Jornalistas&Cia 1475

Edição 1.475 - 21 a 27 de agosto de 2024 Soluções de comunicação e marketing que amplificam resultados WhatsApp (11) 93273-9831. Grupo n A Associação Nacional de Jornais (ANJ) reelegeu Marcelo Rech como presidente para o biênio 2024-2026. Também foram eleitos os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria da ANJ para o próximo biênio. Carlos Fernando Lindenberg Neto, o Café, segue como presidente do Conselho de Administração. u Integram a diretoria da ANJ, além de Rech, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola (Gazeta do Povo), Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Junior (Correio), Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto (A Gazeta), Francisco Mesquita Neto (Estadão), Jaime Câmara Júnior (O Popular), João Roberto Marinho (O Globo), Luciana de Alcântara Dummar (O Povo), Maria Judith de Brito (Folha de S.Paulo), Mário Alberto de Paula Gusmão (Jornal NH), Nelson Pacheco Sirotsky (Zero Hora) e Sylvino de Godoy Neto (Correio Popular/SP). u A ANJ também fez uma mudança de estatuto: a partir de 2026 os mandatos dos Conselhos de Administração e Fiscal serão de quatro anos e não mais de dois. n Jornalistas&Cia completará 29 anos no final de setembro e dedicará a edição de aniversário a uma causa que abraçou há alguns anos: a presença dos negros no jornalismo brasileiro. Desta vez, o objetivo é mostrar, de forma inédita, a força do empreendedorismo entre os jornalistas negros e negras do Brasil, que criaram e lideram seus próprios veículos, em diferentes áreas de atuação, abrindo janelas de oportunidades para seus pares e ampliando a ainda tímida diversidade nos meios jornalísticos. u Aliás, quem fará a reportagem é um desses empreendedores: Rosenildo Ferreira, criador e diretor do site 1 Papo Reto e que por vários anos atuou na grande imprensa (IstoÉ Dinheiro, Agência JB e Gazeta Mercantil). u “Será, de certo modo, o desdobramento e a continuidade de três projetos já liderados por Jornalistas&Cia”, diz o diretor e publisher Eduardo Ribeiro. O primeiro projeto, ele lembra, de grande importância para todo o ecossistema do jornalismo brasileiro e para a mensuração da questão racial na imprensa, foi o Censo Racial da Imprensa Brasileira, realizado em 2021 em parceria com o Instituto Corda e que confirmou, com números e informações consistentes, a desigualdade presente nas redações brasileiras. O segundo, foi o projeto Diversifica, apoiado pela Meta, também de 2021 e que se estendeu até 2022, debatendo com colegas das respectivas comunidades jornalísticas os caminhos e descaminhos da implementação da efetiva diversidade no jornalismo do Brasil. E o terceiro, de 2023, e que está sendo repetido este ano, é o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, fruto de parceria com os sites Neo Mundo e 1 Papo Reto e com a Rede JP (Jornalistas Pretos) pela Diversidade na Comunicação, que teve cerca de 40 veículos indicados para a disputa. u O especial de aniversário já tem confirmadas as participações das marcas Ambev, B3, Banco Itaú, Baobá, Dow, FSB, GBR, GPA, RPMA, Textual, Vivo e XP Inc.. Informações com Silvio Ribeiro (19- 97120-6693 e silvio@ jornalistasecia.com.br). J&Cia 29 anos Especial de aniversário fará um mergulho na mídia brasileira liderada por jornalistas negros e negras Edição circulará na última semana de setembro e o trabalho será conduzido pelo repórter especial Rosenildo Ferreira Rosenildo Ferreira Marcelo Rech é reeleito presidente da ANJ para biênio 2024-2026 Marcelo Rech Marcelo Camargo/Agência Brasil

Edição 1.475 página 2 Últimas n O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que já está com a votação em primeiro turno aberta e que terá cerimônia de entrega em 11 de novembro no Itaú Cultural, homenageará este ano os colegas Valdice Gomes e Dennis de Oliveira com o Troféu Luiz Gama, instituído para homenagear anualmente um decano e uma decana negros e que sejam referência para o jornalismo brasileiro. Ambos são reconhecidos nacionalmente pela trajetória de luta e pelas múltiplas realizações tanto no plano racial quanto na defesa da ética, do bom jornalismo e do respeito profissional. u Valdice formou-se em Jornalismo pelo Centro Universitário Cesmac, de Maceió. É secretária de Gênero, Raça e Etnia da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), representante da entidade na Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) e da própria Conajira na Articulação pela Mídia Negra. Editora da coluna Axé, publicada semanalmente, há 16 anos, no Jornal Tribuna Independente (AL) e integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, ela é também coordenadora-geral do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro filiada à Associação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), conselheira suplente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), representando os APNs, integrante e fundadora da Cojira-AL e coordenadora-geral do Projeto Vamos Subir a Serra (AL). u Dennis, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação, é professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP) nos cursos de graduação em Jornalismo e nos Programas de Pós Graduação em Integração da América Latina (Prolam) e Mudança Social e Participação Política (Promuspp). Autor dos livros Racismo estrutural – Uma perspectiva histórico-crítica (Ed. Dandara, 2021); Jornalismo e Emancipação – Uma prática jornalística baseada em Paulo Freire (Ed. Appris, 2017), A luta contra o racismo no Brasil (Ed. Fórum, 2017) e Iniciação aos Estudos de Jornalismo (Ed. Abya Yala, 2021), também é coordenador científico do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi coordenador do GT Epistemologias decoloniais, territorialidades y cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), entre 2021 e 2023; professor visitante da Universidad Minuto de Dios, de Bogotá, e da Faculdad Latino-Americana de Ciencias Sociales, de Buenos Aires; integrante da Cátedra Scholas Ocurrentes da Universidade Central do Vaticano; coordenador do GT Étnico Racial da Diretoria de Diversidades da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP; e membro da Rede Antirracista Quilombação. +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira Valdice Gomes e Dennis de Oliveira serão homenageados como Decanos dos Jornalistas Negros e Negras do Brasil Valdice Gomes Dennis de Oliveira Primeiro turno termina na próxima quinta, 29 de agosto n A votação do primeiro turno do prêmio, iniciada em 15/8, encerra- -se na próxima quinta (29), com a livre indicação de nomes. Organizada por este Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras) e promoverá homenagens especiais, entre elas ao craque Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano, e aos profissionais Decanos (ver acima) e Revelação do Ano. u Neste primeiro turno, cada pessoa pode votar uma única vez, indicando até cinco nomes em cada uma das categorias. Os profissionais e veículos com o maior número de indicações classificam-se para o segundo turno, que definirá os vencedores da edição 2024. Ficará reservada para a festa de premiação a revelação dos profissionais TOP 10 e dos campeões das demais categorias, bem como os campeões regionais. u Poderão ser votados jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País (contratados ou freelancers) e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente de porte, segmento ou especialização; e veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro. u A festa de premiação será na noite de 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, uma das entidades aliadas ao projeto, que também conta com patrocínio da Unilever e apoio da Latam Airlines. u Clique aqui para fazer suas indicações. Apoio Patrocínio Ouro Patrocínio Bronze Realização Apoio Institucional

Edição 1.475 página 3 n O que ainda falta dizer sobre Sílvio Santos? Senor Abravanel morreu na madrugada de sábado (17/8), aos 93 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde esteve internado por 17 dias devido a uma broncopneumonia, agravada por uma infecção por H1N1. Foi sepultado no cemitério Israelita do Butantã, em cerimônia fechada. Deixou viúva, seis filhas, netos e bisnetos. u Carioca da Lapa, começou a trabalhar aos 14 anos como camelô, para ajudar a família de imigrantes. Logo depois, teve as primeiras experiências como locutor. Nessa época, filiou-se ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio. Aos 20 anos, transferiu-se para São Paulo, formou-se como técnico em Contabilidade, encontrou trabalho na rádio Nacional SP. Em 1958, assumiu o Baú da Felicidade, com sistema de carnês e, assim, deu início a um conglomerado financeiro. u Trabalhou nas TVs Globo, Tupi e Record. Em 1975, venceu a concorrência para um canal de TV no Rio de Janeiro e obteve sua primeira concessão. Chamou-a TVS e investiu US$ 10 milhões. A esta concessão seguiram-se mais quatro em 1981, e a emissora passou a se chamar SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Como apresentador do entretenimento, manteve o Programa Sílvio Santos por 60 anos no ar. Nas palavras de Octavio Guedes, ele “reinventou o domingo da família”. Afastou-se há dois anos, mas manteve a aura de ídolo da TV. u Alguns bordões e títulos de seus quadros entraram para a linguagem popular, como “abrem- -se as portas da esperança”, “calPor Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro Sílvio Santos, empresário e comunicador, também entra na história do jornalismo çar as sandálias da humildade”, “topa tudo por dinheiro”. E “Boa noite, Cinderela”, hoje metáfora de um crime. u Pouco se disse sobre o relacionamento de Sílvio Santos – e por conseguinte, da emissora – com o jornalismo. Em depoimento à Agência Brasil, Albino Castro, que trabalhou por 12 anos no SBT, ressalta sua “visão jornalística interessante, [...] misturada com linha de show. Ele concebia o jornalismo também como alguma coisa espetacular, extraordinária”. u Castro prossegue: mudou a forma como o telejornal era montado, baseado nos jornais impressos, dividido em seções ou editorias. Sílvio Santos reclamava dos redatores porque faziam um roteiro muito igual ao jornal impresso. Dizia que se podem misturar todas as notícias, como na capa de um jornal. Não é preciso dividir em editorias: esporte, internacional, economia. Isso foi implantado no SBT e depois ganhou espaço em todas as emissoras. u Concebeu ainda outras inovações. Entre elas, a criação do primeiro telejornal com uma mulher como âncora, com Lillian Witte Fibe no Jornal do SBT, e no programa policial Aqui Agora. Este último foi um precursor do jornalismo policial, hoje presente em todas as emissoras, mesmo que não com tal exclusividade. Criou o primeiro telejornal no Brasil com a presença de um âncora, com o Telejornal Brasil, ou TJ Brasil, com Boris Casoy, que, além de apresentar o jornal, comentava e analisava as notícias. u Mas nem tudo eram flores no jornalismo do SBT. Como no entretenimento, Sílvio Santos mexia na grade e mudava os horários. Em poucas ocasiões, chegou a eliminar os telejornais da programação, sem aviso prévio nem maiores explicações. Numa dessas vezes, o pessoal da Redação chegou a comentar para o Jornalistas&Cia: “Até o Comercial reclamou, porque Jornalismo era o mais fácil de vender”. u Agora, com a morte, ele faz parte da história da televisão brasileira. Silvio Santos conitnuação - Últimas

Edição 1.475 página 4 conitnuação - Últimas Eu e Wilson Baroncelli, que aqui no J&Cia é há muitos anos editor executivo e segura o rojão, estávamos em início de carreira numa aventura editorial da Editora Abril chamada TV Guia, a versão abrasileirada da TV Guide americana. Éramos repórteres estagiários, coisa rara naquela época, responsáveis por conseguir com as emissoras de televisão a antecipação estratégica das atrações que exibiriam ao longo das duas semanas seguintes. Com isso, a revista conseguiria ser fechada com um tempo razoável de antecedência, sem perder a atualidade. Eu e ele também tínhamos frequentado por um período a redação de Placar, no meu caso não como jornalista, mas como datilógrafo, ajudando a fechar o Tabelão, que tinha como chefe Luiz Antonio Nascimento, que por muitos e muitos anos viria a ser diretor do Fantástico da Globo. Baron, como chamamos Baroncelli, havia também estagiado em outras redações da Abril, mas ali, na TV Guia, nós dois e mais alguns colegas tínhamos responsabilidade com o caderno de Programação, que, como miolo e em papel jornal, recheava as reportagens principais da revista, publicadas em papel couchê. Baron cobria as TVs Globo e Cultura, e eu a TV Record e os Estúdios Silvio Santos, então na Vila Guilherme. Nossa chefe direta era a carioca Sonia Beatriz, que, pela voz encorpada, era chamada de Sonia Trovão. A parte esse grupo de estagiários, a redação era estrelada e tinha, entre outros, nomes como Caco Barcellos, Audálio Dantas, Woile Guimarães, Dante Matiussi, Carlos Morais, Fernando Morgado, Orlando Fassoni, Ricardo Carvalho, Ricardo Vespucci, Narciso James, Vera Dantas, Olga Vasone e Luiz Laerte Fontes, que foi o meu anjo da guarda para entrar na profissão. Na minha saga semanal, ficava de segunda a quinta circulando pelas emissoras, andando de produção em produção atrás da programação e de novidades. Entrevistei nomes como Nathália Timberg e Jardel Filho, conversei regularmente com Nilton Travesso e Durval de Souza, conheci Ghiaroni, todos profissionais consagrados da televisão e, exceção a Travesso, então na Record, todos trabalhando para o Patrão. Em determinada semana, lá fui eu acompanhar a gravação de um dos quadros do Programa Silvio Santos (nem lembro qual), no teatro-estúdio alugado da Rua Cotoxó, no bairro da PomPor Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia Até hoje não tenho certeza se fiz ou não o jogo dele péia. Gravação iniciada e Silvio no comando, deu mal quando, por causa do burburinho continuado, ele irritadíssimo mandou parar tudo, ordenando que o palco fosse esvaziado e que só ficasse ali a equipe técnica envolvida diretamente na gravação. Foi um esporro geral e um silêncio sepulcral. Quietinho, num canto, encostado numa das colunas do teatro, me fiz de morto e fiquei. Suando frio, mas fiquei. Ou ele não percebeu a minha presença ali ou fingiu não me ter visto e tocou a gravação. O detalhe, como comentou ali com o pessoal mais próximo, é que a atração não estava de seu agrado e iria pensar se a colocaria ou não no ar. Bem, o fato é que saí de lá com uma notinha de bastidor bem saborosa para a revista, e, claro, mandei brasa, passei para a nossa chefe e ela foi publicada. Pouco tempo depois, de volta à Vila Guilherme, comentei o ocorrido com alguns colegas mais próximos da produção, até certo ponto me gabando do feito. Aí, um deles fez cair a ficha: “Você acha mesmo que ele não sabia que você era repórter? Ele te usou. Queria que o assunto saísse publicado para justificar ainda mais a decisão de acabar com a atração!” Não fui conferir, claro, mas fiquei com a nítida sensação de que, de fato, entrei de gaiato na conversa dele.

Edição 1.475 página 5 conitnuação - Últimas n A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) realizará em 9 de novembro o 1º Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas. Em formato híbrido, está sendo preparado pela Secretaria de Gênero, Raça e Etnia da entidade, juntamente com a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas. A ideia é promover um debate sobre condições de trabalho e diferenças salariais. u A parte presencial será realizada em São Paulo, no auditório do Sindicato dos Jornalistas, que apoia institucionalmente a iniciativa. A expectativa é que o evento reúna 200 jornalistas, comunicadores, estudantes de Jornalismo e demais interessados, sendo 100 vagas presenciais e outras online, pela plataforma Zoom. Serão três painéis de debate e uma reunião da Comissão Nacional de Mulheres. As inscrições devem ser abertas em setembro. u “Se somos a maioria da categoria, precisamos ter pautas específicas, além de maior participação dentro da estrutura sindical”, declarou Samira de Castro, presidente da Fenaj. Fenaj realiza em novembro o 1º Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Marcelle Chagas, coordenadora da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), foi uma das palestrantes no Alright Summit, o maior evento já realizado no Brasil para impulsionar veículos jornalísticos e a mídia regional. O evento, promovido pela Alright, reuniu mais de 20 especialistas para discutir temas cruciais para a indústria jornalística, como combate à desinformação, modelos de negócio e tendências tecnológicas. Mestre em Comunicação pela UFF e alumni da Clinton Foundation, Marcelle abordou em seu painel o impacto desigual da desinformação em diferentes populações e territórios. Fundadora também do Observatório de Gênero, Raça e Territorialidade na Ciência, ela trouxe sua experiência de pesquisa em periferias, enfatizando que o fenômeno da desinformação precisa ser tratado de maneira contextualizada, considerando as diversas realidades socioeconômicas do Brasil. O Alright Summit foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Alright, direto do Sesi Lab em Brasília, e contou com a participação de líderes de veículos locais e regionais. O evento reforça a missão da Alright de combater os desertos de notícias e fortalecer os Oásis de Informação em todo o País. A abertura foi feita pela ministra Cármen Lúcia, do STF, com destaque para a campanha A Mentira Destrói o Seu Voto. Marcelle Chagas, da Rede JP, palestra no evento Alright Summit Marcelle Chagas

Edição 1.475 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Um encontro casual que tive com Silvio Santos em Cancún em 2002 é mais uma das histórias que ilustram o talento do comunicador que morreu no sábado (17/8) e sua habilidade de criar empatia com o interlocutor. Foi durante o Carnaval, no Club Med, que na época nem era um dos hotéis mais luxuosos do balneário, com seu estilo despojado e esportivo. Silvio tomava o café da manhã no último dia de sua estadia acompanhado da mulher, Íris, sem seguranças ou assessores. Estávamos a três semanas da abertura do Club Med em Trancoso, e a Publicom, que dirigíamos na época, era responsável pela assessoria da inauguração e por convites a celebridades. Resolvemos arriscar e convidar o casal a participar do evento, que reuniria famosos brasileiros e internacionais. Como se me conhecesse há muito tempo Silvio não demonstrou incômodo ao ser abordado. Ao contrário, utilizou sua lendária forma de tratar uma pessoa estranha como se fosse velha conhecida. Abriu um sorrisão, parecendo estar feliz em me encontrar, como se me conhecesse há tanto tempo quanto eu o conhecia da TV. Sem pedir comprovação do cargo ou da veracidade do convite, passou a tratar do assunto diretamente, simpático como eu sempre o vi na TV desde que me entendo por gente. Inicialmente pediu para que eu repetisse meu nome. Achei que não tinha entendido, porque fora pego de surpresa. Mas era uma amostra de uma de suas formas de encantar o interlocutor, seja uma pessoa diante dele ou uma audiência de milhões. A partir daí, ele começava todas as todas as frases com um “Lucianamm..”, com um leve som de ‘m’ no final. Senti um leve estranhamento ao ouvir meu nome falado daquele jeito da primeira vez, por aquela voz inconfundível. Mas logo o efeito aconteceu: senti- -me transportada para um palco imaginário. Repetir o nome é uma técnica comum para não esquecer o “Lucianamm”: a história de um encontro casual com Silvio Santos e seu talento de comunicador em qualquer situação nome da outra pessoa à qual você acabou de ser apresentada. Mas no caso dele também era uma forma de criar empatia, de fazer o interlocutor se sentir especial, relacionando a entonação com a memória afetiva dos programas que via aos domingos com a família. Ele disse que adorava o Club Med, mas que no Brasil não ia muito pois dificilmente conseguiria relaxar com os fãs à sua volta. E confirmou que aceitaria o convite. Só que quando comuniquei a data, Silvio constatou que naquele dia deveria estar em Los Angeles, como convidado da entrega do Oscar, que o SBT transmitiria naquele ano. “Que pena, Lucianammm!”. Agradeci por ter conversado comigo, ele sorriu e nos despedimos − e eu desci do palco imaginário. Esperando na recepção, sem estrelismo Fiquei pensando se a simplicidade e a forma de comunicar que me fizeram sentir especial não seriam apenas técnicas profissionais de um mestre da comunicação, decorrentes da minha posição e do convite que havia feito. Logo viria a resposta. Um dos funcionários brasileiros me contou como tinha sido a entrada de Silvio Santos no Club Med Cancún. Como chegou bem antes do check-in, a recepção pediu que ficasse aguardando o horário em um sofá. Segundo o relato do funcionário, Silvio não lançou mão do “sabe com quem está falando?”, não falou alto, não tentou usar sua importância para quebrar as regras. Ainda bem que não precisou esperar muito, pois logo o brasileiro passou por lá e disse ter “gelado” ao ver que uma das maiores personalidades do Brasil estava ali sem qualquer atenção especial. Ele avisou à gerência de quem se tratava, e Silvio não precisou mais esperar tanto para entrar em seu quarto − sem reclamar por não ter sido tratado como estrela. Esse talvez fosse o seu grande segredo: ser um mestre da comunicação não só quando subia no palco, mas também quando falava com uma estranha como eu ou quando não era reconhecido e se comportava com simplicidade. Silvio Santos não é uma unanimidade. Depois de sua morte houve quem lembrasse passagens controvertidas de sua biografia. Mas o que testemunhei foi um exemplo de que o apresentador era genuíno na forma de se comportar e de se comunicar, no palco ou fora dele. E agora que Sílvio Santos se foi, lamento que não tenha sido um pouco mais tiete e pedido para fazer uma foto. Se existe céu e lá uma recepção, tenho certeza que certamente o reconheceram de imediato. Iris e Silvio

Edição 1.475 página 7 conitnuação - MediaTalks Deepfakes de Trump − Imagens deepfake da cantora Taylor Swift falsamente apoiando Donald Trump foram postadas na conta da campanha do candidato à presidência dos EUA, em sua mais nova tentativa de confundir os eleitores usando vídeos e fotos criados ou manipulados com ferramentas de inteligência artificial. As fotos publicadas na rede de Trump, a Truth Social, incluem um cartaz falso da artista pop usando um traje do personagem Tio Sam com uma legenda dizendo: “Taylor Swift quer que você vote em Donald Trump” – ao que o ex-presidente responde: “Eu aceito”. Nos últimos dias ele postou também uma imagem deepfake mostrando sua opositora na campanha, Kamala Harris, como se estivesse fazendo um comício comunista na convenção do Partido Democrata, e um vídeo em que aparece dançando com Elon Musk, o dono do Twitter / X, ao som da canção Staying Alive. Público BR − Jornal diário com 32 anos de vida e líder da imprensa portuguesa, o Público acaba de lançar o Público BR, um projeto de mídia voltado exclusivamente para brasileiros – os que já moram em Portugal e aqueles que desejam se radicar no país. É o segundo projeto da mídia portuguesa tentando ganhar a atenção da comunidade brasileira este ano. Em junho, o Diário de Notícias lançou o DN Brasil, um noticiário destinado aos brasileiros que vivem no país, escrito em português do Brasil. Diferentemente do DN Brasil, que tem uma edição mensal impressa e conteúdo online atualizado diariamente, o Público BR é totalmente online, com um site, podcast e aplicativos para Android e IOS. Dia da Fotografia − O Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, acontece este ano uma semana depois do encerramento das Olimpíadas de Paris, em que a história visual das cerimônias e das conquistas dos atletas levaram menos de 30 segundos no percurso entre as câmeras e as mesas dos editores de notícias do mundo inteiro. A escolha de 19 de agosto como Dia Mundial da Fotografia faz referência a outro acontecimento em Paris: há exatamente 185 anos era apresentado na Academia de Ciências da França o daguerreótipo, equipamento capaz de gravar imagens em uma chapa metálica. O momento é considerado um marco inicial por ter popularizado a técnica em escala industrial. Desde então muita coisa mudou – do tamanho dos equipamentos à quantidade e qualidade das imagens e a velocidade com que são processadas e transmitidas, uma história que Bob Ahern, diretor do gigantesco arquivo da agência Getty Images, conta e ilustra com momentos célebres do fotojornalismo que marcaram a imprensa. Cursos Knight − O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lançou em 19 de agosto dois novos cursos gratuitos para jornalistas e produtores de conteúdo informativo. Um deles, de quatro semanas, ensina como usar melhor a pesquisa para adicionar contexto e precisão a conteúdos jornalísticos. O outro, de duas semanas, aborda o jornalismo de soluções como instrumento para aprimorar a cobertura climática. Ambos são assíncronos, permitindo que os participantes acompanhem as sessões em seu próprio ritmo, no horário mais conveniente. Restrições draconianas − Nos primeiros dias após a tomada do controle do Afeganistão pelo Talibã, em 15 de agosto de 2021, os líderes do grupo fundamentalista islâmico chegaram a sinalizar tolerância com o jornalismo independente e com mulheres trabalhando na mídia, mas o que se viu em seguida foi um desmonte quase completo da imprensa no país. No terceiro aniversário da entrada do grupo em Cabul, organizações de liberdade de imprensa estão fazendo o balanço dos atos de repressão ao jornalismo independente, que empurraram muitos profissionais do país ao exílio e fizeram desaparecer mais da metade dos veículos de mídia, segundo a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ). A entidade afirma que quase 80% das jornalistas perderam seus empregos “devido às restrições draconianas do novo regime”. Os exilados enfrentam dificuldades em outros países, enquanto os que permanecem enfrentam um ambiente hostil, caracterizado por ameaças, intimidações, detenções arbitrárias e violência. Esta semana em MediaTalks Chris Hondros/Getty Images HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.475 página 8 Comunicação Corporativa n A capital paulista sediará nos dias 29 e 30 de agosto a 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, debatendo o tema central O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências. Com participantes de quase todo o Brasil, o encontro será palco de inúmeras palestras e iniciativas, reunindo cerca de 40 convidados. O evento está com lotação completa e em função disso as inscrições foram encerradas. TOP Mega Brasil, na véspera, homenageará as Feras da Comunicação Corporativa n Como tem sido tradição, a Mega Brasil realizará na véspera da abertura de seu Congresso (noite de 28 de agosto), na própria Unibes Cultural, a cerimônia do TOP Mega Brasil, que homenageará agências de comunicação e executivos de comunicação corporativa de todo o Brasil, com os certificados e troféus da Onça Pintada. O evento terá início às 18h30 e o custo de participação é de R$ 250, estando previsto um coquetel de confraternização. Inteligência Artificial e China, duas das principais atrações do Congresso n Duas das principais atrações do Congresso Mega Brasil, nos dias 29 e 30 de agosto, serão o Fórum do Pensamento (dia 29), que debaterá O uso de IA na Comunicação e os impactos na sociedade, com as participações de Patricia Punder (Universidade Federal de São Carlos), Cassio Pantaleoni (autor do livro Humanamente Digital: Inteligência Artificial centrada no humano e membro da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – Abria), Marcos Silva (ESPM), com mediação de Lawrence Chung Koo (PUC-SP); e a Arena da Inovação (dia 30), com discussões sobre Os 50 anos das relações Brasil-China e a expansão das empresas chinesas na América Latina (O desafio de produzir uma comunicação assertiva entre culturas tão distintas), com as presenças de Claudia Trevisan (Conselho Empresarial Brasil-China), Luís Antonio Paulino (Instituto Confúcio, Universidade Estadual Paulista − Unesp), Pablo Toledo (Instituto de Estudos Latino- -Americanos da Universidade de Hubei, Wuhan) e Roberto Monteiro Jr. (Spic Brasil), com mediação da consultora Carol Silvestre. Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas São Paulo será, na próxima semana, a capital da Comunicação Corporativa Evento, que será realizado na Unibes Cultural nos dias 29 e 30, chega à 27ª edição e terá casa cheia, com inscrições esgotadas Inédito, Encontro com Jovens Comunicadores nasce para fazer história n Uma das boas novidades do Congresso Mega Brasil será o Encontro com Jovens Comunicadores, das 18h20 às 19h10 de 29 de agosto, logo após o final das atividades regulares do dia. Será um evento-piloto reunindo jovens comunicadores em início de carreira para com eles debater caminhos profissionais na atividade da comunicação corporativa. u O encontro antecederá a homenagem a ser feita, na sequência, ao jornalista e apresentador Serginho Groisman (ver nota a seguir), ele próprio um grande incentivador dos jovens. u Serão duas apresentações: a primeira, intitulada O que o mercado exige e espera da nova geração de comunicadores, com o professor doutor Boanerges Balbino Lopes, da Universidade Federal de Juiz de Fora; e a segunda – Os desafios na formação de jovens líderes e sua importância no tecido organizacional das agências e empresas, com Rebeca Toyama, fundadora da Academia de Competências Integrativas (ACI) e porta-voz do ODS 8 no Programa Liderança de Impacto do Pacto Global da ONU no Brasil. A mediação estará a cargo do consultor Renato Acciarto. Um prêmio e uma homenagem especial ao Serginho Groisman n Na noite de 29 de agosto, na própria Unibes Cultural, a Mega Brasil homenageará, a partir das 19h30, o jornalista e apresentador Serginho Groisman (Altas Horas, TV Globo) com o Prêmio Personalidade da Comunicação 2024, em cerimônia que será presidida por Marcos Mendonça, ex-diretor do Museu da Imagem e do Som e ex-presidente da Fundação Padre Anchieta e vencedor do Prêmio Personalidade da Comunicação em 2018. A volta do Crème de la Crème n Uma das atrações especiais do Congresso Mega Brasil sempre foi o Crème de la Crème, fechando os trabalhos com “O melhor do Congresso que você vai levar para sua casa e seu trabalho”, que acabou descontinuado por causa das mudanças provocadas pela pandemia da Covid 19. Ele agora está de volta e encerrará as atividades da edição 2024, tendo como convidados os executivos e consultores de comunicação Elisa Prado e Renato Acciarto. Ambos acompanharão todas as atividades e, ao final, destacarão os mais valiosos insights ali produzidos, que poderão ser estratégicos para o dia a dia de quem ali estiver. u Outras informações sobre o Congresso, sobre o TOP Mega Brasil e sobre o Prêmio Personalidade da Comunicação com as assistentes Bruna Valim ([email protected]. br) e Clara Francisco (clarafrancisco@). Serginho Groisman

Edição 1.475 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa Brasília n Letícia Sampaio começou em julho como analista de monitoramento na Eixo Estratégia Política. Antes, foi por 1 ano executiva de public affairs na Burson, e por quase 1 ano e meio da equipe de analistas da Oficina Consultoria. Pará n Fabíola Batista está de trabalho novo. Após quase um ano e meio na Fato Relevante, ela assumiu em julho a coordenação de comunicação da Ciclus Amazônia, empresa da CS INFRA (grupo Simpar), em Belém. Também já fez parte das equipes de Temple e InPress Porter Novelli. Rio de Janeiro n Vanessa Koiky despediu-se em julho da Approach, agência em que atou por pouco mais de 2 anos, na função de coordenadora de criação e comunicação interna. Vai aproveitar o hiato na carreira para concluir o mestrado em design pela UFRJ. n Josemara Tsuruoka, gerente de marketing, que estava em sua segunda passagem pela EMS, deixou a companhia em julho após 11 anos e meio de casa para assumir a Diretoria de Marketing Institucional da União Química Farmacêutica. Ao longo de sua carreira passou também por Cervejarias Kaiser Brasil (Heineken Co.), Hospital Albert Einstein, Claro, Consulado Brasileiro na Alemanha e Germed Pharma. E mais... n Mirella Gutierrez e Thais Coimbra chegaram recentemente para o time da Marqueterie, respectivamente nos cargos de gerente e executiva de contas. Ex-FleishmanHillard e Approach, Mirella chega após quase 3 anos no time da Máquina CW, onde também era gerente; e Thais, após 3 anos e 2 meses como executiva da Atvos, tendo ainda passado por Giusti e CDN. I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Letícia Sampaio Fabíola Batista Vanessa Koiky n Eliana Paschoalin, ex-head de Comunicação, Relações Públicas e Publicidade para América Latina e hispânicos dos EUA da Warner Bros. Discovery, acaba de assumir a área de comunicação da Amazon Stores no Brasil. Chega, como comentou no Linkedin, no momento em que a organização anuncia a expansão de suas operações no País. Antes, liderou as áreas de comunicação de WarnerMedia e HBO, também da América Latina. n Leandro Buarque está em nova jornada. Começou agora em agosto como gerente sênior de comunicação corporativa no Nubank, na equipe dirigida por Simone Iwasso. Chega após três anos no Mercado Livre, onde tinha função semelhante. Foi também de Basf, Máquina CW e Weber Shandwick. São Paulo Eliana Paschoalin começa na Amazon... Eliana Paschoalin ...Leandro Buarque, no Nubank... Leandro Buarque ...e Josemara Tsuruoka, na União Química Josemara Tsuruoka Mirella Gutierrez e Thais Coimbra

Edição 1.475 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Beatriz Corrêa, que foi por 2 anos e meio do Assaí Atacadista, integrou-se há algumas semanas ao time de consultores da Giusti, retornando assim ao grupo FSB Holding. n Daniela Silveira de Sousa, ex- -PinePR e Evva, deixou em junho a Agência Contatto, onde era assessora de imprensa júnior e esteve por 9 meses, e integrou-se ao time de assessores da Bowler. n Fabiana Chagas está desde junho em novo cargo na Cosan. Passou de gerente de Comunicação Integrada e Identidade Corporativa a gerente de Identidade Organizacional. n Giovana Bacco, ex-executiva de contas da Index, que esteve por 5 meses na Utreino, começou em julho na CB PR & Mkt, contratada para o atendimento de PR da marca esportiva Under Armour e das marcas de acessórios de luxo Protus Group e Orient Relógios. n Laiza Piassali integrou-se em junho ao time de consultores da Loures, contratada para o atendimento da MRV. Esteve, até então, por quase 1 ano e meio, na Edelman, no atendimento a Sandoz e Microsoft. Também já foi assessora de comunicação na AbottCOM. n Mariana Mancini Caetano tem cargo novo na comunicação do Bradesco, onde está há 2 anos: foi promovida em julho de coordenadora de experiência e engajamento a gerente de engajamento e eventos de incentivo. n Raquel Rodrigues, supervisora de atendimento, deixou a aboutCOM em julho, após 2 anos e meio de casa. Em jornadas anteriores esteve em NR-7, Tecban, Tawill e Pró-Saúde. n Thomaz D’Addio está de volta à Ágora, agência que integra o ecossistema Untold_, contratado para a função de diretor de public affairs, área em que foi líder na agência, entre 2020 e 2022. Com cerca de 15 anos de experiência na área, esteve em Prefeitura de São Paulo, Prospectiva e Edelman Global Advisory. Atualmente, também é conselheiro de comunicação do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov). Licença-maternidade n Vanessa Motta, head de reputação e comunicação Brasil na Natura&Co, em São Paulo, na organização desde outubro de 2023. Beatriz Corrêa Daniela Silveira de Sousa Fabiana Chagas Giovana Bacco Laiza Piassali Mariana Mancini Caetano Raquel Rodrigues Thomaz D’Addio Vanessa Motta Pelo mercado n A XCOM associou-se ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) na campanha digital Tem tempo? Tem tempo!, iniciativa que busca promover a integridade da informação e combater a disseminação de desinformação nas plataformas digitais. O objetivo é educar e conscientizar a população a refletir sobre a veracidade das informações antes de compartilhá-las, independentemente da faixa etária. n O Grupo Ri Happy decidiu internalizar a sua assessoria de imprensa, que foi assumida por Mayara Carlis, que há mais de dois anos vinha colaborando na área de redação da empresa. u “A decisão de internalizar a assessoria de imprensa demonstra nosso compromisso em fortalecer a comunicação e alinhá-la com os objetivos de inovação do grupo”, diz Kleber Leal, diretor de Marketing e Expansão da empresa. “Com essa mudança, buscamos facilitar a troca de informações com os veículos de imprensa, garantindo um contato mais próximo e ágil para atender às demandas de maneira ainda mais eficiente”. Dança das contas n A Focal3 Comunicação amplia seu núcleo de tecnologia com a chegada da fintech Pagare, focada no segmento de serviços financeiros. No atendimento estarão a líder de conta Elaine Nishiwaki ([email protected]) e a head de Planejamento e Operações Raquel Brito (raquel@). n A NR7 anuncia a chegada da conta da startup Yuool, produtora brasileira de tênis (confortáveis e sustentáveis, segundo informa) que atua com venda direta para o cliente final. No atendimento, Carol Cardoso ([email protected] e 61-99288-4461), com gerência de Malu Barbosa. Pingos nos is – n Na nota sobre o Legado de Brumadinho que publicamos em J&Cia 1.474 deixamos de mencionar que as ações de comunicação do projeto são realizadas pela LS Comunicação. Mayara Carlis

Edição 1.475 página 11 AGRO Patrocínio n Virgínia Alves é o novo reforço do programa EP Agro, da EPTV, afiliada Globo no interior de São Paulo. Ela chega para ocupar a vaga de repórter da atração, que completa um ano no ar no próximo mês. Eleita em três oportunidades entre os +Admirados Jornalistas do Agronegócio (2021, 22 e 23), Virgínia integrou nos últimos cinco anos o time do site Notícias Agrícolas e antes atuou, por outros cinco anos, em duas passagens, pelo jornal Correio Popular, de Campinas. u Ela atende pelos 19-988587528 e virginia.feitoza@eptv. com.br. n Com a saída de Virgínia Alves para a EPTV, o Notícias Agrícolas anunciou a contratação de Raphaela Ribeiro (ribeiro@ noticiasagricolas.com.br) para comandar sua editoria de Café. Com 14 anos de experiência no Jornalismo, Raphaela já passou por veículos como Rede Família e Band TV, além de participar de projetos especiais na PUC Campinas. n Antônio Oliveira, fundador e editor da revista Cerrado Rural Agronegócios, lança nos próximos dias Algodão Baiano, um caso de sucesso (Cerrado Editorial). A obra retrata a trajetória da cotonicultura na Bahia, destacando o Cerrado baiano como o segundo maior polo de produção de algodão do Brasil. u Será o quarto livro lançado por ele em 2024, o terceiro voltado ao Agronegócio. Os outros dois foram Minha luta pelo desenvolvimento da piscicultura no Tocantins (Palmas) e Elas na Aquicultura (Palmas, 2024). u Desta vez, a obra, em formato de livro-reportagem, reúne uma série de matérias que ilustram os desafios enfrentados e as conquistas obtidas pelos produtores do Estado, oferecendo ao leitor uma visão aprofundada sobre o impacto desse setor no cenário econômico brasileiro e mundial. u O livro estará disponível no site da Cerrado Editorial (www. cerradoeditorial.com.br) ou diretamente com o autor, pelos 6398517-3898 e cerradoeditorial@ cerradoeditorial.com.br. E mais... n Cleber Benvegnú estreou em 8/8 como comentarista do programa Mercado e Cia, no Canal Rural. Sócio-diretor da Critério, ele apresentará atualizações e análises sobre a recuperação econômica do Rio Grande do Sul, após as enchentes ocorridas em maio. O primeiro comentário foi transmitido, ao vivo, direto do Parque Assis Brasil, em Esteio, onde será realizada a Expointer 2024. Virgínia Alves começa no EP Agro... Virginia Alves ...e Raphaela Ribeiro a substitui no Notícias Agrícolas Antônio Oliveira lança livro sobre a cotonicultura baiana Cleber Benvegnú n Beatriz Mayra Schaffer é a nova repórter da TV Centro América, em Sorriso, no Mato Grosso. Antes, passou pelas tevês Record MT, Conquista e SBT Cidade, tendo atuado como repórter e apresentadora. n Ravi Porto é o novo contratado da Band Ceará. Ex-O Povo, Sistema Verdes Mares, Grupo Cidade e TV Otimista, vai apresentar o programa Agro na Band. n A Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ, na sigla em inglês), entidade da qual a Rede Brasil de Jornalistas Agro (Rede Agrojor) é membro, anunciou a criação da Fundação Global para o Jornalismo Agrícola (GFAJ). Com sede no Reino Unido, a nova entidade facilitará o relacionamento de jornalistas e publicações com parceiros, execução de projetos e acesso a recursos. Confira mais detalhes! n Alexandre Júnior foi promovido a supervisor de Comunicação na São José Agroindustrial, empresa pernambucana especializada na produção de açúcar, etanol e energia elétrica. Beatriz Mayra Ravi Porto Alexandre Júnior Raphaela Ribeiro

Edição 1.475 página 12 AUTO n Diógenes de Oliveira é o novo coordenador de Conteúdo e Mídias Online da Cox Automotive, empresa responsável pelas operações da Kelley Blue Book Brasil. Ele chega com o objetivo de reestruturar o departamento de Comunicação da empresa e terá entre suas principais metas atualizar o formato e elevar a qualidade dos vídeos produzidos para os canais da KBB no YouTube e no Instagram. u “Entre as primeiras ações já definidas, contratamos a Imagine Works, uma produtora referência no segmento automotivo, para produzir os vídeos que eu passo a apresentar”, explica Diógenes, que atende pelos diogenes. [email protected] e 11-97609-2289. “Além disso, nós redistribuímos algumas funções internas e identificamos as necessidades para as vagas que abriremos nos próximos meses”. u Com passagens por Grupo Amazon Fuji, Osten Group, Instituto Janeth Arcain e D9, Diógenes também comanda o canal Garagem do Dio no Youtube e no Instagram. n O portal Grande Prêmio, uma das principais referências na cobertura do automobilismo brasileiro, recebeu em 14/8 a informação de que seu repórter Bernardo Castro havia sido descredenciado da cobertura da corrida da Stock Car realizada no último final de semana, em Belo Horizonte. u O motivo, segundo teria informado a assessoria de imprensa da categoria ao jornalista, seria uma retaliação à reportagem Por que UFMG trava batalha contra corrida de rua da Stock Car em Belo Horizonte, publicada em 8 de agosto, de autoria de Bernardo em conjunto com a diretora de Conteúdo Evelyn Guimarães. u A matéria traz detalhes do embate judicial que a Universidade Federal de Minas Gerais e moradores da região onde a prova foi disputada vinham travando contra a categoria. Segundo eles, o ruído dos carros poderia provocar grave impacto em estudos que são desenvolvidos por pesquisadores nos prédios situados nos arredores do Mineirão, onde o circuito foi montado. u “Ao descredenciar o Grande Prêmio por ficar ‘indignada’ com uma reportagem factual, a Stock Car manifesta um pueril, até infantil, ato de quem se sente dona de um negócio que só permite a presença de quem lhe adula”, protestou Victor Martins, CEO do Grande Prêmio. Segundo ele, o credenciamento ao repórter já havia sido previamente aprovado, mas desfeito após uma ordem da organização da categoria, sob o comando da Vicar. Procurada, a assessoria de imprensa da Stock Car não respondeu os questionamentos da nossa reportagem. Stock Car descredencia jornalista do Grande Prêmio após “reportagem indigesta” BH Stock Festival Bernardo Castro/Grande Prêmio Diógenes de Oliveira começa na Cox Automotive/KBB Brasil Diógenes de Oliveira n O Joio e O Trigo, site de jornalismo investigativo especializado em segurança alimentar, abriu inscrições para a oficina Agro e mercado financeiro: caminhos para a cobertura jornalística, que terá como foco as relações entre uso da terra, corporações do sistema agroalimentar e agentes financeiros. O encontro, online, será em 18 de setembro, das 9h30 ao meio-dia. O valor da inscrição, em formato de doação para uma instituição filantrópica, é de R$ 15 para estudantes e R$ 30 para jornalistas. Confira a programação! n Lançado em comemoração ao cinquentenário da Embrapa, o livro Brasil em 50 alimentos ganhou o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria de Ciência de alimentos e nutrição. A obra, que tem o objetivo de representar o País por meio de alimentos que se tornaram importantes graças ao investimento na pesquisa científica, é ferramenta útil para o desenvolvimento de políticas públicas. Clenio Pillon, diretor- -executivo de pesquisa da Embrapa, e Jorge Duarte, analista de comunicação e organizador do livro, explicaram o tema em entrevista ao CB.Agro, do Correio Braziliense. O programa é uma parceria do Correio com a TV Brasília. Confira! Pingos nos is – n É Marcello Antunes e não Luiz Rangel o nome do representante da EBC que aparece no álbum de fotos da cerimônia dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio, publicada na última edição deste Jornalistas&Cia. Na ocasião ele recebeu das mãos de Millena Machado, diretora de Comunicação da Faesp, o certificado da Agência Brasil, eleita entre as três +Admiradas Agências de Notícia do Agronegócio. Millena Machado (Faesp) e Marcello Antunes (Agência Brasil)

Edição 1.475 página 13 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Silvio Santos, nascido Senor Abravanel em 1930, é um dos nomes mais icônicos da comunicação no Brasil. Embora amplamente reconhecido por sua trajetória televisiva, foi no rádio que sua carreira começou a ganhar forma. A história de Silvio no meio radiofônico é repleta de inovação, perseverança e carisma, características que definiriam sua longa e bem-sucedida carreira. A carreira de Silvio Santos no rádio começou na década de 1940, quando ele ainda era adolescente. Trabalhando como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, Silvio foi notado por um inspetor da Prefeitura, que o incentivou a participar de um concurso de locutores na Rádio Guanabara. Esse foi o ponto de partida para a sua carreira no rádio, onde o jovem Senor já demonstrava a habilidade natural de comunicar e cativar o público. Após o sucesso inicial, Silvio passou a trabalhar em várias emissoras de rádio, incluindo a Rádio Nacional, uma das mais importantes do País na época. Nela, atuou como locutor, apresentador e animador de programas, funções que lhe deram a experiência e a visibilidade necessárias para consolidar sua carreira. Posteriormente, trabalhou na Rádio Tupi, onde inovou ao apresentar programas que misturavam entretenimento e interação com o público, algo relativamente novo para a época. Durante esse período, ele também passou por outras emissoras, como a Rádio Mayrink Veiga e a Rádio Continental, sempre se destacando pela maneira carismática com que conduzia seus programas. Uma das principais inovações de Silvio Santos no rádio foi a forma como ele envolvia o público em suas atrações. Ele era conhecido por criar concursos, distribuir prêmios e estimular a participação dos ouvintes, práticas que mais tarde seriam adotadas por diversos outros programas radiofônicos e televisivos. Outro aspecto notável de sua carreira no rádio foi sua habilidade Silvio Santos: um mito que começou no rádio de adaptar-se às demandas e preferências do público. Ele sabia como ninguém usar o timing e a narrativa para manter os ouvintes engajados, características que seriam fundamentais em sua transição para a televisão. A vida de Silvio Santos no rádio é cheia de curiosidades e histórias divertidas. Em uma das emissoras onde trabalhou, ele enfrentou desafios técnicos que quase comprometeram suas transmissões. Conta-se que, em uma ocasião, improvisou um estúdio de gravação em sua própria casa, utilizando recursos limitados, mas mantendo a qualidade de seu programa, um exemplo claro de sua determinação e criatividade. Arlindo Silva, em A Fantástica História de Silvio Santos, compartilha que o jovem locutor era famoso por sua capacidade de improviso. Em certa ocasião, diante de uma falha técnica que impediu a transmissão do programa, continuou a interagir com o público como se nada tivesse acontecido, mantendo a audiência fiel e entretida. Mauro Betting, coautor de Silvio Santos − A Biografia, destacou em entrevistas que Silvio Santos trouxe uma “alegria contagiante” ao rádio brasileiro, algo que não era comum nas transmissões da época. Betting afirmou que Silvio “soube como ninguém transformar o rádio em um espaço de diversão e conexão com as massas, preparando o terreno para o seu sucesso na televisão”. Fernando Morgado, em Silvio Santos: A Trajetória do Mito, também ressalta que o apresentador revolucionou o rádio ao dar voz ao povo. Segundo Morgado, “Silvio fez do rádio uma plataforma interativa, onde o ouvinte não era apenas um espectador, mas parte ativa do programa”. Silvio Santos é um exemplo vivo de como o talento e a inovação podem transformar uma carreira. Seus primeiros anos no rádio foram essenciais para moldar o comunicador que mais tarde conquistaria a televisão brasileira. Com uma combinação de carisma, inovação e perseverança, não só marcou o rádio, mas também deixou um legado que continua a influenciar gerações de comunicadores. Você pode ouvir e ver trechos dos programas de Silvio Santos no rádio brasileiro nos links a seguir: https://www.youtube.com/results?search_query=silvio+santos+- na+radio+nacional Programa Sílvio Santos (ago/1978) − quadro Falando Francamente − Rádio Record AM-SP − Áudio extraído dos arquivos de Onofre Favotto: https://www.youtube.com/watch?v=7HDrcByYfa4 Programa Rádio Riso do Silvio Santos − Trechos dos programas Rádio Riso, que apresentavam a mistura de humor e interatividade que Silvio Santos popularizou: https://www.youtube.com/watch?- v=gKj113MIVyM Arquivo da Rádio Nacional − O acervo histórico da Rádio Nacional inclui gravações antigas de Silvio Santos: https://radios.ebc.com.br/ todas-vozes/edicao/2014-11/silvio-santos-no-radio-com-estilo-suave-de-conselheiro-sentimental Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. Silvio Santos

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