar, em São Paulo, na organização desde fevereiro de 2010. Silmara Barbosa dos Santos Thiago Rodrigues Marina Mosol Pelo mercado MEC vai licitar RP e assessoria de imprensa separadamente da publicidade Victor Correia, Carolina Kimura e Daniel Moura

Edição 1.468 página 13 AUTO E mais... n A Abeifa realizará coletiva de imprensa em São Paulo no próximo dia 11/7 (quinta-feira), às 11h, no Hotel Renaissance (Al. Santos, 2.233). O encontro, a ser conduzido por Marcelo de Godoy, presidente da entidade, tem como objetivo apresentar sua nova diretoria e os números de licenciamentos do primeiro semestre do ano, além de discutir o atual cenário do setor oficial de veículos importados no contexto do Programa Mover. Credenciamento pelo [email protected]. n A Automotive Business anunciou a criação do Prêmio Lançamento do Ano, iniciativa que, além de valorizar os atributos do veículo sob o ponto de vista do condutor, também levará em conta a análise dos passageiros, algo inédito no segmento. A abertura das inscrições será em agosto, com experiência com os carros e votação em novembro e premiação no início de dezembro. n Antonio Carlos da Silva, o Totó, que comanda o programa Carros e Motores no SBT e na BandNews FM, no Paraná, assumiu a direção geral da Rádio e TV Educativa no Estado. Mais detalhes na página 20. n O time de Comunicação da Toyota ganhará a partir desta sexta-feira (5/7) o reforço de Gabriel Aguiar. Ele entra na vaga aberta com a saída de Kelly Buarque, atualmente na Volkswagen, e atuará como assessor de imprensa focado em Produtos, respondendo ao gerente Marcelo Cosentino e ao diretor de Comunicação Corporativa e ESG Roberto Braun. u Com passagens por iCarros, Autoesporte, Quatro Rodas e Exame, Gabriel vinha atuando há pouco mais de um ano na área de Marketing (Comunicação e Marca) do Sem Parar. Nesse período, participou do processo de rebranding da marca e foi responsável pela sua estratégia nas redes sociais e com influenciadores. u “Eu já vinha preparando minha carreira para essa transição há alguns anos”, explica Gabriel. “Para mim é um orgulho poder trabalhar ao lado de pessoas que admiro há tanto tempo e que sempre foram verdadeiras referências para mim, além de fazer parte do maior fabricante de automóveis do mundo e protagonista da descarbonização no Brasil”. n Já está no ar, em versões para web, YouTube, Instagram, TikTok, Spotify e Apple Podcasts, a plataforma Carro é o Tema. Sob o comando de Marcus Vinicius Gasques, ex-diretor de Redação da Autoesporte e com 45 anos de experiência no setor, a nova publicação dará ênfase aos comentários e análises de Gasques, além de trazer dicas, prestação de serviço, fatos e singularidades do universo do automóvel. “Afinal, Carro é o Tema”, explica. Além de seus próprios canais, a marca conta com uma coluna na Mobiauto, que vem sendo publicada desde maio. Sugestões de pautas pelos carroeotema@ gmail.com e 11-94285-8524. n Naira de Paula está em nova jornada. Começou em junho como head de Comunicação Externa para a América do Sul na Michelin. Antes, esteve por dois anos e oito meses no Grupo Carrefour, de onde se desligou em janeiro. Foi ainda da Souza Cruz por quatro anos e dois meses. Gabriel Aguiar reforçará a equipe da Toyota Gabriel Aguiar Marcus Vinicius Gasques lança plataforma Carro é o Tema Naira de Paula acerta com a Michelin Naira de Paula

Edição 1.468 página 14 Por Assis Ângelo PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333 Em 1881, o maranhense Aluísio Azevedo põe o clérigo na história O Mulato. O moço aí é o vilão da narrativa, que faz de tudo para separar dois jovens: Raimundo e Ana Rosa. O Missionário, romance do paraense de Óbidos Herculano Marcos Inglês de Sousa (1853-1918), trata de um religioso que resiste o quanto pode aos clamores da carne. Seu nome: padre Antônio de Morais. O padre de Inglês de Sousa é um idealista, mas passa a duvidar dos seus princípios quando jovens raparigas o assediam na paróquia em que é titular. E aí, já viu, não tem jeito: a carne, fraca que é, não resiste aos ímpetos do corpo de uma jovem… A história se passa numa fictícia cidade chamada Silves, localizada nas brenhas do fim do mundo amazônico. Antônio deixa Silves para reencontrar no coração da floresta uma razão para resgatar a firmeza que tinha na carreira sacerdotal. Porém, quanto mais foge para se reencontrar, mais se perde. À pág. 145 do livro de Sousa diz o narrador: “…Então ele, saindo de uma luta suprema, silencioso, com um frio mortal no coração, com o cérebro despedaçado por um turbilhão de sentimentos contrários, atirou-se à moça, agarrou-a pela cintura e mordeu-lhe o lábio inferior numa carícia brutal. Foi breve a luta. A neta de João Pimenta caiu exausta sobre o tapete de folhas úmidas do orvalho, douradas pelo sol. Entre os ramos dos cacaueiros os passarinhos sensuais cantavam…” O personagem aí não é outro senão o padre Antônio. Foi publicado em 1891, tornando o autor mais apreciado pelos leitores e a crítica. Foram poucos os livros escritos e publicados por Inglês de Sousa, mas os que conhecemos são de suma importância na história da literatura brasileira. No livro Contos Amazônicos (1893), Sousa nos apresenta uma curiosa personagem: Maria, no conto Amor de Maria. No texto o autor conta a história de uma jovem muito bonita que finda por apaixonar-se por um desconhecido que de repente chega à cidade onde ela vive. O cara é do tipo bonitão, enxerido, disputado pelas moçoilas. O caso termina em morte. O primeiro livro de Inglês de Sousa foi O Cacaulista, publicado em 1876. Os textos inseridos em Contos Amazônicos não são, grosso modo, contos. O último, O Rebelde, por exemplo, é Licenciosidade na cultura popular (LXVI) Inglês de Sousa memorial. É texto em que o autor encontra na infância a morte do pai e tal. Nesse texto há momentos muito fortes: “Paulo da Rocha pareceu hesitar algum tempo, mas um novo gesto de meu pai, cheio de uma desesperada energia, o decidiu. Carregando-me ao ombro com um vigor incrível, pôs-se a correr para o quintal, donde em breve saímos pelo portão, apesar das minhas súplicas e dos esforços que fazia para que me deixasse. Bem compreendia eu que era a última vez que via a meu velho pai, e doía-me abandoná-lo naquele supremo momento. Durante algum tempo andou Paulo da Rocha dando voltas pela vila, até que chegamos ao porto. Na extremidade da vila, em uma enseada, estava uma canoa, e nessa canoa se achavam três pessoas: Padre João da Costa, minha mãe e Júlia. Caí nos braços de minha mãe que me recebeu soluçando. Depois da primeira efusão, minha mãe perguntou: − E teu pai? Lágrimas foram a única resposta que dei. Para fazer diversão a esta cena, o pernambucano empurrou a canoa, saltando dentro dela, e armando-se do mará exclamou em voz que procurou tornar alegre. − Agora, fujamos!...” Perguntar, não custa: quem foi o pioneiro do Naturalismo no Brasil, Aluísio de Azevedo ou Inglês de Sousa? Bom, não digo. Porém, a mim não custa dizer que o francês Émile Zola (1840-1902) foi o criador do movimento naturalista. O cabra era bom em verso e prosa. Em 1890, o maranhense Aluísio de Azevedo publicou o romance O Cortiço. Obra-prima sobre a qual já falamos. Em 1890, a contista e romancista carioca Júlia Lopes de Almeida publicou o livro Memórias de Marta. A história toda, quase toda se passa num cortiço. O livro de Júlia é o primeiro na nossa historiografia literária que rola num cortiço. Pois, pois. Em 1964, a escritora Lygia Fagundes Telles abordou a temática religiosa no livro Verão no Aquário, no qual cria um nervosíssimo triângulo amoroso entre a mãe, Patrícia, e a filha, Raíza, com o seminarista André. O caso de Lygia dói nos nervos, é tenso, como só ela sabia fazer. Aliás, esse foi o primeiro livro de uma escritora brasileira abordando essa temática, no século 20. No fim o padreco se mata, cortando os pulsos. Foto e reproduções de Flor Maria e Anna da Hora Assis, com livro de Émile Zola

Edição 1.468 página 15 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) O consumo de podcasts é subestimado devido à coescuta, de acordo com o último relatório da Cumulus Media e Signal Hill Insights sobre downloads de podcasts na primavera de 2024 (dados do mercado norte-amercano). Para a décima segunda edição da série Podcast Download, Cumulus Media e Signal Hill Insights contrataram a MARU/Matchbox para conduzir um estudo com 603 consumidores semanais de podcast entre 19 e 24 de abril de 2024. O relatório destaca tendências anteriores e examina tópicos como coescuta, preferência de plataforma, tendências de conteúdo, percepções de segurança da marca e adequação de conteúdo. As principais descobertas incluem que o consumo de podcasts é subestimado devido à escuta conjunta com amigos, familiares e crianças, o que não está incluído nas estimativas de audiência. Desde o surgimento da publicidade em podcasts, a medição do público supõe que apenas uma pessoa está exposta ao anúncio. A pesquisa revela que 36% dos consumidores semanais de podcast com crianças em casa já ouviram podcasts com seus filhos, e 12% frequentemente ouvem juntos. No geral, 14% dos consumidores semanais dizem que frequentemente ouvem com outras pessoas, enquanto 42% já ouviram em algum momento. O perfil de coouvintes varia, com uma grande proporção do gênero infantil/familiar (31%) e podcasts consumidos novamente (26%). Além disso, metade dos grandes consumidores de podcast têm uma atividade paralela, indicando que podcasts são uma plataforma ideal para atingir empreendedores e pessoas com múltiplos empregos. Entre os consumidores de podcast de 18 a 34 anos, 60% têm atividades paralelas, com dois terços desses consumidores trabalhando em um segundo emprego. Anunciantes que visam trabalhadores economicamente ativos encontram nos podcasts um público significativo. Uma quantidade substancial do consumo de podcast ocorre dentro de 24 horas após o lançamento, com 71% dos consumidores semanais ouvindo dentro de um dia e 80% dos consumidores fieis fazendo o mesmo. Esse imediatismo no consumo de podcasts é um fator crucial que os anunciantes devem considerar, pois indica um alto nível de engajamento e uma audiência fiel que procura ativamente por novos episódios assim que são lançados. Os consumidores pioneiros (aqueles que iniciaram o hábito dentro do núcleo familiar) e as mulheres tendem a ouvir episódios anteriores, especialmente após atualizações do software iOS 17. A nova atualização mudou a forma como os downloads automáticos ocorriam, Novas estratégias para ouvintes subestimados de podcasts gerando temores sobre a redução do número de downloads. No entanto, 64% das mulheres voltam e ouvem episódios anteriores de novos podcasts, mais do que os homens (55%). Nos podcasts que costumam ouvir, 73% das mulheres voltam e ouvem episódios que perderam, superando os homens (62%). Os recém-chegados ao podcast, que começaram a ouvir no último ano, têm menos probabilidade de ouvir episódios anteriores de novos podcasts. Em contraste, os ouvintes intermediários (ouvintes há 2 a 3 anos) e os pioneiros (ouvintes há mais de 4 anos) são mais propensos a voltar e ouvir episódios anteriores. O YouTube foi a plataforma de audição de podcast mais utilizada nos EUA no último ano e meio, com 31% afirmando que é a que mais usam, seguido por Spotify (21%) e Apple (12%). Como principal mecanismo de busca de entretenimento, o YouTube domina na descoberta de podcasts, com um terço dos consumidores semanais usando a plataforma para encontrar novos podcasts. O Spotify está em segundo lugar (24%), seguido pelo Apple Podcasts (12%). A descoberta de novos podcasts é particularmente significativa entre os consumidores mais jovens. Os consumidores de podcast entre 18 e 34 anos são os mais propensos a descobrir novos podcasts, com 68% tendo começado a ouvir um novo podcast nos últimos três meses. À medida que a idade dos consumidores aumenta, a tendência de explorar novos podcasts diminui. Em todas as plataformas de mídia social, o TikTok lidera a descoberta de podcasts entre consumidores de 18 a 34 anos, com 16% encontrando a maioria dos podcasts na plataforma, seguido por Instagram, Facebook e Twitter/X. Essas descobertas revelam que o consumo de podcasts é um fenômeno dinâmico e em crescimento, com nuances importantes que os anunciantes devem considerar para alcançar efetivamente seu público-alvo. A coescuta, a preferência de plataforma e o comportamento de consumo variado indicam que os podcasts oferecem uma rica oportunidade para engajamento de audiência e publicidade direcionada, especialmente entre jovens e trabalhadores economicamente ativos. O relatório sublinha a importância de considerar esses fatores ao planejar estratégias de marketing e conteúdo no universo dos podcasts. Os dados revelam que o consumo de podcasts é frequentemente um ato compartilhado, especialmente entre famílias e amigos. Para capitalizar essa tendência, a emissora pode criar conteúdo voltado para o público infantil e familiar, sabendo que 31% dos consumidores que frequentemente coescutam preferem esse tipo de conteúdo. Além disso, pode promover experiências de escuta conjunta através de campanhas de marketing que destacam a diversão e os benefícios de ouvir podcasts com amigos e familiares. O relatório mostra que o YouTube é a plataforma de audição de podcast mais utilizada, seguido por Spotify e Apple Podcasts. Para maximizar a visibilidade e a acessibilidade, a emissora pode publicar conteúdo no YouTube, adaptando os podcasts para vídeo e aproveitando a popularidade da plataforma para descobrir

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