Jornalistas&Cia 1486

Há quatro anos, lançamos o MediaTalks com o propósito de compartilhar ideias capazes de contribuir para um debate informado sobre o papel das diversas mídias — da imprensa tradicional às redes sociais — buscando ajudar na construção de um ecossistema de informação vibrante e transformador. Sob essa perspectiva, também temos explorado as percepções públicas e a representação de temas vitais para um mundo melhor, como a diversidade e as mudanças climáticas, a confiança nas marcas e corporações e o valor dos princípios ESG. Hoje celebramos esse marco com uma edição especial sobre os temas debatidos na Trust Conference 2024, um dos mais importantes fóruns globais sobre confiança, promovido em outubro pela The Thomson Reuters Foundation em Londres, onde está nossa base editorial. A inteligência artificial emergiu como um dos maiores desafios para a confiança e sustentabilidade do jornalismo e das instituições, dominando os debates. Confira nas próximas páginas uma edição compacta do Especial E veja em MediaTalks a revista completa, com 30 páginas, e o canal dedicado aos temas debatidos na Trust Conference ESPECIAL O DESAFIO DA CONFIANÇA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA Parceiro de conteúdo Foto: Divulgação Thomson Reuters Foundation LUCIANA GURGEL EDUARDO RIBEIRO Editora-chefe MediaTalks, Londres Publisher Jornalistas&Cia, São Paulo Adoção e uso responsável, transparência e governança global da IA foram alguns dos temas analisados por especialistas que estão na linha de frente da defesa da confiança no jornalismo e em instituições públicas e privadas. Além dos desafios da IA, a Trust Conference abordou questões cruciais como a sustentabilidade do jornalismo, o efeito da polarização e da desinformação sobre a democracia, as velhas e novas ameaças à liberdade de imprensa e o futuro do ESG. O debate sobre o ESG foi otimista, destacando seu papel relevante como guia para empresas e líderes comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Em tempos de crises globais e mudanças rápidas, o compromisso com a verdade e a transparência são fundamentais não apenas para a sustentabilidade da mídia, mas também para a construção de um futuro mais justo e informado, uma missão que continua nos inspirando no MediaTalks. Reportagem e edição: Luciana Gurgel e Aldo De Luca

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==