Jornalistas&Cia 1487

Edição 1.487 - pág. 34 n A Destaque Rural anunciou um reforço temporário em sua equipe com a chegada de Ariosto Mesquita Duarte. Com quase 40 anos de atuação, ele iniciou neste mês um período de 90 dias para a produção de conteúdo exclusivo para a plataforma, envolvendo duas reportagens mensais. A primeira, sobre como a indústria de etanol impulsiona a produção de sorgo no Brasil, já está disponível. E mais... n Aryane Garcia, jornalista e CEO da AGX Estratégia, lança em São Paulo na próxima segunda-feira (18/11), a partir das 17h, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2.041), o livro Da porteira para o mundo (DisrupTalks). Com prefácio de Augusto Cury, a obra reúne histórias de produtores rurais que, ao longo das últimas seis décadas, têm moldado o agronegócio brasileiro. n Pesquisa divulgada pela plataforma FeedSpot apontou os 50 melhores sites sobre agricultura no Brasil classificados por tráfego, seguidores nas redes sociais e frequência de atualização. O levantamento apontou em primeiro lugar o Agrolink, seguido pelas páginas da Embrapa e do Notícias Agrícolas. Confira a relação completa. n As reportagens Carne de sol – Tradição e inovação em montanha, de Bruno Pinheiro Faustino (Rádio Negócio Rural), Mel orgânico: o ouro do Piauí, de César Dassie (Globo Rural/ TV Globo) e Agricultores investem em energia sustentável e dão novo rumo para os negócios, com a ajuda de programa de financiamento, de José Arnaldo de Araújo Filho (TV Verdes Mares), receberam o troféu de terceiro lugar, respectivamente, nas categorias Áudio Nacional, Vídeo Nacional e Vídeo Regional do Prêmio ABDE de Jornalismo 2024. Na mesma premiação, Julio Huber, da Negócio Rural, venceu a categoria Texto Regional com a reportagem Indicações Geográficas: produtos tradicionais e únicos são reconhecidos e incrementam a renda de pequenos negócios, publicada no jornal O Noticiário. Ariosto Mesquita acerta colaboração com a Destaque Rural Ariosto Mesquita 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. A coluna aborda o relatório State of Sustainable News Businesses, da Outbrain, que analisa o setor jornalístico, destacando a importância de diversificar receitas e investir em tecnologia para enfrentar desafios como a queda no tráfego e mudanças nas demandas do público. As rádios jornalísticas, pressionadas pelo consumo digital e plataformas online, buscam adaptabilidade e conexão com as comunidades locais. A inteligência artificial é vista com cautela, oferecendo automação e personalização, mas também levantando questões sobre direitos autorais. O cenário exige inovação e modelos sustentáveis para garantir a relevância dos veículos de comunicação. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==