Jornalistas&Cia 1478

Edição 1.478 - 11 a 17 de setembro de 2024 n A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), formada por 11 organizações da sociedade civil em defesa da liberdade de imprensa, monitorou, entre 15 e 28 de agosto, ataques e discursos depreciativos contra jornalistas e veículos de mídia nas plataformas X (antes de sair do ar) e Instagram em nove capitais do Brasil. Foram registrados mais de 30 mil ataques à imprensa no período analisado. u Ao todo, foram monitoradas 113 contas no X e 137 no Instagram. Os ataques indicaram um padrão de hostilidade contra o Grupo Globo. A hashtag #globolixo apareceu em quase 4 mil posts. Outras como #foraglobolixo e #globosta também foram registradas no monitoramento. u O veículo jornalístico mais atacado foi a GloboNews, com quase 1.500 posts ofensivos registrados. Na sequência aparecem o jornal O Globo, que recebeu 418 ataques (somando os perfis de O Globo Política e de Jornal O Globo) e a CNN Brasil, atacada em 177 posts. Completam o ranking a revista Veja (176 ataques) e o jornal Folha de S.Paulo (115 ataques). u Entre os jornalistas, os mais atacados são todos do Grupo Globo. O nome mais presente nos posts ofensivos foi o da apresentadora Andreia Sadi, com 101 ataques sofridos. Na sequência, estão a âncora Daniela Lima, com 93 ataques, e André Trigueiro, com 79. O comentarista de política internacional Guga Chacra fecha a lista, com 61 ataques sofridos. u Confira mais detalhes do monitoramento aqui. n Começou nesta quinta-feira (12/9) a nona edição do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, eleição promovida por este Jornalistas&Cia. Neste primeiro turno, os eleitores podem indicar até cinco profissionais e veículos em cada categoria. u Os jornalistas com maior número de indicações nesta primeira fase irão para o segundo turno disputar um lugar entre os TOP 50 +Admirados do País. Já entre os veículos, os eleitores indicam os seus favoritos nas categorias Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/Podcast), Canal de Vídeo (Youtube/ Instagram), Jornal (Impresso e/ou Digital), Programa de TV, Revista (Impresso e/ou Digital) e Site/Portal. u Para votar, basta acessar o link da votação, preencher um breve cadastro e fazer até cinco livres indicações por categoria. O primeiro turno termina em 26/9 e os finalistas serão conhecidos em 1º de outubro. A cerimônia de premiação está marcada para 25 de novembro, no hotel Renaissance, em São Paulo. u O prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2024 tem oferecimento de BTG Pactual e Federação Brasileira de Bancos (Febraban); patrocínio de Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Deloitte, Gerdau, Grupo Nexcom e Vivo; apoio de LATAM, Portal dos Jornalistas e Press Manager; e apoio institucional do IBRI. Mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@ jornalistasecia.com.br). u Vote agora no primeiro turno! +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças: primeiro turno começa nesta quinta-feira (12/9) Monitoramento registra 30 mil ataques à imprensa nas primeiras semanas das Eleições 2024

É o único que possui um Banco de Cases estruturado, garantindo longevidade e vitrine a todos os cases inscritos – banco já conta com mais de 1.300 cases Conta com uma das mais belas festas de premiação para 40 0 pessoas, realizada anualmente no Hotel Renaissance, em São Paulo É o único onde as agências-butique são reconhecidas com a mesma premiação das grandes agências, sem concorrerem entre si É o único que possui 11 categorias exclusivas para as grandes agências, 11 exclusivas para a agênciasbutique e outras 11 exclusivas para as organizações empresariais e públicas É o único onde os cases participantes são analisados por quatro jurados de diferentes áreas da comunicação É o único onde a nota mais baixa, entre as quatro, é descartada, aumentando a competividade do case É o único que conta com metodologia transparente de julgamento, com dez quesitos e média mínima (sete) para classificação nas shortlists É o único onde os competidores podem antecipar pagamentos (beneficiandose dos descontos) e cadastrar o case depois; ou vice-versa, antecipar a inscrição e pagar depois É o único organizado por quatro empresas com tradição e larga história na comunicação corporativa do País: Boxnet, Business News, Jornalistas Editora e Mega Brasil, que compõem o GECOM É o único que conta com um ecossistema de divulgação integrado por veículos como Jornal da Comunicação Corporativa, Direto da Redação, Jornalistas&Cia, Portal dos Jornalistas, mais as redes sociais das quatro empresas É o único que tem à disposição o mais detalhado banco de dados do segmento, abrangendo os executivos de comunicação, as agências de comunicação, as equipes das agências e das organizações, num total de 25 mil nomes de todo o País Todos os cases inscritos e as organizações participantes, além de disputarem as categorias escolhidas, concorrem automaticamente aos prêmios especiais: Case do Ano, Organização do Ano, Cases Regionais do Ano (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) Conta com uma Comissão de Julgamento renovada a cada ano com expoentes das agências (grandes e butiques), das organizações empresariais e públicas, dos fornecedores de serviços, do jornalismo e da academia Conta com um Regulamento rigoroso no que diz respeito às diretrizes sobre o julgamento, ao funcionamento da premiação e aos eventuais conflitos de interesse Conta com valores de inscrição entre os mais competitivos do mercado, com bonificações por volume e pagamentos antecipados 15 razões para participar do Prêmio Jatobá PR Inscreva seu case num dos mais respeitados prêmios de PR da América Latina e amplie as oportunidades profissionais e de negócios. A força do talento, a serviço da inovação e da excelência em Comunicação Corporativa

Edição 1.478 página 3 Últimas n Pedro Borges, diretor de redação do Alma Preta, registrou um Boletim de Ocorrência em 6/9 após ser alvo de ataques racistas nas redes sociais. As ofensas começaram após sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, onde participou da entrevista do influenciador e candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal. As informações são do Alma Preta. u Borges foi insultado com comentários racistas sobre seu cabelo black, como “ninho de cobra” e “bombril”. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) como injúria racial. A assessoria de Pablo Marçal lamentou os ataques, e o candidato também entrou em contato com Borges para expressar solidariedade. u O jornalista expressou indignação, afirmando que episódios como esse não deveriam ocorrer em espaços democráticos destinados a discussões políticas: “Existe um limite, e o limite é quando essas ofensas passam para outra esfera”. Amanda Audi n Também a repórter da Agência Pública Amanda Audi tem recebido ofensas em seu canal no YouTube, inclusive do deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR). Depois do programa, ela foi chamada de “semianalfabeta” pelo parlamentar, atitude que motiva mais ataques de seus seguidores. u A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) publicou uma nota de repúdio, ressaltando que é inadmissível desferir ataques contra profissionais exercendo suas funções, sobretudo quando envolvem ofensas racistas e misóginas. u A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Cojira-SP) e Conajira/Fenaj também manifestaram seu repúdio ao episódio. Pedro Borges sofre ataques racistas após participação no Roda Viva Pedro Borges Reprodução/Roda Viva Amanda Audi A Pública Vem aí a edição de aniversário de Jornalistas&Cia O empreendedorismo dos jornalistas negros e negras na imprensa brasileira Circulação: 25 de setembro Fechamentos comercial e editorial: 20 de setembro Organizações já confirmadas: 2PRÓ, Aberje, Accor, Anglo American, Ambev, B3, Baobá, Diageo, Dow, FSB, GBR, GPA, Grupo In Press, Itaú, Johnson&Johnson, Klabin, Pirelli, Roche, RPMA, Santander, Suzano, Textual, Vivo, XP Informações: Silvio Ribeiro ([email protected] e 19- 97120-6693 29anos

Edição 1.478 página 4 conitnuação - Últimas EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação Nesta sexta-feira (13/9), às 19h, será lançado o Relatório de Impacto da Articulação pela Mídia Negra, reunindo importantes líderes da comunicação no Brasil. Entre os principais marcos da atuação da organização está a solicitação do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Antirracista, criado pelo Governo Federal em 2024. O evento, em formato de live, contará com a presença de convidados como Samira de Castro, presidente da Fenaj, e de renomados nomes da comunicação, como Fábio Soares (Cojira-SP), Kátia Brasil (Amazônia Real), Marcelle Chagas (Rede JP), Ronaldo Matos (Desenrola, Não me Enrola) e Valdice Gomes (Cojira-AL). A Articulação pela Mídia Negra reúne 55 veículos, empresas de comunicação, entidades e coletivos dedicados à produção e difusão de notícias. Com o objetivo central de fomentar políticas públicas que promovam a igualdade racial na mídia brasileira, o grupo tem desempenhado papel crucial na ampliação da diversidade e representatividade nos meios de comunicação. Entre as pautas prioritárias da Articulação pela Mídia Negra estão: 1. A criação de um fundo de fomento para mídias negras, apoiando veículos de comunicação populares e comunitários, e a implementação de cotas raciais na produção audiovisual. 2. A alteração da Lei 4.117/1962 (Código Brasileiro de Telecomunicações) para garantir a inclusão da diversidade étnico-racial e de gênero na programação e no quadro de funcionários de empresas de rádio e TV. 3. A revisão da distribuição de verbas publicitárias do governo, assegurando maior inclusão de veículos gerenciados por negros, indígenas e quilombolas. Desde sua criação, o grupo tem mantido diálogo constante com o Governo Federal, formalizando 59 demandas que visam promover a representatividade e a equidade na mídia. Em junho de 2023, uma reunião histórica na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, marcou o avanço dessas articulações, consolidando o protagonismo das lideranças negras da comunicação em iniciativas voltadas à diversidade. O relatório, que será divulgado no evento, já é visto como um marco na luta pela democratização da mídia. A expectativa é que o documento sirva de referência para o desenvolvimento de políticas públicas que fortaleçam a democracia e criem um ecossistema informativo mais inclusivo e diverso no Brasil. Interessados em acompanhar a live podem solicitar o link por e-mail para Fábio Soares ([email protected]). Não perca a chance de participar dessa discussão essencial sobre os avanços e desafios da comunicação negra no Brasil! Articulação pela Mídia Negra lança relatório de impacto n Encerra-se em 19 de setembro a votação do segundo turno do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (Foto e Vídeo) e os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras). u Classificaram-se para a finalíssima 121 jornalistas, sendo 81 da região Sudeste, 16 do Centro-Oeste, 12 do Nordeste e 6 representantes tanto da região Norte como da região Sul do País. Na categoria Veículo Geral, foram 48 indicações e 14 finalistas. E entre os Veículos Liderados por Jornalistas Negros e Negras, 81 indicações e 27 veículos classificados para esta segunda etapa. u Para votar, é preciso acessar este link e escolher até 5 opções dentre os finalistas de cada uma das categorias. Na cerimônia de premiação, marcada para 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, serão revelados os profissionais TOP 10 e o campeão em cada uma das categorias, além dos campeões regionais. Também no evento serão realizadas homenagens especiais aos Decanos Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, que receberão o Troféu Luiz Gama, e à Personalidade do Ano, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o Troféu Glória Maria. u O prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira conta com Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocinio Bronze de DOW e LATAM, apoio institucional de GSS e apoio do Itaú Cultural. É uma realização conjunta da newsletter Jornalistas&Cia, dos sites 1 Papo Reto e Neo Mondo e da Rede JP – Jornalistas Pretos. u Outras informações com Vinicius Ribeiro ([email protected] e 11-99244-6655). +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira Votação que definirá os vencedores vai até 19/9

Edição 1.478 página 5 conitnuação - Últimas Nacionais n O Grupo Perfil Brasil anunciou mudanças em sua estrutura. Antes hospedado no UOL, como provedor, tem agora seus próprios sites, e inaugura em breve estúdios equipados com tecnologia avançada de produções audiovisuais para smart TVs, para ampliar o alcance de suas marcas. Para novembro, a previsão é do lançamento do canal de televisão Caras TV. u Grupo de mídia multiplataforma, além do Brasil, está presente em Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia. Trabalha com 17 marcas em diversos segmentos, entre elas Caras, Contigo, Ana Maria, Rolling Stone e Cine Buzz. Seu modelo une jornalismo, entretenimento, experiências digitais e audiovisuais de maneira integrada, com equipe de jornalistas na sede em São Paulo e correspondentes nos estados. Responde por mídia online e offline, branded content, licenciamento de conteúdo – com variedade de temas qualificados à disposição para seleção – e eventos, como a Ilha de Caras e o Rolling Stone Music & Run. u Perfil é dona da marca e já detém a produção da revista Caras impressa, e digital nas várias plataformas, incluindo as redes sociais e o contato com influenciadores. O canal Caras Brasil no YouTube, com 380 mil inscritos, veicula entrevistas e cobertura de eventos. As versões em TV da revista Caras na Argentina e em Portugal são consideradas projetos de sucesso, o que incentivou o grupo a lançar o canal também no Brasil. Na pauta, estão os destaques das celebridades – artistas, atletas, monarquias e os grupos que os cercam –, além dos bastidores dos programas de televisão. u Na foto, os diretores do Grupo Perfil Brasil: Ademir Correa (em pé, à esq.), de Conteúdo; Lana Bitu, Marketing Publicitário; Fernando Leomil, Comercial; Luciana Romano, Marketing Operacional; e Filipe Medeiros, Financeiro. Sentados, Wardi Awada (esq.), vice-presidente do Grupo no Brasil, Fabrício Pellegrino, editor-chefe de Caras, e Luis Maluf, CEO do Grupo no Brasil. n A Press Manager, parceira na distribuição deste J&Cia, está realizando a pesquisa Tendências e Desafios na Comunicação com Jornalistas de Redação em 2024 e pede a participação dos nossos leitores. u O objetivo é entender como preferem receber releases, quais são os maiores desafios na comunicação com assessores de imprensa, e como podem melhorar essa interação para fortalecer o mercado. u A pesquisa é rápida, leva apenas de 5 a 7 minutos, e as respostas serão anônimas. Ao final, você poderá optar por receber os resultados completos. Participe! Grupo Perfil prepara-se para lançar Caras TV Press Manager quer ouvir jornalistas de redação n Natália Ariede assinou contrato com a CNBC Brasil, emissora de TV que deve estrear em novembro. Ela apresentará um dos telejornais diários do novo canal de notícias, ainda sem horário definido, passando a integrar a equipe de âncoras já anunciados pela emissora, como Fábio Turci, Christiane Pelajo e Marcelo Torres. u Ariede trabalhou por 19 anos como repórter da Globo. Cobria folgas e férias dos âncoras dos telejornais locais SP1 e SP2 e do Jornal Hoje. Apresentava também as notícias climáticas no Bom Dia São Paulo. Deixou a emissora carioca no ano passado e passou a se dedicar ao podcast Você Não é Todo Mundo, ao lado de Karina Godoy. Natália Ariede Divulgação/CNBC Brasil Natália Ariede fecha com a CNBC Brasil

Edição 1.478 página 6 De Londres, Luciana Gurgel Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Nesta semana do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e durante todo o Setembro Amarelo, ganha ainda mais visibilidade o desafio de reverter a crise de saúde mental que leva pelo menos 700 mil pessoas a tirarem a própria vida por ano, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Os temas escolhidos pela OMS para assinar até 2026 as iniciativas visando reduzir as taxas de suicídio são “Mudando a Narrativa” e “Começando a Conversa”. É o reconhecimento do valor da representação, que envolve linguagem apropriada e formas de abordar questões relacionadas ao bem-estar emocional, reduzindo o estigma e favorecendo um debate informado. Este é um dos ângulos que destacamos na edição especial do MediaTalks sobre Saúde Mental, lançada na semana passada. Em um dos artigos, escrito pela jornalista brasileira Claudia Wallin, um especialista sueco une-se ao coro dos que discordam da tese de que que noticiar suicídio poderia fazer «acordar o urso”. Michael Westerlung, do Centro Nacional para Pesquisa e Prevenção de Suicídio do país, afirma que isso é um mito, que por muito tempo impediu um debate adequado. Outro mito destacado por ele é classificar o ato de tirar a própria vida como algo inevitável. Estudos mostram que pessoas que fizeram tentativas tiveram dúvidas até o último momento, o que também é apontado pela OMS. Diversas organizações não- -governamentais dedicadas ao bem-estar emocional e à prevenção do suicídio oferecem guias de linguagem, muitos inspirados no da própria OMS, e os grandes meios de comunicação têm manuais de redação orientando profissionais a utilizarem expressões e abordagens sensíveis. Mas essa não é apenas uma responsabilidade da imprensa, e os preconceitos não aparecem apenas quando o tema da matéria ou da conversa é doença mental. A linguagem adequada em conversas informais, em postagens em redes sociais e em interações profissionais pode fazer muita diferença para combater o estigma e não ofender, mesmo que involuntariamente, ou desestimular a busca por ajuda. Saúde mental e o capacitismo A falta de cuidado com as palavras em relação a pessoas com deficiência − que se estende a quem experimenta transtornos emocionais − tem um nome: Saúde mental, suicídio e o “capacitismo”: palavras certas podem mudar a narrativa e ajudar a começar a conversa capacitismo, uma forma de preconceito associada a uma suposta inferioridade dos que vivem essas situações. Há recomendações óbvias, como destaca o guia da Mind UK, maior ONG de saúde mental do Reino Unido, como evitar adjetivar alguém como doido, lunático ou maníaco, pois isso banaliza patologias. Outra situação apontada é chamar alguém que gosta de arrumação de “um pouco TOC”. Indo além das palavras, a Mind aponta abordagens que dão impressões equivocadas, como partir da premissa de que todos são capazes, se tentarem direitinho, de resistir aos efeitos do estresse, da depressão, da ansiedade. Essa ideia é um obstáculo para busca de ajuda, pois denota fraqueza que nem todos querem admitir diante de parentes ou chefes. Guias como o da OMS recomendam não usar a expressão “cometer suicídio”, o que sugere um “crime”. O recomendado é “morte por suicídio”, ou a “tirar a própria vida”. Não se deve especular sobre causas ou descrever métodos ou lugares onde o caso ocorreu. Outro lembrete é não explicar que a pessoa “escolheu” tirar a própria vida, por não ser uma escolha racional e sim um ato em um momento de desespero. Muitos desses conselhos não são novidade. Mas, nesta semana em que se observa com mais atenção o desafio de reverter um quadro dramático, não custa lembrar, já que o que parece óbvio para alguns pode não ser tanto assim para outros, como mostra um estudo da Mind UK. A pesquisa constatou que 66% dos entrevistados acham que o público deve ter cuidado com a forma como se refere a questões de saúde mental e suicídio. No entanto, uma em cada cinco disse acreditar que “sociopata” (22%), “totalmente TOC” (22%) e “um pouco maluco” (20%) são termos aceitáveis. Falta bastante ainda para mudar a narrativa, como propõe a OMS. Leia aqui a edição especial MediaTalks Como representação adequada e canais de diálogo podem mudar os rumos da crise do bem-estar emocional. Unspash

Edição 1.478 página 7 Primeiro trilionário − Um novo estudo sobre riqueza global revelou que Elon Musk caminha para se tornar o primeiro trilionário do mundo até 2027 – uma notícia boa para o empresário em meio a controvérsias como o bloqueio de seu X, antigo Twitter, no Brasil e êxodo de anunciantes da plataforma. O relatório da empresa britânica Informa Connect Academy aponta que a riqueza de Elon Musk cresce em média de 110% ao ano. Se essa tendência continuar, ele poderá alcançar a marca de trilionário dentro dos próximos três anos, diz a consultoria. O empresário, de 53 anos, já é pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 251 bilhões, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg. Paraíso anárquico? − Preso pela polícia da França quando desembarcou de seu jato em Paris em agosto, Pavel Durov, fundador e CEO do Telegram, usou sua plataforma para se manifestar pela primeira vez sobre as acusações da justiça francesa, que classificou de “equivocadas”. Durov, que nasceu na Rússia, vive em Dubai e ganhou cidadania francesa em 2021, admitiu em uma longa postagem em 5/9 que o Telegram “não é perfeito”, mas contestou a acusação de que a rede social seja um “paraíso anárquico”, como afirmam as autoridades. O executivo de 39 anos, que dirige a plataforma com criptografia de ponta a ponta, foi preso após investigação da promotoria pública da capital da França sobre crimes que incluem transações financeiras ilícitas, abuso sexual infantil, fraude e recusa em comunicar informações às autoridades. Fotos p&b − O prêmio anual de fotos em preto e branco reFocus anunciou os vencedores deste ano, mostrando mais uma vez o poder da ausência de cor para capturar a essência de um momento. Fotógrafos profissionais e amadores de diversas partes do mundo foram reconhecidos por suas imagens que retratam a beleza e as emoções do cotidiano explorando as nuances do preto e branco e os efeitos de luz e sombra. A grande vencedora foi a italiana Roberta Vagliani, com uma foto impactante intitulada O Direito de Saber, que também ficou em primeiro lugar na categoria fotojornalismo. Flórida processada − Seis grandes editoras dos EUA entraram com um processo contra o Departamento de Educação da Flórida para tentar derrubar uma lei estadual, em vigor desde julho de 2023, que autoriza a remoção de livros de escolas e bibliotecas se forem considerados “obscenos”. Entre as mais de 1,6 mil obras proibidas em escolas do ensino fundamental, médio e superior estão livros contemporâneos e clássicos da literatura universal como Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway; As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain; O Diário de Anne Frank e até dicionários de inglês e o livro Guinness de recordes. O processo de 94 páginas foi protocolado em um tribunal federal de Orlando pelas editoras Penguin House, Hachette Book Group, HarperCollins Publishers, Macmillan Publishers, Simon & Schuster e Sourcebooks, tendo como coautores a associação de escritores Authors Guild, vários escritores, estudantes e pais de alunos. Prisão perpétua − O político americano Robert Telles, ex-administrador público do condado de Clark, foi condenado por um tribunal de Las Vegas (EUA) à prisão perpétua por ter assassinado o jornalista Jeff German. O crime aconteceu em setembro de 2022. German, um conhecido repórter investigativo do Las Vegas Review Journal, havia escrito várias vezes sobre práticas abusivas de Telles em relação aos funcionários do condado. O então administrador acabou não conseguindo se reeleger. Dois meses depois, esfaqueou o jornalista até a morte diante de sua casa, tendo sido preso quatro dias depois. conitnuação - MediaTalks Esta semana em MediaTalks Roberta Vagliani HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.478 página 8 Comunicação Corporativa n Hélio Muniz, executivo que liderou a comunicação de marcas como Via, Kroton, Avon, McDonald’s e GOL, é o novo sócio da PRhub, agência que abriu as portas recentemente e que já contava no board com os sócios Marcus de Barros Pinto, Nelson Silveira e Tania Magalhães. u Em comunicado divulgado no início desta semana, eles ressaltam que a chegada de Hélio “completa o quadro de sócios-fundadores da agência e consolida a vocação de oferecer serviços de inteligência em consultoria estratégica de Comunicação, reunindo um time de profissionais experientes, com formação e atuação como conselheiros e passagem por grandes empresas, operando em setores estratégicos, da indústria ao varejo, passando por tecnologia, mobilidade, energia e jornalismo”. u Ao mesmo tempo em que anunciou a chegada de Hélio, a PRhub oficializou seu ingresso na Aberje, entidade que os quatro apoiaram ao longo dos vários anos em que estiveram em ação dentro das organizações cuja comunicação lideraram. n Tiago Maranhão, ex-Globo e ex-Amazon, é o novo superintendente de Comunicação do Sport Club Corinthians Paulista, sendo responsável por relações públicas, redes sociais e parcerias. Substitui a Josiane Ribeiro, que deixou o cargo há alguns dias. u Com 25 anos de jornalismo, Maranhão trabalhou em ESPN, Bandeirantes, Editora Abril, Exame e Grupo Globo. Neste último, atuou como repórter, correspondente internacional no Japão e apresentador de programas na TV Globo e no SporTV. Trabalhou também na Amazon, auxiliando no lançamento da assistente virtual Alexa no Brasil. I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. Hélio Muniz passa a integrar sociedade da PRhub Hélio, Nelson, Tânia e Marcus Alana Medeiros Cláudia Tavares Thayze Schettino Fernanda Lovato Alencastro Ceará n Alana Medeiros, que esteve por 1 ano como assessora de imprensa na AD2M, começou em abril na TV Ceará, como produtora de reportagem. Rio de Janeiro n Cláudia Tavares, assessora de imprensa, deixou a Lupa Comunicação, onde esteve por 2 anos e 5 meses. Ela também já atuou como freelancer na CNN e foi ainda editora de texto na Rede Globo em mais de uma ocasião. n Thayze Schettino, ex-Canal A Comunicação, que foi assessora de imprensa por 1 ano na Broto Comunicação, até julho, começou no mesmo mês como relações públicas no Vizcaya Cosméticos Group. Rio Grande do Sul n Fernanda Lovato Alencastro está de cargo novo o Grupo RBS. Foi promovida em julho de coordenadora de comunicação e marcas a gerente de comunicação. São Paulo Tiago Maranhão é o novo superintendente de Comunicação do Corinthians Tiago Maranhão

Edição 1.478 página 9 conitnuação - Comunicação Corporativa n Marcio De Meo, head de Comunicação Brasil, foi promovido agora em setembro ao cargo de diretor de Comunicação Brasil na Uber, companhia em que está há quase 7 anos. Também esteve em Embraer, FSB Comunicação (em duas ocasiões) e S2 Comunicação (atual Weber Shandwick). E mais... n Alexandre Beni, diretor de comunicação, deixou a And.All em agosto, após quase 2 anos de casa. Antes, registrou passagens por Fato Relevante, Six Capital e B3, onde foi assessor de imprensa sênior, ali atuando por quase 15 anos e meio. n Ana Galterio, analista de comunicação, deixou a Siemens, companhia em que atuou por pouco mais de 6 anos e meio, até julho. Ela também esteve por 1 ano no iFood, onde foi estagiária e analista júnior. Promovido na Uber, Marcio De Meo passa a diretor de Comunicação Marcio De Meo Karuna Daswani Lopes deixou o Linkedin e foi para o Mercado Livre n Karuna Daswani Lopes, head de Comunicação para a América Latina e Ibéria, deixou o LinkedIn em agosto, após 3 anos e 4 meses de casa, iniciando nova jornada como gerente sênior de comunicação corporativa no Mercado Livre. Ela também foi, por mais de 7 anos, diretora de comunicação e marca do ClickBus. Karuna Daswani Lopes Alexandre Beni Ana Galterio n André Lorenzetti despediu-se em julho da LVBA, onde por 11 anos e meio foi diretor de estratégia, e está agora como diretor de relações institucionais na Francisca Julia Bem-Estar Mental, em São José dos Campos. n Caroline Somera, coordenadora de desenvolvimento organizacional latam, despediu-se em maio da Dafiti, companhia em que atuou por pouco mais de 3 anos, e seguiu para a C&A, em função semelhante. Antes, esteve por 4 anos e 4 meses na Natura. n Débora Paris Lemos começou em junho como coordenadora de contas na SmartPR, para clientes do segmento de luxo. Chega após jornada de 1 ano e 9 meses na GBR Comunicação, no atendimento a Neoway (B3), Grupo EXA, CAF, Yalo, Grupo OLX e Hapvida NotreDame Intermédica. n Denise Marcolino, ex-Tamer e exPros, que foi diretora de atendimento da kubix por 4 anos e 7 meses, deixou a agência em maio. Está por enquanto atuando como consultora freelancer. n Fernanda Cordeiro, ex-bcbizz Comunicação, Approach e Index, deixou a Agência bcbizz, onde ficou por pouco mais de 1 ano, até julho, e está agora na Deni Bloch Comunicação, como assessora sênior para o atendimento a clientes da área de gastronomia. n Geice Oliveira, que teve rápidas passagens por Oliver Press e MGA Press, começou em setembro como produtora de conteúdo na Alter – Conteúdo Relevante. n Janis Lyn Almeida Alencar Lagos, atendimento sênior na Atômica Lab, deixou a agência em agosto, após quase 6 anos de casa, e começou na sequência na Paris Filmes, na função de coordenadora de comunicação. André Lorenzetti Caroline Somera Débora Paris Lemos Denise Marcolino Fernanda Cordeiro Geise Oliveira Janis Lyn

Edição 1.478 página 10 conitnuação - Comunicação Corporativa n Juliana Spina, que foi por 4 anos e 3 meses da Alpargatas, em áreas como mídia e marketing, assumiu há algumas semanas o cargo de head de mídia e comunicação na BDF Nívia Brasil. n Laura Nagli Detomini está de cargo novo na Dow. Foi promovida de líder de comunicação para embalagens e plásticos especiais a diretora de public affairs para América Latina. n Lucas Targino, ex-MGA Press, Weber Shandwick, Ideal e FSB Comunicação, que estava na Motim há 1 ano e 4 meses, deixou a agência em julho. n Mariana Mendonça, que foi por 1 ano coordenadora de marketing Brasil na xpd global, mudou para o Grupo Boticário e ali passou a atuar, já há algumas semanas, como especialista em comunicação. n Marina Carlini, gerente executiva de sustentabilidade e gestão social, que está desde julho de 2023 na Rumo, do Grupo Cosan, foi promovida, assumindo em maio o cargo de diretora de sustentabilidade, gestão social, meio ambiente e fundiário. n Nathália de Angelis, coordenadora de comunicação para Merck Brasil e Dia na Imagem Corporativa, despediu-se em agosto da agência, após 5 anos e 7 meses, e foi para a Mars, dona de marcas como M&M, Snickers, Royal Canin, Dove, entre outras, na função de coordenadora de comunicação externa. n Paulo Junior, especialista sênior, deixou a LVBA, onde esteve por 1 ano e 7 meses, até agosto, e foi para a A4&Holofote Comunicação, na função de gerente de comunicação para o atendimento da Arauco (Projeto Sucuriú). Ele também já esteve em FSB Comunicação e na assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. n Renata Mendes Oliveira, que esteve por 4 anos e meio na EPR, por último na função de analista pleno, iniciou novo ciclo profissional em agosto como atendimento pleno da Weber Shandwick. Juliana Spina Laura Nagli Detomini Lucas Targino Mariana Mendonça Marina Carlini Nathália de Angelis Paulo Junior Renata Mendes Oliveira n Tatiana Abreu, consultora júnior, deixou em junho a InPress Porter Novelli, agência pela qual ficou à frente do atendimento a contas dos canais pagos do grupo Globo (Multishow, Viva, GNT e Gloob). Ex-estagiária da revista Veja, ela esteve por 9 meses na Approach. n Vânia Goersch Cezar, que esteve por quase 7 anos na Máquina CW, até março, começou em agosto na Ágora, na função de gerente de comunicação, para os clientes Diageo Brasil e Vestas do Brasil Energia Eólica. Licença-maternidade n Amanda Borsonello, gerente de comunicação e ESG no iFood, em São Paulo, na organização desde abril de 2019. n Yuza Carneiro Monteiro, analista sênior de comunicação na Enel em Fortaleza, na companhia desde março de 2018. Tatiana Abreu Vânia Goersch Cezar Amanda Borsonello Yuza Carneiro Monteiro

Edição 1.478 página 11 conitnuação - Comunicação Corporativa n Balanço divulgado pelo Cenp- -Meios na última semana dá conta de que os investimentos em mídia, via agências de propaganda, registraram crescimento de 16% no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. O estudo foi feito com base em informações de 325 agências, que movimentaram R$ 10,6 bilhões, frente aos R$ 9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado. u Esse desempenho eleva o otimismo do segmento, tendo em vista que, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, sobretudo pela realização de eventos como Rock in Rio, Black Friday e eleições. n A agência Cause anunciou na última semana a reestruturação de seu board, num movimento que envolveu os três sócios fundadores. Mônica Gregori aceitou convite para assumir a posição de chief operating officer (COO) do Pacto Global da ONU-Rede Brasil, que atua no engajamento das empresas em prol de um futuro mais sustentável. u Com isso, Leandro Machado, que nos últimos anos esteve atuando em agendas como a criação dos Movimentos Agora e RAPS, além de ter concluído mestrado em administração pública em Harvard, volta a se dedicar inteiramente à liderança da agência, como seu diretor executivo. u A mudança completou-se com Rodolfo Witzig Guttilla passando à posição de conselheiro, com a responsabilidade de monitorar os avanços da organização. E mais... n Há 40 anos, mais precisamente nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 1984, a atividade de assessoria de imprensa dava um salto vigoroso para sua consolidação no País. Nesses dois dias, jornalistas assessores de todo o País reuniram-se em Brasília para a realização do 1º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, plenário que aprovou de maneira unânime a feitura do Manual de Assessoria de Imprensa. u Coordenado pela delegação paulista, o Manual foi preparado e apresentado no ano seguinte, 1985, no 2º Encontro, em Recife, onde, com as devidas emendas, foi sufragado por todos os participantes. u Seu lançamento ocorreu em 1986, no Congresso Nacional, em Brasília, com as presenças dos então presidentes da Fenaj, Audalio Dantas, e do Conferp, Vera Giangrande, numa aliança que visou apaziguar o conflito profissional entre jornalistas e RPs pela reserva de mercado. u Hoje o Manual e os conflitos profissionais são peças de museu, mas aquele movimento foi Licença-paternidade n Rafael Aragão, gerente sênior latam de marketing e PR na DocuSign, em São Paulo, na companhia desde agosto de 2019. Pingos nos is – n Matheus Rheda, que encerrou em junho sua jornada na InPress Porter Novelli, o fez para iniciar um mestrado na França focado em gestão corporativa. Dança das contas n A Pitchcom Comunicação celebra a conquista da conta da Penalty, empresa brasileira que atua no segmento esportivo. Outras informações com as sócias-diretoras Daniela Penna (11-94145-6532 e [email protected]) e Isadora Leone (11-98445-3985 e isadora.leone@). n A Pub celebra a chegada das contas da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), entidade fundada em 1958 e sediada na capital paulista, atualmente com 75 associados do setor financeiro do País; e da Cuco, agência de marketing de experiências, fundada por Luan Teixeira e prestes a completar 10 anos de atuação. u O atendimento da Cuco será dirigido por Ana Claudia Camara, com apoio da gerente Marina Paschoal. Rafael Aragão Matheus Rheda Pelo mercado Publicidade avança Cause anuncia mudanças em seu board Mônica Gregori Leandro Machado Rodolfo Guttilla

Edição 1.478 página 12 conitnuação - Comunicação Corporativa essencial para turbinar a jornada de ascensão tanto dos profissionais quanto da própria atividade de comunicação corporativa. n A plataforma @Sindiconet convidou os seis candidatos a prefeito de São Paulo mais bem avaliados nas últimas pesquisas eleitorais (Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Marina Helena, Pablo Marçal, Ricardo Nunes e Tabata Amaral) para participar de uma entrevista sobre temas de interesse de quem mora ou trabalha num dos mais de 28 mil condomínios da cidade. u O projeto, cujo nome é O prefeito é o síndico da cidade, conta com a parceria de Roberto Viegas, colunista de Implantação de Condomínios do portal e idealizador da iniciativa, com edição de Catarina Anderáos. Ele vai tratar exclusivamente de questões de plano de governo, que afetam o segmento condominial e o mercado imobiliário, e de uma melhor relação da administração pública municipal com os síndicos. n O MEC recebeu em 5/9 as agências candidatas para sua concorrência de comunicação corporativa, com verba alocada de R$ 40 milhões. Segundo Márcio Ehrlich, na Janela Publicitária, a concorrência nº 0002/2024, do tipo Melhor Técnica, lançada em julho, teve candidatas com experiência no atendimento a contas federais: Apex, CDI, CDN, FSB, GBR, In.Pacto, InPress e Partners. n A CoWork, dirigida por Renata Soller e Márcio Martins Coimbra, celebra cinco anos com direito a rebranding, que envolve nova identidade visual, lançamento do site e reestruturação das ofertas. n Faltam menos de três semanas para o final das inscrições à edição 2024 do Prêmio Jatobá PR, que chega à oitava edição perto de novo recorde de participação. J&Cia, que integra, por meio de seu diretor Eduardo Ribeiro, o Conselho Deliberativo do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), que organiza o Jatobá, entrevistou um dos coordenadores da premiação, Helio Garcia, sobre as novidades que estão sendo apresentadas ao mercado, entre elas as novas categorias, a alteração no escopo da categoria PR Internacional e os estudos para passar a conceder, a partir deste ano, certificados individuais de finalistas aos integrantes das equipes de cada case classificado. Jornalistas&Cia − Que diferenciais você destaca nesta oitava edição do Prêmio Jatobá PR? Helio Garcia – Podemos destacar a inclusão de duas novas categorias: Inteligência Artificial exclusiva para as organizações privadas e públicas; e Media Trainning, que passa a compor a grade tanto das grandes agências quanto das agências-butique. Outra novidade é o novo escopo da categoria PR Internacional. Até o ano passado, valiam cases realizados apenas na América Latina e agora valem cases feitos por organizações brasileiras e latino- -americanas em todo o mundo. J&Cia – Em relação à premiação, propriamente, e às equipes, a organização pretende apresentar algo novo? Helio – Já há alguns anos o Conselho Deliberativo do Jatobá vem pensando em como valorizar também os profissionais das múltiplas equipes que estão por trás dos cases. E este ano vamos não só dar o devido valor às marcas, mas também a esses profissionais, que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso dos projetos. Estamos desenvolvendo um sistema de emissão de certificados individuais para toda a equipe de todos os cases finalistas. Desse modo, todos os profissionais participantes dos cases anunciados nas shortlists poderão não só ter acesso aos certificados como também os incluir nos respectivos currículos. J&Cia – E de que forma isso será feito? Helio – Como já é tradição no Jatobá PR, todos os cases inscritos, desde que autorizados, são incluídos no nosso Banco de Cases, e ali vamos passar a ter um campo para o detalhamento das equipes produtoras dos cases classificados para a final. Por ali, os Prêmio Jatobá PR Inscrições encerram-se em 30/9 próprios profissionais terão acesso aos respectivos certificados. J&Cia – As inscrições encerram-se no próximo dia 30 de setembro. Alguma chance de prorrogação? Helio – Não, nenhuma. Esse é um compromisso que temos com o mercado desde a primeira edição do Jatobá PR. Mas há uma coisa boa, que também foi definida por nós desde o início: no dia 30 encerram-se as inscrições, mas sempre deixamos alguns dias a mais para o upload dos cases na plataforma. E, neste ano, os cases poderão ser incluídos até 4 de outubro, desde que a inscrição tenha sido feita e paga até 30 de setembro. J&Cia – Vem um novo recorde por aí? Helio – Difícil dizer, sobretudo porque na última semana o volume de inscrições sobe assustadoramente, mas posso assegurar que já ultrapassamos proporcionalmente o total de inscrições do ano passado nesse mesmo período. A premiação já conta com cerca de 170 cases inscritos. J&Cia – E sobre a Comissão de Julgamento, ela já está definida? Helio – Sim, já está formada, com pouco mais de 60 jurados da mais alta qualificação confirmados. Dependendo do total de inscrições, talvez tenhamos de reforçá-la, pois nosso compromisso é não sobrecarregar os jurados, pois todos atuam de forma voluntária. Temos com eles o compromisso de não ultrapassar 20 cases para avaliação. J&Cia – Pode detalhar o calendário dessa reta final? Helio – As inscrições, como falamos, encerram-se no dia 30 de setembro. Aí teremos: julgamento, de 8 a 26 de outubro; apuração, de 29 e 30 de outubro; shortlists, em 31 de outubro; e evento de premiação, em 2 de Helio Garcia

Edição 1.478 página 13 conitnuação - Comunicação Corporativa n Responde pelo nome de RepCom o evento que a FSB Holding realizará em 31 de outubro e que vem sendo apresentado pela agência como o “maior evento de reputação e comunicação da América Latina”. Os detalhes ainda não são conhecidos, mas o encontro reunirá, segundo a organização, “pensadores, formadores de opinião, CEOs, consultores e executivos de comunicação das principais empresas da América Latina”. u Um dos nomes já confirmados e anunciados no Linkedin por Marcos Trindade, CEO da FSB Holding, é o de Charles Duhigg, vencedor do Prêmio Pulitzer, colaborador do The New York Times e autor dos livros Supercomunicadores e O Poder do Hábito. u Em sua página na mesma rede, Rebecca Belmonte, CEO e sócia na Loures, que integra a FSB Holding, antecipou alguns dos temas que estarão em debate no encontro: • A importância estratégica da comunicação na construção da reputação; • O valor da reputação para os negócios; • O poder da influência; • A arte de se comunicar com diversos públicos; • O papel da inteligência artificial na gestão da reputação. Marcos Trindade Rebecca Belmonte Vem aí o RepCom, evento de reputação e comunicação organizado pela FSB Holding dezembro, que será um jantar por adesão no Renaissance Hotel, em São Paulo. J&Cia – O prêmio é auditado de forma independente? Helio – A auditoria do prêmio desde a primeira edição é a Exclusive Partners, que acompanha todo o processo, incluindo a cerimônia de premiação. J&Cia – No ano passado, pelo que se sabe, o Renaissance ficou até pequeno tanta foi a procura dos profissionais pela cerimônia. E como será este ano? Helio – Nós estamos trabalhando o leiaute do salão principal do Renaissance para que possa comportar a totalidade de interessados em participar da cerimônia. Sempre se conseguem alguns lugares a mais, mas, claro, não dá para fazer milagres. Desse modo, a recomendação que fazemos é para que, tão logo sejam divulgadas as shortlists, as empresas finalistas se apressem em reservar os lugares, para não correr o risco de ficarem de fora. J&Cia – Haverá homenagem especial, como nos dois últimos anos? Helio – Sim, a homenageada este ano será a ABCPública, que tem pouco mais de oito anos e reúne profissionais de comunicação do serviço público de todo o País. Inclusive já tivemos a confirmação de que o presidente recém-eleito, Jorge Duarte (da Embrapa), estará presente para receber o Troféu Jatobá Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa. 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) O cenário global de streaming de música continua a se expandir, com novas tendências moldando o comportamento dos consumidores. Dados recentes da Kantar, empresa especializada em dados e análises de marketing, revelam um crescimento significativo no uso de serviços de streaming, impulsionado não só pela música, mas também por outros formatos, como podcasts e audiolivros. Entre abril e junho de 2024, o YouTube Music destacou-se como o serviço mais adotado no setor, mas há ainda um vasto potencial inexplorado, especialmente entre grupos demográficos mais velhos e pessoas que ainda não utilizam plataformas de streaming. Uma das principais conclusões do estudo da Kantar é que 85% dos não-usuários de streaming manifestam interesse em consumir música, mas a resistência em pagar por assinaturas é a principal barreira. Cerca de 42% dessas pessoas apontam que o custo é um impedimento. No entanto, o fator preço-benefício continua sendo o principal motivo para novos assinantes, com exceção da Geração Z, que prioriza usar a mesma plataforma de seus amigos. O estudo também destaca a importância dos testes gratuitos para atrair novos usuários, embora recomendações de amigos e familiares tenham um peso considerável na decisão final. O relatório também aponta para uma intensificação da concorrência no setor, com serviços como Spotify e YouTube Music consolidanPlataformas de streaming impulsionam aumento do consumo de áudio

Edição 1.478 página 14 (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. setor de música gravada no país registrou um crescimento de 13,4%, alcançando R$ 2,864 bilhões em receitas, sendo que 87% desse valor veio do streaming, reforçando seu papel central na indústria musical brasileira. Esse crescimento coloca o Brasil em 9º lugar no ranking mundial de mercados de música gravada, o que destaca o País como um dos mais promissores no cenário global. No que diz respeito às assinaturas de serviços de streaming de áudio, o Brasil superou a marca de 22,5 milhões de assinantes pagos em 2023, com plataformas como Spotify, YouTube Music e Deezer liderando o mercado. O Spotify, em particular, continua dominando o setor, com quase 70% de participação. O crescimento contínuo do número de assinantes premium no País, que teve uma alta de 21,9%, reflete uma tendência global, onde o streaming de música está consolidado como principal forma de consumo. Assim como em outros mercados, o Brasil tem registrado um aumento na diversificação do conteúdo consumido via streaming, com uma demanda crescente por podcasts e audiolivros. Isso se alinha ao padrão global de diversificação no consumo de conteúdo de áudio, com formatos como podcasts cada vez mais populares, inclusive como uma estratégia das plataformas para atrair novos assinantes. Entretanto, o mercado brasileiro ainda enfrenta desafios relacionados à concentração de grandes players, como a compra da Som Livre pela Sony, que afeta a participação de artistas independentes no streaming. Esse cenário ressalta a importância de políticas públicas que preservem a diversidade musical e o ecossistema de artistas emergentes. Esse panorama de crescimento e desafios coloca o Brasil como um dos mercados mais dinâmicos para o streaming de música, com uma base de consumidores que ainda tem potencial de expansão, especialmente entre grupos mais velhos e não usuários de serviços pagos. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. Craig Armer Kantar do suas posições. O YouTube Music, por exemplo, foi o serviço mais adotado no segundo trimestre de 2024, refletindo uma tendência crescente desde 2023, quando o YouTube já se destacava como uma das principais plataformas de descoberta de músicas. O Spotify, por sua vez, manteve seu crescimento, registrando um aumento de 2% na penetração entre os usuários de streaming. A análise de Craig Armer, diretor global de insights estratégicos da Kantar, sugere que a diversificação do conteúdo de áudio, como podcasts e audiolivros, tem redesenhado o cenário de streaming. Ele ressalta a oportunidade de engajamento com consumidores mais velhos, que apesar de estarem menos envolvidos com serviços de streaming apresentam um grande potencial de crescimento. Um dos desafios é convencer esse público do valor de uma assinatura paga, especialmente em um ambiente onde muitos ainda estão relutantes em pagar pelo serviço. Além disso, o estudo indica que a próxima fase de crescimento no setor de streaming dependerá de uma segmentação mais precisa, tanto por faixa etária quanto por região. Na Grã-Bretanha, por exemplo, mais da metade da Geração Z já tem uma assinatura premium, enquanto nos Estados Unidos apenas um terço dos consumidores com mais de 55 anos aderiu a algum serviço de streaming. Esse dado demonstra que ainda há um grande espaço para expansão em todas as faixas etárias, mas as plataformas precisam entender as motivações específicas de cada segmento para convertê-los em assinantes. Entre os consumidores mais velhos, o Spotify tem se destacado como o serviço preferido, especialmente devido às recomendações de amigos e familiares. Embora esses ouvintes costumem preferir formatos tradicionais como o rádio, uma vez convencidos da utilidade dos serviços de streaming, tendem a se tornar assinantes fiéis, especialmente quando incentivados por testes gratuitos e recomendações positivas. Por fim, o relatório também destaca o papel da inovação no crescimento do setor. Novos formatos, como podcasts e conteúdos exclusivos, têm atraído novos assinantes. No segundo trimestre de 2024, 14% dos novos assinantes premium optaram por serviços devido à diversidade de podcasts, e 11% foram motivados por conteúdos exclusivos. A crescente popularidade dos podcasts é notável, com 29% dos usuários de streaming considerando-os uma parte importante de suas vidas, acima dos 26% no ano anterior. Com o aumento da adoção de serviços de streaming e a diversificação dos formatos de áudio, o cenário aponta para um futuro de crescimento contínuo, especialmente na medida em que as plataformas exploram formas de atrair novos públicos e oferecer uma experiência personalizada para diferentes perfis de usuários. Já o mercado de streaming de música no Brasil também segue em forte expansão, com dados que evidenciam um cenário similar ao observado globalmente, mas com particularidades locais. Em 2023, o

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