Jornalistas&Cia 1505

Edição 1.505 - 26 de março a 1 de abril de 2025 ANOS Último dia de votação Termina nesta quinta-feira (27/3) o segundo turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2025. Pág. 19 Ciclo de debates de J&Cia sobre o futuro do Jornalismo começa em 31/3 Começa em São Paulo em 31/3 o ciclo de sete encontros O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que este J&Cia fará em parceria com a ESPM como parte das comemorações de seus 30 anos. Pág. 5 Segue a desigualdade racial na imprensa Novo relatório do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo trouxe mais dados preocupantes sobre a diversidade na mídia. Pág. 7

O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo Tema de estreia O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano Com as participações de - Insights - Eugenio Bucci Francisco Rolfsen Belda Pedro Doria Prof. Antonio Rocha Filho, moderador Data: 31 de março de 2025 Local: ESPM Tech Rua Joaquim Távora, 1.240 , Vila Mariana, São Paulo O ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights é uma iniciativa de Jornalistas&Cia, concebida para celebrar seus 30 anos de vida, que conta com a parceria da ESPM e do Portal dos Jornalistas. Serão, ao todo, sete encontros entre os meses de março e setembro, sempre na última segunda-feira de cada mês, no horário de 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana). Os encontros serão gratuitos e com vagas limitadas à capacidade do auditório da ESPM Tech, de 120 lugares. As inscrições serão abertas sempre com três semanas de antecedência em relação a cada uma das etapas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. Próximos encontros O ciclo Organização e Realização: Apoio Institucional • 28/04/2025 - COP30 | O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico • 26/05/2025 – Fake News | O Jornalismo sob o impacto da desinformação – Qual o tamanho dessa batalha e os riscos para a democracia? • 30/06/2025 – Nativos Digitais | Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro • 28/07/2025 – Jornalismo Investigativo | Os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o Jornalismo de Dados e sob ataque do poder político e econômico • 25/08/2025 – Autoritarismo vs. Democracia | O papel do Jornalismo e da sociedade no combate às ideologias extremistas. Onde estamos errando e onde estamos acertando? • 29/09/2025 – A Imprensa como Quarto Poder | Caminhos para a revitalização e o fortalecimento do Jornalismo no Brasil apresenta o ciclo

Edição 1.505 - pág. 3 ANOS ANOS 30SEMANAS em Ano 5 – Edições 203 a 254 (set/1999 a out/2000) Reputação é resultado e vice-versa Intenso é uma palavra que define muito bem o quinto ano de Jornalistas&Cia. Se por um lado foi um período marcado por lançamentos que movimentaram o mercado, como os do jornal Valor Econômico e dos portais iG e Globo.com, por outro será sempre lembrado também pelo assassinato de Sandra Gomide por seu ex-namorado Antonio Pimenta Neves, então diretor de Redação do Estadão. Lançado em maio de 2000, o Valor Econômico havia sido anunciado oficialmente ao mercado seis meses antes, em 4 de outubro de 1999 (ed. 204), por João Roberto Marinho e Luís Frias, representantes respectivamente dos grupos Globo e Folha, parceiros no projeto. Com a promessa de gerar até 300 empregos, sendo 150 em redação, o “Globolha”, como o projeto foi apelidado até que o nome Valor Econômico fosse anunciado meses mais tarde, movimentou o jornalismo de economia e criou uma intensa dança das cadeiras no setor. Além de jornalistas que já atuavam em publicações dos dois grupos, algumas dezenas de nomes de peso foram trazidos de outras redações. Entre as principais “vítimas” dessa incursão estavam Gazeta Mercantil, Agência Estado, Estadão e IstoÉ Dinheiro, que também tiveram que correr no mercado para repor os postos. A montagem da equipe do Valor começou ainda em dezembro de 1999, quando Celso Pinto foi anunciado como diretor do novo jornal (ed. 212), e Vera Brandimarte e Carlos Eduardo Lins da Silva, como seus adjuntos. Nas semanas seguintes, foram anunciadas nas páginas de J&Cia as chegadas, entre outros, de Pedro Cafardo, Rosvita Saueressig, Célia Chaim, Milton Gamez, Inês Nassif, Célia Gouveia, Raquel Balarin, Claudia Safatle, Maria Luiza Abott, Mônica Izaguirre, Juliano Basile, Fernando Lopes, Claudia Trevisan, Ângela O nascimento do Valor Econômico e um crime que abalou a comunidade jornalística Bitencourt, Marli Olmos, Cley Scholz, Patrícia Campos Melo, Cláudio Weber Abramo, Angela Klinke, Marcelo Onaga, Cristiano Romero, Ribamar Oliveira, Costábile Nicoleta, Mara Luquet, Orivaldo Perin e Cristiane Barbieri (ed. 212, 215, 216, 217, 219, 220, 221, 222, 225, 226, 227 e 233). Além da intensa movimentação no mercado, o lançamento do Valor “botou água no chope” de outro projeto voltado ao jornalismo de economia que estava em gestação e que mais tarde viria a ser o site Panorama Brasil, do Grupo Diário Popular, de Orestes Quercia (ed. 219, 229, 234, 235, 238 e 239). Fora da editoria de Economia, as principais novidades daquele período, que também teve intensa movimentação no comando de diversas publicações brasileiras, envolveram os lançamentos dos portais iG e Globo.com (ed. 228) e a falência da Bloch Editores (246). Mas a notícia que extrapolou o noticiário sobre o setor e ganhou as páginas policiais de todo o Brasil foi o assassinato de Sandra Gomide, ex-editora de Empresas e Negócios do Estadão. Promovida ao cargo em abril de 2000 (ed. 231), ela ficou pouco tempo nele e foi demitida em julho por Pimenta Neves (ed. 242), decisão que pegou muitos de surpresa na redação. Semanas mais tarde, soube-se que foi porque Sandra havia rompido seu relacionamento com o então diretor de Redação.

Edição 1.505 - pág. 4 ANOS Últimas Este era só o início de uma espiral de descontrole de Pimenta Neves, que no final daquele mesmo mês pediu demissão do cargo. A informação, inclusive, foi publicada em uma Edição Extra (245A), que circulou em 28 de julho, horas após o anúncio. Pressionado pela família Mesquita, o jornalista decidiu permanecer temporariamente à frente da publicação, mas deixou claro que gostaria de iniciar uma transição para deixar a casa nos meses seguintes (ed. 246). Não deu tempo! Em 23 de agosto circulava a edição 249 ostentando a manchete “Trágico Desfecho”, em que detalhava a morte de Sandra três dias antes, aos 32 anos, assassinada por Pimenta Neves com dois tiros em um haras em Ibiúna, no interior de São Paulo. Os desdobramentos do caso seguiram repercutindo nas semanas seguintes (ed. 250), inclusive quando uma nova edição extra (253A), publicada em 22 de setembro, confirmou a nomeação de Sandro Vaia como novo diretor de Redação do Estadão. Ano 5 – Edições 203 a 254 (set/1999 a out/2000) Sandra Gomide Pimenta Neves n As repórteres Gabriela Biló e Thaísa Oliveira, da Folha de S.Paulo, estão desde a semana passada recebendo ataques e ameaças nas redes sociais em decorrência do trabalho de cobertura feito por elas sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. u Gabriela, repórter fotográfica da Folha, e Thaísa, que atua em Brasília, produziram reportagens sobre os presos após os atentados. Os ataques tiveram início após um perfil no X (ex-Twitter) insinuar que as duas profissionais seriam as responsáveis pela prisão de Débora dos Santos Rodrigues, mulher que pichou a estátua A Justiça com a frase “Perdeu, mané”. O caso está sendo julgado pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e Débora, se condenada, pode pegar 14 anos de prisão. u Diversos perfis em diferentes redes sociais enviaram às jornalistas ataques e ameaças, incluindo de violência física e de morte. Familiares de Gabriela e Thaísa também foram ameaçados. Os ataques incluem ainda vazamento de informações pessoais das profissionais. Além disso, os perfis afirmam que as jornalistas enviaram dados pessoais sobre a autora da pichação ao STF, o que é mentira. u Gabriela e Thaísa registraram Boletim de Ocorrência e o departamento jurídico da Folha está acompanhando o caso. Entidades defensoras da liberdade de imprensa como Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc) e Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiaram o caso. Repórteres da Folha são vítimas de ataques e ameaças por cobertura do 8 de janeiro Joédson Alves/Agência Brasil

Edição 1.505 - pág. 5 ANOS Últimas n O empresário Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS, será o homenageado com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, concedido anualmente pelo Comitê de Liberdade de Expressão da Associação Nacional de Jornais. O prêmio será entregue nesta quinta-feira (27/3), às 18h, em Porto Alegre. u Em paralelo à sua atuação como empresário há mais de 60 anos na RBS, Jayme Sirotsky sempre esteve à frente de entidades, movimentos e iniciativas em defesa das liberdades de expressão e de imprensa. Ele foi o primeiro latinoamericano a assumir a presidência da Associação Mundial de Jornais (WANIFRA). Também foi vice-presidente e membro do conselho da Sociedade Interamericana de Imprensa, presidente da ANJ por dois mandatos e é um dos fundadores do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). u Veja aqui a lista dos premiados pela ANJ. n Será aberto na próxima segundafeira, 31/3, das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech em São Paulo (rua Joaquim Távora, 1.240), o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, cuja mesa de estreia debaterá o tema O futuro da profissão e os desafios para o Jornalismo – A busca incessante pelo algoritmo humano. u Participarão dessa estreia os jornalistas Eugênio Bucci (ECA-USP), Francisco Rolfsen Belda (Unesp/ Projor) e Pedro Doria (Meio), com moderação do professor Antonio Rocha Filho, da ESPM. u O evento é gratuito e as inscrições, quase esgotadas, ainda podem ser feitas neste link. Projeto recebe o apoio da Ajor e será transmitido ao vivo n O ciclo recebeu nesta semana o apoio da Ajor – Associação de Jornalismo Digital, que se soma a outros quatro apoios institucionais: ABI – Associação Brasileira de Imprensa, Aner – Associação Nacional dos Editores de Revistas, ANJ – Associação Brasileira de Jornais e Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. u Para quem não puder comparecer ao evento presencialmente haverá transmissão ao vivo pelo YouTube. Começa na segunda, 31/3, o ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights Iniciativa é parte da celebração dos 30 anos de J&Cia e será realizada em parceria com a ESPM Bucci Belda Doria Rocha Filho E vem aí o segundo encontro, sobre Jornalismo e a COP30 n A segunda mesa de debates do ciclo já tem data, tema e convidadas confirmadas. Ela está marcada para 28 de abril (última segunda-feira do mês) e o tema é COP30 – O Jornalismo, o meio ambiente e as catástrofes ambientais – A dura missão de lutar contra o negacionismo e o poder econômico. Estão confirmadas as participações das jornalistas Daniela Chiaretti (Valor Econômico), Kátia Brasil (Amazônia Real) e Veronica Goyzueta (ESPM e correspondente da mídia internacional). As inscrições serão abertas no dia 3 de abril. ANJ homenageará Jayme Sirotsky, da RBS, nesta quinta-feira (27/3) Jayme Sirotsky

Edição 1.505 - pág. 6 ANOS Nacionais n Valor One é o novo sistema operacional que o Valor Econômico acaba de lançar, com um conceito que une a tradição do jornalismo especializado à tecnologia de ponta na prestação de serviços. A diretora de Redação Maria Fernanda Delmas propõe a plataforma como um meio de ajudar os leitores na tomada de decisão. u O Valor One monitora investimentos, integra as finanças pessoais dos usuários com as últimas notícias e oferece conteúdos educacionais sobre economia e finanças. Vem integrar conteúdo de Valor, Valor Investe, Pipeline e Valor Pro, de acordo com os interesses e experiência do leitor. O modelo de serviços é freemium, com acesso gratuito a algumas ferramentas por cadastro, e mais três planos de assinatura. u Fernando Torres, editorexecutivo do Valor, coordenou o projeto juntamente com uma equipe multidisciplinar, vinda do Valor PRO, da experiência do usuário e da tecnologia. n Thiago Herdy, repórter e colunista do UOL, teve seus dados pessoais expostos em um texto difamatório publicado em um site da plataforma Wix. O site divulgou dados fiscais do jornalista, como informações referentes a sua declaração de imposto de renda, endereço e até dados pessoais de sua família. O site publicou também informações sobre a rotina do repórter, incluindo fotos de momentos específicos de seu dia, o que mostra que Thiago foi seguido. u O texto foi publicado em retaliação a reportagens assinadas por Herdy no ano passado. O próprio site menciona matérias feitas pelo jornalista em parceria com outros colegas do UOL sobre irregularidades em contratos emergenciais assinados durante a primeira gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O link de acesso ao site foi publicado em um grupo de WhatsApp frequentado por funcionários do gabinete de Ricardo Nunes e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (Siurb), responsável pela contratação de obras emergenciais. u A plataforma Wix derrubou o site com o texto na terça-feira (18/3) após ser informada sobre a natureza difamatória e intimidatória da publicação. Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou o caso, que classificou como uma “grave tentativa de intimidar e censurar o trabalho do jornalista”. Últimas n O InfoMoney, especializado em notícias sobe economia, investimentos e negócios, completa 25 anos com uma série de ações e novidades. A primeira foi uma campanha comemorativa, com a frase “A Nasdaq fala. O InfoMoney traduz”, exibida no telão da Nasdaq, uma das maiores bolsas dos Estados Unidos, na Times Square, em Nova York. u Outras novidades ao longo do ano incluem novos programas, como InfoMoney Entrevista, que vai entrevistar figuras renomadas da economia, dos negócios, da política, da academia e cena pop; e Game Changers, talkshow com jogadores e executivos sobre negócios do esporte. O InfoMoney vai ainda reformular sua grade de colunistas, lançar novas newsletters focadas em “conteúdo premium” produzido pela equipe, além de guias, e-books e cursos gratuitos voltados à formação de seus leitores, além de eventos como Outliers, premiação para os melhores gestores de fundos do País. InfoMoney lança campanha comemorativa de 25 anos Divulgação/InfoMoney Campanha do InfoMoney no telão da Nasdaq, em Nova York Thiago Herdy, do UOL, tem dados pessoais expostos em texto intimidatório Thiago Herdy Mariana Pekin/UOL Valor Econômico lança plataforma para investidores Fernando Torres

Edição 1.505 - pág. 7 ANOS Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia Parceiro de conteúdo Esta semana em MediaTalks Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço. No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, 21 de março, um novo relatório do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo trouxe mais dados preocupantes sobre a diversidade na mídia. A análise de 100 grandes veículos de notícias, tanto online quanto offline, em cinco mercados (Brasil, Alemanha, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos), revelou que apenas 17% dos 70 principais líderes são pessoas negras ou não brancas. Nos EUA, esse grupo inclui também asiáticos e latinos. O percentual representa uma queda de seis pontos em relação aos 23% registrados no ano anterior e marca o maior recuo desde o início da coleta de dados, em 2020, quando a proporção era de 18%. O cenário no Brasil é particularmente crítico e evidencia uma persistente desigualdade nas redações. Pelo quinto ano consecutivo, desde 2021, nenhuma das organizações jornalísticas analisadas no País tem uma pessoa negra no cargo de editor principal. Essa ausência de representatividade no topo ocorre em um país onde 57% da população se identificam como negras, segundo o relatório. O estudo utilizou como metodologia a seleção dos dez maiores veículos de notícias online e os dez maiores offline em cada um dos cinco mercados, com base nos dados do Digital News Report 2024 do Reuters Institute. Na Alemanha, assim como no Brasil, nenhum dos veículos analisados tem um editor principal negro desde 2021, apesar do histórico de migração do país. No Reino Unido, a situação piorou em 2025: Relatório expõe desigualdade racial na imprensa: Brasil segue sem editores negros liderando grandes redações após alcançar 7% de representatividade em 2024, o país voltou ao patamar de 2020, sem nenhum editor negro nos veículos pesquisados. Nos Estados Unidos, a proporção de editores principais não brancos caiu para 15% em 2025 – uma queda expressiva em relação aos 29% do ano anterior. Ainda assim, os EUA seguem à frente de Alemanha e Reino Unido em termos de diversidade racial na liderança da mídia, embora essa tendência possa mudar com as políticas anti-DEI de Donald Trump. A África do Sul, apesar de continuar sendo o país com a maior proporção de editores principais negros (63%), também apresentou uma redução nos últimos anos (eram 71% em 2024 e 80% em 2023). Com exceção da África do Sul, todos os países analisados mantêm uma porcentagem de editores não brancos muito abaixo da representatividade desses grupos na população geral. O cenário torna-se ainda mais desanimador quando lembramos que há duas semanas outro relatório do mesmo Instituto Reuters apontou desafios semelhantes em relação à diversidade de gênero nas lideranças editoriais. Globalmente, apenas 27% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. No Brasil, a situação é ainda mais preocupante: a participação feminina na liderança editorial caiu de 22% em 2020 para 21% em 2025. Os dados reforçam uma constatação que, embora não seja nova, continua decepcionante: a diversidade nas chefias, amplamente defendida pela imprensa e implementada em diversas empresas e organizações, ainda enfrenta barreiras para se concretizar dentro das principais redações. Começa nesta quinta (27) o 26º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ). Encontro pode ser acompanhado pelo YouTube. Leia mais Como um jornalista recebeu por engano os planos de ataque dos EUA ao Iêmen pelo Signal - e revoltou governo Trump. Leia mais Mongabay Latam lança Rede PUMA para enfrentar desafios do jornalismo ambiental na América Latina. Leia mais

Edição 1.505 - pág. 8 ANOS AGRO Patrocínio n Terá início em 10 de abril (e não dia 20, como informado erroneamente em J&Cia 1.504) o 1º turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Em sua quinta edição, a iniciativa reconhecerá os profissionais e veículos preferidos do setor na avaliação de demais jornalistas e profissionais de Comunicação. u Neste ano, além dos +Admirados Jornalistas, a premiação reconhecerá as publicações favoritas dos eleitores nas categorias Agência de Notícias, Áudio, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializada, Programa de TV Geral, Site/Portal e Veículo Geral, e também concederá o troféu especial de Contribuição à Imprensa do Agronegócio. Apoios – A BRF e a John Deere confirmaram suas participações na eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025. Com isso, chega a 15 o número de instituições que associaram sua marca à iniciativa, que agora conta com os patrocínios de Cargill, Copersucar, Mosaic Fertilizantes e Syngenta, apoios de Bosch, Elanco, Tereos e Yara, colaborações de Agrel Agriscience, BRF, John Deere, Lavoro, Portal dos Jornalistas e Press Manager, e apoio institucional da Rede Agrojor. Empresas interessadas em participar da iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@ jornalistasecia.com.br e 11-99244-6655). n A Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ) confirmou o Brasil como sede do Executive Meeting de 2026. O anúncio foi feito durante o encontro deste ano, na África do Sul. O evento no Brasil ocorrerá entre março e abril e reunirá cerca de 50 jornalistas especializados em agronegócio, vindos de países membros da entidade. u Em 2019, o Brasil já havia recebido para um press tour uma delegação da entidade composta por jornalistas de vários países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Finlândia e Argentina. Foi a partir desse evento que um grupo de 11 jornalistas iniciou o processo da criação da Rede Agrojor como uma entidade formal. u “A confirmação do Brasil como sede do próximo Executive Meeting é a demonstração do interesse que o agronegócio brasileiro desperta mundo afora, uma grande oportunidade de apresentarmos a realidade sobre a atividade no Brasil e também uma demonstração de confiança em nossa rede”, disse Daniel Azevedo Duarte, que representou a Rede Agrojor no encontro. u Com a confirmação do encontro executivo, o Brasil também inicia seu planejamento para sediar uma edição Congresso Mundial da IFAJ entre os anos de 2031 e 2032, consolidando sua posição no circuito internacional do jornalismo agrícola. Brasil sediará encontro da IFAJ em 2026 Executive Meeting 2025 foi na semana passada, na África do Sul 1º turno dos +Admirados da Imprensa do Agro terá início em 10 de abril

Edição 1.505 - pág. 9 ANOS E mais... n Ariosto Mesquita (ariostomesquita@ gmail.com) iniciou neste mês uma colaboração mensal, com reportagens especiais, para a Revista Feed & Food. A primeira, que pode ser conferida nas edições impressa e digital da publicação, mostra alguns dos primeiros pecuaristas brasileiros que já estão recebendo dinheiro da antecipação por crédito de carbono nos estados de Goiás e Tocantins. n A AgroEffective, agência de comunicação voltada ao agronegócio comandada por Nestor Tipa Júnior ([email protected]) e Rejane Costa ([email protected]), está comemorando seu 11º aniversário com a apresentação de sua nova identidade visual. A nova marca foi desenvolvida pela designer Ana Paula Parizotto. n Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg, Senar, Inaes e Sindicatos. Com o tema Agro, motor da economia mineira: diversidade, inovação e impacto social, a iniciativa tem como objetivo reconhecer trabalhos que abordem os aspectos da agropecuária como: a riqueza da diversidade; clima, solo e produtividade; oportunidades e impacto na geração de empregos; conexão de produtos agrícolas mineiros com o mundo; inovação e tecnologia. No total, serão distribuídos R$ 87 mil em prêmios para as categorias Impresso, Vídeo, Áudio, Digital/Webjornalismo, Fotojornalismo e Universitário. Confira mais detalhes no Portal dos Jornalistas. Ariosto Mesquita (com a máquina na mão) durante reportagem para a Feed & Food Admirados JORNALISTAS do Brasil + AGUARDEM! ANOS Um presente de Jornalistas&Cia para a imprensa brasileira, nos seus 30 anos de vida O maior prêmio de jornalismo da atualidade

Edição 1.505 - pág. 10 ANOS Vaivém das redações Rio de Janeiro n Daniela Boaventura deixou a ESPN, onde apresentava o ESPN FC, ao lado de Osvaldo Pascoal e do ex-jogador Zinho, e acertou com o Flamengo para comandar seu canal oficial, a Flamengo TV. Antes, passou por Fox Sports, Record TV, EBC e Esporte Interativo. (Ver também Rio, na pág. 22) n Gabriel Simões foi efetivado como editor de vídeo para o site do ge.com após quase um ano atuando como freelancer. Ele também teve passagens por Lance, Esporte News Mundo e CBF. n Mudanças no comando da Multi RS (antiga Ulbra TV) e da Rádio Mix FM. Após um ano à frente da Direção de Jornalismo e Programação das emissoras, José Pedro Villalobos anunciou na última semana sua saída do grupo. Em nota enviada ao Coletiva.net, ele informou que deixou a casa por não concordar com os rumos que tomaram algumas das propostas do projeto inicial, para o qual foi chamado. Para o lugar dele foi promovido Glauco Pasa, que apresentava os programas Multicidades, GreNal e Jornal da Mix. E mais... n Lenise Slawski deixou a RBS TV de Pelotas e, de mudança para Porto Alegre, assumiu uma vaga de reportagem na redação do SBT-RS. Lenise destacou-se na cobertura das inundações que assolaram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, pelos trabalhos nos telejornais locais e nacionais da TV Globo. n Rogério Amaral é o novo comentarista esportivo da Rede RS. Em entrevista ao Coletiva. net, ele informou que seguirá, ao mesmo tempo, atuando na rádio Guaíba como comentarista nas jornadas e participando dos programas de esporte. Também continuará na presidência da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) e como vice-presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb). Daniela Boaventura Gabriel Simões Rio Grande do Sul Glauco Pasa substitui a José Pedro Villalobos no comando da Multi RS José Pedro Villalobos Glauco Pasa Lenise Slawski Rogério Amaral São Paulo n Dança das cadeiras no Esporte da Globo em São Paulo. Com a ida de Karine Alves para o Esporte Espetacular, Luiz Teixeira deixa o Tá On e o SporTV News Manhã, assume o bloco de esportes do Jornal Hoje e passa a fazer o bloco paulista do Esporte Espetacular. Ele também passa a fazer parte do rodízio dos gols do sábado do Jornal Nacional. Joana de Assis assume as funções de Teixeira, e começa também a integrar o rodízio de apresentadores do Globo Esporte SP. n Ana Claudia Palacio é a nova repórter do TH+ (SBT Interior) em Presidente Prudente. Ela estava há pouco mais de um ano na TV Fronteira, afiliada Globo na região e antes passou pela Band. n Juliana Munaro é a nova analista de mercado e investimentos da Times Brasil | CNBC. Ela foi durante nove anos repórter e apresentadora do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, além de colunista de inovação no GloboNews Em Ponto e na Rádio Globo. Também é coautora do livro DISRUPTalks − Carreira, Empreendedorismo e Inovação em uma Época de Mudanças Rápidas. Ana Claudia Palacio Juliana Munaro

Edição 1.505 - pág. 11 ANOS Vaivém das redações n Regina Dourado deixou a BandNews TV, após um ano e meio atuando como apresentadora. Ela seguirá no Grupo Bandeirantes, onde passa a integrar a equipe do programa Melhor da Tarde, comandado por Catia Fonseca. n Rodrigo Hornhardt, que nos últimos meses vinha atuando como editorchefe do UOL, é o novo diretor de produção audiovisual do Grupo Abril. Com mais de 15 anos de atuação pelo SBT, ele também passou por Record TV e TV Globo. Regina Dourado Rodrigo Hornhardt Mudou de emprego? Teve alguma movimentação ou novidade recente em sua redação? Envie a sugestão para nós pelo [email protected]. EM AÇÃO A Rede JP é uma rede de jornalistas negros, indígenas e periféricos do Brasil e do exterior focados em tornar a comunicação social mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. Atuamos com os pilares de representatividade, educação e oportunidade. Conheça o nosso banco de talentos e acesse as nossas redes: @RedeJP | Linktree. Construir vínculos e inspirar as pessoas: é para isso que existimos. Faça parte da nossa rede: [email protected] R E D E Esta coluna é de responsabilidade da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), em parceria com o Instituto Peregum, tem o prazer de convidar você para o lançamento do Manual de boas práticas antirracistas para comunicação digital, com o apoio da Cátedra de Comunicação da Unesco e outras importantes instituições. Esse material representa um marco na promoção da inclusão e da justiça racial no espaço digital, oferecendo diretrizes essenciais para transformar a comunicação online. Será servido um coquetel, por isso, pedimos que confirme sua presença o quanto antes. Data: 27 de março – Horário: 18h às 21h30 Local: Instituto Peregum de Referência Negra (rua 24 de Maio, 276 − República, São Paulo) Contaremos com a presença de Flávia Lima, editora de Diversidade da Folha de S.Paulo, uma das principais vozes na luta pela representatividade e inclusão na mídia. Flávia compartilhará sua vasta experiência sobre a importância da diversidade no jornalismo digital e a necessidade de práticas antirracistas na comunicação. A mesa de debates terá também a participação de Lívia Lima, jornalista, mestre em Estudos Culturais, cofundadora da Agência Mural e do Nós, Mulheres da Periferia, e de Cinthia Gomes, diretora Institucional e cofundadora da Agência Mural, que discutirão temas como melhores práticas para uma comunicação antirracista, representatividade na mídia digital e estratégias para promover a justiça social. As vagas são limitadas e estão sujeitas à lotação do evento, por isso, pedimos que confirme sua presença o quanto antes por este link. Rede JP lança Manual de boas práticas antirracistas para a comunicação digital Evento terá a presença de Flávia Lima, editora de Diversidade da Folha de S.Paulo

Edição 1.505 - pág. 12 ANOS Comunicação Corporativa I CONHECA A NOVA QUE UNE TECNOLOGIA, REDE GLOBAL DE PR I I INOVACAO E CRIATIVIDADE. IDEAL AXICOM. O estudo se estenderá a agências de todos os portes e regiões do País. Os resultados serão divulgados na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa Projeto Revelando ESG inicia pesquisa com as agências de comunicação n O projeto Revelando ESG, coordenado pelas comunicadoras e pesquisadoras Monica Kondziolková (MK Consultoria em Desenvolvimento Institucional) e Anelisa Maradei (A.Maradei Comunicação), está iniciando um novo estudo, focado exclusivamente nas agências de comunicação, com o apoio da Mega Brasil. O objetivo é mapear o estágio de envolvimento delas com o tema ESG e o impacto que tem produzido nos negócios da atividade. O trabalho será divulgado com exclusividade na edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, que chegará ao mercado na versão digital em 15 de maio. u Além do nível de comprometimento com o tema, a pesquisa irá revelar como as agências de comunicação estão incorporando as práticas em seus negócios e na prestação de serviços junto aos seus clientes. Numa perspectiva estratégica de atendimento, buscará responder sobre os desafios e perspectivas da implementação das pautas ESG no setor. u “Sem a pretensão de esgotar o tema”, dizem Mônica e Anelisa, “a proposta desta pesquisa é iniciar discussões fundamentadas para o setor sobre a questão. Ela tem abrangência nacional e é integrada por 23 questões, com tempo de resposta estimado entre 5 e 10 minutos”. u Para participar da pesquisa basta clicar neste link. u Outras informações com Anelisa Maradei ([email protected]) ou Monica Kondziolková (monica@ consultoriamk.com.br). Bahia n Álvaro Müller, analista sênior, que esteve na Braskem, em Maceió, por 3 anos e 8 meses, até dezembro, começou em janeiro como secretário municipal de comunicação do município de Alagoinhas. Ele também já passou por Senar Brasil e agência Algo Mais. Brasília n Carolina Saboia, ex-Grupo Trama Reputale, que foi analista de comunicação por 1 ano e 8 meses na Abracom, até janeiro, mudou para Brasília e começou como assessora especial da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal. n Érica Neiva, jornalista da Eletronorte, deixou a companhia em novembro, após 17 anos de casa. Minas Gerais n Ana Carolina Dias, analista sênior de comunicação institucional e branding, deixou a MRV em fevereiro, após 5 anos e 9 meses de casa. Álvaro Müller Carolina Saboia Érica Neiva Ana Carolina Dias

Edição 1.505 - pág. 13 ANOS Comunicação Corporativa Paraná n Rafaela Stocco, analista de gestão da comunicação, deixou em dezembro o Grupo Boticário, após 10 anos e 4 meses de casa. Antes, foi por 2 anos analista de comunicação na Farmácia e Drogarias Nissei. Rio de Janeiro n Fernanda Rebello, assistente de jornalismo, despediu-se em fevereiro da Transpetro e começou, na sequência, na equipe de jornalistas da Print Comunicação. Rio Grande do Sul n Eliana Isabel Stülp Kroth iniciou em março nova jornada como assessora de comunicação do SindiTabaco. Ali chega após pouco mais de 1 ano na And, All, em que foi executiva sênior. Rafaela Stocco Fernanda Rebello Eliana Isabel Stülp Kroth n Luciano Fonseca está em nova jornada profissional, tendo assumido em março a Gerência Executiva de Comunicação e Marketing do Sistema Transporte, que engloba CNT – Confederação Nacional do Transporte, Sest/Senat e Instituto de Transporte e Logística. Ali chega após duas passagens pela InPress Porter Novelli, a última como gerente sênior por 6 meses, até março, e outra como gerente regional da Arteris, por 2 anos e 8 meses. São Paulo Luciano Fonseca assume comunicação e marketing da CNT... Luciano Fonseca n Gabriel Didier está de cargo novo na Ambev, desde janeiro. Foi promovido de gerente de comunicação externa (business & ventures) a diretor de comunicação externa, interna e reputação. Está em seu sétimo ano de companhia. E mais... n Adriana David, ex-Virta, que registrou passagens por BCW, MSL, Conexa Saúde e pelos veículos Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Diário do Comércio e Agência Estado, integrou-se ao time da Exclusiva Assessoria de Imprensa. n Ana Noale, gerente de comunicação institucional, despediu-se em março da Whirlpool, após 13 anos de casa. Antes, foi por 3 anos e meio repórter do jornal Cidade de Rio Claro. n Beatriz Bradley Moreira despediu-se da MakeBuzz, onde esteve por 3 anos, até fevereiro, por último como assessora de imprensa pleno, e foi para a FSB Comunicação como consultora. Também já foi assessora de imprensa na Prefeitura de São Paulo e repórter no iG. ...e Gabriel Didier, a Diretoria de Comunicação da Ambev Gabriel Didier Adriana David Ana Noale Beatriz Bradley Moreira

Edição 1.505 - pág. 14 ANOS Comunicação Corporativa n Bruna Bernordi, até fevereiro coordenadora de comunicação, marca e reputação na Klabin, empresa onde está há 7 anos, foi promovida a gerente de Comunicação e Relações Institucionais e Governamentais da companhia. n Caroline Medeiros, gerente de comunicação, deixou a Loures em janeiro, após pouco mais de 3 anos de casa, e começou como gerente de comunicação e RP na Pros. Antes, foi por 10 meses consultora de RP na Vero Latte Gelato. n Eduarda (Madu) Fonsêca, analista de comunicação sênior, deixou a Combogó Comunicação, em que trabalhou por 2 anos e 7 meses, até dezembro, e foi para a Jazz Agência Digital, contratada como gerente de operações. n Érika Ferreira Oliveira despediuse em fevereiro da Fato Relevante, onde esteve por 1 ano e meio, e integrou-se na sequência ao time de executivos da FSB Holding, como RP sênior para atendimento exclusivo ao Grupo CCR, nas áreas de comunicação institucional e assessoria de imprensa. n Gabriela Morseli Herdeiro começou em fevereiro como analista júnior na Edelman, para atuar no atendimento à Cidade Center Norte, que engloba Shopping Center Norte, Lar Center, Cidade Center Norte, Instituto Center Norte e Expo Center Norte. Ali chegou após 2 anos como assistente na FSB Holding. n Isabela Nunes despediu-se em março da Engaje! Comunicação, em que atuou de forma terceirizada por 2 anos. Ela está atualmente como redatora CRM na Route Mkt. Bruna Bernordi Caroline Medeiros Eduarda (Madu) Fonsêca Érika Ferreira Oliveira Gabriela Morseli Herdeiro Isabela Nunes n Kaline Barros, às vésperas de completar 6 anos na Porto Seguro, foi promovida de especialista em comunicação interna a líder de comunicação e engajamento. n Larissa Velloso, analista sênior, deixou o CIEE recentemente, após mais de 6 anos e meio de casa, e agora está como executiva de PR da ManageEngine, empresa de tecnologia indiana que está expandindo operações no Brasil. Antes, foi por quase 6 anos e meio da Virta. n Luiz Ecard, especialista em comunicação e análise de dados, despediu-se em janeiro do Grupo CCR, em que atuou por quase 7 anos − aí incluído o período de 5 anos em que esteve no VLT Carioca −, e começou em fevereiro como supervisor de mídias sociais no Metrô SP. Antes, foi por quase 7 anos da FSB e estagiou por 1 ano no jornal Lance. n Mariana Novaes, gerente de RP & Prêmios, deixou a Galeria. ag, em que esteve por 2 anos e 9 meses, até março, e começou como gerente sênior de projetos especiais na LePub. Anteriormente, foi por quase 7 anos executiva da Giusti. Kaline Barros Larissa Velloso Luiz Ecard Mariana Moraes

Edição 1.505 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n Mônica Lopez Soto, gerente de sustentabilidade e ESG, deixou a Sodexo em janeiro, após 6 anos e 10 meses de companhia. Antes, esteve no Itaú Unibanco, na mesma área, por 7 anos e 9 meses. n Rafael Camilo, com origem no mercado publicitário, está desde janeiro em nova jornada profissional no segmento de RP. Foi contratado pela Edelman como VP sênior de inovação e integração. Com mais de 15 anos no mercado publicitário, ele atuou em empresas como X e Google, além de ter passado por agências como África, Leo Burnett e FCB. n Rafael Lopes despediu-se em janeiro da Loures, agência em que atuou por 9 meses, e na sequência iniciou nova jornada na Imagem Corporativa, como gerente de contas. Ele também registra passagens por Ideal, Ágora e LLYC. n Tatiane Pellegrino está desde janeiro em novas funções na Novartis. Além da Comunicação, assumiu também a área de Patient Advocacy, com a missão de integrar os times das duas áreas. No Linkedin diz ela: “Entendemos que não há advocacy sem comunicação e que a comunicação, por sua vez, tem mais legitimidade se unida ao advocacy”. n Vanielli Bitencourt Pazzini despediu-se em novembro da Amazon Web Service (AWS), onde atuou por 2 anos e meio como coordenadora de RP, e foi para a Amazon, na função de especialista em PR. Ela também já foi de Qualicorp (2 anos) e JeffreyGroup (6 anos e meio). Mônica Lopez Soto Rafael Camilo Rafael Lopes Tatiane Pellegrino Vanielli Bitencourt Pazzini n Foi lançado em São Paulo, pelo selo Aberje, Comunicação na Governança: Parecer e ser na era da transparência, de Vania Bueno, especialista em comunicação empresarial e desenvolvimento organizacional, com mais de 40 anos de experiência na área, que tem atuado como professora convidada de instituições como USP, UFSCar, Esalq, HSM, Aberje e Albert Einstein, além de integrar o Conselho Deliberativo do Capitalismo Consciente Brasil. u A obra traz reflexões e entrevistas com 18 líderes do mercado (entre eles Gisele Lorenzetti, Junia Nogueira de Sá, Pâmela Vaiano, Paulo Nassar, Ricardo Gandour e Viviane Mansi) sobre como a comunicação impacta a gestão, o risco reputacional e a transparência das empresas. E aborda questões urgentes, como a integração entre comunicação e governança, a transparência na era digital e a evolução da governança corporativa pósmoderna, enfatizando a necessidade de as organizações abandonarem modelos tradicionais em prol de uma abordagem mais flexível, responsável e orientada às demandas da sociedade. u “A comunicação precisa ser reconhecida como um fator crítico de risco e de oportunidades, tanto dentro quanto fora das organizações”, destaca a autora. “Hoje, a liderança é exercida por influência e engajamento, habilidades que podem e devem ser desenvolvidas. Ao mesmo tempo, é essencial compreender que a velocidade da informação e a exposição digital fazem com que qualquer desconexão entre discurso e prática possa gerar crises irreversíveis”. Livro Comunicação na Governança, de Vania Bueno, chega ao mercado Vania Bueno

Edição 1.505 - pág. 16 ANOS Comunicação Corporativa n A Edelman divulgou na última semana uma síntese da 25ª edição do seu Edelman Trust Barometer, que, segundo informa o texto de divulgação, “revela uma sociedade marcada pelo ressentimento, com 64% dos entrevistados brasileiros relatando o sentimento em nível moderado ou alto. Do inglês grievance, na pesquisa a percepção é definida pela crença de que empresas e governo tornam a vida das pessoas mais difíceis e atendem a interesses restritos, e que os ricos beneficiam-se desse sistema, enquanto pessoas comuns enfrentam dificuldades”. u Os organizadores do estudo assinalam que “em um cenário de insatisfação, 3 em cada 10 brasileiros entrevistados aprovam o ativismo hostil como meio de promover mudanças, o que significa que eles aprovariam uma ou mais das seguintes ações: ataques virtuais, disseminação intencional de desinformação, ameaças e violências ou danos à propriedade pública ou privada”. u O estudo confirma a percepção negativa em relação a líderes institucionais, identificada desde 2021, traduzida no “receio de que esses líderes estejam deliberadamente enganando n A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) realiza nesta sexta-feira, 28/3, o 3º Fórum Abracom, das 9h às 17h, na Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo. O evento, que debaterá o tema A Sustentabilidade do Setor de Comunicação: desafios e oportunidades para um mercado em transformação, tem confirmadas as presenças, entre outros, de Pâmela Vaiano (Itaú Unibanco), Guilherme Ravache (Valor Econômico) e Ana Lúcia Melo (Instituto Ethos). u O encontro também marcará o lançamento da 1ª Matriz de Materialidade do setor, que aponta como diferentes fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) são relevantes para a Comunicação e como o segmento afeta tais pilares. u “Pela primeira vez temos um olhar profundo e verdadeiro sobre quais têm sido as contribuições positivas e negativas do setor de Comunicação e o que pode ser feito para um desenvolvimento sustentável”, diz Fábio Santos, CEO da CDN e presidente da Abracom. u Ao longo do último ano, o grupo de trabalho de Sustentabilidade e ESG da Associação dedicou-se a mapear os pontos materiais do mercado, chegando a 12 temas: Diversidade, inclusão e equidade; Assédio moral; Atração, desenvolvimento e retenção de colaboradores; Ética, integridade e compliance; Inovação e tecnologia; Privacidade e segurança de dados, Relações contratuais; Relações trabalhistas; Saúde, bemestar e segurança; Transparência e relacionamento com os públicos prioritários; Mudanças climáticas; e Relações Governamentais e Advocacy . u Serão cinco painéis inspirados nos 12 temas estabelecidos que abordarão questões como diversidade e inclusão, desafios da inteligência artificial, combate à desinformação, além de governança, ética e transparência, com ênfase na implementação dos critérios ESG. u Confira aqui a programação e os valores de participação. Leitores deste J&Cia poderão usufruir de um desconto de 15%. Neste caso, os interessados devem utilizar o cupom ABRACOMPARCEIRO15 nas categorias Mercado Presencial ou Mercado Online. Pelas instituições 3º Fórum Abracom é nesta sexta, 28, em São Paulo Astrid Fontenelle Pelo mercado Edelman Trust Barometer 2025 revela alto nível de ressentimento com governo, empresas e pessoas ricas Falta de otimismo para o futuro predomina entre os brasileiros, com apenas 34% acreditando que a próxima geração estará melhor do que hoje

RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==