Edição 1.497 - pág. 20 Brasília CENTRO-OESTE n O ex-tenente da Força Aérea Brasileira (FAB) Antônio Felipe de Almeida Gonçalves assumiu a coordenaçãogeral de Estratégia e Informação da Secom/PR. Ele já havia ocupado os cargos de chefe de gabinete e assessor de Eventos do G20 da Secom na gestão de Paulo Pimenta, além de ter sido assessor especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República, na Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata de Lula. Antes, coordenou os serviços de comunicação da operação de segurança da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, entre outros cargos públicos. u A conta do presidente Lula no Instagram também passou a ser comandada pela equipe do novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira. A estratégia para impulsionar cada publicação referente ao governo, com nova estética e mais informalidade, já vem sendo elaborada por Mariah Queiroz, nova secretária de Estratégias e Redes. Ela integrava a equipe do prefeito de Recife, Joao Campos. O secretário de Audiovisual Ricardo Stuckert tem trabalhado na captação de imagens em conjunto com a nova direção da Secom, com o objetivo de mostrar um Lula mais solto e à vontade, e em cenas do cotidiano presidencial. O ministro explicou que as mudanças, no entanto, ocorrerão gradativamente. u E os vídeos publicados nas redes sociais do presidente na semana passada já alcançaram o dobro de visualizações em comparação com o mesmo número de conteúdos compartilhados anteriormente. Com mais de 8 milhões de views, os novos conteúdos apostam em formatos rápidos e efeitos sonoros, além de uma linguagem mais descontraída, próxima ao modelo adotado por João Campos. Em evento no Palácio do Planalto, Sidônio afirmou que pretende adotar uma estética mais “simples”, “sujinha” e “soltinha” na comunicação de Lula. u Samantha Marchiori foi oficializada como nova secretária de Publicidade da Secom. Ela sucede a Fabricio Carbonell, que vinha ocupando a função desde de novembro de 2024. Baiana, tem mais de 20 anos de experiência em planejamento estratégico de comunicação e execução de campanhas publicitárias e políticas. E mais... n A Agência Brasil estreou canal no WhatsApp. “A EBC quer levar informação de qualidade e com checagem de dados para todos os cidadãos. São mais de 30 perfis diferentes da empresa nas redes sociais e agora no Whatsapp”, comenta a diretora de Jornalismo Cidinha Matos. Secom tem nova coordenação de Estratégia e Informação Antônio Felipe Gonçalves Internacionais n A brasileira Fernanda Zaffari assumiu recentemente a vicepresidente da Foreign Press Association (FPA), em Londres, na Inglaterra. A FPA é uma associação mundial de jornalistas estrangeiros, com 500 membros permanentes e correspondentes internacionais de 60 países. Fernanda atua como freelancer na Inglaterra e tem uma empresa, a fzUKContent, que faz curadoria de conteúdo para organizações e eventos. n Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o Tarbell Fellowship, programa de bolsas para jornalistas em começo de carreira, voltado para a cobertura de inteligência artificial. Os selecionados farão parte de uma imersão de nove meses em uma grande redação, além de um grupo de estudo de dez semanas cobrindo governança de IA e fundamentos técnicos. Além disso, participarão de uma cúpula de jornalismo de uma semana em San Francisco. Os selecionados receberão US$ 50 mil para cobrir as despesas. n E vão até 27/2 as inscrições para o Sigma Awards 2025. Organizada pela Global Investigative Journalism Network, a premiação reconhece trabalhos de jornalistas de dados. Podem ser enviados projetos publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Saiba mais aqui. Fernanda Zaffari
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==