Edição 1.503 - 12 a 18 de março de 2025 ANOS Manchete, o eterno retorno Às vésperas do terceiro relançamento, Roberto Muggiati, ex-diretor da revista Manchete, relembra em entrevista exclusiva ao repórter Dario Palhares os anos dourados do principal título da extinta Bloch Editores. Pág. 29 Celso Freitas deixa a Record A TV Record anunciou a saída de Celso Freitas, que ancorou o principal telejornal da emissora nos últimos 19 anos. Pág. 4 O presente e o futuro do Jornalismo – Insights Ciclo de debates em parceria com a ESPM, dará início às comemorações dos 30 anos de J&Cia. Pág. 4 Instagram ANOS
O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo
Edição 1.503 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 3 – Edições 102 a 153 (set/1997 a out/1998) Em 30 anos de vida, Jornalistas&Cia testemunhou não apenas o fim de algumas publicações tradicionais do jornalismo brasileiro, mas também o nascimento de tantas outras marcas de sucesso. No final de 1997 a notícia que começava a mexer com o mercado editorial era justamente o lançamento, no ano seguinte, de uma revista semanal da Editora Globo para concorrer com marcas tradicionais como Veja e IstoÉ. A “semanal da Globo”, como foi por meses chamado o projeto, até ter seu nome finalmente anunciado em 1º de abril de 1998, foi de longe o tema mais abordado nas páginas do FaxMOAGEM no primeiro semestre daquele ano (edições 110, 116, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 126, 127, 128, 131, 134, 135, 138, 145). Um projeto ousado, que contou com um investimento de R$ 25 milhões e a montagem de uma equipe com 140 profissionais, sendo 104 deles na redação. Lançada em 25 de maio de 1998, a revista Época tinha em seu comando o diretor editorial José Roberto Nassar, que durante semanas reuniu grandes nomes e promessas do jornalismo brasileiro para montar uma equipe capaz de encarar o desafio, profissionais como Nelson Letaif , José Maria dos Santos, Roberto Benevides, Laura Greenhalgh, Luís Costa Pinto, José Casado, Izalco Sardemberg, Marta San Juan, Moisés Rabinovici, Edmundo Oliveira, Miriam Ibañez, Carla Jimenez, Paula Pacheco, Débora Crivellaro, Carlos Rennó, Cristiane Segatto, Maurício Stycer, Maria Cristina Fernandes, Raquel Balarin, Mariana Scalzo, Cadão Volpato, Fábio Altman e Augusto Nunes. A “semanal da Globo” que marcou Época E esse não foi o único investimento da Editora Globo naquele ano, que marcou também a aquisição das revistas Autoesporte, Casa & Jardim e Forma, então da editora Efecê (ed. 137). Outras marcas de destaque que debutaram naquele período foram as revistas Bravo! (ed. 102) e Você SA (ed. 125), e os jornais Lance! (ed. 105) e Extra (ed. 128), este último também do Grupo Globo. Foi igualmente um período de muita turbulência no SBT, com intensas movimentações, demissões e reformulações nas equipes dos programas TJ Brasil (ed. 115), Noticidade (ed. 141) e SBT Repórter (ed. 121, 124, 133, 135, 138); fechamento das sucursais de RJ e DF (ed. 143); e até o curioso caso envolvendo José Carlos de Andrade, irmão do então diretor de Jornalismo da Rede Globo Evandro Carlos de Andrade, que assumiu a direção de Jornalismo da emissora (ed. 108), anunciou seu desligamento cinco semanas depois (ed. 116) e voltou atrás algumas semanas mais tarde, reassumindo o posto novamente (ed. 126). No mercado corporativo, foram destaque as chegadas de José Carlos Tedesco à CSN (ed. 103), Marco Piquni à Fiat (ed. 118), Ediana Balleroni à Mastercard (ed. 120), Gilberto Galan à Embraer (ed. 122), Aluízio Falcão ao HSBC (ed. 125), Vera Dias à IBM (ed. 131) e Nilton Horita ao Bradesco (ed. 144). Dentre as notícias mais marcantes daquele período também merecem destaque: yA saída de Augusto Nunes da Vice-Presidência de Comunicação Corporativa do BankBoston (ed. 102); yA morte prematura de Zózimo Barroso do Amaral, aos 56 anos (ed. 110); yNo apagar das luzes de 1997, Mario Sergio Conti anunciou sua saída da direção da Veja (ed. 112), sendo substituído por Tales Alvarenga (ed. 113); yA troca no comando da Rádio Bandeirantes, com Marcelo Parada assumindo a direção no lugar de Alberto Luchetti Neto (edições 117 e 119); yE o anúncio de José Antonio Severo como novo diretor de Jornalismo da TV Bandeirantes (ed. 133).
Edição 1.503 - pág. 4 ANOS Últimas n Jornalistas&Cia promoverá a partir de 31/3 o ciclo de debates O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, uma parceria desta revista digital com a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo. Serão sete rodadas, sempre na última segundafeira dos meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, no auditório da ESPM Tech (Rua Joaquim Távora, 1.240 − Vila Mariana), reunindo nomes consagrados do jornalismo geral e especializado, em mesas sempre com três convidados e um moderador. u O ciclo foi desenvolvido como parte da celebração dos 30 anos de vida de J&Cia, a se completarem no próximo dia 29 de setembro. O objetivo é debater com profissionais consagrados as múltiplas transformações do Jornalismo no Brasil e os rumos e tendências de uma atividade sob forte impacto da tecnologia, enxugamento dos negócios, proliferação das redes sociais, ataques constantes de forças políticas contrárias ao bom jornalismo, disseminação permanente de fake news − muitas vezes ao sabor de ideologias nada democráticas − e mesmo da perda de bons talentos para outras atividades profissionais. u O primeiro debate, no dia 31, às 9h30, terá como tema (Des)Inteligência Artificial, sob o título O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano. Participarão Eugênio Bucci (ECA-USP), Francisco Rolfsen Belda (Observatório da Imprensa/Unesp) e Pedro Doria (Meio), com moderação de Antonio Rocha Filho (ESPM). Inscrições gratuitas aqui, com vagas limitadas à capacidade do auditório. Mas haverá transmissão pelo YouTube. A iniciativa conta com o apoio institucional de ABI, Aner e Projor. n A Record anunciou em 11/3 a saída do apresentador Celso Freitas após 21 anos de casa. Ele atuava há 19 anos como âncora do Jornal da Record. Em nota enviada à imprensa, a Record agradeceu a Celso pelos anos de trabalho na emissora, marcados “por um compromisso inabalável com a ética jornalística”. Sérgio Aguiar assume a apresentação do Jornal da Record, ao lado de Christina Lemos. u Com mais de 50 anos de Jornalismo, Freitas trabalhou por mais de três décadas no Grupo Globo, na apresentação dos principais telejornais da casa, como Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Foi dupla de bancada de Cid Moreira. Na GloboNews, comandou os extintos programas Você Decide, Via Brasil e Arquivo N. u Assinou com a Record em 2004, atuando no Domingo Espetacular, que estreava na emissora. Dois anos mais tarde, tornou-se apresentador do Jornal da Record, o principal telejornal do canal, posto que ocupou até agora. Ao longo dos 19 anos à frente do jornal, fez coberturas históricas, mediou debates eleitorais e apresentou outros programas jornalísticos, como o Repórter Record e as Retrospectivas. Trabalhou ainda na Record News, comandando por 5 anos o Entrevista Record News – Bastidores da Notícia, e nas plataformas digitais, como apresentador do JR 15 minutos. Reputação é resultado e vice-versa Ciclo de debates dará início às comemorações dos 30 anos de J&Cia Celso Freitas deixa a Record após 21 anos Celso Freitas Jornal da Record/YouTube ANOS
Edição 1.503 - pág. 5 ANOS Nacionais n O ICL Notícias, do Instituto Conhecimento Liberta, estreou em 10/3 o ICL Urgente, programa com Rodrigo Vianna e Laura Kotscho que debaterá as principais notícias do Brasil e do mundo, de segunda a sexta-feira, às 17 horas. Na sequência, às 17h30, vai ao ar o ICL Notícias 2ª Edição, que passa a ser exibido meia hora mais cedo. u Rodrigo conversou com este J&Cia e explicou que a ideia do ICL Urgente é discutir as notícias mais quentes e recentes, abordando os principais acontecimentos do dia. Ele contou que o projeto é fruto de uma pesquisa da direção do ICL, que identificou a ausência de um programa jornalístico para a internet nessa faixa de horário. u Um dos apresentadores e comentaristas do ICL Notícias desde 2023, Rodrigou escreveu para a Folha de S.Paulo e trabalhou em Globo, Record, Cultura e Brasil247. Venceu diversos prêmios, como Vladimir Herzog e Embratel. Além de jornalista, é doutor em História pela Universidade de São Paulo. u Laura, filha de Mariana Kotscho (ex-TV Globo e Papo de Mãe) e neta de Ricardo Kotscho (colunista do UOL), é desde 2023 redatora e produtora do ICL, onde produziu o programa Rolê ICL e atuou como redatora do videocast Em Detalhes. n Em 10/3, Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo, Bruno Vicari e Mariana Spinelli, apresentadores do SportsCenter, da ESPN, comandaram o programa correndo ao ar livre. A ação teve o objetivo de conscientizar os telespectadores da importância de praticar atividades físicas. u Para a realização do projeto, a ESPN utilizou um Cine Car, veículo utilizado em produções de cinema, onde a tradicional bancada do SportsCenter foi posicionada. Bruno e Mariana correram atrás da bancada e apresentaram o SportsCenter 1ª edição por 30 minutos, tempo mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde para exercícios diários. Mais de 120 profissionais estavam envolvidos no projeto. O programa também teve a participação da repórter Natasha David e do entrevistado especial Caio Bonfim, medalhista de prata da marcha atlética nas Olimpíadas de Paris 2024. ICL estreia ICL Urgente, com Rodrigo Vianna e Laura Kotscho Em ação contra o sedentarismo, apresentadores da ESPN comandam SportsCenter correndo Bruno Vicari e Mariana Spinelli Divulgação/ESPN
Edição 1.503 - pág. 6 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. Meninas e mulheres estão no front da batalha climática − mas por que elas aparecem tão pouco na mídia? Leia mais No mês do Dia Internacional da Mulher, International Women’s Media Foundation vai premiar coragem de jornalistas e fotógrafas. Leia mais Estudo do Instituto Reuters expõe desigualdade na mídia: mulheres são 40% dos jornalistas, mas só 27% delas lideram redações. Leia mais No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Reuters e a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) estão lançando luz sobre os persistentes desafios enfrentados pelas mulheres jornalistas. Esses desafios não apenas afetam as profissionais individualmente, mas também prejudicam a sociedade como um todo, sobretudo ao impactar a cobertura sobre questões de gênero e direitos das mulheres. Ciberataques e autocensura Um dos maiores desafios é o assédio digital, que leva muitas jornalistas à autocensura, prejudicando o direito do público à informação. Uma pesquisa da RSF revela que quase 60% dos jornalistas conhecem colegas que foram vítimas de ataques online em razão do seu trabalho. A impunidade agrava ainda mais esse cenário, com 93% dos entrevistados afirmando não conhecer nenhuma condenação de agressores. Essas ameaças virtuais frequentemente ultrapassam o mundo digital, afetando a segurança física e a saúde mental das jornalistas e de suas famílias. A cobertura de questões de gênero é particularmente afetada, com jornalistas que escrevem sobre temas como direitos reprodutivos e violência contra a mulher expostas a violentas campanhas de ciberassédio e intimidação, incluindo ameaças de estupro e agressões físicas. Para mitigar esses problemas, a RSF sugere uma série de medidas: os governos devem garantir a proteção de jornalistas que abordam direitos das mulheres, criminalizar o assédio digital e promover a igualdade de gênero nas redações. Mulheres no Jornalismo: ciberataques, autocensura e a eterna sub-representação na liderança Além disso, a criação de comitês nacionais de segurança e a nomeação de responsáveis pela investigação desses crimes nas forças policiais são essenciais, assim como a ação das plataformas digitais para combater ataques. As redações, por sua vez, devem instituir a função de editor de gênero, incentivar a participação em redes investigativas e oferecer treinamento sobre assédio online, conforme recomendação da entidade. Sub-representação na liderança O Instituto Reuters também aproveitou o dia 8 de março para divulgar seu mapeamento anual sobre a presença de mulheres na liderança principal das maiores redações de 12 países, incluindo o Brasil. E os resultados continuam preocupantes. Embora as mulheres representem 40% da força de trabalho em jornalismo, elas ainda enfrentam barreiras para ascender a cargos de liderança. Globalmente, apenas 27% dos cargos de chefia editorial são ocupados por mulheres. No Brasil, a situação é ainda mais alarmante, com a participação feminina na liderança editorial caindo de 22% em 2020 para 21% em 2025. O Brasil apresenta uma das maiores disparidades entre a proporção de mulheres jornalistas e sua presença como principais líderes das redações, evidenciando normas de gênero arraigadas e ambientes de trabalho predominantemente masculinos. O estudo do Reuters recomenda que as empresas jornalísticas implementem iniciativas que promovam a equidade de gênero, a fim de assegurar que mais mulheres alcancem o topo. A proteção da liberdade de imprensa e a valorização das vozes femininas no jornalismo dependem da implementação dessas medidas.
Edição 1.503 - pág. 7 ANOS AUTO Patrocínio n A Omoda & Jaecoo, fabricante chinesa que está iniciando suas operações no Brasil, anunciou nesta semana novidades em sua estrutura de Comunicação. Além das chegadas de Thiago Marques (exHyundai e Jaguar Land Rover) como head de Marketing, e da ID\TBWA como agência responsável pelo marketing e comunicação da marca, o grupo também definiu a Golin ([email protected]) como responsável pelo relacionamento com a imprensa e influenciadores. u O time de Relações Públicas conta com a liderança de Elaine Rodrigues (11-997135007) e no atendimento estão Tiago Dupim (11-91491-2882), Filipe Gutierrez, Bianca Forçan e Gabriel Sarhan. u Eles respondem ao gerente Comunicação e Relações Públicas Leandro Volcov. “Estamos construindo uma reputação baseada na transparência e diálogo aberto com o mercado, e para isso, contando com a Golin, estamos posicionando um time capaz de enxergar, compreender, absorver e agir quanto a quaisquer necessidades de comunicação com os meios, fornecendo informações e fatos relevantes, experiências de marca e um plano preciso para enaltecer um posicionamento sólido com todos os elos da cadeia”, avalia Volcov. “Vamos fazer isso também estreitando cada vez mais nosso relacionamento com a imprensa automotiva, entidades e demais segmentos de interesse da companhia”. Omoda & Jaecoo define agência de Relações Públicas no Brasil Companhia chinesa também anunciou head e agência de Marketing Filipe Gutierrez (esq.), Bianca Forçan, Elaine Rodrigues, Tiago Dupim e Gabriel Sarhan n Leo Alves (11-98663-6692) é o novo reforço da Race Comunicação no atendimento à conta da Volkswagen do Brasil. Com passagens por Garagem260, Auto Mais e agência Entre Aspas, ele vinha nos últimos meses atuando como repórter da editoria de Carros do Canaltech. Leo Alves cuidará do atendimento à Volkswagen na Race Leo Alves Leandro Volcov n Novidades na equipe do Autoo. Após quase dois anos de casa, Fernando Pedroso ([email protected]) deixou o time de colaboradores da publicação e acertou com a Bowler, agência de marketing digital e relações públicas. Com isso, Guilherme Silva ([email protected]) passa a reforçar a equipe na produção de comparativos e testes semanais, função que desenvolverá paralelamente à de coordenador de Conteúdo e Relações Públicas da Mobiauto, iniciada em agosto do ano passado. u Ainda por lá, começou no final de 2024 a estagiária Stephanie Gomes ([email protected]), e o time de colunistas, que já contava com os textos de Marcos Rozen, Renato Bellote, Fernando Calmon e do publisher Ricardo Meier, também ganhou a colaboração semanal de Eduardo Pincigher. A coordenação de conteúdo é de Carlos Guimarães. Fernando Pedroso acerta com a Bowler e Guilherme Silva começa a colaborar com o Autoo Fernando Pedroso Guilherme Silva Stephanie Gomes
Edição 1.503 - pág. 8 ANOS n A GWM lançou nesta semana seu novo site, que além das atualizações voltadas ao público consumidor também teve reformulações em seu media center (gwmmotors.com.br/mediacenter). A página centraliza todas as informações relevantes da marca, como os últimos press releases, banco de imagens em alta resolução e materiais relacionados aos veículos, à fábrica de Iracemápolis (SP), às concessionárias, aos logotipos e aos eventos promovidos pela marca no Brasil. E mais... n Lançado há algumas semanas com o nome Eletric News (sem o “c”), a nova publicação sobre produção de energia limpa comandada por Rodrigo Samy e Emilene Pardo mudou de nome e passou a adotar a grafia em inglês e agora é Electric News. O endereço do site também mudou: https://electricnews.com.br/. n A Race é a nova agência de Comunicação da Mitsubishi Electric (imprensa. [email protected]). Em PR, o atendimento da conta ficará a cargo de Milene Rolan (11-99246-5780), com assistência de Heitor Carvalho (19-992594439) e Sabryne Almeida (11-93318-6049), e gerência de Maira Manesco (11-97226-9832). Já em Digital, Giovana Barbosa e Gabriella Zemaitis serão coordenadas por Diego Gandolfo. Os dois times terão Wilson Barros como diretor de operações. GWM apresenta novo media center n Foram definidos os classificados para a fase final da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. Em sua sétima edição, a iniciativa registrou no primeiro turno as indicações de 226 publicações e 273 jornalistas especializados na cobertura do setor. Confira! u Desses, 42 veículos classificaram-se entre os finalistas das categorias Áudio, Periódico Especializado, Site e Vídeo, enquanto 78 profissionais seguem na disputa para ocupar um espaço entre os TOP 25 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 nas categorias Jornalista Especializado em Duas Rodas, Jornalista Especializado em Veículos Comerciais e Colunista. u No segundo turno, que segue até 23/3, os eleitores poderão selecionar seus favoritos em cada categoria. Para participar, basta acessar o link de votação e preencher um rápido cadastro. u A eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 conta com os patrocínios de Bosch, Ford, GWM, Honda e VWCO, apoios de BYD, Volkswagen, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de Renault e Scania, e apoio Institucional da Abraciclo. Mais informações com Vinicius Ribeiro (11 99244-6655 ou [email protected]). 78 jornalistas e 42 publicações seguem na disputa entre os +Admirados da Imprensa Automotiva 2025 n A Comissão Organizadora da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva decidiu homenagear Alzira Rodrigues, cofundadora e diretora do portal AutoIndústria, e com passagens por AutoData, Estadão, O Globo, Jornal da Tarde de Diário do Comércio, com o Troféu Luiz Carlos Secco de Contribuição à Imprensa Automotiva. u Uma das mais queridas e respeitadas profissionais do setor, ela integra um seleto grupo de jornalistas que foram listados entre os TOP 25 +Admirados do Ano em todas as edições da pesquisa. A homenagem faz referência a Luiz Carlos Secco, falecido no último dia 30 de janeiro, que recebeu o mesmo troféu no ano passado, quando ainda não levava o seu nome. Alzira Rodrigues receberá o Troféu Luiz Carlos Secco de Contribuição à Imprensa Automotiva Alzira Rodrigues
Edição 1.503 - pág. 9 ANOS Vaivém das redações n A apresentadora e repórter Larissa Alvarenga assinou contrato com o SBT. Ela vai reforçar o jornalismo da emissora em Brasília, atuando como repórter do SBT Brasil, apresentado por César Filho. Será ainda apresentadora dos principais telejornais do SBT aos finais de semana e nas folgas dos âncoras titulares. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo). u Antes do SBT, Larissa trabalhou na Record e na CNN Brasil. Na emissora de Edir Macedo, foi apresentadora titular do Fala Brasil, ao lado de Roberta Piza. Em 2019, pediu demissão da Record e foi para a CNN Brasil, onde ficou até 2022. Trabalhou também no portal Metrópoles, apresentando o Boletim Metrópoles – segunda edição. Antes, trabalhou na Inter TV, afiliada da Globo no interior do Rio de Janeiro, mas sediada em Brasília. E mais... n Cedê Silva, correspondente em Brasília de O Fator, estreou em 10/3 como coordenador de pauta do Nova Manhã, jornal da NovaBrasil FM. O programa vai ao ar das 6h30 às 7h30, sob o comando de Diego Amorim e Hariane Bittencourt. n Após três anos e meio atuando como editora executiva da Época Negócios, Maria Carolina Abe anunciou que deixará a partir de sexta-feira (14/3) a publicação da Editora Globo. Ao longo de sua carreira também foi editora-chefe do CNN Brasil Business, editora de Economia do UOL e passou por Brazil Journal, Folha de S.Paulo, Estadão e Editora Abril. Em seu perfil no LinkedIn ela informou que anunciará seus novos passos profissionais nos próximos dias. E mais... n Ana Paula Machado começou no Broadcast, da Agência Estado, como repórter. Especializada na cobertura de negócios, Brasília Larissa Alvarenga assina com o SBT Larissa Alvarenga Instagram Cedê Silva Addan Vieira Goiás n Addan Vieira (addanvieira12@gmail. com) deixou Macapá, onde há dois anos era repórter da Rede Amazônica e, de mudança para Goiânia, assumiu em fevereiro a mesma função na TV Anhanguera. Mato Grosso n Caique Alves é o novo reforço da equipe de reportagem da TV Centro América/Globo. Ele estava há três anos no SBT e antes integrou por igual período o time de repórteres da TV Cidade Verde/ Band. Pernambuco n Pedro Vinicio, ilustrador de Garanhuns com mais de 800 mil seguidores nas redes sociais e com colaborações para a Folha de S.Paulo, passou a publicar suas ilustrações no site, Instagram e newsletter do Brazil Journal. Rio Grande do Sul n Nikolas Mondadori é o novo repórter no sul do Brasil para o Itatiaia Esporte, canal da Rádio Itatiaia. Ele estava há três anos e meio na GZH, onde era redator em Esportes e SEO. Caique Alves Pedro Vinicio Nikolas Mondadori São Paulo Maria Carolina Abe deixa a Época Negócios Maria Carolina Abe
Edição 1.503 - pág. 10 ANOS EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A presença feminina no jornalismo e na comunicação cresceu, mas ainda há muitos desafios a serem superados. Você já se perguntou por que as mulheres continuam sub-representadas nos cargos de liderança na mídia? Ou como a desinformação afeta especialmente as comunicadoras? Reportagem especial da Rede JP mergulha nessas questões, trazendo reflexões sobre desigualdade salarial, obstáculos na carreira e iniciativas que buscam mudar esse cenário. Quer entender melhor esse panorama e conhecer as soluções que estão sendo construídas? Acesse a matéria completa e faça parte desse debate essencial! macroeconomia e finanças, ela vem de uma rápida passagem pelo Santander e antes trabalhou em Automotive Business, Valor Econômico, AutoData, O Globo, Brasil Econômico e Gazeta Mercantil. n Gabriel Justo foi promovido a editor adjunto de Turismo, Folhinha e Folhateen na Folha de S.Paulo, após dois anos como repórter. Antes, passou por Exame, Virtu News, Capricho, Estadão e pela própria Folha, como repórter freelancer por cinco anos. n Rafaela Souza começou em janeiro na Pequenas Empresas & Grandes Negócios como repórter freelancer para as editorias de empreendedorismo, economia e redes sociais. Sugestões de pauta pelo rafaela.pereira.rpa@edglobo. com.br. Vaivém das redações Ana Paula Machado Gabriel Justo Rafaela Souza Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. Mulheres na comunicação: desafios e oportunidades na atualidade
Edição 1.503 - pág. 11 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. n Anchieta Filho, consagrado repórter do rádio brasileiro, migrou para a comunicação corporativa, contratado pela Loures na função de atendente sênior. Ex-Jovem Pan, onde atuou por 27 anos, parte deles como âncora do Jornal da Manhã, também atuou nesta mesma função nos programas Revista Brasil (8h às 10h) e Tarde Nacional (13 às 17h) na Rádio Nacional (EBC). E mais... n Aline Ramos, ex-RPMA, Grupo In Press e Viaje por Conta, deixou a FleishmanHillard, em que era consultora sênior e esteve por 1 ano e 9 meses, até novembro, e começou em janeiro na mesma função na CoWork, em atuação remota. n Beatriz Cunha está de trabalho novo. Começou em março como executiva sênior da Máquina, vinda de uma experiência de 3 anos e 10 meses na Approach, tendo ali atuado no atendimento aos clientes Docile, Brown Forman (Jack Daniel’s), Maple Bear e Generali. Ela também já esteve na MSL (atual And, All) e no Theatro Municipal de São Paulo. n Carlos Alberto Guerra, que esteve por 5 anos e 2 meses na Midia Pull, por último como coordenador de comunicação, assumiu em janeiro o cargo de diretor da Prefeitura Municipal de Santos, onde, em outra passagem, atuou como jornalista por 6 anos e 4 meses. Também já foi da FSB Comunicação por pouco mais de 5 anos e meio. Brasília n Laura Marques, ex-CBN, onde foi repórter por quase 6 anos e meio, e que esteve por cerca de 3 anos no Senado Federal, como assessora de imprensa, começou em fevereiro como editora no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Pará n Elena Brito, gerente sênior de Governança, Engajamento e Reputação, deixou a Norsk Hydro/Albras após 15 anos de casa. Em suas andanças pela grande imprensa, foi por 1 ano e 8 meses editora e apresentadora na TV Record e por 6 anos e meio repórter, editora e apresentadora na TV Liberal (afiliada Globo). Rio de Janeiro n Guilherme Torres de Sá, assessor de imprensa, despediu-se da Approach em fevereiro, após 1 ano e 7 meses de casa, período em que atendeu a empresas de energia como Enel Brasil, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Abradee e Galp. Antes, esteve em Edelman, New Fortress Energy e Shell, nesta última por mais de 4 anos. Laura Marques Elena Brito Guilherme Torres de Sá São Paulo Anchieta Filho começa na Loures Anchieta Filho Aline Ramos Beatriz Cunha Carlos Alberto Guerra
Edição 1.503 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa n Danielle Costa Mendonça, ex- UnitedHealth Group, que foi por cerca de 1 ano gerente de atendimento na GBR Comunicação, até outubro, mudou naquele mesmo mês para a FSB Comunicação, contratada como gerente de atendimento da conta da JBS. Antes, registrou passagem, entre outras, por Oribá e Accor Hotels. n Felipe Pessoa, executivo sênior, despediu-se em fevereiro da Ideal Axicom, após pouco mais de 1 ano de casa, e começou na função de analista sênior na Prio, companhia que atua no segmento de óleo e gás. Antes, registrou 2 passagens pela Pine PR e também atuou como analista de comunicação e negócios digitais no Itaú Unibanco por 1 ano e 8 meses. n Gisele Najjar, ex-Tamer e Latika, começou em fevereiro como coordenadora de imprensa na Tide Social, agência de comunicação especializada no desenvolvimento de estratégias de impacto social. n Joyce Martins, que vinha atuando como gerente há 2 anos, iniciou nova jornada em healthcare na Weber Shandwick, promovida em janeiro a diretora de conta para a Pfizer América Latina. n Leonardo Maia está de cargo novo na Brookfield Asset Management. Assumiu em janeiro a função de vice-presidente sênior de comunicação da companhia, onde atua há pouco mais de 7 anos. n Luciana Rabassallo, ex-Rolling Stone Brasil, Agência Lema e Conteúdo Comunicação, deixou a Natura, em que esteve por quase 5 anos atuando no planejamento estratégico de comunicação do projeto Vivências de Marca, mudou em novembro para o Itaú Unibanco, contratada como consultora sênior. Danielle Costa Mendonça Felipe Pessoa Gisele Najjar Joyce Martins Leonardo Maia n Mariana Cotrim, que estagiou na Bayer e passou, na sequência, por Hill+Knowlton e Britvic Brasil, começou em março como assessora de imprensa na Latam Airlines. n Murilo Trevisan Fantinatti está de trabalho novo. Deixou a Creditas, onde esteve por 3 anos e 4 meses e era analista sênior, e começou como executivo sênior de PR na Pipefy, que atua no segmento de desenvolvimento de softwares. n Rafaela Ferreira Dias, exWGO Comunicação e Alfapress Comunicações e que esteve por 4 meses na Ideal Axicom, até fevereiro, foi contratada pela FSB Holding, na função de executiva sênior. n Tamires Vianna, analista sênior de comunicação corporativa, deixou a Unimed Nacional, onde atuou por 11 anos, até fevereiro, transferindo-se para a Unimed do Brasil, na mesma função. Antes, atuou por mais de 2 anos na Abril Educação. n Vanessa Assis Vianna, que esteve por 5 anos na Race, começou em fevereiro como analista de comunicação e marketing pleno na brsa. n Walisson de Araújo, assistente de marketing de influência, deixou a Ketchum, em que esteve por 2 anos e 10 meses. Antes, foi analista de marketing na Madel Madeiras e produtor de conteúdo para mídias sociais no Grupo Rái. Luciana Rabassallo Mariana Cotrim Murilo Trevisan Fantinatti Rafaela Ferreira Dias Tamires Vianna Vanessa Assis Vianna Walisson de Araújo
Edição 1.503 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa n Está marcado para o próximo dia 28/3, das 9h às 17h, na Unibes Cultural, em São Paulo (rua Oscar Freire, 2.500), o 3º Fórum Abracom de Comunicação, que este ano debaterá A Sustentabilidade do Setor de Comunicação: desafios e oportunidades para um mercado em transformação. u Conectado à COP30, o Fórum tem por objetivo refletir sobre o papel da comunicação na sustentabilidade e seu impacto no futuro do mercado. A programação vai abordar tecnologia e desinformação, governança e relações éticas na comunicação, diversidade, equidade e inclusão, entre outros aspectos do tema. u Estão confirmados Danilo Maeda, (Grupo FSB), Pamela Vaiano (Itaú Unibanco), Rodrigo Pinotti (Inpress), Guilherme Ravache (Valor Econômico), Elisa Prado (consultora e conselheira de empresas), Gisele Lorenzetti (Abracom e LVBA) e Cristina Kerr (CKZ Diversidade). u Inscrições aqui. n A Current Global, parte do Coletivo Weber Shandwick, assumiu a assessoria de imprensa da Qualcomm Brazil, que atua no mercado de tecnologia. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. E mais... n A Jardine Comunicação, de Porto Alegre, dirigida por Carolina Jardine, assumiu a assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). n A Trama Comunicação conquistou a conta da Castrol (Grupo bp) e será responsável pelo planejamento e execução das estratégias de RP da marca, incluindo ações de relacionamento com imprensa, influenciadores e públicos de interesse. No atendimento, Fernando Takashi Watanabe e Oscar Brandtneris, com gerência de Fábio Saulo Costa e direção de Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale. n A Race anunciou a conquista da conta da Mitsubishi Electric, empresa global de tecnologia, automação industrial e soluções inovadoras para diversos segmentos. Em PR, o atendimento ficará a cargo de Milene Rolan, com assistência de Heitor Carvalho Jorge e da recém-chegada Sabryne Almeida, e gerência de Maira Manesco. Em Digital, Giovana Barbosa e Gabriella Zemaitis serão coordenadas por Diego Gandolfo. Os dois times terão Wilson Barros como diretor de operações. n A Mass Media é a nova assessoria de imprensa da EDP, empresa que atua em todas as áreas de negócio do setor elétrico brasileiro. A agência será responsável por executar as estratégias editoriais de todas as unidades da empresa no Brasil. No atendimento, Roberta Nacagami, vinda recentemente da FleishmanHillard, Palloma Mina, João Pedro Teles e Evelyn Trindade, com gestão de Juliana Guerra. Informações pelo e-mail edp@ massinteligencia.com.br. Dança das contas Mass Media conquista a conta da EDP,... ...Race, da Mitsubishi Electric,... ...Trama, da Castrol,... ...e Current Global, da Qualcomm Pelas instituições Fórum Abracom debaterá sustentabilidade do setor da Comunicação
Edição 1.503 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa HÁ 10 ANOS APERFEIÇOANDO O MERCADO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ TEM QUE ESTAR AQUI! A MAIOR FERRAMENTA DE ENVIO DE RELEASES DO BRASIL! MAIS DE 55 MIL JORNALISTAS NO MAILING DE IMPRENSA! O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA CONTRATAR? n O Grupo In Press e a Integra Diversidade, consultoria especializada em diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP), decidiram tornarse parceiros para apoiar as empresas na criação e no fortalecimento de programas e ações de DEIP. A união visa atender à demanda do mercado corporativo, de órgãos de financiamento e de exigências legais por iniciativas que promovam ambientes de trabalho mais justos e inclusivos. u O objetivo é oferecer uma abordagem integrada e completa no tema, que começa pelo engajamento e qualificação das altas lideranças, seguida por diagnóstico demográfico e pela estruturação de políticas, programas e ações afirmativas. As soluções oferecidas às empresas incluem planejamento estratégico, governança humanizada, estruturação de comitês de diversidade, capacitação de lideranças e equipes, práticas inclusivas e campanhas de comunicação interna. u A parceria também responde a exigências legais, como a Resolução nº 198 da CVM, de 2023, que exige que companhias de capital aberto ampliem as informações sobre diversidade em seus órgãos de administração e no quadro de pessoas colaboradoras, promovendo maior transparência sobre a representatividade de gênero e raça, entre outros. n A DiversaCom (Grupo Textual) e a Lamparina Comunicação e Sustentabilidade anunciaram neste início de semana parceria para apoiar empresas e organizações que desejam se conectar à COP 30, que ocorre em novembro, em Belém. O objetivo, segundo divulgaram, “é construir jornadas legítimas para as marcas, que vão além da presença na primeira edição do evento no Sul global”. u Para isso, a parceria reúne as expertises em sustentabilidade, impacto social e comunicação estratégica, que vão desde o planejamento até a implementação e ativação de projetos e iniciativas antes e durante a COP 30. u Outras informações com Jhonatan Santos ([email protected]) ou Diogo Cruz (diogocruz@). E mais... n Está marcada para 19/3, das 8h30 às 17h30, no auditório da Sompo (rua Cubatão, 320, 16º), a 8ª edição do evento Diálogos Supera SP. Participarão das mesas de debates executivos de Bayer, BRK Ambiental, Arcos Dourados e Volkswagen, entre outras empresas, moderados por Tamara Natale, Flávio Lagedo, Rodrigo Cogo, Anne Maezuka e José Luis Ovando. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. n A Cross Content Comunicação, que edita há 5 anos o site ESG Insights, decidiu expandir a experiência lançando a Revista ESG Insights, em formato Pelo mercado Grupo In Press e Integra Diversidade associam-se para impulsionar diversidade e inclusão nas empresas DiversaCom e Lamparina unem-se em parceria com foco na COP 30 Carina Almeida (Textual), Isabela Esteves e Sabrina Petry (Lamparina) e Marcelo Moreira (DiversaCom)
Edição 1.503 - pág. 15 ANOS digital. Serão duas edições anuais, que buscarão promover uma discussão mais densa dos assuntos. O site continua com reportagens e artigos periódicos, enquanto a revista permitirá apostar em informações e análises aprofundadas. u A revista contou com reportagem de Bárbara Vetos, edição de arte de Vitor Moreira Cirqueira e direção de Marcelo Bauer. O download gratuito da publicação pode ser feito no link. n A Midiaria.com, de Kleber Pinto e Lucas Lima, está de endereço novo. Mudou para a rua Palestra Itália, 73, conj. 102, em frente ao Allianz Parque, em São Paulo. n A Sing Comunicação apoia, pelo segundo ano, o movimento Keep Working for Change, que fortalece negócios liderados por mulheres. Criado pela agência Canela, o projeto doa horas de trabalho da equipe feminina para instituições que promovem o empoderamento feminino. No Dia da Mulher, a Sing doou 152 horas para a Afesu – Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários, ONG que capacita mulheres para o mercado de trabalho. Além do apoio financeiro, a parceria inclui ações de comunicação para atrair mais empresas à causa. A Sing também marcou presença no SXSW, em Austin, e no GTC, da NVIDIA, nos EUA, acompanhando tendências em tecnologia e inovação. n Fernando Barros e Silva (piauí) e Natuza Nery (Globonews e O Assunto) receberão na próxima segunda-feira (17/3), no Hotel Renaissance, em São Paulo, o prêmio Estrelas Pelo Diálogo 2025, categoria Diálogo pelo Jornalismo, do Instituto pelo Diálogo Intercultural. O objetivo da premiação é reconhecer personalidades que fortalecem as relações interculturais, o respeito e o entendimento mútuo. Além de Jornalismo, contempla também as categorias Político e Cultural, Inter-religioso, Artes, Educação e Ciência e Social. n Faleceu em 5/3, em São Paulo, aos 58 anos, de complicações pós-cirúrgicas, Cassia Benedeti Schittini, gerente de Comunicação do Grupo RPMA desde julho de 2021. Com mais de 15 anos de experiência na área, teve passagens por CDI, Inpress, Ideal HK e Weber Shandwick. n Nos dias 8 e 9 de abril próximo, a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) realizará o I Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais. O evento, online e gratuito, é voltado para profissionais, acadêmicos, gestores públicos e demais interessados no tema. O seminário será das 14h às 18h e terá inscrições disponíveis no site seminariominas. abcpublica.org.br, com vagas limitadas. A programação contará com palestras, mesas-redondas e painéis que discutirão a Comunicação Pública como instrumento de cidadania e combate à desinformação. Leia mais no Portal dos Jornalistas. Registro O adeus a Cassia Benedeti Schittini Cassia Benedeti Schittini Comunicação Corporativa Por dentro da Comunicação Pública ABCPública promove I Seminário Regional de Comunicação Pública em Minas Gerais, gratuito e online
Edição 1.503 - pág. 16 ANOS SEGUROS em DESTAQUE Patrocínio Pela primeira vez, um grupo de executivos de Comunicação e Marketing, liderado pela CNseg, está no South by Southwest, mais conhecido como SXSW, o maior evento do mundo de tecnologia, mídia e negócios. A iniciativa partiu de Carla Simões, superintendente executiva de Comunicação e Marketing da CNseg, que reconheceu a importância de compreender o que diversos outros segmentos estão discutindo de novas tendências de marketing, IA, transição climática, longevidade, produtos e futuro e aplicar no nosso dia. A jornada para democratizar o acesso aos produtos de seguros é relevante e longa. “Essa experiência é muito profunda. Uma hora você está em uma conferência para melhorar seu trabalho, depois está ouvindo sobre o futuro da longevidade, ou sobre um mundo com robôs e IA, e outra sobre ampliar os relacionamentos interpessoais. O SXSW nos provoca a sair da caixa e a pensar em estratégias mais profundas e assertivas, prevendo diferentes cenários”, acredita. Para a head de Marketing da Unimed, Renata Uchoa, estar no SXSW é uma experiência importante de se aprofundar em assuntos que podem impactar o negócio. “Há muitas oportunidades para o setor de seguros, principalmente quando se fala em entretenimento, em conexão, em comunicação com a audiência. Acho que a gente tem a oportunidade de aumentar o engajamento, trazer o que pode ser uma experiência positiva para o nosso consumidor, para o nosso cliente, para o nosso beneficiário”, afirma Renata. Na mesma linha, Kátia Okumura, assessora de Comunicação da Seguros Unimed, acredita que a imersão em um ambiente que reúne inovação, diversidade e discussões essenciais do momento é extremamente enriquecedora. “Mais do que acompanhar tendências, essa experiência tem provocado reflexões valiosas sobre como podemos aplicar essas mudanças no dia a dia”. De acordo com Mariana Fagundes, gerente de Comunicação e Marketing da Capemisa, reunir executivos do setor segurador para acompanhar a edição 2025 do SXSW amplia as discussões a partir de conteúdos relevantes como sustentabilidade e meio ambiente, educação e desenvolvimento social, segurança e inteligência, inovações tecnológicas, tendências ou experiências de marca. “São muitas fontes de aprendizado e referências, inclusive de outras indústrias e segmentos, que abrem um leque enorme de possibilidades para trabalharmos em Seguros e Capitalização”, avalia. Já para Flavio Otsuka, diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing na Tokio Marine Seguradora, empresas do mundo todo estão se reinventando para atender a um público cada vez mais digital e exigente, e não é diferente do mercado segurador. “Estar no SXSW é uma chance de entender essas mudanças, aprender com outras indústrias e encontrar novos caminhos para inovar e moldar o que pode ser o futuro do nosso mercado”. Atrás, a partir da esquerda, Renata Uchoa e Flávio Otsuka; na frente, Mariana Fagundes, Carla Simões e Kátia Okumura A CNseg criou um grupo de estudos focado em Experiência do Usuário (UX) com o objetivo de compartilhar boas práticas, discutir desafios e acompanhar as tendências do setor. A iniciativa reúne especialistas de seguradoras associadas para impulsionar a inovação no desenvolvimento de interfaces digitais − como sites, portais e aplicativos −, garantindo uma navegação mais intuitiva e acessível. O Grupo de UX das Seguradoras quer também melhorar a experiência do cliente, otimizar processos e reduzir custos por meio da adoção de boas práticas em UX. A iniciativa também fortalece a integração entre profissionais de diferentes regiões, ampliando o compartilhamento de conhecimento e contribuindo para um mercado de seguros mais inovador e centrado no usuário, explica Bruno Rodrigues, especialista de Conteúdo da CNseg. No encontro de fevereiro, os participantes debateram a importância das métricas de UX alinhadas aos objetivos de negócio. O debate ressaltou que não se deve depender de uma única métrica e que a colaboração entre UX, Growth e times estratégicos é essencial para o sucesso das iniciativas. Outro ponto abordado foi o “segurês”, termo que se refere à complexidade da linguagem no setor, reforçando a necessidade de simplificação para tornar a comunicação mais clara e acessível. Grupo criado pela CNseg estuda boas práticas de UX em seguros Seguradoras no SXSW
Edição 1.503 - pág. 17 ANOS São Paulo n A Agência Mural divulgou em 7/3 seu Relatório de Impacto 2024, evidenciando avanços em sua missão de promover o jornalismo local sobre, para e pelas periferias da capital e da região metropolitana de São Paulo. No último ano, a agência produziu aproximadamente 389 novas histórias. u O relatório destacou o foco na participação política das juventudes periféricas durante o período eleitoral, promovendo o diálogo com jovens eleitores e incentivando a diversidade e a participação no cenário local. Além disso, a agência investigou o deserto de notícias em Pirapora do Bom Jesus, expondo os impactos da falta de veículos jornalísticos na cidade e as consequências da dependência de fontes informais, que comprometem o direito à informação. u Entre os destaques, também estão os prêmios conquistados pela Mural, incluindo o primeiro lugar na eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa, nas categorias Jornalista e Profissional de Imagem e Vídeo; o Prêmio Sebrae em Fotojornalismo; e o Prêmio EBC de Combate à Desinformação na Mobilização Social. n O Festival Internacional de Documentários – É tudo verdade, em sua 30ª edição, convida para coletiva de imprensa no próximo sábado (15/3), às 10h, no Instituto Moreira Salles (Avenida Paulista, 2.424). Os interessados podem confirmar a presença aqui. u O Festival será de 3 a 13/4, em São Paulo e no Rio de Janeiro. E mais... n Eduardo Shor montou o site de sua empresa Storyka. Oferece serviços de apoio a agências para complementar equipes e aumentar a capacidade de atendimento. O foco é em produção de conteúdo corporativo, ghostwriting para C-levels, relatórios anuais, sites, mídias sociais, livros com histórias das marcas e organizações. Tem também uma área de biografias de pessoas e famílias. n Estão abertas as inscrições para o 17º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro, que incentiva a prática reflexiva e o exercício da reportagem em diferentes regiões da capital paulista. Estudantes de comunicação e áreas afins devem se inscrever até 26/3 e comparecer ao encontro presencial em 29/3, na Câmara Municipal. O resultado sai em 8 de abril. n O Estadão estreou em 8/3 o Talks Estadão Mídia & Mkt, videocast dedicado a conversar com lideranças do universo do marketing, comunicação e inovação. O Dia Internacional da Mulher foi escolhido Agência Mural divulga relatório anual de impacto 2024 É tudo verdade convida para coletiva para marcar o lançamento da primeira temporada, que será inteiramente dedicada a executivas que guiam estratégias de negócio e equipes diversas em algumas das maiores marcas brasileiras. No episódio inaugural, o editor de Mídia & Marketing Igor Ribeiro e a gerente de Conteúdo do Estadão Publishing House Rita Lisauskas entrevistaram Adriana Alcântara, country manager da Audible no Brasil. Confira! n O Desenrola e Não Me Enrola, veículo de jornalismo periférico com mais de dez anos de atuação, está com processo seletivo aberto para quatro vagas: social media, repórter, repórter para podcast e administrativo/financeiro. São Paulo-interior n Morreu em 5/3 Gilberto Gonçalves, aos 74 anos. Ele trabalhou no Jornal de Jundiaí como editor de cadernos especiais. Em seguida, foi para o Correio Popular, de Campinas. Chegou a ser presidente da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, entre 1993 e 1996. Foi também professor de Jornalismo Empresarial na PUC-Campinas por dez anos. Ultimamente editava nessa cidade o jornal Alto Taquaral. u Gilberto tinha um pé no pioneirismo do segmento de assessoria de imprensa. Em 1984, já militante sindical, fez parte da delegação de assessores de São Paulo que participou do 1º Enjai – Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, realizado nos dias 31/8 e 1º/9, em Brasília, fórum que aprovou a elaboração do Manual de Assessoria de Imprensa adotado pela Fenaj e sindicatos estaduais. Eduardo Shor Adriana Alcântara, Rita Lisauskas e Igor Ribeiro Gilberto Gonçalves
Edição 1.503 - pág. 18 ANOS Rio de Janeiro n O estudante Igor Melo, baleado em 24/2 sob falsa acusação, teve alta no hospital no início deste mês. A Justiça do Rio arquivou a investigação, por ausência de provas para prosseguir com ela. Ainda em recuperação, Melo foi contratado pelo ex-jogador Neto para ser correspondente da Rádio Craque Neto, no Rio de Janeiro, a partir do início do Campeonato Brasileiro. u Torcedor do Botafogo, e cursando Comunicação no Centro Universitário Celso Lisboa, ele trabalhou de modo independente na mídia esportiva. Em 2018, com poucos recursos e muita determinação, lançou seu canal no YouTube, o Informe Botafogo. Começou a produzir conteúdo para a página e hoje soma 30 mil seguidores no Instagram e no Facebook. Comunicação Corporativa-RJ n Cláudio Conceição, ex-Gazeta Mercantil, que deixou o IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV-Rio, depois de 21 anos, publicou no Linkedin que foi demitido por e-mail. Confira! Os contatos dele são [email protected] e 21-97726-0737. n A Ipê Amarelo, de Renata Pacheco Jordão, tem nova conta para ações de imprensa do show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, em 3 de maio. É o primeiro show internacional confirmado da nova plataforma Todo Mundo no Rio, que tem foco na economia do entretenimento no Rio de Janeiro, gerando impacto positivo em diferentes segmentos. À frente dos trabalhos, além de Renata, está Ágata Cunha (agata.cunha@ ipeamarelocom.com.br). Igor Melo contratado para radioweb Igor Melo Cláudio Conceição n Duas cenas do filme Ainda estou aqui foram gravadas na sede da ABI. O escritório de engenharia de Rubens Paiva foi reconstituído pela produção no 7º andar da entidade, onde funciona a Secretaria. O cenário aparece nas cenas em que Paiva trabalha em seu escritório, e quando Eunice Paiva vai pedir ajuda ao sócio e amigo Baby Bocaiúva. n O bloco Filhos da Pauta, de Niterói, retornou às ruas depois de um hiato de oito carnavais. Foi em 8/3, dia de desfile das campeãs, com a participação de Renato Guima. Criado por jornalistas há quase 40 anos, o bloco concentra, mas não sai. Desta vez, a roda de samba para fechar a folia foi na praça Jornalista Betty Orsini, no Centro da cidade. u Um dos organizadores, Sérgio Soares – do jornal O São Gonçalo e músico também –, conta com o apoio de colegas mais jovens, que só conheciam o bloco de ouvir falar, e acabam de aderir ao retrofit. A marca do bloco, do falecido chargista Floriano, tem até o Arariboia. Filhos da Pauta, de Niterói, voltou para ficar ABI é cenário de Ainda estou aqui n O portal Redação RS recebeu o selo de compromisso com o público concedido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Com a certificação, passa a integrar o grupo de veículos brasileiros avaliados pelo programa em parceria com o Atlas da Notícia, que mede boas práticas jornalísticas com 11 indicadores, dos quais o portal alcançou 9. Confira a avaliação. Rio Grande do Sul SUL (*) Com o portal Coletiva.Net
www.portaldosjornalistas.com.brRkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==