Jornalistas&Cia 1500

Edição 1.500 - 18 a 24 fevereiro de 2025 Parabéns Jornalistas&Cia Que a saga de bem informar os jornalistas e comunicadores siga por muitas outras centenas de edições! edições O QUE A GENTE PODE FAZER PELO AMANHÃ HOJE? MAIS DO QUE FALAR SOBRE E É PRECISO SER ESG. Há mais de 20 anos o Santander investe no desenvolvimento sus o crescimento econômico de forma resiliente e inclusiva, impulsi a desenvolverem seu pleno potencial e estimulando o uso eficien do seu capital natural. Tudo isso através de produtos e iniciativas com a sociedade. Porque abraçar o desenvolvimento sustentável Santander. Mobilizando R$ 180 milhões para a garantia de direitos de crian Destinando mais de R$ 15 bilhões para empreendedores de baixa renda. Viabilizando aproximadamente R$ 18 bilhões em negócios sustentáveis no

Edição 1.500 - 19 a 25 de fevereiro de 2025 Começa a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 Vai até 6 de março o primeiro turno da sétima edição da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. Pág. 13 Desaparecida! Polícia Civil de São Paulo investiga o desaparecimento da jornalista britânica Charlotte Alice Peet, de 32 anos, que não dá notícias desde 8 de fevereiro. Pág. 5 Chegar à 1.500ª edição é motivo de redobrado júbilo para J&Cia. Pág 4

Edição 1.500 - pág. 4 Orgulho de escrever parte dessa história Tempos atrás, perguntado sobre que opinião tinha sobre o Jornalistas&Cia, o jornalista e consagrado escritor Laurentino Gomes respondeu mais ou menos com essas palavras: “No futuro, quando se for estudar a história do jornalismo brasileiro, será necessário consultar Jornalistas&Cia, fonte essencial sobre a atividade. Desde que surgiu, ele é a própria história do nosso jornalismo”. Nunca, até então, havíamos pensado nisso, na proeza de sermos, de certo modo, cronistas do jornalismo brasileiro e de termos o privilégio de contar, a cada semana, capítulos da história contemporânea da mídia. Assim tem sido desde o momento em que nascemos, no já distante setembro de 1995. Não à-toa, chegar à edição 1.500 com saúde e vontade de continuar relevantes e atraentes aos olhos tanto dos leitores quanto dos apoiadores é de fato motivo de redobrado júbilo, um júbilo que, por óbvio, compartilhamos com essa aguerrida equipe e com todo o mercado que nos acompanha. Nas duas últimas edições circulamos com sobrecapas sobre a efeméride, a primeira com números e dados dessa jornada de quase três décadas, e a segunda com curiosidades que nem sempre são visíveis e conhecidas de nossa audiência. Deixamos para esta edição 1.500 a reprodução das capas das edições centenárias, que sempre festejamos e que retratam de modo consistente tanto a nossa evolução quanto a evolução do próprio jornalismo brasileiro. Um obrigado especial às marcas que estão ao nosso lado nesta milésima quingentésima edição, à sempre atenta audiência e a toda a equipe e colaboradores de J&Cia, que, mais do que nunca, está hoje em festa! Boa leitura! Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli

Edição 1.500 - pág. 5 Últimas n A Polícia Civil de São Paulo investiga o desaparecimento da jornalista britânica Charlotte Alice Peet, de 32 anos. O caso foi registrado por uma amiga dela na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) do Rio de Janeiro na segundafeira (17/2), mas encaminhado à capital paulista por ter sido o último local em que Charlotte mencionou que estava. u A amiga relatou à polícia do Rio que conheceu Charlotte há dois anos, quando ela veio morar e trabalhar no Brasil. Após uma temporada, a britânica retornou para Londres e, em novembro de 2024, mudouse novamente para o Brasil. As duas chegaram a se encontrar depois disso em Santa Teresa, região central do Rio. u Em 8/2, Charlotte enviou mensagem à amiga dizendo que estava em São Paulo, que seguiria para o Rio e estava procurando local para ficar. A amiga disse que afirmou estar impossibilitada de fornecer ajuda nisso e não falou mais com ela. No boletim não consta onde a jornalista estava morando. Ainda de acordo com o registro, a amiga afirmou que, dias depois de falar com Charlotte, a família da britânica informou que ela não dera mais notícias. u Após o registro no Deat, o delegado determinou que o caso fosse encaminhado para São Paulo. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que o sumiço da britânica está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do DHPP. u Conforme consta no LinkedIn, Charlotte é freelancer para veículos como Al Jazeera, The Telegraph, The Evening Standard, The Times e The Independent. (Com informações de Rafael Nascimento, do g1) Polícia investiga desaparecimento de jornalista britânica em São Paulo Charlotte Peet Reprodução/Instagram n Em função da proximidade do Carnaval, o prazo final para participar da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação está sendo estendido de 3 para 10 de março. Podem participar agências de todo o País que tenham em seu escopo de atuação, ainda que de forma minoritária, serviços de relações públicas e comunicação corporativa. u A Pesquisa gera os indicadores setoriais que, consolidados, são publicados na edição do Anuário da Comunicação Corporativa, que neste 2025 circulará em sua 16ª edição. u Também o Ranking por Faturamento e Colaboradores, publicado pelo Anuário, é extraído das informações geradas pela Pesquisa, que conta com 32 perguntas e anualmente tem sido respondida, em média, por 220 agências de todos os portes e regiões. u Entre os indicadores pesquisados estão investimentos, composição e perfil das equipes, índices de otimismo e pessimismo dos empresários do setor em relação à economia do País e ao seu próprio negócio, principais produtos e serviços comprados pelo mercado, pontos positivos e negativos que influenciaram o desempenho da empresa em 2024, inovações, redes sociais mais utilizadas etc. u A coordenação da Pesquisa é feita pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, com direção de Maurício Bandeira. u Para iniciar a Pesquisa, basta clicar neste link. Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação Prazo final para responder o questionário foi estendido para 10 de março

Edição 1.500 - pág. 7 n O SBT anunciou em 17/2 uma série de mudanças em sua estrutura organizacional. Fernando Justus Fischer, que foi diretor executivo de Operações, assume a diretoria de Relações Institucionais e Novos Negócios no Grupo Silvio Santos, reportando-se diretamente a Ana Karina Bortoni, presidente do grupo. O empresário Rinaldi Faria segue atuando como consultor da presidência. u Outra novidade, anunciada em comunicado à imprensa, é que as responsabilidades da Diretoria Executiva de Operações serão assumidas pela Presidência em conjunto com os superintendentes de Distribuição, Tecnologia & Serviços; Criação & Produção de Conteúdo; Negócios & Comercialização; e Financeira. O objetivo da decisão, segundo o comunicado, é focar na “geração de resultados e expansão do modelo de negócios”. n O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) absolveu Tai Nalon, diretora executiva de Aos Fatos, de uma queixacrime movida contra ela pelo site Jornal da Cidade Online. O portal acusou Nalon de “difamação e concorrência desleal” após a publicação de uma reportagem sobre o financiamento de sites desinformativos – um deles seria o Jornal da Cidade Online. u Na decisão, o juiz Paulo Roberto Sampaio Jangutta considerou que a reportagem não foi publicada com propósito ofensivo ou difamatório e teve o objetivo de “informar o público sobre uma investigação relevante”. Além disso, descartou a alegação de concorrência desleal, sob o argumento de que os dois veículos atuam em nichos diferentes e o Jornal da Cidade Online não comprovou que as informações publicadas eram falsas ou de alguma forma visavam obter vantagem. u A reportagem em questão segue censurada até hoje. Publicada em 2020, a matéria aborda estratégias de monetização de uma rede de páginas que espalhavam fake news e conteúdos desinformativos. Entre os sites que integram a rede estava o Jornal da Cidade Online. A reportagem foi censurada em junho de 2023, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Atualmente, o caso aguarda julgamento de recurso no Superior Tribunal de Justiça. Nacionais TJ-RJ absolve Tai Nalon, de Aos Fatos, por reportagem sobre financiamento de sites desinformativos Tingey Injury Law Firm/Unsplash SBT anuncia mudanças na estrutura organizacional Fernando Justus Fischer Divulgação/SBT n O narrador Galvão Bueno assinou em 13/2 contrato com a Bandeirantes. Ele apresentará o programa semanal Galvão e Amigos, que irá ao ar nas noites de segunda-feira a partir de março, debatendo as notícias e acontecimentos mais importantes do futebol brasileiro e mundial. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo). u O acordo marca o retorno de Galvão à Band após 44 anos. O narrador trabalhou na emissora entre 1977 e 1981, comandando transmissões de eventos esportivos, como a Fórmula 1. Nesta nova passagem, Galvão comandará o Galvão e Amigos, mesaredonda semelhante ao programa Bem Amigos, projeto do SporTV que ancorou entre 2003 e 2022. Integrarão a equipe do Galvão e Amigos nomes como o repórter Mauro Naves, o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande, o ex-jogador Paulo Roberto Falcão e o técnico Vanderlei Luxemburgo. u Além do programa, Galvão vai participar das transmissões da Fórmula 1 nas corridas mais importantes, como uma espécie de “mestre de cerimônias”. Sergio Maurício segue como o narrador titular. Vale lembrar que, além da Band, Galvão vai narrar em 2025 os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na plataforma de streaming Amazon Prime. Galvão Bueno assina com a Band e retorna à emissora após 44 anos Galvão Bueno Roda Viva/TV Cultura/YouTube

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Edição 1.500 - pág. 10 Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Só um sonhador poderia nutrir esperanças de que o novo governo dos EUA teria um relacionamento ao menos protocolar com a imprensa tradicional − mas o principal embate está surpreendendo até os mais pessimistas. De um lado está Donald Trump, que voltou à presidência com a ajuda de Elon Musk, detrator da imprensa tradicional e atual dono da rede social usada por ele em seu primeiro mandado para desferir ataques a jornalistas uma vez a cada dois dias. De outro, a Associated Press, uma instituição fundada em 1846 que diz ter 4 bilhões de pessoas vendo seu jornalismo diariamente. A batalha é motivada pela denominação do Golfo do México, rebatizado como “Golfo da América” em um bem coreografado lance de RP, durante um sobrevoo do Air Force One cheio de jornalistas. Sob a justificativa de que seu conteúdo é reproduzido em países não obrigados a seguir regulamentos internos dos EUA, a AP decidiu manter a denominação histórica em seu manual de estilo. Aí veio a revanche, com repórteres credenciados seguidamente bloqueados em eventos abertos a jornalistas. No entanto, se diversos veículos também anunciaram que continuariam a usar Golfo do México, alguns dizendo que vão incluir a denominação válida nos EUA “quando importante para o contexto” − algo como “Golfo do México, rebatizado Golfo da América por Donald Trump” −, por que a artilharia da Casa Branca voltou-se tão ferozmente contra a AP? Uma reportagem exclusiva do Axios publicada em 17/2 trouxe a explicação oficial. O vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Taylor Budowich, disse ao site: «Não se trata apenas do Golfo da América. Trata-se da linguagem belicosa da AP por meio de seu manual de estilo para impor uma visão de mundo partidária Trump vs. AP: o que está por trás da guerra que pode abalar ainda mais a confiança no jornalismo global em contraste com as crenças tradicionais e profundamente arraigadas de muitos americanos e muitas pessoas no mundo.” O Axios listou diversos itens do manual que desagradariam os seguidores de Trump, relativos a temas como gênero, raça e imigração. O documento é seguido pela AP e por outros meios. O preocupante é que as consequências da vingança de Trump contra a forma escolhida por uma respeitada agência de notícias para se referir a temas contemporâneos irá além de dificultar o trabalho de alguns repórteres. Os estilhaços da bomba vão ferir ainda mais uma vítima já combalida: a instituição jornalismo, nos EUA e em todo o mundo. Pesquisas recentes revelam números preocupantes. A mais citada delas, do Instituto Reuters, apontou em 2024 que apenas 40% dos entrevistados em 47 países confiam no noticiário “na maior parte das vezes”. A taxa nos EUA já estava entre as mais baixas do mundo, apenas 31%. A edição 2025 do relatório deve refletir os movimentos de Trump para desacreditar ainda mais a mídia tradicional − e o caso da AP é emblemático. Já as plataformas digitais, também vistas como ameaças ao jornalismo, alinharam-se ao roteiro de Trump, ainda que possam enfrentar dores de cabeça em outros mercados. O México quer processar o Google por ter adotado o nome Golfo da América em seu Maps. Um ato de valentia que não deve fazer qualquer diferença diante do que parece ser o mais bem orquestrado e abrangente movimento para desacreditar o jornalismo na história, liderado pela maior potência do planeta e apoiado pela totalidade das cada vez mais poderosas e influentes mídias digitais. Centro Tarbell oferece treinamento intensivo em IA e estágio em grandes redações internacionais, com bolsa de até US$ 50 mil. Leia mais Em novo relatório do Instituto Reuters, Brasil destaca-se em preocupação com a mudança climática, apesar da ‘inércia na percepção global’. Leia mais Trump confirma que AP só volta a cobrir Casa Branca se usar nome Golfo da América; CPJ diz que punição é ‘inaceitável’. Leia mais

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A melhor forma de proteger a floresta é escutar o que ela tem a dizer. Alok A empresa mais sustentável do Brasil

Edição 1.500 - pág. 13 AUTO n O AutoEspecialista, canal de vídeos do Mecânica Online, passou a fazer parte da programação da Uno TV. Pelo acordo, os conteúdos produzidos por Tarcísio Dias, fundador e diretor da publicação, passaram a ficar disponíveis no site unotv.com.br e nas plataformas Android TV e Roku TV. n A terceira edição do evento Aceleradas Experience, evento promovido por Eliana Malizia (Acelerada) e voltado para mulheres motociclistas e garupas, será em 29 de março no Haras Tuiuti (Rodovia Eloy de Camargo Bueno, Km 4), interior de São Paulo. A terceira edição do encontro tem como objetivo promover experiências relacionadas ao motociclismo e incentivar a participação feminina no segmento. u O evento ocorre no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher e a campanha Março Lilás, que alerta sobre a prevenção do câncer de colo do útero. Com uma programação diversificada, a edição de 2025 oferecerá atividades tanto para iniciantes quanto para motociclistas experientes. A organização espera receber mais de 600 participantes. u Credenciamento pelo eliana. malizia@hotmail. com ou 11-96600-6446. n A série +Admirados da Imprensa Brasileira, promovida desde 2014 por este Jornalistas&Cia, estreia em 2025 com a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. Em sua sétima edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e veículos preferidos na avaliação dos demais jornalistas e profissionais de Comunicação. u Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. Neste primeiro, de livre indicação, os eleitores podem escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais indicados serão classificados para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos ranqueandoos do 1º ao 5º colocado. u Neste ano, além dos TOP 25 +Admirados Jornalistas, a eleição reconhecerá os profissionais mais votados nas categorias Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais e Colunista. Já para os veículos de comunicação, serão quatro categorias: Áudio, Periódico Especializado, Site e Vídeo. u Para participar, basta acessar até 6 de março o link de votação, preencher um rápido cadastro e informar até cinco profissionais ou veículos por categoria. Não é necessário preencher todos os campos para validar os votos. Volkswagen, Scania e Abraciclo confirmam participação u A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 ganhou na última semana os reforços da Volkswagen, Scania e Abraciclo entre as marcas que incentivam a iniciativa. Com isso, a sétima edição da premiação tem até o momento os patrocínios de Bosch, Ford, Honda e VWCO, apoios de BYD, Volkswagen, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de Renault e Scania e apoio institucional da Abraciclo. Empresas interessadas em associarem suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (11 99244-6655 ou [email protected]). Foi dada a largada para eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 Aceleradas Experience 2025 será em março, no Haras Tuiuti Eliana Malizia Mecânica Online acerta com a Uno TV Tarcisio Dias

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Edição 1.500 - pág. 15 Vaivém das redações n O PlatôBR, projeto editorial sobre política lançado em outubro por Rodrigo Rangel, reforçou sua equipe com as chegadas da colunista Carolina Brígido (ex-UOL, CNN Brasil, O Globo e Época) e do editor Eumano Silva, que foi chefe das sucursais das revistas IstoÉ e Época em Brasília, editor de política do Correio Braziliense, e passou por Veja, Folha de S. Paulo e Estadão. E mais... n Pablo Giovanni começou no Metrópoles como repórter. Ele estava há três anos e meio no Correio Braziliense, onde começou como estagiário e há dois era repórter Minas Gerais n Patrícia Luz é a nova repórter da madrugada da TV Globo. Ela estava há quase três anos no g1 e antes passou por Grupo Bandeirantes e BH News TV. Paraná n Guilherme Barbosa deixou a NSC TV, onde era repórter em Joinville há três anos e meio, e de mudança para Curitiba é o novo repórter da RPC TV. Antes, passou por TV Centro América, no Mato Grosso, Rede Amazônica, no Acre, e Record TV, em Goiás. n Monique Vilela começou na rádio Transamérica FM de Curitiba, na reportagem de esportes. n Marília Arrigoni ingressou no elenco de debatedores fixos do programa Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães na TV Brasil. Com trajetória nos programas esportivos da emissora pública, a profissional também comanda a edição do final de tarde do programa diário Stadium e foi a primeira mulher a conduzir o bate-papo de No Mundo da Bola, tradicional mesa-redonda dominical da TV Brasil. Ainda apresentou o videocast Copa Delas, sobre futebol feminino, projeto voltado para as redes sociais que também ganhou janela na telinha. Ela já fazia parte da equipe do Sem Censura no quadro Tá Bombando, com os destaques do esporte. Rio Grande do Sul n Josh Bitencourt estreou no Grupo RBS, onde fará entradas ao vivo no Hora 1 e Bom Dia Rio Grande, em programas da rádio Gaúcha, além de produzir materiais que serão aproveitados no Jornal do Almoço. Ele estava desde maio de 2024 no Multi RS, como repórter dos telejornais e da rádio Mix FM. Brasília Carolina Brígido e Eumano Silva são os recém-contratados do PlatôBR Carolina Brígido Eumano Silva Pablo Giovanni Patrícia Luz Guilherme Barbosa Monique Vilela Rio de Janeiro Marília Arrigoni estreia como debatedora do Sem Censura, da TV Brasil Marilia Arrigoni Josh Bitencourt

Edição 1.500 - pág. 17 n A Times Brasil anunciou a contratação de Paula Monteiro, que chega para reforçar o time de âncoras, com foco na cobertura de temas relacionados a empreendedorismo, economia e inovação. Há quase dez anos na TV Globo, ela vinha atuando como repórter do Pequenas Empresas & Grandes Negócios e antes passou por SBT, RedeTV e Bandeirantes. Mais detalhes no Portal dos Jornalistas. E mais... n Alice Ferraz, fundadora da plataforma de influenciadores digitais de moda e lifestyle F*hits, é a nova colunista do Estadão. No espaço, irá propor uma leitura social inovadora, conectando fatos, imagens e contextos que definem o presente e projetam o futuro. Os textos serão publicados diariamente no digital e, no impresso, inicialmente às terças, quintas, sábados e domingos. n Cristiane Barbieri, após dois anos atuando como repórter especial da Agência Estado, foi transferida internamente e passou a ocupar a mesma função na editoria de Negócios do Estadão. Ao longo de sua carreira, acumula também passagens por Época Negócios, iG, Folha de S.Paulo, IstoÉ Dinheiro e Forbes Brasil. n Ítalo Cosme (icosme@timesbrasil. com.br), que em novembro despediu-se da Record TV após dois anos de casa, é o novo produtor da Times Brasil para a cobertura de negócios, mercado financeiro, política e inovação. Ele passou anteriormente por Estadão e O Povo. n Larissa Vitória (santos. [email protected]) é a nova repórter do Metro Quadrado, novo projeto do Brazil Journal com foco no mercado imobiliário, após quase quatro anos atuando no Seu Dinheiro. n Paulo Mathias – que, depois de longa temporada no Grupo Jovem Pan, passou ao SBT e foi dispensado no final do ano passado – deve partir para um programa solo, a ser exibido no YouTube. Além da Notícia vai estrear em 10/3, em dois horários, às 9h e às 16h, de segunda a sexta-feira. Na pauta, além do jornalismo, deve caber entretenimento. n Pedro Garcia é o novo repórter do Estadão para a produção de conteúdo exclusivo para o portal Terra. Ele vinha atuando há um ano como repórter freelancer da revista Quem e antes passou por Record TV, R7, iG e Portal Estrelando. n Mônica Rossi deixou o SBT-RS, onde estava há sete anos e meio e ultimamente era editora de rede. Ela passou anteriormente por TV Bandeirantes, Rede Record e TVE, e atualmente também vem atuando como editora freelancer do Agro Estadão. Santa Catarina n Dom Schiavi foi contratado pela Jovem Pan FM de Joinville como comentarista político, para reforçar a edição local do Jornal da Manhã, com bastidores da política local. Mônica Rossi Dom Schiavi São Paulo Paula Monteiro é a nova âncora da Times Brasil Paula Monteiro Alice Ferraz Daniel Teixeira/Estadão Cristiane Barbieri Ítalo Cosme Larissa Vitória Paulo Mathias Pedro Garcia Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. Vaivém das redações

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TÁ AÍ UM SINAL PARA IR EM MAIS SHOWS CLIENTE SANTANDER TEM BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS COMEÇA AG RA

Edição 1.500 - pág. 22 Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Fundada em 1980 por Francisco Soares Brandão, a FSB, uma das idealizadoras da Abracom em 2001/2002 (então representada por Marcos Trindade), é líder de mercado há cerca de 15 anos e a mais longeva anunciante deste J&Cia, em que está presente de forma contínua desde a edição 500 (portanto, mil edições). A agência tem sido uma das principais puxadoras de novos negócios para as agências de comunicação e uma escola de gestão no segmento, sempre sob o mantra de seu fundador de que é preciso entregar aos clientes mais do que eles esperam e contratam. Além de ter atraído para seu campo marcas relevantes do mercado, como Loures e Giusti, ensejou que executivos que por ali passaram criassem seus próprios negócios, como Hélio Sussekind, com a Danthi Comunicação, e Alcides Ferreira, com a Fato Relevante, para ficar em apenas dois exemplos. u Quem conta um pouco dessa história, neste especial 1.500 de J&Cia, é o CEO Marcos Trindade, em entrevista concedida ao publisher Eduardo Ribeiro. Nela, fala sobre as razões do vertiginoso crescimento do grupo, das estratégias diferenciadas e ousadas de mercado, de como se relaciona, motiva e impulsiona a força de trabalho, do processo de diversificação implementado nos últimos anos, de como advoga mudanças no mercado que poderão beneficiar a todos os players da atividade. Jornalistas&Cia – Mais longeva anunciante de Jornalistas&Cia, com presença há exatas 1.000 edições, desde 2005, a FSB lidera o mercado de comunicação corporativa há cerca de 15 anos. Desde que assumiu, nunca mais perdeu a liderança e ano a ano FSB Holding − Em busca do primeiro bilhão de reais tem ampliado a distância para seus mais diretos concorrentes. O que mudou nesse período e quais fatores contribuíram para a FSB chegar ao topo e nele se manter? Marcos Trindade – Nosso diferencial sempre foi a capacidade de entregar valor estratégico para nossos clientes. Ao longo dos anos, mantivemos um modelo consistente, focado na solução de desafios de negócios por meio da comunicação e gestão de reputação. Trabalhamos diretamente com CEOs, conselhos e lideranças, sempre com a visão de que comunicação bem feita gera impacto real. Acreditamos que talento faz a diferença, por isso, investimos nos melhores profissionais do mercado. Além disso, nosso modelo de parceria, inspirado no setor financeiro, permite que quem entrega resultado se torne sócio, o que fortalece nossa cultura de excelência e compromisso. J&Cia – Como o grupo está estruturado atualmente em termos de marcas, mercados e equipe? E qual é o papel do fundador Francisco Soares Brandão hoje? MT – Com mais de 35 anos de crescimento orgânico, em 2018 iniciamos um processo de expansão e diversificação dos serviços. A FSB Holding é atualmente o maior ecossistema de gestão de reputação da América Latina. Além de FSB Comunicação, Loures e Giusti, contamos com empresas especializadas em publicidade e marketing digital (Jotacom), pesquisa (Nexus), relações governamentais (Seta), ESG (Beon), comunicação interna (Involv), conteúdo (Bússola) e influência (Deck). Esse ecossistema foi construído para oferecer soluções completas aos clientes, permitindo que contem conosco desde Marcos Trindade

Edição 1.500 - pág. 23 Comunicação Corporativa a assessoria de imprensa até estratégias de influência digital e comunicação com stakeholders. Hoje atendemos a mais de 350 clientes em todo o País. Todo esse crescimento permitiu a expansão de carreira a centenas de talentos, com a criação de muitos cargos de liderança nos últimos anos. Francisco Soares Brandão, fundador da FSB, segue ativo no Conselho da Holding e é um guardião da nossa cultura e excelência no atendimento. J&Cia – Quais as principais preocupações e cuidados do grupo na contratação, formação e manutenção de sua força de trabalho? E que diferenciais mantém em relação ao mercado? MT – A FSB Holding é feita por gente e para gente. Buscamos profissionais que combinem conhecimento técnico, capacidade de relacionamento e, principalmente, atitude. “Barriga no balcão” não é só uma expressão interna, é um compromisso com a entrega. Valorizamos um senso de urgência e dedicação para resolver problemas de comunicação que impactam negócios. Temos programas estruturados para desenvolvimento, como o “Jeito FSB de Liderar”, e também o “Start”, que acelera a formação de novos talentos, além de um sistema de parcerias e incentivos que recompensa desempenhos excepcionais com bonificações competitivas e a possibilidade de ingresso na sociedade. Nosso crescimento é a prova de que esse modelo funciona: dobramos de tamanho em cinco anos e seguimos promovendo lideranças internas. J&Cia – Com tantas transformações no mercado, sob o impacto das múltiplas inovações e novas tecnologias surgidas nos últimos anos, o mercado de PR mudou. Há, claro, ainda, uma grande concorrência em torno do PR tradicional e, sobretudo, da assessoria de imprensa. Mas seria incorreto dizer que hoje os concorrentes de uma empresa como a FSB estão muitas vezes em outros setores de atividades? Para onde o grupo tem olhado e investido? MT – A FSB Holding não se vê limitada pelo conceito tradicional de PR. Somos uma consultoria estratégica de comunicação e reputação. Nosso olhar está sempre no desafio do cliente, e não apenas na mídia. Hoje, atuamos em frentes como relações governamentais, marketing digital, de influência e inteligência de dados. Nosso ecossistema foi estruturado para oferecer as melhores soluções, independentemente do canal ou formato. Essa abordagem nos coloca como referência para as maiores empresas do País, inclusive de capital aberto, que nos procuram para assessorá-las em momentos de transformação, crescimento e em eventuais crises que enfrentem. J&Cia – Falando em futuro, quais as metas, se é que elas já estão traçadas, para o grupo para esses próximos cinco anos? MT – Nosso objetivo é claro: ser a primeira empresa de comunicação do Brasil a atingir R$ 1 bilhão em faturamento, e gerar ainda mais oportunidades de liderança para nossos talentos internos e para profissionais que estão chegando do mercado, inclusive com experiência corporativa em empresas nacionais e internacionais. Esse crescimento virá como consequência da geração de valor dessa equipe para nossos clientes e da nossa capacidade de inovar na comunicação estratégica e na gestão da reputação. J&Cia – Como tem sido a convivência e o desempenho das três marcas tradicionais de PR da FSB Holding – FSB, Loures e Giusti? E onde estão as maiores sinergias entre elas, sabendo-se que também são concorrentes? MT – Cada uma das nossas três agências de PR atua de forma independente, mantendo total compromisso com compliance e sigilo dos clientes. São marcas fortes, reconhecidas no mercado, que competem entre si em alguns momentos, mas que compartilham os mesmos valores de excelência da FSB Holding. Além disso, essa estrutura tem sido um motor de desenvolvimento de talentos, permitindo que profissionais cresçam dentro do grupo e levem as melhores práticas de uma agência para outra, fortalecendo o ecossistema como um todo. J&Cia – Como foi o desempenho da FSB Holding em 2024? MT – Foi um ano de crescimento expressivo. Ultrapassamos R$ 700 milhões em faturamento, com um

Edição 1.500 - pág. 24 Comunicação Corporativa crescimento superior a 30%. Além disso, realizamos o REPCOM, um evento que reuniu 850 empresários e líderes de comunicação para debater reputação e comunicação estratégica. Esse tipo de iniciativa reforça nosso compromisso em liderar as discussões mais relevantes do setor. J&Cia – Falando um pouco do mercado, qual, na visão de vocês, o grau de amadurecimento do segmento das agências de comunicação, e quais os desafios que ainda precisam ser trabalhados e vencidos? MT – O mercado de comunicação no Brasil ainda precisa evoluir em alguns aspectos, principalmente na valorização do serviço estratégico prestado pelas grandes agências. Hoje, há uma grande diversidade de players, desde pequenas agências até consultorias de alto nível, e nem sempre os clientes compreendem essas diferenças. Um dos desafios é educar o mercado sobre o real valor da comunicação estruturada e consultiva, que impacta diretamente os resultados de negócios. J&Cia – Olhando para 2002, ano da fundação da Abracom, e para 2025, qual a avaliação e o sentimento em relação ao desenvolvimento da atividade? MT – A Abracom teve um papel fundamental na profissionalização e valorização do setor, promovendo concorrências com processos mais equilibrados, defendendo uma legislação mais adequada aos serviços de comunicação e valorizando a profissão. Hoje, o desafio vai além: precisamos ampliar o mercado contratante e mostrar às empresas o impacto da comunicação bem estruturada. Além disso, a formação de novos profissionais precisa evoluir, com um perfil mais estratégico e voltado para a gestão de negócios. O futuro da comunicação passa por profissionais que entendam não apenas de mídia, mas de impacto corporativo e reputacional. J&Cia – Para finalizar, alguma boa novidade que possa nos informar em primeira mão? MT – Não é novidade que a inteligência artificial já está transformando o mundo, e terá grande impacto na comunicação. A FSB Holding está fazendo grandes investimentos nessa área – primeiramente treinando, com parceiros externos, mais de 200 lideranças para utilizar as tecnologias mais modernas no trabalho – e já conta com escritório de projetos para testar e implantar soluções baseadas em IA, que serão levadas em breve aos clientes – para ajudá-los em seus desafios. Nossa abordagem é Humanidade Aumentada: mais eficiência sem perder autenticidade, e ampliando as possibilidades. Ceará n Luis Augusto, que foi por 2 anos e 8 meses, até outubro, assessor de comunicação da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), em Fortaleza, começou em novembro como analista na AD2M. n Raquel Velho, que foi por 3 anos e 8 meses da Approach, tendo atuado para clientes como Bradesco Seguros, Grupo Pão de Açúcar e Assaí Atacadista, está de trabalho novo. Começou em fevereiro como diretora adjunta na FSB Comunicação. Antes, liderou durante 9 anos sua própria agência de comunicação, a Ideia Casada Comunicação. Luis Augusto Mika Pedrosa Paraíba n Mika Pedrosa, que foi executiva sênior da Máquina por 2 anos e 3 meses, até janeiro, em atuação remota, assumiu em regime híbrido a coordenação de comunicação e projetos da Estudo Play, que se dedica à educação a distância. Ela também já integrou as equipes da Fala Hub e da Agência no Ar. Rio de Janeiro Raquel Velho começa na FSB Comunicação Raquel Velho

Edição 1.500 - pág. 25 Comunicação Corporativa n Márcia Rocha, que foi diretora adjunta de conteúdo da Jabuticaba por 1 ano e 9 meses, entre 2018 e 2020, está de volta à agência, agora como diretora de conteúdo e sócia. Ex-colega da fundadora Maria Tereza Gomes, quando ambas atuaram na revista Você S/A (onde foi editora), ela atuou por pouco mais de 21 anos na Abril, tendo lá passado por várias outras publicações e projetos. Também foi por 6 anos editora executiva da Revista Poder, de Joyce Pascowitch, e atuou com assessoria de imprensa e conteúdo em agências de comunicação. n Andréa Pontes assumiu a Coordenação de Comunicação da Vivest, entidade fechada de previdência complementar de capital privado e líder de autogestão em saúde no Estado de São Paulo, com reporte à gerente executiva de marketing e relacionamento, Maria Teresa Carneiro. Na bagagem, mais de 3 décadas de mercado, com passagens por Weber Shandwick, Golin, S2Publicom, Publicom, Ibase e Rádio Rio de Janeiro. u Na comunicação da Vivest, o time é responsável tanto pela comunicação interna quanto externa e conta com Amanda Costa Bueno, Ana Carolina Costa, Carolina Cardoso, Denis Moura, Diego Bertola, Gabriel Ogawa, Luiz Afonso de Oliveira e Polaka Roberta Costa. São Paulo Andréa Pontes chega à Vivest... Andrea Pontes ...e Márcia Rocha, à Jabuticaba Márcia Rocha E mais... n Mariana Reis e Juliana Almeida chegaram recentemente à Marqueterie. Contratada em novembro como executiva de contas, Mariana, que esteve anteriormente em Pineapple e Máquina, atuará no atendimento a Ornare, Herman Miller e Hunter Douglas. u Juliana, que ali chegou em janeiro, vinda de uma temporada de 9 anos e 8 meses na Valentin Studio, da qual foi sócia-fundadora, assumiu a liderança da recém-inaugurada área de Comunicação Institucional da agência. Atuará diretamente com a sócia-diretora Bia Azevedo, estruturando as frentes de comunicação interna, externa e comercial. n Amanda Miyasaki Yoshida despediuse em dezembro da Ketchum, agência em que esteve por 4 anos e 5 meses e onde começou como estagiária, ocupando por último a função de assistente de marketing de influência. n Beatriz Ornelas Valência, assessora de comunicação, deixou a Economídia em outubro, após 1 ano e meio de casa, e seguiu para a Fato Relevante, na função de assessora de imprensa pleno. Antes, foi executiva de atendimento na Seven PR por 1 ano. n Carla Santos, assessora de comunicação, deixou em outubro a Agência Blue Chip, em que atuou como autônoma por 3 anos e 4 meses. Em outra frente, ela é proprietária do Empório Belle Époque desde fevereiro de 2023, em Pirassununga. n Catherine Almeida, gerente sênior global de RH e Comunicação, deixou a AstraZeneca em dezembro, após 7 anos e meio de casa. Antes, esteve por quase 4 anos e meio na Eli Lilly, na função de gerente de programas de saúde. Mariana Reis e Juliana Almeida Amanda Miyasaki Yoshida Beatriz Ornelas Valência Carla Santos Catherine Almeida

Edição 1.500 - pág. 26 Comunicação Corporativa n Gefferson Fraga, ex-Prefeitura Municipal do Guarujá, informa ter encerrado em fevereiro seu ciclo de pouco mais de 3 anos no Grupo WPP, jornada que abrangeu passagens por Ideal Axicom, Hill + Knowlton e JeffreyGroup. n Jackie Macedo está em nova posição na Unilever. Gerente de responsabilidade social corporativa e com 7 anos de companhia, ela assumiu em fevereiro o cargo de gerente de comunicação corporativa e de impacto social. n Juliana Tavares da Silva, executiva de atendimento na Giusti Creative PR, despediu-se em janeiro da agência, após quase 4 anos de casa. Diz, em seu Linkedin, que decidiu fazer uma pausa para descansar a mente e respirar. n Leticia Woodrow assumiu em fevereiro a Gerência de Comunicação da Videojet Technologies. Chega após 1 ano e 10 meses na área de comunicação e marketing da Gerdau Graphene. Também foi por pouco mais de 3 anos consultora de comunicação na Basf. n Luciana Modesto, ex-Grupo Sato, em que atuou por 9 anos e 8 meses, e que esteve por 1 ano e 2 meses na A4Holofote, até fevereiro, começou como assessora de imprensa na Cor Comunicação. n Maria Eduarda Amorim, ex-Advice e RPMA, que esteve na Edelman como executiva de contas por 3 anos e 3 meses, até outubro, engatou nova jornada na sequência no marketing da CBMM. Gefferson Fraga Jackie Macedo Juliana Tavares da Silva Leticia Woodrow Luciana Modesto Maria Eduarda Amorim n Milena Camargo, que estagiou por 2 anos e 3 meses na Conteúdo Comunicação, tendo passado, na sequência, pela edtech Cultura10, regressou à agência em outubro, como analista de comunicação institucional júnior, para o atendimento a Fundação Itaú e Itaú Cultural. n Patrícia Baptista, coordenadora de comunicação na CCR CSC e Serviços, deixou a organização em janeiro, após pouco mais de 13 anos de casa. Como repórter, atuou como freelancer no programa Mundo Empresarial (Band Campinas), VTV (programa Empresários de Sucesso) e Jornal de Jundiaí. n Rafaella Couto despediu-se em janeiro da Sing, agência em que trabalhou por quase 5 anos e meio, e em fevereiro começou como coordenadora de assessoria de imprensa na Choices Comunicação. n Rodrigo Bocatti, ex-Agência no Ar, Grupo Fala e Index, que esteve por 8 meses na Mention, como assessor de imprensa, começou em fevereiro como gerente na PiaR Group. Milena Camargo Patrícia Baptista Rafaella Couto Rodrigo Bocatti

Edição 1.500 - pág. 27 n O I’Max, plataforma especializada em mailings de imprensa, lançou o projeto Mais pelo Jornalismo, que tem por objetivo contribuir para a diminuição dos desertos de notícias existentes no País e que atingem, segundo o projeto Atlas da Notícia, 2.712 (48,7%) dos 5.570 munícipios brasileiros. u O programa prevê o fornecimento, de forma gratuita, de toda a infraestrutura tecnológica para o funcionamento de um site de notícias, como hospedagem, cibersegurança, SEO, configuração de mídia programática, e-mail profissional, suporte técnico, relatórios e insights. A capacidade inicial é de abrigar 1.000 sites/portais. u Fernanda Lara, CEO do I’Max e idealizadora do projeto, justifica a iniciativa: “Com a Inteligência Artificial generativa, as big techs, como Meta e Google, estão achatando a audiência dos sites de notícias, ao oferecer informações diretamente na timeline dos buscadores, empurrando os links de notícias para o fim da fila”. u Segundo ela, quem mais sofre com essa lógica são os publishers (os donos de veículos) pequenos, locais e regionais: “O jornalismo local atuante é Dança das contas n A Weber Shandwick é a nova agência de RP da Ipsos, empresa internacional especializada em pesquisa de mercado. No atendimento, Kelly Jamal e Gabrielly Harnbaker, respectivamente atendimento sênior e júnior, com gerência de Paula Teixeira Resende e direção de Joelma Amaral. Outras informações pelo e-mail ipsos@ webershandwick.com. n A Core Group também tem novidades em carteira. Conquistou a conta de assessoria de imprensa da Sekron Digital, empresa que atua no setor de segurança eletrônica para os segmentos bancário e varejista. No atendimento, Helder Horikawa, com direção de Sandra Takata. n A Virta conquistou a conta da Plan International Brasil, organização nãogovernamental com 25 anos de Brasil e que trabalha para romper ciclos de violências contra meninas e mulheres. No atendimento, Fernanda Arantes, Mariana França e Wladimir Lênin Oliveira, sob a coordenação de Lucila Lopes, sócia-diretora da agência. Contatos pelo press-plan@grupovirta. com.br. n A Dfreire será a agência responsável pela assessoria de imprensa da Expomafe 2025 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, iniciativa da Abiman – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a ser realizada de 6 a 10 de maio no São Paulo Expo. No atendimento, Estela Naime e Vanessa Sanches, com direção da sócia diretora Debora Freire. n Thaís Barbosa, gerente de marketing de influência e comunicação corporativa por quase 3 anos e meio na And, All, responsável pelas contas de Bacio di Latte, Bayer (Saúde Feminina), GSK, ClickBus e Invisalign, está desde novembro no time de gerentes da FSB Holding, com atuação exclusiva para a conta da Enel. Antes, esteve por 3 anos e meio na Ketchum, agência em que trabalhou em duas ocasiões. n Victor Araujo está de cargo novo na Cargill, companhia em que trabalha há quase 1 ano e meio. Foi promovido de especialista global de comunicação a gerente de comunicação latam. Licença-maternidade n Juliana Rocha, analista de marketing no Banco Carrefour, em São Paulo, na empresa desde outubro de 2019. Victor Araujo Juliana Rocha Thaís Barbosa Pelo mercado I’Max lança Mais pelo Jornalismo, plataforma de apoio aos publishers de veículos de pequeno porte Comunicação Corporativa

Edição 1.500 - pág. 28 fundamental para a democracia, previne a desinformação e contribui para a educação e o crescimento do País”. u Ela lembra que estão sendo adotados critérios rigorosos para a adesão ao projeto e que a ideia geral é a de que ele seja um parceiro tecnológico das mídias locais e segmentadas, sem contrapartida financeira, nem venda de dados: “Vamos oferecer desde o leiaute dos portais de notícias, passando por um sistema próprio de publicação de notícias (CMS) de fácil uso, até os menores detalhes de cibersegurança, incluindo o custo de hospedagem e apoio de programadores. Daremos atenção especial ao transbordo do site para que o histórico de postagens não se perca”. Como participar n Para aderir gratuitamente ao Mais Pelo Jornalismo, o publisher precisa ter um veículo de comunicação estabelecido ou ser um jornalista com experiência comprovada que está lançando algum projeto editorial: “A infraestrutura é consistente para hospedar e atender até mil portais de notícias que, somados, podem chegar a 100 milhões de pageviews/mês, com pico de 200 mil acessos por segundo”. u Para participar, desde que atendidas as exigências, basta preencher um formulário para estabelecer o primeiro contato. Depois disso, haverá uma reunião de apresentação mútua e para tirar dúvidas. E mais... n O CEBDS e o Grupo Report apresentarão ao mercado em 25/2, às 11h, ao vivo pelo YouTube, a segunda edição do Reporting Matters Brasil, estudo que analisa a qualidade dos relatórios corporativos e destaca tendências, inovações e desafios; e que examinou mais de 10 mil páginas de 74 relatórios, oferecendo um panorama sobre a evolução do relato empresarial sustentável no País. u Participarão da apresentação representantes de Assaí, Banco do Brasil, Eletrobras, Eneva e TIM. Aqui o link para as inscrições. n Faleceu em 17/2, aos 66 anos, Dorotéia Fragata, fundadora da Fragata Comunicação. Antes da assessoria, teve passagens por Estadão e Abril. Fundada em 1999, a agência atendia a clientes como o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, organizador do Prêmio Sampapão de Jornalismo, e o Grupo de Implante Coclear HCFMUSP. u Deixa o filho, Matheus Fragata, seu sócio na Fragata Comunicação e editor-chefe do canal Nos Bastidores, especializado em cinema. A causa da morte não foi informada. Registro O adeus a Dorotéia Fragata Dorotéia Fragata HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? Comunicação Corporativa Por dentro da Comunicação Pública A coluna da ABCPública desta semana, veiculada em primeira mão no Portal dos Jornalistas, aborda a importância do uso de linguagem simples na comunicação pública para facilitar o entendimento da informação pelo cidadão, especialmente em relação ao conhecimento de seus direitos e como acessá-los. Confira!

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Edição 1.500 - pág. 30 AGRO Patrocínio n A Cargill anunciou a contratação da CDI, que passa a ser a agência responsável pelo planejamento com a mídia nacional e especializada em segmentos estratégicos como agro e alimentos. Integram o time de atendimento o diretor Jorge Valério (1199822-9013 e [email protected]), o coordenador André Guerra (11-996747758) e o executivo Daniel de Oliveira (11-94928-6686). Todas as demandas de imprensa também podem ser enviadas para [email protected]. E mais... n O Notícias Agrícolas está com vagas abertas para jornalista especializado em agronegócio e social media. O modelo de contratação é PJ e a atuação é presencial em Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas. Currículos para financeiro@ noticiasagricolas.com.br. n O Portal Agro do Estadão completou seu primeiro ano de existência comemorando os resultados obtidos nesse período. Desde seu lançamento, em fevereiro de 2024, a plataforma alcançou mais de 6,7 milhões de usuários únicos e superou 9,3 milhões de pageviews. Para celebrar esse marco, o Agro Estadão promove uma campanha especial ao longo do mês, com a veiculação de conteúdo em mídias on e off-line, boletins no programa Agro Consciente, da Rádio Eldorado, posts nas redes sociais e reportagens especiais. O destaque será a edição comemorativa do caderno Agro, que será publicada em 26 de fevereiro. n A revista Globo Rural, que está completando 40 anos em 2025, lançou no início do mês o Globo Rural Cast, programa voltado para a cobertura in loco das principais feiras agropecuárias do Brasil. Comandado por profissionais da redação, trará uma série de entrevistas produzidas durante os dias dos eventos e veiculadas em vídeo nos canais digitais da publicação. A estreia foi durante o Show Rural Coopavel, realizado de 10 a 14/2, em Cascavel (PR). n Está prevista para março a estreia de Arroz, Feijão & Clima, novo podcast comandado por Mariana Grilli. “Se vocês me perguntarem qual é o público-alvo, vou dizer: todo mundo”, explicou a jornalista em seu perfil no Linkedin. “Pode parecer pretensioso ou generalizado demais, mas é todo mundo mesmo. Todo mundo que come, todo mundo que quer saber de onde vem o alimento, todo mundo que se preocupa com produção sustentável, todo mundo que merece comer bem no país do agronegócio”. u Com passagens por Editora Abril, Jovem Pan, Globo Rural e Exame, Mariana vem mantendo paralelamente, desde agosto do ano passado, uma coluna semanal sobre agronegócios no UOL. Mariana Grilli prepara o lançamento do podcast Arroz, Feijão & Clima Mariana Grilli Globo Rural aposta em projeto especial para a cobertura de grandes eventos agrícolas Cleyton Vilarino (dir.) entrevista o agricultor Wilson Damiani CDI Comunicação é a nova agência de PR da Cargill no Brasil

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Edição 1.500 - pág. 32 n Cleide Carvalho morreu em 14/2, aos 63 anos. Lutou contra o câncer por alguns anos, sem perder a vitalidade e o interesse pelo trabalho. Deixou o marido, Raul, e o filho, Matheus. u Formada pela Cásper Líbero em Jornalismo, Comunicação e Estudos da Mídia, começou na profissão na revista Exame, em que esteve por quatro anos e chegou a editora assistente. Depois disso, editou o noticiário eletrônico e a revista Update, publicada pela Câmara Americana em São Paulo. u Entrou para a sucursal São Paulo de O Globo em 1993, como repórter de economia, e passou 21 anos na empresa onde sua carreira se consolidou. Foi coordenadora de economia e editora executiva da sucursal. Teve atuação importante na implantação do site do Globo e conduziu equipes em grandes coberturas digitais. Destacou-se em reportagens sobre tráfico humano, crimes ambientais e corrupção. Por último, era repórter especial. u Sobre ela, diz o colega João Sorima Neto: “No lado pessoal, Cleide era generosa ao dividir suas fontes, debater as pautas à exaustão para buscar o lado inusitado de cada história, ensinar e explicar o caminho das pedras aos colegas de redação e a quem estava começando na profissão. Como chefe, era exigente, queria sempre o limite da apuração e geralmente fazia perguntas para as quais, muitas vezes, os repórteres não tinham a resposta”. n Wagner Prado foi eleito em 10/2 o novo presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de S.Paulo (Aceesp). Aos 64 anos, ele ocupará a presidência da entidade até 2027, em substituição a Nélson Nunes, que comandou a Aceesp entre 2022 e 2024, e assinou no começo do mês com o site The Football. Regiani Ritter será a vice-presidente. É a primeira vez na história da Aceesp que uma mulher ocupa esse cargo. u Formado em Jornalismo pelas Fiam e com pós-graduação em Gestão Esportiva pela Universidade AnhembiMorumbi e Escuela Universitaria Real Madrid Universidad Europea, Wagner trabalhou como repórter em Folha de S.Paulo, Estadão e A Gazeta Esportiva. Atuou também como produtor nos grupos Record, Bandeirantes e no SBT. São Paulo Wagner Prado é o novo presidente da Aceesp Wagner, Regiani e Nélson Morre Cleide Carvalho, de O Globo, aos 63 anos Cleide Carvalho Reprodução/O Globo Minas Gerais (*) n Patrícia Gomes, ex-coordenadorageral de rede/Jornalismo da Record em São Paulo, é a nova diretora de Jornalismo da Record Minas. Na emissora desde 2014, ela substitui a Eduardo Caruso, transferido para o Rio de Janeiro. Patrícia Gomes é a nova diretora de Jornalismo da Record Minas Patrícia Gomes

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