Edição 1.491 - pág. 10 Comunicação Corporativa da Critical Mass (mídia e UX) e da The Buzz Now (marketing de influência e marketing de conteúdo). E ainda das outras duas agências em que é sócia, a Oficina Consultoria, de RP, que tem sede em Brasília, liderada por Patrícia Marins; e a Dialog, HR tech, dirigida por Hugo Godinho. u Fez parte ainda desse movimento a criação de cinco diretorias executivas especializadas, que atuarão para todo o ecossistema: Negócios & Mercado, que terá como líder o recém-chegado Lorenzo Mendonza, que foi por pouco mais de 3 anos líder de vendas (Ofertas de Crescimento e Inovação de Produtos) na Accenture Song; Produtos & Serviços, com Thaís Szpigel; Métodos & Processos, com Camila Alvarenga de Paula Pinto; Administrativo/Financeiro, com Soraya Segantim; Pessoas & Cultura, com Sheila Farah; e Experiência do Cliente, com Silvia Szarf. u “O objetivo maior dessa reestruturação”, disse Kiki a este J&Cia, “é garantir uma visão integrada de cada cliente, de seus negócios, de suas dores, e oferecer soluções também integradas, estratégicas e criativas, com o apoio de nossas equipes e profissionais especializados. Além de maior eficiência operacional, esse novo modelo organizacional estará obsessivamente focado em entregas de valor, estratégicas e criativas”. u Se, nesse novo modelo de gestão, se desobriga de funções operacionais, como as de RH, por exemplo, Kiki assume outras no Conselho, que continuarão a ocupá-la intensamente, caso de olhar com mais atenção para o mercado, com vistas a parcerias, aquisições e outros negócios; e também para dentro, já que passará a coordenar alguns dos comitês do grupo, entre eles o de Finanças, Gente e Inovação/Transformação. u Quanto ao ano de 2024, Kiki diz que o grupo deve novamente crescer, mas um pouco menos que em anos anteriores, pois o ano foi, como ela garante, de olhar para dentro e para essa reestruturação que permitirá à agência um novo salto de qualidade e de desempenho no mercado. O anúncio da reestruturação do Grupo In Press, aqui noticiado, coincidiu com a divulgação da vultosa aquisição do Interpublic pelo Omnicom, este último sócio minoritário de Kiki Moretti no In Press. Não que isso vá interferir, ao menos no curto prazo, nas decisões já planejadas por Kiki e cia, até porque, como majoritária na sociedade, a palavra final é dela. Mas, de todo modo, foram dois acontecimentos que, tanto quanto a publicidade, impactam também − e de forma vigorosa − o mercado de PR, inclusive no Brasil. Para se ter uma ideia, o Omnicom, por aqui, além da sociedade com o Grupo In Press, onde tem uma participação não revelada publicamente, mas que se estima em 40%, é também dono da CDN, liderada por Fábio Santos, e da Ketchum, que tem como CEO Caio Bamberg. Na sociedade com o In Press, além da participação acionária, mantém o licenciamento de duas de suas marcas internacionais, a FleishmanHillard e a Brodeur, além da própria Porter Novelli, que divide a marca com In Press. Já o Interpublic tem o controle, no País, do The Weber Shandwick Collective, que inclui as marcas Weber Shandwick, Cappuccino, United Minds, Current Global (especializada em tecnologia e Inovação), IPG PR (focada em saúde e bem-estar) e Powel Tate, em Brasília, que atua no segmento de public affairs – todas sob a liderança de Zé Schiavoni. E também controla a Golin, que inclui as marcas Golin e The Brooklyn Brothers. Uma década depois... Não é demais lembrar que, dez anos atrás, em 2014, o Omnicom entabulou Omnicom e Interpublic – o negócio da década e seus impactos no Brasil Por Eduardo Ribeiro e equipe Kiki, Fábio, Caio e Zé Schiavoni – concorrentes e cada vez mais parceiros de mercado
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