Edição 1.505 - pág. 31 ANOS 100 ANOS DE RÁDIO NO BRASIL Por Álvaro Bufarah (*) (*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo. Nesta coluna, Álvaro Bufarah aborda pesquisa da Edison Research sobre audiolivros, que revolucionaram o mercado editorial, tornando-se um formato popular e prático para o consumo de literatura. Em 2024, 52% dos adultos nos EUA ouviram pelo menos um audiolivro, e o setor deve crescer de 18,7% para 21,7% até 2029. Ficção lidera as vendas, e serviços de assinatura impulsionam a demanda. A qualidade da narração e o uso da inteligência artificial influenciam a experiência do usuário. A China e a Europa também registram crescimento significativo no mercado. Leia a íntegra no Portal dos Jornalistas. Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link. n Hugo Araújo, da F5 Comunicação, respondeu pela assessoria de imprensa no Media Day da BYD Auto do Brasil e Parvi, que receberam convidados, clientes e a imprensa amazonense para um evento exclusivo onde conheceram mais sobre a líder mundial de carros elétricos BYD. n Mencius Melo esteve presente no evento de confraternização do Movimento Amigos do Garantido (MAG), de que é fundador, que tem como presidente Claudia Santos. n Ana Carla, assessora de imprensa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), celebrou o aniversário de 15 anos da filha Alícia Souza. Tudo como manda a tradição. n O Cinema de Arte de Rua exibiu uma seleção especial de curtas-metragens do cineasta amazonense Diogo Ferreira, no Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus. u O projeto, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, busca ampliar o acesso ao cinema independente e valorizar a produção audiovisual regional. u Para Diogo, a iniciativa é essencial para democratizar a cultura. Segundo o cineasta, vão ser exibidos seis curtas, realizados entre 2013 e 2019: Cartas, O Noivo, Táxi e Roteiro em Branco, de 2013; O Homem que Roubou o Próprio Livro, de 2014; e Silêncio, de 2019. (Com a colaboração de Chris Reis, da coluna Bastidores − [email protected]) Amazonas Media Day Mencius Melo e Claudia Santos Diogo Ferreira Ana Carla e Alicia
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