Jornalistas&Cia 1497

Edição 1.497 - 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025 Com Brazil Economy, Flávio Pestana volta ao mercado editorial Um dos “pais” do Valor Econômico, ele vai lançar em 10/2 o portal de acesso gratuito. em conjunto com José Roberto Maluf e o publisher Agostinho Turbian. Pág 5 Eliane Brum é Pensadora do Ano para 2025 Indicada duas semanas atrás pela revista britânica Prospect como uma das 25 pensadoras e pensadores mais influentes do mundo em 2024, Eliane Brum foi agora eleita, após votação popular, a Pensadora do Ano para 2025. Pág. 3 Repórter fotográfico da Folha garantiu primeira colocação no ano passado com as conquistas dos prêmios Maria Moors Cabot, CICV, Direitos Humanos e Folha de Jornalismo. Pág. 2 é o +Premiado Jornalista de 2024 Lalo de Almeida

Edição 1.497 - pág. 2 Últimas n Depois de meses de apuração, com 200 premiações jornalísticas analisadas nesse período, Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas divulgaram nessa terçafeira (28/1) uma edição especial com os resultados do Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira 2024. u Em sua 14ª edição, a iniciativa apontou Lalo de Almeida, repórter fotográfico da Folha de S.Paulo, como o +Premiado Jornalista do Ano. Com 162,5 pontos, ele alcançou a primeira posição do Ranking com a conquista de importantes prêmios, entre eles o Maria Moors Cabot, uma das mais antigas e relevantes premiações de jornalismo do mundo, por seus mais de 30 anos de carreira e dedicação em retratar ameaças ao meio ambiente e crises migratórias. u Lalo também integrou as equipes que conquistaram em 2024 os prêmios CICV, na categoria Cobertura Humanitária Internacional; Direitos Humanos de Jornalismo, em Multimídia; e Folha de Jornalismo, na categoria Reportagem. Essas premiações também o fizeram subir 20 posições no Ranking dos +Premiados Jornalistas da História, pulando da 46ª para a 26ª posição. u Este é o segundo ano consecutivo e a terceira vez na história do Ranking que um repórter fotográfico é o +Premiado Jornalista do Ano. Em 2023 tal feito coube a Marcia Foletto, de O Globo, e em 2015, Dida Sampaio (Estadão) e Domingos Peixoto (O Globo) dividiram o primeiro lugar. u Curiosamente, o segundo colocado desta edição também foi um repórter fotográfico: Paulo Pinto, da Agência Brasil. Fabiana Moraes, professora de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco e colaboradora do The Intercept Brasil, completou o pódio na terceira posição. u Entre os veículos, destaque para TV Globo, Folha de S.Paulo e Metrópoles, que ocuparam as primeiras posições entre os +Premiados Veículos do Ano, e para o Grupo Globo, que mais uma vez foi o +Premiado Grupo de Comunicação do Ano. u A edição especial traz ainda quais são os jornalistas, veículos e grupos de comunicação +Premiados da História, além de recortes regionais e por plataforma de atuação, no caso dos veículos. Confira! Lalo de Almeida é o +Premiado Jornalista de 2024 Repórter fotográfico da Folha garantiu primeira colocação no ano passado com as conquistas dos prêmios Maria Moors Cabot, CICV, Direitos Humanos e Folha de Jornalismo Realização: zEntrevista exclusiva com Lalo de Almeida zTV Globo, Folha e Metrópoles são os veículos +Premiados do Ano zEliane Brum segue na liderança entre os +Premiados da História zPesquisa atinge a casa de 200 prêmios avaliados E mais... 2024 Cobertura socioambiental garante ao repórter fotográfico da Folha de S.Paulo o título de +Premiado Jornalista de 2024 Lalo de Almeida Janeiro de 2025

Edição 1.497 - pág. 3 Últimas n Em comunicado enviado em 24/1 aos jornaleiros e bancas de jornais, a Editora Três anunciou o fim das versões impressas das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro. O texto diz que as publicações vão migrar para o meio digital. Segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), a decisão não havia sido comunicada aos jornalistas, que estão em greve desde 6 de janeiro. u A editora reuniu-se com o SJSP em 24/1 e oficializou a decisão de encerrar as versões impressas das revistas. Admitiu que o momento é crítico, destacando o número muito abaixo do esperado de anúncios, especialmente no mês de dezembro. Em grave crise financeira, a editora diz não ter dinheiro para regularizar as várias dívidas trabalhistas, adotando o pagamento de metade dos salários, sem comunicar os funcionários do pagamento, e isso quando os pagamentos são de fato realizados. u Há anos a situação é gravíssima na Editora Três. Em seu segundo processo de recuperação judicial, iniciado em 2020, a empresa não cumpriu diversos acordos trabalhistas com seus funcionários, que estão com meses de salário atrasados e na sexta greve em menos de um ano. Os funcionários exigem que a empresa cumpra um acordo feito em julho do ano passado, que incluía o pagamento de salários atrasados, 13º de 2024 e metade da mesma gratificação de 2023, o que não honrado pela editora. Vale lembrar que, na semana passada, o sindicato denunciou que, para seguir publicando as edições semanais de IstoÉ e Dinheiro e a mensal de Motorshow, a editora recorreu a matérias de gaveta e frilas para furar a paralisação. u Nem o presidente da editora, Caco Alzugaray, nem os responsáveis pelos setores financeiro e jurídico têm dado qualquer informação sobre prazos para os pagamentos. A empresa foi denunciada pelo SJSP à Justiça do Trabalho e à Vara de Falência. Em 2021, a Três leiloou seu prédio industrial de quase 130 mil m², localizado em Cajamar (SP), que abrigava a gráfica da editora. E em 2022, o portal da editora, responsável pelas versões digitais de IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Motorshow e Planeta, foi comprado pelo empresário Antonio Freixo Junior, sócio na Entre Investimentos, por R$ 15 milhões. n Reconhecida duas semanas atrás pela revista Prospect, uma das publicações mais importantes da imprensa britânica, como uma das 25 pensadoras e pensadores mais influentes do mundo em 2024, Eliane Brum, a +Premiada Jornalista da História do Brasil segundo o Ranking +Premiados da Imprensa, foi eleita a Pensadora do Ano para 2025. Ela estava entre os escolhidos pela publicação e agora, após votação popular, ficou em primeiro lugar. u Eliane, que é também fundadora da Sumaúma, plataforma de jornalismo trilíngue feita sobre e a partir da Floresta Amazônica, tem 37 anos de carreira no jornalismo, 27 deles cobrindo pautas socioambientais e a Amazônia. Em 2016, durante um trabalho em Altamira, no Pará, percebeu que precisava se mudar para aquela região, um “epicentro de tudo o que precisamos mudar”. u A jornalista era a única representante brasileira na lista que incluía pretigiados pensadores especializados em temas como clima, economia, liberdade, geopolítica e tecnologia. No site da Sumaúma Eliane comentou sobre o reconhecimento: u “Eu defendo a recentralização do mundo. Não apenas a centralidade da Amazônia, mas de todos os biomas e dos oceanos. Defendo o deslocamento do que é centro e do que é periferia. E isso não é nem pode ser apenas retórica. A recentralização do mundo é urgente. Esse reconhecimento da Prospect me dá muita alegria, porque esse deslocamento de centralidades parece estar presente nessa escolha, ao colocar no centro outros valores e outras ideias.” u Eliane faz parte da lista dos jornalistas +Premiados no exterior, com importantes reconhecimentos, como o Maria Moors Cabot e o Prêmio SIP em duas oportunidades. Venceu também prêmios como Esso, Vladimir Herzog, Mulher Imprensa e Jabuti de Melhor Livro Reportagem. u Leia a entrevista de Eliane Brum à Prospect (em inglês). Eliane Brum é eleita Pensadora do Ano Eliane Brum Lilo Clareto Editora Três encerra versões impressas de IstoÉ e IstoÉ Dinheiro

Edição 1.497 - pág. 4 n O jornal digital Poder360, fundado e desde então dirigido por Fernando Rodrigues, está em contagem regressiva para os seus 25 anos de vida, a se completarem em 18 de abril. Embora tenha sido batizado com o atual nome apenas em novembro de 2016, a operação editorial teve início em 2000 com o antigo Blog do Fernando Rodrigues, à época hospedado no UOL. u Em janeiro de 2017, iniciou a fase solo, independente e definitiva. O último post no UOL havia sido publicado em 31 de dezembro de 2016. O Drive, newsletter única no mercado e exclusiva para assinantes, também celebra data redonda, dez anos, que serão completados em 25 de maio. u Segundo lembra Rodrigues, “o Poder360 é a operação editorial mais antiga da mídia brasileira dedicada exclusivamente aos assuntos do poder, lato sensu. Faz a cobertura ampla de notícias sobre os Três Poderes, mas também sobre economia, negócios, agências reguladoras e diversas indústrias relevantes, como as dos setores de energia, agropecuária, saúde, esportes, tecnologia, mídia e assuntos internacionais”. u Ele lembra ainda que muitos veículos digitais nasceram e morreram nesses 25 anos. “Tudo parece ser muito fugaz na internet”, destaca, garantindo: “Sobreviver um quarto de século no meio digital talvez seja o equivalente a durar 50 ou 100 anos na mídia impressa. Estar operando de maneira cada vez mais consolidada e ampliando a influência e credibilidade do Poder360 é um sinal de que a produção jornalística tem sido útil para o público que se informa por aqui. Sem o aval do leitor não seria possível existir tanto tempo”. n Marina Colasanti morreu nessa terçafeira (28/1), aos 87 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas a TV Globo informou que ela sofria de Mal de Parkinson e teve pneumonia. Deixa viúvo, o jornalista e escritor Affonso Romano de Sant’Anna, e duas filhas. O velório foi na quarta-feira (29/1), no Parque Lage, Zona Sul do Rio de Janeiro. O local marcou a história de Marina, que chegou a morar lá. u Marina nasceu em Asmara, capital da Eritreia, na época uma colônia italiana. Veio para o Brasil aos 11 anos e teve formação como artista plástica. Apesar disso, começou a trabalhar, em 1962, como jornalista e cronista do Jornal do Brasil. Escreveu para revistas da Editora Abril, apresentou programas culturais na televisão e traduziu para o português autores estrangeiros renomados. u Foi autora de mais de 70 obras, para crianças e adultos, entre poesia, contos, crônicas, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil, neste caso ilustrando as próprias obras. Recebeu o Prêmio Machado de Assis em 2023, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Em 2024, foi escolhida como personalidade literária do ano pelo Prêmio Jabuti, após ganhar a estatueta nove vezes ao longo dos anos, na categoria de Melhor Livro Infantil. u É considerada uma das grandes personalidades da cultura brasileira, e teve uma carreira marcada pela sensibilidade e pelo talento. Últimas O adeus a Marina Colasanti Marina Colasanti Guito Moreto/Agência O Globo Nacionais Poder360, de Fernando Rodrigues, chega ao Jubileu de Prata Fernando Rodrigues Uma das salas da Redação em 7/1/25 Sérgio Lima/Poder360 Sérgio Lima/Poder360

Edição 1.497 - pág. 5 n Ausente há seis anos do mercado editorial, Flávio Pestana, um dos “pais” do Valor Econômico (ver box), está em contagem regressiva para oficializar a sua reestreia no setor. Estruturado por ele em conjunto com José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, e o publisher Agostinho Turbian, o portal Brazil Economy, de acesso gratuito, prepara-se para ir ao ar em 10 de fevereiro. Apesar do manjado recurso a um título em inglês – expediente adotado por nove em cada dez sites de economia –, o projeto promete oxigenar o noticiário da área, hoje congestionado por temas macroeconômicos e pitacos de economistas-chefes de instituições financeiras, abrindo espaço para o jornalismo de negócios com reportagens de fôlego, caprichadas e exclusivas. u “O nosso lema é: menos Faria Lima, mais empresas. Vamos apresentar diariamente histórias saborosas, bem escritas e inéditas do mundo corporativo”, diz Pestana. “Muitas das cerca de 20 mil companhias brasileiras com faturamento anual superior a R$ 300 milhões estão realizando coisas relevantes, mas ninguém, até agora, lhes dedicava a devida atenção”. u Sócio há algum tempo da Odgers Berndtson Brasil, especializada em recrutamento de executivos, e da holding de serviços financeiros OBB Capital, Pestana começou a rabiscar o Brazil Economy há cerca de um ano. Ele percebeu à época o espaço inexplorado na praça para um veículo de economia que deixasse de lado o “mais do mesmo” do hardnews – o sobe e desce da bolsa, reuniões do Copom, resultados de empresas de capital aberto etc. – e apostasse numa cobertura selecionada. “A bola estava quicando na pequena área. “Menos Faria Lima, mais empresas”: receita do Brazil Economy, de Flávio Pestana (*) Por Dario Palhares, especial para J&Cia/Portal dos Jornalistas No segundo semestre do ano passado, conversei a respeito com o Agostinho e o Maluf, que abraçaram a proposta”, diz ele. u O negócio começou a sair do papel na reta final de 2024. Com traquejo de sobra como head hunter, Pestana cuidou pessoalmente da contratação da equipe editorial da casa. Para preencher o cargo de editor-chefe, entrevistou vários jornalistas indicados por seus muitos amigos e conhecidos na imprensa. A escolha recaiu sobre o redator-chefe da Isto É Dinheiro Hugo Cilo (ex-UOL e Diário do Grande ABC), que trabalhava há quase 17 anos na semanal da Editora Três. u “Nossa conversa durou pouco, pois a empatia foi mútua”, diz Pestana, que garantiu ao jornalista uma fatia do empreendimento. “Precisávamos de um editor-chefe que vestisse a nossa camisa, que tratasse a empresa como sua. Por isso, demos uma participação societária ao Hugo”. u Instalada, por ironia, na avenida Brigadeiro Faria Lima, corredor paulistano que se tornou a “meca” dos incensados economistas-chefes, pelos quais Pestana não demonstra maior interesse jornalístico, a redação do Brazil Economy conta, de início, com apenas mais dois nomes. Ambos também são egressos da IstoÉ Dinheiro: o editor de negócios e tecnologia Beto Silva (ex-O Estado de S. Paulo, Diário do Grande ABC, Câmara dos Deputados e Prefeitura de São Caetano do Sul) e a editora de finanças e economia Paula Cristina (ex-DCI). Nas últimas semanas, a dupla vem se dedicando, assim como Cilo, à formação de um estoque de “matérias de gaveta”, ou seja, reportagens exclusivas, com “prazos de validade” mais dilatados, para abastecer as cinco editorias do portal – empresas, finanças, agronegócio, tecnologia e lifestyle – desde o lançamento. u “Ao facilitar conversas, trocas de ideias e discussões de pautas pela redação, o trabalho presencial contribui para a formação da cultura empresarial, que é de fundamental importância para uma Maluf, Pestana e Turbian Beto, Paula e Hugo Nacionais

Edição 1.497 - pág. 6 Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) em 1985, Flávio Pestana ingressou já no ano seguinte na Folha de S.Paulo, marco inicial de sua longa trajetória no mercado editorial, agora retomada. De assistente da gerente de assinaturas, ele tornou-se diretor-superintendente e ganhou assento no conselho editorial da casa. “Cuidava da parte comercial e da área de novos negócios da Folha, que desenvolveu vários projetos, como o UOL e o Valor Econômico”, diz Pestana, que assumiu a presidência do conselho de administração do UOL. Lançado em 28 de abril de 1996, três dias após a estreia do Brasil Online (BOL), da Editora Abril, o portal eletrônico da família Frias consolidou-se rapidamente, tendo, inclusive, absorvido as operações do BOL em setembro daquele mesmo ano. A seguir, Pestana saiu em busca de um sócio graúdo para colocar de pé um concorrente à Gazeta Mercantil na imprensa econômica. “Batemos nas portas de um monte de gringos: Dow Jones, Washington Post, Bloomberg etc. Como essas investidas deram em nada, resolvemos conversar com grupos locais”, conta ele. Os candidatos a parceiro da Folha na empreitada eram O Estado de S. Paulo e O Globo. O acionista Luiz Frias queria iniciar negociações com a família Mesquita, do Estadão, mas foi convencido por Pestana de que deveriam procurar, em primeiro lugar, a família Marinho. “Ponderei com o Luís que uma parceria com O Globo seria muito mais vantajosa para nós, pois o novo jornal contaria, desde o seu surgimento, com plantas de impressão em São Paulo e no Rio”, diz ele. Como os Frias e os Marinho não se bicavam à época, Pestana foi encarregado da sondagem. O executivo da Folha apresentou a proposta de joint venture a João Roberto Marinho, diretor de O Globo, em um almoço no Rio de Janeiro. A conversa fluiu solta entre os dois, que mantinham contato regulares já há um bom tempo, nas reuniões da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). “Saímos do almoço meio apalavrados. Pouco tempo depois, fechamos negócio e começamos a tocar o projeto em frente”, conta Pestana. “As duas famílias me convidaram para ser o presidente do novo jornal, o Valor Econômico, pois eu mantinha bom relacionamento com ambas”. O Valor foi lançado em maio de 2000 e repetiu o sucesso do UOL, suplantando rapidamente a Gazeta Mercantil em tiragem e prestígio. Pestana seguiu à frente do jornal até maio de 2003, quando decidiu respirar novos ares. Trabalhou na Gazeta Mercantil, na ocasião comandada por Nelson Tanure, e na Rede Bom Dia e no Diário de S. Paulo, de J. Hawilla (19432018), atuou no outro lado do balcão, pilotando a divisão de relações com investidores da CDN, e ocupou a diretoria comercial de O Estado de S. Paulo durante cinco anos, até o início de 2019. Já com boa quilometragem no meio editorial, Pestana lançou-se por conta própria, no fim da última década, a novas atividades. Tornou-se sócio de uma firma voltada à contratação e à recolocação de executivos e de uma empresa de serviços financeiros. O passado profissional, no entanto, continuou presente no seu dia a dia: a grade maioria dos clientes dos dois negócios eram grupos de comunicação interessados em contratar profissionais ou encontrar sócios para as suas operações. “Em resumo, eu saí da mídia, mas a mídia não saiu de mim”, constata ele. jovem empresa, como a nossa”, comenta Pestana, que planeja novas contratações a médio prazo. “Pensamos em reforçar a equipe à medida que formos ganhando musculatura, mas sempre tendo em mente que o nosso modelo editorial não demanda profissionais em quantidade, e sim de qualidade. Além disso, vamos recorrer a freelancers sempre que necessário”. u Como não será cobrado “pedágio” dos internautas, as receitas do portal dependerão, num primeiro momento, de anúncios e conteúdos de marca produzidos pela casa. Mais para a frente, sem cronograma estabelecido, os três sócios pretendem realizar eventos. “Só iremos atuar nesse mercado, no entanto, quando a nossa marca estiver consolidada. Assim que chegar a hora, a intenção é promover eventos exclusivos e diferenciados, fora da ‘caixinha’”, diz Pestana. u Prestes a ter início, a divulgação do Brazil Economy será feita por meio de ações de marketing digital com foco prioritário nas redes sociais. Mais do que grandes números, a meta é obter uma audiência qualificada, o que inclui, segundo Pestana, negociantes, empresários, executivos c-levels, bancos de investimento e a comunidade que presta serviços às empresas. “Ficaremos satisfeitos com a conquista de 15 mil a 20 mil leitores regulares no target definido”, diz ele. Nacionais “Eu saí da mídia, mas a mídia não saiu de mim” Flávio Pestana

Edição 1.497 - pág. 7 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Segundo jornalista sob proteção do Estado é assassinado no México em menos de quatro meses. Leia mais ‘Algoritmo da Anorexia’: YouTube recomenda vídeos sobre transtornos alimentares a meninas, mostra relatório, Leia mais Série sobre colisões de aves migratórias em prédios envidraçados de Nova York vence prêmio internacional de fotografia. Leia mais A desinformação deixou definitivamente de de ser uma preocupação de jornalistas e comunicadores e agora faz parte da agenda de todos os setores da sociedade, incluindo o mundo do dinheiro. Mais uma evidência disso é o , divulgado na semana passada em Davos. O documento descreve um cenário mundial cada vez mais fragmentado, com desafios geopolíticos, ambientais, sociais e tecnológicos que ameaçam a estabilidade e o progresso. Notícias falsas e desinformação se destacam em primeiro lugar entre mais de 30 ameaças de curto prazo (dois anos), superando questões dramáticas como a crise climática e os conflitos armados. Em quarto lugar aparece a polarização da sociedade, um problema relacionado à desinformação e às , muitas vezes disseminadas propositalmente com o intuito de angariar apoio político ou mobilizar para crimes e terrorismo. O relatório divulgado em Davos é resultado da , que captura de mais de 900 especialistas em todo o mundo. A inteligência artificial faz parte das preocupações. Os resultados adversos das tecnologias de IA são um dos itens que mais subiram no de risco de dez anos em comparação com o de risco de dois anos. O documento do refere-se ao papel da IA generativa na produção de conteúdo falso ou enganoso em larga escala e como isso se relaciona com a polarização social. Desinformação, um risco maior do que conflitos armados, aponta Fórum Econômico Mundial RSF quer que anunciantes “assumam suas responsabilidades” Aproveitando o relatório, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou um comunicado convocando os anunciantes a assumirem a responsabilidade pelas ameaças que as principais plataformas online “− especialmente aquelas que incorporam os valores de Elon Musk e Mark Zuckerberg −“ representam para o acesso a informações confiáveis e jornalismo de qualidade. A organização afirma que “as plataformas online não são nada sem os orçamentos dos anunciantes − foi o dinheiro deles que permitiu que se tornassem tão poderosas”. Para a RSF, os riscos tanto para o direito à informação quanto para a reputação das empresas estão crescendo. Daí o apelo aos anunciantes para que “assumam a responsabilidade e pressionem essas plataformas para proteger o acesso do público à informação e a conteúdo jornalístico”. Outro ponto abordado é o dos influenciadores que não produzem informações confiáveis de interesse público, que na visão da entidade de liberdade de imprensa devem ser diferenciados dos jornalistas − uma tarefa cada vez mais difícil. A fim de combater a desinformação, a RSF sugere que o conteúdo deve ser claramente categorizado de acordo com a origem e os influenciadores devem aderir a um código de conduta, garantindo transparência e responsabilização pelo que veiculam. Não é impossível, se as plataformas quiserem. Mas, pela direção dos ventos na nova era Trump, não parece nada provável.

Edição 1.497 - pág. 8 Bahia n Aline Gama, advogada formada e cursando o último ano de Jornalismo, é a nova repórter da coluna Justiça do site Bahia Notícias. Ela vinha atuando como estagiária na Rede Bahia, onde era responsável pelas redes sociais do iBahia. Brasília n Eldo Gomes acaba de ser contratado pela Globo Brasília para ser comentarista oficial do Big Brother Brasil (BBB). Com passagens em diversos veículos, incluindo SBT e EBC, ele comanda paralelamente nas redes sociais o canal @PapoComEldoTV. n Gabriella Furquim, que deixou recentemente o SBTNews, retornou ao Metrópoles na última semana, como colunista de Dinheiro&Negócios. Esta será sua segunda passagem pelo site, onde atuou de 2018 a 2022 como repórter e editora. n Luciana Lima integrou-se em 27/1 à equipe do PlatôBr, onde passa a acompanhar o governo e o Congresso Nacional. Ela atuava anteriormente como repórter especial do Canal Meio, na cobertura de Política e Judiciário, além de campanhas presidenciais e a relação do Brasil com Europa, Ásia e América Latina. n Raphael Di Cunto deixou o Valor, onde permaneceu por quase 14 anos, 11 anos e meio dos quais em Brasília, cobrindo a Câmara dos Deputados, e começou este mês como repórter na sucursal da Folha de S. Paulo. n Victor Paiva está de volta ao Sistema Correio com o lançamento do projeto Poder em Debate: do Planalto à Paraíba. Reconhecido como um dos grandes nomes do jornalismo político do estado, ele assume o cargo de correspondente do grupo de comunicação multiplataforma da Paraíba em Brasília. Victor terá participações na 98 FM, TV Correio e em uma coluna exclusiva do portal. O projeto estreia em 3/2 com uma análise detalhada sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que deve eleger o paraibano Hugo Motta como presidente para o próximo biênio. Espírito Santo n Nicolas Nunes, que em dezembro deixou a Folha Vitória, é o novo repórter do site Tribuna Online, da Rede Tribuna. Paraná n Victor Freitas deixou Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, em São Paulo, onde era repórter da Rede Século 21, e mudou-se para Cianorte, onde passou a ocupar uma vaga de repórter da RPC TV. Vaivém das redações n O jornalista e ex-ministro Thomas Traumann foi contratado pela Globo para integrar o programa Estúdio i. Na atração, comandada por Andréia Sadi na GloboNews, ele participa duas vezes por semana como comentarista dos bastidores da política, trazendo análises e informações sobre o tema em dias pré-estabelecidos pela emissora. A informação é da coluna F5, da Folha de S.Paulo. De acordo com a coluna, outros nomes também devem ser incluídos proximamente no programa. u Reconhecido por sua atuação na cobertura política, Thomas Traumann passou por veículos como as revistas Veja e Época, além da própria Folha, onde atuou como repórter especial. Entre fevereiro de 2014 e março de 2015, foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Globo contrata Thomas Traumann como comentarista do Estúdio i Thomas Traumann Aline Gama Eldo Gomes Gabriella Furquim Luciana Lima Raphael Di Cunto Victor Paiva Nicolas Nunes Victor Freitas

Edição 1.497 - pág. 9 Vaivém das redações n O editor de fotografia e imagens Ivan Pacheco e a repórter de Comportamento e Cultura Karine Dalla Valle não fazem mais parte da redação de GZH. Em nota enviada ao Coletiva.net, o Grupo RBS confirmou os desligamentos e anunciou o retorno, após 15 anos, de Daniel Marenco para o cargo de coordenador de Fotografia na Redação Integrada. Nesse período, ele teve passagens por Folha de S.Paulo e O Globo. E mais... n Grasiela Duarte (ex-Correio do Povo e Amanhã), especialista em Marketing Estratégico, é a nova colunista do programa Conversando Negócios, conduzido por Marta Sarmento, no Poa Streaming. Rio Grande do Sul Mudanças em GZH Ivan Pacheco Karine Dalla Valle Daniel Marenco Grasiela Duarte Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação O site da Rede de Jornalistas Pretos destaca uma importante iniciativa da Unesco em parceria com o Arquivo Público de São Paulo. A ação busca resgatar a memória de Luiz Gama, um dos maiores intelectuais negros da história do Brasil, e seu impacto no jornalismo negro e na luta por justiça social. O projeto reforça a importância de preservar e divulgar a história de figuras que moldaram o pensamento crítico e os direitos civis no País. Confira a matéria completa aqui. Unesco e Arquivo Público de São Paulo: o resgate do jornalismo negro pela memória de Luiz Gama Luiz Gama

Edição 1.497 - pág. 10 Paraná n Cinthia Genguini, que foi secretária de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba na gestão de Rafael Greca, aceitou convite do secretário de Comunicação do Estado, Cléber Mata, e vai coordenar o marketing digital e as mídias sociais do Governo do Estado. É uma volta ao Palácio Iguaçu, já que ela havia trabalhado na equipe digital dos ex-governadores Beto Richa e Cida Borghetti. Rio de Janeiro n Rafael Oliveira, que foi por 21 anos e 9 meses da Unimed Rio de Janeiro, mais da metade desse período como gerente de comunicação e marketing, anunciou neste início de 2025 a criação de seu próprio negócio, a consultoria Rafa is cool, que adota o conceito de liderança GOAT (greatest of all time) em seu modelo de atuação. Rio Grande do Sul n Roberto Sulzbach Cortes foi efetivado na Martha Becker Connections. Após 1 ano e 9 meses estagiando na agência, passou à função de analista, assumindo algumas das contas anteriormente atendidas por Daniel Rodrigues, que deixou a empresa recentemente para focar em projetos pessoais. Comunicação Corporativa Internacional n Daniella De Caprio, ex-CDI, Via Varejo, Zendesk e Cisco, e que desde janeiro de 2020, quando foi transferida pela Zendesk, vive na Cidade do México, deixou a companhia e começou em janeiro como head de comunicação latam na Paypal. Brasília n Adriana Mendes integrou-se à equipe de Comunicação Institucional do Postalis − Instituto de Previdência Complementar dos trabalhadores dos Correios e ali assumiu o relacionamento externo do instituto com a mídia e entidades correlatas. Antes, esteve no Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis) e Tribunal de Contas da União (TCU)) e nas agências Empório Comunicação, Weber Shandwick e Simone Azevedo Comunicação. n Márcia Leite iniciou nova jornada na Brivia, como diretora de Relacionamento e Negócios. Como noticiado recentemente por este J&Cia, ela despediu-se em dezembro da Oficina Consultoria, após 10 anos e meio de casa. Minas Gerais n Tayná Vieira entrou 2025 de cargo novo na Usiminas, companhia em que atua há cerca de 2 anos e meio e onde anteriormente foi estagiária. Até agora analista sênior, ela passou a gerente de relações institucionais e comunidades. Mesmo em seu trabalho anterior, na Link Comunicação, era da equipe de atendimento da Usiminas. Daniella De Caprio Adriana Mendes Márcia Leite Tayná Vieira Cinthia Genguini Rafael Oliveira Roberto Sulzbach Cortes I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM.

Edição 1.497 - pág. 11 Comunicação Corporativa São Paulo n Adriano Etrusco Eugênio, exElevadores Atlas Schindler e que teve uma rápida passagem pela FSB Holding, como diretor-adjunto de comunicação estratégica, despediu-se da agência para ser consultor de comunicação na V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital. Ele também esteve por 8 anos na Oi e foi ainda por 11 anos do Grupo Bandeirantes. n Anderson Marin Lima, que esteve por quase 10 anos no McDonald’s (Arcos Dorados) e vinha atuando como jornalista esportivo autônomo, está de volta ao universo corporativo, como analista de marketing sênior na Krispy Kreme Brasil. n Camille Nunes entrou 2025 de cargo novo na The Heineken. Foi promovida de brand PR a gerente de comunicação. Anteriormente, passou por MktMix e Press Pass. n Cristiane Garcia, ex-CDI e Core e que vinha atuando como freelancer, iniciou nova jornada profissional como atendimento sênior da Porto Seguro na Pros. n Fernanda Oening, assessora de imprensa e de PR, deixou a FT Estratégias em outubro, após 2 anos e 4 meses de casa, e começou em janeiro como analista autônoma, em atuação remota, na VCRP. n Giovanna Collino, analista de mídias sociais, deixou em janeiro a Infographya Comunicação Corporativa, em que atuou por 2 anos e meio. n Isabella Ventura, que esteve por 1 ano e meio, até setembro, na KB!Com, na função de assessora de imprensa, começou em outubro na EPR Comunicação, na mesma função. n Karina Fiorezi Barbaresco está de cargo novo na Bayer Crop Science. Assumiu em janeiro o trabalho em inovação global e comunicação digital na companhia, além de continuar liderando a divisão de Comunicação na América Latina. n Karina Kattan, que passou por Grupo Globo, Grupo Abril, Teads, Conspiração Filmes, Hungry Man e Grupo Fasano, está iniciando agora em janeiro nova jornada profissional na Tastemakers, contratada como diretora de Atendimento para a marca Dove, da Unilever. Sua trajetória também inclui atuações em agências publicitárias, como W/Brasil, DPZT e DDB, além da direção executiva do Instituto Cultural Inhotim, em Belo Horizonte. Adriano Etrusco Eugênio Anderson Marin Lima Camille Nunes Cristiane Garcia Fernanda Oening Giovanna Collino Isabella Ventura Karina Fiorezi Barbaresco Karina Kattan HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR?

Edição 1.497 - pág. 12 Comunicação Corporativa n Luana Cunha de Figueiredo despediuse em novembro da Agência No Ar, onde atuou por 3 anos e 2 meses, por último como a0tendimento pleno, e integrou-se ao time de especialistas da Motim. n Luiza Spinelli, líder de canais digitais do Hospital Israelita Albert Einstein, onde trabalha desde fevereiro de 2021, foi promovida em janeiro a gerente de marketing do núcleo de experiência digital. n Mariana Conde Sekeres, ex-Cyrela e Accor e que foi coordenadora de comunicação interna na Viveo por 2 anos e 4 meses, até outubro, assumiu em janeiro cargo semelhante na Caixa Vida e Previdência. n Patricia Boroski Camargo, analista sênior na idwall por 1 ano, até dezembro, entrou janeiro de emprego novo: começou em função semelhante na AACD. Anteriormente, passou por Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Prodesp e Grupo Fala. n Roberto Moura, consultor de performance, deixou a Ketchum, agência em que esteve por 11 anos e 9 meses, atuando com Análise de Dados e Business Intelligence (BI), Gestão de Indicadores de Desempenho (KPIs), Melhoria Contínua & Qualidade Total, Gestão de projetos, Liderança de pessoas & Gestão de conflitos. n Tathiana Barbar foi promovida de gerente executiva a diretora de atendimento na Máquina, agência em que está há 9 anos. Ex-Folha e Estadão e desde 2012 na comunicação corporativa, hoje comanda a gestão de contas de setores como imobiliário, educação, saúde, varejo, energia e terceiro setor, além de uma equipe de cerca de 30 pessoas. n Victor Hugo Carvalho, que ficou por 1 ano e 10 meses, até setembro, na FSB Comunicação como analista, integrou-se ao time da FleishmanHillard Brasil em outubro, na função de consultor sênior. Ele também esteve em Golin, Pìneapple Hub e Tamer Comunicação. Licença-maternidade n Sarah Dias, mãe do Pedrinho e head de atendimento na Brain, em São Paulo, na agência desde abril de 2021. Luana Cunha de Figueiredo Luiza Spinelli Mariana Conde Sekeres Patricia Boroski Camargo Roberto Moura Tathiana Barbar Victor Hugo Carvalho Sarah Dias n A Ágora assumiu a conta de comunicação da Red Bull. A marca de energéticos chega para o portfólio das contas de consumo e entretenimento da agência, que é dirigida por Alice Furtado e já conta com Netflix, On e Hotmart. Será gerenciada por Vinícius Costa. E mais... n A Core Group assumiu a assessoria de imprensa do GoodBom Supermercados, atualmente presente nas cidades de Sumaré, Indaiatuba, Campinas, Hortolândia, Mogi-Mirim e Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo, com 13 unidades. Na direção do atendimento, Sandra Takata. n Também a A4&Holofote Comunicação está com novo cliente: a Placas do Brasil, indústria brasileira especializada na produção de painéis de MDF. O atendimento será dividido em duas frentes principais: Arquitetura e Design, liderada por Alessandra Barbieri, com gerência de Camila Barbieri; e Negócios e ESG, gerenciada por Thiago Rosa. A direção geral é de Almir Soares e Claudia Kucharsky. Dança das contas Ágora conquista a conta da Red Bull

Edição 1.497 - pág. 13 Comunicação Corporativa Pelas instituições n A Faculdade Cásper Líbero anunciou a criação de três novos cursos no ecossistema de comunicação e no formato que combina aulas ao vivo, videoaulas gravadas e mesacasts com professores da instituição e convidados externos. São eles: Inteligência Artificial e Comunicação Corporativa, Comunicação Estratégica e Branding, e Marketing e Mídias Sociais. Outras informações e inscrições no www.casperlibero.edu.br. Pelo mercado n A RPMA conquistou novamente, pelo 15º ano consecutivo, o selo Great Place to Work, concedido anualmente às melhores empresas para se trabalhar no País, algo inédito no segmento das agências de comunicação. u Sobre o feito, diz o sóciodiretor Marcio Cavalieri: “A certificação GPTW é um reflexo do que construímos dentro da agência: um ambiente voltado à inovação, engajamento e resultados. A motivação das nossas equipes é a base para entregarmos campanhas e projetos que se destacam no mercado”. n Nelson Tucci, diretor da Virtual Comunicação, é o convidado do Rotary Satélite Sudeste Confraria de Negócios, para ministrar a palestra intitulada Solidariedade como Base Social. Será na capital paulista em 13/2, às 19h30, na Galeteria Moema (al. dos Nhanbiquaras, 560). Informações e inscrições pelo whats 1193367-5897, com Camila. n Marco Sabino foi homenageado pela Associação Paulista de Imprensa (API) em 25/1, aniversário da cidade de São Paulo, com o diploma de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho que tem feito à frente do programa Olhar de Repórter. Ele é também o CEO da S/A Comunicação. Marcio Cavalieri Nelson Tucci Sabino e Sérgio de Azevedo Redó, presidente da API 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Nesta coluna, Álvaro Bufarah aborda o Fugatto, ferramenta de IA da NVidia, que transforma a criação de áudio, permitindo a geração de sons inovadores e personalização de músicas, vozes e efeitos sonoros. Ele beneficia música, publicidade, educação, jogos e design de som, simplificando processos criativos e ampliando possibilidades. Apesar do potencial, a tecnologia enfrenta desafios éticos, como o risco de deep fakes e violação de direitos autorais, destacando a importância do uso responsável e regulamentações adequadas. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. n A Dona Comunicação anuncia a chegada da Manesco Advogados a seu portfólio de clientes do setor jurídico. O escritório, que tem unidades em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, é especializado em direito administrativo e tem um ex-ministro do TSE como sócio. O trabalho será conduzido sob a direção de Rolland Gianotti. n A PinePR anunciou a conquista das contas de Prospera, plataforma especializada em benefícios sustentáveis; Pilotin, fintech que utiliza dados para ajudar as pessoas a cuidarem de finanças pessoais; e Tachyonix, provedora de aplicativos SAP que ajuda as companhias a reduzirem o tempo na integração de sistemas. A direção de atendimento é da CEO Fabiana Ramos. n A NR7 também tem cliente novo em carteira: a Orelo, plataforma brasileira fundada em 2020 por Luiz Felipe Marques, que atua em modelos de monetização para criadores de conteúdo. Outras informações com Guilherme Luchezi ([email protected]).

Edição 1.497 - pág. 14 SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio A coletiva de imprensa de fim de ano da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) reuniu cerca de 30 jornalistas para apresentar os resultados de 2024 e as perspectivas do setor em 2025. Na sequência, houve um evento de confraternização entre jornalistas e executivos do mercado segurador. Os resultados e as perspectivas do setor foram apresentados pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a jornalistas de veículos da grande imprensa, mídias regionais e veículos especializados do setor de seguros. A coletiva resultou em 81 reportagens publicadas. “Trouxemos para São Paulo O Povo (CE), Diário do Pará (PA), O Liberal (PA), Jornal do Commercio (PE), Jornal do Commercio (RS) e Mossoró Hoje (RN), além do Correio Braziliense. Convidamos veículos fora do eixo Rio-SP, porque uma das nossas estratégias tem sido uma forte produção de conteúdo e dados direcionados ao público regional, com o intuito de explicar os produtos do mercado segurador”, informa a superintendente executiva de Comunicação e Marketing, Carla Simões. A Prudential do Brasil e o Correio Braziliense estão organizando a edição do CB Fórum para debater as Perspectivas e Diálogo entre os setores de Seguros e Franquias. O evento, que conta com apoio institucional da CNseg, será no próximo dia 13 de fevereiro, em Brasília. A abertura do evento terá a presença do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Participarão do Fórum também a presidente da Prudential, Patricia Freitas, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, o vice-presidente Jurídico e Relações Institucionais da Prudential, Antônio Rezende, a diretora jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, além de executivos da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Foram convidadas também autoridades do Executivo e do Judiciário. “O evento será um momento importante para dar visibilidade a dois motores de crescimento da nossa economia − os setores de seguros e de franquia −, que, juntos, representam quase 10% do PIB. A Prudential, como seguradora e franqueadora, promove o diálogo com o intuito de criar oportunidades que podem atrair investimentos, incentivar o empreendedorismo, fomentar o planejamento e a educação financeira de nossa sociedade”, afirma a diretora de Marketing da Prudential do Brasil, Fernanda Riezemberg. Prudential e Correio Braziliense Carla Simões e Dyogo Oliveira na coletiva Coletiva de Imprensa

Edição 1.497 - pág. 15 AUTO n Após um ano atuando como editor de Conteúdo e Testes do canal Auto Super, Felipe Ribeiro (11-98303-5592 e felipe. [email protected]) anunciou nesta semana sua despedida da publicação. “Foram mais de 100 carros gravados no período, reformulação na imagem e relacionamento da empresa junto ao mercado e saldo extremamente positivo”, destacou Felipe, que deve anunciar nos próximos dias seus novos passos profissionais. Antes do Auto Super, ele foi repórter de Autos do Canaltech e passou por Jovem Pan e Rosa Arrais Comunicação. E mais... n A Roda Rio, revista automotiva semanal carioca fundada em 2020 por Luiz Humberto Monteiro Pereira, encerrou seu programa de assinaturas pagas e vendas de exemplares avulsos e agora passa a ter distribuição gratuita. A ideia é que, com o aumento da circulação decorrente da gratuidade, a publicação torne-se mais atraente para os anunciantes e viabilize publicitariamente a evolução do projeto editorial, explicou Luiz Humberto. n Vinícius Fernandes Chaves (vinicius.chaves@ webmotors.com. br) começou na Webmotors como assessor de imprensa sênior da marca. Ele vinha integrando nos dois últimos anos a equipe de imprensa da Latam e antes passou pelas agências FSB, MSL e Burson. Neste novo desafio, responde à coordenadora de Conteúdo Priscilla Neves e ao head de Conteúdo e Comunicação Rodrigo Ferreira. n Depois de um período de colaboração com a Textofinal, Rafael Borges foi anunciado oficialmente como novo reforço da equipe de atendimento da agência. Com mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, a maioria no setor automotivo, Rafael teve passagens por Fiat, Harley-Davidson, Webmotors e Toyota; nesta última, foi sete anos responsável pela comunicação externa e relacionamento com a imprensa. Ele atende pelos [email protected] e 11-98684-8619. u Ainda por lá, a agência assumiu o atendimento de PR e assessoria de imprensa da Usiquímica, empresa brasileira com mais de 80 anos de atuação. No segmento de lubrificantes, o grupo licencia exclusivamente a marca Valvoline no Brasil e, no fim de dezembro de 2024, anunciou a compra da YPF Brasil. O atendimento está a cargo de Juliana Sih ([email protected]). Textofinal confirma acerto com Rafael Borges Rafael Borges Vinicius Chaves começa na Webmotors Vinicius Fernandes Chaves Felipe Ribeiro deixa o Auto Super Felipe Ribeiro

Edição 1.497 - pág. 16 São Paulo n Eduarda Duarte apresenta um novo programa da PlayTV, emissora paulista voltada para a cultura geek. Kimchi Talks mostra pratos tradicionais coreanos, trazendo as histórias e tradições da culinária na Coreia do Sul. Eduarda mistura, em seus comentários, aspectos de k-dramas, ou doramas, a dramaturgia geek. Com estreia marcada para 12/2, às 19h, o programa será apresentado toda quarta-feira, com reprises durante a programação. u Cada episódio começa com o resumo de uma novela coreana, seguido pelo quadro Dudi Experimenta, em que a apresentadora prova pratos famosos dos k-dramas. O quadro K-Ranking elenca os melhores pratos e novelas, com uma visão divertida e informativa sobre os dramas e suas delícias gastronômicas. A emissora fez parcerias com restaurantes especializados em gastronomia coreana, para que os telespectadores tenham a possibilidade de experimentar os pratos vistos na telinha. E eles poderão também sugerir pratos e novelas para próximos episódios. u PlayTV está nos canais 622 NetClaro, 161 SKY, 143 OiTV, 574 na parabólica e no site. E mais... n O programa Sem Censura, da TV Brasil, recebeu o Prêmio APCA 2024, organizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de Melhor Programa de Televisão. Apresentada por Cissa Guimarães, a produção pode ser acompanhada também nas redes sociais. n A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoverá em fevereiro debates sobre o tema de quadrinhos, como parte do projeto do 36º Troféu HQMIX. As conversas serão presenciais, com transmissão ao vivo. Em 1º/2, às 11h30, haverá uma roda de conversa com cinco mulheres chamada Elas por elas nas HQs; em 8/2, às 11h, o debate Inteligência Artificial nas Artes Gráficas; e em 13/2, às 15h, uma conversa sobre Quadrinhos na sala de aula. Gastronomia à moda coreana geek Eduarda Duarte Por dentro da Comunicação Pública Leia na coluna da ABCPública desta semana no Portal dos Jornalistas: yMapa da Regulamentação da ABCPública yPodcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência – Sexta temporada traz novidades e temas relevantes yAudiência pública sobre moderação de conteúdo em plataformas digitais yDados que te ajudam a identificar fake news Tuitão do Daniel A arte de escrever histórias em apenas 700 caracteres, incluindo os espaços Por Daniel Pereira (daniel07pereira@ yahoo.com.br), especial para J&Cia (*) Batizado há 46 anos no Grupo Estado, Daniel Pereira passou por Rádio Bandeirantes, TV Record, coordenou a Comunicação do Governo de SP na ECO-92 e foi assessor de imprensa no Memorial da América Latina. Publicou em 2016 O esquife do caudilho e acaba de concluir O último réu. Lembram do vírus? O pastor Zinho era da manada que debochava dos perigos da Covid. Mas, como peixe morre pela boca, pegou a “gripezinha” e acabou no hospital. Intubado, viajou pelas brumas do vale da morte e viu que o diabo era mais feio do que havia aprendido na Bíblia. Nesse perrengue, chegou com 90 quilos e três meses depois saiu com 35. De volta ao púlpito, passou a defender renhidamente os procedimentos preventivos contra a doença, especialmente o distanciamento social. E, para que ninguém caísse na tentação da dúvida, deu o xeque-mate com um exemplo irrebatível: a máscara, queridos irmãos e irmãs, é tão importante que até Deus, 3 mil anos atrás, já a usava. Amém! O peixe morre pela boca

Edição 1.497 - pág. 17 Rio de Janeiro n Renata Pacheco Jordão já trabalha com sua Ipê Amarelo Comunicação. O foco é atuar em quatro frentes – relações públicas, marketing digital, comunicação institucional, e política e terceiro setor −, como uma agência-butique, com profissionais especializados em diferentes segmentos. Entre as novas contas, estão ArtRio, que em 2025 completa 15 anos, e a turnê de Ben Harper & The Innocent Criminals no Brasil, com shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. u Os dois projetos têm atuação de Agata Cunha. Os e-mails delas são formados por nome.sobrenome@ ipeamarelocom.com.br. A marca da agência, uma árvore onde as flores amarelas são substituídas por balões de fala da mesma cor, foi criada pela agência de branding Webwood. Vaivém-RJ n Edilson Silva leva para o canal BandSports seu programa Debate Pronto, produzido na praça de alimentação do Park Shopping, em Jacarepaguá. Dirigido por Mário Meirelles e exibido de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h30, tem dois comentaristas fixos, vindos do futebol. Conta ainda com a participação de dez repórteres, com informações sobre os principais clubes brasileiros. E mais... n Na esteira da posse da diretoria do Conferp (Conselho Federal de Relações Públicas), que noticiamos em J&Cia 1.496, os capítulos estaduais também formalizam seus diretores. No Rio, Cadu Freitas, acompanhado de outros conselheiros eleitos para o triênio 20252027, tomou posse como presidente do Conrerp 1ª Região. n O Brazil Journal, de Geraldo Samor, com foco em economia e negócios, lança em fevereiro o que ele chama de site-irmão, o Metro Quadrado, sobre o universo da construção civil e do desenvolvimento imobiliário no País. Editado por André Ítalo Rocha – vindo do Pipeline, site de negócios do Valor Econômico –, terá uma equipe editorial independente, mais a contribuição dos repórteres do Brazil Journal. u A pauta se propõe a cobrir galpões logísticos, lajes corporativas, shoppings, hotelaria e hospitalidade, condomínios de luxo, o segmento residencial, fundos imobiliários, títulos de captação e o crédito para o setor. Também vai abordar urbanismo e arquitetura, qualidade de vida nas cidades, políticas de habitação e a legislação urbana no País, bem como mercados internacionais que interessam ao brasileiro, como Miami, Nova York e Lisboa. E ainda as proptechs − startups com foco em soluções para o setor imobiliário. u Os leitores que quiserem receber a newsletter do Metro Quadrado já podem se inscrever aqui. Brazil Journal lança site sobre o mercado imobiliário Renata Jordão começa a movimentar a sua Ipê Amarelo André Ítalo Rocha Renata Pacheco Jordão Edilson Silva Cadu Freitas

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