Edição 1.500 - pág. 24 Comunicação Corporativa crescimento superior a 30%. Além disso, realizamos o REPCOM, um evento que reuniu 850 empresários e líderes de comunicação para debater reputação e comunicação estratégica. Esse tipo de iniciativa reforça nosso compromisso em liderar as discussões mais relevantes do setor. J&Cia – Falando um pouco do mercado, qual, na visão de vocês, o grau de amadurecimento do segmento das agências de comunicação, e quais os desafios que ainda precisam ser trabalhados e vencidos? MT – O mercado de comunicação no Brasil ainda precisa evoluir em alguns aspectos, principalmente na valorização do serviço estratégico prestado pelas grandes agências. Hoje, há uma grande diversidade de players, desde pequenas agências até consultorias de alto nível, e nem sempre os clientes compreendem essas diferenças. Um dos desafios é educar o mercado sobre o real valor da comunicação estruturada e consultiva, que impacta diretamente os resultados de negócios. J&Cia – Olhando para 2002, ano da fundação da Abracom, e para 2025, qual a avaliação e o sentimento em relação ao desenvolvimento da atividade? MT – A Abracom teve um papel fundamental na profissionalização e valorização do setor, promovendo concorrências com processos mais equilibrados, defendendo uma legislação mais adequada aos serviços de comunicação e valorizando a profissão. Hoje, o desafio vai além: precisamos ampliar o mercado contratante e mostrar às empresas o impacto da comunicação bem estruturada. Além disso, a formação de novos profissionais precisa evoluir, com um perfil mais estratégico e voltado para a gestão de negócios. O futuro da comunicação passa por profissionais que entendam não apenas de mídia, mas de impacto corporativo e reputacional. J&Cia – Para finalizar, alguma boa novidade que possa nos informar em primeira mão? MT – Não é novidade que a inteligência artificial já está transformando o mundo, e terá grande impacto na comunicação. A FSB Holding está fazendo grandes investimentos nessa área – primeiramente treinando, com parceiros externos, mais de 200 lideranças para utilizar as tecnologias mais modernas no trabalho – e já conta com escritório de projetos para testar e implantar soluções baseadas em IA, que serão levadas em breve aos clientes – para ajudá-los em seus desafios. Nossa abordagem é Humanidade Aumentada: mais eficiência sem perder autenticidade, e ampliando as possibilidades. Ceará n Luis Augusto, que foi por 2 anos e 8 meses, até outubro, assessor de comunicação da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), em Fortaleza, começou em novembro como analista na AD2M. n Raquel Velho, que foi por 3 anos e 8 meses da Approach, tendo atuado para clientes como Bradesco Seguros, Grupo Pão de Açúcar e Assaí Atacadista, está de trabalho novo. Começou em fevereiro como diretora adjunta na FSB Comunicação. Antes, liderou durante 9 anos sua própria agência de comunicação, a Ideia Casada Comunicação. Luis Augusto Mika Pedrosa Paraíba n Mika Pedrosa, que foi executiva sênior da Máquina por 2 anos e 3 meses, até janeiro, em atuação remota, assumiu em regime híbrido a coordenação de comunicação e projetos da Estudo Play, que se dedica à educação a distância. Ela também já integrou as equipes da Fala Hub e da Agência no Ar. Rio de Janeiro Raquel Velho começa na FSB Comunicação Raquel Velho
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