InfoMoney anuncia reforços e promoções em sua equipe Movimentações em cinco posições de liderança têm como objetivo ampliar a relevância do portal e das suas redes sociais. Pág. 4 Prêmio Einstein será entregue na próxima segunda-feira Carlos Tramontina e Fátima Turci comandarão cerimônia da premiação voltada aos profissionais de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Pág. 3 Depois de dez anos comandando o Master Chef Brasil, apresentadora irá se dedicar a novo projeto de educação no setor privado. Pág. 2 Edição 1.485 - 30 de outubro a 4 de novembro de 2024 Jornalistas voltam às atividades após greve na Editora Três Terceira paralisação em apenas dois meses foi encerrada após seis dias e pagamento de parte dos salários atrasados. Pág. 2 Divulgação/Globo / Pipoca Moderna Ana Paula Padrão deixará a Band ao final de 2024
Edição 1.485 - pág. 2 Últimas n Jornalistas da Editora Três, responsável pela publicação das revistas Dinheiro Rural, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Motor Show, retornaram nesta quarta-feira (30/10) ao trabalho após quase uma semana em greve por atrasos nos salários. u O retorno às atividades ocorreu após a quitação da quinzena que deveria ter sido depositada em 5 de outubro, porém o pagamento referente ao dia 20 segue aberto. Em grave crise econômica, e passando por mais um processo de recuperação judicial, esta foi a terceira paralisação na editora nos últimos dois meses. u Nesta quinta-feira (31/10), a partir das 10h, uma nova reunião será realizada com as presenças de representantes da Editora Três, do Sindicato dos Jornalistas de SP e de profissionais da redação. Nela, será exigido um cronograma para o pagamento das dívidas que inclui, além do salário de 20 de outubro, a quitação do parcelamento de salários não pagos no primeiro semestre deste ano e do FGTS, atrasado desde 2023. u Em julho passado, numa negociação com os profissionais da casa, a editora combinou pagar os salários atrasados naquela ocasião em cinco prestações, mas quitou apenas duas parcelas. Dependendo do resultado desta nova reunião, poderá haver outra paralisação. u “Os profissionais da editora já não sabem se a empresa está caminhando para a falência ou não”, alertou Thiago Tanji, presidente do Sindicato. “Eles precisam ser tratados com mais seriedade e dignidade”. u Procurado para comentar o caso, Caco Alzugaray, presidente da editora, não havia dado retorno ao nosso contato até o fechamento desta edição. Editora Três retoma atividades após greve n Em comunicado divulgado na noite da última terça-feira (29/10), a Band anunciou o encerramento do contrato, em comum acordo, com a apresentadora Ana Paula Padrão. Ela comanda há dez anos o MasterChef Brasil, e sua despedida oficial será após o MasterChef Confeitaria, edição inédita que será exibida de 19 de novembro a 19 de dezembro. u “Vivi os melhores dez anos da minha vida no MasterChef e tive o privilégio de ver um produto de entretenimento mudar a forma como o brasileiro se relaciona com a comida e fazer parte desse processo”, destacou a profissional, que vai se dedicar a um projeto de educação no setor privado. u Antes da Band, Ana Paula passou por Record TV, SBT e TV Globo, onde atuou como âncora e editora-executiva do Jornal da Globo. Ana Paula Padrão e Band não renovarão contrato
Edição 1.485 - pág. 3 Nacionais n Na próxima segunda-feira, 4 de novembro, a partir das 18h30, o Hospital Israelita Albert Einstein homenageará profissionais e veículos de imprensa com o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e BemEstar. O evento será realizado no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, no bairro do Morumbi, em São Paulo, tendo como mestres de cerimônia os jornalistas Carlos Tramontina e Fátima Turci, dobradinha que participou das edições iniciais da premiação. u Apoiada por este J&Cia, a premiação distinguirá com certificados de +Admirados os profissionais e veículos eleitos em dois turnos de votação pelos próprios jornalistas e por profissionais de comunicação corporativa e áreas afins. São eles os profissionais TOP 25; os profissionais TOP 3 nas categorias Colunista e Jornalista Especializado em Ciência; e os Veículos TOP 3 nas categorias Agência de Notícias, Site/ Portal, Áudio, Veículo Especializado em Jornalismo Científico, Veículo Especializado em Saúde e Bem-Estar, Programa de TV e Jornais/Revistas. u A noite de celebração será completada com a revelação dos +admirados entre os +admirados: TOP 5 +Admirados, +Admirado Jornalista Especializado em Ciência, +Admirado Colunista, os cinco campeões regionais e os veículos campeões das sete categorias. Todos esses levarão para casa, além do certificado, o troféu Einstein de +Admirado de 2024. u A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada neste link. +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar Prêmio Einstein será entregue na próxima segunda-feira, 4 de novembro Carlos Tramontina e Fátima Turci serão os mestres de cerimônia EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos, em parceria com a Comunir Cursos, oferece três bolsas para o curso presencial em telejornalismo com instrução de Priscila Chagas, jornalista da Rede Globo, e gravação conduzida por Leonardo Cândido, repórter cinematográfico da Rede Record. As bolsas são destinadas a jornalistas e estudantes autodeclarados negros e pardos, indígenas e de outros grupos sub-representados. São duas bolsas de 50% e uma integral. O curso será realizado no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro. (Saiba +) Rede JP e Comunir Cursos oferecem bolsas de estudo em telejornalismo
Edição 1.485 - pág. 4 n O InfoMoney, ecossistema de informações sobre economia, investimentos e negócios, anunciou a chegada de profissionais em posições de liderança, para ampliar a relevância do portal e das suas redes sociais. u Carolina Freitas chega ao portal como coordenadora Editorial. Ela teve passagens por Valor Econômico, Veja, Agência Estado e SBT. Ainda na redação, a empresa promoveu Gabriel Garcia a coordenador de Hard News, depois de passagens por UOL, Editora Abril e Folha de S.Paulo. Ambos respondem à diretora de Redação Mariana Segala. u Já para a equipe Multiplataforma, liderada por Thales Calipo, contratou nesta semana Flávio Moreira, que era editor-chefe de Novos Projetos do UOL, com passagens por FIFA e Torcedores. com. No InfoMoney, Flávio será responsável pela frente de Parcerias e Estratégia. u Na mesma Multiplataforma, Bruna Baddini chegou para coordenar a equipe de Redes Sociais e Audiovisual do InfoMoney, função que exerceu anteriormente na CNN Brasil. u Por fim, Yael Peretz, responsável pela frente de Audiência do portal há seis anos, passou a liderar toda a equipe de Growth do InfoMoney, reportando-se diretamente ao CEO Matheus Lombardi. u O InfoMoney, que acumula uma audiência de 80 milhões de usuários únicos até outubro de 2024, vem apostando em novos conteúdos além da cobertura tradicional de Economia e Finanças. Recentemente, passou a cobrir temas como Lifestyle, Inovação, Energia, Negócios do Esportes e Imóveis, e nesta semana estreou sua cobertura sobre Saúde e Bem-Estar, aos cuidados do coordenador de projetos editoriais Rodrigo Petry. InfoMoney amplia equipe e anuncia promoções Carolina Freitas Gabriel Garcia Mariana Segala Thales Calipo Flávio Moreira Bruna Baddini Yael Peretz Rodrigo Petry Nacionais
Edição 1.485 - pág. 5 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, escreveu nesta semana um artigo para a campanha anual Journalism Matters, da News Media Association, em que aproveitou para indiretamente tentar aplacar a reação negativa a um possível plano para flexibilizar o uso de conteúdo jornalístico pelas empresas de IA. Os rumores surgiram após uma reportagem do The Observer (edição dominical do The Guardian) ter revelado que o governo poderia permitir que empresas de IA usassem conteúdo de forma automática, transferindo aos criadores a responsabilidade de bloquear o uso não autorizado. Os editores acham difícil – a começar por não se saber exatamente qual empresa estaria “raspando” os dados. A estratégia teria como objetivo tornar o país mais atrativo para as Big Techs, em comparação com os EUA e, principalmente, a União Europeia, onde as regulamentações são mais rigorosas Em setembro, a diretora do Google no Reino Unido alertou que o país corria o risco de ficar para trás na corrida global pela inteligência artificial caso o governo não construísse mais data centers e permitisse o uso de materiais protegidos por direitos autorais para treinar os modelos de linguagem. A notícia do Observer provocou reação imediata. E não deve ter sido apenas dos que falaram publicamente, como a BBC, mas também dos barões da imprensa que agem nos bastidores. Em meio a rumores de que flexibilizaria uso de conteúdo jornalístico pelas IAs, premiê britânico faz um afago à imprensa mas não responde a temores Dois grandes jornais britânicos, The Times e The Sun, pertencem a Rupert Murdoch, também dono do New York Post e da Dow Jones, que nos EUA entraram com processo contra a Perplexity IA por uso de seu conteúdo. No artigo, Starmer reafirma o compromisso com a liberdade de imprensa, lamenta a situação dos profissionais que cobrem guerras e assegura que seu governo não pressionará meios de comunicação críticos, até chegar ao ponto que mais aflige o setor: o impacto da IA sobre a indústria. “Reconhecemos o princípio básico de que os editores devem ter controle e buscar pagamento por seu trabalho, inclusive ao pensar sobre o papel da IA. Isso é essencial para um cenário de mídia vibrante, no qual informações confiáveis são mais vitais do que nunca”. O premiê afirma que o órgão de concorrência do país será capacitado a lidar com o “domínio excessivo” de um pequeno número de empresas de tecnologia e ajudará a “reequilibrar o relacionamento”. Mas não disse exatamente como isso será feito, nem descartou o modelo opt-out. Essa questão, diretamente ligada à luta contra a desinformação a que Starmer se referiu, foi destaque na Trust Conference, promovida pela Fundação Thomson Reuters em Londres na última semana, e que será tema de uma edição especial do MediaTalks. As empresas de IA defendem que a extração de conteúdo protegido para treinar seus modelos é justificada sob o conceito de “uso justo.” No entanto, muitos temem que essa prática agrave a crise financeira da mídia, já abalada pela migração da publicidade para plataformas digitais. O uso de conteúdo por IA pode afastar leitores dos sites originais e reduzir ainda mais as receitas. Durante a conferência, a respeitada jornalista de tecnologia americana Kara Swisher fez duras críticas às Big Techs, comparando-as a shoplifters (ladrões de loja). Mas responsabilizou os reguladores pela falta de ação para disciplinar o setor. Dono de jornais no Reino Unido, Murdoch está processando IA nos EUA Rádio da Polônia gera polêmica ao trocar apresentadores humanos por avatares criados com IA | Leia mais Isenção? Donos do LA Times e Washington Post barram apoio a Kamala e fazem a alegria de Trump | Leia mais Novo relatório da RSF mostra como #MeToo impulsionou cobertura de violência de gênero, mas jornalistas temem investigar casos | Leia mais Harvey Weinstein David Shankbone/Wikimedia
Edição 1.485 - pág. 6 Vaivém das redações n A menos de uma semana da estreia, prevista para o próximo domingo (4/11), a CNBC Brasil segue em ritmo intenso para preencher as últimas vagas de sua equipe. Depois de anunciar na última semana um time com 12 analisas e comentaristas especialistas em negócios, o canal comandado por Douglas Tavolaro estaria negociando com José Roberto Maciel, que deixa nesta quintafeira (31/10) a Presidência do Grupo Silvio Santos após 27 anos. A informação foi revelada em primeira mão por Daniel Castro, do Notícias da TV. u Com a eventual chegada do executivo, Tavolaro passaria a atuar como presidente dos conselhos de administração e editorial. Ex-vicepresidente de Jornalismo da Record e fundador da CNN Brasil, o jornalista é o principal acionista do novo canal. u No SBT, o diretor financeiro Marcelo Barp ocupará interinamente a função de presidente do Grupo. Distrito Federal n Carlos Augusto, que vinha atuando como estagiário na CBN e antes passou pelo Metrópoles, é o novo repórter de Cidades do Correio Braziliense. n Cedê Silva deixou o Brazilian Report após mais de dois anos de casa. Ele segue como correspondente em Brasília de O Fator, jornal mineiro onde está desde março. Antes, trabalhou em Estadão, Veja BH, CQC, O Antagonista e MyNews. n Yasmim Valois deixou a produção da TV Câmara, onde estava há um ano, e começou como repórter do Portal Leo Dias em Brasília. Antes, passou ainda por Metrópoles e Correio Braziliense. Goiás n Inglid Martins despediu-se do jornal Diário da Manhã, onde estava há quase um ano, e começou no portal Mais Goiás como repórter. Pará n Sarah Carvalho deixou a TV Liberal, onde era produtora, após cinco anos de casa, e transferiu-se para a TV Record Belém. Rio de Janeiro n Bruno de Blasi, que desde janeiro vinha atuando como repórter de tecnologia do Canaltech, foi promovido a editor de Apps & Internet da publicação. Ao longo da carreira, passou também por TechTudo e Tecnoblog, entre outros Às vésperas da estreia, CNBC negocia com ex-SBT para CEO e define time de analistas e comentaristas José Roberto Maciel Douglas Tavolaro Carlos Augusto Cedê Silva Yasmim Valois Inglid Martins Sarah Carvalho Bruno de Blasi
Edição 1.485 - pág. 7 Vaivém das redações São Paulo n Amanda Fuzita, que desde o início do ano vinha atuando como repórter de Carreiras do Estadão, começou há algumas semanas na CNN Brasil. n Ívina Garcia, que desde o começo do ano vinha atuando como trainee no Valor Econômico, foi contratada pela plataforma Um Só Planeta, também do Grupo Globo. Natural do Amazonas, passou anteriormente pelo jornal e tevê A Crítica, em Manaus. n Moacyr Vieira Martins Neto, o Piti Vieira (ex-Trip, Go Outside, Editora Três e GQ), assumiu a cobertura de lifestyle do Brazil Journal. Paralelamente, seguirá com seu trabalho como relações públicas, consultor de negócios e produtor de conteúdo. n Paloma Tocci deixou a Band, onde esteve por 12 anos. Despediu-se dos telespectadores no Show do Esporte no último domingo (27/10). Vai para a Record, para ser uma das apresentadoras durante os jogos dos campeonatos Brasileiro e Paulista. n Paulo Henrique Dragani, o PH, que em dezembro completa 28 anos como apresentador da 89 – A Rádio Rock, está atuando paralelamente desde setembro como narrador no Canal Olímpico do Brasil. n Mànya Millen volta ao jornal O Globo, que deixou em 2015 como editora do extinto caderno Prosa & Verso, especializado em literatura. Mànya é agora titular do blog Conte mais uma, que O Globo lançou na semana passada, sobre livros infantojuvenis, nacionais e estrangeiros. n Wellington Freitas chega à agência de notícias eixos, que passa por um período de expansão e amplia a equipe de colaboradores para levar informações sobre transição energética ao público geral. Ele atuará como videomaker. Mànya Millen Wellington Freitas Amanda Fuzita Ívina Garcia Piti Vieira Paloma Tocci PH Dragani Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. Era aniversário do Chico Gavião e os amigos foram festejá-lo no puteiro do Gaudério. Já estavam na quinta rodada quando, de repente, adentra pelo salão aquele vulto esguio, cabelos loiros ao vento, vestido branco longo e (quase) transparente. O Chico nem sonhava: era o seu presente-surpresa. Copo na mão, levantou-se e foi, sob olhares atônitos da plateia e dos amigos. Minutos depois, gritos vindos da toalete ecoam pelo salão: Eu te mato, filho da puta, te mato, bicha velha! Era Chico, correndo entre espetos de picanha e babando de ódio. Na mão esquerda, a peruca e, na outra, o vestido branco. A “loira”, histérica, ziguezagueava qual gazela. De sutiã e fio dental. Vermelhos. Presente de Troia Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu.
Edição 1.485 - pág. 8 Comunicação Corporativa n Executivos de sete organizações vão se apresentar no próximo dia 13 de novembro na edição 2024 do Seminário Mega Brasil Benchmarking, marcado para o período da manhã, das 9h às 13h, no Auditório Renato Castello Branco da ESPM, em São Paulo. Vão debater o tema A Comunicação, as Marcas e os Influenciadores, e o farão a partir do trabalho que estão realizando nas respectivas organizações em que atuam. u Serão dois painéis e uma palestra de fechamento do evento. u O primeiro reunirá Gisele Freitas, gerente de Marketing da CNseg − Confederação Nacional das Seguradoras; Cauã Taborda, head de Comunicações América Latina e Canadá do YouTube; e Diego Santélices, head de Comunicação e Mídia do Grupo Petrópolis. u O segundo contará com a participação de Michele Dovoezem, global social media manager na Hotmart; Marina Zveibil, gerente sênior de RP para a área de Dispositivos e Serviços da Amazon para as Américas; e Juliana Isidoro, especialista sênior de press relations na TIM. u Fechando o seminário, Giulia Inhaquite, head do Influency.me, vai falar sobre Marketing de Influência de Alta Performance u Informações e inscrições aqui. Brasília n Viviane Castro, ex-chefe da assessoria de comunicação da Secretaria-Geral da Presidência da República, onde atuou por 1 ano e 3 meses, até janeiro, começou em junho como coordenadora de comunicação na FSB Holding. Ela foi anteriormente assessora especial da Casa Civil (8 meses) e chefe da assessoria de comunicação da própria Presidência da República (2 anos e 10 meses). Também atuou por 3 anos na comunicação da Câmara dos Deputados. Minas Gerais n Flávia Ivo despediu-se no início do mês do I’Max, onde por 3 anos e 9 meses ocupou a função de gerente de conteúdo. Ali chegou após quase 7 anos como editora adjunta e gestora de redes sociais do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Também na grande imprensa, esteve por quase 4 anos no Grupo Bandeirantes, por último como chefe de Reportagem na capital mineira. Paraná n Mônica Nascimento, analista sênior, despediu-se em outubro da Klabin, companhia em que atuou por quase 4 anos, e iniciou nova jornada na Veracel, em atividade híbrida. Ela também já esteve nas Lojas Le biscuit e na Cencosud. Mega Brasil Benchmarking debaterá A Comunicação, as Marcas e os Influenciadores Gisele Freitas Cauã Taborda Diego Santélices Michele Dovoezem Marina Zveibil Juliana Isidoro Giulia Inhaquite Seminário será em 13 de novembro, no Auditório Renato Castello Branco da ESPM, em São Paulo Viviane Castro Flávia Ivo Mônica Nascimento
Edição 1.485 - pág. 9 Comunicação Corporativa n Cláudia Lira é a nova head de Marketing da agência de notícias eixos, voltada para energia, política e regulamentação do setor. Além do marketing, vai comandar as áreas de eventos e mídias sociais da eixos. Em seu currículo, registra pouco mais de 13 anos e meio de GloboNews e outros 10 de Rede Globo. n Mônica Albuquerque chega à Telemundo Studios como VP sênior de Conteúdo e Desenvolvimento para a América Latina. Até agosto, ela liderou por 3 anos a área de entretenimento da Warner Bros. Discovery, também para a América Latina. Antes, foram 21 anos na Rede Globo, vinda da InPress Porter Novelli. n Claudia Cardoso está de trabalho novo. Começou em outubro como gerente de comunicação da Sanofi, para a área de vacinas. Esteve anteriormente, por 13 anos e meio, na JeffreyGroup, os últimos 4 como diretora de grupo. E mais... n Adriano Etrusco Eugênio despediu-se da Elevadores Atlas Schindler, em que era especialista em serviços digitais e comunicação e estava há quase 8 anos, e iniciou nova jornada como diretor adjunto de comunicação estratégica na FSB Holding. Antes, ficou por 5 anos na Oi e por outros 13 no jornalismo do Grupo Bandeirantes. n Amanda Abilio, que integrou por 4 anos a equipe de atendimento e assessoria de imprensa da XCom, deixou a agência em outubro e começou no atendimento de assessoria de imprensa na Loures. Antes, registrou rápidas passagens por CM Comunicação e Oliver Press, além de ter atuado por 5 anos na NB Press. n Beatriz Rigorfi Nascimento, analista sênior, despediu-se em agosto da Pepsico, onde esteve por 2 anos e 3 meses, e começou em setembro na Claro, para atuar em Comunicação ESG / Sustentabilidade e Instituto Claro. Antes, passou por Sony Brasil, Instituto Brasileiro de Ensino – IBE e NZN. Rio de Janeiro Mônica Albuquerque começa na Telemundo Studios... Mônica Albuquerque ...e Cláudia Lira, na agência eixos Cláudia Lira São Paulo Claudia Cardoso é contratada pela Sanofi Claudia Cardoso Adriano Etrusco Eugênio Amanda Abilio Beatriz Rigorfi Nascimento I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.
Edição 1.485 - pág. 10 Comunicação Corporativa n Célia Simões, ex-Claro e exVivo, deixou em agosto a Tecban, onde atuou por 2 anos e 4 meses na função de gerente de marketing e produto. n Fernando Braconnot, ex-consultor de diversidade e inclusão no Carrefour, onde esteve por 2 anos e 9 meses, assumiu em agosto a Coordenação de Diversidade e Inclusão no UOL. Ele também já esteve na RD Saúde por 9 anos e 9 meses, como consultor de desenvolvimento e diversidade. n Giovanna Braga Castelano está de volta à InPress Porter Novelli, onde havia atuado por 4 anos como consultora pleno, entre 2017 e 2021. Chegou em setembro, novamente como consultora. Entre essas duas passagens, esteve em Zeno, Index e FSB Comunicação. n Henry Wender, ex-assessor de comunicação da Caixa e do presidente da Câmara dos Deputados, assumiu em agosto a assessoria de comunicação da Presidência da Nav Brasil Serviços de Navegação Aérea. No período em que esteve na Força Aérea Brasileira – FAB, atuou por 15 anos nas mais diversas funções de comunicação social e também passou por Ministério da Justiça e Cidadania e Secretaria-Geral da Presidência da República. n Jessyca Trovão, ex-CDN, que esteve por 3 anos e 3 meses, até junho, na InPress Porter Novelli, na função de consultora sênior, começou em julho na comunicação da Klabin, contratada como analista sênior de comunicação, reputação e relações institucionais. n Laís Bola, ex-Loures, que estava há quase um ano e meio na Giovanna Braga Castelano Henry Wender Jessyca Trovão Laís Bola Letícia Leite FSB Comunicação, transferiu-se em agosto para o Grupo Ultra, na função de analista sênior de comunicação interna. n Letícia Leite, especialista em marketing de influência, deixou a Ketchum em outubro, após 2 anos e 3 meses de casa, e foi atuar na mesma área na Pink Cheeks. Ela também já esteve em Loures, Atômica e Agência Lema, nesta última por 3 anos. n Lucas Cruz Pitão, que foi por mais de 4 anos e meio da Loures Comunicação, integrou-se recentemente ao time da CDN, na função de coordenador de comunicação. n Mariana Nassif, especialista sênior, deixou a MktMix, onde esteve por quase 1 ano e meio, até setembro, e integrou-se ao time de RP da Tree Comunicação, ali atuando por meio período. n Natalia Araujo Iponema, que passou por Agência Lema, Race Comunicação e Fato Relevante, começou em julho como atendimento sênior na MktMix. n Polyanna Clemente começou em junho na Ezze Seguros, na função de superintendente de transformação digital. Ali chega após pouco mais de 13 anos na Zurich Insurance Co., onde, por último, foi gerente de canais digitais. Antes, esteve por 4 anos e 9 meses na Bradesco Cartões. n Samara Carvalho despediu-se da JeffreyGroup após 3 anos e 8 meses e na sequência, em outubro, integrou-se ao time da Inside Out PR, na função de assessora de imprensa pleno. Lucas Cruz Pitão Mariana Nassif Natalia Araujo Iponema Polyanna Clemente Samara Carvalho Célia Simões Fernando Braconnot
Edição 1.485 - pág. 11 Comunicação Corporativa n A FSB Holding recebe 500 convidados para a primeira edição do RepCom, no Grand Hyatt, em São Paulo, no período das 8h às 17 horas. u Sobre a iniciativa, diz o CEO Marcos Trindade, que abrirá o evento: “O Repcom marca uma nova fase para a FSB Holding, consolidando sua posição de liderança e inovação no campo da comunicação e da gestão de reputação. Será uma oportunidade imperdível para tomadores de decisão e influenciadores do mundo corporativo se conectarem e trocarem conhecimentos valiosos”. u O evento está trazendo ao Brasil o jornalista americano Charles Duhigg, vencedor do Prêmio Pulitzer e autor de O Poder do Hábito (de 2012), que vendeu mais de 10 milhões de exemplares, e que acaba de lançar um novo título, Supercomunicadores. Sua apresentação fechará o período da manhã (11h30 às 12h30), versando sobre A Ciência por trás da Supercomunicação, com dicas de como usar as ferramentas certas para aprimorar a comunicação pessoal e profissional, com moderação de Marcelo Diego, da FSB Holding. u O painel de abertura debaterá Reputação: o valor (in)visível que move negócios, com os empresários André Esteves (BTG), Rubens Menin (CNN, Inter, MRV) e Rubens Ometto (Cosan), e moderação de Alexandre Loures, também da FSB Holding. u Na sequência, Lucas Rossi, VP Global de Reputação AB Inbev, liderará o Rep Talks, abrindo caminho para o segundo painel, sobre Autenticidade em Foco: Como a Creator Economy impacta nos ativos reputacionais, com as participações de Danielle Crahim (Tik Tok), Felipe Tebet (LiveMode e CazéTV) e Kondzilla (KondZilla), sob moderação de Pollyana Miranda, da Deck/FSB Holding. u Após o almoço, a retomada se dará com o painel A revolução da nova mídia: a conquista da relevância, com as participações de Carlos Sambrana (NeoFeed | AgFeed), Cris Bartis (Mamilos), Erick Bretas (Estadão) e Fernando Rodrigues (Poder 360), e moderação de Rebecca Belmonte, da Loures. u Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo, lidera o Rep Talks que antecederá o painel Provocando mudanças: a liderança que redefine reputações, com as participações de Eraldo Benazzi (LinkedIn), Marcela Rocha (JBS), Roberto Sallouti (BTG Pactual) e Tyrona Heath (LinkedIn EUA). A moderação será de Jaderson Alencar, da Jotacom. u Fechando o evento, o painel IA e o novo jogo da reputação: um desafio de sociedade, reunirá Silvio Meira (TDS Company), Maira Habimorad (Inteli), César Gon (CI&T) e Rodrigo Helcer (Stilingue), com moderação de Cauê Madeira, da FSB Holding. u O evento é fechado, apenas para convidados. n Tainá Goulart despediu-se em outubro da GBR Comunicação, onde foi analista de comunicação por 11 meses. Antes, passou por Buzzing e VIX Inc. e por redações de Grupo Perfil e iCasei. n Thainá Cordeiro, ex-Máquina CW, InPress Porter Novelli e Cogna, e que teve uma rápida passagem pela RPMA, começou em outubro como executiva sênior na JeffreyGroup, contratada para o atendimento ao Outback Steakhouse. Licença-maternidade n Olivia Arruda, gerente de contas na SmartPR, em São Paulo (atualmente vivendo em San Diego, Califórnia), na agência desde janeiro de 2017. Dança das contas n A Contatto é a nova agência do IBCC Oncologia, passando a coordenar as ações de PR e as estratégias de marketing de influência do hospital. O atendimento será liderado por Fernanda Fernandes e Luiz Conde, juntamente com Victória Bezerra, que gerenciará as ações de marketing de influência. A coordenação é de Vinícius Cavallero. Thainá Cordeiro Olivia Arruda Pelo mercado RepCom, da FSB Holding, será nesta quinta-feira (31/10), em São Paulo FSB Tainá Goulart
Edição 1.485 - pág. 12 Comunicação Corporativa n Neta mesma quinta (31/10), das 9h às 12h, a Aberje sedia o evento Sustentabilidade e Reputação na Era da Policrise: o que a opinião pública revela sobre a confiança nas empresas, que terá como eixo de discussão a pesquisa ESG 360° da Ipsos, abordando o entendimento da população sobre ESG e Sustentabilidade, a partir dos seguintes aspectos: Avaliação da agenda de desenvolvimento sustentável no Brasil; Avaliação do governo, cidadãos e empresas em contribuir para o desenvolvimento sustentável; Consumo sustentável e suas barreiras (práticas e disposição para atitudes sustentáveis); Performance dos setores para o desenvolvimento sustentável; e Nível de confiança nos setores. u O evento contará com as participações de Helio Gastaldi, diretor responsável pela área de Public Affairs e Reputação Corporativa na Ipsos; Priscilla Branco, gerente sênior de Public Affairs e Reputação Corporativa e integrante do Comitê ESG da Ipsos Brasil; Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta; Maria Teresa Orlandi, gerente Sênior de Comunicação na PepsiCo Brasil, com mediação de Nelson Silveira, sócio-fundador da PRHub e membro do Conselho Consultivo da Aberje. n Pesquisa inédita conduzida por Fernanda Burjato ouviu 110 gestores de agências em 5 estados brasileiros e traz à tona os maiores desafios do mercado de Relações Públicas no Brasil na gestão de clientes e equipes. Entre os dados mais relevantes, destacam-se: 83% dos gestores não se sentem preparados para a gestão de equipes; 89% afirmam que agências não possuem processos e métodos estruturados para a gestão de clientes e equipes; 72% revelam que não dominam a gestão financeira, de rentabilidade e técnicas de crescimento orgânico dos clientes. Lei matéria completa no Portal dos Jornalistas. Sustentabilidade e reputação também estarão sendo debatidas na Aberje Estudo revela desafios das agências na gestão de clientes e equipes Fernanda Burjato
Edição 1.485 - pág. 13 AUTO n O prêmio Carsughi L´Auto Preferita celebra sua 10ª edição em 2024 com novidades. Além da cerimônia da premiação, em 13/11, em um evento exclusivo para convidados no Tokio Marine Hall, em São Paulo, a premiação contará na abertura com a realização do painel Os caminhos da combustão à eletrificação, comandado por Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil. O nome do prêmio, vale lembrar, é uma homenagem a Claudio Carsughi, que atua há 75 anos na cobertura esportiva e no jornalismo automotivo. A organização é de Claudia Carsughi, filha do homenageado e diretora do Portal Carsughi. n Definida a programação de coletivas de imprensa da Fenatran 2024, de 4 a 8/11, no São Paulo Expo. Na segundafeira (4/11), apresentam-se, pela ordem, FPT (8h30), Volvo (9h05), DAF (9h40), VWCO (10h15), Iveco (10h50), MercedesBenz (11h25), Scania (12h), Ford (12h35), Cummins (16h), Anfir (17h), Librelato (18h) e Randoncorp (19h). Completam a programação, no dia seguinte, Bridgestone (15h) e BorgWarner (16h). Para participar do evento é necessário credenciamento prévio. Mais informações na SD&Press, com Caroline Corrêa ([email protected]. br e 11-98630-6272), Analuiza Tamura (analuiza.tamura@ e 98708-7787) ou Priscila Fabi (priscila.fabi@ e 981483980). E mais... n Os 50 jurados do Prêmio Top TV definiram os finalistas para a edição 2024 dos Prêmios Top Car, Top Truck e Top Moto. Os vencedores serão conhecidos na próxima segundafeira (4/11), durante a 24ª Fenatran. A cerimônia será a partir das 18h, no estande da Anfavea. Confira a relação completa dos finalistas. n O Grupo Printer é a agência responsável pela assessoria do Electric Days, evento promovido pela Motorsport Network (Motor1 e InsideEVs), dedicado à mobilidade elétrica e ao ESG, que será realizado nos dias 12 e 13/11, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Cuidam do atendimento Christine Nociti (11-91557-0018 e christiane. [email protected]), Amanda Caires (99804-8055 e amanda.caires@) e Eduardo Sanches (99305-3328 e eduardo.sanches@). n A Folha de S.Paulo divulgou os vencedores do prêmio Top of Mind 2024. Uma das novidades da edição foi a estreia da categoria Top Carro Elétrico, vencida pela BYD. Nas demais categorias dedicadas ao mercado automobilístico, nenhuma mudança em relação a 2023. Com 33 troféus em 34 anos de premiação (perdeu apenas em 2016 para a Fiat), a Volkswagen figura inclusive entre as cinco marcas que mais conquistaram o prêmio em sua história. A Pirelli ganhou pelo 22º ano consecutivo na categoria Top Pneu e pela 15ª vez foi eleita na categoria Top Masculino. Também dominantes em suas categorias, sendo as mais lembradas pelos públicos em todas as edições, a Honda faturou seu 12º troféu em Top Moto e a Mercedes-Benz, pela 16ª vez, em Top Caminhão. n A Bosch recebe até esta sexta-feira (1º/11) inscrições para processo seletivo para vaga de analista de comunicação. Apesar da sede da empresa ser em Campinas, o modelo de trabalho será com atuação em home office. Confira! L´Auto Preferita celebra dez anos com debate e cerimônia de premiação em São Paulo Fenatran 2024 divulga grade de coletivas
Edição 1.485 - pág. 14 AGRO Patrocínio n O Grupo Cultivar Publicações lançou a revista eletrônica Cultivar Semanal, publicação que vai ao ar aos sábados pela manhã, trazendo artigos técnicos e notícias sobre o agronegócio. O editor Schubert Peter destaca que a publicação foi pensada para leitura em celulares e fácil compartilhamento. u Também atuam na redação Rocheli Wachholz, Miriam Portugal e Nathianni Gomes. No setor comercial, estão o coordenador Charles Echer, além de Sedeli Feijó, José Geraldo Caetano e Franciele Ávila. Esta é a quarta revista do Grupo Cultivar, que publica ainda os títulos Cultivar Grandes Culturas, Cultivar Hortaliças e Frutas e Cultivar Máquinas. E mais... n O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lança nesta quinta-feira (31/10) o Programa Estadual de Incentivo ao Cultivo de Coffea Canephora, iniciativa que tem como objetivo fortalecer o setor cafeeiro e impulsionar a economia rural no Oeste paulista. A partir das 14h, no Instituto Biológico (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252), em São Paulo. Informações e credenciamento com Ana Luiza Silva Felippe (16-99107-3597). n O UOL lançou em 25/10 a newsletter UOL Agro, que vai ao ar às sextasfeiras pela manhã, focada em notícias sobre o Agronegócio. Trará notícias e análises exclusivas sobre safras, movimentações de preços, estratégias empresariais, medidas de governo, inovações tecnológicas e novidades que interessam a quem deseja acompanhar de perto este ecossistema. u O projeto é assinado por Mariana Grilli, contratada em agosto como colunista, com passagens pelas redações de Exame, Globo Rural e Jovem Pan, e pelas assessorias da Cargill e Bayer. u Clique aqui para receber o UOL Agro gratuitamente via e-mail. Mariana Grilli assina a newsletter UOL Agro Mariana Grilli Grupo Cultivar lança revista semanal Por Assis Ângelo Licenciosidade na cultura popular (LXXXIII) O texto de Assis Ângelo explora a tradição de poesia licenciosa no Brasil e no mundo, destacando figuras como Gregório de Matos e Caio Valério Catulo, famosos por suas obras irreverentes e críticas. Gregório de Matos, o “Boca do Inferno”, era conhecido por suas sátiras contundentes, e, apesar de sua rebeldia religiosa, teria encontrado Deus ao final da vida. Catulo, poeta latino anterior a Pietro Aretino, era igualmente ousado e suas obras, cheias de humor e provocação, desafiaram os valores da época. O texto ressalta a polêmica e a complexidade de poetas que, ao se afastarem da moralidade rígida, incitam discussão e fascínio. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. PRECIO SIDADES do Acervo ASSIS ÂNGELO Contatos pelos [email protected], http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-98549-0333
Edição 1.485 - pág. 15 São Paulo SUDESTE HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? n Morreu em São Paulo em 10/10 o repórter fotográfico Antonio Ribeiro, aos 61 anos, vítima de insuficiência respiratória aguda. A informação foi divulgada em 23/10 pela Folha de S.Paulo. Ele deixa a esposa Adriana e o filho Lucas. u Ribeiro trabalhou como fotógrafo na Manchete e depois na Veja. Nesta, fez registros da Amazônia e dos conflitos no Oriente Médio, que estamparam capas da revista. Em 1991, mudouse para a França, para trabalhar na agência Gamma. Enraizou-se em Paris, cobrindo a política europeia como um todo. Em 2004, voltou a Veja e tornouse correspondente na Europa, com um blog de Paris no site da revista. Também atuou como comentarista nas TVs francesas LCI e BFM. Retornou ao Brasil em 2015. Teve passagem curta por O Globo, onde trabalhou como editor de fotografia. Ultimamente, dedicava-se a palestras e documentários. E mais... n Está aberto o credenciamento para a Feira Criativa SP, de 6 a 9 de novembro, às 11h, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. Interessados devem contatar Ana Pentado (anapenteado@ amazonascomunicacao.com.br). n Morreu em 28/10 Wílson Palhares, aos 86 anos, vítima de câncer na bexiga, agravado por uma pneumonia. Com mais de sessenta anos de experiência, integrou a turma de 1965 do curso de jornalismo da Cásper Líbero, em São Paulo. Deixa a companheira de mais de cinquenta anos, a também jornalista Eunice, os filhos Flávio e Marcos e netos. u Foi militante contra a ditadura militar. Também teve atuação sindical, integrando o grupo Movimento de Fortalecimento do Sindicato (MFS), que em 1975 venceu a eleição para a presidência do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Como jornalista, foi editor em Exame, Veja e Playboy, e como repórter especial na sucursal paulista do Jornal do Brasil. Trabalhou também na Folha de S.Paulo. u Há trinta anos atuava como jornalista especializado na área de marketing e se aprofundou no estudo do mercado mundial de embalagens. Fundou em 1986 a editora Bloco de Comunicação, que publica a revista EmbalagemMarca. Lançada em junho de 1999, a revista consolidou-se como referência do setor de embalagens. Morre Wílson Palhares, aos 86 anos Wílson Palhares O adeus a Antonio Ribeiro Antonio Ribeiro
Edição 1.485 - pág. 16 Rio Grande do Sul (*) SUL (*) Com o portal Coletiva.Net Paraná n Julieta Amaral, primeira apresentadora negra de televisão no Rio Grande do Sul, morreu em 26/10 em Porto Alegre, aos 62 anos. Ela enfrentava um câncer no pâncreas, tratado no Hospital Mãe de Deus. Julieta trabalhou por 29 anos na RBS TV Rio Grande, onde foi repórter, coordenadora e âncora do Jornal do Almoço. Também teve passagens pelo Jornal Agora, Cassino do Sol e Correio do Povo. n Rivelino Almeida, da Rede Pampa, foi agredido em Porto Alegre enquanto filmava uma briga entre guardadores de veículos. Na ocasião, um dos envolvidos arremessou um banco, quase quebrando seu braço. Atualmente, Rivelino está com o braço imobilizado e não pode trabalhar. Organizações como ARI, SindJorRS e Fenaj expressaram solidariedade ao cinegrafista. n Morreu Alberto Ramos, no litoral do Paraná, onde morou nos seus últimos anos de vida. Deixa dois filhos, já adultos. Na carreira, trabalhou em Diário Popular, Folha de S.Paulo, revista Época e Correio Braziliense. Na comunicação corporativa, trabalhou em Máquina da Notícia e Analítica Comunicação. Julieta Amaral Reprodução/RBS Notícias Rivelino Almeida 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Nesta coluna, Álvaro Bufarah informa que as grandes empresas de tecnologia, como Meta, OpenAI, ElevenLabs, Microsoft e Amazon, estão investindo em IAs de voz que simulam interações humanas de forma realista, usando vozes de celebridades e outras personalizadas. Essas IAs são projetadas para responder de forma mais natural e convincente, aproximando-se de uma interação humana autêntica. No entanto, o avanço dessas tecnologias levanta questões éticas e legais sobre privacidade, além do risco de deepfakes auditivas e manipulação de informações. Também desafia a sociedade a lidar com o impacto psicológico e a necessidade de regulamentação no uso dessas IAs em diversos setores. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
Edição 1.485 - pág. 17 Brasília CENTRO-OESTE n Semana de despedidas e homenagens marcaram a partida de Vladimir Carvalho, um dos cineastas e documentaristas mais aclamados do País. Paraibano, mas radicado em Brasília desde 1970, faleceu em 23/10, aos 89 anos, de complicações resultantes de um infarto. A morte dele mobilizou a cidade, por suas realizações na arte cinematográfica, e por sua influência entre os tantos amigos e personalidades amealhados por seu carisma. Seu legado foi lembrado por muitos, e sua partida ganhou cobertura diversa da imprensa e relatos de admiradores, além de capa do Correio Brasiliense. Chamado de Camarada Velho de Guerra, teve o corpo sepultado no Campo da Esperança. u Não por acaso, o corpo de Vladimir foi velado no Cine Brasília, considerado sua segunda casa. Por lá, participou praticamente de todas as edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Produziu mais de uma dezena de documentários sobre temas da política e da história nacional, entre eles O país de São Saruê (1971), Conterrâneos velhos de guerra (1991) e Barra 68 (2000). Criou ainda o chamado Cinememória, localizado na W3, com o objetivo de preservar os materiais ligados ao cinema candango e nacional. Remanescente do Cinema Novo, guardou por lá, por exemplo, a moviola que pertenceu a Glauber Rocha, com quem também trabalhou. n A EBC anunciou em 24/10, durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais da 48ª Mostra Internacional de Cinema de SP, a nova linha de financiamento voltada à TV pública, com investimento recorde de R$ 110 milhões, por meio do edital Seleção TV Brasil. A nova estratégia, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), tem como foco a produção independente de conteúdo audiovisual brasileiro para o campo público. u O edital, que será o primeiro a ter um recorte de gênero e raça, é dividido em sete linhas temáticas: infantil; infantojuvenil; natureza e meio ambiente; futebol feminino; sociedade e cultura; produção e finalização de longasmetragens; e coprodução de novela. Mais informações aqui. E mais... n A Nacional Comunicação anuncia a chegada de Fabiano Mello, que passa a comandar a operação de Brasília. Com quase duas décadas de experiência em Gestão Estratégica Corporativa e desenvolvimento de negócios digitais, liderou projetos para clientes como Banco do Brasil, BTG Pactual, Fiat, Samsung, Nivea e Banco Central. n Os Diários Associados, grupo do qual faz parte o Correio Braziliense, estão entre os produtores de notícias mais relevantes e de maior audiência do País. Os dados, da plataforma Comscore, colocam o grupo na sétima colocação, à frente de marcas como Estadão, Folha, Exame e Abril. O adeus a Vladimir Carvalho, guardião da memória e da história do cinema nacional Vladimir Carvalho Ana Rayssa/CB/D.A Press EBC anuncia investimento recorde de R$ 110 milhões para TV pública Fabiano Mello
Edição 1.485 - pág. 18 Agenda-DF n Luis Nassif e o juiz federal Eduardo Appio lançam nesta quinta-feira (31/10), às 18h, no Teatro dos Bancários, dois livros sobre a Lava Jato, seus bastidores e impactos políticos e econômicos para o País. Escrito por Salvio Kotter, o livro de Appio, Tudo por dinheiro – a ganância da Lava Jato, narra o lado B da operação. Appio conta os desvios da Lava Jato, que ainda não foram absolutamente escrutinados pelos órgãos competentes, mesmo depois de dez anos do início da operação. Já Nassif faz uma análise macro das circunstâncias geopolíticas e internas que levaram a Lava Jato a adquirir o poder de abalar as instituições brasileiras. n A UnB comemora até 1º/11 os 20 anos do Laboratório de Publicidade e Propaganda (LabPP), na Faculdade de Comunicação. Nesse período, o LabPP produziu, com a colaboração de gerações de estudantes e professores, uma vasta gama de materiais, como campanhas publicitárias, maquetes, scape room, livros, fotonovelas e sites interativos, entre outras explorações criativas. A comemoração traz uma série de atividades, como palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições e visitas técnicas ao seu laboratório. Programação e inscrições aqui. n Foi lançado em 25/10 o novo livro da coleção Arquivo S – O Senado na história do Brasil. No livro, Ricardo Westin, jornalista da Agência Senado, compila reportagens da coluna Arquivo S, publicada mensalmente no Portal Senado Notícias, que conta episódios da história do Brasil a partir dos documentos antigos do Arquivo do Senado. Os textos misturam a leveza do jornalismo com o rigor da ciência histórica e entrevistas com historiadores especializados nos temas em pauta. n O programa Perfil Católico desta semana traz para discussão a violência contra a mulher, por meio do quadro Não Temas, Maria!. A escolha do tema partiu do cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, que busca acolher e auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade. Os entrevistados, Padre Thaisson Santarém, assessor Eclesiástico, e Fernanda Alcântara, coordenadora Arquidiocesana do programa, conversaram com a jornalista Gisele Oliveira sobre a importância desse trabalho na capital federal. Saulo Cruz/Agência Senado Padre Thaisson Santarém, Fernanda Alcântara e Gisele Oliveira Nassif e Appio Brasília
Edição 1.485 - pág. 19 Ceará (*) NORDESTE (*) Colaboração de Lauriberto Braga (lauribertobraga@ gmail.com e 85-99139-3235), com Rendah Mkt & Com ([email protected] e 85-3231-4239). n Jefferson Cândido Sampaio foi nomeado, em 5/10, para o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social do gabinete do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, em Fortaleza. A designação se deu através de comissão. n A festa natalina 2024 da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) está marcada para 10 de dezembro, às 19h, no Colégio Piamarta Montese, em Fortaleza. n A Rádio Tempo FM de Fortaleza está sob nova direção. Agora comandam a emissora os radialistas Tony de Sá e Jean Nunes. n A propósito da Tempo FM, a proprietária da rádio, jornalista Carmen Lúcia Azulay, passa férias em Londres. De lá manda diariamente as notícias para o quadro En Passant, que vai ao ar no início da noite no Brasil. n Ainda sobre a Tempo FM, a locutora Alice Maia confessou aos ouvintes que é motorista de aplicativo nas horas vagas. n A repórter Amanda Abdala deixa o Grupo Cidade de Comunicação (GCC) após seis anos de casa. Jeferson Sampaio Alice Maia Francisco Alexandre e Amanda Abdala n Rogério Maia comemora a disponibilização de sua dissertação de Mestrado no Repositório da Universidade Federal do Ceará (UFC). O título é Práticas autolesivas de risco: uma análise dos canais do YouTube de Everson Zoio. n O Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindRádioCE) comemora em 9/11 o Dia Nacional do Radialista, com café da manhã na sede da entidade, em Fortaleza. n Terminam nesta quinta-feira (31/10) as inscrições para a sexta edição do Prêmio MPCE de Jornalismo, com o tema MP do Ceará e Cidadania: fortalecendo a defesa dos direitos e a promoção da justiça, nas categorias Jornalismo Impresso/ Web, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. O resultado será divulgado em solenidade na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, em 28 de novembro. Mais informações e inscrições aqui. Rogério Maia
Edição 1.485 - pág. 20 Pará n A reportagem Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia, publicada pelo Amazônia Vox e vencedora da categoria Jornalismo Digital do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024 (ver página 21), inspirou a criação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. u A proposta, do deputado Carlos Bordallo (PT), estabelece prioridade no atendimento pré-natal a mulheres ribeirinhas no Sistema de Saúde do Estado. O projeto será avaliado pelas Comissões Permanentes da Alepa e, em seguida, deve ir para votação no Plenário. u Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Reportagem do Amazônia Vox inspira projeto de Lei no Pará n A partir desta quarta-feira (30/10), o programa Sunset Jazz, da rádio e tevê Nova Belém, ganha o reforço de Antônio de Oliveira como comentarista musical. Ele chega com o objetivo de trazer convidados especiais da cena artística paraense LGBTQIAPN+. A apresentação é de Nilde Gomes. n O livro Visagentas, da jornalista Iaci Gomes e da designer gráfica Renata Segtowick, entrou em pré-venda um mês antes de seu lançamento oficial, previsto para o final de novembro. A obra reúne dez contos inspirados em histórias clássicas de visagens, relatos fantásticos e assombrações paraenses, reescritas a partir do ponto de vista feminino. Para acompanhar os textos, o livro mergulha no imaginário popular e na criatividade através de ilustrações repletas de formas e cores, características dos trabalhos artísticos de Segtowick. Além do livro físico, o Visagentas também estará disponível em formato de audiolivro e e-book. Metade da tiragem impressa prevista no edital será doada a escolas públicas municipais, bibliotecas e pontos de leitura periféricos, como contrapartida pelo financiamento ao projeto. n A parceria de Kleberson Santos e Marcel Formigosa, o Metralha, do DOL, com Toni Gonçalves, da 99 FM, segue rendendo prêmios. Além dos primeiros lugares no Prêmio Sebrae de Jornalismo, em 2022 e 2023, neste ano eles ficaram em terceiro lugar na mesma premiação nas categorias Áudio e Texto. A parceria rendeu ainda o segundo lugar no Prêmio Ampla de Jornalismo, com a reportagem O Bionegócio do açaí que leva água potável a comunidade. n O projeto Panela Histórica – Memória Gastronômica da Cidade de Marabá terá lançamento nesta sexta-feira (1º/11), a partir das 18h30, no Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá. A plataforma contará com dois produtos homônimos: um filme dirigido por Junior Braga, e um livro escrito por Pascoal Gemaque, com fotos de Walda Marques. A obra é uma imersão nos sabores de Antônio e Nilde Iaci e Renata Kleberson, Marcel e Toni NORTE
www.portaldosjornalistas.com.brRkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==