Edição 1.491 - pág. 25 n O fotógrafo Bruno Cruz, da SecomPará, casou-se com Lari Garcia no final da semana passada. n Dilson Pimentel, do jornal O LIberal, cobriu o Círio de Caraparu, em Santa Isabel do Pará, um dos mais bonitos do estado do Pará. n Carlos Estácio, um dos maiores ícones do rádio e do jornalismo esportivo no Pará, morreu em 10/12, aos 83 anos. Ele começou sua trajetória na década de 1950, na Rádio Clube do Pará, destacando-se como narrador e comentarista esportivo. Além do jornalismo, teve carreira política, em cargos como prefeito de Breves – de 1977 a 1982 e reeleito em 1993 até 1996 – e deputado estadual, em 1982. Carlos também foi o primeiro presidente da Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Pará – Aclep, tendo contribuí para a profissionalização e a valorização do jornalismo esportivo regional. n Jair Ferreira, fundador da Rádio Rauland, morreu em 14/11, em Belém, após passar cinco meses internado em um hospital particular na capital paraense. A causa da morte não foi divulgada. Jair era uma personalidade muito conhecida e respeitada também por sua contribuição ao cenário musical do Pará, responsável por lançar diversos artistas locais e popularizar o brega nos anos 80. (Com a colaboração de Dedé Mesquita – [email protected]) Bruno e Lari Carlos Estácio Pará 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Álvaro Bufarah aborda nesta coluna o relatório Podcast Pulse 2024, de Acast e Edison Research, que destaca o crescimento dos podcasts como um ecossistema multifacetado, integrando áudio, vídeo, redes sociais e eventos ao vivo. Os podcasts se destacam por engajamento, análise aprofundada e alta receptividade a anúncios. Com 88% dos ouvintes tomando ações após ouvir propagandas, marcas encontram oportunidades em nichos engajados. A conexão emocional com anfitriões e o alcance omnicanal reforçam o impacto publicitário e a relevância do formato. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==