Jornalistas&Cia 1491

Edição 1.491 - 11 a 15 de dezembro de 2024 Vem aí nova edição do Atlas da Notícia O Projor começou a coleta de dados para a 7ª edição do Atlas da Notícia, projeto que mapeia o jornalismo local e identifica os desertos de notícias no Brasil. Pág. 2 Reportagem da Folha vence Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Mayara Paixão e Lalo de Almeida, da Folha de S.Paulo, venceram 6ª edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com a série de reportagens Darién, a selva da morte. Pág. 27 Omnicom adquire Interpublic Group e redefine a indústria global de publicidade e comunicação. No Brasil, board do Grupo In Press, que integra o Omnicom, passa por reformulação. Págs. 5, 9 e 10 Nasce o maior grupo de comunicação do mundo Por causa das festas de final de ano e das férias coletivas de J&Cia, circularão na próxima semana duas edições: uma no dia 16 e outra no dia 20, a última de 2024

Edição 1.491 - pág. 2 Últimas n A Polícia Civil de Santa Catarina está exigindo que o Intercept Brasil revele as fontes da reportagem sobre o caso Mari Ferrer, assinada pela repórter Schirlei Alves em 2020. O texto denunciou humilhações sofridas no tribunal pela influencer Mariana Ferrer, que declarou ter sido vítima de estupro em 2018. u As exigências da polícia fazem parte de um inquérito para apurar o suposto vazamento de informações do processo judicial do caso Mari Ferrer. O Intercept Brasil classificou a investigação como “escandalosa” e negou as exigências da polícia, afirmando que elas “violam nossos direitos constitucionais”. O veículo destacou que o sigilo de fonte é um direito garantido pela Constituição para profissionais da imprensa: “O Estado brasileiro e seus agentes não podem compelir jornalistas a entregar seus instrumentos de trabalho, sob pena, além da mais completa nulidade destas provas, de eventual responsabilidade por excessos que cometer, na forma da lei. (…) Esforços de relativização do sigilo de fonte são reminiscências de um inverno autoritário de tristíssima memória”. u Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou as exigências da polícia e reafirmou que o sigilo de fonte é um direito constitucional do jornalismo. Vale lembrar que Schirlei Alves, autora da reportagem, enfrenta diversos processos judiciais em decorrência de seu trabalho. A jornalista chegou a ser condenada a um ano de prisão em regime aberto e R$ 400 mil de multa por difamação após a publicação da reportagem. Em abril deste ano, relatoras da ONU ligadas aos diretos das mulheres enviaram uma carta ao Estado brasileiro na qual pedem a anulação de processos contra a repórter. n O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) iniciou o processo de coleta de dados para a 7ª edição do Atlas da Notícia, projeto que mapeia o jornalismo local e identifica os desertos de notícias no Brasil. O resultado do censo será divulgado em julho de 2025. Nesta edição, o foco será em novos meios de comunicação surgidos em municípios até então considerados desertos de notícias; na atualização da base de dados; e no acompanhamento do fechamento de veículos de comunicação impressos e digitais. u O censo é conduzido por um coordenador de pesquisa em cada região brasileira: Jéssica Botelho (Norte), Angela Werdemberg (Centrooeste), Mariama Correia (Nordeste), Dubes Sônego Júnior (Sudeste) e Marcelo Crispim da Fontoura (Sul). Os coordenadores vão comandar o trabalho de estudantes de comunicação e voluntários que se oferecem para colaborar com a coleta de dados. Interessados em contribuir com o Atlas da Notícia podem se inscrever neste formulário. Polícia de Santa Catarina exige que Intercept revele fontes de reportagem sobre caso Mari Ferrer Entidades repudiam exigências e reafirmam direito de sigilo da fonte Tingey Injury Law Firm/Unsplash Projor inicia coleta de dados para 7º Atlas da Notícia

Edição 1.491 - pág. 3 Últimas EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos (Rede JP), por meio da Red de Periodistas Afro-Latinos, firmou uma importante parceria com o América Futura, seção do jornal espanhol El País dedicada à sustentabilidade e ao impacto social. Como marco inicial, é possível colaborar com pautas, abordando temas como desinformação, mudanças climáticas e racismo na educação. A iniciativa reforça o compromisso da Rede JP em promover um jornalismo antirracista, inovador e alinhado às demandas sociais da América Latina, conectando narrativas locais a um público global. Essa colaboração destaca a importância de ampliar as vozes de jornalistas negros no cenário internacional, fortalecendo uma comunicação inclusiva e comprometida com a transformação social. Saiba mais. Rede JP inicia parceria com América Futura/El País e recebe pautas de jornalistas da América Latina n A segunda fase da pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, realizada pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas da ESPM, formado por professores do curso de Jornalismo da ESPM-SP, com apoio e divulgação deste J&Cia, indica que jornalistas brasileiros estão incorporando ferramentas de inteligência artificial em sua rotina de trabalho para tarefas mais automatizadas, como revisão de textos, pesquisa de dados e transcrição de áudios. Na avaliação dos profissionais, a IA tem se mostrado uma boa aliada na otimização do tempo e na melhoria da qualidade do conteúdo jornalístico produzido. Mas eles destacam a necessidade de supervisão humana permanente. u Estas são algumas conclusões da segunda fase do estudo (a primeira fase pode ser conferida aqui). Ele revela ainda que os jornalistas consideram baixo seu conhecimento sobre essa tecnologia e que há uma percepção de falta de treinamento oferecido pelas empresas de comunicação. Preocupações sobre a importância de respeitar direitos autorais e de manter a transparência sobre o uso de IA, além da falta de originalidade do material produzido, são recorrentes. Os profissionais destacam também a importância da definição de parâmetros para o uso responsável da IA no jornalismo, porém apontam a carência de manuais organizados pelos meios de comunicação em que atuam, com regramentos nesse sentido. u A próxima edição de J&Cia, que circulará excepcionalmente na segundafeira (16/12), trará um resumo dessa segunda fase da pesquisa. IA é aliada na otimização do trabalho, mas apenas com supervisão humana, aponta pesquisa

Edição 1.491 - pág. 4 Nacionais Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. n O jornal O Estado de S. Paulo informa que celebrará 150 anos em 4 de janeiro de 2025 reafirmando seu compromisso com o jornalismo de qualidade. Fundado em 1875 como A Província de São Paulo, segundo a empresa o diário sempre esteve à frente de causas modernizadoras, como a defesa da República e do abolicionismo. As comemorações contarão com uma programação especial ao longo de 2025. u Entre os destaques está a série Em Transformação, que trará conteúdos multimídia, entrevistas, vídeos, editoriais, eventos temáticos e cadernos impressos, explorando temas como economia, tecnologia, meio ambiente e democracia, convidando o público a refletir sobre os desafios do futuro. No início do ano também será lançado um hub interativo que reunirá coberturas históricas, editoriais emblemáticos e um mapa que conectará a trajetória do Estadão à história de São Paulo. n A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e outras 24 organizações da sociedade civil de sete países latinoamericanos apresentaram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) um relatório sobre tendências de censura indireta à liberdade de expressão na América Latina. O documento identifica três estratégias principais para o enfraquecimento da democracia: estigmatização da imprensa por líderes políticos, controle social por tecnologias de vigilância e judicialização abusiva de questões de interesse público. u O relatório aponta o uso de narrativas oficiais que atacam jornalistas, ferramentas como reconhecimento facial e cyberpatrulhamento para vigilância, e processos judiciais desproporcionais que visam silenciar críticos, podendo levar até ao exílio. u As organizações pedem à CIDH ações para monitorar os Estados, priorizar casos pendentes e reforçar compromissos com a liberdade de expressão, assim como a criação de um protocolo sobre comunicação digital estatal e a publicação de relatórios específicos sobre. O documento reforça a urgência de medidas concretas para prevenir violência online e offline contra jornalistas e proteger a democracia na região. u Leia o relatório completo (em espanhol) aqui. As catacumbas estremeceram quando correu a notícia de que um famoso escritor brasileiro estava prestes a chegar. E não era um hóspede qualquer, pois trazia um extenso currículo, que superava de longe a folha corrida de muitos dos mais ilustres residentes daquele sanatório geral. Personagens dos contos do recém-chegado, cafajestes, cafetões e prostitutas, faziam parte do comitê de recepção encabeçado por um tal de Dante, aquele de A Divina Comédia, e um certo Nelson Rodrigues, que bem ao seu estilo, logo quis tirar a limpo um velho mal-estar dos tempos em que ainda eram vivos: “É verdade que você se inspirou na minha vida para criar o Nelsinho, seu vampiro de Curitiba?”. Relatório denuncia estratégias de censura estatal na América Latina Estadão celebrará 150 anos em 2025 com eventos e projetos especiais Um vampiro no inferno

Edição 1.491 - pág. 5 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Em um movimento que altera o equilíbrio de forças na indústria global de publicidade e comunicação, o Omnicom anunciou em 9/12 a aquisição do Interpublic Group, em uma transação bilionária. A fusão, já aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas, resultará no maior conglomerado do setor no mundo. A receita combinada dos dois grupos ultrapassou US$ 25,6 bilhões em 2023, enquanto o atual líder de mercado, WPP, faturou US$ 17,3 bilhões no mesmo período. A fusão deverá impactar o segmento de relações públicas, já que ambas as holdings possuem agências renomadas, algumas operando no Brasil. O Omnicom é proprietário de FleishmanHillard, Ketchum, Porter Novelli e MMC, enquanto o Interpublic controla The Weber Shandwick Collective (incluindo a Weber Shandwick) e Golin. Segundo o Anuário de Comunicação Corporativa 2024, as agências do Omnicom lideram em faturamento entre as internacionais que atuam no mercado brasileiro, com as do Interpublic em terceiro lugar. No domingo (8/12), o The Wall Street Journal revelou que as negociações estavam avançadas. No dia seguinte, o acordo foi oficialmente anunciado, sendo descrito por analistas e publicações especializadas como a maior transformação do setor em décadas. Omnicom e Interpublic são integrantes do grupo conhecido como Big Six, que inclui ainda o britânico WPP, os franceses Publicis e Havas, e o japonês Dentsu. No campo de propaganda e marketing, o Interpublic controla agências como McCann, FutureBrand e MullenLowe, enquanto o Omnicom é responsável por marcas como BBDO e TBWA. A transação será realizada por troca de ações. Após a conclusão, os acionistas do Omnicom deterão 60,6% da nova empresa, enquanto os do Interpublic ficarão com 39,4%. A operação está sujeita à aprovação de autoridades regulatórias nos Estados Unidos, onde ambos os grupos estão sediados e empregam, juntos, mais de 100 mil pessoas. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025. Omnicom adquire Interpublic Group e redefine a indústria global de publicidade e comunicação Embora o comunicado oficial não mencione cortes, fusões de marcas ou mudanças na operação atual, a expectativa de sinergias anuais de US$ 750 milhões levanta especulações sobre possíveis transformações estruturais. Agências que oferecem serviços semelhantes ou que competem pelos mesmos clientes podem ser impactadas, como ocorre frequentemente em fusões desse porte. Por outro lado, integrações no setor de publicidade e comunicação enfrentam o risco de perda de clientes devido a conflitos entre marcas concorrentes. Assim, cada passo deve ser cuidadosamente estudado para não gerar perdas significativas que afetem as receitas. John Wren, atual presidente e CEO da Omnicom, continuará no cargo, enquanto o vice-presidente e CFO Phil Angelastro também permanecerá em sua posição. Philippe Krakowsky, CEO do Interpublic, e Daryl Simm ocuparão os cargos de copresidentes e COOs da Omnicom. Krakowsky também será copresidente do comitê de integração pós-fusão. A aquisição reforça a estratégia de consolidação das duas empresas em um mercado publicitário e de relações públicas moldado pela transformação tecnológica e pelo avanço da inteligência artificial. “Juntos, Omnicom e Interpublic estarão fortemente posicionados para crescer na nova era do marketing”, destacou o comunicado que confirmou a transação. Sinergias e desafios à frente “Má-fé”: Rupert Murdoch é derrotado em batalha pela sucessão e filho preferido não terá controle total da Fox News. Leia mais Família de repórter americano preso há 12 anos na Síria cobra ação dos EUA para libertá-lo após queda de Assaf. Leia mais TikTok perde recurso nos EUA e pode ser banido em janeiro se holding chinesa não vender a plataforma. Leia mais

Edição 1.491 - pág. 6 Vaivém das redações n O SBT anunciou a contratação de Leandro Cipoloni, que assume a Direção Nacional de Jornalismo da emissora. Ele substitui a Luiz Alberto Weber, que ficou no cargo por seis meses. Com passagens por Jornal da Tarde, A Gazeta Esportiva, TV Gazeta e Record TV, onde trabalhou por mais de 15 anos, em 2019 Cipoloni assinou com a CNN Brasil para ajudar a fundar e estruturar a marca no Brasil. Na emissora, atuou como vice-presidente de Jornalismo até julho de 2023, quando assumiu a coordenação da campanha à reeleição do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB). E mais... n Com a estreia da coluna Tem Método, Carlos Andreazza está de volta à programação nacional da BandNews FM. A atração vai ao ar às terças e quintas-feiras, ao vivo, para a toda rede durante o Jornal BandNews, com apresentação de Luiz Megale, Sheila Magalhães e Carla Bigatto. Paralelamente, segue ancorando o jornal Todo Rio, de segunda a sexta-feira, às 11h, na BandNews Rio de Janeiro. Pará n Talytha Reis, que deixou a Secom-PA, está de volta ao portal Roma News, onde trabalhava antes de ir para o Governo do Estado. Ela passou também por Rede Meio Norte, Iurd TV e O Liberal. n A repórter Ana Zimmermann anunciou em 5/12 sua saída da RPC, afiliada da Globo no Paraná. Com 29 anos de atuação na emissora, ela era a segunda jornalista mais antiga da Globo no Paraná, atrás apenas de Dulcinéia Novais. Em quase três décadas, além da produção de conteúdo para a RPC, contribuiu com diversas reportagens para Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Mais informações no Portal dos Jornalistas. E mais... n Juliano Couto, que desde setembro vem atuando como repórter do programa Tá na Hora Paraná, da Rede Massa, e que antes passou por OCP News e Rede Amazônica, é o novo repórter e locutor da Rádio BandNews FM Curitiba. n O jornalista e influenciador Fred Bruno (ex-Desimpedidos), contratado pela Globo em agosto, é o novo apresentador da edição paulista do Globo Esporte. A estreia está prevista para o começo do ano. Fred substitui a Felipe Andreoli, que deixou a Globo em outubro. Além da apresentação do GE, Fred deve ter projetos no SporTV em 2025. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Nacionais Leandro Cipoloni é o novo diretor Nacional de Jornalismo do SBT Leandro Cipoloni Carlos Andreazza Talytha Reis Paraná Ana Zimmermann deixa a RPC após quase 30 anos Ana Zimmermann Juliano Couto São Paulo Fred Bruno assume a apresentação do Globo Esporte Fred Bruno

Edição 1.491 - pág. 7 Vaivém das redações Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. n O Brazil Journal, de Geraldo Samour, começou dezembro com novidades em sua equipe. Até o momento estão confirmadas as contratações dos repórteres André Ítalo Rocha, que estava há quase dois anos no Pipeline/ Valor Econômico e antes passou por TradeMap, NeoFeed e Agência Estado; Thaís Soares, que recentemente participou do Curso Valor de Jornalismo Econômico; e Wesley Gonsalves (wesley.gonsalves@braziljournal. com), que estava há quatro anos no Estadão, onde começou como trainee e ultimamente era repórter de negócios. E mais... n Beatriz Quesada anunciou na última semana sua saída da Exame, onde há quatro anos era repórter das versões impressa e digital. Com passagens também por BandNews FM e Capital Aberto, ela acertou com a Bloomberg Línea, aonde chega para reforçar a cobertura de mercados e investimentos, com um olhar também para negócios e imobiliário. O novo e-mail dela é beatriz@ bloomberglinea.com. n Guilherme Niero despediu-se da CNN Brasil, onde acumulava quatro anos e meio em duas passagens e ultimamente era editor executivo do Novo Dia, e começou na GloboNews como editor. n Heitor Pereira começou em outubro no Grupo Bandeirantes como assistente da Chefia de Jornalismo. Ele estava há dois anos e meio na Thati Record TV, em Campinas, onde ultimamente era produtor. Brazil Journal reforça a equipe André Ítalo Rocha Thaís Soares Wesley Gonsalves Beatriz Quesada Guilherme Niero Heitor Pereira A família +Admirados da Imprensa cresceu Quer saber mais? Vinicius Ribeiro – (11) 9.9244.6655

Edição 1.491 - pág. 8 SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio As principais executivas de comunicação e marketing do mercado de seguros reuniram-se na sede da SulAmérica Seguros, em São Paulo, para encerrar os trabalhos de 2024 da Comissão de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). As 30 gestoras fizeram uma avaliação das ações implementadas pelo setor ao longo do ano e abriram os debates para o planejamento de ações para 2025, com especial ênfase na COP30. Também foi destacado o crescimento das matérias publicadas na imprensa, que superaram o total de 10 mil pelo segundo ano consecutivo, além dos resultados positivos alcançados com a criação, neste ano, da escola de criadores de conteúdo sobre produtos de seguros, que foi reconhecida pelo prêmio Aberje regional. Cerca de 20 influenciadores foram contratados, incluindo atletas olímpicos, para produzir e compartilhar conteúdos nas redes sociais, dentro do processo de democratização do acesso a produtos de seguro, contou a superintendente executiva de Comunicação e Marketing da CNseg, Carla Simões. O encontro contou também com a participação do jornalista do LinkedIn, João Oliveira, editor de finanças e economia. Jornalistas participaram, no Rio de Janeiro, da coletiva de imprensa promovida pela CNseg, onde foi apresentado o 1º Estudo sobre Inovação no Mercado de Seguros, Saúde, Previdência Complementar Aberta e Capitalização no Brasil. A press trip fez parte da estratégia de demonstrar aos jornalistas a magnitude dos investimentos que o setor segurador tem realizado, cada vez mais, em tecnologia e inovação de produtos. Os jornalistas também conheceram os vencedores da 13ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Ao todo, a premiação distribuiu R$ 330 mil em reconhecimento às ações de aprimoramento das práticas do setor. Resultados e metas do setor segurador Inovação em debate A Icatu Seguros comemora o aniversário de “33 anos de vida(s)” nas redes sociais. Com tom leve e emocional, o conteúdo convida o público a reimaginar o clássico “parabéns a você”, trocando a última frase por “muitos anos de vidas”, fazendo alusão aos mais de 11 milhões de vidas protegidas pela seguradora ao longo de sua trajetória. A iniciativa, pensada para engajar clientes, corretores e demais parceiros de negócios, destaca a importância do papel essencial das seguradoras na sociedade. Conheça aqui a campanha: https:// www.instagram.com/share/BBoZhLgJrk Icatu celebra 33 anos

Edição 1.491 - pág. 9 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Vice-líder do mercado brasileiro de relações públicas e uma das agências mais importantes do País, que tem como sócio desde 2014 o poderoso Omnicom Group, o Grupo In Press, fundado e dirigido há 37 anos por Kiki Moretti, anunciou no início desta semana uma reestruturação em seu board. u Kiki continuará com atuação executiva no grupo, como revelou em algumas das entrevistas que deu logo após o anúncio das mudanças, mas agora concentrando sua atuação no Conselho de Administração, criado em 2021 e que ela passa a presidir. u A transição, com a escolha de Roberta Machado para sucedê-la na Presidência Executiva do Grupo In Press, não traz qualquer surpresa. Roberta − que estava à frente da marca líder do Grupo, a agência InPress Porter Novelli, já há quase 7 anos − tem a absoluta confiança de Kiki e integra o grupo desde março de 1998 (esteve fora entre 1999 e 2000, quando passou temporada de 1 ano na Light). São, portanto, mais de 24 anos e meio atuando na companhia, inicialmente no Rio, onde trabalhou até o final de 2009, e desde então em São Paulo. u O desafio maior foi escolher o sucessor de Roberta, na liderança da InPress Porter Novelli, a agência líder do grupo e, de certo modo, a marca referência para o mercado. Rodrigo Pinotti, que aceitou o convite de Kiki e Roberta e, junto, o desafio de levar adiante a história de sucesso da agência, ali chega recomendado pela experiência de quase 5 anos de atuação na líder FSB Comunicação (os últimos 18 meses como CEO da Giusti Creative PR, uma das marcas da FSB Holding) e de 3 anos como diretor-geral da operação brasileira da JeffreyGroup. Grupo In Press anuncia reestruturação de seu board Kiki Moretti assume a Presidência Executiva do Conselho, Roberta Machado, a Presidência Executiva do Grupo, e Rodrigo Pinotti, que acaba de chegar, será o CEO da InPress Porter Novelli. Ana Domingues segue CEO da FleishmanHillard. u Já a FleishmanHillard Brasil seguirá sob a liderança de Ana Domingues, que ali chegou em janeiro passado, após pouco mais de 13 anos e meio na própria InPress Porter Novelli. u Ao deixar a operação do dia a dia para pilotar o Conselho Executivo, Kiki tem como missão e objetivo exercer uma função mais estratégica, com foco na expansão dos negócios das várias marcas que hoje compõem o grupo, casos da própria InPress Porter Novelli e da FleishmanHillard, além da Brodeur Partners (a terceira marca com atuação direta em PR), da Vbrand (projetos audiovisuais de branded entertainment), Kiki, de azul, e Roberta (à esquerda dela), com o board do Grupo In Press

Edição 1.491 - pág. 10 Comunicação Corporativa da Critical Mass (mídia e UX) e da The Buzz Now (marketing de influência e marketing de conteúdo). E ainda das outras duas agências em que é sócia, a Oficina Consultoria, de RP, que tem sede em Brasília, liderada por Patrícia Marins; e a Dialog, HR tech, dirigida por Hugo Godinho. u Fez parte ainda desse movimento a criação de cinco diretorias executivas especializadas, que atuarão para todo o ecossistema: Negócios & Mercado, que terá como líder o recém-chegado Lorenzo Mendonza, que foi por pouco mais de 3 anos líder de vendas (Ofertas de Crescimento e Inovação de Produtos) na Accenture Song; Produtos & Serviços, com Thaís Szpigel; Métodos & Processos, com Camila Alvarenga de Paula Pinto; Administrativo/Financeiro, com Soraya Segantim; Pessoas & Cultura, com Sheila Farah; e Experiência do Cliente, com Silvia Szarf. u “O objetivo maior dessa reestruturação”, disse Kiki a este J&Cia, “é garantir uma visão integrada de cada cliente, de seus negócios, de suas dores, e oferecer soluções também integradas, estratégicas e criativas, com o apoio de nossas equipes e profissionais especializados. Além de maior eficiência operacional, esse novo modelo organizacional estará obsessivamente focado em entregas de valor, estratégicas e criativas”. u Se, nesse novo modelo de gestão, se desobriga de funções operacionais, como as de RH, por exemplo, Kiki assume outras no Conselho, que continuarão a ocupá-la intensamente, caso de olhar com mais atenção para o mercado, com vistas a parcerias, aquisições e outros negócios; e também para dentro, já que passará a coordenar alguns dos comitês do grupo, entre eles o de Finanças, Gente e Inovação/Transformação. u Quanto ao ano de 2024, Kiki diz que o grupo deve novamente crescer, mas um pouco menos que em anos anteriores, pois o ano foi, como ela garante, de olhar para dentro e para essa reestruturação que permitirá à agência um novo salto de qualidade e de desempenho no mercado. O anúncio da reestruturação do Grupo In Press, aqui noticiado, coincidiu com a divulgação da vultosa aquisição do Interpublic pelo Omnicom, este último sócio minoritário de Kiki Moretti no In Press. Não que isso vá interferir, ao menos no curto prazo, nas decisões já planejadas por Kiki e cia, até porque, como majoritária na sociedade, a palavra final é dela. Mas, de todo modo, foram dois acontecimentos que, tanto quanto a publicidade, impactam também − e de forma vigorosa − o mercado de PR, inclusive no Brasil. Para se ter uma ideia, o Omnicom, por aqui, além da sociedade com o Grupo In Press, onde tem uma participação não revelada publicamente, mas que se estima em 40%, é também dono da CDN, liderada por Fábio Santos, e da Ketchum, que tem como CEO Caio Bamberg. Na sociedade com o In Press, além da participação acionária, mantém o licenciamento de duas de suas marcas internacionais, a FleishmanHillard e a Brodeur, além da própria Porter Novelli, que divide a marca com In Press. Já o Interpublic tem o controle, no País, do The Weber Shandwick Collective, que inclui as marcas Weber Shandwick, Cappuccino, United Minds, Current Global (especializada em tecnologia e Inovação), IPG PR (focada em saúde e bem-estar) e Powel Tate, em Brasília, que atua no segmento de public affairs – todas sob a liderança de Zé Schiavoni. E também controla a Golin, que inclui as marcas Golin e The Brooklyn Brothers. Uma década depois... Não é demais lembrar que, dez anos atrás, em 2014, o Omnicom entabulou Omnicom e Interpublic – o negócio da década e seus impactos no Brasil Por Eduardo Ribeiro e equipe Kiki, Fábio, Caio e Zé Schiavoni – concorrentes e cada vez mais parceiros de mercado

Edição 1.491 - pág. 11 Internacional n Joseph Dana, vivendo desde 2021 no exterior e que mora em Copenhague, Dinamarca, entrou recentemente para a equipe de comunicação da Hempel, empresa que desenvolve e fabrica revestimentos para segmentos como petróleo e gás, decoração, proteção, marítimo, industrial, entre outros. No Brasil, fez carreira em empresas como Imagem Corporativa, Virta e Communica Brasil. Brasília n Gerusa Marques, assessora de imprensa, comunicação e relações institucionais, despediu-se da Oi em novembro, após pouco mais de 2 anos e meio de casa. Antes, esteve por 1 ano na Gemma Comunicação e outros 11 na Conexis Brasil Digital. No período em que atuou em redações, passou, entre outros veículos, por Agência Estado, Jornal de Brasília, Grupo Bandeirantes e TV Record. Minas Gerais n Rogério Valdez, coordenador de comunicação na Aegea Saneamento, deixou a Águas Guariroba, em Campo Grande (MS), em que esteve por 1 ano e 2 meses, e foi para a Águas de Valadares, em Governador Valadares (MG). Paraná n Amanda Jebeluca concluiu estágio de 1 ano e 3 meses na Clima Comunicação, em experiência do cliente, e foi efetivada, em novembro, como analista júnior. Rio de Janeiro n Lucas Vettorazzo Barros, ex-GloboNews e Veja, deixou a GBR Comunicação, onde atuou por quase 1 ano e meio, até outubro, e na sequência integrou-se ao time da FSB Comunicação. n Ludmilla Le Maitre despediu-se em outubro da CDN Comunicação, agência em que atuou por 17 anos e onde era diretora. Joseph Dana Gerusa Marques Rogério Valdez Amanda Jebeluca Lucas Vettorazzo Barros Ludmilla Le Maitre uma longa conversa com o Publicis, já de olho numa fusão de grande impacto no mercado. Não deu certo, não só pelas peculiaridades dos negócios envolvidos (clientes conflitantes, margens etc.), mas também pelas diferenças culturais entre americanos (do Omnicom) e franceses (da Publicis). Agora a história é outra, tendo em vista tratar-se de duas companhias americanas e que, em vez de uma fusão, é a aquisição de uma pela outra, permitindo a ambas – respectivamente terceira e quarta no mercado e que empregam 110 mil pessoas – alcançarem a liderança mundial, superando o WPP, como mostra o artigo de Luciana Gurgel, na pág. 5. Mantida sob absoluto sigilo durante todo o processo de negociação, a compra do Interpublic pelo Omnicom, que continuará a operar com o nome de Omnicom, fazendo desaparecer o Interpublic, começa apenas agora a ser digerido pelo mercado e pelas lideranças e equipes das várias marcas envolvidas, tanto na publicidade quanto no PR. Com um detalhe: até o negócio ser aprovado nas esferas oficiais, o que está previsto apenas para o segundo semestre de 2025, as empresas continuarão a atuar de forma separada e não podem sequer conversar sobre o negócio, bem diferente de como é no Brasil. Há quem seja otimista e aposte em bons ventos pelo ganho de escala e sinergia entre as múltiplas marcas, sobretudo nesses tempos em que inovação, tecnologia intensiva e mudanças disruptivas na cadeia de comunicação exigem novas posturas, novas ideias e um robusto investimento. Como se vê, não tem faltado emoção nesse tabuleiro de negociações do universo do PR. Basta lembrar que há apenas alguns meses o WPP mexeu intensamente nesse tabuleiro, em movimentos que envolveram suas marcas BCW, Máquina CW, JeffreyGroup, Hill & Knowlton e Ideal, resultando na criação da Burson (em substituição à BCW), na incorporação da Hill & Knowlton pela JeffreyGroup (a H+K desapareceu) e da Ideal pela Axicom, nascendo ali a Ideal Axicom, permanecendo a Máquina como marca independente. Próximos passos? Façam suas apostas... Comunicação Corporativa

Edição 1.491 - pág. 12 Comunicação Corporativa n Lana Pinheiro deixou em novembro a GBR Comunicação, onde atuou por 11 meses como diretora de núcleo, e foi para a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), como chief of staff. Lana foi também, por quase 3 anos e meio, editora nas revistas IstoÉ Dinheiro e Dinheiro Rural. E mais... n Bianca Forçan, executiva de PR que esteve no atendimento à Braskem, despediu-se em novembro da Fato Relevante, após 11 meses de casa, e começou como executiva de PR no Grupo Rái, para as contas de Blueshift, BigDataCorp e Centro Universitário Newton Paiva. Antes, foi estagiária na Máquina por 1 ano e 7 meses. n Christiano Bianco começou em novembro como diretor de atendimento na Bendita Imagem, depois de rápida passagem como consultor independente pela Agomes Consultoria de Marketing Jurídico. Ele também teve uma longa passagem pela Ketchum, onde ao longo de 16 anos foi gerente e diretor de atendimento. Esteve ainda na Atitude RP por quase 4 anos. n Elaine Cruz, gerente de comunicação, despediu-se em dezembro da Ideal Axicom, onde ficou por pouco mais de 3 anos, atuando no atendimento à LG do Brasil. Em jornadas anteriores, esteve nas agências LLYC, RPMA Comunicação e MSL Andreoli (atual And,All). São Paulo Lana Pinheiro deixa GBR e começa na Abramge n Gabriel Cordeiro iniciou voo solo e fundou a RP Raiz, agência que, segundo ele, “oferecerá todo o potencial das relações públicas para entregar resultados para o negócio como um todo”. Ex-CDI, onde esteve por 1 ano e 4 meses, também passou por BCW (atual Burson) e Amazon. n Heverton Bruno, ex-Golin, JeffreyGroup e Click Bus, despediu-se em outubro do Grupo Petrópolis, onde esteve por 9 meses, e começou como consultor de comunicação na Loures, no atendimento ao Grupo Carrefour. n Joabe Ferreira, executivo sênior na Index Conectada, deixou a agência em outubro, após 3 anos de casa. Antes, esteve em Spark | Influencer Marketing, Burson e SBT. n Liliane Cavalcante, que esteve por 11 anos e 7 meses na Pros, até outubro, por último como gerente de PR para Intimus, Huggies, Plenitud, Vibra Energia e Cia Muller de Bebidas, iniciou nova jornada como gerente geral na Melina Tavares Comunicação. Ex-DCI, ela também passou por Agência Fala e Fischer America. n Manuel Quilarque começou em dezembro como coordenador de comunicação na Tivit. Esteve antes, por 9 meses, na Loures, na função de gerente de comunicação, e também passou, entre outras, por aboutCOM (4 anos) e Tamer Comunicação (1 ano e 9 meses). n Nicole Kloeble, que foi analista pleno na Imagem Corporativa por quase 2 anos e meio, até dezembro, está agora como executiva de contas na Edelman. Em passagens anteriores, ela esteve na Conteúdo Comunicação e na JeffreyGourp. Lana Pinheiro Bianca Forçan Christiano Bianco Elaine Cruz Gabriel Cordeiro Heverton Bruno Joabe Ferreira Liliane Cavalcante Manuel Quilarque Nicole Koeble

Edição 1.491 - pág. 13 Comunicação Corporativa n Rafaela Peres começou em outubro na função de storyteller e PR na Pina, para atuar em ações da Sami Saúde. Foi até setembro, e por 3 anos e 4 meses, executiva de atendimento na Bendita Imagem, atuando em contas do Grupo Flow e da Rádio Mix. n Thiago Souza, que foi gerente de criação na área de marketing da Cielo, onde esteve por 5 anos e meio, até agosto, cofundou em outubro a Luce Lab, assumindo na agência o cargo de head de criação. Licença-maternidade n Caroline Furlan, especialista em relações institucionais, governamentais e sustentabilidade na Yara Brasil, em São Paulo, na companhia desde maio de 2018. Rafaela Peres Thiago Souza Caroline Furlan n A GBR Comunicação, liderada por Guilherme Barros, foi anunciada em 9/12 como a nova agência de comunicação da Latam no Brasil. Na linha de frente do atendimento estarão Taynara Duarte, Júlia Guimarães, Gustavo Carvalho, Gabriel Godois e Sergio Kapustan, com gerência de Elaine Cruz e direção de Ana Paiva. u A gestão da GBR na Latam é liderada por Bruno Espinoza, head de Comunicação Externa da empresa, e o seu time, formado por Mauro Barreto, Vinícius Fernandes Chaves e Débora Mendonça Paolucci. u Solicitações de jornalistas à Latam Brasil continuam sendo realizadas pelo 1195030-9614 ou [email protected]. n A Ágora, que integra o ecossistema Untold_ de comunicação, acaba de anunciar a conquista da conta da Vicunha, tradicional multinacional brasileira que atua na área têxtil, sendo referência no setor de jeanswear. O contrato abrange as áreas de relacionamento com a imprensa e formadores de opinião e, como diz comunicado da agência, contemplará também “conversas que reforcem o posicionamento estratégico e as fortalezas dos negócios da Vicunha para o Brasil e como suporte à atuação da companhia no mercado internacional”. u A conta ficará sob a responsabilidade do núcleo de Estratégia Corporativa, dirigido por William Penna. As demandas de imprensa podem ser enviadas para o time de atendimento pelo e-mail [email protected]. n A Novo Nordisk desenvolveu um guia sobre obesidade voltado para comunicadores, com o objetivo de promover uma compreensão abrangente da doença crônica, que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e mais de 60% da população brasileira. O material oferece informações sobre como comunicar a obesidade de maneira respeitosa e responsável, enfatizando a seriedade dessa condição, que impacta milhões de vidas e requer suporte adequado. u Segundo comunicado distribuído pela empresa, “o guia busca proporcionar aos comunicadores uma maneira simples, educativa e mais humana de abordar o tema, criando espaço para um diálogo mais saudável e informativo, através da tradução de conteúdo científico de alta qualidade, embasado por fontes confiáveis e com a colaboração da equipe médica da companhia”. Dança das contas GBR conquista conta da Latam... ... e a Ágora, a da Vicunha Pelo mercado Novo Nordisk lança Guia de obesidade para comunicadores

Edição 1.491 - pág. 14 E mais... n A ML&A Comunicações, de Marcelo Lins, está se transformando, no ano de seu 30º aniversário, em uma agência exclusivamente de consultoria. Todas as demais atividades foram transferidas para a Moara Comunicação, nova agência liderada por Fernanda Beatriz (fernanda.beatriz@moaracomunicacao. com.br) e Fernanda Elen (fernanda@), que atuaram na agência por um longo período. Na Moara, ele diz que cumprirá o papel de “sócio estratégico e conselheiro”. n Nara Franco, especializada em comunicação política, promoverá em janeiro uma série de lives pelo Instagram com o tema Planejamento de Comunicação para os 100 primeiros dias de governo. u Ex-FSB, onde atendeu a contas como Prefeitura e Governo do Rio, além de ter trabalhado em diversas campanhas políticas, ela também vai lançar um e-book sobre o tema, voltado para assessores de comunicação política e de governo. Entre os temas, a construção de uma agenda para engajar tanto a população quanto a mídia, e o equilíbrio entre redes sociais e imprensa. u Outras informações no perfil dela no Instagram (@narafrancocomunicacao). Comunicação Corporativa u Ricardo Castellani, gerente sênior de Comunicação da Novo Nordisk no Brasil, destaca a importância de combater os estigmas associados à obesidade, principalmente por meio do tipo de discurso, termos e imagens utilizadas na comunicação sobre o tema: “Enxergamos os comunicadores como parceiros-chave nessa jornada, ajudando a construir uma narrativa mais respeitosa e livre de preconceitos, que desconstrua estereótipos prejudiciais e forneça uma representação mais humana e empática das pessoas com obesidade. Em tempos em que a desinformação e os estigmas ainda são predominantes, temos um papel fundamental em promover uma discussão mais empática e baseada em evidências”. u Desde 2016, a Novo Nordisk mantém um movimento de conscientização sobre obesidade em diversos canais digitais. Sob o nome Meu Peso, Minha Jornada, a campanha visa sensibilizar, conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade. O site da campanha oferece conteúdos, que incluem uma calculadora de IMC, diversos artigos, entre outros recursos para ampliar a compreensão da população sobre a doença. u Para fazer o download do manual, clique aqui. Ricardo Castellani n A Pimenta Comunicação, que está completando 35 anos de mercado, celebra a data com a estreia de uma nova identidade visual e de um novo site. Dirigida desde a fundação por Regina Pimenta (atual vice-presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa), a agência contabiliza em seu portfólio a passagem de quase mil clientes (sobretudo dos setores de tecnologia, IA, telecomunicações, inovação financeira, crédito, filantropia e sustentabilidade) e a organização de dezenas de eventos em países como Estados Unidos, Espanha, Colômbia e México. Nova identidade visual e novo site na celebração dos 35 anos da Pimenta Comunicação Nara Franco Regina (dir.), ao lado das diretoras Rosa Sposito (esq.), Tatiana Cantoni e Ana Carolina Rodrigues Marcelo Lins

Edição 1.491 - pág. 15 AUTO n A Agência Autoinforme, de Joel Leite, anunciou na última semana os resultados do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2024. Além de apresentar ao mercado os veículos seminovos que menos desvalorizaram no último ano, a premiação reservou uma homenagem especial a Luiz Carlos Secco, diretor da Secco Consultoria e com passagens por Ford e Autolatina, pelos seus 62 anos de carreira. E mais... n Lucia Camargo Nunes ([email protected]), que completa dois anos em carreira solo com a Via Digital, além de se dedicar ao seu canal do YouTube e a conteúdos para o Instagram, passou a fazer parte da seção de Carros da equipe do portal NSC Total, comandada pela editorachefe Raquel Vieira. n A Associação Nacional de Publishers do Brasil divulgou na última semana os vencedores da primeira edição do Brasil Publisher Awards, iniciativa que destacou o trabalho de 27 publicações digitais em todo o Brasil. Na categoria Melhor site de automotivo o vencedor foi o portal AutoPapo, comandado por Boris Feldman. Segundo os organizadores da premiação, o AutoPapo destacou-se por abordar diferentes veículos do segmento automobilístico e por expor suas opiniões de maneira crítica. n A coluna Mora nos Clássicos, editada por Rodrigo Mora, que até abril era publicada pela Forbes Brasil, está de casa nova. Passa a ser veiculada semanalmente, aos sábados, no site da revista Exame. Com passagens por g1, Folha de S.Paulo, UOL e jornal A Tarde, Mora é também apresentador do podcast Garagem Volkswagen. Rodrigo Mora é o novo colunista da Exame Rodrigo Mora Auto Papo vence premiação Luiz Carlos Secco é homenageado em cerimônia do SMVR-Autos 2024 Luiz Carlos Secco Lucia Camargo Nunes n Guilherme Menezes começou na PinePR como Key Account, no atendimento exclusivo ao grupo Jaguar Land Rover Brasil. Com passagens pelos portais iG e UOL, ele estava há oito meses atuando no atendimento à Volvo Cars pela agência InsideOut. n Vehicle Dynamics International Awards, premiação internacional que tem entre seus jurados Tarcísio Dias, do Mecânica Online, anunciou os vencedores de sua edição 2024. Confira! n Ainda sobre o anúncio da FSB como nova agência de Relações Públicas da BYD Brasil, vale destacar que a LinkPress, de Ricardo Ghigonetto, segue atuando como consultoria estratégica da fabricante chinesa. n A AEA promove nesta quinta-feira (12/12) seu tradicional encontro de final de ano com a imprensa. A partir das 10h, no hotel Pullman (Rua Joinville, 515), em São Paulo. Informações e credenciamento com Koichiro Matsuo (11-99983-1075). Guilherme Menezes

Edição 1.491 - pág. 16 São Paulo n O jornalismo policial, que domina a audiência vespertina da TV aberta, teve duas estreias nesta semana. Band e SBT concorrem com o que se pode chamar de uma briga em família. u José Luiz Datena, após a frustrada candidatura à Prefeitura de São Paulo, volta para a TV. Ele assinou, na semana passada, contrato com o SBT. Está agora no programa Tá na hora, depois de liderar por 21 anos o Brasil Urgente da Band. Na estreia, enfrentou falhas técnicas e uma repercussão negativa. u Seu filho Joel Datena assumiu o Brasil Urgente na Band. A emissora caprichou em novo cenário, com predominância da cor branca e detalhes em azul e vermelho, tendo ao fundo um telão e o mapa do Brasil, em design mais moderno. u Sem estreias programadas, a Record encurtou as férias do apresentador Luiz Bacci, do programa Cidade Alerta, para fazer frente à concorrência. Mas reduziu a equipe por trás das câmeras, a repórter Fabíola Corrêa entre outros, para priorizar as transmissões de futebol. n O apresentador João Bernardo Simões, conhecido como JB, de 64 anos, foi encontrado morto dentro de casa, em Santos. Segundo informações do jornal A Tribuna, ele teria sofrido um infarto, mas a causa oficial da morte ainda não foi divulgada. JB deixa uma filha, Maria Vitória. u Nascido na cidade, tornou-se referência no colunismo social da TV de Santos. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, iniciou a carreira na comunicação com uma coluna social no então jornal Boqueirão News. Em 1997, fundou o Programa JB, veiculado na TV Santa Cecília desde 1997. JB ganhou notoriedade pela cobertura de diversos eventos sociais, corporativos, culturais e beneficentes por toda a Baixada Santista. Curta-SP n O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo lançou em seu site um canal para denúncias de assédio e violência no ambiente de trabalho. A entidade atenderá também vítimas de discriminação ou problemas de saúde física e mental, no prazo de 48 horas. Com sigilo absoluto, o canal é parte de uma série medidas que serão anunciadas no decorrer de 2025. n O jornal A Tribuna, de Santos (SP), adotou em 1/12 o formato berliner para sua edição impressa, como resultado de pesquisas e consultas aos assinantes. A reformulação também traz novas páginas, editorias revitalizadas e maior espaço para discutir temas relevantes aos leitores. u Entre as novidades está uma página exclusiva para a seção Tribuna Livre, com três textos. Seções históricas, como A Tribuninha, Tribu, Ciência & Tecnologia, ESG, Jornal Motor e Indústria, foram resgatadas e modernizadas, ganhando destaque em páginas duplas. A divisão por cadernos foi eliminada, e cada dia da semana será reservado a uma seção especial para atender a diferentes públicos. Na estreia do novo formato, 40 mil exemplares foram distribuídos gratuitamente em cinco cidades da Baixada Santista. u Em entrevista à ANJ, o diretorpresidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, destacou que a mudança busca equilibrar nostalgia e inovação. “O brasileiro é apaixonado por carro; então, quarta-feira vai ter o Jornal Motor. Muita gente tem histórias pessoais com A Tribuninha e, por isso, vai querer refazer essa história com netos e filhos”, exemplifica. “Quinta-feira é o dia de Indústria, sobre uma área muito importante aqui para a região, o Polo de Cubatão, que a gente não pode deixar no esquecimento. Já o Tribu falará sobre os shows, os eventos artísticos aqui na região. Acho que vai ser um sucesso”. Semana de estreias policiais nas tardes da TV Joel e José Luiz Datena Audiência Carioca/Eduardo Moura SP – Litoral A Tribuna, de Santos, muda projeto gráfico e editorial Sílvio Luiz/A Tribuna Apresentador João Bernardo Simões é encontrado morto dentro de casa, em Santos João Bernardo Simões Programa JB/YouTube

Edição 1.491 - pág. 17 Rio de Janeiro n Abre na próxima quarta-feira (18/12), às 18h, o Museu da Caricatura Brasileira (rua Primeiro de Março, 22, no Centro). Idealizado pelo historiador e caricaturista Luciano Magno, no projeto Reviver Cultural da Prefeitura, vai sediar em breve mais exposições. Contando com cem mil itens do acervo particular de Magno, tem autores do início do século XX, como J.Carlos, entre outros, até dos nossos dias, com Lan e Chico Caruso. n A FGV Comunicação Rio abriu as inscrições para o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados. Os eixos de interesse do curso são comunicação estratégica, cultura digital, gestão, tecnologia e inovação. u A formação visa a capacitar os profissionais para articular temas e ferramentas de comunicação, utilizando a análise de dados digitais como base. Com duração de 18 meses, é dividido em seis trimestres letivos, em tempo parcial, e não exige dedicação exclusiva. As aulas têm previsão de início para março de 2025. n Henrique Freitas, dedicado ao cinema, estreia no drama psicológico com influência de Nietzsche e Borges. Seu curta Ecce Homo, protagonizado por Jonas Bloch e Rosamaria Murtinho, mistura memória e fantasia para explorar as consequências de nossas escolhas. Como o filme foi selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo, o realizador só pode entregá-lo em fevereiro de 2025, quando então vai pensar no lançamento e em inscrição nos festivais. n A revista Abrati lança sua última edição em dezembro com reformulação gráfica e editorial. u Editada pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), tem circulação nacional, com 2,5 mil exemplares na edição física e, na digital, 6,8 mil contatos via e-mail e WhatsApp. Na pauta, o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros em linhas regulares – infraestrutura, legislação, inovação tecnológica, sustentabilidade e desempenho do setor. u A revista existe desde 1998, voltada para o transporte e a indústria e os serviços do setor. A remodelagem ganhou seções fixas e editorias novas, com divisões por segmentos, ouvindo vários players – associados e fornecedores – para trazer mais prestação de serviço e informação. A linha editorial tem conteúdo mais leve e moderno, abrindo espaço a vários temas, de forma parecida com revistas especializadas do setor. À frente da publicação estão Maria Fernanda Mota, editora executiva; Beatriz Lima, redatora; Glaymerson Moisés, projeto gráfico, e Letícia Pineschi, publisher. Sugestões de pauta podem ser enviadas para [email protected]. Revista Abrati recicla conteúdo e visual Henrique Freitas tem novo curta Henrique dirige uma cena do filme Mestrado em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV Museu da Caricatura marca inauguração Fachada do Museu da Caricatura

Edição 1.491 - pág. 18 Minas Gerais (*) Espírito Santo (*) Com a colaboração de Admilson Resende ([email protected]), da Multi Comunicar n Após meses de negociação, foi aprovado em 5/12, em Assembleia com a presença de jornalistas e radialistas da EMC/Rádio Inconfidência, o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. u O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais informou que entre as cláusulas do documento estão o reajuste de 4,62%, similar ao concedido pelo Governo aos funcionários públicos. n A Casa de Jornalista recebeu o Imersão Cultural no Sarau Poético Musical com Nós da Poesia, com a presença de Luiz Otávio Oliani, diretor de Comunicação Social da APPERJ − Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, além de Biláh Bernardes, Brenda Marques, Iara Abreu, Maria Delboni, Rogério Salgado e Tchello d’Barroso. Funcionários da EMC/Rádio Inconfidência aprovam acordo coletivo de trabalho Imersão Cultural na Casa de Jornalista n Um acordo entre a TV Tribuna, TV Capixaba e Rede Sim promete reorganizar as afiliações de emissoras no Espírito Santo a partir de 2025. A partir de 1º de janeiro, a TV Tribuna deverá retransmitir a Band, a Rede Sim assumirá a programação do SBT, e a TV Capixaba ficará responsável pela Record News. Conforme informado por A Gazeta, o acordo, ainda não formalizado, visa encerrar disputas judiciais entre as partes, iniciadas em 2023, quando o SBT firmou contrato com a Rede Sim, mas foi obrigado pela Justiça de Pernambuco a manter vínculo com a TV Tribuna devido aos investimentos feitos pela emissora. u No novo cenário, a TV Capixaba, do grupo Sá Cavalcante, ficará apenas com a Record News, a TV Tribuna manterá programação local e poderá incluir conteúdos da Band, enquanto a Rede Sim ajustará sua grade para o SBT. O acordo foi discutido em uma reunião entre representantes jurídicos e comerciais e, se formalizado, deverá estabilizar as operações no estado e encerrar as disputas. Acordo entre TV Tribuna, TV Capixaba e Rede Sim pode reorganizar afiliações de emissoras no ES em 2025 HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

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