Edição 1.475 página 20 Norte Amazonas Pará n A terceira capa do Volume 4 (agosto) da Revista Elle Brasil, com o modelo haitiano Jean Berkendy, foi fotografada entre Parintins e Manaus, no Rio Negro. O casting, feito nas duas cidades, vestiu marcas nacionais voltadas à preservação, trabalhos manuais e culturas regionais. u A produção executiva local desse trabalho icônico foi de Fefa Cacheado, da produtora de eventos @labamazonico. A moda do universo dos bois Garantido e Caprichoso foi mostrada pelo olhar de Gleeson Paulino, sob direção criativa de Luciano Schmitz. n Baião de Dois, novo programa da Rádio Difusora, estreou em 19 de agosto. Com apresentação de Andréia Campos e Cid Soares e participação especial de Mencius Melo e André Anzoategui, tem música, promoção, notícias. u O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 16 horas. Para ouvir, sintonize na FM 96.9, com live no Facebook e no aplicativo Difusora24h. n Bruna Chagas recebeu no programa Cultura Pop, da Rádio Logos FM Manaus, o ator, produtor e sociólogo Marcio Braz para um bate- -papo sobre histórias do escritor, dramaturgo e cineasta Márcio Souza. n O curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) muda de nomenclatura para Jornalismo, por meio da Resolução Nº 51 de 25 de agosto de 2023, e cria nova matriz curricular a partir da atualização do Projeto Político Pedagógico (PPC). u As mudanças são para atender às Diretrizes Curriculares (DCNs), em vigor desde 2013 para os novos cursos, que passaram a usar a nomenclatura de Jornalismo, com disciplinas mais específicas. u Todos os cursos de Comunicação Social com habilitações em Publicidade e Propaganda; Rádio e TV; Relações Públicas e Jornalismo passaram por reformulação. O termo Comunicação Social foi extinto e atualizadas as Matrizes Curriculares. (Com a colaboração de Chris Reis, da coluna Bastidores − chrisreis05@ gmail.com) n O Sebrae Pará divulgou em 19/8 os finalistas na etapa paraense do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Na categoria Jornalismo em Texto, as reportagens são Doce, lucrativo e sustentável, de Ulisses Pompeu (Correio de Carajás); Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura, de Daniel Nardin (Amazônia Vox); e “Welcome” COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista, de Lucas Contente (Diário Online). Em Jornalismo em Vídeo, são É do Pará: Cupuaçu, a fruta amazônica amada em todo lugar, de Tainá Aires (TV Liberal); Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia, de Andreia Teixeira (TV Cultura do Pará); e Farinha de Bragança: alimento e empreendedorismo na Amazônia, de Anna Paula Mello (TV Cultura do Pará). Em Jornalismo em Áudio, são Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença, de Lari Ribeiro e Luciana Nascimento (portal Correio de Carajás); Empreendedorismo Periférico, de Ana Tereza Brasil (Rádio Cultura FM); e O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético, de Toni Gonçalves (Rádio 99 FM). Em Fotojornalismo, são Belém food culture, de Alessandro Falco (Estadão); Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras, de Marx Vasconcelos (Folha de S.Paulo); e Da venda no ônibus até o sustento de 40 famílias, de Wagner Santana (O Liberal). E em Jornalismo Universitário, é Ilustrador e empreendedor, Matheus Souza compartilha a trajetória da carreira estabelecida em Belém, de Lívia Ximenes (Unama). u Em um ano com recorde de mais de 3 mil inscrições no Brasil todo, no Pará o Prêmio Sebrae totalizou 168 trabalhos inscritos, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023. Os vencedores serão anunciados em 26 de setembro, durante a cerimônia de premiação em Belém. Baião de Dois Prêmio Sebrae divulga finalistas da etapa paraense Cultura Pop
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==