Jornalistas&Cia 1476

Edição 1.476 página 5 Comunicação Corporativa Denominada “Tem tempo? Tem tempo!”, iniciativa incentiva internautas e verificarem informações antes de postar, interagir ou compartilhar em suas redes sociais. Campanha da XCOM para as Nações Unidas combate a disseminação de notícias falsas e desinformação Combater a disseminação de notícias falsas no Brasil e promover a integridade das informações divulgadas nas plataformas digitais. Esse é o objetivo central da campanha “Tem tempo? Tem tempo!”, que acaba de ser lançada pelo Centro de Informação da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil (UNIC Rio). O tema é extremamente importante no período eleitoral, quando o volume de desinformação aumenta massivamente e pode afetar os resultados das eleições. “Sabemos que notícias falsas podem ter um impacto significativo no processo eleitoral, influenciando a opinião pública e deslegitimando os resultados das eleições. Por isso, a campanha promove a integridade da informação e a responsabilidade digital, especialmente em tempos de alto volume de informação “A missão central do UNIC Rio é promover o entendimento sobre o trabalho e os objetivos da ONU, alcançando diversos setores da sociedade”, diz Diêgo Lôbo, diretor interino do Centro de Informações. “Estamos muito animados com esta parceria, que faz parte de nossos esforços para romper o ciclo da desinformação, combater as consequências nefastas da disseminação de informações falsas e apoiar iniciativas de fortalecimento da integridade da informação”, completa. De acordo com dados divulgados em 2022 pelo Poynter Institute, em colaboração com o Google, 4 em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas diariamente. Além disso, 43% dos brasileiros afirmaram já ter compartilhado conteúdos e, posteriormente, perceberam que se tratava de informação não verdadeira. Os jovens, especialmente de 18 a 25 anos, são os mais propensos a admitir o envio de notícias falsas. Outro estudo, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, revelou que durante a campanha eleitoral de 2022, a média diária de mensagens falsas cresceu de 196,9 mil no primeiro turno para 311,5 mil durante o segundo turno. O aumento foi mais forte no Telegram (23%), WhatsApp (36%) e Twitter (57%). Descontraída e positiva, a campanha “Tem tempo? Tem tempo!”, busca ajudar cada pessoa a refletir sobre sua responsabilidade ao compartilhar informações. O objetivo é educar e conscientizar sobre a importância de conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las, independentemente da faixa etária. Para isso, está sendo divulgada em portais de notícias e espaços de mobiliário urbano. consumida por diversos meios”, explica Viviana Toletti, CEO da XCOM, agência parceira da UNIC Rio e responsável pela criação da campanha. n O apresentador Serginho Groisman, do programa Altas Horas, da Rede Globo, receberá na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, o Prêmio Personalidade da Comunicação – 2024, dentro da programação da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A cerimônia de premiação será realizada no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, a partir das 19 horas, logo após o Encontro com Jovens Comunicadores, reunindo perto de 140 jovens que atuam em agências de comunicação e que também foram convidados a participar de uma roda de conversa com o apresentador, na sequência da homenagem. u Com a premiação, Groisman passa a integrar uma galeria de homenageados, que inclui nomes como Mauricio de Sousa, Caco Barcellos, Elifas Andreato, Laurentino Gomes, Audálio Dantas, Marcos Mendonça, Fátima Turci, José Hamilton Ribeiro, Miguel Jorge, Mino Carta, Alberto Dines e outros expoentes do jornalismo e da comunicação do Brasil. Trajetória n Serginho Groisman trabalhou entre os anos de 1980 e 1988 na Band FM como redator e repórter. O primeiro programa que apresentou e dirigiu na televisão foi o TV Mix, na TV Gazeta, no fim da década de 1980. O sucesso, no entanto, veio com o Matéria Prima, na TV Cultura, em que as perguntas eram feitas pela plateia, constituída de jovens, formato este mantido depois, em 1991, quando foi para o SBT apresentar o Programa Livre, e em 2000, no atual Altas Horas, da Rede Globo. u A transferência para a Rede Globo aconteceu em 1999, no Festival da Música Popular Brasileira, mas a estreia no Altas Horas só ocorreria em outubro do ano seguinte, 2000. Ali, ele também apresentou, por 11 anos, o programa Ação, nas manhãs de sábado. u Autor do livro Meu Pequeno Corintiano e roteirista, juntamente com Marcelo Rubens Paiva, do filme Fiel, Groisman também fez teatro. Em maio de 2006, estreou sob direção de Gerald Thomas Sievers, no espetáculo Brasas no Congelador, com outros colegas atores da Cia. Ópera Seca. Serginho Groisman recebe nesta quinta-feira (29/8) o Prêmio Personalidade da Comunicação Serviço Evento: Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação – 2024 Homenageado: Serginho Groisman Data, hora e local: 29 de agosto de 2024, Unibes Cultural, 19 horas Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo, SP Outras informações: Clara Francisco ([email protected]) Serginho Groisman

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==