Edição 1.505 - pág. 15 ANOS Comunicação Corporativa n Mônica Lopez Soto, gerente de sustentabilidade e ESG, deixou a Sodexo em janeiro, após 6 anos e 10 meses de companhia. Antes, esteve no Itaú Unibanco, na mesma área, por 7 anos e 9 meses. n Rafael Camilo, com origem no mercado publicitário, está desde janeiro em nova jornada profissional no segmento de RP. Foi contratado pela Edelman como VP sênior de inovação e integração. Com mais de 15 anos no mercado publicitário, ele atuou em empresas como X e Google, além de ter passado por agências como África, Leo Burnett e FCB. n Rafael Lopes despediu-se em janeiro da Loures, agência em que atuou por 9 meses, e na sequência iniciou nova jornada na Imagem Corporativa, como gerente de contas. Ele também registra passagens por Ideal, Ágora e LLYC. n Tatiane Pellegrino está desde janeiro em novas funções na Novartis. Além da Comunicação, assumiu também a área de Patient Advocacy, com a missão de integrar os times das duas áreas. No Linkedin diz ela: “Entendemos que não há advocacy sem comunicação e que a comunicação, por sua vez, tem mais legitimidade se unida ao advocacy”. n Vanielli Bitencourt Pazzini despediu-se em novembro da Amazon Web Service (AWS), onde atuou por 2 anos e meio como coordenadora de RP, e foi para a Amazon, na função de especialista em PR. Ela também já foi de Qualicorp (2 anos) e JeffreyGroup (6 anos e meio). Mônica Lopez Soto Rafael Camilo Rafael Lopes Tatiane Pellegrino Vanielli Bitencourt Pazzini n Foi lançado em São Paulo, pelo selo Aberje, Comunicação na Governança: Parecer e ser na era da transparência, de Vania Bueno, especialista em comunicação empresarial e desenvolvimento organizacional, com mais de 40 anos de experiência na área, que tem atuado como professora convidada de instituições como USP, UFSCar, Esalq, HSM, Aberje e Albert Einstein, além de integrar o Conselho Deliberativo do Capitalismo Consciente Brasil. u A obra traz reflexões e entrevistas com 18 líderes do mercado (entre eles Gisele Lorenzetti, Junia Nogueira de Sá, Pâmela Vaiano, Paulo Nassar, Ricardo Gandour e Viviane Mansi) sobre como a comunicação impacta a gestão, o risco reputacional e a transparência das empresas. E aborda questões urgentes, como a integração entre comunicação e governança, a transparência na era digital e a evolução da governança corporativa pósmoderna, enfatizando a necessidade de as organizações abandonarem modelos tradicionais em prol de uma abordagem mais flexível, responsável e orientada às demandas da sociedade. u “A comunicação precisa ser reconhecida como um fator crítico de risco e de oportunidades, tanto dentro quanto fora das organizações”, destaca a autora. “Hoje, a liderança é exercida por influência e engajamento, habilidades que podem e devem ser desenvolvidas. Ao mesmo tempo, é essencial compreender que a velocidade da informação e a exposição digital fazem com que qualquer desconexão entre discurso e prática possa gerar crises irreversíveis”. Livro Comunicação na Governança, de Vania Bueno, chega ao mercado Vania Bueno
RkJQdWJsaXNoZXIy MTIyNTAwNg==